Vous êtes sur la page 1sur 20

GEOMETRIA & ASTRONOMIA

Profa. Dra. Silvia Maria Giuliatti Winter

Grupo de Dinmica Orbital e Planetologia


UNESP- Guaratinguet

GEOMETRIA
A humanidade, na sua histria, estudou a matemtica em ordem inversa que apresentada nas escolas. A numerao decimal a primeira coisa que se aprende e, pelo contrrio, foi uma conquista depois da geometria. A geometria foi a primeira cincia construda pelo homem. Devido navegao, arquitetura e agrimensura, os antigos povos tornaram-se excelentes gemetras. Os gregos consideravam a geometria uma cincia que refinava a inteligncia. A geometria grega permaneceu fiel ao significado literal do seu nome. Para analisar as medidas, eles desenvolveram algumas teorias, que ainda hoje apresentada nas escolas, aps 2200 anos.

Teorema de Tales:
Consideremos a figura em que as retas r, s e t so paralelas e as retas u e v so transversais:
AB/BC = DE/EF

Um feixe de retas paralelas determina em duas transversais quaisquer segmentos que so proporcionais.

Dois tringulos so semelhantes quando os trs ngulos internos so respectivamente congruentes e os lados so proporcionais.

Toda reta paralela a um lado de um tringulo que cruza os outros dois lados em pontos distintos determina outro tringulo semelhante ao primeiro.

Atividade 01:
Tales de Mileto mede a altura da pirmide de Queps Vamos supor uma pirmide de altura h. Colocando uma vara vertical no extremo da sombra projetada pela pirmide teremos os tringulos VCS, formado pela altura da vara e a projeo de sua sombra, e ABC, formado pela altura da pirmide e sua sombra.

Utilizando semelhana de tringulos podemos calcular um valor aproximado da altura h da pirmide de Queps, conhecendo a altura da vara e as sombras projetadas pela vara e pela pirmide. O tringulo VCS semelhante ao tringulo ABC, logo: AB= (VC . BC)/CS

possvel utilizar esse mesmo raciocnio para calcular a altura da Torre de Pisa?

Sim. No necessrio que os dois tringulos semelhantes tenham um ngulo reto para estabelecer as propores. suficiente que um dos ngulos de um tringulo seja igual ao correspondente do outro tringulo.

Teorema de Pitgoras Em um tringulo retngulo o quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas dos catetos Circunferncia e Crculo: Todos os pontos de uma circunferncia so eqidistantes do centro da circunferncia.
Raio: qualquer segmento cujos extremos so o centro e um ponto da circunferncia Dimetro: qualquer segmento que contm o centro da circunferncia e que tem os extremos nessa circunferncia.

A medida do segmento AB chamada de comprimento da circunferncia: C=2 r

Atividade 02: Obteno do valor de


Material utilizado Valor da circunferncia Valor do dimetro Razo obtida

O termo trigonometria est associado a trs radicais gregos: tri que significa trs, gonos que significa ngulo e metron que significa medida. Trigonometria era originalmente parte da Matemtica que tratava de medidas no tringulo (clculo de lados e ngulos). Os primeiros estudos de trigonometria foram realizados pelo astrnomo e matemtico grego Hiparco (190-120 a.C.). Ele fez observaes no observatrio de Rodes, que era um importante centro comercial. Hiparco fez vrios feitos em Astronomia, entre eles, determinou a durao do ms lunar, a inclinao da eclptica e organizou um catlogo com 850 estrelas.

Razes Trigonomtricas em um tringulo retngulo Seja um tringulo retngulo AMP, o ngulo M um ngulo reto. Vamos definir as seguintes razes entre as medidas de seus lados:

Se a medida de dois ngulos somam 90, o seno de um deles igual ao cosseno do outro. Se x a medida de um dos ngulos agudo de um tringulo retngulo, ento: (cos x) 2 + (sen x) 2 = 1 Se x a medida de um dos ngulos agudo de um tringulo retngulo, ento:

sen x tgx = cos x

Atividade 03: Hiparco e o clculo da distncia Terra-Lua Configurao: eclipse lunar

O resultado obtido por Hiparco foi que a distncia Terra-Lua estava entre 62 e 74 raios da Terra. O valor atual est entre 57 e 64 raios da Terra.

Atividade 04: Eratstenes e a circunferncia da Terra Eratstenes viveu no Egito entre os anos 276 e 194 a.C. Ele era chefe da Biblioteca de Alexandria. Durante esse perodo, Eratstenes encontrou um papiro indicando que ao meio-dia de cada 21 de junho (durante o solstcio de vero) na cidade de Siena (atual Aswan) uma vareta fincada verticalmente no produzia sombra.

Eratstenes, em 240 a.C., mediu o comprimento da sombra da vareta na cidade de Alexandria ao meio-dia de 21 de junho, quando em Siena no havia sombra. Utilize o conhecimento de que se duas retas paralelas interceptam uma reta transversal, ento os ngulos correspondentes so iguais para determinar a circunferncia da Terra.

As retas paralelas representam os raios de luz do Sol e a reta transversal a reta que passa pelo centro da Terra e pela vareta localizada em Alexandria.

Atividade 05 : Aristarco e distncia a Terra-Sol


Aristarco de Samos (320-250 a.C.), grego nascido na cidade de Samos, acreditava que a Terra se movia em torno do Sol (primeira formulao da teoria heliocntrica, dezoito sculos antes de Coprnico), fato este que foi comprovado pelo astrnomo italiano Galileo Galilei no incio do sculo 17. A teoria de Aristarco conhecida somente atravs de citaes de outros autores.

Aristarco concluiu que o Sol estava a cerca de 20 vezes a distncia Terra-Lua. O valor atual de 400 vezes a distncia Terra-Lua.

ATIVIDADE 06

Vous aimerez peut-être aussi