Vous êtes sur la page 1sur 3

Estrutura do relatrio

Conforme o tipo de relatrio, este tem uma estrutura especfica. Vejamos as partes que comumente compem diversos tipos de relatrios (forma e contedo):

Capa: contendo o ttulo do relatrio, o nome do autor, o nome da instituio ou da empresa pela qual se executou a atividade objeto do relatrio, o local onde foi escrito e a data (geralmente ms e ano ou s ano). Modelo: Colgio Salesiano Ensino Mdio Profissionalizante

Relatrio semestral das Atividades do Grmio Estudantil

Responsvel: Hipcrita Medeiro Cargo: Presidente Araatuba 1999 Obs. A apresentao geral (tamanho e tipo das letras, margens, espaos) varivel. Folha de rosto incluindo os dados bibliogrficos essenciais do relatrio: ttulo (e subttulo, se houver), autor(es), editor (se houver), local e data da edio (se for o caso).
Obs. A folha de rosto dispensvel, se o relatrio no se destina publicao.

Sumrio ndice dos tpicos tratados, com a indicao das pginas.


Introduo declarando-se o propsito do relatrio, ou seja, dizendo-se porque e/ou para que ele foi redigido. Dependendo do tipo de relatrio, contm: a indicao de quem/ o que determinou a tarefa, a pesquisa ou a investigao; o mtodo adotado; o equipamento usado; as pessoas envolvidas ou colaboradores. Desenvolvimento relatando-se pormenorizadamente os procedimentos realizados e os fatos ocorridos ou apurados, com a indicao de data(s), local(is), mtodo(s) adotado(s), pessoas/equipamentos envolvidos, julgamento dos fatos ou consideraes sobre os fenmenos observados. Em geral, dividido em tpicos e subtpicos especficos que devem ser intitulados.

Concluso contendo as consideraes finais a respeito da tarefa, da pesquisa ou da investigao,


tais como: retomada das concluses parciais (de cada tpico), interpretao e crtica dos fatos apurados, recomendao de providncias cabveis, sugestes.

Fecho incluindo o local, a data e a assinatura do autor. Anexos contendo tabelas, dados estatsticos, grficos, ilustraes, documentos comprobatrios, etc.
que no se incluem diretamente no desenvolvimento.

2. Tipos de relatrios
Odacir Beltro, em seu livro Correspondncias (16 edio, so Paulo, Atlas, 1981) enumera, entre outros, os seguintes tipos de relatrios: Relatrio de gesto anual elaborado em perodo regulares (em geral, um ano civil, fiscal, financeiro); nas empresas, exigido por lei o estatuto, sendo destinado aos scios acionistas ou populao (empresas estatais). Relatrio de inqurito (policial, administrativo, etc.) elaborado, eventualmente, para fins de investigao, de estudo de normas de procedimento, de relato de visita. Relatrio parcial elaborao para abranger uma frao de exerccio ou de gesto (mensal,
trimestral, semestral).

Relatrio de rotina elaborado em funo da rotina de trabalho de gerncia, chefia e equivalentes. Relatrio de pesquisa elaborado por profissional tcnico ou cientfico, ao final da pesquisa
(laboratrio, campo, gabinete). Relatrio cientfico elaborado por pesquisadores cientficos, em funo de atividades acadmicas ou para divulgao em revistas cientficas.

Modalidades de redao no relatrio


Normalmente, num relatrio, so usadas as trs modalidades de redao: a descrio (de objetos, de procedimentos, de fenmenos), a narrao (de fatos ou ocorrncias) e a dissertao (explanao didtica, argumentao). evidente que a redao deve ser clara, coerente e pautar-se pelo uso da norma culta escrita. A linguagem usada normalmente formal, mas h exemplos de relatrios em que a criatividade estilstica rompe a rotina e o esteretipo, como o que foi escrito por Graciliano Ramos, quando era prefeito de Palmeira dos ndios (1928) e do qual transcrevemos um fragmento:

Exmo. Sr. Governador:


Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeiras dos ndios em 1928. No foram muitos, que os nossos recursos so exguos. Assim minguados, entretanto, quase insensveis ao observador afastado, que desconhea as condies em que o Municpio se achava, muito me custaram.

COMEOS
O PRINCIPAL, o que sem demora iniciei, o de que dependiam todos os outros, segundo creio, foi estabelecer alguma ordem na administrao. Havia em Palmeira inmeros prefeitos: os cobradores de impostos, o comandante do destacamento, os soldados, outros que desejassem administrar. Cada pedao do Municpio tinha a sua administrao

particular, com prefeitos, coronis e prefeitos inspetores de quarteires. Os fiscais, esses, resolviam questes de polcia e advogavam. Para que semelhante anomalia desaparecesse lutei com tenacidade e encontrei obstculos dentro da Prefeitura e fora dela - dentro, uma resistncia mole, suave, de algodo em rama; fora, uma campanha sorna, oblqua, carregada de blis. Pensavam uns que tudo ia bem nas mos de Nosso Senhor, que administra melhor do que todos ns; outros me davam trs meses para levar um tiro. Dos funcionrios que encontrei em janeiro do ano passado restam poucos: saram os que faziam poltica e os que no faziam coisa nenhuma. Os atuais no se metem onde no so necessrios, cumprem as suas obrigaes e, sobretudo, no se enganam em contas. Devo muito a eles. No sei se a administrao do Municpio boa ou ruim. Talvez pudesse ser pior.

ILUMINAO
A iluminao da cidade custou 8:921$800. Se muito, a culpa no minha: de quem fez o contrato com a empresa fornecedora de luz.

OBRAS PBLICAS
Gastei com obras pblicas 2:908$350, que serviram para construir um muro no edifcio da Prefeitura, aumentar e pintar o aougue pblico, arranjar outro aougue para gado mido, reparar as ruas esburacadas, desviar as guas que, em pocas de trovoadas, inundavam a cidade, melhorar o curral do matadouro e comprar ferramentas. Adquiri picaretas, ps, enxadas, martelos, marres, marretas, carros para aterro, ao para brocas, alavancas etc. Montei uma pequena oficina para consertar os utenslios estragados.

EVENTUAIS
Houve 1:069$700 de despesas eventuais: feitio e conserto de medidas, materiais para aferio, placas. 724$000 foram-se para uniformizar as medidas pertencentes ao Municpio. Os litros aqui tinham mil e quatrocentos gramas. Em algumas aldeias subiam, em outras desciam. Os negociantes de cal usavam caixes de querosene e caixes de sabo, a que arrancavam tbuas, para enganar o comprador. Fui descaradamente roubado em compras de cal para os trabalhos pblicos.

CEMITRIO
No cemitrio enterrei 189$000 pagamento ao coveiro e conservao. (in Viventes de Alagoas, Graciliano Ramos)

Vous aimerez peut-être aussi