Vous êtes sur la page 1sur 8

Escola SENAI talo Bologna M1TE

NATHAN GUSTAVO VIEIRA RIBEIRO

Itu / SP 09 de Maro de 2013

Escola SENAI talo Bologna M1TE

Trabalho da disciplina de informtica com o auxlio do Professor Marco Paseto.

NATHAN GUSTAVO VIEIRA RIBEIRO

Itu / SP 09 de Maro de 2013

Informtica - Rugby

SUMRIO

HISTRIA ........................................................................................................ 04 EVOLUO DAS REGRAS ............................................................................. 05 CALENDRIO ANUAL DE CAMPEONATOS .................................................. 06 TERCEIRO TEMPO ......................................................................................... 07 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................. 08

Informtica - Rugby

HISTRIA
A origem do rugby deriva de uma espcie de lenda onde uma jogada irregular do Futebol na qual um jogador do colgio de Rugby(Situado na cidade inglesa de mesmo nome), de nome William Webb Ellis teria pegado a bola de futeblo e saiu correndo com a bola entre as mos e seguir at a linha de fundo adversria, segundo dados histricos esse dia teria acontecido provavelmente em 1823 porm no uma data certa por no haver registro histrico. Entretanto sabe-se que o Rugby surgiu atravs do futebol e que suas primeiras bolas oficiais teriam surgido no sculo XIX. Atualmente este esporte controlado pela International Rugby Board(IRB) qual cuida dos campeonatos mundiais e controla todas as regras que necessitam ser adcionadas ou removidas por conta da diferena do tempo onde surgiram novas tcnologias para o auxilio do atleta. O primeiro jogo registrado a nvel internacional foi a partida entre Inglaterra e Esccia (fig 1) em 27 de Maro de 1871 cujo foi vencido pela inglaterra por 7 a 5.

Informtica - Rugby

EVOLUO DAS REGRAS


Vrias mudanas foram aplicadas ao rugby ao longo do tempo e continuam vlidas at hoje. era marcado apenas o try e o penal separadamente. O chute por penalidade passou a valer 4 pontos em 1891. Em 1948, passou a valer 3 pontos e mantmse at hoje. O chute de penalidade valia 2 pontos at 1891, depois passou a valer 3 pontos e mantm-se at hoje. O chute durante o jogo foi introduzido em 1899 inicialmente valendo 4 pontos, em 1905 passou a valer 3 pontos, e foi abandonado em 1971. Em 1892, foi adotado o formato da bola oval.

O nmero de jogadores foi reduzido de 20 para 15 em 1877. O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes,

Informtica - Rugby

CALENDRIO ANUAL DE CAMPEONATOS

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out Nov Dez

Ligas europias

Ligas europias

Copa Heineken

Copa Heineken

Copa Heineken

Seis Naes

Tours de Vero

The Rugby Championship

Super 14

Currie Cup

Air New Zealand Cup

O campeonato das Seis naes um campeonato onde Seis Paises ( Itlia, Frana , Inglaterra , Pais de Gales, Esccia e Irlanda) The Rugby Championship um campeonato de 4 times que so convidados geralmente formados por (Nova Zelandia, Austrlia, Africa do Sul e Argentina) Super 14 o campeonato frances. Copa Heineken uma copa feita para Clubes da europa.

Informtica - Rugby

TERCEIRO TEMPO
No rugby, diferentemente de outros esportes, existe uma "Terceira Parte", que consiste na reunio das duas equipes para comemorar o jogo e comentar lances e expectativas dos dois times. No Terceiro Tempo, esquecida a possvel rivalidade existente entre as duas equipes, o que resulta numa das melhores caractersticas do esporte, que a camaradagem entre os jogadores e entre as torcidas. de costume que o Terceiro Tempo seja bancado pelo time da casa e oferecido ao time visitante.

Informtica - Rugby

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

BRANDO, Carlos. Seis Naes. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Na%C3%A7%C3%B5es>. Acesso em: 11 mar. 2013. ANNIMO. Histria do Rugby. Disponvel em: <http://www.portaldorugby.com.br/entendao-rugby/historia-do-rugby>. Acesso em: 11 mar. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi