Vous êtes sur la page 1sur 11

S ER VI O S P B LI CO S Conceito Existem duas correntes internacionais que conceituam servios pblicos, so elas: 1.

Corrente Formalista - entende como servio pblico todo aquele prestado pelo Estado, independentemente de sua natureza, afirmando no ser possvel retirar um ncleo essencial nos servios prestados. 2. Corrente Essencialista afirma ser servio pblico somente aquele prestado com caractersticas de essencialidade e necessidade para a sobrevivncia da sociedade, portanto sujeita-se ao regime jurdico prprio dos servios pblicos. No Brasil, a doutrina majoritria adota a corrente formalista, conforme veremos abaixo: todo aquele prestado pela Administrao ou por seus agentes delegados, sob normas e controles estatais para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade ou simples convenincia do Estado Classificao 1) Servio Pblico propriamente dito ou de utilidade pblica: Servio Pblico So os que a Administrao presta diretamente comunidade. So servios essenciais e necessrios para a sobrevivncia do bem comum da sociedade. Exemplo: Servios de polcia. Servios de Utilidade Pblica So aqueles prestados diretamente pela Administrao ou atravs das concessionrias ou permissionrias de servios pblicos. So servios em que h convenincia administrativa, porm no h essencialidade, nem necessidade. Exemplo: Transporte coletivo. 2) Servios Prprios ou imprprios do Estado Servios Prprios So aqueles prprios da Administrao e que se relacionam intimamente com as atribuies do Poder Pblico.Tais servios por serem essenciais, so geralmente gratuitos ou de baixa remunerao. Exemplo: Segurana pblica. Servios Imprprios do Estado So os demais servios que no so essenciais, mas satisfazem interesses comuns de seus membros. Exemplo: Servios prestados por concessionrias. 3) Servios Administrativos ou Industriais Servios Administrativos So os que a Administrao executa para satisfazer suas necessidades internas. Exemplo: Dirio Oficial e servios de rotina Servios Industriais So os que produzem renda atravs da cobrana de tarifa ou preo pblico para quem o presta. Exemplo: Transporte coletivo. 4) Servios uti universi ou Gerais ou Servios uti singuli ou Individuais Servios uti universi ou Gerais So os que a administrao presta para atender coletividade. A Administrao presta com recursos prprios. Exemplo: Polcia. Servios uti singuli ou Individuais So os que apresentam usurios determinados. A sua utilizao mensurvel, portanto pode-se medir o quanto cada destinatrio usufruiu. A Administrao ou o agente delegado presta mediante a cobrana de tarifa. Exemplo: Servio prestado por concessionria de servio pblico (telefonia, gua, energia eltrica, etc).

Regulamentao e Controle A regulamentao e o controle dos servios pblicos cabero sempre Administrao Pblica. Mesmo que tais servios sejam terceirizados, ou seja, delegados a terceiros, no retira do Estado seu poder de regulament-los e control-los, pois este poder indeclinvel. Pois se o servio se mostrar defeituoso, inapto, deficiente ou em desacordo com as obrigaes que foram impostas pela Administrao Pblica, pode o Estado intervir para regularizar o funcionamento ou retirar-lhe a prestao. Neste caso cabem a regras de licitao e contratos administrativos. Competncia dos servios pblicos Unio artigo 21, X ao XII da Constituio Federal; Estados artigo 25 1e 2 da Constituio Federal; Distrito Federal artigo 32 1 da Constituio Federal e Municpios artigo 30, V da Constituio Federal Formas e Meios 1) Servio centralizado aquele prestado pela prpria Administrao, atravs de seus prprios rgos e sob sua exclusiva responsabilidade. . 2) Servio Descentralizado aquele em que o poder pblico transfere a titularidade por: 1) Outorga ( transferncia da titularidade e da execuo do servio ) Exemplo: Criao de uma Autarquia. 2) Delegao ( Administrao mantm a titularidade e delega a execuo do servio ) Exemplo: Delegao do servio pblico a uma concessionria de servio pblico. 3) Servio Desconcentrado o que a Administrao presta centralizadamente, atravs de diversos rgos. Exemplo: A Administrao arrecada centralizadamente ( competncia da Unio ) o imposto de renda atravs de diversos rgos da Receita Federal espalhados pelo pas. Servios Delegados H delegao quando o Estado transfere a execuo do servio para o agente delegado, por contrato, Concesso, ou ato unilateral, Permisso, ou ainda para qualquer pessoa que preste servios de interesse pblico, mediante Autorizao. O agente delegado, que ser um concessionrio ou permissionrio, prestar o servio por sua conta e em seu nome, servio que poder tambm ser prestado por um autorizatrio, nas condies regulamentares e sob o controle estatal. Concesso a delegao contratual da execuo do servio, na forma autorizada e regularizada pelo Poder Executivo. uma contrato administrativo e fica sujeito a todas as imposies da Administrao necessrias formalizao do ajuste, dentre as quais a autorizao governamental, a regulamentao e a licitao. Realizado com pessoas jurdicas ou consrcio delas; Sempre por prazo determinado Exige licitao e a modalidade ser sempre Concorrncia, tendo como formas de extino: Reverso; Encampao; Caducidade; Resciso; Anulao e Falncia da empresa ou falecimento do titular em caso de empresa individual (vide artigos 35 ao 39 da lei 8987/95) Permisso a delegao sob a forma de Termo de Permisso. Trata-se de contrato administrativo. Realizado com pessoas fsicas ou jurdicas. Regra geral feito por prazo indeterminado, pois pode ser revogado a qualquer tempo. Exige licitao, que poder ser sob qualquer modalidade.

Servio permitido servio de utilidade pblica, como a delegao de servios de transporte coletivo a empresas de nibus nas respectivas reas de sua competncia. formalizado por contrato de adeso, artigo 40 da Lei 8987 / 95, entretanto, embora formalizada por contrato, a permisso mantm seu carter de revogabilidade por ato unilateral da Administrao. Autorizao a delegao por ato unilateral da Administrao Pblica. Trata-se de ato administrativo discricionrio e precrio. Realizado com pessoas fsicas ou jurdicas. Servio autorizado servio que atenda a interesses coletivos instveis ou emergncia transitria. modalidade adequada para todos os servios que no exigem execuo pela prpria Administrao Pblica,como ocorre com os servios de txi, despachante, pavimentao de ruas por conta dos moradores, guarda particular de residncias. Por prestarem servios de interesse da comunidade, sujeitam-se autorizao do Poder Pblico, da Administrao Pblica, entretanto, a contratao desses servios com o usurio sempre uma relao de Direito Privado, sem participao ou responsabilidade do Poder Pblico.

CO N T RO L E E R E SP O NS AB I L I ZA O D A A DM IN IS T RA O Tipos de Controle 1. Controle Hierrquico o que resulta do escalonamento vertical dos rgos do Poder Executivo. Os rgos de cpula exercem o controle dos rgos subalternos. 2. Controle Finalstico o que a norma legal estabelece para as entidades autnomas, indicando a autoridade controladora, as faculdades a serem exercitadas e as finalidades. um controle limitado e externo. No tem fundamento hierrquico, porque no h subordinao entre a entidade controlada e a autoridade ou rgo controlador. um controle teleolgico, de verificao do enquadramento da instituio no programa geral do Governo. 3. Controle Interno o controle realizado por entidade ou rgo responsvel pela atividade controlada. o controle exercido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, sobre seus prprios atos ou pessoal. 4. Controle Externo o que se realiza por rgo estranho Administrao responsvel. Exemplo: A apreciao das contas dos Poderes Executivo e Judicirio pelo Poder Legislativo; Anulao de um ato do Poder Executivo pelo Poder Judicirio. 5. Controle Externo Popular Est previsto no artigo 31, p 3o. da CF, que estabelece que as contas do Municpio ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte. O controle poder ser exercido mediante ao popular ou mandado de segurana. 6. Controle Prvio ou Preventivo o que antecede a concluso ou operatividade do ato, como requisito para sua eficcia. Exemplo: Senado Federal autorizando a Unio a receber emprstimo de Estado Estrangeiro.

7. Controle Concomitante ou Sucessivo todo aquele que acompanha a realizao do ato para verificar a regularidade de sua formao. Exemplo: Realizao de uma auditoria durante a execuo do oramento. 8. Controle Subseqente ou Corretivo o que se efetiva aps a concluso do ato controlado.

Exemplo: Visto de autoridades superiores. 9. Controle de Legalidade ou Legitimidade Visa verificar a conformao do ato ou do procedimento administrativo com as normas legais que o regem. 10. Controle de Mrito Visa comprovao da eficincia do resultado, da convenincia ou oportunidade. Controle Administrativo o controle que o Poder Executivo e os rgos de administrao dos demais poderes exercem sobre suas prpria atividades. O controle administrativo deriva do poder-dever de autotutela que a Administrao tem sobre seus prprios atos ou agentes. Este controle normalmente exercido pelos rgos da cpula sobre os rgos subalternos. De acordo com a Smula 473 do STF A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Atravs do controle administrativo, a Administrao pode anular, revogar ou alterar seus prprios atos e punir seus agentes com as penalidades estatutrias. Meios de Controle Os meios de controle administrativos bipartem-se em fiscalizao hierrquica e recursos administrativos, embora a lei possa especificar outras modalidades mais adequadas para certos rgos ou entidades da Administrao Direta ou Indireta, como a prestao de contas, por exemplo. 1) Fiscalizao Hierrquica exercida pelos rgos superiores sobre os inferiores da mesma Administrao, visando a ordenar, coordenar,orientar e corrigir suas atividades e agentes. 2) Superviso Ministerial um meio atenuado de controle administrativo, geralmente aplicvel nas entidades da Administrao indireta vinculadas a um Ministrio, bem como queles rgos que esto subordinados a este. 3) Superviso Resulta do sistema legal imposto s autarquias e entidades paraestatais, sujeitas ao controle finalstico da Administrao que as instituiu. A superviso limitada aos aspectos que a lei indica para no suprimir a autonomia administrativa e financeira das entidades da administrao indireta, supervisionadas, vinculadas administrao central, supervisora. 4) Subordinao Decorre do poder hierrquico e admite o controle pleno pelo rgo superior.

Recursos Administrativos So todos os meios hbeis a propiciar o reexame da deciso interna pela prpria Administrao. O julgamento do recurso administrativo torna vinculante para a Administrao seu pronunciamento decisrio e atribui definitividade ao ato apreciado em ltima instncia. Aps a deciso em ltima instncia, o julgamento do recurso fica imodificvel pela prpria Administrao. Somente o Poder Judicirio poder reapreci-lo e julgar sua legitimidade. Os efeitos do recurso administrativo so, normalmente, devolutivo ou suspensivo. 1) Representao Administrativa a denncia formal e assinada de irregularidades internas ou de abuso de poder na prtica de atos da Administrao. O direito de representar constitucional, incondicionado, imprescritvel e independe do pagamento de taxas, artigo 5 , XXXIV, a. Poder ser exercido por qualquer pessoa, a qualquer tempo e em quaisquer circunstncias. 2) Reclamao Administrativa a oposio expressa a atos da Administrao que afetem direitos e interesses legtimos do administrado. O direito de reclamar amplo e se estende a toda pessoa fsica ou jurdica que se sentir lesada ou ameaada de leso pessoal ou patrimonial por atos ou fatos administrativos. 3) Pedido de Reconsiderao a solicitao da parte dirigida mesma autoridade que expediu o ato, para que o invalide ou o modifique nos termos da pretenso do requerente. Deferido ou indeferido, total ou parcialmente, no admite novo pedido, nem possibilita nova modificao pela autoridade que j reapreciou o ato. 4) Recursos Hierrquicos So todos aqueles pedidos que as partes dirigem instncia superior da prpria Administrao, propiciando reexame do ato. Podero ter efeito devolutivo e suspensivo ou somente devolutivo, que a regra. O efeito suspensivo concedido expressamente em lei, regulamento ou no despacho de recebimento do recurso. Recurso Hierrquico Prprio o que a parte dirige autoridade ou instncia superior do mesmo rgo administrativo, pleiteando reviso do ato recorrido. Recurso Hierrquico Imprprio o que a parte dirige a autoridade ou rgo estranho repartio que expediu o ato recorrido, como ocorre com os Tribunais Administrativos e com os Chefes do Poder Executivo.

5) Reviso do Processo o meio previsto para o reexame da punio imposta ao servidor, a pedido ou de ofcio, quando se aduzir fato novo ou circunstncia suscetvel de justificar sua inocncia ou a inadequao da penalidade aplicada. Coisa Julgada Administrativa Impropriamente chamada, a coisa julgada administrativa apenas uma precluso de efeitos internos. No tem alcance de coisa julgada judicial, porque o ato jurisdicional da Administrao um ato administrativo. O que ocorre na decises administrativas finais a precluso administrativa, ou a irretratabilidade do ato perante a prpria Administrao. Entretanto, h ainda meios judiciais de recurso. 6) Prescrio Administrativa A prescrio pressupe a existncia de uma ao judicial apta defesa de um direito, porque a prescrio representa a perda da respectiva ao, por inrcia do seu titular. Transcorrido o prazo prescricional, a Administrao, o administrado ou o servidor ficam impedidos de praticar o ato prescrito. Controle Legislativo O controle legislativo ou parlamentar o controle exercido pelos rgos legislativos ou por comisses parlamentares sobre determinados atos do Poder Executivo na dupla linha da legalidade e da convenincia pblica, pelo que caracteriza-se como um controle poltico, indiferente aos direitos individuais dos administrados, mas objetivando os superiores interesses do Estado e da comunidade. O Poder Legislativo no poder anular atos ilegais de outros poderes, entretanto, poder apurar irregularidades atravs de Comisses Parlamentares de Inqurito. um controle que deve limitar-se ao que prev a Constituio da Repblica Federativa do Brasil. A Constituio de 1988 ampliou as atribuies do Poder Legislativo para a fiscalizao e controle dos atos da Administrao. Ver artigo 49, X da Constituio de 1988. Alm da funo de fiscalizao dos atos da Administrao direta e indireta que a Constituio atribui ao Poder Legislativo, outras formas de controle poltico, como a de aprovao de tratados e convenes internacionais, artigo 49, I, autorizao ao Presidente da Repblica para declarar guerra e fazer paz, artigo 49, II, aprovao ou suspenso de interveno federal ou de estado de stio, artigo 49, IV, julgamento das contas do Presidente da Repblica, artigo 49, IX, e fiscalizao financeira e oramentria da Unio, com o auxlio do TCU, artigo 70. H ainda funes de controle legislativo privativas do Senado Federal, como a aprovao da escolha de Magistrados, Ministros do TCU, Governador de Territrio, Presidente e Diretores do Banco Central, Procurador-Geral da Repblica e titulares de outros cargos que a lei determinar, artigo 52, III. Fiscalizao Financeira e Oramentria A fiscalizao financeira e oramentria conferida ao Congresso Nacional. Refere-se prestao de contas de todo aquele que administra bens, valores ou dinheiros pblicos.

Toda a Administrao fica sujeita fiscalizao hierrquica, entretanto, por sua repercusso imediata ao errio, a administrao financeira e oramentria submete-se a maiores rigores em matria de acompanhamento. A Constituio determina o controle externo pelo Poder Executivo e o controle externo pelo Congresso Nacional, auxiliado pelo TCU, artigos 70 a 75. Controle Interno Visa a criao de condies indispensveis eficcia do controle externo e visa assegurar a regularidade da realizao da receita e da despesa, possibilitando o acompanhamento da execuo do oramento, dos programas de trabalho e a avaliao dos respectivos resultados. um controle de legalidade, convenincia, oportunidade e eficincia. Controle Externo Visa a comprovar a probidade da Administrao e a regularidade da guarda e do emprego dos bens, valores e dinheiros pblicos, bem como a fiel execuo do oramento. um controle poltico de legalidade contbil e financeira. A parte contbil fica a cargo do Poder Legislativo e a parte financeira a cargo do TCU. Atribuies dos Tribunais de Contas No controle externo da Administrao financeira e oramentria que se inserem as principais atribuies dos Tribunais de Contas, como rgos independentes, mas auxiliares dos rgos do Poder Legislativo e colaboradores dos rgos do Poder Executivo. Os Tribunais de Contas atuam com funes tcnicas opinativas, verificadoras, assessoradoras, e jurisdicionais administrativas. Principais Atribuies 1. parecer prvio sobre as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. 2. julgamento da contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da Administrao direta e indireta. 3. aplicao das sanes previstas em lei aos responsveis pelas ilegalidades apuradas. 4. fixar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei bem como sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso ao Poder Legislativo, artigo 71. No h controle prvio por parte do TCU sobre os atos ou contratos da Administrao direta e indireta. Controle Judicial o exercido privativamente pelos rgos do Poder Judicirio sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. um controle a posteriori, unicamente de legalidade, por restrito verificao da conformidade do ato com a norma legal que o rege. um meio de preservao de direitos individuais, porque visa a impor a observncia da lei em cada caso concreto, quando reclamada por seus beneficirios.

Esses direitos podem ser pblicos ou privados, entretanto, sempre subjetivos e prprios de quem pede a correo judicial do ato administrativo, salvo na ao popular e na ao civil pblica, em que o autor defende o patrimnio da comunidade lesado pela Administrao. Atos sujeitos a Controle Comum Os atos sujeitos a controle judicial comum so os administrativos em geral. No nosso sistema de jurisdio judicial nica, consagrado pelo preceito constitucional de que no se pode excluir da apreciao do Poder Judicirio qualquer leso ou ameaa a direito, individual ou coletivo (art. 511, XXXV), a Justia Ordinria tem a faculdade de julgar todo ato de administrao praticado por agente de qualquer dos rgos ou Poderes de Estado. Sua limitao apenas quanto ao objeto do controle, que h de ser unicamente a legalidade, sendo-lhe vedado pronunciar-se sobre convenincia, oportunidade ou eficincia do ato em exame, ou seja, sobre o mrito administrativo. Atos sujeitos a Controle Especial Enquanto os atos administrativos em geral expem-se reviso comum da Justia, outros existem que, por sua origem, fundamento, natureza ou objeto, ficam sujeitos a um controle especial do Poder Judicirio, e tais so os chamados atos polticos, os atos legislativos e os interna corporis. Essa peculiaridade tem conduzido a maioria dos autores a consider-los insuscetveis de apreciao judicial, o que no correto afirmar, porque a Justia os aprecia, apenas com maiores restries quanto aos motivos ou via processual adequada. Atos polticos Atos polticos so os que, praticados por agentes do Governo, no uso de competncia constitucional, se fundam na ampla liberdade de apreciao da convenincia ou oportunidade de sua realizao, sem se aterem a critrios jurdicos preestabelecidos. So atos governamentais por excelncia, e no apenas de administrao. So atos de conduo dos negcios pblicos, e no simplesmente de execuo de servios pblicos. Da seu maior discricionarismo e, conseqentemente, as maiores restries para o controle judicial. Mas nem por isso afastam a apreciao da Justia quando argidos de lesivos a direito individual ou ao patrimnio pblico. Exemplo Poder Executivo quando veta projeto de lei, quando nomeia Ministro de Estado, quando concede indulto. Poder Legislativo quando rejeita veto, quando aprova contas, quando cassa mandato. Poder Judicirio quando prope a criao de tribunais inferiores, quando escolhe advogado e membro do Ministrio Pblico parar compor o quinto constitucional. Em todos esses exemplos so as convenincias do Estado que comandam o ato e infundem-lhe carter poltico que o torna insuscetvel de controle judicial quanto valorao de seus motivos. Entretanto, ningum pode contrariar a Constituio e essa mesma Constituio veda se exclua da apreciao do Poder Judicirio qualquer leso ou ameaa a direito, individual ou coletivo (art. 511, XXXV), segue-se que nenhum ato do Poder Pblico deixar de ser examinado pela Justia quando argido de inconstitucional ou de lesivo de direito subjetivo de algum. Atos legislativos Os atos legislativos, ou seja, as leis propriamente ditas, normas em sentido formal e material, no ficam

sujeitos a anulao judicial pelos meios processuais comuns, mas sim pela via especial da ao direta de inconstitucionalidade e, agora, tambm pela ao declaratria de constitucionalidade, tanto para a lei em tese como para os demais atos normativos. E assim porque a lei em tese e os atos normativos, enquanto regras gerais e abstratas, no atingem os direitos individuais e permanecem inatacveis por aes ordinrias ou, mesmo, por mandado de segurana. Somente pela via constitucional da representao de inconstitucionalidade e atravs de processo especial que o STF pode declarar a inconstitucionalidade da lei em tese ou de qualquer outro ato normativo. Meios de Controle Judicirio Os meios de controle judicirio ou judicial dos atos administrativos de qualquer dos Poderes so as vias processuais de procedimento ordinrio, sumrio ou especial de que dispe o titular do direito lesado ou ameaado de leso para obter a anulao do ato ilegal em ao contra a Administrao Pblica. Essa regra est excepcionada pela ao popular e pela ao civil pblica, em que o autor no defende direito prprio mas, sim, interesses da coletividade ou interesses difusos, e pela ao direta de inconstitucionalidade e pela declaratria de constitucionalidade. Em princpio, cabem contra a Fazenda Pblica todos os procedimentos judiciais contenciosos aptos a impedir ou reprimir a ilegalidade da Administrao, a invalidar o ato ilegal ou abusivo e a propiciar a reparao do dano patrimonial causado ao administrado. Entretanto, h aes especiais, adequadas para coibir determinadas ilegalidades ou abusos de autoridade e, at mesmo, invalidar a lei em tese quando inconstitucional, as quais veremos sucintamente a seguir. 1) Mandado de Segurana Individual Mandado de segurana individual o meio constitucional, artigo 5o, LXIX, posto disposio de toda pessoa fsica ou jurdica, rgo com capacidade processual ou universalidade reconhecida por lei para proteger direito individual, prprio, lquido e certo, no amparado por hbeas corpus, lesado ou ameaado de leso por ato de qualquer autoridade. O mandado de segurana ao civil de rito sumrio especial, sujeito a normas procedimentais prprias, pelo qu s supletivamente lhe so aplicveis disposies gerais do Cdigo de Processo Civil. Destina-se a coibir atos ilegais de autoridade que lesam direito subjetivo, lquido e certo, do impetrante. Por ato de autoridade, suscetvel de mandado de segurana, entende-se toda ao ou omisso do Poder Pblico ou de seus delegados, no desempenho de suas funes ou a pretexto de exerc-las. Direito lquido e certo o que se apresenta manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercitado no momento da impetrao. O prazo para impetrao de cento e vinte dias do conhecimento oficial do ato a ser impugnado. O mandado de segurana individual admite suspenso liminar do ato, e, quando concedida, a ordem tem efeito mandamental e imediato, no podendo ser impedida sua execuo por nenhum recurso comum, salvo pelo presidente do tribunal competente para apreciao da deciso inferior. 2) Mandado de Segurana Coletivo Mandado de segurana coletivo, posto disposio de partido poltico com representao no Congresso Nacional, ou de organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda, e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

Seus pressupostos so os mesmos do mandado de segurana individual. A tutela no individual, mas coletiva. A liminar, nestes casos, s ser concedida aps audincia da pessoa jurdica de Direito Pblico. 2) Ao Popular via constitucional, artigo 5o, LXXIII, posta disposio de qualquer cidado para obter a anulao de atos ou contratos administrativos, ou a eles equiparados, lesivos ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa e ao meio ambiente natural ou cultural. um instrumento de defesa dos interesses da coletividade, utilizvel por qualquer de seus membros, no gozo de seus direitos cvicos e polticos. Por ela no se amparam direitos prprios mas, sim, interesses da comunidade. O beneficirio direto e imediato da ao no o autor popular, o povo, titular do direito subjetivo ao Governo. Tem fins preventivos e repressivos da atividade administrativa lesiva do patrimnio pblico, assim entendidos os bens e direitos de valor econmico, artstico, esttico ou histrico. A prpria lei regulamentadora indica os sujeitos passivos da ao e aponta casos em que a ilegalidade do ato j faz presumir a lesividade ao patrimnio pblico, alm daqueles em que a prova fica a cargo do autor popular. 4) Ao Civil Pblica o instrumento processual adequado para reprimir ou impedir danos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico e a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. No se presta a amparar direitos individuais, nem se destina reparao de prejuzos causados a particulares pela conduta comissiva ou omissiva do ru. A Constituio Federal, artigo 129, III, atribui ao Ministrio Pblico, como funo institucional, a promoo de inqurito civil e de ao civil pblica para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. 5) Mandado de Injuno Mandado de Injuno o meio constitucional posto disposio de quem se considerar prejudicado pela falta de norma regulamentadora que torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania, artigo 5o, LXXI. Se a norma existe, no cabe o mandado de injuno, mas, sim, o exame de sua inconstitucionalidade ou ilegalidade. O STF tem entendido que, no obstante o carter mandamental do instituto, possvel a cominao de prazo para o rgo competente editar a norma demandada, suprindo, assim, a mora legislativa, sob pena de, vencido esse prazo, assegurar, concretamente, apenas em relao ao impetrante o exerccio do direito inviabilizado pela falta da norma. 6) Hbeas Data o meio constitucional posto disposio de pessoa fsica ou jurdica para lhe assegurar o conhecimento de registros concernentes ao postulante e constantes de reparties pblicas ou particulares acessveis ao pblico, ou para retificao de seus dados pessoais, artigo 5, LXXIII, a e h. 7) Ao direta de inconstitucionalidade

A ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual est prevista na Constituio da Repblica, artigo 102, I, a, como competncia originria do STF. Por essa ao, que pode ser ajuizada a qualquer tempo, STF, Smula 360, pelo Procurador-Geral da Repblica ou por qualquer das autoridades, das entidades ou dos rgos que a prpria Constituio enumera, artigo 103, ataca-se a lei em tese ou qualquer outro ato normativo antes mesmo de produzir efeitos concretos, e a deciso declaratria da inconstitucionalidade deve ser obedecida no s na esfera judiciria como pelas demais autoridades incumbidas da aplicao da lei ou ato invalidado. O Plenrio do STF, na forma regimental, artigo 170, 1o, tem concedido suspenso liminar da lei impugnada, entretanto, a suspenso definitiva cabe ao Senado Federal, nos expressos termos do artigo 52, X, da CF, at que a norma seja revogada pela Cmara que a votou, pois o Judicirio no anula nem revoga normas legislativas, s anula atos administrativos ilegais, reconhecendo e declarando, apenas, sua ineficcia quando contrrias Constituio. 8) Medida Cautelar O pedido de medida cautelar, feito pelo argente da inconstitucionalidade, ser julgado originariamente pelo STF, artigo 102, I, p da CF. Essa medida cautelar exige os mesmos pressupostos das cautelares comuns, e segue a tramitao regimental do STF, artigo 170, 1 . 9) Ao de Inconstitucionalidade por Omisso A ao de inconstitucionalidade por omisso, prevista no artigo 103, 2o da CF, segue, quanto legitimidade ativa e competncia, as mesmas regras da ao direta de inconstitucionalidade. Ela no objetiva a prtica de determinado ato, concretamente, como no mandado de injuno, mas, sim, a expedio de ato normativo necessrio para o cumprimento de preceito constitucional que, sem ele, no poderia ser aplicado. 10) Ao Declaratria de Constitucionalidade A ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, est prevista no artigo 102, I, a, da CF. 11) Outra Aes Outras aes especiais ou ordinrias podem ser adequadamente utilizadas pelo particular contra a Administrao, tais como as aes possessrias, ao de nunciao de obra nova, ao de consignao em pagamento.

Vous aimerez peut-être aussi