Vous êtes sur la page 1sur 3

O Mercado de Capitais e a Captao de Recursos para Investimentos

Paulo Vagner Ferreira

A motivao essencial dos investimentos so as vendas das empresas, ou seja, as empresas no investem para formar capacidade ociosa ou estoques indesejados. Quando as vendas aumentam as empresas analisam se este crescimento vai esbarrar na sua capacidade de produo, assim, planejam seus investimentos para que os nveis futuros de demanda possam ser atendidos. Se for para investir em um novo negcio, o empresrio vislumbra que as vendas futuras sejam suficientes para gerar lucros e crescimento ao longo do tempo, que ir causar a necessidade de novos investimentos, logo, os novos empresrios iro direcionar seus investimentos para mercados cuja demanda esteja em expanso. Assim, o principal motivador dos investimentos o nvel da demanda em uma economia, sempre que as empresas vendem mais, produzem mais e, logo, percebem a necessidade de ampliar sua capacidade futura de produo. Quanto s fontes de recursos para o investimento, so apenas duas as origens do capital para investir: O capital prprio ou o capital de terceiros. O capital prprio aquele que pertence ao dono do negcio, envolve a poupana pessoal dos empresrios ou acionistas e as reservas financeiras das empresas (lucro acumulado que no foi distribudo aos donos ou acionistas). O capital prprio no precisa obrigatoriamente ser devolvido. O capital de terceiro aquele obtido via emprstimo em algum banco, parente ou amigo e que ser devolvido acrescido ou no de juros, de qualquer modo, todo capital de terceiro tambm poupana das famlias ou das empresas. Enfim, a origem dos fundos que financiam os investimentos das empresas vem da renda disponvel no consumida pelas famlias, a poupana. As pessoas, sejam ou no empresrios, precisam optar pelo destino da poupana que realizam, ou investem em um negcio esperando lucros futuros ou aplicam a render juros. Logo, o vilo nmero 1 dos investimentos a taxa de juros. Quando os juros sobem as pessoas que tm poupana ficam mais estimuladas ao ganho certo dos juros de suas aplicaes financeiras, logo, fica mais custoso s empresas convencer os donos do dinheiro a lhes prover recursos para o investimento, pois o juro certo, mas os lucros so sempre um risco. Nessa situao os custos de investimento por meio de captao de capital de terceiro sobem e a rentabilidade cai, desestimulando mais ainda a sua realizao. A opo de lanar novas aes no mercado de capitais, Initial Public Offering IPO (lanamento de novas aes), tambm fica comprometida, pois as aes oferecem o rendimento de lucros e dividendos ou ganhos de capital (diferena entre o preo de venda e de compra das aes) e esses rendimentos concorrem com o rendimento de juros.
1

Por que comprar aes e correr o risco de perder dinheiro se o ganho de juros lquido e certo? Somente se a taxa de juros for muito baixa e o ganhos das aes compensar os riscos. O Brasil, desde o Plano Real, sofre muito com taxas reais de juros acima da mdia de outras economias de porte semelhante, os altos juros atraram a maior parte da poupana privada da economia para as aplicaes financeiras, contudo, a partir de 2003 as taxas de juros que remuneram as aplicaes iniciaram um processo longo e duradouro de queda, saindo de patamares acima de 25% ao ano para valores inferiores a 10% ao ano em 2009. Essa queda contnua e gradativa das taxas de juros desestimulou em grande parte a aplicao financeira das poupanas e, consequentemente, atraiu mais investidores ao mercado de capitais, que apresentou um forte crescimento e sem precedentes na histria brasileira, esse maior volume de recursos disponveis s empresas de capital aberto permitiu o aumento das captaes de fundos para investimentos mediante lanamento de novas aes, debntures e outros ttulos de valores mobilirios, bem como, a abertura de capital de empresas anteriormente de capital fechado.

Grfico 1

Conforme se percebe pelo grfico acima, at 2004 as emisses de novos papis - Aes, Debntures, Commercial Pappers e FDCI - ficaram abaixo dos 40 milhes de Reais por ano, a partir de 2004 ocorreu um forte crescimento, principalmente da emisso de Debntures e Aes. Essa evoluo positiva das emisses dos dois principais papis de captao de recursos das Companhias de Capital Aberto est relacionada a dois fatores fundamentais, o maior controle sobre as operaes no mercado de capitais e a queda da rentabilidade dos ativos que rendem juros. A queda gradativa dos juros no Brasil tambm provocou a diminuio das taxas de juros para financiamentos de investimentos, permitindo que empresas que no podem ou no querem lanar aes no mercado, pudessem financiar a custos mais baixos seus projetos de expanso.
2

Grfico 2

O Grfico acima mostra que houve um forte crescimento da produo de bens de capitais no perodo quem o mercado de capitais revelou seu crescimento mais forte, essa relao torna evidente que as captaes de recursos via novas emisses de papis no mercado teve como destino os projetos de investimentos no perodo. A continuidade da queda das taxas de juros reais ao longo do tempo permitir a manuteno do ritmo de expanso dos investimentos no Brasil, os juros mais baixos tm muita importncia para determinar os investimos no Brasil e maneira mais ampla, seja o investimento realizado por meio de lanamento de aes ou debntures, seja aquele viabilizado por dvidas de longo prazo com bancos financiadores do investimento. Assim, as perspectivas para o crescimento dos investimentos no Brasil so otimistas, dado os nveis das taxas de juros de remunerao e de captao de recursos, em nveis mais baixos que a mdia histrica dos ltimos 20 anos, aliado ao cenrio de crescimento econmico da economia brasileira e mundial, que precipita a necessidade de ampliao da capacidade de produo futura. Medidas de estmulo ao investimento, como a desonerao de impostos sobre mquinas e equipamentos tambm contriburam positivamente para o crescimento dos investimentos, contudo, as medidas pontuais que afetam projetos especficos no so to importantes quanto o crescimento da demanda agregada e a queda das taxas de juros, principalmente para a captao de recursos para investimento via mercado de capitais.

A JANELA ECONMICA um espao de divulgao das idias e produo cientfica dos professores, alunos e ex-alunos do Curso de Economia das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. - Cada artigo de responsabilidade dos autores e as ideias nele inseridos, no necessariamente, refletem o pensamento do curso. - O objetivo deste espao mostrar a importncia da formao do economista na sociedade.
3

Vous aimerez peut-être aussi