Vous êtes sur la page 1sur 26

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DA RETFICA UNIFORTE

I HISTRICO DA EMPRESA Em setembro de 2004, o empresrio Rubns Mota da Paz, scio da empresa Retifica Motordiesel, acende em seu corao o desejo de montar uma nova empresa, com a inteno de abrir mais portas de emprego para outras pessoas. O pensamento era abrir a empresa na cidade de Miranorte - TO, acreditando que seria um plo industrial interessante para o comrcio de retifica. Em dezembro do mesmo ano conseguimos parceiros fazendo, assim, que a viso desse certo. Os parceiros desse projeto foram: Retifica Motordiesel, Joel Borges, Genivan Correia dos Santos. Esses parceiros foram convidados pelo empresrio Rubns Mota, para fazer parte da nova empresa (Retfica Uniforte). Ao montarmos, naturalmente surgiu necessidade de escolhermos o nome da empresa, foi a que surgiu, dentre de tantos outros nomes a palavra Unio e fora, dando origem a Retfica Uniforte. Apesar de tanta dificuldade o projeto deu certo. No final de dezembro inauguramos a Uniforte em Miranorte com aes de graas e um delicioso churrasco. Porem, nos primeiros 10 meses percebemos a necessidade de mudar para outra cidade, pois o comrcio da regio era menor que a grandeza do nosso projeto. A partir da comeamos novas idias, depois de tanta luta e dificuldades, decidimos mudar para a cidade de Palmas TO. Mesmo com o desnimo de alguns scios, o Sr. Joel Borges teve a ousadia dada por Deus, de sacrificar seus negcios e trazer a empresa para nossa capital. Nessa mudana a grande parceria com a Motordiesel foi desfeita sem do transferido o direito para o Joel Borges, atravs de uma negociao. No final de 2005 mudamos para Palmas, acreditando no mercado, mesmo com muita dificuldade. Comeamos com a ajuda de Deus conquistar o mercado na nossa capital com muito esforo e determinao at hoje a empresa tem crescido no comercio de Palmas. Decidimos que teramos como lema: ser uma empresa crist, ter qualidade, rapidez e honestidade. Agradecemos ao Senhor dos Senhores por todas as conquistas que houve e que viro. Somos gratos tambm a todos os colaboradores desse projeto, desde os maiores empresrios que acreditou e acredita na nossa empresa, no deixando de mencionar os grandes colaboradores internos os nossos funcionrios, parabns a todos. Fico aqui uma profunda gratido aos parceiros; Motordiesel, Joel Borges e Genivan C. dos Santos. Todos foram e sempre sero lembrados e respeitados pela famlia Uniforte.

II APRESENTAO DO MANUAL
O Manual de Normas e Procedimentos da RETFICA UNIFORTE apresenta sua estrutura funcional, segundo o organograma, estando dividido em duas partes. A primeira d uma viso geral da empresa, apresentando cada gerncia com os respectivos quadros profissionais, o funcionamento hierrquico, o funcionamento fsico, o perfil e as atribuies de cada colaborador. A segunda parte traz. as normas de conduta que devem ser igualmente observadas por todos os colaboradores, independentemente da funo que ocupe.

OBJETIVOS
Definir os principais procedimentos da RETFICA UNIFORTE, bem como estabelecer diretrizes para o aperfeioamento dos colaboradores a fim de garantir aos clientes servios e produtos de qualidade; Proporcionar orientao aos profissionais da empresa na realizao de atividades tcnicas e administrativas.

ESTRUTURA DO MANUAL
Funcionamento Hierrquico

Representa o funcionamento da RETFICA UNIFORTE com base em seu organograma. Quadro Profissional

Conjunto de profissionais que desempenham funes distintas e que so pertinentes ao funcionamento fsico da RETFICA UNIFORTE. Funcionamento Fsico

Orienta quanto interao entre os setores. Perfil

Apresenta as caractersticas inerentes funo como pr-requisitos, conhecimentos e experincias e ainda os atributos comportamentais.

Atribuies

Apresenta as responsabilidades inerentes a cada funo ou setor.

Normas de Conduta

So as regras a serem observadas por todos os colaboradores independentemente de cargo ou funo.

DIRETORIA GERAL

GERNCIA ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO

GERNCIA OPERACIONAL

GERNCIA COMERCIAL

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

LAVADOR

VENDEDOR

MOTOBOY

TCNICOS DE RETIFICAO DE BLOCOS, BIELAS E VIRABREQUIM

AUXILIAR DE SERVIS GERAIS

TCNICOS DE CABEOTES

DIRETORIA GERAL Funcionamento Hierrquico diretamente auxiliado pela Gerncia Administrativo/finaceira e assessorado tecnicamente pela Gerncia Operacional e Comercial. Quadro profissional Diretor Funcionamento Fsico Responsvel pela conduo dos trabalhos gerais e diretrizes da empresa. Dirigir os esforos das demais gerncias no sentido de alcanar as metas estabelecidas. Dar

suporte aos

departamentos:

Gerncia

Administrativo/Financeira,

Gerncia

de

Operacional e Gerncia Comercial. Perfil: Pr-requisitos:

Escolaridade: Desejvel Nvel superior completo em Administrao de Empresas, preferencialmente com especializao em Gesto de Recursos Humanos, Gesto Empresarial.

Sexo: Masculino Idade: Acima de 30 anos Possuir CNH: AB

Conhecimento e Experincias:

Desejvel experincia em Engenharia Mecnica. Experincia comprovada em administrao e desejvel experincia na rea de retfica e mecnica; Competncia tcnica administrativa e gesto de pessoas;

Atributos Comportamentais Facilidade de expresso, ser comunicativo. Possuir relacionamento favorvel com clientes e fornecedores bem como com a equipe. Ter viso holstica; Ser entusiasta, dinmico e incentivador; Ter criatividade e iniciativa; Ter tenacidade Ser articulador com clientes internos e externos; Saber delegar tarefas e autonomia aos liderados; Ser mediador de conflitos com liderana situacional; Ter vida financeira bem administrada.

Atribuies: Diretoria responsvel pelo planejamento geral da empresa, organizao, soluo de problemas, agilidade de processos e acompanhamento de todas as atividades administrativo-financeiras, procedimentos de negcios e produo. Acompanhar junto s gerncias todas as aes e decises a serem tomadas.

GERENTE ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO


Funcionamento Hierrquico Subordinada Diretoria relacionando-se em linha com as demais gerncias. Quadro Profissional Gerente Administrativo/Financeiro Assistente administrativo Motoboy Auxiliar de Servios Gerais Funcionamento Fsico Relaciona-se com a diretoria em funo das posies de pagamentos dirios e para programar todas as demandas necessrias pertinentes s finanas e pessoal, bem como com as demais gerncias para programao e pagamento das demandas de rotina, dando suporte administrativo, financeiro e de pessoal. Perfil Pr-requisitos:

Escolaridade: Desejvel Nvel Superior Completo em Administrao de


Empresas, Contabilidade ou Economia; Sexo: Masculino ou Feminino; Idade: acima de 25 anos

Possuir CNH: AB
Conhecimentos e experincias:

Conhecimento avanado do pacote Office e desejvel em software de


gerenciamento (SIAC)

Experincia comprovada em rea financeira e administrativa;

Cursos de gesto de Processos e gesto de Pessoas.


Atributos comportamentais: Ser um colaborador confivel e responsvel; Possuir senso de organizao e mtodos; Possuir discrio; Ter capacidade de trabalhar em equipe; Apresentar relacionamento favorvel com o superior, com o cliente externo e interno; Educao e cuidado no trato com o colaborador.

Atribuies

Responsvel direto pelo faturamento, controle dos recebimentos e pagamentos


dirios, acompanhar oramentos, de ordens de servios, atualizao de cadastros, controle de todas as atividades decorrentes de movimentao financeira, bem como as de administrao de pessoal e documentao da empresa. ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Funcionamento Hierrquico Subordinada Gerncia Administrativa Financeira Quadro Profissional Assistente Administrativo Funcionamento Fsico Relaciona-se com a Gerncia Administrativa Financeira em funo das posies de pagamentos, relatrios, envio de documentao, atendimento aos clientes e outras atividades correlatas. Perfil: Pr-requisitos:

Escolaridade: Ensino Mdio completo e preferencialmente nvel superior em


curso na rea de Administrao de Empresas, Contabilidade ou Economia;

Sexo: Masculino ou Feminino;

Idade: Acima de 23 anos.


Conhecimentos e Experincias: Conhecimento avanado do pacote Office e desejvel em software de gerenciamento; Experincia na rea administrativa/financeira Curso de Matemtica Financeira Ter conhecimento contbil

Atributos Comportamentais: Ser um colaborador confivel e responsvel; Possuir senso de organizao e mtodos; Possuir discrio; Ter capacidade de trabalhar em equipe; Ter habilidades na elaborao de procedimentos; Ter boa concentrao e raciocnio lgico; Facilidade de aprendizado; Agilidade; Aperfeioamento contnuo. Educao e cuidado no trato com o cliente, principalmente na rea de cobrana.

Atualizao e aplicabilidade na execuo de tarefas inovadores


Ter vida financeira bem administrada;

Atribuies Cumprir as determinaes estabelecidas pelo gerente financeiro/administrativo. Auxilia o faturamento, controle dos recebimentos e pagamentos dirios, acompanhar oramentos, de ordens de servios, atualizao de cadastros, controle de todas as atividades decorrentes de movimentao financeira, bem como as de administrao de pessoal e documentao da empresa. MOTOBOY Funcionamento Hierrquico

subordinada pela Gerncia Administrativo/financeira. Quadro profissional Motoboy Funcionamento Fsico Responsvel pela conduo das entregas de servios e documentao, coleta de trabalhos e compras de material necessrio. Perfil: Pr-requisitos: Escolaridade: Desejvel Nvel mdio Sexo: Masculino Idade: Acima de 20 anos Possuir CNH : AB

Conhecimento e Experincias:

Desejvel experincia em Trnsito da cidade. Experincia comprovada em motociclista.

Atributos Comportamentais Facilidade de expresso, ser comunicativo. Possuir relacionamento favorvel com clientes externas. Ter percepo da satisfao ou no dos clientes e informar

diretoria/gerncia. Ser Confivel e responsvel; Ter agilidade Ser solucionador e trazer resultados. Ser zeloso com o veculo ( moto)

Atribuies: Entrega e recebimento de peas para empresa; Registrar em protocolo, as visitas realizadas e seus resultados obtidos; Relatar por intermdio do caderno de controle, os valores dirios recebidos; Realizar , quando necessrio, pagamentos junto aos bancos;

AUXILIAR DE SERVIOS GERAIS Funcionamento hierrquico Subordinada Assistncia Administrativo/Financeira, relacionando-se em linha com os demais cargos. Quadro profissional Auxiliar de Servios Gerais Funcionamento fsico: Recebe da Diretoria e da Assistncia Administrativa/Financeira suporte necessrio para as aes a serem desenvolvidas. Planejar suas aes, executando do incio ao final do dia, as tarefas que lhe so solicitadas. Perfil: Pr- requisitos: Escolaridade: preferencialmente Nvel mdio; Sexo: Masculino ou Feminino; Idade: acima de 18 anos

Conhecimentos e experincias: Conhecimento em higienizao e limpeza Experincia em faxina geral e manuteno da estrutura fsica

Atributos comportamentais: Ser detalhista e criterioso; Ter comprometimento com a empresa a que pertence; Agilidade

Atribuies:

Cuidar para no ter desperdcio de gua e energia, apagando luzes acesas


desnecessrias e torneiras abertas indevidamente. Recolher todo o lixo da empresa e direcionar ao local adequado

Limpar mveis, equipamentos e estoque; Limpar Janelas e portas da empresa; Fazer caf e manter o local asseado;
Limpar filtro dos aparelhos de ar condicionado;

Limpeza criteriosa do banheiro, abastecendo de produtos necessrios.


Limpar e manter o ambiente limpo e organizado.

GERENTE COMERCIAL
Funcionamento hierrquico Subordinado Diretoria Geral relacionando-se em linha com as demais gerncias. Quadro profissional Gerente Vendedor Funcionamento Fsico Recebe da Diretoria Geral suporte necessrio para as aes de mercado devendo apresentar relatrios de todas as aes desenvolvidas. Planeja suas aes com suporte da Gerncia Operacional e as necessidades dos clientes com relao entrega de materiais e servios, e informa Gerencia Administrativo-financeira o posicionamento de processos e empenhos em andamento. Perfil Pr-requisitos

Escolaridade: Nvel Mdio


Sexo: Masculino; Idade: acima de 25 anos

Possuir CNH AB.

Conhecimentos e Experincias: Possuir noes de marketing; Ter cursos em atendimento ao pblico, Vendas e Negociao Experincia na rea da Retfica e da Empresa Retfica Uniforte; Experincia em Negociao.

Atributos Comportamentais: Ter comprometimento com a empresa a que pertence; Saber se expressar; Possuir relacionamento favorvel com o cliente, com o fornecedor, com a equipe e com o superior;

Ser desenvolto; Ser entusiasta, dinmico; Ter criatividade e iniciativa; Ter persistncia; Ter Apresentao Pessoal.

Atribuies Realizar a parte comercial da empresa, coordenando aes de vendas internas e externas, bem como fluxo do setor de oramentos, devendo prestar relatrios sobre o processo de vendas Diretoria Geral. Realizar compras de peas de acordo com a organizao de estoque. VENDEDOR Funcionamento hierrquico Subordinado Gerncia Quadro profissional Vendedor

Funcionamento Fsico Recebe da Gerncia Comercial suporte necessrio para as aes de mercado devendo apresentar relatrios de todas as aes desenvolvidas. Planeja suas aes com suporte das necessidades dos clientes com relao entrega de materiais e servios, e informa Gerncia Comercial o posicionamento de processos e empenhos em andamento.

Perfil Pr-requisitos Escolaridade: Nvel Mdio Sexo: Masculino;

Idade: acima de 23 anos


Possuir CNH AB.

Conhecimentos e Experincias: Possuir noes de marketing, estratgias de venda, anlise do consumidor, psicologia do consumidor. Possuir profundo conhecimento de atendimento.

Ter cursos em atendimento e Vendas; Experincia em Vendas;


Atributos Comportamentais:

Possuir relacionamento favorvel com o cliente, com o fornecedor, com a equipe e com o superior; Saber se expressar; Ser desenvolto; Ser dinmico; Ter criatividade e iniciativa; Ter persistncia; Ter Apresentao Pessoal.

Atribuies Responsvel pelas vendas externas devendo, assim, divulgar e propagar os servios prestados, solicitar oramentos, acompanhar prazos de entrega, verificar o andamento de processos / empenhos, ps-venda.

GERNCIA DE PRODUO
Funcionamento hierrquico Subordinado Diretoria geral de quem recebe o suporte necessrio e interage com as gerncias em linha. Quadro profissional Gerente Lavador Tcnicos de Cabeote Tcnicos de Retificao de Blocos, Bielas e Virabrequim Funcionamento Fsico Recebe suporte da Diretoria Geral e demanda da Gerncia Comercial. Operacionaliza todas as tarefas tcnicas, repassando suas atividades para a Gerncia Administrativo/financeiro que passar para Diretoria Geral. Perfil Pr-requisitos:

Escolaridade: Desejvel Nvel superior em curso na rea de Tecnologia Retfica; Sexo: Masculino; Idade: acima de 25 anos

Possuir CNH

Conhecimentos e atribuies: Experincia comprovada em gesto de produo na rea de retfica; Conhecimento de informtica (sistemas); Conhecimento de operao de equipamentos; Conhecimento em produtos e servios da empresa.

Atributos Comportamentais: Disponibilidade de horrio para atender s necessidades de trabalho; Ser honesto na entrega tcnica ao Cliente e no usar artifcios sem veracidade; Possuir relacionamento favorvel com o cliente, com fornecedor, com a equipe e com o superior; Saber se expressar; Ser ordeiro; Ser entusiasta, dinmico e incentivador; Saber delegar tarefas e autonomia aos tcnicos; Ser mediador de conflitos com liderana situacional. Ter rapidez e qualidade nas tarefas executadas. Demais atividades correlatas.

Atribuies Comandar, dirigir e controlar toda a parte de produo, incluindo superviso das limpezas dos cabeotes, agilidade e qualidade do servio, entrega dos servios dentro dos prazos definidos. responsvel por informar a falta de matria prima para os servios, responsvel pelos tcnicos ligados rea distinta e geral, bem como pelo gerenciamento geral da produo, junto ao financeiro e ao comercial. Supervisionar a manuteno completa das mquinas, equipamentos e ferramentas. LAVADOR Funcionamento hierrquico Subordinada Gerncia Operacional, auxiliando com os demais tcnicos.

Quadro profissional Lavador Funcionamento fsico: Recebe da Gerncia Operacional suporte necessrio para as aes a serem desenvolvidas. Planejar suas aes, executando do incio ao final do dia, as tarefas que lhe so solicitadas. Perfil: Pr - requisitos: Escolaridade: preferencialmente Nvel mdio; Sexo: Masculino Idade: acima de 18 anos

Conhecimentos e experincias:

Desejvel conhecimento em higienizao e limpeza

Atributos comportamentais: Ser detalhista e criterioso; Observador; Atencioso; Organizado e metdico;

Agilidade;
Capacidade de se comunicar com os colegas de trabalho;

Capacidade de obedincia e respeito s autoridades;


Ter comprometimento com a empresa a que pertence; Possuir capacidade de trabalhar em equipe

Atribuies: Auxiliar o embarque e desembarque das peas;

Lavar as peas com ateno e qualidade;


Zelar pelos equipamentos do setor de limpeza;

Separar com ateno as peas que chegam ao setor para no misturar e aps
a lavagem organizar adequadamente conforme cada Ordem de Servio; Informar ao Gerente Operacional sobre produtos e matria prima do setor de limpeza a serem adquiridos; Usar os produtos adequadamente para que no haja desperdcio;

Cuidar para no ter desperdcio de gua, verificando torneiras abertas


indevidamente. Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Demais atribuies correlatas.

TCNICOS DE CABEOTES Funcionamento hierrquico Subordinado Gerncia Operacional de quem recebe o suporte necessrio e interage com os tcnicos em linha. Quadro profissional Tcnicos de Cabeotes Funcionamento Fsico Recebe orientaes da Gerncia Operacional e realiza todas as tarefas tcnicas, repassando suas atividades para a Gerncia Operacional que passar para Diretoria Geral. Perfil Pr-requisitos: Escolaridade: Desejvel curso na rea de Tecnologia Retfica; Sexo: Masculino; Idade: acima de 20 anos Possuir CNH AB

Conhecimentos e atribuies: Experincia comprovada em produo na rea de retfica; Desejvel conhecimento de informtica (sistemas); Conhecimento de operao de equipamentos; Conhecimento especfico em retfica de Cabeotes; Conhecimento em produtos e servios da empresa. Conhecimento de Usinagem, de mecnica, de medidas de preciso; Habilidades em mquinas, ferramentas e equipamentos na linha de retfica.

Atributos Comportamentais: Disponibilidade de horrio para atender s necessidades de trabalho; Ser honesto na entrega tcnica ao Cliente e no usar artifcios sem veracidade; Ser honesto com os problemas e erros que podem ocorrer na realizao de cada servio, comunicando sempre com a Gerncia Operacional para ser reparado, evitando assim que cheguem situaes indesejveis ao cliente; Possuir relacionamento favorvel com o cliente, com fornecedor, com a equipe e com o superior; Ser ordeiro; Ter rapidez e qualidade nas tarefas executadas; Segurana no que faz; Capacidade de trabalhar em equipe.

Atribuies Executar servios na parte de cabeotes, incluindo superviso das limpezas dos mesmos, agilidade e qualidade do servio, entrega dos servios dentro dos prazos definidos.

Realizar os oramentos e repassar para a Gerncia Operacional. Checar as Informaes na Ordem de Servios das tarefas a serem executadas.
Verificar os equipamentos a serem utilizados. Executar o servio de Usinagem dentro do prazo especificado pelo Gerente Operacional.

Concentrar na execuo do servio, evitando qualquer desateno que possa ocasionar acidente com equipamentos e peas dos clientes. Realizar o servio operacional com excelncia. Concluir os servios, observando e auxiliando os cuidados em relao limpeza das peas.

Informar Gerncia Operacional a concluso de cada servio.


Fazer a limpeza do ambiente do trabalho diariamente. Zelar pelos equipamentos, ferramentas e mquinas da retfica diariamente. Demais problemas correlatos.

TCNICOS DE BIELAS, BLOCOS E VIRABREQUIM Funcionamento hierrquico Subordinado Gerncia Operacional de quem recebe o suporte necessrio e interage com os tcnicos em linha. Quadro profissional Tcnicos de Bielas, Blocos e Virabrequim. Funcionamento Fsico Recebe orientaes da Gerncia Operacional e realiza todas as tarefas tcnicas, repassando suas atividades para a Gerncia Operacional que passar para Diretoria Geral. Perfil Pr-requisitos: Escolaridade: Desejvel curso na rea de Tecnologia Retfica; Sexo: Masculino; Idade: acima de 20 anos Possuir CNH AB

Conhecimentos e atribuies: Experincia comprovada em produo na rea de retfica; Desejvel conhecimento de informtica (sistemas); Conhecimento de operao de equipamentos; Conhecimento especfico em retfica de Bielas, Blocos e Virabrequim. Conhecimento em produtos e servios da empresa. Conhecimento de Usinagem e de medidas de preciso. Habilidades em mquina, ferramentas e equipamentos na linha de retfica.

Atributos Comportamentais: Disponibilidade de horrio para atender s necessidades de trabalho; Ser honesto na entrega tcnica ao Cliente e no usar artifcios sem veracidade; Ser honesto com os problemas e erros que podem ocorrer na realizao de cada servio, comunicando sempre com a Gerncia Operacional para ser reparado, evitando assim que cheguem situaes indesejveis ao cliente; Possuir relacionamento favorvel com o cliente, com fornecedor, com a equipe e com o superior; Ser ordeiro; Ter rapidez e qualidade nas tarefas executadas. Segurana no que faz Capacidade de Trabalho em equipe.

Atribuies Executar servios na parte de bielas, blocos e virabrequim, incluindo superviso das limpezas dos mesmos, agilidade e qualidade do servio, entrega dos servios dentro dos prazos definidos.

Responsvel pelos oramentos e repasse para a Gerncia Operacional. Checar as Informaes na Ordem de Servios das Tarefas a serem
executadas. Verificar as peas e servios a serem utilizados.

Executar o servio de Usinagem dentro do prazo especificado pelo Gerente


Operacional.

Concentrar na execuo do servio, evitando qualquer desateno que possa ocasionar acidente com equipamentos e peas dos clientes. Realizar o servio operacional com excelncia.

Concluir os servios, observando e auxiliando os cuidados em relao


limpeza das peas.

Informar Gerncia Operacional a concluso de cada servio.


Fazer a limpeza do ambiente do trabalho diariamente. Zelar pelos equipamentos, ferramentas e mquinas da retfica diariamente. Demais problemas correlatos.

NORMAS DE CONDUTA
Cabe ao colaborador cumprir s exigncias da Retfica Uniforte no tangente : Jornada de trabalho 44 horas semanais sendo de segunda sexta de 8h s 18h e sbado de 8h as 12h, com intervalo de duas horas para refeies. O horrio poder ser ajustado conforme as necessidades da empresa; Pontualidade sabendo que haver uma tolerncia mxima de 15 (quinze) minutos para eventuais atrasos que possam ocorrer, devendo, nesse caso, o colaborador comunicar-se com seu chefe imediato; Assiduidade as faltas ao trabalho somente sero toleradas ou justificadas de acordo com o estabelecido na CLT e/ou na Conveno Coletiva; Uniforme de uso obrigatrio a todos os colaboradores, tanto das gerncias quanto da rea operacional. Em caso de dano ao uniforme em um perodo inferior a seis meses, por descuido ou falta de zelo, o colaborador dever substitu-lo arcando totalmente com os custos. Equipamentos de Proteo Individual de uso obrigatrio em atividades que exijam o referido equipamento de segurana, visando preservao da integridade fsica do colaborador. Em caso de perda ou dano por falta de zelo, o colaborador fica obrigado a substituir o equipamento de segurana por outro idntico ou similar;

Acidentes de trabalho eventuais acidentes de trabalho devero ser imediatamente comunicados Diretoria a fim de que sejam tomadas as providncias necessrias. O colaborador dever evitar a qualquer custo atividades inseguras dentro da empresa, estando sujeito advertncia disciplinar quando descumprir as recomendaes de segurana no trabalho. Avisos e informativos relativos segurana devero ser observados com ateno; Sigilo de informaes o colaborador dever manter total discrio em relao s informaes a que tem acesso em decorrncia de sua funo, ficando proibida a divulgao das mesmas na empresa ou fora dela; Penalidades o colaborador que descumprir as normas de conduta estabelecidas neste manual, estar sujeito s penalidades de acordo com o que rege a CLT e/ou Conveno Coletiva, a saber: Advertncia Suspenso Demisso por justa causa

De acordo com o disposto na CLT, constituem faltas passveis de penalidades: Ato de improbidade desonestidade, perversidade, maldade nos atos praticados contra a empresa; Incontinncia de conduta ou mau procedimento; Negociao habitual por conta prpria ou alheia, sem permisso do empregador e quando constituir ato de concorrncia empresa ou for prejudicial ao servio; Desdia no desempenho das funes m vontade, inrcia, descaso quanto s funes, aos colegas, ao patrimnio da empresa, s normas, etc.; Embriagues habitual ou em servio; Violao dos segredos da empresa; Ato de indisciplina ou de insubordinao; Abandono de emprego.

Observaes

1. O colaborador da RETFICA UNIFORTE deve manter sempre boa apresentao pessoal, primar pela pontualidade, demonstrar disposio para o trabalho, gentileza no trato com clientes e demais colaboradores da empresa, manter boa comunicao e apresentar disponibilidade de horrios para atender s necessidades de trabalho. 2. O colaborador que apresentar qualquer dvida em relao s determinaes constantes deste manual poder esclarec-las com o Gerente de sua rea de trabalho. A RETFICA UNIFORTE disponibiliza um volume da CLT para esclarecimento de qualquer dvida.

REGULAMENTO INTERNO DA ADMISSO Artigo 1 Admisso do empregado est condicionada : a) Seleo tcnica b) Avaliao mdica c) Apresentao dos documentos exigidos no prazo fixo Artigo 2 Quando da admisso obrigatria a assinatura do contrato de experincia de 30(trinta) dias, podendo este ser prorrogado por mais dois perodos de 30 dias at completar os 90 dias permitidos em Lei; Pargrafo nico inserir ou sonegar informaes falsas no formulrio solicitao de emprego pode gerar dispensa dentro do prazo de experincia; Artigo 3 proibda a admisso de conjugue ou parentes a menos que informada e autorizada pelo empregador; Pargrafo 1 - A sonegao desta informao pelo empregado admitido constituir motivo de dispensa por justa causa; Pargrafo 2 proibido o envolvimento como namoro, noivado ou casamento de colaboradores na empresa, sendo sujeitos demisso dos envolvidos. DOS DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADO Artigo 4 legislao O empregado ter garantido todos os direitos previstos na

Do trabalho e previdencirio, alm de outros que o empregador possa vir a incluir por sua livre e espontnea vontade.

Artigo 5 So deveres do empregado: a) Exercer com ateno, eficincia e zelo as funes para os quais foi contratado; b) Manter a cordialidade e respeito entre os companheiros de trabalho, sendo terminantemente proibido o uso de apelidos; c) Nunca esquecer que o cliente a razo do nosso trabalho, o qual deve sempre ser tratado com alegria e muito respeito buscando atend-lo com presteza ao que for solicitado, zelando por sua integridade fsica e moral; d) Obedecer e tratar com dignidade e respeito os superiores hierrquicos. e) Cumprir com presteza e eficincia as ordens recebidas por chefes diretos e superiores da administrao; f) Manter disciplina, ordem e asseio no local e equipamento de trabalho; g) Apresentar-se e manter-se no trabalho devidamente asseado e vestido adequadamente; h) Zelar pelas mquinas, equipamentos e materiais utilizados no trabalho, comunicando de imediato qualquer anormalidade notada. i) Agir sempre dentro das normas de segurana do trabalho, usando os equipamentos de segurana do trabalho, que lhe so concedidos e exigidos pela CIPA; j) No utilizar no ambiente de trabalho de aparelhos eletrnicos,Mp3,fones de ouvido, celulares e similares; k) No se apresentar no local e horrio de trabalho sem estar devidamente uniformizado e com o crach da empresa, sendo defeso o uso desses materiais fora do ambiente da empresa; Pargrafo nico manter o uniforme limpo, lavado e passado responsabilidade do empregado; l) Indenizar os prejuzos causados empresa por dolo ou culpa (negligncia ou impercia),por danos e ferramentas e mercadorias sob sua guarda e uso, ou erros efetuados no desempenho das funes; m) expressamente proibido o uso de equipamentos da empresa para fins pessoais, tais como: computadores (internet,orkut,msn,mp3,etc.)telefones. Mquinas, equipamentos, ferramentas e outros, exceto os previamente autorizados pela diretoria. O desrespeito esta norma passvel de justa causa. DO REGISTRO DO PONTO Artigo 6 Observar pontualmente o horrio designado para entrada e sada do trabalho; Artigo 7 Registrar o ponto no incio e trmino da jornada, bem como nos intervalos para refeies e repouso, sendo terminantemente proibido o registro por outrem, constitudo,tal pratica, em falta grave;

DAS AUSNCIAS E ATRASOS: Artigo 9 O funcionrio deve, em caso de ausncias atrasos e sadas antecipadas, comunicar o motivo ao seu superior imediato apresentando se for caso de doena, o atestado mdico; Artigo 10 So tolerados atrasos ao incio da jornada de 15 minutos dirios ou 30 minutos semanais. Os excessos sero descontados do salrio do colaborador. Artigo 11 As faltas ou atrasos injustificados, no caso do estabelecido nos artigos 9 e 10, sero descontados do salrio do empregado e estaro sujeitos a advertncia por escrito caso persistentes. Artigo 12 O empregado que no cumprir integralmente a jornada semanal sem motivo justificado, no far jus ao Domingo semanal remunerado. DAS LINCENAS: Artigo 13 O empregado far jus as seguintes licenas: De 5 dias por motivo de: casamento, nascimento do filho, falecimento do conjugue, ascendentes, descendentes, dependentes, companheiros ou companheira; De 2 dias por motivo de: falecimento de sogro ou sogra. Artigo 14 Os documentos de casamento, nascimento ou bito, devero ser entregues gerncia administrativo/Financeira no prazo de 5 dias. Pargrafo nico - No caso do casamento a comunicao deve ser com 30 dias de antecedncia; Artigo 15 As frias sero obrigatoriamente gozadas e em um s perodo aps o empregado haver adquirido o direito e na ocasio mais conveniente para a empresa; DO PAGAMENTO DOS SALRIOS: Artigo 16 O pagamento dos salrios e demais vencimentos sero efetuados sempre no (5) dia til do ms seguinte ao da competncia; Artigo 17 desejvel que os salrios ou vencimentos sero pagos em conta corrente bancria, aberta em banco indicado pela empresa para esta finalidade; Artigo 19 Havendo algum erro ou dvida quanto ao pagamento, esse dever ser comunicado Gerncia Administrativo/Financeira no primeiro (1) dia til aps o pagamento;

DAS PROIBIES: Artigo 20 Ao empregado proibido:

a) Permanecer em setores estranhos a seu servio: b) Efetuar atividades diversas aos seus servios, exceto quando autorizados ou solicitados por seu superior imediato ou da administrao; c) Promover distrbios ou aderir algazarras, brincadeiras e discursses durante a jornada de trabalho e que venham a perturbar o ambiente da empresa; e) Receber visitas de pessoas estranhas a empresa sem prvia comunicao e autorizao da gerncia imediata; f) Comercializar qualquer tipo de produto nas dependncias da empresa; DAS PENALIDADES: Artigo 21 Os colaboradores que transgredirem qualquer norma do presente regulamento, combinadas com as previstas na legislao prpria, sero aplicadas as seguintes penalidades: a)Advertncia verbal; b)Advertncia por escrito; c)Suspenso; d)Demisso por justa causa aps trs (3) advertncias escritas; Artigo 22 Compete a chefia imediata a aplicao das penalidades,segundo a gravidade da transgresso,no precisando,necessariamente ,seguir a ordem em que esto discriminadas.Logo aps a mesma ser arquivada no dossi funcional;

DAS DISPOSIES GERAIS: Artigo 23 O empregado poder fazer reclamaes e conceder sugestes a cerca de qualquer assunto; Artigo 24 Os erros e enganos na marcao do ponto devem ser comunicados de imediato gerncia administrativo/Financeira. No ser aceito reclamaes posteriores; referente a sua funo que possa contribuir para a melhoria dos servios desempenhados e para o melhor atendimento aos clientes;

Pargrafo nico- As reclamaes ou sugestes devem ser formalizadas por escrito e enviadas gerncia administrativo/Financeira. Artigo 25 O presente regulamento interno faz parte integrante do contrato de trabalho e poder ser substitudo por outro, ou aperfeioado, sempre que houver alteraes na Legislao pertinente ou na poltica de sugesto de Pessoal da empresa;

Vous aimerez peut-être aussi