Vous êtes sur la page 1sur 7

IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, VOL. 5, NO.

3, JUNE 2007

151

Um Estudo Comparativo do Desempenho dos Protocolos iSCSI e Fibre Channel


Antnio J. R. Neto, Nelson L. S. da Fonseca, Senior Member, IEEE
dispositivos de armazenamento [2]. A arquitetura SAN (Figura 1) uma infra-estrutura de rede dedicada ao compartilhamento de dispositivos de armazenamento para servidores de aplicao, proporcionando flexibilidade, alta disponibilidade e escalabilidade para os sistemas corporativos, bem como o armazenamento de todas as informaes dos servidores de aplicao em um nico ponto de armazenamento de dados [3].

Resumo -- O presente trabalho analisa o desempenho dos protocolos iSCSI e Fibre Channel em Redes de Armazenamento de Dados. Os resultados obtidos indicam que o protocolo iSCSI produz resultados expressivos com desempenho similar ao desempenho do protocolo Fibre Channel. A adoo e implementao do protocolo iSCSI oferecem tambm vantagens em relao a custo, utilizao de uma infra-estrutura TCP/IP e possibilidade de interoperabilidade com dispositivos conectados Internet. Palavras chave -- iSCSI, Fibre Channel, Storage Area Network.

I. INTRODUO

o ano de 2002, cerca de cinco exabytes de novas informaes [1] foram produzidos. Isso equivale aproximadamente a 800 MBytes de novas informaes por habitante da Terra. Noventa e dois por cento (92%) desses cinco exabytes foram armazenados em algum meio magntico, geralmente discos rgidos, o que evidencia um aumento da demanda de capacidade de armazenamento dos sistemas de Entrada e Sada (E/S), bem como uma maior necessidade de mtodos eficientes para a recuperao da informao. Assim sendo, a maioria das corporaes est enfrentando, nos dias de hoje, uma crescente demanda por mtodos eficientes de manipulao da informao, na qual cada vez mais as aplicaes de sistema, tais como sistemas de Correio Eletrnico e Banco de Dados, esto se tornando mais sofisticadas e com contedo mais rico e amplo. Houve uma mudana na forma de apresentao dessa informao: por exemplo, no passado, um relatrio era apresentado em um formato texto simples, e, atualmente, o mesmo relatrio apresentando utilizando grficos demonstrativos, tabelas comparativas e simulaes. Com isso, a necessidade de mais espao para armazenamento de dados e de um acesso mais rpido informao aumenta cada vez mais. Portanto, surgem as Redes de Armazenamento de Dados chamadas de Storage Area Networks (SAN), que so modelos de armazenamento em rede com a principal finalidade de proporcionar uma infra-estrutura lgica e fsica para a transferncia dos dados entre aplicaes de sistema e os

Fig. 1 Arquitetura Redes de Armazenamento (SAN) As principais vantagens da implementao de uma arquitetura SAN so [2] [3]: Possibilitar a implementao de um modelo de rede entre os componentes do sistema de armazenamento; Possibilitar alta velocidade de transferncia de dados entre os servidores de aplicao e o dispositivo de armazenamento; Permitir a implementao de uma soluo de transporte e de infra-estrutura com suporte a ambientes heterogneos; Possibilitar o aumento da distncia entre os componentes do sistema de armazenamento; Permitir a possibilidade de reusabilidade de protocolos e infra-estruturas existentes; Reduzir custos de administrao no gerenciamento do armazenamento de dados; Manter alta disponibilidade.

Antnio J. R. Neto afiliado NetApp (email: neto@netapp.com) e Nelson L. S. da Fonseca ao Instituto de Computao, Universidade Estadual de Campinas (email: nfonseca@ic.unicamp.br). Trabalho parcialmente financiado pelo CNPq.

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

152

IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, VOL. 5, NO. 3, JUNE 2007

Uma SAN pode ser baseada em uma infra-estrutura de componentes Fibre Channel e utilizar o protocolo de transporte Fibre Channel (FCP). Outra alternativa existente uma SAN utilizando uma infra-estrutura de componentes IP e do protocolo de transporte iSCSI e da pilha TCP/IP. O principal objetivo dos protocolos iSCSI e Fibre Channel prover uma camada de transporte para a camada SCSI, que permite a comunicao entre os dispositivos de E/S nos sistemas de armazenamento (Figura 2). A tecnologia Fibre Channel [3] [4] foi originalmente concebida para dar suporte a sistemas de E/S operando a 1 e 2 Gbit/s. Apesar da sua grande disseminao, essa tecnologia no permite a transferncia de dados de forma transparente entre os dispositivos conectados Internet ou a redes TCP/IP. O protocolo iSCSI [5] [6] [7] vem, portanto, tentar superar essa deficincia adotando a pilha de protocolos TCP/IP para a comunicao com sistemas de E/S.

Fig. 2. Protocolos de Transporte Redes de Armazenamento O objetivo do presente trabalho comparar o desempenho dos protocolos iSCSI e Fibre Channel (FCP). A motivao da comparao avaliar se as Redes de Armazenamento baseadas no protocolo iSCSI so capazes de prover o mesmo desempenho que as Redes de Armazenamento baseadas em Fibre Channel. Em outras palavras, deseja-se ter uma avaliao se a nova tecnologia iSCSI, que mais barata que a tecnologia Fibre Channel e baseada na pilha TCP/IP, constituise em uma alternativa concreta para as custosas redes baseadas no protocolo Fibre Channel. Experimentos em plataformas submetidas a uma carga de dados foram realizados. Alm disso, comparou-se o desempenho do protocolo iSCSI que pode ser implementado em nvel de software e hardware. Resultados dos experimentos indicam que o desempenho do protocolo iSCSI no difere significativamente do desempenho obtido pelo uso do protocolo Fibre Channel, sendo uma excelente perspectiva para a adoo e utilizao desse protocolo pelas corporaes. Este artigo est organizado da seguinte maneira. A seo II descreve brevemente os protocolos iSCSI e Fibre Channel. A seo III detalha os experimentos realizados e a seo IV apresenta os resultados obtidos e os discute. A seo V apresenta as concluses finais. II. PROTOCOLOS DE REDES DE ARMAZENAMENTO Atualmente, a maioria das implementaes de Redes de Armazenamento utilizou uma infra-estrutura baseada no

protocolo Fibre Channel (FCP). A difuso dessa tecnologia deu-se em um cenrio no qual as taxas de transmisso das redes Ethernet eram de 10/100 Mbits/s. No entanto, com o surgimento da tecnologia Gigabit Ethernet [8] [9], tornaram-se mais evidentes as vantagens do uso da pilha TCP/IP para Redes de Armazenamento. O IETF padronizou, em 2004, o protocolo iSCSI [10], que foi desenvolvido para proporcionar acesso a dispositivos SCSI conectados em redes baseadas na pilha TCP/IP. Uma grande vantagem do protocolo iSCSI em relao ao protocolo Fibre Channel a possibilidade da utilizao de redes existentes, sem a necessidade da implementao de um rede dedicada baseada em componentes Fibre Channel. Um dos principais motivadores para o desenvolvimento do protocolo iSCSI foi a possibilidade de reduo significativa dos custos de aquisio de seus componentes para as corporaes, pois o protocolo iSCSI baseia-se na utilizao de componentes TCP/IP. Os custos desses componentes em comparao aos componentes Fibre Channel representam uma expressiva reduo [11]. Em uma rede de acesso baseada no protocolo iSCSI, utiliza-se usualmente a tecnologia Gigabit Ethernet na camada de enlace de dados. Por outro lado, Redes de Armazenamento baseadas no protocolo Fibre Channel requerem uma infra-estrutura especial, baseada em equipamentos Fibre Channel, o que muito mais custoso quando comparado a uma infra-estrutura Gigabit Ethernet. Outro grande motivador da utilizao e do desenvolvimento do protocolo iSCSI deve-se ao fato da utilizao do conhecimento adquirido pela abrangncia do protocolo TCP/IP, que possui uma grande difuso e utilizao em universidades e corporaes. Esse conhecimento adquirido essencial para um melhor entendimento, utilizao e implementao do protocolo iSCSI na arquitetura SAN, e o conhecimento adquirido em relao ao protocolo Fibre Channel limitado quando comparado ao conhecimento adquirido em relao ao protocolo TCP/IP devido sua difuso e utilizao na Internet. Dado que o protocolo iSCSI utiliza o protocolo IP, todas as caractersticas de gerncia, operao e ferramentas de monitoramento j desenvolvidas para redes IP podem ser utilizadas para a gerncia e monitoramento de Redes de Armazenamentos baseadas no protocolo iSCSI, sem a necessidade de ferramentas especiais, como nas redes baseadas no protocolo Fibre Channel. [11]. Apesar de todas as vantagens apresentadas sobre a adoo e implementao do protocolo iSCSI em relao ao protocolo Fibre Channel (FCP), a utilizao do protocolo iSCSI em uma infra-estrutura de Redes de Armazenamento de Dados ainda no foi totalmente difundida nas corporaes. Antes do desenvolvimento e da padronizao do protocolo iSCSI, toda implementao de uma arquitetura SAN era baseada na infra-estrutura e no protocolo Fibre Channel, tornando-o um padro de fato nas implementaes de uma infra-estrutura SAN. O surgimento do protocolo iSCSI representou uma nova alternativa de transporte para o protocolo SCSI, pois possibilitou a implementao de uma

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

FONSECA AND NETO : A COMPARATIVE STUDY OF THE PERFORMANCE

153

arquitetura SAN, agora baseada em uma infra-estrutura TCP/IP e no protocolo iSCSI. Como mencionado anteriormente, o protocolo iSCSI pode ser implementado em nvel de software e hardware (Figura 3). A principal diferena entre a utilizao do protocolo iSCSI baseado em software e em hardware que o protocolo iSCSI (software) utiliza adaptadores de rede tradicionais, ao passo que o protocolo iSCSI (hardware) utiliza adaptadores de rede especficos (iSCSI HBA) para o funcionamento do protocolo iSCSI [5] [13] [14]. A principal vantagem da utilizao do protocolo iSCSI (HBA) que todo o processamento da pilha TCP/IP executado pela prpria CPU do adaptador especial de rede (iSCSI HBA). J com a utilizao do protocolo iSCSI (Software), todo o processamento executado pela CPU do prprio servidor de aplicao (Figura 3). Fig. 4. Overheads protocolo iSCSI e pilha TCP/IP Como pode ser visto tambm na Figura 5, o protocolo Fibre Channel (FCP) utilizado na implementao de uma arquitetura SAN adota um quadro que no possui overheads adicionais ao seu enquadramento padro, responsvel pelo transporte do protocolo SCSI. O protocolo Fibre Channel no possui nenhuma herana relacionada a camadas de transporte, camada de rede e camada de enlace como no modelo TCP/IP. Fig. 3. Protocolo iSCSI Software e Hardware O principal questionamento pelas corporaes referente adoo e utilizao desse protocolo est relacionado quanto ao seu desempenho em relao ao obtido pelo protocolo Fibre Channel, pois como o protocolo iSCSI baseia-se em uma infra-estrutura IP, ele tambm dependente do protocolo TCP para prover uma camada confivel para a entrega das mensagens SCSI no Dispositivo de Armazenamento. Adicionalmente, como o protocolo iSCSI baseia-se em um modelo de rede TCP/IP, ele est sujeito ao processamento e aos overheads introduzidos pela pilha TCP/IP, bem como ao enquadramento Ethernet. Como pode ser ilustrado na Figura 4, para a transmisso dos comandos SCSI pelo protocolo iSCSI, torna-se necessrio a adio de overheads a cada camada da pilha de protocolos TCP/IP para gerenciamento e controle de informaes entre as camadas respectivas do modelo TCP/IP. Fig. 5. Quadro Fibre Channel (sem overheads adicionais) III. DESCRIO DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS PARA AVALIAO DE DESEMPENHO Os experimentos utilizados para a Anlise de Desempenho do protocolo iSCSI foram divididos em trs cenrios: Cenrio 1 Comparao dos protocolos iSCSI (Software) e Fibre Channel sob carga homognea; Cenrio 2 O Impacto da utilizao de adaptadores iSCSI HBA;

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

154

IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, VOL. 5, NO. 3, JUNE 2007

Cenrio 3 Comparao entre o protocolo iSCSI em conjunto com adaptadores iSCSI HBA e o protocolo Fibre Channel sob carga heterognea. O propsito dos experimentos realizados foi analisar o comportamento geral de desempenho dos protocolos iSCSI e Fibre Channel (FCP), submetendo-os a uma carga de solicitaes de operaes de E/S, com observao das seguintes mtricas de interesse: Vazo taxa de transferncia efetiva expressa em MBytes/s em cada protocolo; Utilizao da CPU porcentagem do tempo em que CPU esteve ocupada com o processamento de pacotes em cada protocolo. Os componentes de hardware e software utilizados nos experimentos foram: Hardware 1 servidor Power Edge 2550 Pentium III 1 CPU (1266 MHz) 1GB RAM 1 adaptador Intel Gigabit Ethernet 1000/MX Server Adapter (64 bits) 1Gbit/s 1 adaptador Intel Pro IP Storage 1000 (iSCSI HBA) (64 bits) 1Gbit/s 1 adaptador Fibre Channel LightPulse LP9002L-F2 (64 bits) 1Gbit/s 1 equipamento Network Appliance Filer Modelo F840 Software Windows 2000 Server Service Pack 4 Microsoft Initiator iSCSI version 1.05a Emulex Driver 5-4.82a4 Fibre Channel IOMETER version 2003.05.10 O software IOMETER [12] foi utilizado nos experimentos para gerao de carga, simulao de trfego, captura e anlise dos dados na avaliao dos protocolos iSCSI e Fibre Channel. Foi adotada essa ferramenta devido ao fato de ser muito utilizada em vrios experimentos executados por diversos fabricantes para gerao de carga sinttica e para medies de desempenho de dispositivos de armazenamento [14]. A configurao do software IOMETER realizada por meio da definio da quantidade de processos a serem utilizados, bem como mediante a definio do perfil da aplicao a ser simulado. Durante os experimentos de todos os cenrios, a aplicao IOMETER variou o tamanho do bloco a ser transferido e a cada experimento utilizou-se um tamanho de bloco especfico com uma durao de tempo de 5 minutos, durao suficiente para se coletar valores das mtricas de interesse em regime estacionrio. As principais caractersticas do perfil de uma aplicao so: Porcentagem de operaes READ e WRITE: porcentagem de operaes de leitura e/ou escrita utilizadas pela aplicao ao dispositivo de

armazenamento; Tamanho do bloco requisitado: tamanho do bloco de dados utilizado pela aplicao; Porcentagem de acesso Sequencial e Randmico: especfica porcentagem do perfil de acesso pela aplicao s informaes armazenadas no dispositivo de armazenamento. As aplicaes podem possuir um perfil de acesso Seqencial ou Randmico aos dados. IV. RESULTADOS NUMRICOS Nesta seo, os resultados obtidos em trs grupos de experimentos realizados so descritos. No primeiro grupo, trabalha-se com os protocolos iSCSI e Fibre Channel sob carga homognea, ou seja, composta por um nico tipo de operao (100% READ com acesso randmico ou 100% WRITE com acesso randmico). No segundo grupo de experimento, compara-se o desempenho do protocolo iSCSI com e sem o uso de adaptadores iSCSI HBA sob carga homognea (100% READ com acesso randmico ou 100% WRITE com acesso randmico). No terceiro grupo, comparase o protocolo iSCSI em conjunto com adaptadores iSCSI HBA com o desempenho do protocolo Fibre Channel sob carga heterognea (67% READ com acesso randmico e 33% WRITE com acesso randmico ou 67% WRITE com acesso randmico e 33% READ com acesso randmico). A. Comparao dos protocolos iSCSI (Software) e Fibre Channel sob carga homognea; Neste experimento, a carga qual o sistema de armazenamento foi submetido composta de um nico tipo de operao, que pode ser leitura randmica ou escrita randmica (100% READ Randmico ou 100% WRITE Randmico). O propsito do uso de tal carga avaliar a diferena do desempenho por tipo de operao. Os cenrios utilizados nesse experimento foram: (100% READ com acesso randmico ou 100% WRITE com acesso randmico) com variaes de tamanho de bloco de 512 bytes, 1024 bytes, 2048 bytes, 4096 bytes, 8192 bytes, 16384 bytes, 32768 bytes e 65536 bytes;

Fig. 6. Vazo iSCSI (Software) e Fibre Channel

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

FONSECA AND NETO : A COMPARATIVE STUDY OF THE PERFORMANCE

155

A Figura 6 ilustra que h pouca diferena nas vazes produzidas pelo protocolo iSCSI e pelo protocolo Fibre Channel (FCP). O protocolo iSCSI (Software) obteve um perfil geral de desempenho de 46MBytes/s em operaes de READ com acesso randmico e 9.9MBytes/s em operaes de 100% WRITE com acesso randmico. O protocolo Fibre Channel obteve um perfil geral de desempenho de 51MBytes/s em operaes de READ com acesso randmico e 9.8MBytes/s em operaes de WRITE com acesso randmico. A diferena pouco expressiva em relao ao desempenho geral obtido pelo protocolo Fibre Channel (FCP), sendo de aproximadamente 5 MBytes (aproximadamente 10% superior em relao ao protocolo iSCSI) em operaes de 100% READ com acesso randmico e 0,1MBytes (aproximadamente 1% superior em relao ao protocolo iSCSI) em operaes de 100% WRITE com acesso randmico. Como pode ser visto na Figura 7, a utilizao da CPU pelo protocolo iSCSI (Software) bem maior que a utilizao da CPU resultante do uso do protocolo Fibre Channel. A diferena na utilizao da CPU de aproximadamente 40% em operaes de 100% READ com acesso randmico e 39% em operaes de 100% WRITE com acesso randmico na utilizao do protocolo iSCSI.

de offload de processamento de pacotes iSCSI e TCP/IP; com o uso tradicional do protocolo iSCSI em conjunto com adaptadores tradicionais Gigabit Ethernet, em que todo o processamento dos protocolos iSCSI e TCP/IP executado pela CPU do servidor de aplicao. Os cenrios utilizados nesse experimento foram: (100% READ com acesso randmico ou 100% WRITE com acesso randmico) com variaes de tamanho de bloco de 512 bytes, 1024 bytes, 2048 bytes, 4096 bytes, 8192 bytes, 16384 bytes, 32768 bytes e 65536 bytes;

Fig. 8. Vazo iSCSI (Software) e iSCSI HBA A Figura 8 mostra as vazes produzidas pelo protocolo iSCSI (Software) e pelo protocolo iSCSI HBA para diferentes tamanhos de bloco. Pode-se notar que o protocolo iSCSI HBA produz vazo inferior vazo obtida pelo protocolo iSCSI (Software). A diferena de vazo de aproximadamente 9 MBytes (aproximadamente 19% superior em relao ao protocolo iSCSI HBA) em operaes de 100% READ com acesso randmico e 0,8 MBytes (aproximadamente 9% superior em relao ao protocolo iSCSI HBA) em operaes de 100% WRITE com acesso randmico Como pode ser visto na Figura 8, o adaptador iSCSI HBA durante todos os experimentos alcanou a vazo mxima de aproximadamente 70 MBytes/s em relao ao protocolo iSCSI (Software), que alcanou a vazo mxima de aproximadamente 100MBytes/s. A maior vazo obtida pelo protocolo iSCSI (Software) deve-se especificamente ao fato de esse modelo de adaptador iSCSI HBA possuir somente uma CPU com velocidade de 600MHz, que quase a metade da CPU do servidor de aplicao, que de 1266MHz. Um clculo aproximado da utilizao de CPU para o processamento de um link Gigabit Ethernet estima que para cada 1 bit por segundo de dados da rede Gigabit Ethernet necessita-se de 1 hertz de processamento da CPU [13]. Portanto, com base nesses valores, pode-se concluir que, teoricamente, a vazo mxima a ser obtida pelo adaptador iSCSI HBA seria de 600.000.000 bits ou aproximandamente 75MBytes/s. Do mesmo modo, pode-se concluir que a vazo mxima obtida pelo adaptador iSCSI HBA durante os experimentos est diretamente relacionada com a velocidade da CPU desse adaptador iSCSI HBA. Atualmente, existem diversos modelos de adaptadores iSCSI HBA que possuem um poder computacional similar aos processadores dos servidores de aplicao, produzindo assim uma vazo superior vazo obtida nesse cenrio.

Fig 7. Utilizao da CPU iSCSI (Software) e Fibre Channel A diferena significativa entre as utilizaes da CPU devese ao fato de o protocolo Fibre Channel possuir um quadro compacto e de no possuir nenhum overhead adicional ao seu enquadramento padro (Figura 4). Todo o processamento dos quadros Fibre Channel executado pelo adaptador Fibre Channel instalado no servidor de aplicao, ficando, portanto, somente sob a responsabilidade da CPU do servidor de aplicao o processamento da mensagem SCSI (Figura 3). B. O Impacto da utilizao de adaptadores iSCSI HBA O principal objetivo do segundo grupo de experimento foi comparar o desempenho do protocolo iSCSI em conjunto com adaptadores especiais Gigabit Ethernet, que executam a funo

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

156

IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, VOL. 5, NO. 3, JUNE 2007

Fig. 9. Utilizao da CPU iSCSI (Software) e iSCSI HBA A Figura 9 ilustra a utilizao da CPU para o protocolo iSCSI com e sem processamento offload. Pode-se observar que o protocolo iSCSI HBA obteve menor utilizao de CPU do que a obtida pelo protocolo iSCSI (Software). Essa diferena de utilizao da CPU de aproximadamente 40% em operaes de 100% READ com acesso randmico e 30% em operaes de 100% WRITE com acesso randmico. A utilizao do protocolo iSCSI HBA demonstrou resultados gerais expressivos quanto reduo de processamento na CPU do Servidor de Aplicao em relao utilizao do protocolo iSCSI (Software). Como foi mencionado anteriormente, o protocolo iSCSI HBA utiliza um adaptador de rede composto de um processador especial, com a principal finalidade de executar o processamento de todos os pacotes iSCSI e TCP/IP, executando um offload de processamento para a CPU do servidor de aplicao. Entretanto, a utilizao do protocolo iSCSI (Software) torna necessria a execuo de todo o processamento dos pacotes iSCSI e TCP/IP pela CPU do servidor de aplicao, gerando, assim, um acrscimo da utilizao da CPU. (Figura 3). C. Comparao entre o protocolo iSCSI em conjunto com adaptadores iSCSI HBA e o protocolo Fibre Channel sob carga heterognea As aplicaes em ambientes corporativos possuem uma maior heterogeneidade quanto s caractersticas de acesso. O cenrio mais comum uma aplicao ter um perfil de acesso de 67% e 33% variando em operaes de READ e WRITE randmicos [14]. Os cenrios utilizados nesse experimento foram: (67% READ com acesso randmico e 33% WRITE com acesso randmico ou 67% WRITE com acesso randmico e 33% READ com acesso randmico) com variaes de tamanho de bloco de 512 bytes, 1024 bytes, 2048 bytes, 4096 bytes, 8192 bytes, 16384 bytes, 32768 bytes e 65536 bytes.

Fig. 10. Vazo iSCSI (HBA) e Fibre Channel Observando os dados obtidos na Figura 10 dos protocolos iSCSI (HBA) e Fibre Channel, pode-se concluir que a vazo obtida pelo protocolo iSCSI (HBA) praticamente semelhante quela obtida pelo protocolo Fibre Channel. A diferena de vazo obtida pelo protocolo Fibre Channel (FCP) de aproximadamente 0,36 MBytes (aproximadamente 2% superior em relao ao protocolo iSCSI HBA) em operaes de 67% READ com acesso randmico e 33% WRITE com acesso randmico e de 0,30 MBytes (aproximadamente 2% superior em relao ao protocolo iSCSI HBA) em operaes de 67% WRITE com acesso randmico e 33% READ com acesso randmico.

Fig. 11. Utilizao da CPU iSCSI (HBA) e Fibre Channel Observando os dados obtidos na Figura 11 dos protocolos iSCSI (HBA) e Fibre Channel, pode-se concluir que a utilizao da CPU gerada pelo protocolo iSCSI (HBA) difere pouco da utilizao obtida pelo protocolo Fibre Channel. A diferena de utilizao da CPU de aproximadamente 10% em operaes de 67% READ com acesso randmico e 33% WRITE com acesso randmico e 10% em operaes de 67% WRITE com acesso randmico e 33% READ com acesso randmico do protocolo iSCSI (HBA) em relao ao protocolo Fibre Channel.

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

FONSECA AND NETO : A COMPARATIVE STUDY OF THE PERFORMANCE

157
Gupta, Meeta Storage Area Network Fundamentals, Cisco Press, 2002 Hufferd, John L. iSCSI The Universal Storage Connection, AddisonWesley, 2003. Hernandez, Rowell; Carmichael, Keith; Malen, Diana; Moore, Barry; Lane, George; Earhart, Joe IBM RedBooks: Using iSCSI Solutions Planning and Implementation, IBM Corporation, 2002. Satran, Julian; Meth, Kalman Z. Design iSCSI Protocol, Proceedings of the 20th IEEE/ 11th NASA Goddard Conference on Mass Storage Systems and Technologies (MSS03), 2003. Preston, W. Curtis Using SANs and NAS, OReilly & Associates, 2002. P. Sarkar and K. Voruganti IP Storage: The Challenge Ahead, Proceedings of the Nineteenth IEEE Symposium on Mass Storage Systems, April 2002. J. Satran; K. Meth; C. Sapuntzakis; M. Chadalapaka; E. Zeidner iSCSI (Internet Small Computer Systems Interface) RFC 3720, April 2004. [online] http://rfc.net/rfc3720.html Toigo, Jon William The Holy Grail of Network Storage Management, Prentice Hall PTR, 2003. IOMETER Team IOMETER: I/O subsystem measurement and characterization tool, 1997. [online] http://www.iometer.org e http://sourceforge.net/projects/iometer Yeh, Eric; Chao, Herman; Mannem, Venu; Gervais, Joe; Booth, Bradley Introduction to TCP/IP Offload Engine (TOE), 10GEA 10 Gigabit Ethernet Alliance, 2002. Simitci, Huseyin Storage Network Performance Analysis, John Wiley, 2003.

V. CONCLUSES O protocolo iSCSI baseia-se em uma infra-estrutura de rede IP, tornando-o dependente de protocolos das camadas superiores para prover uma camada confivel para a entrega das mensagens SCSI ao Dispositivo de Armazenamento. O protocolo iSCSI est sujeito ao processamento e aos overheads introduzidos pela pilha TCP/IP e enquadramento Ethernet. Desde a sua padronizao, em 2004, at hoje, as corporaes ainda continuam inseguras quanto adoo e utilizao dessa arquitetura iSCSI (SAN IP) em relao a uma arquitetura mais consolidada e amplamente utilizada como a arquitetura Fibre Channel (SAN FCP) em redes de armazenamento de dados. Portanto, com base nos experimentos realizados e na anlise de comportamento de desempenho do protocolo iSCSI em relao ao protocolo Fibre Channel, esse fator de escolha adotado pelas corporaes deve ser reavaliado, pois em todos os cenrios o protocolo iSCSI demonstrou um fator de desempenho insignificativamente diferente ao desempenho do protocolo Fibre Channel. A deciso quanto escolha de uma arquitetura utilizando o protocolo iSCSI ou o protocolo Fibre Channel deve estar relacionada diretamente com a necessidade das Aplicaes de Sistema, bem como o desempenho desses protocolos. Levando-se em considerao a abrangncia das redes TCP/IP, dos enlaces Gigabit Ethernet e a padronizao do protocolo iSCSI, tem-se atualmente uma alternativa vivel adoo de uma arquitetura baseada no protocolo Fibre Channel, ou seja, uma implementao de uma rede de armazenamento de dados utilizando uma infra-estrutura IP (Gigabit Ehernet) e o protocolo iSCSI. A escolha de uma arquitetura iSCSI (Software) ou iSCSI (Hardware) est diretamente relacionada com a utilizao de CPU do Servidor de Aplicao. Se a utilizao da CPU no Servidor de Aplicao for vivel em termos de manuteno da Qualidade de Servio (QoS), a adoo da arquitetura iSCSI (Software) mais recomendada. Se o aumento da utilizao da CPU no for vivel para a manuteno da Qualidade de Servio, a recomendao a utilizao de adaptadores iSCSI HBA para a execuo de offload de processamento. O protocolo iSCSI apresenta tambm inmeras vantagens em relao a custos de aquisio e operao, utilizao de uma infra-estrutura TCP/IP e a possibilidade de interoperabilidade com dispositivos conectados Internet, podendo em um futuro prximo se tornar um padro de fato para as redes de armazenamento de dados.

[4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14]

VII. BIOGRAFIAS
Nelson Lus Saldanha da Fonseca (nfonseca@ic.unicamp.br) obteve os graus de Engenheiro Eletricista (1994) e Mestre em Informtica pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (1997) e os graus MSc (1993) e Ph.D. (1994) em Engenharia da Computao pela University of Southern Califrnia. Desde 1995, integra o corpo docente do Instituto de Computao da Universidade Estadual de Campinas, onde obteve o ttulo de Livre Docente em Redes de Computadoresem 1999. Nelson Fonseca bolsista de Produtividade do CNPq, nvel 1C. Publicou mais de 150 artigos e captulos de livros. Recebeu diversas distines e premiaes, entre elas Elsevier Editor of Year 2001. NelsonFonseca membro ativo da IEEE Communications Society, foi Diretor para Servios on-line (2002-2003). Participou de inmeras comisses tcnicas de conferncias do IEEE e coordenou comisses tcnicas em mais de 10 conferncias internacionais. Nelson Fonseca membro do corpo editorial dos seguintes peridicos: IEEE Communications Magazine, IEEE Communications Surveys and Tutorials, IEEE Transactions on Multimedia and the Computer NetworkJournal. Foi Editor-in-Chief da IEEE Communications Society Newsletter eda Global Communications Newsletter. Antnio Jos Rodrigues Neto (antonio.jose.rodrigues.neto@netapp.com) obteve o grau de Mestre em Computao (2004) - rea de Concentrao: Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 2001, tem trabalhado com foco em banco de dados, performance e grid computing como Engenheiro de Sistemas da empresa Network Appliance (NetApp), uma das lderes no segmento de armazenamento de dados.

VI. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


[1] [2] [3] Lyman, Peter; Varian, Hal; Swearingen, Kirsten; Charles, Peter; Good, Nathan; Jordan, Laheem Lamar, Pal, Jovojeet How Much Information? 2003, University of California at Berkeley, 2003. Farley, Marc Building Storage Networks, Osborne/McGraw Hill, 2002. Clark, Tom Designing Storage Area Networks A Practical Reference for Implementing Fibre Channel and IP SANs, Second-Edition, Addison-Wesley, 2003.

Authorized licensed use limited to: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Downloaded on May 07,2010 at 13:05:43 UTC from IEEE Xplore. Restrictions apply.

Vous aimerez peut-être aussi