Vous êtes sur la page 1sur 9

Compreenso do texto Captulo 1 1 De que nos fala o texto? 2- O que faz lembrar a dona Judite ? 3 Descreve o Lus ? 3.

3.1 Por que razo ele usava gravata e cinto largo em dias de ficha de avaliao? 3.2 O narrador desta histria no simpatizava com o Lus. Porqu? Capitulo 2 1 - Quem so os colegas que descem com o Pedro? 2 Descreve como cada um deles vai para casa, depois de descerem do autocarro? 3 O Pedro e o Nicolau moravam numa aldeia. Retira expresses do texto que a caracterizem. 4- Qual o nome da sua aldeia? 5- Eles conheciam bem o local onde viviam. Um dia o Nicolau pensou que tinham encontrado peixes numa poa. Explica essa situao? Captulo 3 1 Como era o dia-a-dia do Pedro, logo que chegava a casa? 2- O que lhe fazia confuso, quando entrou para o 5 ano? 3- A sua famlia vivia com dificuldades? Justifica com uma expresso do texto. 4- Como conseguiram os pais arranjar dinheiro para comprar os livros ao Pedro e o material para Educao Fsica? 5- Caracteriza a professora de Lngua Portuguesa?

Captulo 4 1- Por causa da falta de dinheiro, eu e o Nicolau fizemos uma sociedade que durou trs meses. Explica em que consistia essa sociedade. 2- Explica o significado das expresses: - pr-nos a nadar em dinheiro. - o Nicolau, depois de muitos rodeios - alvoroado coma riqueza que no tardaria - onde cresciam agries em barda - demos voltas e mais voltas 3- Onde guardavam os rapazes o dinheiro? 4- Um dia, os agries desapareceram. Porqu? 5- O que resolveram fazer, para continuarem a ganhar dinheiro? 6 O que fizeram ao dinheiro que ganharam? 7- Por que razo se desfez a sociedade entre os dois rapazes? Captulo 5 1 Quantos irmos tinha o Pedro? 2- O que lhe diz a sua irm Roslia que estava sua espera? 3- Quando Pedro est a conversar com o pai, o que lhe manda a me fazer? 4- Pedro anda preocupado com o estado do pai. Explica o que ele pensava. 5 Escreve um sinnimo da palavra lparo. 6 De que animais cuidava o Pedro? Captulo 7 1 Que sentimentos tinha o Pedro em relao frequncia na escola? 2 O que deixava os dois amigos cansados? 3 Quais foram as suas dificuldades nos primeiros dias de aulas?

Captulo 9 1- O senhor Incio, o contnuo, costuma dizer que parecemos bichos gordos a caminho do aougue. Explica por palavras tuas o que ele quer dizer com isto? 2 O faria o Pedro se fosse professor? 3 - Por que razo o Pedro raras vezes vai ao bar da escola? Captulo 10 1 Um dia, chega a casa e no encontra ningum. O que acontecera? 2 O que lhe diz a sua me que o deixa bastante irritado? 3 Que explicao d Pedro ao irmo mais novo sobre a ida do pai para o hospital? Captulo 13 1- Que instrumento musical costumava tocar o pai do Pedro? 2 O que aconteceu quando Pedro foi com o pai a um baile? 3- Qual era o grande desejo de Pedro? Captulo 14 1- Um dia, foram visitar o pai ao hospital. Como estava ele? 2- Descreve o espao onde estava o pai 3- O que Pedro queria dizer-lhe mas no conseguiu? Captulo 17 1-Acabaram as aulas. E o que acabou tambm? 2- O que aconteceu ao Nicolau, ao Lus e ao Pedro?

3- Que nome deram tlia que plantaram na escola? Captulo 18 1 O que fez Pedro naquela manh? 2- O que lhe conta a Fatinha sobre a doena do pai ? 3 Ela disse ao Pedro: tens de estar preparado para tudo O que queria ela dizer com isso?

Captulo 19 1 O que aconteceu ao pai do Pedro? 2- O pensas que sentiu o rapaz ao viver esta situao? Captulo 20 1 O que andava a fazer o rapaz quando o Nicolau foi ter com ele? 2- Explica o significado das expresses: - trao-lhe logo o destino sem pensar duas vezes - E h o gado para pensar 3 O que ele veio dizer? Captulo 21 1 Um dia, ele recebeu uma carta. Quem a enviou? 2 O que utilizou Nicolau para escrever? 2- O seu amigo cumprimentou-o com uma alcunha que lhe costumava chamar. Qual era ela? 2- Resume o que estava escrito na carta. 3 Na tua opinio, o Nicolau era feliz? Captulo 22 1- Mais tarde, o Pedro respondeu carta do amigo. O que lhe disse de importante?

Captulo 23 1- O que aconteceu s cordas do cavaquinho? 2 O tio Trindade consertou-lhe o cavaquinho mas o Pedro teve que fazer algo em troca. O que foi? 3 Ao fim do dia, ele fez-lhe uma proposta. Qual foi? 4 - O Pedro aceitou a proposta? Por que razo a aceitou? Funcionamento da lngua Captulo I 1. Por quantos pargrafos constitudo o captulo I? 2. Transcreve uma frase no discurso directo. 3. aparece sempre de gravatinha, 3.1 Classifica morfologicamente a palavra sublinhada. 3.2 Em que grau se encontra essa palavra? 4. Que tipo de narrador encontramos neste texto? Justifica com frases do texto. Captulo II 1. A camioneta vai ficando vazia, paragem aps paragem. 1.2 Diz se esta uma frase simples ou complexa e justifica. 2. bem acelerada, sem guarda-lamas 2.1 Classifica a palavra sublinhada quanto ao processo de formao. Captulo III 1. Escreve as seguintes frases no plural. a) A me do rapaz mal sabe ler. b) E eu calo-me. c) Claro que no sou bom aluno. d) A professora tem um feitio esquisitssimo 2. A professora tem um feitio esquisitssimo. 2.1 Em que grau se encontra o adjectivo desta frase? 2.2 Escreve uma frase, tua escolha, usando o mesmo adjectivo no grau comparativo de superioridade Captulo IV 1. mas agradava-me ouvir aquela estranha conversa 1.1 Refere em que tempo se encontra a forma verbal desta frase?

Localiza na frase um determinante demonstrativo e transcreve-o. 1.3 Substitui-o por outro da mesma subclasse.
1.2

Captulo V 1. Mete por uns atalhos 1.1 Que tipo de sujeito encontramos nesta frase? 1.2 Que outros tipos de sujeito conheces? 2. corre novamente 2.1 Diz a que classe de palavras pertence a palavra sublinhada. 2.2 Explica o seu processo de formao. Captulo VI 1. Nunca mais vinhas. 1.1 Constri uma frase em que a palavra vinhas apresente outro significado. 1.2 Que nome ds a estas palavras? Porqu? 1.3 Escreve duas frases em que utilizes a palavra canto com significados diferentes. Captulo VII 1. Reescreve o 10 pargrafo (Nos primeiros dias de aula) como se o narrador fosse no participante. 2. . O pai prometera-me um, se passasse de ano 2.1 Em que conjugao se encontra a forma verbal desta frase? Captulo IX 1. Substitui as palavras sublinhadas por pronomes pessoais. a) passam todo o ano a fazer provocaes. b) h coisas que no tm explicao? c) abriu a porta e desapareceu. d) H disciplinas que no so l muito do meu agrado. 2. Faz a diviso silbica de explicao e classifica-a quanto ao nmero de slabas e quanto acentuao. Captulo X 1. Passa para o Discurso Indirecto os 2, 3, 4 e 5 pargrafos deste captulo.

Captulo XIII 1. Retira do texto duas preposies contradas com determinantes. 2. No Inverno passado fui com o meu pai a um baile 2.1 Faz a anlise sintctica da frase. Captulo XIV 1. Retira do texto um sinnimo de couve. 2. Coloca por ordem alfabtica: quis, perguntou, pai, cama, soro, h, tempo, tomar, pintada, pijamas.

Captulo XVII 1 Retira deste captulo uma frase do tipo exclamativo e uma frase do tipo declarativo. 2 Classifica quanto acentuao as palavras - gua, forte e ningum ? 3 Faz a anlise sintctica da frase seguinte: Na escola, no ltimo dia de aulas, o Pedro deitou uns baldes de gua tlia. Captulo XVIII 1 Retira do 1 pargrafo: um nome colectivo; um nome comum um pronome indefinido uma preposio simples a contraco de uma preposio com um determinante artigo definido um verbo da 2 conjugao um determinante artigo indefinido 2 Classifica as palavras seguintes quanto sua formao: batatal, adormecer, me.

3 Escreve os antnimos de: manh, deitar, facilidade, doente. Captulo XIX 1 Puseram quatro bancos compridos no meio da sala e abriram as portas. 1.1.- Classifica morfologicamente as palavras sublinhadas. 2 Escreve uma frase, onde apliques este adjectivo no grau superlativo relativo de superioridade. Captulo XX 1- Escreve sinnimos das palavras: necessria, aflito, assustado, pensava. 2 - Indica o tempo, modo, pessoa e nmero de cada uma das formas verbais: apanho - fosse gritei assobiava 3 Quantos pargrafos tem este captulo? Captulo XXI 1- Escreve palavras da mesma famlia de : sono, casa 2 Forma adjectivos, a partir dos nomes que se seguem: fome, barulho, tristeza, surpresa. 3 Retira do ltimo pargrafo deste captulo um advrbio de tempo. Captulo XXII 1 Escreve frase, sobre este captulo, aplicando o verbo no: Pretrito perfeito do modo indicativo Pretrito imperfeito do conjuntivo 2 Indica a que conjugao pertencem as formas verbais que se seguem: sei, dava, saiu, h, , ando, tive. Captulo XXIII

1 Passa para o discurso indirecto os trs primeiros pargrafos deste captulo. 2 Retira do sexto pargrafo um advrbio de negao. 3 Utilizando as conjunes e e mas, liga as frases de modo a obteres frases coordenadas. a- O Pedro falou com o Tio Trindade. Pediu-lhe para o ajudar a fazer a grade. b O tempo passou depressa. J escurecia quando terminaram. c- O tio Trindade olhou para mim. Fez-me uma proposta d- Nunca lhe passou pela cabea ser aprendiz de ferreiro. Pensou na me e aceitou.

Vous aimerez peut-être aussi