Vous êtes sur la page 1sur 20

ESTRUTURA DA PROVA OFICIAL E DESTE SIMULADO

OUTRAS INFORMAES:
Na prova oficial, obrigatrio o uso de caneta de TINTA PRETA para assinalamento das respostas e para a escrita da verso definitiva de sua redao. Seu local de sala para a prova oficial pode ser acessado no site do Curso Slon. H disponvel o total de 594 vagas mais cadastro de reserva. importante lembrar que na ltima seleo, promovida em 2006, foram nomeados dez vezes mais aprovados do que o nmero inicial de vagas (foram ofertadas 453, mas foram nomeados 4.813 servidores, sendo 2.891 tcnicos e 1.922 analistas).
Aps a aplicao da prova oficial, entre no site do Curso Slon para saber que h questes para as quais caibam recursos, a fim de voc ganhar mais alguns pontinhos.

Curso Slon Concursos


www.CursoSolon.com.br
Aulas & Apostilas

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos

ATENO: Conforme estabelece o edital, a nota em cada item das provas objetivas ser igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordncia com o gabarito oficial definitivo; e 0,50 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordncia com o gabarito.

CONHECIMENTOS BSICOS
LNGUA PORTUGUESA:
Professoras Cidinha e Eliane

03. [___] O primeiro perodo sinttico do texto sintetiza os motivos que levaram Caminha a escrever a famosa Carta (linha 5). 04. [___] Fazendo os necessrios ajustes nas letras iniciais maisculas, as relaes semnticas entre as oraes do texto permitem que o ponto logo aps hiptese (linha 10) seja substitudo pelo sinal de ponto e vrgula e o ponto logo depois de europeu (linha 17), pelo sinal de dois-pontos. 05. [___] No desenvolvimento das ideias do texto, o conectivo No entanto (linhas 12-13) estabelece uma oposio direta entre os argumentos que o seguem na orao e o argumento do perodo sinttico que explicita o objeto da argumentao: Estamos nos referindo famosa Carta de Pero Vaz de Caminha (linhas 5-6). 06. [___] Na linha 22, a preposio a, em aos quais, exigida pelo uso reflexivo do verbo destinar; por isso, mantm-se a coerncia ao se substituir o pronome relativo pelo pronome quem e, para preservar o respeito s regras gramaticais, deve-se manter a preposio, escrevendo a quem.

A partir da argumentao do texto acima, bem como das estruturas lingusticas nele utilizadas, julgue os itens de 1 a 6. 01. [___] Se a opo fosse a de evitar o uso do pronome cujo (linha 1), as relaes entre as ideias do texto permitiriam que, sem prejudicar a coerncia ou a correo gramatical do texto, assim se iniciasse o pargrafo: Trata-se de uma carta do qual o enigma perdura e perdurar. 02. [___] Na linha 3, o uso do modo subjuntivo em julgue exigido pela estrutura sinttica em que ocorre; se fosse retirada a conjuno que da orao subordinada, o modo empregado deveria ser o infinitivo: julgar. Com base nas estruturas lingusticas e nas relaes argumentativas do texto acima, julgue os itens 7 e 8. 07. [___] correto concluir, a partir da argumentao do texto, que a sensao de pertencimento (linha 2) carece de cientificidade, ou seja, de pretenses cientficas (linha 17). 08. [___] Preservam-se a coerncia entre os argumentos e o respeito s regras gramaticais ao se usar o pronome aqueles em lugar de os, substituindo aos que (linha 3) por queles que.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


Relativamente estrutura frasal, julgue os aspectos de CONCORDNCIA em relao aos perodos apresentados a seguir. 09. [___] Muitos julgam imprescindveis que se consulte os especialistas para que se avalie com preciso os livros de uma velha biblioteca. 10. [___] Nada do que se l nos grandes livros, mesmo quando extinta a poca em que foram escritos, parecem envelhecidos para quem os compreende. 11. [___] L esto, como se fosse hoje, a imagem das jovens e sorridentes senhorinhas daqueles tempos, inteiramente alheias ao passar do tempo. 12. [___] Aos golpes mais duros da vida responde uma amizade verdadeira com palavras e gestos de solidariedade. 13. [___] Assim como ningum vive sem o prstimo da gua, no se superam os infortnios sem o apoio de um amigo verdadeiro.

Curso Slon Concursos

19. [___] Ainda sobre a figura da questo anterior, podese afirmar que o recuo geral esquerdo foi deslocado positivamente. 20. [___] Ainda com base na figura anterior pode-se afirmar que no fragmento da janela do Word que aparece a ferramenta de copiar formatao est sendo exibida . Tendo como esteio os conhecimentos de internet e intranets. Julgue os prximos 4 itens. 21. [___] Acerca dos conhecimentos de Internet e Intranets pode-se afirmar que a arquitetura usada nestas redes utiliza a filosofia Cliente Servidor, ou seja, cada servio ser ofertado por um servidor e para fazer uso destes servios ser necessrio usar programas clientes. 22. [___] O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ) quem traduz endereos IPs em nomes amigveis, assim o usurio no precisa decorar sequncias grandes de nmeros para acessar informaes na Internet. 23. [___] Para que haja segurana nas transaes realizadas via Internet pode-se usar os recursos HTTPS, Criptografia, Certificao e Assinatura Digital. Estes recursos garantem que a comunicao no ser interceptada e tambm a autenticidade do site que est sendo acessado. 24. [___] O Ipv4 (endereo IP na verso 4) utilizado atualmente na Internet composto por 4 bytes ou 32 bits. O Ipv6 (endereo IP na verso 6) que est sendo implementado gradativamente formado por 8 bytes ou 64 bitis e dar uma faixa de endereamento extremamente grande para ser usada na Internet atual. 25. [___] A central de Facilidade de Acesso disponvel no painel de controle do Windows Seven, prov recursos que permitem ao usurio configurar de maneira facilitada Acesso a Internet e a dispositivos de comunicao conectados ao computador via Bluetooth ou via rede sem fio. 26. [___] Para inserir um cabealho ou um rodap em um documento criado no BrOffic Writer, o usurio pode clicar no menu Inserir e depois na opo Cabealho ou na opo Rodap. Pode ainda clicar no menu Formatar e depois na opo Pgina, na janela que surge clicar na aba Cabealho ou na aba Rodap, nestas abas pode-se configurar todas as caractersticas desejadas para cabealhos e rodaps. 27. [___] Em um documento editado no BrOffice Writer pode-se fazer uso de tabelas. Se o usurio qui-

Avalie a correo gramatical dos enunciados seguintes, em funo da utilizao dos sinais de pontuao na lngua portuguesa. 14. [___] Quem cuida da sade, conta com os recursos do corpo, j quem cultiva uma amizade, conta com o conforto moral. 15. [___] So essas enfim, minhas razes para louvar a amizade: diga-me voc agora quais as suas?

NOES DE INFORMTICA:
Professor Valdir
A cerca dos conceitos de utilizao do Microsoft Word, julgue os itens a seguir e marque certo ou errado para cada uma das afirmativas. 16. [___] O Boto que aparece na barra de ferramentas padro do Word 2003, deve ser usado para executar o corretor ortogrfico e gramatical. 17. [___] Para variar o layout orientao do papel (retrato ou paisagem) em um documento do Word, devese inserir uma quebra de seo prxima pgina. 18. [___] Considerando a figura abaixo, correto afirmar que com um clique sobre a rgua horizontal da parte mdia para baixo, uma marca de tabulao com alinhamento esquerdo ser criada no pargrafo que contm o cursor.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


ser pode converter textos em tabelas. Para isto deve selecionar o texto a ser convertido e clicar no menu Tabela, posicionar o mouse na opo Converter e escolher De texto para tabela. 28. [___] A figura abaixo apresenta um fragmento de uma planilha do Excel com alguns valores e algumas funes que realizam clculos matemticos. Acerca desta figura correto afirmar que aps a realizao dos clculos os resultados em E1, E2, E3, E4 sero respectivamente 100, 25, 100, 25.

Curso Slon Concursos


nistrio Pblico em desalinho com os limites estabelecidos na lei oramentria anual. 36. [___] Compete ao Ministrio Pblico da Unio promover o inqurito civil e a ao civil pblica para a proteo dos interesses individuais indisponveis, difusos e coletivos, relativos s comunidades indgenas, famlia, criana, ao adolescente, ao idoso, s minorias tnicas e ao consumidor. 37. [___] So funes processuais do Ministrio Pblico da Unio defesa da ordem jurdica, do regime democrtico, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponveis, considerados, dentre outros, a soberania e a representatividade popular. 38. [___] Ser assegurada a participao do Ministrio Pblico da Unio, como instituio observadora, na forma e nas condies estabelecidas em ato do Procurador-Geral da Repblica, em qualquer rgo da administrao pblica direta, indireta ou fundacional da Unio, que tenha atribuies correlatas s funes da Instituio. 39. [___] O Procurador-Geral da Repblica o chefe do Ministrio Pblico da Unio, nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira, maiores de trinta anos, permitida a reconduo precedida de nova deciso do Senado Federal. 40. [___] Compete ao Poder Legislativo propor ao Poder Legislativo So atribuies do Procurador-Geral da Repblica, como Chefe do Ministrio Pblico da Unio: I - representar a instituio; II - propor ao Poder Legislativo os projetos de lei sobre o Ministrio Pblico da Unio 41. [___] As funes do Ministrio Pblico da Unio s podem ser exercidas por integrantes da respectiva carreira, que devero residir onde estiverem lotados. 42. [___] O Procurador-Geral da Repblica designar, dentre os Subprocuradores-Gerais da Repblica e mediante prvia aprovao do nome pelo Conselho Superior, o Procurador Federal dos Direitos do Cidado, para exercer as funes do ofcio pelo prazo de quatro anos, permitida uma reconduo, precedida de nova deciso do Conselho Superior.

29. [___] Ainda com relao a questo anterior se a ala de preenchimento for usada na clula E4 e arrastada para E5 o valor apresentado em E5 ser 25. 30. [___] Se os mesmos valores da figura do Excel fossem colocados em uma planilha do BrOffice Calc os resultados no seriam os mesmos. Os dois aplicativos tm diferenas que no permitem que frmulas e funes usadas no Excel funcionem adequadamente no Calc.

LEGISLAO DO MPU:
Professor Laert
31. [___] Quando, no curso de investigao, houver indcio da prtica de infrao penal por membro do Ministrio Pblico da Unio, a autoridade policial, civil ou militar, remeter imediatamente os autos ao Procurador-Geral da Repblica, que designar membro do Ministrio Pblico para prosseguimento da apurao do fato. 32. [___] O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais disponveis. 33. [___] Segundo expresso no texto constitucional, so princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia institucional. 34. [___] Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o limite de gasto com pessoal previsto na CF/88, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus servios auxiliares, provendoos por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira. 35. [___] Com a finalidade de consolidar a proposta oramentria anual, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios, caso ocorra o encaminhamento da proposta oramentria do Mi-

NOES DIR.CONSTITUCIONAL:
Professor Laert
43. [___] (CESPE/2010/AGU/Agente Administrativo) Entre os princpios fundamentais do Estado brasileiro, incluem-se a dignidade da pessoa humana, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a concesso de asilo poltico. Alm disso, a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


44. [___] (CESPE/2010/AGU/Agente Administrativo) A CF sofreu, ao longo de sua existncia, enorme quantidade de emendas; apesar disso, ela classificada pela doutrina como rgida, escrita, democrtica, dogmtica, ecltica, formal, analtica, dirigente, normativa, codificada, social e expansiva. 45. [___] (CESPE/2010/AGU/Agente Administrativo) As emendas constitucionais de reviso, aprovadas durante o processo de reviso constitucional, foram promulgadas pelas duas casas do Congresso Nacional, em sesso bicameral, de acordo com o mesmo processo dificultoso exigido para qualquer tipo de emenda constitucional. 46. [___] (CESPE/2010/AGU/Agente Administrativo) A CF conferiu autonomia institucional ao Poder Judicirio, que recebeu, entre outras, garantias de autonomia orgnico administrativa, financeira e funcional, alm de ter salvaguardada a independncia dos rgos judicirios. 47. [___] O sigilo das comunicaes telefnicas, protegido constitucionalmente, pode ser quebrado por ordem judicial, para instruir ao civil pblica de improbidade administrativa. 48. [___] A priso, mesmo em flagrante delito, depende de ordem judicial, devendo a sua comunicao ser feita imediatamente ao juiz, que a relaxar se ela for ilegal. 49. [___] No mandado de segurana, quando houver ilegalidade proveniente do poder pblico, no envolvendo a liberdade de locomoo, os fatos que embasam o pedido dependem da sua comprovao de plano, pois, do contrrio, no estar presente o direito lquido e certo a que alude a Constituio da Repblica. 50. [___] Os tribunais de justia dos estados so organizados por leis estaduais, observando-se a competncia definida nas respectivas constituies. 51. [___] A Constituio da Repblica confere vitaliciedade aos membros do Ministrio Pblico do Trabalho e, portanto, seria inconstitucional uma disposio legal que estabelecesse para esses agentes pblicos aposentadoria compulsria aos setenta anos de idade.

Curso Slon Concursos


expressamente proibido ser cotista de sociedade comercial ou acionista de sociedade comercial. 55. [___] O servidor pblico civil federal, regido pelo Regime Jurdico nico da Lei n 8.112/90, responde civil, penal e administrativamente, pelo exerccio irregular das suas atribuies, sendo certo que a responsabilidade administrativa fica afastada, se houver absolvio criminal, por negativa do fato. 56. [___] O servidor pblico no pode atuar, em reparties pblicas, como procurador ou intermedirio de cnjuge, quando se tratar de benefcio previdencirio. 57. [___] O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no artigo 37 da Constituio Federal. 58. [___] A moralidade da Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre o bem comum.

(CESPE/2009/TRT 17/Tcnico) Com relao improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem. 59. [___] O indivduo que for condenado por improbidade administrativa perda de direitos polticos no pode,enquanto perdurarem os efeitos da deciso judicial, propor ao popular. 60. [___] Considere a seguinte situao hipottica.Jos foi secretrio de sade do municpio Alfa e celebrou contrato com a empresa Gama S.A., na data de 12/3/2004, para manuteno dos equipamentos hospitalares da rede pblica de sade de Alfa. Aps investigao, constatou-se a existncia de esquema de corrupo com a percepo de ilegais vantagens financeiras para assinatura da avena, o que implicou seu afastamento definitivo do cargo em 20/10/2004. Nessa situao hipottica, a ao de improbidade estar prescrita a partir de 19/4/2009.

NOES DIR. ADMINISTRATIVO:


Professor Laert
52. [___] Independentemente das responsabilidades civil e penal e ainda que seja absolvido em relao a estas, o agente pblico pode, dependendo do caso concreto, ser responsabilizado na esfera administrava. 53. [___] A hierarquia implica o dever de obedincia do subalterno, dever que, no entanto, no absoluto. 54. [___] Aos servidores pblicos federais, subordinados ao Regime Jurdico nico da Lei n 8.112/90,

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos


dem conhecimentos, atitudes e habilidades a partir de objetivos pr-definidos. Tem um processo composto de quatro etapas, uma das quais envolve decises quanto sua estratgia, etapa que denominada Programao 71. [___] O Processo de Monitorar pessoas so utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados 72. [___] O ambiente de tarefa pode ser analisado segundo o grau de diversidade ou de estabilidade que apresente. A situao em que os fornecedores, clientes, concorrentes e agentes reguladores so pouco diferenciados evidencia um ambiente de tarefa caracterizado como estvel. 73. [___] Tratar os funcionrios de forma justa, remunerlos com dignidade, orient-los para a boa alimentao e prtica desportiva, pagar corretamente aos fornecedores, oferecer produtos e servios de qualidade superior, conservar recursos naturais, proteger o meio ambiente so posturas que vm sendo crescentemente incorporadas por organizaes como normas de conduta, valores, rituais e hbitos dignos de serem ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em benefcio da organizao. Estas prticas definem a Cultura Organizacional 74. [___] A Avaliao de Desempenho tem por objetivo realizar uma apreciao sistemtica do desempenho do indivduo no cargo, e seu potencial de desenvolvimento futuro. Um dos pontos fracos do processo de avaliao do desempenho pode ocorrer quando a avaliao enfatiza a atuao do indivduo no cargo e no a impresso a respeito dos hbitos pessoais, observados no trabalho. 75. [___] O processo de seleo de recursos humanos deve apoiar-se em um conjunto de critrios extrados das caractersticas do cargo a ser preenchido. Assim, os instrumentos utilizados no processo de seleo possibilitam a coleta de informaes acerca do candidato, o que permite a comparao entre o perfil deste e o do cargo a ser ocupado 76. [___] A Teoria dos Fatores Motivacionais de Maslow pressupe a existncia de fatores higinicos que presentes, evitam a insatisfao, mas no so suficientes para motivar 77. [___] O Treinamento um processo educacional de curto prazo, atravs do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades a partir de objetivos pr-definidos. Tem um processo composto de quatro etapas, uma das quais envolve decises quanto sua estratgia, etapa que denominada de levantamento de necessidades. 78. [___] A responsabilidade pela avaliao de desempenho unicamente do prprio indivduo, pois, na rea de gesto de pessoal, destaca-se a necessidade de cada pessoa se autoavaliar o mais adequadamente quanto sua performance, eficincia e eficcia.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
NOES DE GESTO DE PESSOAS:
Professor Nerildo
Baseado na Gesto de Pessoas analise e julgue as afirmaes: 61. [___] O grau de liberdade que o ocupante tem para programar suas atividades, selecionar equipamentos e escolher mtodos e procedimentos a seguir est relacionado com a Autonomia 62. [___] A maneira de se obter satisfao atravs do cargo que tem como escopo aumentar gradativamente os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas, denomina-se enriquecimento 63. [___] A obteno da anlise do cargo possvel a partir dos requisitos chamados de fatores de especificao. Exigncia anterior e tempo de adaptao so fatores relacionados ao tipo de requisito Tcnico 64. [___] Segundo Vroom na abordagem de conflitos na gesto de pessoas temos a viso tradicional, a viso das relaes humanas e a viso interacionistas. 65. [___] Aps o recrutamento e a seleo, o passo seguinte para oferecer recursos humanos adequados a uma organizao o treinamento. 66. [___] O ambiente de tarefa pode ser analisado segundo o grau de diversidade ou de estabilidade que apresente. A situao em que os fornecedores, clientes, concorrentes e agentes reguladores so pouco diferenciados evidencia um ambiente de tarefa caracterizado como homogneo. 67. [___] A Avaliao de Desempenho tem por objetivo realizar uma apreciao sistemtica do desempenho do indivduo no cargo, e seu potencial de desenvolvimento futuro. Um dos pontos fracos do processo de avaliao do desempenho pode ocorrer quando a avaliao enfatiza a atuao do indivduo no cargo e no a impresso a respeito dos hbitos pessoais, observados no trabalho. 68. [___] O estilo de liderana mais adequado em uma equipe onde os colaboradores tem um alto nvel de maturidade a delegao, por atribuir maiores nveis de responsabilidades aos colaboradores. 69. [___] Ao profissional de recursos humanos o nico feedback eu interessa na avaliao de treinamento o custo financeiro incorrido pela organizao 70. [___] O Treinamento um processo educacional de curto prazo, atravs do qual as pessoas apren-

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


79. [___] O Processo de Manter Pessoas na Gesto de Pessoas so processos utilizados para criar condies ambientais e psicolgicas satisfatrias pra as atividades das pessoas. 80. [___] Recrutamento o conjunto de atividades responsvel pela comparao entre requisitos exigidos por um cargo e as caractersticas dos candidatos a esse cargo.

Curso Slon Concursos


quantidade e no exato momento de sua utilizao, ou seja, apenas a tempo. 92. [___] Reposio Peridica a denominao do modelo de reposio de materiais, que consiste em emitir pedidos de compras em lotes e em intervalos de tempo fixo. 93. [___] Exausto a denominao dada perda de valor de um bem, em decorrncia de seu uso. 94. [___] Entrada, Sada e Transferncia so os tipos de movimentao de materiais. 95. [___] A Embalagem para o consumidor visa atender as necessidades de marketing, negligenciando necessidades de logstica. 96. [___] O termo Economicidade est vinculado ideia fundamental de obter o melhor desempenho qualitativo na alocao de recursos financeiros econmicos e patrimoniais. 97. [___] No Inventrio, as divergncias devem ser acertadas no sistema, atravs de requisies de servio para possibilitar a sada dos pedidos para se aportar entradas. 98. [___] Na classificao de materiais quanto industrializao, correto citar, Produtos Acabados, Matrias Primas, Produtos em Processo e Produtos Semiacabados. 99. [___] O setor de Recebimento de Materiais tem entre suas funes desembalar, verificar e contar os produtos recebidos dos fornecedores no momento que recebem. 100. [___] Ruptura de Estoque o termo que caracteriza nvel de estoque igual a zero e impossibilita o atendimento de uma necessidade de consumo.

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS:


Professor Nerildo
Baseado na Gesto de Materiais analise e julgue as afirmaes: 81. [___] A Acurcia dos estoques mede a porcentagem dos itens corretos, tanto em quantidade, quanto em valor. 82. [___] Um dos principiais requisitos para o bom funcionamento do processo de compras de determinada organizao a previso das necessidades de suprimentos. 83. [___] Os recursos adquiridos e que no sero incorporados ao produto final, como os materiais de escritrio, denominam-se auxiliares. 84. [___] A maneira pela qual a informao da necessidade de material chega rea responsvel pelas compras, iniciando o respectivo processo, denomina-se projeo de demanda 85. [___] O sistema que baseado na qualidade e flexibilidade do processo de compras e que tem como principal caracterstica a disponibilizao dos materiais solicitados, na quantidade e no exato momento de sua utilizao, o de Ponto de Pedido. 86. [___] O modelo de reposio de materiais, que consiste em emitir pedidos de compras em lotes e em intervalos de tempo fixo, denomina-se Simultneo. 87. [___] A perda de valor de um bem, em decorrncia de seu uso, denomina-se Depreciao. 88. [___] O estoque de materiais existente na empresa, com o objetivo de cobrir eventuais aumentos de demanda ou atrasos no fornecimento, denomina-se estoque de segurana. 89. [___] Para que se possa atender s necessidades de materiais, necessrio que se observe permanentemente os estoques mximos e mnimos. O estoque mnimo o estoque de segurana. 90. [___] Denomina-se Sinal de Demanda a maneira pela qual a informao da necessidade de material chega rea responsvel pelas compras, iniciando o respectivo processo. 91. [___] JUST IN TIME sistema que baseado na qualidade e flexibilidade do processo de compras e que tem como principal caracterstica a disponibilizao dos materiais solicitados, na

NOES DE ARQUIVOLOGIA:
Professora Mara
Marque C, se a assertiva for CORRETA, ou E, se a assertiva for ERRADA. 101. [___] Arquivo o conjunto de documentos produzidos e recebidos por pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada. Caracterizam-se pela natureza orgnica de sua acumulao, e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informao. 102. [___] A sequncia alfabtica a seguir no est de acordo com as regras de alfabetao para arquivamento de nomes. - - Filho, Manoel Arantes - - Jnior, Pedro Pereira - - Sobrinho, Jos Vieira 103. [___] Os elementos do plano arquivstico incluem: definio da unidade de arquivo na estrutura organizacional; estabelecimento do manual de normas e procedimentos; definio dos recursos humanos necessrios; escolha das instalaes; e anlise dos gneros e espcies dos documentos da instituio.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


104. [___] Tomando como base os conceitos fundamentais da arquivologia, possvel afirmar que o processo de transferncia corresponde ao envio de documentos da fase corrente para a fase intermediria. 105. [___] Os documentos de arquivo de uma instituio so produzidos com um determinado objetivo e, para tanto, tramitam. Ao tramitarem, os documentos circulam de uma instituio para outra, ou de um setor para outro da mesma instituio at serem arquivados. Essa descrio refere-se a um arquivo em sua fase corrente: 106. [___] Para bem ordenar os documentos, o responsvel pelo arquivo dispe de vrios mtodos, como o geogrfico, o alfabtico e o numricocronolgico. 107. [___] O mtodo alfabtico de arquivamento adota a primeira letra do nome como o principal elemento a ser considerado na recuperao da informao. 108. [___] Documentos obsoletos so aqueles desprovidos de valor para a instituio, ou seja, no tm valor administrativo nem valor histrico, portanto, passveis de eliminao. 109. [___] A escolha do local adequado para o arquivo deve considerar vrios fatores ambientais. A esse respeito, est correta a instalao do arquivo em ambientes que recebam a luz direta do Sol para evitar a formao e a proliferao de fungos 110. [___] A principal funo de um setor de protocolo deve ser o emprstimo de documentos.

Curso Slon Concursos


pblica, sociedade de economia mista e fundao. 114. [___] vedada a publicidade de atos, programas, obras e servios dos rgos e entes pblicos, ressalvadas as hipteses admitidas em lei complementar. 115. [___] Obras, servios, compras e alienaes dos rgos e entes da Administrao sero sempre contratados mediante processo de licitao pblica, em que se assegure igualdade de condies a todos os concorrentes.

Acerca das redes organizacionais e da comunicao na gesto pblica, assinale a opo correta. 116. [___] A rede do governo d nfase multiplicidade de procedimentos para garantir o acesso a diversas outras redes de bancos de dados. 117. [___] O objetivo das redes organizacionais como as dos sistemas de gesto pblica disponibilizar todas as informaes do governo para a sociedade. 118. [___] A rede do governo est sendo construda de forma incremental, com objetivo de que se estenda a todo pas. Com relao ao planejamento estratgico na sociedade contempornea, considere: 119. [___] O ponto de partida do planejamento estratgico no o de reduzir a incerteza, mas desafi-la utilizando a criatividade e a inovao. 120. [___] A adaptao da organizao a um ambiente instvel deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilbrio, limitando o leque de escolhas disponveis. 121. [___] O planejamento estratgico deixa em segundo plano a localizao de potencialidades, deslocando seu foco para a construo de cenrios futuros. 122. [___] Na viso do planejamento estratgico, o mundo atual imprevisvel e catico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequncias. 123. [___] No planejamento estratgico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a preciso e o detalhamento com os quais os problemas so tratados. A respeito da organizao administrativa e da gesto de processos, avalie os itens: 124. [___] Com o mapeamento de processo, possvel estudar o fluxo operacional de cada atividade de uma organizao, identificando-se os chamados gargalos produtivos. 125. [___] Conceitualmente, o que assemelha autarquia de fundao pblica a circunstncia jurdica de ambas serem entidades da Administrao Indireta.

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA:


Professor Beto Mansur
Para cada item numerado a seguir, anote C=Certo ou E=Errado 111. [___] Com relao aos atos administrativos e ao controle da administrao pblica, julgue o enunciado a seguir: O Tribunal de Contas rgo que auxilia o Poder Legislativo no exerccio do controle financeiro externo da administrao pblica. Por ter funo de carter administrativo, suas decises podero ser submetidas ao controle judicial. Considere as seguintes afirmaes sobre aspectos constitucionais da Administrao Pblica no Estado brasileiro: 112. [___] A Administrao Fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. 113. [___] Somente por lei especfica pode ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


126. [___] O que distingue entre si, no seu essencial, a autarquia da empresa pblica, com consequncias jurdicas relevantes, a natureza da sua personalidade. Avalie e complete corretamente o enunciado seguinte: As camadas hierrquicas fazem parte das organizaes formais. Em decorrncia, so gerados tipos de departamentalizao, que vm a ser um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada rgo. Entre os vrios tipos existentes, encontra-se a departamentalizao por projetos, que tem como uma de suas caractersticas a diferenciao e o agrupamento das atividades, 127. [___] de acordo com as funes e tarefas principais desenvolvidas dentro das empresas. 128. [___] de acordo com as sadas e os resultados relativos h um ou vrios projetos da empresa. 129. [___] de acordo com o local onde o trabalho ser desempenhado ou a rea de mercado a ser servida pela empresa. Para terminar, assinale C ou E: 130. [___] Na organizao administrativa pblica, a Dvida Pblica compreendida como obrigao financeira do cidado, diante de contratos, ttulos e outras representaes do crdito..

Curso Slon Concursos


134. [___] A utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados comum a ambos. 135. [___] O oramento-programa um instrumento dos processos de planejamento e programao governamentais. 136. [___] O oramento tradicional tem como principal critrio classificatrio o funcional.

No processo de avaliao do oramento-programa, a anlise custo-benefcio pode ser usada para determinar o resultado econmico esperado de um dado programa governamental, o qual pode ser apurado pela diferena entre o valor 137. [___] das receitas oramentrias a serem direcionadas ao programa e o custo contbil dos recursos a serem empregados na prestao dos servios. 138. [___] dos benefcios diretos e indiretos do programa e o custo de oportunidade dos recursos a serem empregados na prestao dos servios. 139. [___] dos benefcios diretos e indiretos do programa e o custo contbil dos recursos a serem empregados na prestao dos servios. No que diz respeito aos conceitos de Oramento Pblico e princpios oramentrios, julgue as concluses apresentadas a seguir. 140. [___] O oramento tradicional ou clssico o processo de elaborao do oramento constitudo de um nico documento, no qual se previam as receitas e a autorizao por tipo de gasto, sem qualquer definio do programa e dos objetivos de governo. 141. [___] Os princpios oramentrios esto definidos na Lei n. 4.320/64 e na Lei de Diretrizes Oramentrias. 142. [___] O oramento-programa elaborado de forma correta constitui eficaz instrumento de planejamento, programao, projeto e controle. 143. [___] O oramento-programa apresenta uma srie de diferenas do oramento tradicional, que enfoca o que se pretende gastar. certo que, dentre a classificao de receitas por fontes, as receitas correntes podem ser transferncias correntes, que por sua vez so provenientes de: 144. [___] multas, contribuies, cobranas da dvida ativa e outras receitas diversas. 145. [___] impostos, taxas, contribuies de melhoria e outras modalidades de tributos.

NOES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA:


Professor Beto Mansur
Para cada item a seguir, anote C=Certo ou E=Errado 131. [___] Segundo especialistas, o ciclo oramentrio compreende um conjunto de oito grandes fases, cuja materializao se estende por um perodo de vrios anos. A terceira fase compreende a execuo dos oramentos aprovados. No Brasil, o processo de elaborao e execuo oramentria demarcado por um conjunto de normas, tcnicas, sistemas, princpios e institutos que estabelece a abrangncia e a forma dos procedimentos a serem adotados. Acerca desse tema, julgue o que consta a seguir. 132. [___] Cada ente federativo deve aprovar, anualmente, uma lei 133. [___] A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) no deve incluir metas fiscais para os trs exerccios subsequentes ao do ano em que for aprovada. Considerando a comparao entre o oramentoprograma e o oramento tradicional, julgue o que se declara abaixo.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi alterada pela Lei Complementar n 131/2009 no tocante transparncia pblica, passando a exigir a disponibilizao de informaes sobre a execuo oramentria e financeira da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. A respeito da LRF, julgue as consideraes a seguir. 146. [___] O prazo para os Municpios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes se adequarem nova norma de um ano. 147. [___] A Lei de Responsabilidade Fiscal disciplina o Planejamento Oramentrio Pblico. 148. [___] Determina a Lei de Responsabilidade Fiscal que na execuo oramentria sejam identificados os beneficirios do pagamento de sen-

Curso Slon Concursos


tenas judiciais. Sobre esta exigncia legal correto afirmar que a lei oramentria anual tem que indicar os nomes dos beneficirios.

Ainda a respeito da Administrao Financeira e Oramentria, julgue: 149. [___] A inteno da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a de promover a Transparncia, Controle e Fiscalizao dos resultados conquistados na gesto das Finanas Pblicas.. 150. [___] Na elaborao do Relatrio de Gesto Fiscal (RGF), o Ministrio Pblico tem status secundrio, ou seja, no tem importncia notria.

PROVA DISCURSIVA (REDAO DE AT 30 LINHAS) (professora Snia)


A representante do Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Naes Unidas para a Mulher), Rebecca Reichmann, afirma que no mundo inteiro a violncia contra a mulher persiste de forma assombrosa. Os nmeros, quando no se estagnam, voltam a crescer. Os motivos para o cometimento de aes violentas contra a mulher so variados, mas dois, em especial, se destacam: a falta de aceitao pelo homem do fim de um relacionamento, negado pela mulher, e o imprio de uma cultura falocntrica em quase todas as sociedades. De posse das informaes mencionadas, disserte de modo claro e objetivo, expondo argumentos acerca do seguinte tema:

A CULTURA DO MASCULINO E A VIOLNCIA CONTRA A MULHER.


Ao redigir seu texto (em at 30 linhas), aborde, necessariamente, os aspectos: A equiparao de direitos entre homens e mulheres. O amparo do Estado na proteo mulher. O papel da educao para o reconhecimento da igualdade de direitos entre mulheres e homens.

APS O SIMULADO, PEGUE O GABARITO COMENTADO E AS DICAS DE REDAO, CORRIJA SUAS RESPOSTAS E REFAA A PROVA.

Aulas e Apostilas

10

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


SEU NOME:

Curso Slon Concursos


TURMA:

*** USE CANETA PRETA NO DIA DA PROVA OFICIAL ***


Ttulo: _______________________________________________________________________
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

mn.

mx.

Aulas e Apostilas

11

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos

RESPOSTAS COMENTADAS
ATENO RECURSOS PROVA OFICIAL:
Aps a aplicao da prova oficial do MPU, acompanhe no site do Curso Slon eventuais argumentos apresentados pelos nossos professores para voc montar seus recursos e, quem sabe, garantir mais alguns pontinhos na prova!

CONHECIMENTOS BSICOS
01 E Nesse caso, entre carta e enigma se estabelece uma relao de posse, ou seja o enigma pertence
carta, no cabendo a portanto o relativo do qual;

02 C A forma verbal julgue hipottica, cabendo portanto orao em questo; tirando-se a conjuno
que, a orao deixaria de ser subordinada para tornar-se uma reduzida, o que exigiria a forma verbal do verbo julgar no infinitivo;

03 E O primeiro perodo sinttico do texto que : Trata-se de uma carta cujo enigma perdura e perdurar
no explicita os motivos da Carta mas aponta que ela contm enigma;

04 C O ponto e vrgula cabem aps hiptese pois o perodo anterior se inicia apontando a existncia de
duas hipteses. Os dois pontos aps europeu seriam adequados no lugar do ponto final pois a orao seguinte palavra europeu representa uma justificativa da orao anterior;

05 E O conectivo no entanto estabelece oposio com o enunciado em: E se essa carta no tivesse
chegado ao seu destino, ao seu destinatrio, se ela tivesse se extraviado, com se diz hoje no linguajar dos 10 correios?;

06 C a preposio a usada realmente pela regncia do verbo destina-se; o pronome relativo quais
pode ser substitudo sem prejuzo gramatical ou semntico por quem, principalmente pelo fato de retomar um substantivo relativo a pessoas;

07 E No texto se argumenta, por meio do excerto: : a fim de embasar a dominao de povos europeus e
seus descendentes sobre as populaes colonizadas ou 16 escravizadas, comeou-se a elaborar uma diviso sistemtica de raas, com pretenses cientficas., que houve pretenses cientficas ao se pensar em pertencimento;

08 C A preposio aos, no caso, uma combinao da preposio a mais o pronome demonstrativo os.
Este equivale semanticamente ao pronome aqueles; em virtude da regncia do vocbulo relao, usando-se aqueles no lugar de os, a crase seria obrigatria.

09 E 10 E 11 E 12 C

H dois erros: imprescindvel, pois muitos julgam imprescindvel alguma coisa (que se consultem os especialistas...), parece envelhecido, pois se refere ao sujeito NADA. L est, pois se refere ao sujeito A IMAGEM. Quem responde? Uma amizade verdadeira (sujeito no singular). Portanto, verbo e sujeito esto compatveis no singular.

Aulas e Apostilas

12

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


13 C 14 E 15 E

Curso Slon Concursos

Quem vive? Ningum (sujeito no singular). O que no se supera? Os infortnios (sujeito no plural). Portanto, temos os verbos vive (no singular) e superam (no plural) harmonizando-se respectivamente com os seus sujeitos. O item traz erroneamente o emprego da vrgula, separando a orao que faz papel de sujeito de seu predicado; A palavra enfim deveria estar entre duas vrgulas e no cabe o ponto de interrogao final por no se tratar de interrogao direta.

16 E O boto que aparece nesta questo serve para ocultar o exibir os caracteres no imprimveis (marcas de formatao). O boto da correo ortogrfica e gramatical o que aparece a seguir.

17 C

A quebra de seo para a prxima pgina permite variar qualquer layout. A quebra de seo contnua que no permite todas as variaes.

18 C O smbolo que se parece com a letra L indica que se a rgua for clicada, no pargrafo que contm o cursor ser criada uma marca de tabulao com alinhamento esquerdo.

19 C O recuo geral esquerdo representado pelo quadradinho, na figura pode-se observar que foi deslocado para dentro da rea de texto (por padro o recuo da esquerda fica sobre a margem). Sempre que se desloca um recuo para dentre da rea de texto o recuo ser positivo, se for recuado para cima das margens o recuo ser negativo.

20 C A ferramenta de copiar formatao o pincel e a ltima ferramenta que aparece do lado direito
da figura.

21 C A descrio corresponde arquitetura de utilizao da Internet. 22 E A tarefa de traduo realizado pelo DNS, e traduz nomes para endereos IP,s.
O DHCP atribui endereos IPs dinamicamente para computadores que no tem IP fixo.

23 C Geralmente os problemas que ocorrem com transaes eletrnicas so devidos a contaminaes


no computador do usurio, e no na comunicao com o servidor seguro.

24 E O endereo IP na verso 6 (Ipv6) formando por 128 bits e no 64 como afirmado. 25 E A Central de Facilidade de Acesso do Windows Seven tem a mesma utilidade das Opes de Acessibilidade do Windows XP, ou seja, permitir a configurao do ambiente do Windows para uso de pessoas com algum tipo de limitao fsica.

26 C Este item descreve os caminhos possveis para insero de cabealhos e rodaps em documentos
criados no Writer.

27 C Este item descreve como se converte uma poro de texto em tabela na utilizao do Writer. 28 C Em E1 ser somado o Intervalo vertical A1 at A4.
Em E2 ser feita a mdia dos intervalos verticais A1 at A4 e C1 at C4, os valores so somados e divididos por 8.

29 C

Repare que os nomes das linhas esto bloqueados, arrastar de E4 para E5 no muda nada na funo e o resultado de 25 ser mantido.

30 E A essncia das tabelas e o mecanismo de funes no diferem entre os aplicativos, seno ao abrir
no Calc uma tabela criada no Excel os clculos no seria feitos corretamente.

31 C

A questo est correta. O texto exatamente o que prescreve o pargrafo nico do artigo 18 da LC 75/93.

Aulas e Apostilas

13

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


32 E
A questo esta ERRADA.

Curso Slon Concursos

Tenham ateno a esse tipo que questo em que a Banca tenta confundir e pegar o candidato pelo cansao de uma leitura longa. Assim, de acordo com o art. 127, caput, da CF/88, o Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais INDISPONVEIS

33 E

O gabarito da questo ERRADO. Mais uma questo que requer ateno do candidato na hora da leitura, pois, conforme consta no art. 127, 1, da CF/88, so princpios institucionais do Ministrio Pblico: a unidade a indivisibilidade a independncia funcional.

34 C

O gabarito da questo CERTO. A questo apresenta um texto longo, que pode trazer incerteza ao candidato. No entanto, a assertiva tem como base o texto do art. 127, 2, da CF/88.

35 E

O gabarito da questo ERRADO. O item diverge do que est previsto no art. 127, 5, da CF/88, pois caso o MP no encaminhe sua respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS - LDO, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria LOA vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na LDO.

36 C 37 E 38 C 39 E 40 E 41 C 42 E 43 C

A questo est CORRETA. O texto tem est expresso no artigo 6, VII, c da Lei Complementar 75. A questo est ERRADA. As funes no so processuais mas, sim, INSTITUCIONAIS do Ministrio Pblico da Unio, conforme prescreve o artigo 5, I, a da LC 75. A questo est CORRETA e corresponde ao pargrafo primeiro do artigo 6 da Lei Complementar 75. A questo est ERRADA pois a idade mnima para ser Procurador-Geral da Repblica 35 anos, conforme disposto no artigo 25 da Lei Complementar 75/93. A questo est ERRADA, pois compete atribuio do Procurador-Geral da Repblica propor ao legislativo os projetos de lei sobre o Ministrio Pblico da Unio A questo est CORRETA e sua previso est no artigo 33 da lei complementar 75/93. A questo est ERRADA. Segundo o artigo 40 da LC 75/93 o Procurador Federal dos Direitos dos Cidados ter mandado de 02 anos e no 04 como prev a questo. Assertiva correta. Os princpios fundamentais do Estado brasileiro so formados por todos os elementos do Ttulo I da Constituio Federal: - os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil do art. 1o (a soberania;a cidadania; a dignidade da pessoa humana;os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico); - os objetivos fundamentais previstos no art. 3o (I - construir uma sociedade livre, justa e solidria;II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais;IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao); - os princpios que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil do art. 4o: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos;III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz;VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

Aulas e Apostilas

14

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


44 C

Curso Slon Concursos

O enunciado exige que o concurseiro saiba como a Constituio se classifica em seus diversos aspectos. Vamos recordar: Rgida - somente pode ser alterada por um processo mais solene; escrita - aquela codificada e sistematizada em um nico texto; democrtica - decorre da vontade do povo; dogmtica - regulamenta assuntos relevantes ao Estado; ecltica - formada por ideologias conciliatrias; formal - formada por um processo legislativo mais dificultoso do que aquele exigido para as demais normas; analtica (ou expansiva) - trata de todos os assuntos julgados como importantes sociedade; dirigente (ou plstica) - possui normas destinadas a orientar a atuao do Estado; normativa - aquela que efetiva, possuindo aplicao prtica; codificada - um nico documento contm as normas constitucionais; social - traz normas que buscam o bem-estar social; Portanto a assertiva est correta.

45 E

A assertiva est errada. De acordo com o artigo 3 do ADCT - Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (sim, o CESPE em alguns concursos est cobrando at o ADCT!) , "a reviso constitucional ser realizada aps cinco anos, contados da promulgao da Constituio, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sesso unicameral". Portanto, a sesso unicameral, e no bicameral como diz a assertiva.

46 C

O art. 99 da Constituio Federal estabelece que "ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira." Dessa forma, a assertiva est correta.

47 C

O artigo5, XII da Constituio Federal estabelece que inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. O artigo 5, LXI da Constituio Federal estabelece que no h necessidade de autorizao judicial para a priso em flagrante, seno vejamos, ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. No se esquea de que a competncia no mandado de segurana residual, ou seja, protege direito lquido e certo no amparado pela Hbeas corpus ou hbeas data. O artigo 125 da CF/88 estabelece que os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos na Constituio Federal. A competncia dos tribunais ser definida na Constituio do Estado, sendo a lei de organizao judiciria de iniciativa do Tribunal de Justia. Muito embora os membros do Ministrio Pblico possuam a garantia da vitaliciedade, por fora do artigo 128, pargrafo 5. I, a, da CF/88, a regra da aposentadoria compulsria, prevista no artigo 40 da CF, aplica-se a todos que possuam cargo de provimento efetivo. CORRETO - O agente pblico poder ser responsabilizado tanto na esfera civil, penal e administrativa, sendo independentes entre si e cumulativas. A exceo reside no fato da administrao no poder responsabilizar o agente no caso de absolvio penal, em caso de no ter ficado comprovado neste processo o fato ou a autoria. Lembre-se que no h o dever de obedincia para a realizao de atos manifestamente ilegais. Ao servidor pblico federal proibido participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, salvo a participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros, e exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio ( artigo 117, X da lei 8.112/90) CORRETO Lembre-se que a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria, o que prescreve o artigo 126 da lei 8.112/90.

48 E

49 C 50 C 51 E 52 C

53 C 54 E

55 C

Aulas e Apostilas

15

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU


56 E

Curso Slon Concursos

ERRADO O artigo 117, XI da lei 8112/90 probe o servidor de atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro. A alternativa est em acordo com as regras deontolgicas (inciso II) do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Muito pelo contrrio, a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. o que prescreve o cdigo de tica do Servidor Pblico Civil. Os atos de improbidade administrativa acarretam a suspenso (e no a perda) dos direitos polticos. o que estabelece a Constituio Federal: Art. 37 (...) 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

57 C 58 E 59 E

60 E

Dispe a Constituio, em seu art. 37, 5 que "a lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzo ao errio, ressalvadas as aes de ressarcimento". A Lei de Improbidade, por sua vez, estabelece o prazo prescricional de 05 anos nos casos de exerccio de mandato, cargo em comisso ou funo de confiana: Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana; II - dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. Portanto, no se pode falar em prescrio no caso relatado. A assertiva est ERRADA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
61 C O grau de liberdade para determinados cargos denominado autonomia. 62 C 63 E
Quando h a satisfao das necessidades individuais do colaborador h consequentemente a valorizao (enriquecimento) deste. Exigncia anterior e tempo de adaptao fatores denominados Mental.

64 E O correto Segundo Robbins e no segundo Vroom. 65 C O treinamento proporcionar o desenvolvimento de habilidades tcnicas e pessoais ao colaborador, oferecendo assim mo de obra qualificada a organizao. cenrio, como nessa questo.

66 C Homogeneidade d-se quando h pouca ou nenhuma diferenciao entre os componentes de determinado 67 E O correto para o ponto fraco da Avaliao de desempenho seria quando as pessoas envolvidas na avaliao 68 C A delegao d mais liberdade de ao para os componentes da equipe que j se encontra em estgio de
maturidade, ou seja, bom relacionamento e comprometimento com resultados e metas. ao seu desenvolvimento profissional e atingimento de metas. programao de desempenho a percebem como uma situao de recompensa, ou de punio, pelo desempenho passado.

69 E O feedback tem como objetivo a avaliao do desempenho do colaborador e a informao ao mesmo quando 70 C O Treinamento para atingir seu objetivo de desenvolvimento de pessoas necessrio o planejamento ou 71 C Monitorar dentro do processo de Gesto de Pessoas significa acompanhar as atividades das pessoas e verificar resultados

72 E A este ambiente d-se a denominao de Homogneo.

Aulas e Apostilas

16

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos

73 C Cultura Organizacional o conjunto de normas regras e rituais implcitos, praticados pelo grupo. 74 C Nesse caso a avaliao de desempenho perderia sua eficcia apontando assim um ponto fraco. 75 C A seleo a escolha dos melhores candidatos para um concorrerem a um cargo na organizao, e a identificao das caractersticas do cargo, a coleta de informaes do candidato e a comparao entre perfil e cargo esto corretos.

76 E A Teoria dos Fatores Motivacionais do autor Herzberg e no de Maslow. 77 E


A denominao correta seria Programao.

78 E A responsabilidade pela avaliao de desempenho do chefe dos colegas de trabalho e TAMBM do prprio
indivduo.

79 C Criar condies satisfatrias faz parte do processo de Manter Pessoas na Gesto de Pessoas. 80 E O conjunto de atividades responsvel pela comparao entre requisitos exigidos por um cargo e as caractersticas dos candidatos a esse cargo denominado Seleo.

81 C A Acurcia dos estoques mede a porcentagem dos itens corretos, tanto em quantidade, quanto em valor. 82 C Um dos principiais requisitos para o bom funcionamento do processo de compras de determinada organizao
a previso das necessidades de suprimentos. minam-se auxiliares.

83 C Os recursos adquiridos e que no sero incorporados ao produto final, como os materiais de escritrio, deno84 C A maneira pela qual a informao da necessidade de material chega rea responsvel pelas compras, iniciando o respectivo processo, denomina-se projeo de demanda.

85 E O correto Just in time. 86 E O correto Peridico. 87 C Depreciao perda de valor de um bem, em decorrncia de seu uso. 88 C O estoque de materiais existente na empresa, com o objetivo de cobrir eventuais aumentos de demanda ou
atrasos no fornecimento, denomina-se estoque de segurana.

89 C Para que se possa atender s necessidades de materiais, necessrio que se observe permanentemente os
estoques mximos e mnimos. O estoque mnimo o estoque de segurana. responsvel pelas compras, iniciando o respectivo processo.

90 C Denomina-se Sinal de Demanda a maneira pela qual a informao da necessidade de material chega rea 91 C JUST IN TIME sistema que baseado na qualidade e flexibilidade do processo de compras e que tem como
principal caracterstica a disponibilizao dos materiais solicitados, na quantidade e no exato momento de sua utilizao, ou seja, apenas a tempo. de compras em lotes e em intervalos de tempo fixo.

92 C Reposio Peridica a denominao do modelo de reposio de materiais, que consiste em emitir pedidos 93 E A denominao correta Depreciao. 94 C Entrada, Sada e Transferncia so os tipos de movimentao de materiais. 95 C A Embalagem para o consumidor visa atender as necessidades de marketing, negligenciando necessidades
de logstica.

96 C O termo Economicidade est vinculado ideia fundamental de obter o melhor desempenho qualitativo na
alocao de recursos financeiros econmicos e patrimoniais. tbeis e tributrios.

97 E A maneira correta para correo de divergncia no inventrio de estoques respeitando procedimentos con98 C Na classificao de materiais quanto industrializao, correto citar, Produtos Acabados, Matrias Primas,
Produtos em Processo e Produtos Semiacabados.

Aulas e Apostilas

17

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos

99 C O setor de Recebimento de Materiais tem entre suas funes desembalar, verificar e contar os produtos recebidos dos fornecedores no momento que recebem. 100 C Ruptura de Estoque o termo que caracteriza nvel de estoque igual a zero e impossibilita o atendimento de uma necessidade de consumo 101 C Este o conceito de arquivo.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e prtica. 3 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1997 ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionrio Brasileiro de Terminologia arquivstica. Rio de Janeiro. de parentesco no final, 102 C Quando os nomes a serem ordenados contiverem nomesos antecedem (regra de os mesmos devem vir acompanhados dos sobrenomes que alfabetao da a apostila e resumo distribudo em sala). O correto seria: - - Arantes Jnior, Manoel - - Pereira Jnior, Pedro - - Vieira Sobrinho, Jos Paes, que, em seu livro, diz : 103 E Questo baseada em Marilena Leite posio do arquivo na estruturaPara a elaborao do plano arquivstico devem ser os seguintes elementos: da instituio, centralizao ou descentralizao e coordenao dos servios de arquivo, escolha dos mtodos de arquivamento adequados, estabelecimento de normas de funcionamento, recursos humanos, escolha das instalaes e do equipamento, constituio de arquivos intermedirio e permanente, recursos financeiros. tcnico utilizado 104 C Perfeitamente, o termo transferncia. para demonstrar a passagem do arquivo da fase corrente para a intermediria, chama-se arquivos correntes o de que em uso frequente pela pessoa 105 C Sobreque o gerou, e tambm com as so documentos que esto relacionam. Vale ressaltar que,(fsica ouajurdica) pessoas que com estas se embora expresso mais usada seja arquivo corrente, existem outras definies para esse tipo de arquivo, as mais comuns so: arquivos de 1 idade, ativos, dinmicos. importante o candidato compreender que estas definies so dadas exclusivamente pela frequncia de uso dos mesmos, no importando o tipo documental (ficha, CDs, manuscrito etc.) que seja.

106 C Como comentado em sala, existem vrios tipos de mtodos, que so de dois tipos: alfabticos e numricos. Os mtodos do tipo alfabtico mais comuns so: alfabtico e geogrfico (citados na questo) e os do tipo
numrico so: numrico, cronolgico (citado na questo) e ideogrfico.

107 E Nomes de pessoas so organizados a partir do sobrenome, e no a primeira letra do nome. Mesmo nos nomes de empresas ou eventos, o elemento a ser considerado o nome como um todo, e no apenas a primeira letra.

108 E o ato de eliminar, propriamente dito, deve ser feito de forma racional. Os processos mais indicados so: a fragmentao, a macerao, a alienao por venda ou doao. A incinerao processo condenado -, quer
pelo aumento do ndice de poluio que provoca, quer pela impossibilidade de reciclagem do papel, no deve ser adotada. O problema aqui a incinerao. Segundo est na teoria ( Maria Helena Paes) A luminosidade natural (luz solar) deve ser evitada porque afeta a conservao dos documentos e provoca o enfraquecimento do papel.

109 E

110 E A principal funo do setor de protocolo o controle da tramitao de documentos. Para tanto, o mesmo pode exercer as seguintes atividades: Recebimento, Registro, Controle, Classificao e Expedio. Dentre as atividades do protocolo, no se encontra o emprstimo, que atividade exclusiva dos arquivos correntes ou intermedirios. fato, o Tribunal de Contas rgo que auxilia os poderes polticos e o Ministrio Publico, por sua tomada 111 C De deciso. de

112 C O servidor fiscal obedece e respeita sua jurisdio. 113 C Qualquer empresa que tenha funo pblica (direta ou indireta) deve ser criada por lei. 114 E A publicidade dos atos no deve ser vedada. Deve-se seguir o Princpio da Transparncia dos atos pblicos. 115 E No se deve exigir condio de igualdade entre os concorrentes. A concorrncia livre.
Redes de Bancos de Dados no possuem livre acesso. Se isso ocorrer, configura-se invaso de privacida116 E As do cidado. de

117 E As Redes Organizacionais servem para manter o equilbrio funcional nas organizaes.

Aulas e Apostilas

18

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos

118 C Em funo da LOA, o governo pretende consolidar uma Gesto Fiscal em nvel nacional. 119 C Atualmente, a criatividade e a inovao so elementos fundamentais para que seja elaborado um planejamento estratgico. 120 E O Ambiente Organizacional obrigatoriamente deve ser estvel, por condies de equilbrio de funcionamento. 121 E Errado! O Planejamento Estratgico estabelece a localizao de potencialidades em primeiro plano. 122 C As causas so consideradas situaes subjetivas e podem gerar srias consequncias se no forem corrigidas suas falhas, por um sistema eficiente de controle. 123 C O Planejamento Estratgico exige Gesto de Pessoas, de MKT e de Finanas. 124 C Certo ! Atualmente, com as novas legislaes, podemos estudar o Fluxo Operacional de cada atividade. 125 C A Legislao para as autarquias a mesma para a administrao indireta. 126 C A personificao das Entidades fundamental para sua classificao. 127 E O Departamento de Projetos uma das unidades de departamentalizao do Planejamento Estratgico. 128 C E isso, ir depender diretamente do interesse de se elaborar e de se desenvolver o Planejamento Estratgico. 129 E Uma funo profissional pblica definida na Organizao Formal da empresa. 130 C Lembre-se: se for pblico, do cidado. 131 E A terceira fase compreende a Direo das Metas e prioridades para a administrao e a poltica de alocao de recursos pelo Executivo. 132 C As Unidades, os rgos, os Sistemas de Gesto Pblica e os poderes polticos aprovam, nesse sentido, uma Lei.
a Oramentrias 133 E Pelo contrrio, aoLei de Diretrizes for aprovada. (LDO) deve sim incluir metas fiscais para os trs exerccios subsequentes do ano em que

134 E O oramento-programa visa objetivos e metas e o oramento tradicional visa mtodos (meios, metodologia) para resultados do planejamento. 135 C O Governo se utiliza do Oramento-programa e o denomina de Plano. 136 E O Oramento Tradicional, fundamentalmente, tem como critrio a escolha dos mtodos (meios, metodologia) para atingir resultados. 137 E O Oramento-programa existe para conquistar objetivos e metas. 138 C Os Planos incluem objetivos e metas, inclusive na Prestao de Servios. 139 E O Oramento-programa (Plano) no evidencia o custo contbil. 140 C O Oramento Tradicional evidencia a metodologia usada no Planejamento Oramentrio Pblico. 141 E Na LDO esto especificados as condies legais para a elaborao do Planejamento Oramentrio Pblico. 142 C Correto e seu interesse essencial o de associar Planejamento com Oramento. 143 C No Planejamento Tradicional o gasto definido como informao INICIAL e no Oramento-programa, definido como informao FINAL. 144 C De acordo com o funcionamento das Unidades, rgos e Sistema de Gesto Pblica Oramentria. 145 E Apenas os Impostos, as Taxas e as Contribuies so modalidades de Tributos. 146 E O prazo correto dois anos.

Aulas e Apostilas

19

www.cursosolon.com.br

Simulado Tcnico MPU

Curso Slon Concursos

147 C O correto afirmar que a referida identificao ser feita por meio do sistema de contabilidade e administrao. 148 E A LRF existe para que ocorra a Transparncia, Controle e Fiscalizao do Planejamento Oramentrio Tradicional e Oramentrio-programa. 149 C A Transparncia, o Controle e a Fiscalizao so os principais interesses da LRF. 150 E O Ministrio Pblico fundamental. Essencial!

TREZE DICAS PARA A SUA REDAO:


1) Use o rascunho. Redigir a arte de reescrever. 2) Elabore um roteiro para o assunto (um esquema para a sua redao). 3) No incio, apresente o assunto ou a problemtica a ser desenvolvida. 4) Estruture o desenvolvimento do tema ( a maior parte do texto). 5) Estruture a finalizao (poder ser uma sntese de toda a argumentao ou sugesto/proposta de soluo). 6) Use frases curtas e diretas. A comunicao mais fcil e voc no corre tanto o risco de errar. 7) Escreva preferencialmente o bvio, evitando criar polmica. 8) No repita muito as palavras. Use sinnimos. 9) Evite definies do tipo a liberdade ... 10) Evite usar dois-pontos (:) e ponto e vrgula (;). Prefira outra frase. 11) Ao final, revise e elimine as palavras desnecessrias. 12) No passe do limite mximo de linhas. 13) Deixe para decidir no final o ttulo da redao, mas no se esquea de escrev-lo.

ESQUEMAS DE REDAO
Exemplo: Dissertao
1o pargrafo 2o pargrafo 3o pargrafo Apresentao da temtica, que deve ser retomada ao longo do texto. INTRODUO

Apresentar um argumento. Desenvolva a argumentao da seguinte forma: AFIRMAO + EXPLICAO + DESENVOLDISCUSSO (POSICIONAMENTO) VIMENTO Apresentar segundo argumento. Acrescentar fato-exemplo. Faa a sntese da temtica abordada. Dependendo da forma como foi conduzida a argumentao, retome a ideia colocada no incio (reafirmando o posicionamento) ou apresente possveis solues.

4 pargrafo

CONCLUSO

AGORA A SUA VEZ: Monte seu esquema de redao, escolhendo outros temas: Casamento aps os 50 anos, A automedicao, Meu primeiro emprego, Vida na capital versus vida no interior, Vagas para negros nas universidades, Criminalidade urbana, Eleies etc.

Saiba mais: Acompanhe no site www.CursoSolon.com.br

Aulas e Apostilas

20

www.cursosolon.com.br

Vous aimerez peut-être aussi