Vous êtes sur la page 1sur 17

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

Maria Perla Arajo Morais* ** Frederico Jos Andries Lopes


234
Resumo: Propomos um dilogo entre dois textos: o episdio da Mquina do mundo,
presente em Os Lusadas, do poeta Lus Vaz de Cames, e o poema A Mquina do Mundo, do poeta Carlos Drummond de Andrade. Encontramos nesses dois poetas uma reflexo sobre o estar no mundo do homem renascentista, pelo lado portugus, e do homem moderno, pelo poeta brasileiro. Drummond, no seu poema, apropria-se tanto do texto pico de Cames, quanto das concepes de desconcerto do mundo, que permeiam o discurso lrico camoniano. Essa apropriao se d de tal forma que preciso refletir sobre a ruptura que o texto moderno estabelece com o texto renascentista. Como legado lrico, a mquina do mundo desconstruda a partir da linguagem potica. Palavras-chave: Drummond. Cames. Mquina do mundo. Tradio. Modernidade.

Em Grande Serto: veredas, Riobaldo, o protagonista da histria, rememora seu passado de jaguno. A narrativa iniciase com ele, como um fazendeiro, relembrando suas andanas pelo serto de Minas. Riobaldo, assim como tudo no romance, se transforma ao longo dessa rememorao. Na poca em que assume a liderana dos jagunos, por exemplo, ganha outro nome, como em um rebatismo, e se revela numa frase cheia de segundas intenes: Tinham me dado nas mos o brinquedo do mundo.
* Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Professora Adjunta de Literatura Portuguesa da UFT. E-mail: perlamorais@gmail.com. ** Doutor pela UNESP/Rio Claro. Professor Adjunto da UFMT. E-mail: frelopes@gmail.com.

Revista Lngua & Literatura Frederico Westphalen v.v.14 n.n. 22 p.p. 1-250 Ago. 2012 Revista Lngua & Literatura FW 14 22 234-250 Ago. Recebido em: 21 maio 2012. | Aprovado em: 07 ago. 2012.
| | | | | | | | ||

(ROSA, 1986, p. 387) A frase dita do alto de um itamb de pedra lisa no momento da primeira sada de Riobaldo como Urutu-Branco: E vi um itamb de pedra muito lisa; subi l. Mandei os homens ficassem embaixo, eles outros esperavam..(...) Fiquei l em cima, um tempo. Quando desci, umas coisas eu resolvia (ROSA, 1986, p. 387). O brinquedo a que se referia era o poder de comandar os jagunos, principalmente o poder conferido a quem domina o discurso, a palavra, esse grande brinquedo nas mos do jaguno Riobaldo, do lder Urutu-Branco, do ex-jaguno que conta da histria e de Guimares Rosa. Essa conscincia refinada do jogo de linguagem presente nas estruturas do poder um dos temas desse Grande serto visto em suas veredas. prova da modernidade rosiana ao instituir um serto construdo a partir da linguagem, um serto que, como as memrias de Riobaldo, est sempre deslocando sua imagem, porque ali tudo um relato precrio de um homem humano, uma travessia nas memrias institudas pela linguagem. O tema de nossa discusso a releitura de Carlos Drummond de Andrade do episdio Mquina do Mundo, presente no Canto X, de Os Lusadas. A aluso a uma passagem especfica do Grande Serto: veredas foi necessria porque ela, alm de apresentar uma imagem semelhante camoniana, nos oferece uma ideia inicial de como Drummond ir acionar o episdio presente no poema de Cames. Drummond institui o terreno do precrio, do provisrio, da travessia da linguagem como o nico territrio do ser humano, j que cnscio do descompasso desse sujeito em relao ao mundo que o cerca e cnscio da precariedade de seu objeto de representao do mundo, a palavra, esse grande brinquedo nas mos de Drummond e nas mos de Riobaldo.

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

235

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

Em Os Lusadas, no Canto X, encontramos Vasco da Gama, heri da epopeia, aps ter saciado os desejos materiais (porque chegou s ndias) e tambm os desejos erticos (porque nesse canto ele est na Ilha dos Amores). A ninfa Ttis, companheira do heri, o convida, ento, a saciar outro desejo: o do saber. Pede que ele a acompanhe at um monte e ali lhe faz aparecer um pequeno orbe, a mquina do mundo:
Faz-te merc, baro, a Sapincia Suprema de, cos olhos corporais, Veres o que no pode a v cincia Dos errados e mseros mortais. Sigue-me firme e forte, com prudncia, Por este monte espesso, tu cos mais. Assi[m] lhe diz e o guia por um mato rduo, difcil, duro a humano trato. (CAMES, 2003, X, 76, p. 247).

236

Sntese do homem moderno, Vasco da Gama faz por merecer a Sapincia Suprema, porque, ao longo da viagem, se esfora, peleja, ataca e vence os inimigos com armas e at com outros recursos mais modernos (como o caso da propina), quando a questo blica no resolve. Pauta-se, portanto, por artifcios humanos para alar a categoria divina, como temia Baco ao longo da epopeia: Que do mar e do cu, em poucos anos,/ Venham deuses a ser, e ns, humanos. (CAMES, 2003, VI, 29, p. 146) O ltimo verso da estrofe citada ainda espelha metonimicamente a conquista portuguesa: foi rdua, difcil, dura ao trato humano. Vasco da Gama pe em prtica a mxima renascentista de que o homem seria o nico ser cujo destino no seria definido pela natureza, mas sim pela sua livre escolha. O episdio da mquina do mundo uma representao do ideal de empiria da Renascena: O mundo um objeto e o homem est diante desse objeto (LAFER, 1978, p. 121). Reafirma-se a antiga ideia grega de que o mundo poderia ser

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

mensurado, porque uno, perfeito. Como diria Horcio: Est modus in rebus1 . H uma medida nas coisas, no sentido de que h um princpio de racionalidade que as mede. A representao da mquina do mundo deve sua existncia na epopeia crena em pensamento semelhante a esse:
Uniforme, perfeito, em si sustido, Qual, enfim, o Arquetipo que o criou. Vendo o Gama este globo, comovido De espanto e de desejo ali ficou. Diz-lhe a Deusa: - O transunto, reduzido Em pequeno volume, aqui te dou Do Mundo aos olhos teus, pera que vejas Por onde vs e irs e o que desejas. (CAMES, 2003, X, 79, p. 248).

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

237

A ideia de engenharia do mundo j era algo que aparecia em muitos trabalhos e pensamentos anteriores a Cames. Hero de Alexandria (10-70 d.C.) sistematiza, no primeiro sculo, o conhecimento cientfico sobre mquinas at ento. Concebe autmatos diversos, mquinas movidas por ar, gua e vapor, instrumentos de arquitetura e de guerra. Recentemente foi reconstrudo o mecanismo de Antictera, o mais antigo computador do mundo, criado para previses astronmicas. A esfera amilar, um instrumento de astronomia, que era conhecida desde Hiparco (190-120 a.C.) reproduzia a esfera celeste e servia como instrumento de navegao poca de Cames. No sculo XV, Filippo Brunelleschi (1377-1446), engenheiro, arquiteto e matemtico, concebeu o domo da Catedral Santa Maria DelFiore, em Florena, cuja instalao pressupe um domnio tcnico de mquinas e de engenharia mecnica que ainda hoje impressiona. Da Vinci tambm j criara mquinas diversas. Enfim, as mudanas observadas na Renascena s foram possveis graas a um saber acumulado acerca de engenharia e de mecnica que facilitou o processo de medio e de mensurao do mundo. De fato, s
1

O princpio de aurea mediocritas subjaz nesse pensamento.

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

238

em um momento posterior a Cames, com Decartes, que a concepo do mundo como mquina sistematizada. Cames espelha, portanto, nesse episdio o pensamento corrente de engenharia do mundo da sua prpria poca, mas no o faz em termos de viso de mundo, porque sabemos que Os Lusadas ainda reproduz o sistema ptolomaico, em detrimento ao heliocntrico, j conhecido no sculo XVI. Mesmo diante da engenharia, Cames tem o cuidado de marcar a presena desse homem, embevecido, enamorado (comovido de espanto e desejo ali ficou) diante do objeto. A mquina, nesse mpeto totalizador, sacia todos os desejos de Vasco da Gama. Depois da viso inicial, o objeto de desejo esmiuado em nfimos detalhes. Ajuda nesse desvendamento o fato de Os Lusadas ter sido escrito num momento posterior viagem de Gama. Portanto o tom proftico da deusa se beneficia desse dado concreto:
Neste centro, pousada dos humanos, Que no somente, ousados, se contentam De sofrerem da terra firme os danos, Mas inda o mar instbil exprimentam, Vers as vrias partes, que os insanos Mares dividem, onde se apousentam Vrias naes que mandam vrios Reis, Vrios costumes seus e vrias leis. Vs Europa Crist, mais alta e clara Que as outras em polcia e fortaleza. Vs frica, dos bens do mundo avara, Inculta e toda cheia de bruteza; Co Cabo que ataqui se vos negara, Que assentou pera o Austro a Natureza. Olha essa terra toda, que se habita Dessa gente sem Lei, quasi infinita. (CAMES, 2003, X, 91-2, p. 250).

Os verbos utilizados presentificam a ao em um aqui e agora compatvel ao tempo da fruio do objeto do desejo. So

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

verbos que aguam os sentidos, o desejo e desvelam uma mquina que, assim como Ttis, foi conquistada pelo portugus e o conquistou. O excesso de imagens visuais reafirma a postura cientfica diante do objeto. Da maneira como so acionados, no canto, os verbos ver e olhar abarcam concepes temporais e espaciais. Espao, tempo, causalidades, nada se dissocia desses verbos. Dessa forma, assim como tudo cabe no orbe, todos os tempos, geografias esto contidos no discurso sedutor de Ttis. Orbe e discurso, heri e mundo apresentam-se unidos, indissociveis e representados em um grau de tenso mxima, pice do desejo pelo todo a que o homem renascentista aspira. A mquina, portanto, apresenta-se harmoniosa, perfeita, e Vasco da Gama no faz nada para tir-la dos eixos. O pico seria, portanto, esse grande concerto de uma nica voz que enaltece as conquistas humanas frente s adversidades mundanas. O nico que cria um desconcerto nessa harmonia o prprio Cames, em alguns momentos que fraturam o pico ao longo de
Os Lusadas:
[...] grandes e gravssimos perigos! caminho de vida nunca certo: Que aonde a gente pe sua esperana, Tenha a vida to pouca segurana! No mar tanta tormenta, e tanto dano, Tantas vezes a morte apercebida! Na terra tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade aborrecida! Onde pode acolher-se um fraco humano, Onde ter segura a curta vida, Que no se arme, e se indigne o Cu sereno Contra um bicho da terra to pequeno? (CAMES, 2003, I, 1056, p. 33).

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

239

Contra a racionalidade pica e renascentista, Cames, nesse momento, deixa mostra a irracionalidade que domina

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

240

fortemente a vida dos homens (SARAIVA, 1997, p. 83). Esse reverso a consequncia ltima do Renascimento. O catico, o provisrio, o deslocamento do homem do centro do mundo para um ponto qualquer da criao no surpreendente: O Renascimento , pela natureza das foras que o agitam, incapaz de aquietar-se em um equilbrio que no seja provisrio (ECO, 2004, p. 216). Quando a inquietude, a complexidade, o sombrio e o melanclico tomam conta do campo filosfico e artstico h novas maneiras mais subjetivas de se relacionar com o mundo. Essa desorientao que caracteriza o homem no sculo XVI chamada de Maneirismo. A lrica camoniana assemelha-se a essa desorientao. a instaurao de uma voz que destoa nesse imenso concerto de uma nota s que o pico. No poema Esparsa ao desconcerto do mundo (CAMES, 2003, p. 475-6), vemos a celebrao do desencontro, do catico no destino humano. Em Os Lusadas, no entanto, o destino certo para Vasco da Gama: a glria, o poder e o saber; para o homem humano, bicho da terra to pequeno, tudo disperso, nada inteiro (PESSOA, 2006, p. 83), como nos ajudaria a pensar Fernando Pessoa, no seu poema
Mensagem.

Na lrica de Cames, o mundo no uma mquina nas mos do homem. O saber, a empiria, o desejo esbarram numa fora maior, que desobedece leis, regras, estabelecendo o reinado da inconstncia. Se h um brinquedo nessa lrica a prpria linguagem que tenta suprir a defasagem entre o poeta e o mundo e que marca a maneira mais subjetiva, e no concertada, de se relacionar com o mundo. Portanto, Cames no se intimida diante do que, s vezes, nem consegue nomear. Essa crise de linguagem marca a descompasso das palavras e as coisas e, por isso, instaura a

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

modernidade no texto camoniano. Perceber o mundo de forma fragmentada um ideal bem oposto da totalidade, dos universais perseguidos pelo Renascimento, mas vai ao encontro da narrativa moderna que est consciente da importncia que o discurso adquire na ordenao do mundo. Um mundo instvel, relativo, angustiante, s ordenado pelo discurso. o discurso Maneirista que subjaz ao mundo da Renascena. Na volta ao mote Perdigo perdeu a pena,/ no h mal que lhe no venha (CAMES, 2003, p. 478), por exemplo, embora alguns crticos se restrinjam a uma interpretao mais biogrfica da obra, o jogo com palavras caras ao Renascimento permite pensarmos esse poema segundo a leitura do desconcerto do mundo. O poema inicia-se com a afirmao de que um perdigo, por ter ousado subir a uma alto lugar, perdeu o que lhe possibilitava ser o senhor dos cus: perde a pena de voar/ ganha a perna do tormento (CAMES, 2003, p. 478). Como castigo, ganhou a pena do tormento. O jogo de antteses (perde/ ganha) um jogo aparente, porque, na realidade, perdigo s perdeu. Ele s ganhou na linguagem que muda, j que perde no discurso se transforma em ganha e porque a pena (de um pssaro) se desdobra para pena como sentimento. Entretanto, depois disso, no h mal que lhe no venha. Ele no se entrega e tenta voar para uma outra torre, para resgatar o cu que ele perdera. Mas v-se depenado e de puro penado morre. Aqui h a conscincia do paradoxo irremedivel, porque, embora ganhe no discurso (o penado visto no seu sentido figurado), metonimicamente tambm perde no jogo institudo pelo depenado/penado. Perde-se o mundo, mas ganha-se nas palavras. Perdigo a conscincia de que no h como restaurar a confiana desse homem que sofreu a ascese antropocntrica. A Mquina do mundo drummondiana parece se filiar

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

241

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

242

mais ideia do desconcerto do mundo de Cames. Esse poema pertence ao livro Claro enigma, publicado em 1951 e, assim como o episdio homnimo de Os Lusadas, o universo abre-se a um viajante e oferece-lhe o segredo do seu enigma, outrora procurado. Mas aqui o eu-lrico repele aquele dom tardio. Os olhos que foram to explorados e citados no episdio pico e para os quais Ttis recorreu a fim de aguar o desejo, no poema de Drummond, apresentam-se cansados de tentar penetrar no sentido das coisas. O poema inicia-se no meio de uma caminhada pedregosa. H um estranhamento, se comparado ao episdio camoniano: o ambiente no festivo, antes o fechar da tarde povoado por sinos roucos, cu de chumbos e aves pretas:
E como eu palmilhasse vagamente uma estrada de Minas, pedregosa, e no fecho da tarde um sino rouco se misturasse ao som de meus sapatos que era pausado e seco; e aves pairassem no cu de chumbo, e suas formas pretas lentamente se fossem diluindo na escurido maior, vinda dos montes e de meu prprio ser desenganado. (ANDRADE, 1980, p. 197).

A ambientao do poema assemelha-se ao homem desenganado que vagueia pela estrada de Minas pedregosa. Tudo tambm diminuto ali: o homem de Drummond no nenhum heri, sua viagem uma deambulao por uma estrada pedregosa e a mquina, sem anterioridade per si, abre-se abruptamente para esse sujeito. A mquina aparece sem anncio glorioso para um homem que, aparentemente, no fez nada por merec-la. O antes e depois nesse episdio ficam por conta desse sujeito histrico, homem humano e no mais mtico. ele que revela, num pretrito imperfeito, a existncia de um projeto anterior de domnio dessa mquina, que agora s lhe causa esquivana:
Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012
| | | | |

a mquina do mundo se entreabriu para quem de a romper j se esquivava e s de o ter pensado se carpia. (ANDRADE, 1980, p. 197).

Para esse homem desenganado, o desejo de romper a mquina agora um motivo de lamentao. O homem no se funde mais a esse projeto, nem tem mais o desejo. Mesmo que a mquina, lasciva at, abra-se para ele. No discurso ertico, o sujeito tambm a nega: ele no quer romp-la, no quer penetrla. O sujeito histrico e no mais mtico vem marcado por uma consequncia de uma atitude anterior, j que se mostra fadigado, cansado, incurioso, enfim, algum que abdica da vontade de um saber totalizante, anunciado pela mquina. Cabe ao orbe ressuscitar a antiga crena, o antigo desejo, quer seja pelo erotismo, quer por estratgias retricas como verbos no imperativo:
olha, repara, ausculta: essa riqueza sobrante a toda prola, essa cincia sublime e formidvel, mas hermtica, essa total explicao da vida, esse nexo primeiro e singular, que nem concebes mais, pois to esquivo se revelou ante a pesquisa ardente em que te consumiste... v, contempla, abre teu peito para agasalh-lo. (ANDRADE, 1980, p. 198).

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

243

Essa total explicao da vida, esse nexo primeiro e singular, para um homem do sculo XX, j no so to atraentes quanto o seriam para um sujeito da Renascena. Despido da crena e at da possibilidade de crer e de ter desejo, esse homem no retomar sua antiga postura impunemente. A mquina, ento, tenta fazer as vezes de Ttis e recorre ao discurso da seduo, como um ltimo artifcio para recobrar o desejo. O orbe ordena que seja agasalhado pelo peito desse viajante, com uma paixo o .

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

244

Portanto, o jogo discursivo da mquina tenta instaurar um desejo de conhecimento e at mesmo o desejo em um homem que desistiu de entender o mundo via a dupla face do saber e da f. Assim, a neutra face do viajante desconhece o estremecimento mstico, a vibrante certeza do crente (MERQUIOR, 1965, p. 85), bem como o dom tardio, no conquistado, mas oferecido, no consegue seduzir; a cincia, dada, no estimula o engenho (MERQUIOR, 1965, p. 85). A mquina proporciona um contato com esferas que o homem no quer recobrar, porque no fazem mais sentido. Assim, o sujeito lrico reluta em responder a tal apelo maravilhoso,/ pois a f se abrandara, e mesmo o anseio (ANDRADE, 1980, p. 199). Encara-a, pelo contrrio, como uma defunta crena, um dom tardio no mais apetecvel; antes despiciendo. Prefere, portanto, o mundo do catico, da desorientao, da desagregao de sentidos e no o da ordenao da mquina. No h como no pensarmos que a mquina uma ltima tentao a que o viajante vai negar. A mquina o legado de uma fantasia do absoluto, frente ao mundo que se estabelece no transitrio, no relativo, na falta de um sentido ltimo, de uma explicao total, de um nexo que liga todas as instncias. Vejamos algumas passagens em que a mquina se alia ao discurso totalizador:
e tudo que define o ser terrestre [...] na estranha ordem geomtrica de tudo [] e o absurdo original e seus enigmas suas verdades altas mais que tantos monumentos erguidos verdade [] tudo se apresentou nesse relance e me chamou para seu reino augusto. (ANDRADE, 1980, p. 199).

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Antes, o legado humano, e no divino, a que o viajante tenta se filiar v a histria como uma repetio dos mesmos tristes priplos do homem:
Abriu-se em calma pura, e convidando quantos sentidos e intuies restavam a quem de os ter usado os j perdera e nem desejaria recobr-los, se em vo e para sempre repetimos os mesmos sem roteiro tristes priplos. (ANDRADE, 1980, p. 198).

Esse legado do precrio, do duvidoso, do profano, do pedregoso, diferentemente do legado divino, no institui um incio ou fim de todas as coisas. Fixa-se na viagem sem roteiro, no ato mesmo de estar se deslocando em todos os sentidos. esse legado que est na palavra humana no momento em que, alegoricamente, o homem renunciou ao Verbo e preferiu a palavra. s na palavra humana que h a desagregao de valores, bem e mal, diferentemente do Verbo divino. Longe do Verbo, esses valores esto merce do sujeito que despossa a palavra, portanto esto a critrio do juzo de valor. a este homem decado do paraso que a poesia drummondiana se filia. Mas esse sujeito pode marcar seu espao no discurso. Dessa forma, ao longo da descrio da mquina, ele acrescenta comentrios ao que inerente ao orbe, transformando a mquina em uma construo subjetiva de linguagem:
As mais soberbas pontes e edifcios [] No sono rancoroso dos minrios na estranha ordem geomtrica de tudo. E o absurdo original e seus enigmas. (ANDRADE, 1980, p. 198, grifos nossos).

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

245

Diante da recusa, a mquina recolhe-se desconcertada, sem jeito, embaraada por ter sido pega de surpresa: A mquina

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

246

do mundo, repelida, [...] se foi miudamente recompondo (ANDRADE, 1980, p. 199). Antes aberta majestosamente, recompe-se miudamente. Torna-se pequena tanto no sentido fsico, quanto no sentido figurado, j que foi rejeitada. Mostra nesse segundo sentido, o de embarao, que foi humanizada pela linguagem do poeta. Nesse movimento paradoxal, vemos como a mquina uma fantasia, uma iluso de tica: to grande, mas to pequena. o reconhecimento dessa pequenez da mquina numa imagem que procura enfatizar sua grandeza que o poeta moderno faz. O movimento semelhante no poema de Cames: questionar naquele mundo pico a pequenez do homem. O descompasso entre o mundo e o homem, a percepo de um mundo fragmentado e no a mquina do mundo celebrado no poema de Drummond. Acompanhando esse movimento, o sujeito lrico tambm apresenta-se fragmentado:
[] e como se outro ser, no mais aquele habitante de mim h tantos anos. passasse a comandar minha vontade que, h de si volvel, se cerrava semelhante a essas flores reticentes em si mesmas abertas e fechadas. (ANDRADE, 1980, p. 199).

As flores reticentes, de Drummond, encontram correlato na floresta de smbolos, das Correspondncias, de Baudelaire. Desvendar essas flores requer uma atitude em que o sujeito lrico se afirma frente ao caos, que a sugesto de significados. Por causa desse projeto, em Baudelaire, no incomum encontrarmos sabores, texturas, sons, cheiros se harmonizando, como se completam na poesia de Drummond o par irreconcilivel aberta e fechada.

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

essa desorientao de olhar, no mais uma comunho com o todo que tambm Cames instituiu na sua lrica e em episdios de sua pica. Esse olhar paradoxal do poeta moderno, que enxerga o longe e o perto, o bem e mal, a fragmentao de um mundo nunca foi to profcuo. Tudo, ento, passa a ser uma questo de construo de linguagem. Os paradoxos, nesse sentido, no so seno a profunda conscincia da crise de linguagem sobre a qual o poeta moderno constri sua lrica e sobre a qual Cames construiu seu desconcerto.
tudo quanto sinto, um desconcerto; Da alma um fogo me sai, da vista um rio; Agora espero, agora desconfio, Agora desvario, agora acerto. Estando em terra, chego ao cu voando, Numa hora acho mil anos, e de jeito Que em mil anos no posso achar uma hora. (CAMES, 2003, p. 299).

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

247

No poema acima, Cames trabalha com tpicos j existentes da lrica ocidental. Mas o faz de maneira a enfatizar, na juno dos contrrios, um homem fragmentado, desconcertado, principalmente quando se trata de entender seus sentimentos. Pessoa, mestre da fragmentao, j apontaria para a potica do fingimento, a constatao lrica dessa fragmentao. Quanto a isso, importante perceber que esse poema foi lanado num livro chamado Claro Enigma. Desse ponto de vista, os poemas a publicados so todos como um rebatismo do sujeito lrico, agora no mais devedores da potica que se quer absoluta, mas principalmente poticas que veem no precrio a possibilidade de construo da sua lrica. Reflexo desse aspecto o jogo de linguagem a que esse poeta moderno recorre. Um jogo que enfatiza a perspectiva do sujeito lrico frente palavra, seu grande brinquedo num mundo sem deuses, clareando o enigma ou

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

248

obscurecendo o que seria dado: O poeta de Claro Enigma aplica o seu gnio potico a tornar enigmtico o que claro, a tornar incircunstanciado o que circunstancial (SIMES, 1978, p. 193). Entretanto, ao mesmo tempo, a recusa da mquina do mundo em Drummond um reflexo da relao tumultuosa que o poeta teve com essa temtica, o mundo, ao longo de sua obra. Se em poemas como Mundo grande, o sujeito lrico constata que seu corao no maior que o mundo (ANDRADE, 1980, p. 60); em outros, lana para esse mundo um olhar irnico de um homem atrs dos culos e do bigode (ANDRADE, 1980, p. 3), o gauche. Jos Guilherme Merquior assim resume essas fases:
Quando Carlos Drummond de Andrade publicou, em 1951, o volume Claro Enigma [] leitores e crticos no tardaram a fazerse a imagem de um novo Drummond, o terceiro, que, depois do humorismo dos comeos e do poeta social de Sentimento do Mundo e a Rosa do Povo se teria transformado num pessimista semiclssico, fugido da sociedade, alheio s lutas concretas, descrente de tudo e de todos. (MERQUIOR, 1965, p. 77).

Em Claro enigma, como resultado de um balano2 dessas atitudes, o sujeito lrico, agora mais cnscio da problemtica relao com o mundo, reflete no poema Legado: Tu no me enganas, mundo, e no te engano a ti (ANDRADE, 1980, p. 165). Fixar-se no engano, no fingimento, como traduo dessa relao , de uma certa forma, instituir o precrio no nascimento mesmo desse sujeito lrico moderno. A mesma constatao do engano aparece no poema Mensagem , de Fernando Pessoa: Os deuses vendem quando do/compra-se a glria com a desgraa (PESSOA, 2006, p. 57). Nessa releitura
Ver, a respeito disso, um poema chamado Balano, de Carlos Drummond de Andrade.
2

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

tambm de Os Lusadas, Fernando Pessoa faz o sujeito moderno dialogar com o mundo clssico e nessa passagem em especfico vemos a reafirmao do espao dessa lrica moderna: a apropriao pela potica do fingimento de todo esse legado lrico. Essa dissociao nasce com a poesia moderna:
A partir de Leopardi, de Hlderlin, de Poe, de Baudelaire, s se tem aguado a conscincia da contradio. A poesia h muito que no consegue integrar-se, feliz, nos discursos correntes da sociedade. Da vm as sadas difceis: o smbolo fechado, o canto oposto lngua da tribo, antes brado ou sucessivo que discurso pleno, a palavra-esga, a autodesarticulao, o silncio. (BOSI, 2000, p. 165).

O desconcerto da mquina do mundo: Drummond relendo a tradio camoniana

249

Drummond e Pessoa, relendo a tradio camoniana, de certo, preferem, diante de uma mquina que se oferece, seguirem vagaroso[s], de mos pensas. No vo mais trabalh-las de maneira ttil, como Ttis o fez, em Os Lusadas. Vo preferir seguir, como o sujeito lrico do poema de Drummond, avaliando o que perdera, numa clara referncia ao trabalho dbio do poeta: consciente do ganho da perda. a conscincia da perda dessa mquina e a tentativa de a linguagem servir-se como um brinquedo para suprir essa perda que ambos os poetas trabalham em suas obras. A mquina do mundo, portanto, no sculo XX, torna-se um legado lrico que ser revisitado em Drummond como uma construo de linguagem.

The disconcertment of the world machine: Drummond rereads Cames tradition


World in Luis Vaz de Cames The Lusiads and Carlos Drummond de Andrades poem A Mquina do Mundo [The Machine of the World]. Both poets reflect on the nature mans being in the world: obviously the Portuguese poem reveals the Renaissance mans worldview, while the Brazilian poet muses on contemporary man. Drummond, in his poem, appropriates both Cames epic text and his conception of a world in disconcert, that permeate his lyrical discourse. This appropriation takes place in such

Abstract: We propose a dialogue between two texts: the episode of the Machine of the

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

a way that the modern text exerts a rupture on the text from the Renaissance. As a lyrical legacy, the machine of the world is deconstructed through poetic language.

Keywords: Drummond. Cames. World Machine. Tradition. Modernity.

Maria Perla Arajo Morais Frederico Jos Andries Lopes

Referncias
ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunio: 10 livros de poesia. 10. ed. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio, 1980. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo na poesia. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. CAMES, Lus de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. ECO, Umberto (Org.). Histria da Beleza. Trad. Eliana Aguilar. Rio de Janeiro: Record. 2004. LAFER, Celso. Gil Vicente e Cames. So Paulo: tica, 1978. MERQUIOR, Jos Guilherme. Razo do poema. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1965. PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. ROSA, Joo Guimares. Grande Serto: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1986. SARAIVA, Antonio Jos. Lus de Cames. Lisboa: Gradiva, 1997. SIMES, Jos Gaspar. Carlos Drummond de Andrade e a poesia de circunstncia. In: COUTINHO, Afrnio. (Dir.). Carlos Drummond de Andrade . 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978.

250

Revista Lngua & Literatura FW v. 14 n. 22 p. 1-250 Ago. 2012


| | | | |

Vous aimerez peut-être aussi