Vous êtes sur la page 1sur 4

INTRODUO As primeiras unidades industriais de fabricao de tintas remontam ao fim do sculo XIX.

Se a utilizao de tintas inicialmente se destinava essencialmente decorao, crescentemente se foi alargando o espectro da sua utilizao e hoje em dia extensa a sua aplicao como material de revestimento para proteo e isolamento de diversos materiais. Sendo assim, este trabalho ser analisado e pesquisado os modos de classificao e aplicao, definies, composio bsica e as propriedades das superfcies.

DEFINIO Quando falamos nas tintas e vernizes num sentido mais abrangente, compreende-se qualquer material de revestimento, de consistncia lquida ou pastosa, apto a cobrir, proteger e colorir uma superfcie. Segundo o seu uso podem ser brilhantes ou mate, transparentes ou no, coloridas ou incolores, bem como apresentar resistncia a determinados tipos de agentes agressivos. Duas so, portanto, as funes que normalmente deve preencher uma tinta, quais sejam a de proteger e a de embelezar. Nesta acepo, tinta uma composio pigmentada lquida, pastosa ou slida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfcie apropriada, no estado em que fornecida ou aps diluio ou disperso em produtos volteis, ou fuso, convertvel, ao fim de certo tempo, numa pelcula slida, contnua, corada e opaca. A qualidade pretendida, o fim a que se destina a tinta, o fator econmico, entre outros, so elementos que podem condicionar a proporo dos constituintes. As tintas de base solvente orgnico so combustveis, explosivas e muitas vezes txicas. As variedades de solventes utilizados (hidrocarbonetos alifticos, hidrocarbonetos aromticos, lcoois, teres, steres cetonas) permitem a formulao de produtos com as aplicaes mais diversas. Normalmente conseguem-se produtos com maior resistncia s variaes e caractersticas ambientais, nomeadamente climticas. A sua produo, por ser bastante variada exige uma vasta panplia (grupo de elementos do mesmo gnero ou que tm a mesma funo) de equipamentos de mtodos simples e flexveis de produo, porm o escoamento destes produtos faz-se principalmente para indstria automobilstica. Na proteo e decorao de superfcies no s se utiliza tintas como tambm se aplicam vernizes. H diferenas a salientar que distinguem um verniz de uma tinta, principalmente pelo fato do verniz no ser pigmentado e depois de aplicado forma-se numa pelcula seca transparente, no opaca e que poder ser corado com corantes solveis. So produtos maioritariamente base de solventes orgnicos e caracterizam-se por permitirem um revestimento transparente, com brilhos e grande dureza. Ao nvel de produo e utilizao requerem preocupaes especiais por conterem substncias inflamveis. A produo idntica das tintas a base de solvente.

PROPRIEDADES DAS SUPERFCIES As propriedades das superfcies que influem diretamente no comportamento das pinturas so: Permeabilidade: a propriedade que tem o substrato de permitir a passagem de gases ou lquidos que podero resultar em diversas combinaes qumicas. Porosidade: a relao percentual entre o volume de espaos vazios e o volume total. Esta relao influenciar substancialmente no grau de absoro dos compostos lquidos pela tinta. Resistncia a radiaes energticas: a propriedade dos materiais de no sofrerem deteriorao ou decomposio quando expostos as radiaes energticas, em especial s radiaes provenientes do sol, como a luz ultravioleta. Plasticidade/Fragilidade: plasticidade a propriedade do material de sofrer alterao de forma sob ao de foras externas e as manter mesmo aps a retirada destas foras, sem o aparecimento de fissuras. Fragilidade a propriedade segundo a qual o material se rompe, sob ao de fora externas, sem ter sofrido deformao. Reatividade qumica: a capacidade do material de combinar com agentes qumicos ambientais. Os materiais de alvenaria so porosos, absorvem e podem reter gua, desenvolver e abrigar fungos e possuem comportamento alcalino. As madeiras so porosas, higroscpicas e sofrem decomposio superficial sob efeito dos fungos e das radiaes solares (raios infravermelho e ultravioleta). Por absorverem umidade, sofrem alterao dimensional provocando empenamentos. Os metais, basicamente as ligas ferrosas, so altamente sensveis corroso quando em contato com a umidade, o oxignio e os elementos poluentes. A especificao de pintura na construo civil deve ser feita mediante pleno conhecimento das condies ambientais e dos diversos tipos de substratos.

COMPOSIO BSICA Segundo Fazenda (1993) tinta uma composio lquida, geralmente viscosa, constituda de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante lquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em pelcula fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato. Esse filme tem a finalidade de proteger e embelezar as superfcies. Os componentes bsicos da tinta so: Resina a parte no-voltil da tinta, que serve para aglomerar as partculas de pigmentos. A resina tambm denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim, por exemplo, temos as tintas acrlicas, alqudicas, epoxdicas, etc. Todas levam o nome da resina bsica que as compem. (FAZENDA, 1993). Antigamente as resinas eram base de compostos naturais, vegetais ou animais. Hoje em dia so obtidas atravs da indstria qumica ou petroqumica por meio de reaes complexas, originando polmeros que conferem s tintas propriedades de resistncia e durabilidade muito superiores s antigas. A formao do filme de tinta est relacionada com o mecanismo de reaes qumicas do sistema polimrico, embora outros componentes, como solventes, pigmentos e aditivos tenham influncia no sentido de retardar, acelerar e at inibir essas reaes. Pigmento o material slido finamente dividido, insolvel no meio. Utilizados para conferir cor, opacidade, certas caractersticas de consistncia e outros efeitos. So divididos em pigmentos coloridos (conferem cor), no-coloridos e anticorrosivos (conferem proteo aos metais).O ndice de refrao (I.R.) est diretamente relacionado ao poder de cobertura (propriedade da tinta de cobrir o substrato), sendo que os pigmentos coloridos devem possuir I.R. superior a 1,5 (I.R. mdio das resinas utilizadas em tintas). As cargas possuem I.R. iguais ou ligeiramente superiores a 1,5 sendo, portando, transparentes ou quase transparentes. Aditivo ingrediente que adicionado s tintas, proporciona caractersticas especiais s mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizado para auxiliar nas diversas fases de fabricao e conferir caractersticas necessrias aplicao. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indstria de tintas e vernizes, a saber: secantes, anti-sedimentantes, niveladores, anti-pele, antiespumante, dispersantes, espessantes, etc. Solvente liquido voltil, geralmente de baixo ponto de ebulio, utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina. So classificados em: solventes aditivos ou verdadeiros, latentes e inativos (FAZENDA, 1993).

Vous aimerez peut-être aussi