Vous êtes sur la page 1sur 20

OS PROFESSORES

O Professor e sua Obra Conselhos sobre a Escola Sabatina. Quarta seo: pg. 89-126 muito importante que o devido cuidado seja tomado quando homens e mulheres sejam colocados em posies de confiana. Deveis saber algo a respeito de sua vida passada, bem como o carter que tem sido desenvolvido. Seria prefervel dobrar o nmero de crianas nas classes, sob professores tementes a Deus, a multiplicar os professores cuja influncia no esteja de acordo com o carter santo da verdade que professamos, porque a sua influncia ser desmoralizadora. Conselhos sobre a Escola Sabatina, pg. 91. S pelo fato de algum gostar de crianas, deveria tomar uma classe? Ou ento se nos dissessem: A nica coisa que manter aquela pessoa na verdade dar-lhe uma classe de crianas. Deveramos correr o risco do eterno bem-estar destes pequeninos, aos cuidados de algum cuja experincia crist to superficial que ela no ser leal verdade por amor da verdade? A seguinte instruo nos foi dada de Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pg. 89 e 90: No pode haver coisa pior para vossa Escola Sabatina do que colocar como obreiros, moos e moas que tenham demonstrado falhas na experincia religiosa... No deveis baixar o padro em vossas Escolas Sabatinas. Vossas crianas devem ter professores cujo exemplo e influncia sejam uma bno em vez de maldio. Devem constantemente ter diante de si um elevado sentimento da virtude, pureza e santidade que caracterizem a vida crist. O QUE SE ESPERA DE UM PROFESSOR? (O mais alto posto na Escola Sabatina!!!) 1) Que seja como pai e me de seus alunos. No seja o professor problema. 2) Que seja pontual deve chegar antes dos alunos e cumpriment-los. 3) Estar com a lio preparada. 4) Se um s aluno comparecer na sua classe, ensine a lio para ele com o mesmo entusiasmo que para todos. 5) Tenha os livros de cnticos e participe com os alunos. 6) Ao orar, d exemplos com sua posio correta. Pronuncie cada palavra para que se entenda sua orao. Saiba dizer amm quando outros oram. 7) Com tato, ajude aos alunos a no conversarem ou brincarem na Escola Sabatina. 8) No sair antes da hora.
1

9) Ter o corao no trabalho. 10) Tenha o material ilustrativo em ordem (ilustrao para flanelgrafo de colo, mesa de areia ou de isopor) gravuras, objetos, mapas, grficos, questionrios, etc. Os primrios gostam de coisas interessantes. D trabalho para eles com lpis, papel, Bblia, Dicionrio Bblico, etc. 11) Freqente assiduamente classe de professores. uma fonte de idias e companheirismo. Traga tambm sua colaborao. 12) Faa todas as leituras auxiliares possveis: Bblia, Esprito de Profecia, auxiliar da Escola Sabatina, atlas, lio, dicionrios bblicos e outros, literatura denominacional, outras publicaes. Prepare-se bem. O professor deve saber 10 vezes mais, pelo menos. 13) Tire sempre lies da lio para voc mesmo e para os alunos. Que a lio chegue bem perto deles, que os atinja. 14) Recebe de Deus para transmitir s crianas. No se contente em dar-lhes alimento mau preparado. 15) Ore a Deus pedindo-lhe sabedoria, orientao para ensinar. 16) Incentive a cada um para decorar e dizer o verso ureo cada Sbado. 17) Visite os alunos que faltaram. Podero estar doentes, ou ter problemas familiares ou pessoais. 18) Ame as crianas Diga-lhe palavras de amor, de carinho. Ponha-lhes a mo no ombro. Sorria para eles. 19) Seja organizado: Tenha planejamento Tenha preparo Saiba manejar o material Trabalho em equipe Termine a lio na hora certa 20) Venha bem trajado Escola Sabatina: Roupa em ordem Sapato Cabelo Unhas (Pintura j caprichar demais). Boa aparncia fala do valor que damos s coisas de Deus. Estimule as crianas a isso tambm (meninos especialmente). 21) Nunca dirija a lio com o trimensrio na mo. Conselhos sobre a Escola Sabatina, pg. 117: Lamento dizer que em algumas escolas prevalece o costume de ler a lio no trimensrio. Isso no deve ser assim. 22) Homens e mulheres consagrados, sinceros consigo mesmos. Que mantenham comunho com Deus e vivam os princpios da verdade. Amigos da Bblia e da orao.
2

23) Quem tem rosas, d rosas! Ningum pode dar o que no tem. Tem de receber de Deus, a fonte. O professor deve ser um discpulo. 24) Conversar s vezes em particular com seu aluno bom. Ore com ele. Deixe que ele seja seu amigo. Os indisciplinados e os alunos problemas carecem mais de seus cuidados.
25)

Se o professor precisar faltar por doena ou outro motivo imperioso, prepare o material substituto e avise a diretora. A classe no deve se desmembrar indo os alunos para outras classes. As ovelhinhas sem pastor ficam dispersas e confusas.

26) Tenha um trplice conhecimento: Conhecimento de Cristo Conhecimento da Palavra de Cristo Conhecimento da criana Estar bem com Deus e o seu prximo Atraia as crianas para Jesus o grande Centro. Se no forem levadas a Cristo a Escola Sabatina ser um fracasso. Deve-se familiarizar com as instrues contidas em livros que falam a respeito da idade de seus alunos. Conhecer as caractersticas prpria daquela idade para poder compreender bem os alunos nas suas manifestaes, etc. idade dos alunos. Mas o que mais importante, deve ter um conhecimento profundo da palavra de Deus para que possais ensinar de maneira simples. A ARTE DE CONTAR HISTRIA A arte de contar histria a forma literria mais expressiva de mais fcil compreenso tanto para crianas quanto para adultos. A mdia da intelectualidade humana no entende discursos nem argumentaes, mais entende perfeitamente uma histria. A histria, que se adapta a qualquer matria de ensino, compe-se de quatro elementos essenciais, a saber: Introduo, Enredo, Clmax e Concluso. Na arte de contar histria, como numa pista de corridas, um mau comeo , em geral, entrave que no pode ser superado; prenncio de fracasso. A introduo visa a apresentar e a caracterizar as principais personagens focalizando o ambiente em que os fatos se desenrolam. O objetivo da introduo despertar interesse. No deve ser longa, porque o ouvinte se cansa e o interesse dispersado. Na introduo, responde-se s perguntas: Quem? Quando? Onde? Qu? Modo de apresentar uma Histria ou a Lio Bblica 1) Diferentes formas: a- com flanelgrafo b- com gravuras c- com objetos caseiros 2) Passos que devem ser considerados ao se preparar e apresentar uma histria: a- Sab-la. Deve-se saber dez vezes mais do que se vai contar:
3

1- l-la detidamente 2- assimilar as idias principais 3- fazer um pequenssimo esboo (se for necessrio) 4- Sublinhar as palavras visuais b- V-la e ouvi-la. Um bom narrador ou professor nunca decora o que vai dizer; muito menos a lio.
c-

Cont-la e adapt-la: 1- adaptar idade das crianas 2- adaptar cultura delas Senti-la e viv-la: 1- S se contar com poder o que se vive e experimenta, portanto, convm ao professor colocar-se no lugar da pessoa que se vai ensinar. 2- Dar a vida aos animais e pessoas (linguagem onomatopaica). 3- Formar o conceito de altura, tempo, idade, distncia, etc. por meio de comparaes e repeties. 4- Ter um propsito.

d-

Toda lio dever ter um objetivo principal e uma mensagem para ser transmitida.

O CONTADOR DE HISTRIAS Malba Tahan, em seu livro A Arte de Ler e Contar Histrias, menciona as qualidades caractersticas de um contador de histrias. So as seguintes.
a)

Sentir, ou melhor, viver a histria; ter a expresso viva, ardente, sugestiva. Isto implica revelar entusiasmo na narrativa e emocionar-se com os episdios, tornando a narrativa bem real e sem monotonia. Narrar com naturalidade, sem afetao. Eliminar todo e qualquer tipo de linguagem afetada e rebuscada. Conhecer com absoluta segurana o enredo. O conhecimento de uma histria baseia-se no seguinte: Ler e reler vrias vezes. Memorizar as linhas gerais da histria. Pratic-la em voz alta importante, porque se adquire uma naturalidade que dificilmente se pode alcanar de outra maneira. Se se pode contar com algum que escute, enquanto se treina melhor. Pode-se usar ainda o recurso do gravador, que se ouvir com a finalidade de corrigir os erros. Jamais se deve cometer a insensatez de tentar narrar uma histria sem dominar com preciso todo o enredo.

b) c)

d) Dominar o auditrio. Evitar toda e qualquer perturbao que venha a interferir na ateno dos ouvintes. Por exemplo: uma porta aberta, rudo, conversa ou pessoas entrando e saindo durante o relato. Todo o auditrio deve sentir-se dominado pelo interesse da narrativa. e) Contar dramaticamente (sem carter teatral exagerado) O exagero da teatralidade pode sacrificar efeito da histria.
4

f) Falar com voz adequada, clara e agradvel. O tom de voz do narrador de suma importncia. Se a voz for muito fina (voz de falsete) ou exageradamente grossa, nem com todos os recursos audiovisuais conseguir tornar a narrativa agradvel. O professor Silveira Bueno diz que uma fala correta e expressiva , por si mesma, agradvel e representa de antemo, dois teros do xito a alcanar. As imperfeies da voz, os hbitos defeituosos de dico, constituem sempre motivos de ateno dos ouvintes e de ridculo diante da turma. g) Evitar ou corrigir os defeitos da dico. Dois graves defeitos de dico devem-se aqui destacar: o tartareio e a balbucincia. Tartareio o efeito daqueles que falam omitindo certas slabas e letras. Balbucincia a dificuldade daqueles que no conseguem expressar-se com clareza porque as palavras no ocorrem. As frases se apresentam incompletas, interpoladas e reticncias interminveis: as palavras so arrastadas com lentido e h repetio do mesmo vocbulo: E... e... posso... i... i... i... imaginar. o caso do mentiroso que inventa desculpas e balbucia por no saber o quer dizer. (A balbucincia no gagueira).
h)

Ser comedido nos gestos. Os gestos devem ser sbrios, simples, expressivos e variados. Uma narrativa pode ter o seu ponto culminante assinalado por um gesto. Os gestos devem ser espontneos. O gesto forado descobrese logo, atraindo o ridculo para quem o procurou. Emocionar-se com a prpria narrativa. Aquele que vive com sinceridade a histria narrada, emociona-se.

i)

CUIDADOS ESPECIAIS QUE DEVEM SER OBSERVADOS PELO CONTADOR DE HISTRIAS

1. Impor silncio ao auditrio, ao comear a narrativa. O silncio inicial indispensvel para interessar o auditrio. 2. No romper o fio da narrativa com conselhos e admoestaes. As interrupes so em geral, desastrosas para o xito da histria 3. Evitar os tiques, cacoetes e estribilhos. Procurar o narrador corrigir-se de seus tiques e cacoetes: fechar o olhos, sacudir a cabea, fungar, esfregar as mos, abrir a boca, pr as mos nos bolsos (imperdovel diante de um auditrio), coar a cabea, tirar e pr os culos, etc. H tambm certos cacoetes ou estribilhos que enfeiam a narrativa. Por exemplo. No ? Compreende? Compreendeu? Ouviu? Sabe?
5

A... Ento... T compreendendo? Realmente... Entende? Alis...

Deve o narrador esforar-se no sentido de reduzir ao mnimo esses cacoetes, afugentando-os de seu falar. 4. Ter na mo um ponteira. Ser muito fcil para o narrador ampliar ou multiplicar os seus gestos se apelar para o uso de uma varinha ou ponteira. 5. Tirar partido de qualquer anormalidade que ocorrer durante a narrativa. Com presena de esprito, o narrador poder aproveitar e at mesmo intercalar no enredo da histria qualquer anormalidade desagradvel ocorrida durante a narrativa.
6.

Dispensar aos ouvintes o mesmo grau de ateno. Trat-los com igual simpatia e com absoluta camaradagem. Nada de preferncias. Dispense a todos os ouvintes a mesma ateno e interesse, seu olhar deve cruzar, ao menos uma vez, o olhar de cada um de seus ouvintes.

7. No se irritar nem se perturbar com a presena de ouvintes tirols. Tirols aquele ouvinte impassvel, indiferente a qualquer manifestao de simpatia, mantm-se com absoluta e impenetrvel reserva. No se amofine com a reao nula desse tipo de ouvinte.
REFLEXO SOBRE O QUE SE DEVE ENSINAR S CRIANAS

Importa ensinar-lhes as nobres qualidades do carter. Tenha-se o propsito de inspir-las a seguir o exemplo dos heris. A par de tudo que se deve seguir, bom lembrar de que s se consegue alcanar o objetivo almejado, se consagrar a vida e os talentos a Cristo, imbuindo-se do desejo de levar a Ele os cordeirinhos de que se toma conta. Ns professores da Escola Sabatina devemos nos lembrar que a orao vital, estamos lidando com a palavra de Deus. Se queremos ser bem sucedidas no ensino, no deixemos Deus de fora. Ele a fonte de nossa inspirao e sabedoria.

AUXLIOS VISUAIS Antes convm saber que as pessoas s se lembram de: 10% do que ouvem (histrias, palestras, sermes); 50% do que vem (ilustraes, gestos); 70% do que dizem (resposta, coisas memorizadas, repeties) 90% do que fazem (tomando parte ativa, ajudando).

Dentre os auxlios visuais disponveis, o mais usual o flanelgrafo. Muito comum, mas muitas vezes usado de forma errada o flanelgrafo de grande auxlio para as classes de crianas. Entre suas vantagens de uso, est o movimento e a continuidade (seqncia; facilidade para preparar). Tcnicas para uso do flanelgrafo Bastante ateno deve ser tomada ao montar um cenrio para que as pessoas no sejam colocadas no cu, nem as estrelas ou lua no gramado. Cada coisa em seu devido lugar. As crianas so boas observadoras! Se o cenrio for de interior de sala, deve-se ter cuidado para no colocar a mesa e as cadeiras na parede. Ateno com a perspectiva. Sempre as figuras grandes em primeiro plano e as pequenas mais ao fundo. No convm usar fundos neutros com cores berrantes. De preferncia, usa-se azul-celeste, que servir de cu se tiverem um gramado e algumas rvores. Quando termina um assunto, tiram-se as figuras do flanelgrafo para comear outro assunto. Se vo colocar vrias gravuras no flanelgrafo referente ao assunto, apenas convm obedecer ordem didtica, colocando as figuras da esquerda para a direita. Se vai usar apenas uma figura, dever ela ser colocada no centro do flanelgrafo. As figuras que vo ser usadas devem encontrar-se sempre na ordem, para que se evitem atrapalhos. Dentre os auxlios visuais disponveis, Tudo tem de funcionar Muito o mais usual o flanelgrafo.como num programa de rdio! Sem interrupes. As crianas percebem qualquer atrapalho. Isso cria irreverncia. comum, mas muitas vezes usado de forma errada, evitar o uso de muitas ilustraes numa s reunio. Deve-se o flanelgrafo grande auxlio para as classes de crianas. Se no tem ilustrao, fala-se com vigor, vivendo o que se diz. A pessoa uma ilustrao viva. Convm lembrar: 1. O flanelgrafo deve estar pronto antes que as crianas cheguem. 2. Deve estar ao nvel dos olhos das crianas. 3. Precisa ser visto por todas as crianas. 4. As figuras grandes devem ser presas com alfinetes, bem como os acessrios (rvores, flores, etc.) 5. As personagens no devem ser presas, uma vez que precisam ser movimentadas para viver a histria. 6. No deixe que as crianas vejam as figuras antes que as coloque no flanelgrafo. Faa suspense. 7. Ao contar a histria, no fique na frente do flanelgrafo, mas ao lado; dar o rosto para as crianas, olhandoas amide para ver a reao. 8. No desfaa a cena do flanelgrafo na frente das crianas. Se precisar do quadro, pea a uma das professoras que o remova para tirar as figuras. Ela o recolocar vazio. 9. Pratique as ilustraes antes. 10. Movimente as ilustraes de modo que todos as crianas possam v-las bem. Para colocar as figuras no outro lado do cenrio, v at l e volte ligeiro.
7

As figuras que temos para ilustrao das lies da escola sabatina obedecem a um padro standar. Foram planejadas para a medida de 1,20 m por 90 cm. Se voc usar flanelgrafo menor ou maior, haver problema com perspectiva, distncia e outros. Procure ter bom trip ou cavalete para que voc no tenha de ficar segurando o flanelgrafo e perca sua liberdade de movimento. Os cavaletes bem feitos possuem a inclinao para aderncia da figura.

A ARTE DE ILUSTRAR A VERDADE A respeito de Jesus lemos: Nada lhes falava sem parbolas. S. Mat. 13:34. A razo muito evidente: Sua congregao era dos que tinham olhos mas no viam, ouvidos, mas no ouviam. Os ouvidos de alguns estavam fechados pela ignorncia, os de outros pelo fanatismo. Jesus disse: Por isto lhes falo em parbolas, porque eles vendo no vem e ouvindo no ouvem, nem compreendem. S. Mat. 13:13. A inferncia clara, quer sejam os seus ouvidos fechados pela ignorncia, quer pelo fanatismo. A histria era a forma mais apropriada de discurso para levar esclarecimentos ao corao. As ilustraes so como janelas numa casa. No so a casa, mas permitem que entre a luz e possamos assim ver a beleza da casa. So como os andaimes de uma catedral. No so a catedral, mas permite que ela seja erigida e se veja no final a bela obra arquitetnica. Terminada a catedral, os andaimes podem ser retirados e levados embora, ficando a catedral para sempre gloriosa e grandiosa. Da mesma maneira as ilustraes ajudam a construir a verdade que permanece para sempre. Ilustraes que Apelam aos Olhos: Temos ouvido dizer que uma criana lembra dez por cento do que ouve, cinqenta por cento do que v, setenta por cento do que diz e noventa por cento do que faz. Exatas ou no essas porcentagens, todos podemos dizer que por experincia prpria, lembramos mais o que vemos do que o que ouvimos. Portanto, h lugar muito real no equipamento de quem trabalha com juvenis, para apelaes aos olhos e s mos: quadro, mapas, flanelgrafos, caixa de areia, enfim, material ilustrativo de diferentes espcies. Eu fico a observar os meus juvenis quando comeo a pr alguma coisa no quadro-negro. Conservam-se quietos: tenho sua ateno espontnea. Mas observo tambm suas contores de corpo para ter uma viso melhor do que estou pondo no quadro. Observo a mesma reao quando extraio nicotina de um cigarro ou cozinho um ovo em usque. A reao inocente para ver melhor o que estou fazendo d-lhes descanso, e tambm a mim. Alm de obter toda a necessria ateno, isto ainda lhes d maior capacidade de lembrar. Sejam quais forem estas ilustraes, por simples que sejam, como a colocao de gravuras de flanela que se aderem flanela do quadro, ou a disposio de figuras na caixa de areia, tais como, rvores, animais, pessoas, casas recortadas de revista, tudo posto ali e ficam para a hora da lio, quando ento comeam a entrar para a histria, isto , comeam a ser introduzidos na lio ao desenvolver-se esta. E as crianas observam atentas. Ilustraes que Apelam s Mos:

Muitos dos objetos que apelam aos olhos podem ser usados tambm como apelativos para as mos. Para os menorzinhos, figuras de recorte para montagem podem manter ocupados os pequeninos dedos por alguns minutos. Em classe de estudantes de mais idade, estes podem por si mesmos colocar os objetos no flanelgrafo ou na caixa de areia, podendo isto ser feito enquanto a histria se desenrola (a critrio do professor, naturalmente). Em qualquer caso, o interesse ativado e dobrado. Projetos como mapas e modelos, podem ser feitos pelos alunos em casa e levados Escola Sabatina. A esta classe de ilustraes pertence tambm uma interminvel variedade de demonstraes em que as crianas tomam parte. Para ilustrar o servir ao Senhor de corao, de toda a alma e de todo o entendimento, podeis imaginar alguma coisa mais vvida e fascinante do que chamar um juvenil, medir os seus bceps com uma fita mtrica para ver quanta fora ele tem e ento deixar que ele vos mea a vs, professores? Ento medir em torno de sua cabea para ver quanta mente possui e deix-lo medir a vossa? Algum tempo atrs entrei numa tenda de juvenis numa reunio campal em que se reuniam cerca de trezentos juvenis. A lio era sobre influncia. O lder ilustrou o assunto com uma roda de bicicleta e uma pequena plataforma que girava sobre rolamentos. A experincia consistia em pr sobre a plataforma um juvenil, e ento, pr em suas mos a roda de bicicleta girando num suporte que a mantinha firme e pedir ao juvenil que pusesse a roda em sentido horizontal, ou que procurasse inclin-la para a direita ou para a esquerda. Era muito difcil, pois quando a roda comeava a inclinar-se, o juvenil sobre a plataforma rolante comeava a girar sem querer sobre a base revolvente. Outro juvenil experimentou faz-lo, com o mesmo resultado. A lio, ento aplicada, jamais esquecida, principalmente pelos que nela tomaram parte. Ilustraes que Apelam aos Ouvidos: Este grupo de ilustraes inclui os cnticos e encenaes com as mos em movimento de dedos por parte do pequeno rebanho, analogias, parbolas e histrias. Sua principal vantagem sobre os anteriormente citados que no requerem equipamento algum que exija despesa ou esforo. Parbolas e histrias devem ambas o seu valor como ilustrao aplicao espiritual que delas se tire. Um estudo de sua derivao possivelmente lanar um pouco de luz sobre suas diferenas essenciais. Parbolas vem do latim e tem o sentido de lanar ao longe. Histria vem tambm do latim, mas com o seu sentido natural de uma histria que se conta. Parbola uma histria de natureza to comum e to geral que no precisamos saber nem nomes e nem datas. O semeador que saiu a semear era um dentre milhares que estavam fazendo a mesma coisa em toda parte. A histria uma experincia de determinada pessoa, e requer nome e lugar para ser autntica. No faltam exemplos com que ilustrar o que seja uma histria neste sentido. Arquivo de Histrias. Uma vez que histrias so narrativas (que se presumem verdicas), recomendamos fortemente a prtica de arquiv-las. H vrios espcies de arquivos. Alguns professores tm arquivos to complexos como uma biblioteca em sua classificao. Outros tm-nos como um poo de peixes, e voc levaria horas para fisgar alguma coisa que deseje. Mas um arquivo simples, combinando o que h de bom em diferentes espcies, pode ser organizado com simplicidade e em ordem alfabtica segundo os temas. Estes, os temas, podem ser intitulados com Anjos, Bblia, Livros, Cristo, Natal, Rol do Bero, Fidelidade, Amizades, Juvenis, Jardim da Infncia, Amor, Me, etc. cabendo ao professor ampli-lo a seu gosto. A melhor maneira de ter o professor material abundante de historias ler nossas revistas, livros e demais materiais, que se publicam em nossa Casa Publicadora Brasileira.
9

Com este prtico armrio, pode-se ter todo o material guardado e mo. Entre os benefcios que ele pode proporcionar, apontam-se o tempo, a ordem e a segurana.

CONTANDO A HISTRIA O maior narrador de histrias que j conheci Artur Whitefiende Spalding, e no pode haver melhor texto para iniciantes nesta arte do que Cristian Storytelling. Deve ser parte essencial do equipamento de cada pai, professor ou dirigente de juvenil. Ao estudo deste livro cabe todo o critrio que me tenha chegado como narrador de histrias para meninos e meninas da jngal. Neste captulo permiti-me sumariar ligeiramente os grandes princpios da arte de contar histrias, arranjando-os de certa forma que ajude a lembrar deles. Aqui esto: Conhea a Sua Histria. Analise a Sua Histria. Adapte a Sua Histria. Conte a Sua Histria. Viva a Sua Histria. Sinta a Sua Histria. Tenha um Clmax.

VEDES COMO ISTO FCIL DE SER LEMBRADO? Conhea a Sua Histria. Meu querido pai costumava contar a histria de um pastor que lia os seus sermes.
10

Um dia, quando ele virou a ltima pgina, conclui dizendo: E assim, caros amigos, eu poderia prosseguir e prosseguir. Nisto um gaiato sussurrou l da galeria: No, no poderia prosseguir no, o senhor chegou ao fim da linha. Tendes ouvido j algum falar, ou ensinar, ou contar uma histria e quando ele termina, sentirdes que suas reservas se esgotaram? Isto porque ele no conhecia bem o seu assunto. O orador precisa conhecer dez vezes mais do que vai falar. Ento ele deixa a impresso de que ainda h grande estoque em reserva, e que somente deu uma ligeira amostra do que possua. Se estais contando uma histria cujo cenrio o Mxico, estudai o mapa deste pas, procurai encontrar os lugares relacionados na histria, suas grandes cidades, etc. Estudai gravuras do Mxico, a fim de poderdes saber que tipos de casas usam l, que espcie de roupas vestem ou que alimentos comem, como viajam, como falam, como cantam. Estudai tudo que puderdes, e embora no tenhais de usar informaes extras, isto inconscientemente dar peso histria. Se queres contar histrias com sucesso, no basta conhecer muito sobre ela. Precisa conhecer ela prpria, por inteiro e bem. E seja ela do prprio Spalding, de Maxwell ou de qualquer outro, a receita de Splading para que se conhea bem uma histria apenas esta: Primeiro, leia a histria Segundo, conte-a como experimento a algum Terceiro, releia-a para apanhar qualquer omisso ou erro Quarto, conte-a outra vez e uma vez mais e mais uma vez Analise sua Histria. O bom narrador de histrias no memoriza sua histria como faria com um poema ou recreativo, mas constri um quadro analtico da histria e ento conta o que viu nela. Isto muito importante, considerando que muitas vezes a histria escrita na primeira pessoa e no tempo atual, sendo a experincia pessoal do autor da histria. Se decorada e repetida palavra por palavra, criaria embarao e daria uma impresso de falsidade. Por exemplo, muito comum que eu conte esta pequena histria pessoal: Um dia, depois de eu haver inspecionado nossa escola da vila de Awbawa, como costumava acontecer, um grande nmero de pacientes veio casa da escola. Entre eles havia um homem com enorme tumor na cabea. Ele gemia de dor e chegou-se a mim dizendo: - Oh, doutor, pegue sua faca e corte este tumor. J no agento mais a dor! - Mas, titio, ir doer muito se eu cortar expliquei. - No se preocupe, doutor! No se preocupe! Ele exclamava. Corte-o, corte-o e esprema o pus. Eu no agento, no consigo dormir nem comer, nem tenho descanso. Eu examinei o tumor, e ento sorri ao examin-lo dizendo: - Bobagem o que me pede, titio! No preciso abrir o tumor. - No se preocupe, doutor, corte, mesmo que tenha de pedir a seis homens que me segurem. Foi exatamente o que fiz. Chamei os homens e enquanto eles o seguravam fortemente, lancetei o tumor. Ele gemia. Devo esperar um pouco? perguntei-lhe No ele respondeu. Toca em frente, doutor!

Prossegui at completar a operao e ento envolvia-a com uma bandagem limpa. Ento, que pensa disto? Perguntei.
11

Ele se aproximou com lgrimas ainda nos olhos e tomou minha mo a mo que o havia cortado e apertou-a agradecido: Obrigado, doutor, obrigado e muitas vezes obrigado!

Ora, se decorais esta histria estareis em dificuldade, porque escrita na primeira pessoa e no tereis como dizer todas estas coisas. Fazei, porm, um quadro da histria. Podeis ver a casa de bambus, onde funciona a escola? E o mdico-missionrio ali em p diante dos pacientes? As crianas da escola acabaram de descer de sua sala e subiram as escadas para o local da enfermaria. Podeis ver o homem com um enorme tumor e seis outros homens fortes ao seu lado para segur-lo? Podeis ouvir os dilogos que se travam entre pacientes e o missionrio? Muito bem. Agora dizei, com desembarao o que vistes e ouvistes, assim: Um dia, logo depois que nosso mdico-missionrio havia acabado de inspecionar uma escola de uma das vilas da Birmnia, como costumava fazer, apareceu um grupo de pacientes ali no edifcio de bambu da escola. Entre eles estava um homem com um enorme tumor na cabea, etc. (Assim deve prosseguir a histria, contando o narrador o fato como tendo ocorrido com uma outra pessoa sem se envolver). Adapte Sua Histria As histrias podem ser adaptadas idade das crianas. O vocabulrio de crianas do Rol do Bero e do Jardim da Infncia to limitado que se requerem expresses faciais e a ao, para suplementao das palavras. Repetio de palavras e frases e at mesmo da histria muito til aos pequeninos e comum dizerem depois que a histria termina: Agora conte outra vez. A idade das crianas requer tambm a omisso de material inusitado, de modo que, ao contar a histria de Jos, em vez de entrar em pormenores sobre sua experincia com a esposa de Potifar, devemos passar depressa sobre o episdio, dizendo simplesmente: A esposa de Potifar disse uma mentira a respeito de Jos, e ele foi posto na priso. Algumas vezes a adaptao da histria idade requer que se faa um ligeiro esboo da provvel conversao. Exemplos disto sero estudados na seo: Sinta a Sua Histria. As histrias so adaptadas tambm segundo o ambiente. Meu pequeno rebanho nos trpicos no poderia apreciar histrias sobre gelo e neve. Crianas do campo e crianas da cidade vivem em mundos diferentes, e a menos que se faa grande preparo antes que a histria seja contada, fcil que ela seja distorcida. Um vero depois de um agradvel acampamento de juvenis para o distrito de Eureca realizado na fazenda de Oliver Cookson, em Redwood Creek, permanecemos ali por alguns dias em descanso. Certa ocasio estvamos rindo, porque meu pequeno Pedro, que jamais havia visto antes uma vaca ser ordenhada, no se sentiu tranqilo enquanto no pusemos o leite numa garrafa como estava acostumado a ver na cidade. Ento o Sr. Cookson nos contou o seguinte: Poucos dias antes, uma garotinha da cidade, de uns seis anos, havia sido sua hspede. Fascinada, ela seguiu tio Oliver por toda parte da fazenda, fazendo perguntas a cada minuto. Uma manh ela veio ao Sr. Cookson, quando ele estava higienizando o estbulo. Com uma p ele depositava o estrume num carrinho. Com o narizinho torcido, manifestando repugnncia ela perguntou: - Que vai fazer com essa imundcie, tio Oliver? - Ora, ele respondeu vou pr em minhas alcachofras. - Em suas alcachofras? Credo, ns pomos maionese na nossa. Claro, toda alcachofra que ela conhecia era a que vinha preparada para ser servida mesa. As histrias so adaptadas tambm de acordo com o tema que desejamos ilustrar. Da histria de Jos podemos tomar excelentes ilustraes para qualquer destes temas: 1. Resultados de conceito e favoritismo. 2. A maneira como Deus prova os seus colaboradores. 3. Todas as coisas contribuem para o bem. 4. A recompensa da fidelidade.
12

Em nenhum dos casos ficaria bem entrar em todos os pormenores da histria, mas salientar as partes que contribuem para o tema escolhido e passar logo para a parte seguinte. Conte a Sua Histria Sem pedir escusas, sem se desviar, sem parar para pregar um pouco aqui, um pouco ali, sem voltar atrs, sem vacilao, conte sua histria claramente, direta e logicamente. Que pretendemos dizem com voltar atrs? Oua! Era uma vez um menininho cujo nome era Moiss. mas naturalmente sua me no lhe dera o nome de Moiss. A princesa o chamou Moiss, quando o encontrou num rio, porque Moiss significa tirado e a princesa o tirara de dentro de um cesto de vime sobre o rio, porque, sabem, sua me o pusera num pequeno cesto e o deixara no rio, porque o mpio rei havia feito um decreto de que todos os meninos de Israel deviam ser lanados ao rio ao nascer. Vocs esto lembrados de que o povo de Israel vivia em Cana, mas sobreveio uma fome e eles vieram viver no Egito. Bem, este rei mpio tornou escravo todos os filhos de Israel e eles faziam tijolos para o rei. O mpio rei se chamava Fara. Ele era orgulhoso, e seu palcio era muito lindo. Seus servos ficavam por trs deles com grandes leques para aban-lo e estes leques eram feitos das mais lindas penas que vocs possam imaginar. Basta! Basta! Que aconteceu com o menino? Perdeu-se num labirinto de fome, de tijolos, de penas e de reis mpios. No se contam histrias por acidentes. Elas so construdas e requerem meditao e prtica para que sejam contadas clara e logicamente. Viva Sua Histria S podeis contar com o poder da convico em coisas que tenhais experimentado. Ningum deseja piedade, porque ela apenas uma expresso vazia, mas todos apreciam simpatia, porque ela traduz o sentimento de quem passou por igual experincia. Assim, deve o narrador viver a sua histria. Ele precisa conhecer pais, mes e pessoas. Precisa saber como vivem, como amam, como esperam, como oram. Precisam comer o po da tristeza e compreender a solido, bem como as alegrias. Deve saber o que significa subir ao topo da montanha e descer ao vale. Se deseja falar do amor de Deus, precisa conhecer o amor de Deus. Se quer falar do poder salvador de Cristo, precisa conhecer o poder salvador de Cristo. Certa ocasio um grupo de pessoas estava desfrutando uma reunio social numa bela residncia. Entre os presentes havia um ator muito talentoso e um venervel clrigo. Como convidado aps convidado fosse associando-se ao entretenimento da tarde, algum se voltou para o ator e disse: Quer declamar alguma coisa para ns? Sim insistiu o clrigo, declame para ns o Salmo 23. Bem disse o ator, estou pronto a faz-lo, desde que depois de mim tambm o clrigo redite esse salmo. O clrigo concordou e o ator se levantou e comeou a recitar. Ele era um declamador talentoso. Sua alocuo era lmpida, suas palavras exaltadas e puras, seus gestos perfeitos. Quando ele terminou, todos prorromperam numa estrondoso salva de palmas. Pediram esto ao clrigo que fizesse sua parte. Lentamente ele se levantou e comeou: O Senhor meu pastor................ mas sua voz no era to cantante como a do declamador que o precedera nem to perfeita. Por vezes ele vacilava, suas mos tremiam e ele se movia para c e para l, mas com a respirao suspensa o grupo ouvia extasiado. Quando ele proferiu as palavras finais: na casa do Senhor por longo tempo, lagrimas corriam pelas faces dos ouvintes. Ele sentou-se, mas no houve aplausos. O simples expressar daquelas palavras produziu profundo silncio. Por algum tempo ningum fez um movimento. Ento o ator se levantou, apertou a
13

mo do clrigo e disse: Muito obrigado e voltando-se para o grupo: Senhores, eu conheo o salmo vinte e trs, mas este homem conhece o Pastor. Faz grande diferena se viveis vossa histria. Sinta a Sua Histria Sob este ttulo estudamos uma outra fase na arte de contar histrias. O sentimento que pusermos numa histria d-lhe vida e faz que os elementos nela envolvidos vivam e falem at com os ouvintes. Chamai-lhe colorir a histria ou pr-lhe braos e pernas, como quiserdes. O domnio desta habilidade mais do que qualquer outra coisa, dar sucesso histria ou vos levar ao fracasso como contadores de histrias. Permita-me por um momento comparar a construo de uma histria com uma tomada de fotografia. Ns vamos ao campo, vemos o sol a ocultar-se por trs dos morros. Uma pequena cabana branca se aninha na sombra de um grande pinheiro. A cena encantadora, mas no tiramos de imediato a foto, Tomamos a cmara e olhamos atravs do visor. H muito cho ou muito cu, ou muita montanha. No queremos tudo isto. Aproximamo-nos mais, olhamos de novo no visor, e deste ngulo, e daquele ngulo, at que haja um plano satisfatrio do sol, de rvores, de cu e de montanha. Certamente que o resto est ali, mas no queremos tudo na foto. A foto enviada ao laboratrio e volta com um bela paisagem em branco e preto. Esta foto uma reproduo perfeita da cena? Sim no. Que partes so reais? Os elementos fotografados. O que no fiel? A cor. Assim, a seguir tomamos nossos pincis e comeamos a colorir, com todo o cuidado possvel. Verdes as rvores, amarelo desmaiado o Sol ao afundar-se no horizonte, azul o cu, etc. Como sabemos de que cor pint-los? Porque temos o quadro em mente e conhecemos o ambiente. Mas ao chegar ao teto da cabana, no nos lembramos de que cor era. Sabemos que naquele local algumas casas tm teto vermelho, outras azul. Pensamos, pensamos e finalmente decidimos pintar de vermelho. Est o quadro agora perfeitamente fiel? Talvez sim, talvez no. Est mais prximo da verdade do que o quadro em preto e branco? O mais provvel que sim. Assim o narrador de histrias tem liberdade de dar-lhe colorido, aproximando-a da verdade o mais que puder. E dois pincis muito importantes no caso, so a modulao da voz e o uso da provvel conversao. Quando Spalding diz: No fcil, na verdade no possvel traar uma linha exata no emprego da imaginao, de um lado da qual est a verdade, e do outro, o erro, como posso dar-me a presuno de dizer-vos onde traar esta linha entre verdade e fico? Permiti, entretanto que vos diga onde trao essa linha para mim prprio e ainda mantenho uma limpa conscincia para com Deus e os homens. Eu me atenho acuradamente ao esboo os fatos no ousando pr uma rvore onde no havia rvore, ou um cavalo onde cavalo no havia. Orgulho-me de aterme absolutamente aos fatos. Mas e a cor? Ah, esta minha parte adicionar, moldo o meu pincel na vida e pertence-me trazer vida a histria. No havia estengrafos para fixar as exatas palavras de Joquebede ao levar ela o seu beb ao rio naquela manh, mas eu sei como fala uma me de corao partido, e visto que o sei, no posso pr em palavras o que produziria essa cor? E como sei como as mes oram, posso pr palavras de orao nos lbios desta me tambm. Ns temos a possibilidade de adicionar vida por inflexo de voz. Tomemos a pequena palavra adeus filho (medida e lentamente). Como um adolescente diz adeus a sua me? adeus, me? Os adolescentes que eu conheo, no. Eles dizem: tchau mame. Assim tambm o infante tem o seu modo de dizer adeus (ou bom dia, ou at logo). Como o marido diz at logo a sua esposa quando sai de manh par ao trabalho? mais do que certo que diz: at logo, querida. Agora vamos histria de A Menina que atendia Porta, que se encontra em Christian Sorutelling, pgs. 105 108 e pratiquemos um pouco de inflexo de voz: E todos disseram: ora, Rode, ela apenas uma menina. Ela no querer entrar para o recinto de orao conosco. Vamos p-la aqui, para atender porta. Qual a cor? Grande importncia atribuda reunio de orao deles e diminuio de Rode e de sua importncia. Assim, ponde algo como um pouco de ironia na palavra da menina.
14

E Rode disse: Quem ? (quase em sussurro e medo) E Pedro disse: Sou eu, Pedro, deixe-me entrar! (Quietamente) Mas Rode ficou to feliz em ouvi-lo que no abriu a porta, mas saiu correndo e foi dizer s pessoas que estavam reunidas em orao, pedindo ao Senhor que libertasse Pedro, que este estava ali. Pedro est aqui. (Grandemente excitada). Eles olharam para ela e ento disseram: Voc est louca! (Tomai a palavra louca e ponde nela todo o peso de incredulidade que puderdes). Mas ela disse: No! Pedro est aqui, est porta! Esta porta! (ponde agora todo entusiasmo possvel nas ardentes palavras da menina). Eles olharam para ela e disseram: Oh, deve ser o seu Anjo. (Abri os olhos bastante para carregar colorido nessas palavras com temor e reverncia). Mas Rode estava to excitada que pulava e exclamava: Pedro! Ele est porta! Venham ver! (O narrador ter de saltar um pouco tambm para dar colorido a estas palavras). mais do que evidente que uma pequena mudana de voz far. Deus nos deu uma harpa com milhares de cordas, e no entanto a maioria de ns se contenta em falar com um nico tom de voz, quer esteja falando como um grave professor, quer como um ardente namorado apaixonado, uma ansiosa me ou um dbil ancio. Voltemos agora histria de Joquebede e seu filhinho e procuremos demonstrar a cor que pode ser adicionada ao quadro da conversao provvel. Era uns poucos e breves versos, xodo 2:1-10, nos dado o esboo de uma das maiores histrias do mundo. Os fatos que no podemos acrescentar nem diminuir so: - Nasceu uma criana a Anro e Joquebede. - Ela foi escondida por trs meses. - Joquebede fez uma arca de junco, revestindo-a com betume. - Ela colocou a criana dentro da arca e deixou-a flutuar pelo rio, junto margem. - Miri foi ordenado que vigiasse. - A criana foi encontrada pela princesa. - Miri chamou a me para cuidar da criana a pedido da princesa. - Ele recebeu o nome de Moiss, e a princesa o adotou. Agora vamos misturar as cores da vida em suas variadas experimentaes e vejamos como podemos fazer este esboo vibrar com vida. Do relato das Escrituras sabemos que havia trs crianas na famlia de Joquebede e Anro. Miri, com cerca de doze anos, Aro, com uns trs anos e agora um nenezinho do sexo masculino. Em que espcie de casa viviam? mais do que certo que era uma casa feita com areia e palha. A que distncia do rio moravam? No muito longe, visto que iam ao rio para tirar sua gua e para banhar-se. Em que espcie de camas dormiam? Certamente em colches de palha, que se estendiam noite sobre estrado e eram enrolados durante o dia. Em que espcie de cama dormia o bebezinho? Certamente, como sempre foi costume no Oriente, em um cesto que se dependurava em cordas fixadas nos caibros do teto, o que permitia ficar balanando, de modo que a
15

criana se aquietasse. Provavelmente Miri mantinha esse bero suspenso a balanar a maior parte do tempo, e desta forma puderam conservar a criana em segredo por trs meses. Foi Anro com Joquebede at o rio? mais saudvel supor que ele ficou para trs, vigiando, enquanto Miri e a me foram lanar o bero nas guas. A que horas do dia foram ao rio? Pouco antes do amanhecer, suponho. Que despertou Joquebede nessa manh? Tinha ela um despertador? Se conheo tudo a respeito das mes, creio que Joquebede no dormiu esta noite e deve ter sido o ltimo cantar do galo pouco antes do amanhecer que lhe disse ser a hora de erguer-se do leito para sua misso. Muito bem, vamos agora dar colorido a nossa histria: Joquebede sentou-se em sua cama de palha, debruou sobre Anro, tocou-lhe o ombro e sussurrou Anro! Anro! Preciso ir agora. O galo cantou pela terceira vez. Daqui a pouco todos estaro despertos. Anro ergue-se depressa de um intranqilo sono, respondeu: - Querida, quer que eu v com voc? - Se algum nos vir, ser menos suspeito se Miri e eu formos ss, ela suspirou. Podem pensar que fomos apenas buscar gua, ou ento lavar nossas roupas. - Se assim, querida, ele disse com um suspiro, que Deus seja com vocs. - Anro, voc fica vigiando. Vigie as ruas e o pequeno Aro e se algum soldado vier nesta direo, envie Aro para nos alertar. - Miri! Miri! Minha filha, venha, preciso sair agora. Voc tome o pequeno cesto, o que vedamos com betume. Que faria eu sem voc, minha querida filha! Eu levo o menino nos braos e tomaremos o caminho atravs do jardim, por um trilha que nos mantenha ocultas. Assim, tristes, silenciosas, Joquebede e Miri como que deslizaram pelas sombras da pequena trilha que levava at o rio. O pequeno aquecido, estava tranqilo nos braos de sua me. Ele maravilhoso! exclamou baixinho Joquebede, como posso abandon-lo? E lgrimas correram-lhe pelo rosto. Centenas de vezes ela havia adiado esta ocasio e agora os seus passos vacilavam. Atrs dela, Miri soluava. Sossegue! Sossegue, querida! ela lhe pedia baixinho e ento procurava confortar a si prpria e filha, dizendo: No chegou o tempo de sermos libertados do cativeiro egpcio? No prometeu Deus ouvir quando a Ele clamarmos dia e noite? Apressemo-nos, ento, antes que o dia amanhea e nos vejam. Ali, querida, coloque o cesto ali, e no chore. Ajeite o pequeno travesseiro e deixe-o, ele flutuar. Ento ela apertou o pequeno ao peito uma vez mais e orou: Senhor, Deus de Abrao, de Isaque e de Jac, no tens ouvido o clamor do Teu povo dia e noite? No tens visto nossa angstia? Nada so para Ti as nossas lgrimas? Deus, como posso deixar o meu filho, meu pequenino filho? No devolveste a Abrao o seu filho? Envie os anjos, Deus, para vigi-lo e dele cuidar! E, Senhor, se a Tua vontade, trazei-o de volta para mim, eu Te suplico. Beijando rpido o seu adormecido filho, ela o colocou no pequeno cesto de junco, e gentilmente tocou-lhe os pequeninos olhos. Miri, querida, esconda-se ali, atrs daquela touceira, e vigie, veja o que acontece e se algum vier e vir o cesto, observe cuidadosamente o que faz e diz e venha depressa dizer-me. Voltando-se ela fugiu pela tnue escurido, em direo ao seu lar, tocada de temor e f, lutando entre o desespero e a esperana. Ora , naturalmente as palavras podem no ser acuradamente as palavras de Joquebede, mas o colorido correto, e muito prximo da realidade segundo minha experincia o indica.
16

Tenha um Clmax Toda histria que ilustra tem de ter um tema para ser ilustrado. O enfoque da histria sobre este tema chama-se alvo. A concluso do alvo o clmax. Spalding expressa-o assim: O alvo a estrada; o clmax o fim da estrada. Chiristina Starytelling, pg. 114. O narrador de histrias no ter alcanado sucesso, enquanto a lio ou tema, quando a histria contada e no escrita, no tiverem ficado claros na mente da criana. Quase todos os livros sobre a arte de contar histrias do nfase ao fato de que um erro moralizar, mas no estaremos cometendo o erro a indicado, com a admirao do tema. Sobre esta expresso moralizar h o martelo e a harpa, digamos assim. Martelo, estar a cada passo procurando incutir uma lio moral, isto , martelar, martelar, martelar. E contra isto que os contadores de histrias so advertidos e no contra a afirmao do tema, isto , harpear, harpear e harpear, que alimenta os jovens. Via de regra o tema pode ser desenvolvido na exposio l pelo final da histria, e se no, na prpria histria, sendo perfeitamente prprio afirmar o tema em algumas sentenas bem escolhidas no encerramento. John Adams conta a histria de um missionrio que costumava narrar histrias s crianas de sua escola, pedindo-lhes que escrevessem a histria em suas prprias palavras, a fim de estar certo de que haviam compreendido. Um dia ele contou a histria de um homem que, ao estar andando junto s margens do Rio Ganges, foi surpreendido por um tigre. O prprio homem no sabia o que fazer. No parecia haver caminho de escape. Quando o tigre estava para saltar sobre ele, o homem proferiu mentalmente uma orao e se ps de joelhos. Nesse exato momento o tigre saltara, como o homem se havia abaixado ao pr-se de joelhos a fera passou pelo ar e foi cair diretamente dentro do rio, onde um crocodilo logo o matou. Ao contar esta histria, o missionrio evidentemente no desenvolveu ou deu suficiente nfase ao seu tema, pois um menino no muito eficiente em ingls, escreveu esta composio, desenvolvendo o seu prprio tema. Era uma bom homem que estava caminhando junto ao Ganges, Ele viu um tigre. O tigre estava quase pulando sobre ele. A o homem ficou sem saber o que fazer. Ento ele se abaixou para orar. A o tigre saltou e o homem estava orando. E o tigre no conseguiu pegar o homem. Mas o crocodilo abriu a boca, e o tigre foi comido e o homem foi salvo. Moral: Olhe bem antes de saltar. Os grandes poderes motivadores da alma so f, esperana, amor. (Ver Educao, pg. 192). Portanto, sobre esses grandes poderes motivadores e suas virtudes correlatas, pureza, bondade, verdade, obedincia, orao e confiana em Deus, sejam focalizadas nossas histrias, a fim de que os misteriosos poderes da f, adorao e amor sejam despertados na alma, e a admirao de nossos juvenis seja fixada me Cristo, at que de tanto contempl-Lo sejam transformados na semelhana dAquele que adoram. Ao encerrar este captulo desejo apresentar uma ilustrao do modo em que as histrias so encontradas na vida e promovidas no sentido das coisas que encantam e estimulam para um viver melhor. Um dia estava eu visitando uma pequena Escola Sabatina na vila de Gha Kwe Kla, cerca de dezoito quilmetros ao norte de nosso posto missionrio de Karen. A casa de escola, feita de bambu, estava lotada de pessoas da jngal, pois os alunos meninos e meninas haviam levado seus pais, tios, tias, avs, de modo que era difcil conseguir um lugar mais. Enquanto estvamos cantando o segundo hino, vi Thara John movimentar-se um pouco e dizer a um homem que estava subindo a escada para entrar na escola: Venha tio Orelhas Curvas, sente-se aqui junto a mim. Imediatamente eu cheirei uma histria. Lancei umas olhadelas furtivas para as suas orelhas, e vi que no eram mais curvas do que as minhas. Orelhas Curvas! Eu no podia esquecer, e ao passar mentalmente em revista aquelas palavras, notei que eram uma expresso regional para desobediente. Crianas obedientes tm orelhas retas na linguagem da jngai. Fiquei mais interessado do que nunca, e quando a reunio terminou, fui at ele e
17

perguntei-lhe: Titio, por que eles o chamam de Orelhas Curvas? Ele sorriu, ergueu a camisa at deixar mostra uma feia cicatriz em seu estmago, e contou-me que seu nome desde pequeno foi gua Suave. Mas quando tinha dez anos de idade, desobedecendo a seu pai, foi para uma pequena montanha, subia a uma rvore, e comeou a atiar um elefante que pastava embaixo. O elefante ficou irado e arremeteu contra a rvore. Essa caiu, ele foi sacudido e seu estmago rasgado por uma ponta de galho de rvore. Quase morrendo de susto e horror, ele correu para sua me, e embora no tivesse morrido, seu pai lhe mudara o nome, e desde ento foi chamado Sr. Orelhas Curvas. Que maravilhoso material para uma histria eu possua! Eu conhecia a selva, as rvores, o rio, as pessoas, sua comida, como se vestiam, como falavam, como brincavam. Mas no preciso de tudo isso. Demasiados pormenores tornam cansativa a histria. Preciso apenas do suficiente para desenvolver o tema: Resultados da Desobedincia. Assim, quero dizer onde aconteceu, por que foi ele chamado gua Suave, que fez ele, (dez anos de idade, desobedeceu, atiou um elefante, caiu) e por que foi chamado Orelhas Curvas.
Vila Arvores, jardim Linguagem Alimento Trabalho Onde? Por qu? O qu? Quando? Como? Selva Casa, rio Desobedincia Roupas, hbitos Orelhas Curvas Elefantes Elefantes Brincam

Notai a semelhana com a seleo que se faz para uma fotografia. E agora a histria adaptada para crianas de quatro a nove anos: Era uma vez, numa distante floreste onde vive o Sr. Stripes, o tigre, nasceu um menininho de olhinhos bem pequenos e pequenos ps. Ele tinha um narizinho maravilhoso e sua me achava que ele era o mais amorvel nenzinho que j havia nascido naquele lugar. Ela o amava e cuidava dele o dia todo. Quando ele tinha seis meses de idade, comeou a despontar os dentinhos, e, oh, como ele babava! Nossas mes punham babadores em ns quando tnhamos essa idade, para que no sujssemos nossa roupinha limpa, mas esta me l da floresta no tinha babador para por em seu filhinho para que ele no sujasse sua roupinha na verdade ele nem tinha roupinha e assim, quando ele babava, sujava as perninhas e os bracinhos, mas sua me o amava, e o dia todo ficava a cuidar dele. E ele era to bonitinho, e babava tanto que sua me o chamava de Lindo Babozinho de Mame. Mas ela no podia dizer isto em nossas palavras e assim deu-lhe o nome de gua Suave. gua Suave! No um lindo nome para um menininho da selva? Bem, mas gua Suave foi crescendo, crescendo, crescendo e quando tinha dez anos de idade, achou que j era um homem. Ento um dia seu pai chegou em casa todo agitado e disse: Crianas, seja aonde quer que vocs vo, nunca cheguem at aquela pequena montanha, onde esto crescendo aquelas pequenas rvores e bambus, pois vi l um enorme elefante, e elefantes no gostam de crianas e se alguma criana for l, ele pode feri-la. E todas as crianas gritaram: O-o-o-oh! No, no iremos l! isto , todas menos gua Suave, e ele disse em seu corao: Eu no tenho medo de elefantes! Tenho dez anos! Ele no pode fazer-me nenhum mal. Eu subo na rvore! Mas eu tenho de dizer a vocs que, enquanto as outras crianas estavam brincando de pega-pega, chicotinho queimado, etc. gua Suave se esgueirou dentre eles, foi-se escondendo por entre as folhas, de repente deu um salto e a j estava fora das vistas dos outros pequenos. Saiu de mansinho, olhando para trs a fim de ver se algum o estava seguindo e foi direto para a pequena montanha onde havia uma rvore e um elefante que andava por ali. Ele subiu na rvore e enquanto estava l em cima, podia ouvir o barulho do elefante que pastava embaixo. Daqui a pouco posso v-lo, ele pensou, e de fato, eu o vejo! Exclamou. L estava, embaixo, o elefante comendo grama. O elefante apanhava um punhado de capim e com sua tromba o movimentava contra a pata, de modo que toda sujeira sasse, e ento levava-o boca.
18

Ora, gua Suave sentiu-se to seguro em cima da rvore que comeou a atiar o animal: h! h! Chuuuu! Sr. Elefante, que est voc comendo? O elefante levantou a cabea, ergueu sua grande tromba, e disse: Grouuphtoouu! . gua Suave achou uma enorme graa: h, ele est falando comigo! Ele pensou. Se ele gosta de falar comigo, como papai disse que ele bravo? Ora vejam s! Ele resmungou l em cima da rvore. Ento ele quebrou um galho da rvore e gritou: h! Sr. Elefante, a vai alguma coisa mais para voc comer! e jogou o galho em cima do elefante, acertadamente bem em seu nariz. O Sr. Elefante olhou para um lado, para outro, depois levantou a cabea e disse: Grrrrrrrrof, grrrrrrrof grrrrrrrfths! Ento partiu direto para a rvore onde estava gua Suave, e ps a enorme cabea contra o pequeno tronco da rvore e comeou a sacudir esta, at que a rvore veio abaixo com ele numa feia queda. Ento o elefante avanou para ele, enfiou a tromba por entre os galhos, onde apareciam os braos e pernas de gua Suave, deu mais um grande urro e foi-se embora. Pobre gua Suave! Ficou aturdido com a queda, e no podia lembrar-se do que acontecera, exceto que sentia uma aguda dor na altura do abdmen, e estava quase desmaiando. Pouco a pouco comeou a recuperar-se, e a primeira coisa que pensou foi: Estou morto! Ele se sentia todo gozado, com as pernas e os braos entorpecidos, e no podia mover-se. Ento comeou a gritar, e disse: Oh, boohoo! Fui ferido e agora estou morto! Boohoo! Agora vo vir para cavar um buraco e enterrar-me boohoohoo! Oh, por que no obedeci a meu pai! Oh, eu no devia ter atiado o elefante! E gua Suave comeou a perguntar a si mesmo se era daquele modo que as pessoas mortas se sentiam. Lembrou-se de que pessoas mortas no movimentavam os dedos. Experimentou movimentar os seus e conseguiu! Ser que pessoas mortas podem sentar-se? E sentou-se! Ento concluiu que no estava morto, afinal. Foi a que ele viu o rasgo em seu estmago e o sangue jorrando. Esqueceu tudo sobre o elefante e saiu correndo o mais depressa que pode e foi ao encontro de sua me, no em sua casa, mas onde ela estava naquela hora, em meio a rvores, bananeiras, mangueiras, etc. l embaixo junto ao rio. Oh, me!, ele soluava, depressa, faa alguma coisa! A me olhou e quando ela viu o enorme corte no estmago de gua Suave, e todo aquele sangue correndo, ficou muito assustada tambm. Correu com ele para casa, f-lo deitar-se num colcho perto do fogo, mandou uma das crianas ir correndo chamar o pai, enquanto ela aquecia um pouco dgua que por certo iriam precisar. Num minuto o pai de gua Suave veio correndo escada acima. Onde est gua Suave? Ele exclamou. ali, pai, no colcho, a me disse apontando o lugar onde o menino estava deitado. Mas quando o pai viu o grande corte no estmago de seu querido menino, ficou muito angustiado. Me, ele disse, j sei o que aconteceu com gua Suave. Ele me desobedeceu, foi aonde estava o elefante, atiou-o, e como resultado, est com esse corte no estmago! E gua Suave sentiu vergonha de si mesmo. Fechou os olhos e procurou no ouvir, mas seu pai prosseguiu: Me, no vamos mais cham-lo gua Suave, de agora em diante vamos cham-lo, Orelhas Curvas, pois orelhas curvas significa desobediente. E da em diante o pequeno gua Suave passou a ser conhecido por todos como Sr. Orelhas Curvas. Assim meu pequeninos, se vocs no forem obedientes, vamos cham-los tambm de Orelhas Curvas. Mas se vocs forem bons e obedientes, mame e papai iro cham-los de gua Suave.

19

Ao lhes serem confiados as crianas, como se Cristo lhos colocasse nos braos e dissesse: Educai estas crianas para Mim, para que possam brilhar nas cortes de Deus. - Orientaes da Criana, pg. 488

Um grande abrao. Zilda Azevedo

* Copiado de vrias edies.

20

Vous aimerez peut-être aussi