Vous êtes sur la page 1sur 23

Histria, Comandos e Exemplos prticos em Linguagem C

www.kennedyfernandes.com
Barreiras Bahia 2012

A linguagem C considerada por muitos como de mdio nvel, sendo a mais popular entre os programadores profissionais. Tal popularidade se justifica pelas qualidades atribudas a linguagem, como: Acesso fcil ao hardware; Sintaxe estruturada, porm o seu aprendizado no traz dificuldade; Cdigos gerados mais enxutos e velozes, se comparados outros compiladores.

Em 1960, Dennis Ritchie passou a trabalhar como programador na companhia AlcatelLucent's Bell Labs; Foi o pioneiro na programao de computadores; Criou a Linguagem C (derivada da Linguagem B) em 1972 com sistema operacional UNIX; Somente depois de um tempo foi criado um padro ratificado como como ANSI X3.159-1989 Pro-gram-ming Lan-guage C ou, simplesmente, ANSI C.
1941 - 2011

printf - Imprime na tela scanf - L parmetro digitado pelo usurio


Exemplo 2.1:

A linguagem C tem a capacidade de importar bibliotecas, como foi feito nas duas primeiras linhas do programa anterior. A biblioteca stdio responsvel pela entrada e sada de dados, enquanto stdlib possui funes relacionadas alocao de memria e converses. Inicialmente, utilizaremos essas duas bibliotecas sempre. Exemplo 2.2:

Comandos como printf, scanf ou outros como if e for, devem, necessariamente, ser escritos em sua forma minscula, pois a linguagem estudada case sensitive, ou seja, diferencia minsculas e maisculas. Exemplo 2.3:

1 Bibliotecas 2 C trabalha com funes, main a funo principal, que no tem parmetros e do tipo inteiro, pois retorna um inteiro (zero). 3 Strings so lidas dessa maneira 6 4 \n um recurso utilizado para saltar linhas e manter a organizao do programa

importante ficar atento colocao de ; aos finais de cada linha, do contrrio, ao compilar o programa, ser acusado um erro na linha posterior.

Cdigo %d %c %s %f Exemplo 2.4:

Corresponde Inteiro Character String Float (ponto flutuante - real)

Cdigo + * / % > >= < <= == != && || !

Corresponde soma subtrao produto quociente resto de quociente maior que maior ou igual a menor que menor ou igual a equivalente diferente e (adio) ou (alternncia) no
9

Exemplo 3.1:

Exemplos de aplicao desses operadores sero apresentados constantemente


10

O comando if representa uma circunstncia, uma condio. Para complement-lo existe o else que corresponde ao contrrio da circunstncia apontada anteriormente.
Exemplo 4.1:

11

O cdigo anterior poderia ser escrito, sem nenhum prejuzo, da seguinte forma: Exemplo 4.2:

12

Exemplo 4.3:

13

1 Foi includa uma nova biblioteca: math, a partir da qual permitese usar funes para calcular potncia, raiz quadrada, funes trigonomtricas, entre outras. 2 Clculo de potncia que se torna possvel devido incluso da biblioteca citada anteriormente.
Exemplo 4.3.1:

14

Funo Cosseno (x) Seno (x) Tangente (x) Arc Seno (z) Arc Cosseno (z) Arc Tangente (z) Raiz Quadrada (y) zy

Cdigo cos (x) sin (x) tan (x) asin (z) acos (z) atan (z) sqrt (y) pow(z,y)

importante ressaltar que os valores de x devem ser fornecidos em radianos.


15

O comando for permite loops de repetio. Ser muito til no estudo de matrizes e vetores.
Exemplo 5.1:

16

Exemplo 5.2:

1 A linguagem C trabalha com um sistema de verdadeiro-falso, onde tudo que diferente de 0, admitido como verdadeiro. Inicialmente, como no se sabe se havero mltiplos de num, existe falso, logo, lhe atribudo o valor 0. 2 Se essa condio foi satisfeita, pelo menos uma vez, existe se torna verdadeiro e recebe o valor 1. 3- Como dito anteriormente, ! representa negao. Portanto, se existe for 17 falso(ou seja, igual a 0), a condio satisfeita

O comando while permite loops de repetio enquanto uma circunstncia for satisfeita.
Exemplo 6.1:

18

Exemplo 6.2:

1 A maneira adequada de se comparar ou atribuir algum caracter a uma varivel com aspas simples. 2 Funo que limpa o buffer do teclado.
19

Sem o artifcio fflush(stdin), pode ocorrer o seguinte problema:

20

Tal situao tambm pode ser evitada, colocando um espaamento como indicado abaixo:

1 Comentrios no cdigo, devem ser dispostos da seguinte forma: /*COMENTRIO*/ 2 O espao citado anteriormente deve se localizar entre a aspa e o smbolo %
21

A diferena entre este e o comando anterior, que o do while executa o que est no lao pelo menos uma vez.
Exemplo 7.1:

22

Exemplo 7.2:

23

Vous aimerez peut-être aussi