Vous êtes sur la page 1sur 7

Texto 07

COMO ELABORAR ESQUEMAS


Prof. MSc. Ricardo Aureliano FACIPE_2010

INTRODUO Com a finalidade de facilitar seus estudos e compreenso da tarefa de elaborar esquemas como uma ferramenta que auxilia a compreenso de um texto lido ou at mesmo para quem vai mais adiante escrever um texto, compilamos partes de alguns autores que esclarecem sobre a finalidade e tcnicas de elaborao de esquemas. Primeiramente temos um extrato de Joo lvaro Ruiz (1996): Para acentuar os propsitos da leitura, para melhor captar, discernir, assimilar, gravar e facilitar a evocao futura dos contedos da leitura, nada melhor do que procurar reproduzir ou refrasear aquilo que lemos: "Se voc resolver anotar brevemente o que o autor diz, no pode evitar que o que ele diz se torne parte do seu prprio processo mental." Quem l bem, de lpis na mo, procura das idias diretrizes e dos pormenores importantes, j preparou caminho para o levantamento do esquema seguido pelo autor, bem como para a elaborao do resumo daquilo que leu. Quem faz leitura trabalhada exercita-se na habilidade de discernir o principal e o acessrio, e deixa assinalado, durante a leitura, tudo o que poderia fornecer elementos para o levantamento do esquema, para a elaborao do resumo ou para transcries em fichas de documentao pessoal. Ao contrrio, quem no l com discernimento, ou quem no sublinha com inteligncia, far resumos falhos, snteses mutiladas que mais atrapalharo nos estudos e confundiro nas revises do que ajudaro. 11. 1 Natureza, funo e regras do esquema Esquema o plano, a linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento de seu escrito; esse plano delimita um tema e estabelece a trajetria bsica de sua apresentao, subordinando idias, selecionando fatos e argumentos. A funo do esquema, pois, definir o tema e hierarquizar as partes de um todo numa linha diretriz, para torn-lo possvel a uma viso global. Pelo esquema, pode-se atingir o todo numa nica mirada. A elaborao ou levantamento do esquema obedece a algumas regras: a) Seja fiel ao texto. No se pode trabalhar com esquemas fixos ou preconcebidos e forar o texto lido a entrar neles. b) Apanhe o tema do autor, destaque ttulos, subttulos que guiaram a introduo, o desenvolvimento e as concluses do texto.

c) Seja simples, claro e distribudo organicamente, de maneira a apresentar lmpida imagem concentrada do todo. d) Subordine idias e fatos, no os rena apenas. e) Mantenha sistema uniforme de observaes, grficos e smbolos para as divises e subordinaes que caracterizam a estrutura do texto. BIBLIOGRAFIA RUIZ, J. A. Estudo pela Leitura trabalhada. In:________. Metodologia Cientfica: guia para eficincia nos estudos. So Paulo: Atlas, 1996.p.42-47.

Outra indicao interessante est disponvel em um site na internet cujo endereo : <http://www.coladaweb.com/como-fazer/sublinhar-e-esquematizar-um-texto>, e que transcrevemos a seguir:

2 ESQUEMATIZAR Para Rauen esquema um tipo de produo textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base . Assim esquema a apresentao do texto, colocando em destaque os elementos de maior importncia. Sua finalidade difundir mais amplamente as informaes facilitando para o leitor sua compreenso. Utiliza-se o esquema como meio facilitador para a memorizao e a explicao do texto, usam-se muito pra tal feito linhas, setas, crculos colchetes, entre smbolos diversos. 2.1 Caractersticas do esquema Na elaborao de esquemas, para que no fujam de seu projeto principal que simplificar ao leitor a compreenso do texto, algumas caractersticas devem ser ressaltadas e observadas. Segundo Salomon: Fidelidade ao texto original: deve conter as idias do autor, sem modificao ou pontos de vistas pessoais; Estrutura lgica do assunto: partir sempre da idia principal, depois para seus respectivos detalhes; Adequao ao assunto estudado e funcionalidade: o esquema deve ser flexvel, adaptado ao tipo de matria a ser estudada. Os assuntos mais profundos com mais detalhes e os mais fceis apenas com palavras chaves; Utilidade de seu emprego: o esquema deve facilitar a pesquisa assim como sua reviso, deixando em evidencias seus pontos chaves; Cunho pessoal: cada pessoa tem seu prprio jeito de fazer esquemas, portanto, um esquema feito por alguma pessoa raramente ira servir outra.

2.2 Utilidade do esquema resumir textos muito grandes e densos para que o leitor o entenda sem que aja uma leitura completa do texto. Muito utilizado em estudos para provas, matria a ser dada por professores, mtodos para a realizao de trabalhos tcnicos, entre outros. 2.3 Elaborao de esquema Existem vrias maneiras para elaborao de um esquema. Porm, necessrio que o esquema expresse palavras que contm a idia principal. Um esquema deve estar de acordo com a realidade. Deve-se sintetizar o tema e no modific-lo, desenvolvendo o esquema de acordo com o tema. Enfim, para elaborao de um esquema, so necessrias vrias leituras do tema. Destas leituras precisa-se marcar um ponto de partida, destacar a idia principal e seguir uma linha de fatos ligados entre si. Estes fatos devem conter as expresses principais. 2.3.1 Recomendaes para elaborao de esquemas a) Captar a estrutura da exposio do autor quer se trate de um livro, de uma seo, de um captulo. Pode-se obter o esboo inicial a partir dos ttulos, subttulos e das epigrafes. Estas funcionam como guias e indicadores. b) Colocar os ttulos mais gerais numa margem e os subttulos e divises nas colunas subseqentes e assim sucessivamente, caminhando da esquerda para a direita. c) Utilizar o sistema de numerao progressiva (1, 1,1, 1,2, 1.2.1, 2 etc.) ou convencionar o uso de algarismos romanos, letras maisculas, minsculas, nmeros, etc., para indicar as divises e subdivises sucessivas. d) Usar alguns smbolos convencionais e convencionar abreviaturas para poupar tempo e facilitar a captao rpida das idias. Assim, por exemplo: para indicar: produz, decorre, por conseguinte, conduz a, resulta etc. Ex.: grupo minoritrio marginalizao; para indicar sexo masculino homem; para indicar sexo feminino mulher; para indicar sujeito indivduo, homem etc. 2.4 Exemplo O industrialismo tem como imperativo mximo conquista do velho pelo novo; e est forando a humanidade a marchar atravs da histria a um ritmo cada vez mais rpido. Porm, fixa somente a direo geral dessa marcha. A natureza geral

do caminho define muitos caracteres especficos que de outra maneira aparecem como mistos e inclusive acidentais. Outra questo porque um caminho ou outro escolhido ou aceito pelos homens, ou imposto a eles. O industrialismo introduzido por elites nativas ou estrangeiras, grupos de homens que pretendem conquistar a sociedade atravs da superioridade dos novos meios de produo. A nova sociedade, ao longo do tempo e sob um ou outro auspcio, est sempre destinada a ganhar. A grande questo dramtica no se o industrialismo haver de obter a supremacia, mas qual ser seu enfoque conceitual da organizao da industrializao. 2.4.1 Esquema do exemplo Industrialismo * Conquista do velho pelo novo; * Fixa a direo geral da marcha. Caminho * Define muito dos caracteres especficos; * Por que um ou outro escolhido? Elite * Deseja conquistar a sociedade; * A nova destinada a ganhar; * Como organizar a industrializao. REFERNCIA SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 10 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. SIMIO, Daniel Schroeter. et al. Organizando a Informao: esquema, fichamento, resumo. Disponvel em: <http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_esquema.htm>. Acesso em: 25 de nov. 2006, 18:30:30. 7 RAUEN, Fbio Jos. Roteiros de investigao cientfica. Tubaro: Ed. UNISUL, 2002.

Some-se ainda a contribuio a seguir, de autoria ainda no catalogada, que constava em meus arquivos e vale pena a leitura: Para Galliano (1989) o esquema a representao grfica, sinttica, do que se leu. Deve ser montado em uma seqncia lgica que ordene claramente as principais partes do contedo do texto e que, mediante divises e subdivises, represente sua hierarquia. Assim, o esquema destaca o propsito da leitura, facilita

a captao do contedo e permite ao estudante refletir melhor sobre o texto. Alm disso, possibilita ainda a rpida recordao da leitura no caso de consultas futuras. O esquema pode usar o mtodo das chaves de separao, ou pode empregar a simples listagem hierarquizada por diferenciao de espao e/ou subdiviso numrica. A montagem de um esquema pressupe, portanto, a compreenso das relaes existentes entre as diversas partes. Sem essa compreenso impossvel subordin-las de modo correto. Sendo assim, evidente que o esquema no pode ser uma inveno do estudante, visto que sua finalidade prestar uma informao visual imediata sobre o plano seguido pelo autor. Como essa representao feita com o objetivo de servir ao propsito do estudo, o levantamento do esquema deve observar as seguintes caractersticas gerais para ser realmente til. - Fidelidade ao texto original: O esquema deve ser levantado a partir da leitura, e no o inverso. Ou seja, no se pode partir de um esquema preconcebido para nele tentar encaixar o que se leu. vlido o uso de palavras ou expresses prprias para esquematizar o pensamento do autor, mas no se pode distorc-lo segundo a nossa vontade. - Estrutura lgica: No serve para nada reunir atabalhoadamente idias e conceitos encontrados no texto e distribu-los de qualquer maneira. O levantamento do esquema deve obedecer a um critrio lgico, claro, de subordinao entre os elementos coletados. Portanto, esses elementos tm de ser cuidadosamente selecionados e subordinados entre si. Isso s possvel quando j se est de posse da idia principal e dos complementos significativos do texto. Parte-se, ento, para a ordenao desses elementos, realando o que principal do que secundrio, complementar ou conseqente. - Funcionalidade para o uso: Para ser funcional o esquema tem de ser expresso de forma que numa simples olhada o estudante possa ter uma idia clara sobre o contedo de sua leitura. - Flexibilidade: Como a realidade dinmica, o esquema tambm no pode ser rgido, esttico. Se tomarmos como coisa acabada, rgida, definitiva, ele pode simplesmente perder sua finalidade, pois teremos de ignorar a realidade apenas para mant-lo vlido. BIBLIOGRAFIA GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. 200 p. Em seguida apresentamos alguns exemplos de esttica de Esquemas para ajudar na compreenso e fixao do assunto. Vejam as figuras que se seguem:
De chaves ou quadro sinptico: Sua estrutura vai de esquerda a direita, a informao se decompe atravs de chaves e de

forma hierrquica, isto o tema central e suas divises e subdivises.

Complemente seu estudo procurando na Internet sobre Mapas Mentais ou Mapas Conceituais e a ferramenta de construo chamada CmapTools que est disponvel em: <http://cmap.ihmc.us/> SUCESSO!

Vous aimerez peut-être aussi