Vous êtes sur la page 1sur 18

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO

1. INTRODUO Desenvolver o plano de gerenciamento de projeto um processo necessrio para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um s plano, que atualizado e revisado por meio do processo Controle integrado de mudanas. Dessa forma, o plano de gerenciamento do projeto se torna a principal fonte de informaes de como o projeto ser planejado, executado, monitorado e controlado, e encerrado. O contedo do plano de gerenciamento do projeto pode variar de acordo com a rea de aplicao e complexidade do projeto, e documenta o conjunto de sadas dos processos de planejamento. O plano de gerenciamento do projeto pode ser resumido ou detalhado, podendo ser constitudo por um ou mais planos auxiliares, inclusive outros componentes. Cada um dos planos auxiliares e componentes detalhado at o nvel necessrio para o projeto em questo. Assim sendo abordaremos na seqncia os seguintes planos auxiliares de gerenciamento: Plano de Gerenciamento de Tempo; Plano de Gerenciamento da Qualidade; Plano de Gerenciamento da Comunicao; Plano de Gerenciamento de Riscos.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO 1. 1.1. POSICIONAMENTO Descrio do Problema No consegue mensurar o tempo que ser necessrio para o desenvolvimento do projeto. Gerente e desenvolvedores do sistema. Falta de administrao do projeto. Falta de perspectiva para projetos futuros ou novos. Desenvolver sistema de gerenciamento de projetos.

PROBLEMA AFETADOS IMPACTO SOLUO 1.2.

Sentena de Posio do Produto JACONIAS TI SOLUTIONS. Equipe de desenvolvimento SGP. Sistema de gerenciamento de projetos. Poder mensurar e desenvolver perspectivas de um novo projeto. O que feito atualmente na empresa, onde os projetos so mensurados sem nenhuma base e clculos. Sistema de gerenciamento que proporciona ao cliente poder de perspectiva e concluso do projeto realizado.

PARA QUEM PRODUTO O QUE DIFERENTE DE NOSSO PRODUTO

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


2. DESCRIES DOS ENVOLVIDOS E USURIOS 2.1. Resumo dos Envolvidos DESCRIO Usurio externo do sistema. Equipe de desenvolvedores do Proprietrio da Empresa sistema. Scio majoritrio da empresa. RESPONSABILIDADES Realizar cadastros de projetos, clientes, reas, tecnologias. Desenvolver toda a documentao bem como a codificao do sistema proposto. Avaliar a viabilidade do projeto e, se aprovado, fazer os devidos investimentos. 2.2. Ambiente do Usurio Ser desenvolvido em DELPHI, interagindo com banco de dados Firebird, a escolha destas tecnologias foi orientado por ser tecnologias gratuitas e garantir bom desempenho. 2.3. Resumo das Principais Necessidades dos Envolvidos A principal necessidade da Empresa Jaconias TI Solutions ter um sistema que reduza a demanda de tempo, e possa mensurar o tempo necessrio para desenvolver os projetos. Com este sistema a empresa pretende obter mais preciso do tempo necessrio para o desenvolvimento de projetos.

NOME Gerente do projeto Equipe SGP

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


1. INTRODUO O objetivo mais importante da gerncia de qualidade de projetos garantir que o mesmo seja concludo dentro da qualidade desejada, garantindo a satisfao das necessidades de todos os envolvidos. A qualidade envolve inmeras dimenses, dentre elas podem ser caracterizadas as seguintes:

Defeito zero: no existe tolerncia a erros dentro do sistema. O cliente o prximo elemento no processo: necessidade de desenvolvimento de um sistema que seja capaz estimar o tempo e custo de um projeto seja transferido para o cliente com um resultado prximo ao resultado final.

Faa correto da primeira vez: defende a idia de que o processo de correo vrias vezes mais caro que o processo de planejamento.

Melhoria continua: reconhece que o mundo est em constante mudana e por isso necessrio que os mecanimos de controle de projeto sejam aprimorados constantemente para garantir a qualidade do produto ou servio.

O gerenciamento da qualidade proposto com o objetivo de atingir um alto nvel na qualidade do produto onde sero envolvidos procedimentos adotados e estipulados para garantir o planejamento e controle do sistema. As qualidades sero identificadas e analisadas pela equipe desenvolvedora do projeto.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


O plano de gerenciamento da qualidade abrange as seguintes etapas: Planejamento da qualidade identificao dos padres de qualidade relevantes para o projeto e determinao de como satisfaz-los. Realizar a garantia da qualidade aplicao das atividades de qualidade planejadas e sistemticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessrios para atender aos requisitos. Realizar o controle da qualidade monitoramento de resultados especficos do projeto a fim de determinar se eles esto de acordo com os padres relevantes de qualidade e identificao de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatrio.

2.

FLUXOGRAMA DE PROCESSO DO PRODUTO

Ilustrao 1: Fluxograma de processo.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


ORDEM QUALIDADE Documentao. 1 IDENTIFICAO Documentos no formatados ou formatados inadequadamente. Prazo de entrega. 2 Cumprimento de tarefas durante a execuo do projeto. Comunicao. 3 Implementao. 4 Comunicao entre os stakeholders. Formalizar cdigos, funes e variveis para garantir maior manutenibilidade. Interface com o usurio. Modelagem. 5 Diagramas de classes, entidades e relacionamentos, pacotes e casos de uso. A equipe de gerenciamento da comunicao estabelecer um plano de comunicao entre os stakeholders. Prevenir cdigos no utilizados (variveis, parmetros, funes etc.). Estabelecer identao do cdigo. Ser definido um padro para atribuio de nomes a variveis. Reviso do cdigo pela prpria equipe de desenvolvimento. No pode ser feita por quem criou a funo. PLANO Todo e qualquer documento dever estar normalizado conforme o padro estabelecido pela equipe levando em considerao o padro ABNT. Todos os envolvidos devem entregar suas tarefas dentro do prazo estimado. Gerente e sub-gererntes, juntamente com o plano de gerenciamento do tempo controlam o tempo e prazo para execuo das tarefas. Todos devem seguir o plano com comprometimento. GARANTIA Equipe revisora de documentos garante formatao adequada e correo de possveis erros.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


ORDEM QUALIDADE Banco de dados. 6 IDENTIFICAO Repositrio onde ficaro armazenados os dados do cliente. Teste. 7 Testes. PLANO O responsvel pelo banco de dados dever seguir os diagramas mantendo assim o padro de nomes de tabelas e atributos, garantindo os relacionamentos existentes. A equipe de desenvolvimento entregar prottipos de testes para outros membros do projeto para identificao, preveno e correo de possveis erros. A equipe de desenvolvimento acompanhar os testes e certificar que os possveis erros encontrados sero corrigidos. GARANTIA O backup efetuado pela empresa juntamente com o SGDB iro garantir a integridade dos dados.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


GERENCIAMENTO DA COMUNICAO 1. INTRODUO A Gerncia da Comunicao uma das reas de conhecimento do projeto que inclui os processos essenciais a fim de assegurar, no tempo certo, a gerao, disseminao e armazenamento das informaes do projeto. Tem por objetivo, incentivar e agilizar os processos internos, facilitar a soluo de problemas, de conflitos, e a tomada de deciso em tempo hbil; inclusive uma forma de unir a equipe e propiciar o alto desempenho, e com isso a troca de informaes no envio e recebimento de mensagens, de forma esmerada. Alm disso, trata-se de um elemento chave na construo e manuteno de um relacionamento slido entre os membros da equipe e, em especial com o cliente, de forma a reforar a credibilidade e o respeito mtuo. essencial que todos os envolvidos estejam preparados e

familiarizados com forma de enviar e receber as informaes necessrias ao bom desenvolvimento do projeto, inclusive da importncia de como as comunicaes afetam o projeto como um todo. O gerenciamento das comunicaes do projeto incluem os seguintes processos: Planejamento das Comunicaes Distribuio das Informaes Relatrio de Desempenho Gerenciar as partes interessadas.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


Esses processos interagem um com o outro e tambm com processos de outras reas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforo de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, com base nas necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos. Assim sendo o presente documento abordar as informaes e comunicaes necessrias para os interessados: quem necessita e de qual informao necessita; quando necessitaro da referida informao e como essa informao ser fornecida.

2.

PLANEJAMENTO DAS COMUNICAES A princpio, os requisitos da comunicao sero abordados de acordo

com o cronograma proposto para o desenvolvimento, tanto da proposta de soluo apresentada ao cliente JACONIAS TI SOLUTIONS, baseadas nas tcnicas de Estimativas de Pontos por Caso de Uso e de Pontos por Funo, da qual o cliente optou pela tcnica de Estimativa de Pontos por Caso de Uso; quanto ao sistema a ser desenvolvido baseado na tcnica optada pelo cliente. As necessidades de informaes para o projeto em questo estaro relacionadas na tabela em anexo, onde conter uma sntese, inclusive com os demais itens relacionados a comunicao. Os meios de comunicao utilizados sero atravs da troca de e-mails e reunies com a equipe e com o cliente, gerenciadas pelo Gerente de Projeto e lideres de cada rea Lder de Desenvolvimento e Lder Administrativo, os quais sero responsveis por repassar as informaes coletadas junto ao cliente, aos demais membros da equipe.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


A troca de informaes proveniente de qualquer um dos membros da equipe no sentido de esclarecer dvidas relacionadas ao desenvolvimento de determinada atividade ser feita via e-mail ou pessoalmente, junto ao gerente de projeto, estas informaes no sero registradas, somente se estas implicarem em possveis alteraes. As informaes coletadas com o cliente nas reunies, em que no haja a presenta integral da equipe, sero repassadas aos membros desta, pelo Gerente de Projeto ou Lder; porm ambos tero que estar a par das informaes transmitidas a equipe, integralizando inclusive o cliente, para que este acompanhe o repasse das informaes. As sugestes de alteraes propostas pelo cliente sero coordenadas e debatidas com o mesmo, pelo gerente de projeto, com participao dos lderes das reas. Possveis sugestes de alteraes, propostas por membros da equipe, devero ser transmitidas ao gerente de projeto, e inclusive ao cliente; podendo ou no incluir o repasse aos demais membros do projeto, isso se o gerente do projeto julgar necessrio. As informaes trocadas em reunies feitas com o cliente so registradas em ata com formulrio padro, enviada por e-mail ao cliente, e repassada aos membros interessados da equipe conforme definido pelo gerente de projeto. As informaes trocadas em reunies internas so registradas em ata com formulrio padro, e enviada por e-mail aos membros interessados da equipe conforme definido pelo gerente de projeto. As sugestes de alteres, inclusive propostas, sero registradas em relatrio padro e enviado por e-mail ao cliente e aos membros interessados da equipe conforme definido pelo gerente de projeto, e anexado ao projeto final.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


Embora tenha sido determinado a troca de informaes via e-mail, fica estipulada reunies semanais, preferencialmente de quinta-feira para o repasse de informaes, inclusive do andamento das atividades, ao gerente de projeto; e de sexta-feira, ao cliente. Porm fica em aberto, tanto por parte do gerente de projeto, quanto do cliente, a realizao de reunies estraordinrias sempre que houver necessidade. Os prazos a serem cumpridos sero seguidos conforme definidos no cronograma proposto no documento de gerenciamento de tempo. 2.1 RESTRIES Ausncia de um membro da equipe em determinada reunio fazendo com que este fique desatualizado e com isso necessitando que outro membro da equipe transmita o que j foi discutido.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


CANAL
(canal de informao utilizado)

CONTEDO DA MENSAGEM / OBJETIVO


(contedo da mensagem com seu objetivo claramente expresso)

PERIODICIDADE
(periodicidade em que deve ocorrer a comunicao)

MEIO DE ACESSO
(maneira que a informao ser disponibilizada)

RESPONSVEL
(responsvel pela comunicao)

DESTINATRIO / GRUPO DE AUDINCIA


(receptor e/ou receptores da mensagem)

DISPONIBILIZAO FINAL
(forma final de registro da informao)

Reunio

- Pesquisas - Levantamento de necessidades e de solues

semanal.

e-mail

- Gerente de Projeto

- Gerente do Projeto - Equipe do Projeto

- Atas ou relatrios (formulrio padro)

Reunio Reunio Reunio

- Definio de requisitos - Implementao dos requisitos - Alteraes

semanal semanal semanal

e-mail e-mail e-mail

- Gerente de Projeto - Gerente de Projeto - Gerente de Projeto

Cliente Equipe do Projeto Equipe do Projeto

- Atas ou relatrios (formulrio padro) - Relatrios (formulrio padro) - Atas ou relatrios (formulrio padro)

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


GERENCIAMENTO DE RISCOS 1. INTRODUO Os riscos tm merecido uma ateno especial dos gerentes de projeto, devido no s as grandes somas de dinheiro que esto em suas mos. Gerenciamento de riscos possibilita a chance de melhor compreender a natureza do projeto, envolvendo os membros do projeto de tal modo que permite identificar e responder s potenciais foras e riscos do projeto e responder a eles, geralmente associados a tempo, qualidade e custos. Portanto, a sobrevivncia de qualquer empreendimento, atualmente, est intimamente vinculada ao conceito de aproveitar uma oportunidade, dentro de um espectro de incertezas. Os que fazem gesto dos riscos se tornarem to importante so diversos fatores, como o aumento da competitividade, o avano tecnolgico e as condies econmicas, que fazem com que os riscos assumam propores muitas vezes incontrolveis. Se baseamos no PMBOK para desenvolver o plano de gerenciamento de riscos. O PMBOK subdivide o gerenciamento de riscos em seis processos: Planejamento do gerenciamento de riscos Identificao de riscos. Anlise qualitativa de riscos. Anlise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas de riscos.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


IDENTIFICAO E CLASSIFICAO DOS RISCOS

ORDEM

RISCO Qualidade na

CLASSIFICAO Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho. Riscos tcnicos, qualidade ou gerencia de projeto.

INCIDNCIA Incidncia nos dois documentos entregues. Incidncia na entrega da apresentao da

PONTOS DE RISCO Confiabilidade e segurana do cliente. Confiabilidade e segurana do cliente.

IMPACTO alto.

OBJETIVO ESPERADO baixa.

documentao. Atraso na entrega das

Muito alto.

Muito baixa.

solues.

desempenho; Riscos de soluo. Falta de comunicao Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho; Riscos de gerncia de projeto. Pouca interao junto Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho; Riscos de gerncia de projeto. Falta de Riscos tcnicos da Constante. Freqente. Confiabilidade e segurana do cliente; Falta de escopo do projeto; Bom levantamento de requisitos. Qualidade de documentao, atraso na entrega de solues. Constante. Desenvolvimento e concluso do projeto. Alto. Muito baixa. qualidade ou Moderado. Baixa. Alto. Muito baixa. ao cliente. Freqente. Qualidade de documentao, atraso na entrega de solues. Alto. Muito baixa.

e interao da equipe.

5 6

atribuio/definio de Gerncia de Projeto. tarefas. Escopo inconsistente. Riscos tcnicos,

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


ORDEM RISCO CLASSIFICAO desempenho; Riscos de gerncia de projeto. No cumprimento do 7 Riscos do projeto; Risco externo. Frustrao de 8 expectativas. Solues complexas. 9 Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho. Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho. Falta de conhecimento Riscos tcnicos, 10 dos mtodos que o projeto est baseado. Possibilidade de bugs 11 no produto. Qualidade na 12 13 programao. Falta de testes prvios. qualidade ou desempenho. Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho. Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho. Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho. Detectada durante a fase de teste e implantao. Detectada na fase de implementao e teste. Detectada aps a concluso e implantao do Qualidade do produto; Confiabilidade e segurana do cliente. Muito alto. Muito baixa. Qualidade do produto; Confiabilidade e segurana do cliente. Qualidade do produto. Moderado. Baixa. Moderado. Baixa. Pode ocorrer durante todo o projeto. Desenvolvimento, qualidade Muito alto. e concluso do projeto. Baixa. Pode ocorrer durante todo o projeto. Desenvolvimento, qualidade Muito alto. e concluso do projeto. Baixa. Pode ocorrer durante Qualidade do produto; Alto. Moderado. a execuo do projeto. Concluso do projeto. Detectada apenas ao final do projeto. Concluso do projeto como um todo. Moderado. Baixa. projeto como um todo. desenvolvimento do INCIDNCIA PONTOS DE RISCO IMPACTO OBJETIVO ESPERADO

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


ORDEM RISCO CLASSIFICAO INCIDNCIA projeto. PONTOS DE RISCO IMPACTO OBJETIVO ESPERADO

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


2. PLANO DE RESPOSTA AOS RISCOS O plano de resposta aos riscos visa traar estratgias de ao para diminuir, corrigir e/ou prevenir a ocorrncia dos riscos identificados.

RISCO Qualidade na documentao.

CAUSA FUNDAMENTAL

PLANO DE AO

RESPONSVEL Gerente/ equipe de pesquisa

Falta de planejamento Definir membros da equipe para correo e reviso dos documentos. para reviso e correo da documentao delegando as responsabilidade. Priorizar prazos e definir responsveis pela execuo das entregas. Elaborao e aplicao do plano de gerenciamento de comunicao; Realizar reunies peridicas com a equipe. Pouca experincia da Melhorar a comunicao e equipe. postura, principalmente entre o cliente e a equipe de levantamento de requisitos.

Atraso na entrega das solues. Falta de comunicao e interao da equipe. Pouca interao junto ao cliente.

M organizao e definio de papis dentro da equipe. Pouca experincia dos membros em trabalhar em equipe.

Toda a equipe

Toda a equipe

Gerente / Equipe de Analise

Falta de atribuio; Definio de tarefas.

Pouca experincia da Aplicao do plano de equipe. gerenciamento de comunicao; Melhora no processo de atribuio e diviso de tarefas, policiamento e cobrana pelos gerentes.

Gerente / Toda a equipe

Escopo inconsistente.

Dificuldade na interpretao e compreenso do problema e da soluo do projeto.

Melhorar o gerenciamento de escopo; Buscar maior integrao da equipe; Realizar reunies para focar o objetivo do projeto e estabelecer metas. Buscar agilidade nos processos de anlise e desenvolvimento; Estudo

Equipe de Analise

No cumprimento Curto prazo de do projeto como um todo. desenvolvimento; Complexidade do

Gerente (toda equipe)

PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO


RISCO CAUSA FUNDAMENTAL projeto. apurado dos mtodos a serem utilizados e empenho extra da equipe. Frustrao de expectativas. Dificuldade na interpretao e compreenso do problema e da soluo do projeto; equipe. Solues Complexas. Soluo para o problema utilizar mtodos complexos. Falta de conhecimento o projeto est baseado. Possibilidade de bugs no produto. No conhecimento dos mtodos desenvolvimento do projeto. Soluo complexa; Falta de teste. Estudo apurado dos mtodos a serem utilizados; nfase na fase de testes e reviso constante do projeto. Qualidade na programao. Curto prazo para desenvolvimento; Soluo complexa. Falta de testes prvios. Curto prazo para desenvolvimento; Testes falhos. Aplicao do plano de gerenciamento da qualidade; Reviso de cdigo; Teste no sistema. Aplicao do plano de gerenciamento da qualidade; nfase na realizao de testes. Equipe de Teste Equipe de Desenvolvimento Equipe de Desenvolvimento Entrevistas com os membros da gerncia e equipe do projeto para mapear as expectativas relacionadas ao projeto e aos produtos finais; comunicao. Estudo apurado dos mtodos a serem utilizados, utilizar pesquisas externas se for o caso. Estudo apurado dos mtodos a serem utilizados. Equipe de analise Gerente (toda equipe) Gerente (toda equipe) PLANO DE AO RESPONSVEL

Pouca experincia da Plano de gerenciamento de

dos Mtodos que utilizados no

Vous aimerez peut-être aussi