Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Relatrio de Fsica I Algarismos Significativos

Nomes: Elimar Nascimento e Raquel Reis. Rio de Janeiro, 2012.

Algarismos Significativos 1. Objetivo


A experincia realizada atravs do mensuramento das dimenses (Comprimento - C e Largura - L) da bancada escolhida por cada aluno, tem como objetivo demonstrar a importncia dos algarismos significativos a fim de que se possa chegar cada vez mais prximo de uma exatido em relao s medidas realizadas.

1.2 Material Utilizado


1 pedao de cartolina 1 bancada para realizar a medio 11 pautas da folha de caderno

1.3 Esquema Experimental

Figura 1 - Tira de cartolina Figura 2 - Diviso da tira em 10 partes

Figura 3 - Bancada

1.4 Procedimento Experimental


Primeiramente foi determinado o parmetro de medio que iramos utilizar para medir as dimenses da nossas bancadas. Tal parmetro pode ser de qualquer comprimento desde que o mesmo no se altere. Utilizamos assim, uma tira de cartolina na qual tem sua prpria unidade, Nai (figura 1), posteriormente mensuramos o comprimento e a largura da bancada. Verificamos que restou um espao o qual no conseguiramos dizer com preciso utilizando somente a tira por inteiro, o qual foi estimado. Em seguida dividimos a tira de cartolina em 10 partes iguais (utilizando 11 pautas da folha do caderno). ( figura 2), para podermos ter mais preciso na medida do tamanho da bancada. O pedao que sobrou tanto na largura quanto no comprimento so um pouco menores que 1/10 Nai, assim, foi estimado um valor prximo a 1/10 Nai em uma frao 0,X em que x chamado de algarismo duvidoso. E por fim calculamos a rea da superfcie de nossa bancada.

1.5 Coleta e Tratamento de dados


BANCADA 1 Medio Comprimento Largura 2 Medio Comprimento Largura Mltiplos (Nai) 14 Nai 7 Nai Mltiplos (Nai) 14,8 Nai 7,5 Nai Submltiplo (Nai) ~ 0,8 ~ 0,5 Submltiplo (Nai) ~ 0,04 ~ 0,02 Dimenso da Bancada 14,8 7,5 Dimenso da Bancada 14,84 7,52

SIMBOLOGIA Nome Unidade da cartolina Comprimento Largura rea Desvio Avaliado Smbolo Nai C L A D Unidade Nai Nai Nai Nai

Frmulas: - Area = LxC - Desvio Avaliado = 1/10 Nai / 2

CLCULOS

Desvio Avaliado = 1/10 Nai / 2 D = 0,1 / 2 = 0,05


rea 1 A = L C A = 7,5 x 14,8 rea 2 A = L C A = 7,52 14,84

A = 111,0

A = 111,59

1.6 Resultados e Concluses


Resultados Desvio Avaliado = 0,05 L = 7,5 0,05 Nai L = 7,52 0,05 Nai C = 14,8 0,05 Nai C = 14,84 0,05 Nai A = 111,0 0,05 Nai A = 111,59 0,05 Nai

Pode-se perceber nas nossas medies que quanto maior o nmero de subdivises que a escala tiver, maior ser a preciso de nossos resultados. Dividindo-se em submltiplos o instrumento utilizado que j foi dividido em submltiplos anteriormente e realizando-se mais uma medio da bancada, provavelmente encontrar-se-ia valores cada vez maiores ou, melhor dizendo, valores cada vez mais prximos da real medida da bancada, devido ao aumento do nmero de algarismos significativos. Ou seja, o nmero de algarismos significativos aumentaria cada vez mais, medida que fosse diminuindo o comprimento do instrumento de medio, a fim de tornar a medida mais precisa. Alm disso, no podemos descartar a possibilidade de que ao se realizar uma medida, h sempre fontes de erro que a afetam, chamados de desvios. As fontes de erro fazem com que toda medida realizada, por mais cuidadosa que seja, esteja afetada por um erro experimental. Erros e ou desvios podem ser causados devido a vrios fatores, como: Os instrumentos de medida; Pequenas variaes das condies ambientais (presso, temperatura, umidade, fontes de rudos,etc); Fatores relacionados com o prprio observador sujeitos a flutuaes, em particular a viso e a audio. Para que esse relatrio seja til a outras pessoas, necessrio que ele possua informaes a respeito dos materiais utilizados, das relaes de proporcionalidade estabelecidas e de uma explicao minuciosa de como foi realizada essa experincia.

1.7 Bibliografia
- Ralliday, David; Resnick, Robert; Krane,Kenneth S. Fsica 1. 4edio. Rio de Janeiro: LTC, Livros Tcnicos e Cientficos, Editora S.A., 1996. - Serway, Princpios de Fsica 6 Edio. -Da Silva, Maria de Ftima A.; Apostila de Fsica I Experimental, 2012.

Vous aimerez peut-être aussi