Vous êtes sur la page 1sur 9

O Poder de Uma Vida Irrepreensvel!

(The Power of a Blameless Life!)

Arquivo do Texto Simples + ndice dos Sermes em Portugus + Capela + Subscrio + Copyright

Por David Wilkerson 12 de julho de 1993 __________


"Vs e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relao a vs outros, que credes" (I Tessalonicenses 2:10). Eis uma afirmao muito forte para ser feita: convocar a Deus como testemunha de sua santidade! Mesmo assim, sem vacilar, Paulo jactou-se junto aos crentes em Tessalnica: "Eu e os meus colaboradores vivemos de modo irrepreensvel diante de vocs e de Deus. A nossa conduta foi reta e pura. Deus testemunha do nosso procedimento santo - mas vocs tambm so testemunhas. Vocs viram que andamos de maneira santa e irrepreensvel diante de Deus e dos homens!" Paulo era um pregador eficiente. E ele conhecia o segredo de sua eficincia em levar as pessoas a Deus. Ele podia se apresentar ousadamente diante de todo ser vivente, de toda potestade, e testificar: "Vivo diariamente sob o olhar atento de um Deus santo. Ando sempre como se os Seus olhos santos estivessem sobre mim. E todos vocs so testemunhas da minha vida irrepreensvel!" O apstolo desejava que todo crente tivesse o mesmo poder que ele tinha em levar as pessoas a Deus. E orava dia e noite que todos os filhos de Deus fossem confirmados santos e inculpveis diante do Senhor: "Afim de que seja o vosso corao confirmado em santidade, isento de culpa, na presena de nosso Deus...na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos" (I Tessalon. 3: 13). Quero compartilhar com voc a descrio que Paulo faz de uma vida irrepreensvel e do poder que uma vida deste tipo libera:

Paulo Explica Claramente o Que Uma Vida Irrepreensvel

Aqui est o procedimento que se exige de um crente santo, justo e irrepreensvel, segundo Paulo. 1. Ser irrepreensvel no possuir nenhum tipo de engano. "Pois a nossa exortao no procede de engano..." (I Tess. 2:3). O cristo irrepreensvel aquele que no possui nenhum engano no corao!

Paulo disse: "No fui um enganador, pregando uma coisa e vivendo outra. O meu procedimento foi um livro aberto!" Ele contudo avisou os corntios de que certos homens viriam declarando serem apstolos. Disse: "Eles se vangloriam de serem como eu sou, sem culpa. Dizem: 'Sou apstolo, designado por Deus...' [Mas] tais so falsos apstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apstolos de Cristo" (2 Corntios 11:13). Paulo disse: "No se consegue falsificar um caminhar irrepreensvel.. A minha mensagem vai diretamente conscincia dos homens - porque vivo a verdade que prego!" (ver 4:2). 2. Ser irrepreensvel no tocar qualquer coisa impura. "...a nossa exortao no procede...de impureza" (I Tessalon. 2:3). A nfase de Paulo aqui sobre a sensualidade, a lascvia. Ele diz: "Nem uma palavra impura saiu de minha boca. A minha conversa foi pura, proveniente de um corao puro" Paulo tinha seu corpo sob controle. Nenhuma paixo carnal o impulsionava nenhum esprito de cobia ou de fornicao possua a sua mente. Ele era um homem livre! Mostre-me um ministro - ou um crente - que conte piadas sujas, que faa insinuaes sensuais ou que tenha olhos caadores, e lhe mostrarei algum cujo corao no foi purificado! Voc pode se assentar na igreja achando que est adorando a Deus com um corao puro. Porm, se no seu trabalho uma torrente de conversa suja brota de voc, ou se voc at d ouvidos piadas sujas, ento voc est dando crdito sujeira! Deus diz: "No aceito isto! Se voc vai andar inculpvel diante de Mim, preciso que tenha ouvidos limpos, um corao limpo e uma lngua limpa!" 3. Ser irrepreensvel no ter dolo. "A nossa exortao... (no) se baseia em dolo" (v.3). O cristo sem dolo no malandro, astucioso ou manipulador. No possui pecado oculto ou atividades ocultas. Ele totalmente honesto e aberto! Contudo a igreja de hoje est cheia de manipuladores - tanto no plpito quanto nos bancos! Estas pessoas trabalham para que as coisas sejam feitas sua maneira; no atravs do poder ou da orientao do Esprito Santo, mas atravs da esperteza de suas mentes. Paulo disse: "Eu no manipulei vocs para lev-los ao reino de Deus. No usei palavras de esperteza e nem fiquei tentando mexer com as suas emoes. Dei-lhes o evangelho diretamente!" Paulo nunca fez jogo de palavras; nunca usou psicologia para fazer com que as pessoas gostassem dele. D para imaginar o apstolo Paulo andando no meio da congregao, abraando as pessoas, passando um sorriso forado, procurando ser admirado e aceito? Nunca!

Paulo disse: "...nos tornamos carinhosos entre vs, qual ama que acaricia os prprios filhos" (I Tess. 2:7). Mas quando entrou o pecado, ele trouxe repreenso como um trovo caindo do cu! No desejava e nem precisava da aprovao de ningum, porm amava as pessoas de todo o corao. "...nunca usamos de linguagem de bajulao, como sabeis, nem de intuitos gananciosos... tambm jamais andamos buscando glria de homens, nem de vs, nem de outros" (v. 5-6). Paulo no buscava reconhecimento pessoal de ningum. Antes, estava sempre consciente de que Deus o observava e de que Ele examinava suas motivaes. Ento, sempre se abstinha at mesmo de qualquer "aparncia do mal" (I Tess. 5:22).. Vivia como se Jesus estivesse para voltar naquela hora! Agora, com certeza, h muitos pecadores que poderiam satisfazer todos estes padres de comportamento. Independentemente da corrupo desta gerao, ainda h pessoas que no manipulam e nem so impulsionadas pela sensualidade. Possuem linguagem e moral limpas; no tm dolo e nem engano. Possuem fora em sua moralidade, pois a sua bondade gera dignidade e firmeza de carter. Estas pessoas com freqncia so exaltadas pelos demais. Mas persiste o fato: estas pessoas no possuem poder com Deus! Por exemplo, o jove m rico que foi at Jesus correspondia a estes padres. Havia sido bom desde a juventude. E isto lhe granjeou o amor e o respeito da parte de Jesus. Mas faltava algo. E este algo fez a diferena! Paulo disse: "Todas as qualidades boas na minha vida - todas estas caractersticas piedosas - esto baseadas em um propsito muito slido em mim. o que me guarda do pecado, da corrupo e do engano". Amado, caso voc no possua este mesmo propsito operando em tudo que diz e faz, jamais ser irrepreensvel diante de Deus e dos homens: "Afim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em (mim)" (2 Tess. 1:12). Aqui est aquilo que motivava Paulo a viver uma vida sem culpa: ele se enciumava da glria e do nome de Jesus! Sabia que tudo precisava ser edificado sobre este alicerce - pois toda a bondade humana como trapos de imundcie! Em verdade, isto que caracteriza o andar irrepreensvel: um desejo consumidor no sentido de honrar o nome de Jesus diante de todo homem! Os crentes deste tipo preferem a morte a fazer ou dizer algo que possa trazer repreenso do Senhor. No so perfeitos - ainda lutam contra a carne - mas agora esto em busca da justia de Cristo pela f. Talvez voc j tenha dito ao Pai celestial: "Senhor, deposito aqui o meu pecado abro mo de toda iniquidade e de toda sensualidade. S o que desejo andar de modo irrepreensvel diante de Ti. Quero Te agradar, e trazer glria para o Teu nome". Eis trs coisas que voc pode esperar que aconteam em sua vida:

1. A Primeira Coisa Que Acontece Com Um Crente Irrepreensvel Que Ele Ganha o Favor de Deus !

A noiva de Cantares de Salomo se consumia de amor pelo seu amado. E por isto, dizia: "...eu era aos seus olhos como aquela que acha paz" (Cantares 8:10). Em verdade Deus promete um favorecimento maravilhoso ao crente irrepreensvel: "...guarde os meus mandamentos...no te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoo; escreva-as na tbua do teu corao e achars graa (favor) e boa compreenso diante de Deus e dos homens" (Provrbios 3: 14). Deus est dizendo: "Se voc se dispuser a andar de modo irrepreensvel diante de Mim, andar sob o Meu favor. Voc ser agradvel para Comigo!" Oh! a maior alegria que voc pode ter como cristo atravessar a vida sabendo que est sendo agradvel a Deus! O Senhor no vai precisar esconder Sua face de voc e nem derramar lgrimas por sua causa - porque voc no traz vergonha e nem descrdito ao Seu santo nome. Antes, traz glria para Ele - e Ele se agrada! Mas no s isto. O favor de Deus tambm inclui poder! Paulo disse: "Porque o nosso evangelho no chegou at vs to-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Esprito Santo e em plena convico" (I Tessal. 1:5). O favor de Deus traz o poder do Esprito Santo para tudo que voc diz e faz. As suas palavras no vo cair simplesmente sobre o solo - porque tero o poder do Esprito Santo! (vide 2:1). Paulo diz que as palavras ungidas pelo poder do Esprito Santo produzem grandes resultados: "...vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulao, com alegria do Esprito Santo" (I Tess. 1:6). Por que as palavras de Paulo eram to poderosas, to eficientes? Porque, diz ele, "(ns) ...vos tornastes o modelo para todos os crentes..." (v. 7). No foi a pregao ou s a orao de Paulo que ganhavam as pessoas para Cristo. Era a sua vida exemplar! Deus tinha em Paulo um corao limpo - um corao que Ele podia favorecer com o poder do Esprito Santo! O favor da parte de Deus tambm traz grande estima por parte dos homens. A respeito de Davi se diz: "...Davi se conduziu mais prudentemente do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era mui estimado" (I Sam. 18:30). "Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor ps o seu temor [respeito] sobre todas aquelas gentes" (I Crnicas 14:17). O homem que protege o nome de Jesus atravs de uma vida santa diante dos outros, ganha um bom nome diante destes - vindo do prprio Deus! J ouvi cristos dizendo: "No me preocupo com o meu nome. No importa o que as pessoas pensem de mim. Quero ser um desconhecido, um ningum. Quero que toda a glria seja de Deus" Isto pode soar humilde - mas no , segundo as Escrituras! A Bblia diz: "Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado melhor do que a prata e o ouro" (Prov. 22:1).

Uma boa reputao uma moeda a ser gasta para a glria de Deus. Deve ser usada para causar impacto sobre as pessoas e sobre as naes. E Deus d aos justos um bom nome para que o usem para glorific-Lo de um modo ainda maior!

E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e pe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqenta, e maiorais de dez; xodo 18:21

2. O Favor e as Bnos Que Deus Derrama Sobre Uma Vida Santa Resulta em Um Poder Que Causa Distrbios e Rejeio !

Quando voc determina em seu corao andar sem culpa diante de Deus entregando os pecados que lhe assediam, vivendo de um modo que agrade ao Senhor - voc ser temido e desprezado por aqueles que perderam o favor e a bno de Deus. Os cristos mornos ou que fazem concesses sentir-se-o totalmente incomodados e rejeitados pela sua vida! Isto ilustrado de maneira viva em I Samuel: "Saul temia a Davi, porque o Senhor era com este e se tinha retirado de Saul...Davi lograva bom xito em todos os seus empreendimentos, pois o Senhor era com ele. Ento, vendo Saul que Davi lograva bom xito, tinha medo dele" (I Samuel 18:1215). O procedimento irrepreensvel de Davi incutiu medo no corao de Saul! Toda vez que Saul estava perto de Davi, ele se lembrava do tempo em que gozava do favor de Deus e da alta estima dos homens. Mas a desobedincia, a inveja, o orgulho e a vontade prpria haviam custado a Saul todo o poder que tinha da parte de Deus. E lhe roubaram o respeito da parte do povo. Agora Saul estava face a face com um homem mais jovem - menos experiente, possivelmente menos eloqente - mas em quem transparecia o poder e a integridade da santificao. Ele era puro de corao, cheio do Esprito Santo. E Saul teve medo dele! Guarde isto: no era um cananita idlatra que estava com medo de Davi. No; Saul era um homem que havia conhecido o poder do Esprito Santo! Havia sido mais do que Davi. E havia sido ungido por Deus. No passado fora um homem de poder, escolhido por Deus! Tristemente, Saul representa hoje a igreja que faz concesses - aqueles cristos que fizeram concesses e perderam a uno de Deus. um tipo do crente que j foi cheio do Esprito Santo, batizado, esteve em chamas para Deus. Mas a desobedincia, o orgulho e a luxria roubaram tudo que ele no passado conhecia de Deus! Bem, Davi estava simplesmente vivendo uma vida limpa - e Deus derramava o Seu favorecimento sobre ele! "Todo Israel e Jud amavam Davi, porquanto fazia sadas

e entradas militares diante deles" (I Sam. 18:16). Davi andava diante do povo como defensor do nome santo de Deus. Lembravam-se de seu grito de guerra quando ele matou Golias: "Vou contra ti em nome do Senhor" (I Sam. 17:45). Mas Saul no queria ficar perto de Davi! As Escrituras dizem: "Pelo que Saul o afastou de si" (18: 13). Ele ficou to atormentado e invejoso pela intimidade de Davi para com Deus, que lanou uma lana contra ele. Saul at usou a sua prpria filha desviada para tentar enganar a Davi. Ficou obcecado com a idia de destrui-lo e ao seu bom nome! Posso lhe dizer que no h nada que d mais medo em um cristo que faz concesses do que uma vida santa irrepreensvel! E quanto mais a sua vida se alinhar com a vontade de Deus e com a Sua santidade, mais repelente voc vai ficar para os crentes desviados. A maior oposio vir de dentro da igreja de Jesus Cristo - de pessoas concessivas que possuem pecados escondidos que no querem abandonar! Vo lhe chamar de legalista, desequilibrado, esquisito. Vo tentar desacredit-lo, destruir o seu nome e o seu andar irrepreensvel diante de Deus. So cristos que no andam mais sob o favor de Deus. No possuem sobre eles o poder do Esprito. Suas palavras so como penas - sem peso, desprovidas de autoridade espiritual. Nada do que dizem produz qualquer impacto, pois perderam o poder e a presena de Jesus. E o caminhar santo que voc apresenta, vai lhes incomodar e repelir! Voc no vai precisar dizer nada para eles. Simplesmente enxergaro o seu caminhar irrepreensvel com o Senhor, e isto ser como o dedo acusador do profeta, apontando para seus coraes. E tero medo, inveja e dio de voc! Voc pode dizer: "No experimento esta rejeio. A minha igreja cheia de santos que me estimam muito e ficam ao meu lado. Ser porque no estou vivendo uma vida irrepreensvel?" No - provavelmente porque voc est no meio de outros crentes irrepreensveis! Mas volte para a sua igreja antiga e morta - e diga-lhes como Jesus se tornou real para voc. Espere at eles descobrirem que voc no fica sentado na frente da TV poluindo a sua alma...que voc no entra em conversas sujas...que voc ama ir a todos os cultos - que voc ora, adora e se encharca da palavra de Deus. Eles iro lhe comprimentar com a mo do "adeus"! Sero repelidos devido a voc, vo lhe desprezar. E quando voc for embora olharo um para o outro, com conhecimento de causa, e diro: "Puxa, acho que ele se foi pr valer. Que fantico! Ele no legal: muito espaoso" "...vos expulsarem da sua companhia..." (Lucas 6:22). Por que? Porque a sua vida convenceu-os a respeito de algo que j possuram - e que agora perderam! Paulo experimentou este tipo de rejeio devido ao seu andar sem concesses, com Deus. Ele escreveu para Timteo: "...todos os da sia me abandonaram" (2 Tim. 1: 15). Da priso, ele escreveu aos colossenses dizendo que podia dar s dois ou trs nomes que eram um conforto para ele; "...os quais so os nicos...que cooperam ...comigo pelo reino de Deus. Eles tm sido o meu lenitivo" (Coloss. 4:11). E em outra carta para Timteo escreveu: "...ningum foi a meu favor...todos me abandonaram..." (2 Tim. 4: 16).

Eu lhe pergunto: voc quer pagar este tipo de preo para ter o favor de Deus em sua vida? No entanto, se realmente voc escolher viver uma vida irrepreensvel, at os mpios lhe tero alta estima. Vo apontar a sua vida e dizer: " assim que os cristos deveriam ser!" E igualmente, aqueles verdadeiramente justos dentro da igreja se juntaro a voc. Vo dizer: "Gosto de ficar perto de ti. Tens alguma coisa de reconfortador e de restaurador. Deus est contigo!"

3. Finalmente, Deus Favorece O Crente Irrepreensvel Com o Poder de Se Concentrar na Coisa Certa !

Assim que voc ingressa em um caminhar irrepreensvel com o Senhor - passando a viver acima de acusaes, santo e inculpvel - o Esprito Santo lhe concede aquilo que chamo de "poder de se concentrar na coisa certa!" A vida irrepreensvel de Paulo o levou capacidade de se concentrar espiritualmente na coisa certa, do jeito que Deus deseja a todos os membros do Seu corpo. Em uma carta para os Tessalonicenses, Paulo faz uma das declaraes mais poderosas de todos os seus escritos: "Porque, agora, vivemos, se que estais firmados no Senhor" (I Tessalon. 3:8). Sabe o que Paulo est dizendo? Ele proclama: "Ganho a minha alegria, a minha vida, as minhas maiores bnos ao ver vocs crescendo em Cristo!" Houve uma poca em que se me perguntassem a respeito de em que me concentraria espiritualmente, eu teria respondido: "Eu tenho vida real, ganho a minha alegria real, quando ando em vitria. Quando sei que estou vivendo uma vida de triunfo, permanecendo no Senhor, ento fico feliz. Alegro-me em saber que no estou em pecado!" Mas no isto que Paulo disse. Veja, ele j havia passado toda esta fase. Ele no vivia se concentrando em algum pecado ou em algum problema. Mesmo assim, a maioria dos cristos hoje gasta toda a sua vida, como salvos, concentrada nos seus prprios pecados. Muitos ficam combatendo a luxria, a perverso, a fornicao ou o vcio durante anos! Tm a vitria em todas as reas da vida, com exceo de uma ou duas. E so literalmente consumidos por estas poucas reas que sobram! So aleijados espirituais - sem poder, cheios de culpa, e vivem como escravos do pecado. E reduziram o foco de sua ateno uma questo, uma preocupao: "Como que vou ficar livre disto um dia?" Estes cristos tiram a sua maior alegria e a sua maior paz das vitrias em seu caminhar pessoal. Mas no tm viso para a Igreja, para os que se perdem ou para os propsitos eternos de Jesus Cristo!

Paulo disse que "se esfora(va) sobremaneira, continuamente, por vs nas oraes, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus" (Coloss. 4:12). Ele no estava intercedendo por si prprio ou por suas necessidades. Ele dizia: "Esforo-me dia e noite em oraes por vocs. Desejo que se apresentem inteiros vontade de Deus!" Prezado santo: a vitria integral sua se a quiser realmente! Deus efetivamente deseja que voc finalmente fique livre; livre para viver para os outros, para ministrar para os outros, para ajudar os outros a serem irrepreensveis, para se alegrar pela obra do Esprito em todo o corpo de Cristo, e no apenas em voc! Paulo acreditava que uma vida irrepreensvel muda o centro de ateno da pessoa: invs de ficar sempre olhando para dentro de si, passa a olhar para as necessidades da igreja de Cristo e do mundo. Eu lhe pergunto: quando est sentado na igreja e v algum a quem j testemunhou, voc consegue se alegrar por ver a vitria entrando naquela vida? Toda a sua alegria se concentra naquela alma perdida? Naquela pessoa idosa que est sofrendo? Em Cuba, na China, na Monglia? Deus nos concedeu a plenitude no sacrifcio do Seu Filho, para que possamos dizer: "Pela graa, Deus colocou o Seu temor em meu corao. Deixei todas as minhas iniquidades: estou irrepreensvel diante do Senhor. Deus minha testemunha!" Uma coisa destas possvel - para todo crente! Paulo podia dizer: "O pecado no tem mais domnio sobre mim - abandonei todo peso, todo pecado que assedia. Morri para este mundo, e morro a cada dia para a carne". E por isto que ele no passava o tempo choramingando pelos pecados. Eles todos foram deixados! Ele podia agora gemer pelos irmos que se perdiam. E ele gemia para que Cristo prevalecesse na Sua igreja! "Pois quem a nossa esperana, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presena de nosso Senhor Jesus em sua vinda? No so vs? Sim, vs sois realmente a nossa glria e a nossa alegria!" (I Tessalonicenses 2:19-20). Deus no pretende que voc gaste o resto da vida lutando contra a perverso, contra o vcio, o adultrio ou contra um pecado oculto. No: Ele deseja que voc fixe os olhos em Jesus! Quer que voc diga: "Senhor, vou tirar os olhos das minhas prprias necessidades e vou orar pelos outros - apesar de no estar ainda onde quero estar!" A vitria vai chegar quando voc comear a se dar pelos outros - intercedendo pelos outros crentes, e alcanando os que se perdem!

Uma Vida Irrepreensvel Possvel Mas Voc Precisa Desej-la Com Tudo Que H Em Voc !

Primeiro, voc precisa enfrentar a totalidade da sua condio:

"Se continuar nos meus caminhos de pecado, vou ficar cada vez mais fraco e sem poder. No vou mais gozar do favor Deus - no vou ser agradvel a Ele. E nunca vou ganhar a capacidade de me concentrar no essencial, capacidade que Ele deseja me dar. Vou acabar como Saul - morto por dentro, cheio de dio e de inveja. Entrarei na eternidade gritando: 'Deus no est mais comigo!'" Voc precisa chegar a este ponto de honestidade diante de Deus! Clamei para Ele: "Senhor, envie a Tua palavra! Convena-me e me cure! Mostre como me afastar de todo pecado!" E Deus me enviou Sua palavra: "Eis, agora, o dia da salvao; no dando ns nenhum motivo de escndalo em cousa alguma, para que o ministrio no seja censurado" (2 Corntios 6: 2-3). Deus diz: "Voc pode se libertar j - no precisa esperar!" Quando Ele mandou Israel se santificar antes da batalha, eles no precisaram esperar uma semana, um ms ou um ano para ficarem limpos diante dEle. Precisaram comear na hora, no mesmo dia! "No dando ns nenhum motivo de escndalo em cousa alguma, para que o ministrio no seja censurado" (versculo 3). Deixe eu lhe perguntar: voc est envolvido em alguma coisa que possa trazer descrdito ao nome de Jesus? Ser que voc pode falar como Paulo: "Tambm me esforo por ter sempre conscincia pura diante de Deus e dos homens?" (Atos 24:16). Determine que o seu corao seja irrepreensvel j - hoje! Deseje isto com tudo que h em voc. Logo descobrir o favor de Deus sobre sua vida. As suas palavras e as suas aes tero impacto sobre os outros, com o poder do Esprito Santo. E se ver totalmente concentrado em Jesus e nos Seus desejos. Eis o viver irrepreensvel! Aleluia! --Usado atravs de permisso concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA. Este material destinado unicamente para uso pessoal e no deve ser exposto publicamente em outras pginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua pgina da web. permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele no seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referncia destas mensagens.

Vous aimerez peut-être aussi