Vous êtes sur la page 1sur 22

A INAPLICABILIDADE DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIR AOS SERVIOS NOTARIAIS E REGISTRAIS

Guilherme Fanti (*)

Porto Alegre, 17 de maro de 2006

SUMRIO

INTRODUO......................................................................................................................3 1 O CONCEITO DE FORNECEDOR DE SERVIOS NO CDC.....................................6 1.1 A natureza tributria dos emolumentos.........................................................................8 1.2 A relao jurdica de direito pblico, de natureza tributria existente entre o titular da serventia notarial e de registro e o usurio do servio..........................................................12 2 A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO NO CDC.......................................................................................................................................20 CONCLUSO......................................................................................................................26 BIBLIOGRAFIA...................................................................................................................29

Resumo: O presente trabalho apresenta uma anlise da relao jurdica de Direito Pblico existente entre os cartrios extrajudiciais e os usurios dos servios, bem como da natureza tributria dos emolumentos auferidos. O objetivo demonstrar a inaplicabilidade das normas gerais do Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor atividade delegada pelo Poder Pblico ao titular da serventia notarial e de registro. Ressalta-se que por diversas vezes os usurios dos servios buscam a responsabilizao dos titulares dos cartrios pelos danos causados em razo da responsabilidade pelo fato do servio prestado, nos termos das normas de defesa do consumidor. Este trabalho foi desenvolvido com muito estudo, tendo em vista a escassa literatura sobre o tema, bem como a rara jurisprudncia constante em nossos Tribunais. Palavras-chave: Cartrio, Fornecedor, Servio, Responsabilidade, Taxa.

INTRODUO

O presente trabalho aborda um tema especfico do instituto da responsabilidade, ou seja, a responsabilidade do fornecedor por danos causados aos consumidores pelo fato do servio no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor, ditos acidentes de consumo. oportuno lembrar que no mbito das relaes de consumo, os lineamentos da responsabilidade objetiva foram logo acolhidos e denominados responsabilidade pelo fato do produto, onde no interessa investigar a conduta do fornecedor de bens ou servios, mas to somente se foi o responsvel pela colocao de um produto ou servio no mercado de consumo.

Este estudo tem por objetivo geral analisar a aplicabilidade ou no das normas do Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor aos servios notariais e de registro. Para tanto, ser importantssimo analisar a relao jurdica existente entre o servio pblico prestado e seus usurios, bem como as leis especiais atinentes atividade. Como objetivo especfico, pretende-se demonstrar, com clareza, a natureza tributria dos emolumentos das serventias extrajudiciais, bem como a absoluta inexistncia de personalidade jurdica dos cartrios.

A natureza jurdica das atividades notariais e de registro foi muito debatida pela doutrina, at que a Corte Suprema definiu que os titulares dos cartrios extrajudiciais so tpicos servidores pblicos, com funo revestida de estatalidade, sujeitando-se a um regime de direito pblico. Da mesma forma, restou pacificado pelo Superior Tribunal Federal que os emolumentos concernentes aos servios notariais e registrais possuem natureza tributria, qualificando-se como taxas remuneratrias de servios pblicos.

A escolha do presente tema tem como justificativa a freqente tentativa de responsabilizao dos oficiais de notas e de registro pelos danos causados em razo da responsabilidade pelo fato do servio prestado, nos termos das normas gerais contidas no Cdigo de Defesa do Consumidor. Tambm, justifica-se a escolha do assunto pelo desafio que o mesmo representa, tendo em vista a escassa literatura e rara jurisprudncia relacionada em nossos Tribunais.

1. O CONCEITO DE FORNECEDOR DE SERVIOS NO CDC

O Cdigo de Defesa do Consumidor demonstra claramente a inteno de se tutelar o consumidor de modo concreto, diretamente ligado sua vulnerabilidade, procurando reequilibrar as relaes de consumo, atravs de instrumentos corretivos que, de um lado, tm, na maioria das vezes, um nico indivduo e, de outro, uma empresa, procurando conferir paridade aos sujeitos da relao de consumo, sem que, com isso, se desobedea ao princpio constitucional da isonomia, pois se estar tratando proporcionalmente e de modo desigual os desiguais. Destarte, a finalidade essencial do Direito do Consumidor, atravs de sua legislao especfica, proteger a parte mais fraca (hipossuficiente) na relao de consumo.

O fornecedor um protagonista da relao de consumo, responsvel pela colocao de produtos e servios disposio do consumidor. A condio de fornecedor est intimamente ligada atividade de cada um e desde que coloque, de forma habitual, produtos e servios efetivamente no mercado de consumo, nascendo da, ipso facto, eventual responsabilidade por danos causados aos destinatrios finais.

As relaes de consumo, nada mais so do que relaes jurdicas por excelncia, constitudas pela figura do fornecedor e do consumidor, juntamente com o objeto consistente em produtos ou servios.

O art. 3, 1 e 2 do Cdigo de Defesa do Consumidor defini o conceito de fornecedor, bem como de produto e de servio, seno vejamos:

Art. 3 - Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. 1 - Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. 2 - Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. (grifo nosso)

Cumpre observar que o 2 acima descrito fala em servio, como sendo qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante REMUNERAO. Assim sendo, no que se refere ao servio pblico prestado pelo titular das serventias notariais e de registro, cabe analisarmos a natureza remuneratria de tais servios. importante lembrar que os emolumentos so devidos como contraprestao do servio pblico que o Estado, por intermdio de seus agentes, presta aos particulares que o necessitam.

1.1 A natureza tributria dos emolumentos

A natureza jurdica dos emolumentos remuneratrios de atos praticados pelos servios notariais e de registro encontra-se pacificada, por fora de uma srie de decises do Supremo Tribunal Federal, o qual definiu, indene de dvidas, que os emolumentos tm natureza tributria, qualificando-se como taxas remuneratrias de servios pblicos.

Destarte, oportuno mencionar alguns importantes julgados do Superior Tribunal Federal, entre eles:

CONSTITUCIONAL REGISTROS PBLICOS COMPETNCIA DA UNIO PARA LEGISLAR SOBRE A MATRIA GRATUIDADE CONSTITUCIONALMENTE GARANTIDA. Inexistncia de bice a que o Estado preste servio pblico a ttulo gratuito. A atividade que desenvolvem os titulares das serventias, mediante delegao, e a relao que estabelecem com o particular so de ordem pblica. Os emolumentos so taxas remuneratrias de servios pblicos. (..) O direito do serventurio o de perceber integralmente, os emolumentos relativos aos servios para os quais tenham sido fixados.1 A jurisprudncia do Supremo tribunal Federal firmou orientao no sentido de que as custas judiciais e os emolumentos concernentes aos servios notariais e registrais possuem natureza tributria, qualificando-se como taxas remuneratrias de servios pblicos, sujeitando-se (...) ao regime jurdico constitucional pertinente a essa especial modalidade de tributo vinculado, notadamente aos princpios fundamentais que proclamam, dentre outras, as garantias essenciais da reserva de competncia impositiva, da legalidade, da isonomia e da anterioridade. A atividade notarial e registral, ainda que executada no mbito de serventias extrajudiciais no oficializadas, constitui, em decorrncia de sua prpria natureza, funo revestida de estatalidade, sujeitando-se, por isso mesmo, a um regime estrito de direito pblico. A possibilidade constitucional de a execuo dos servios notariais e de registro ser efetivada em carter privado, por delegao do poder pblico (CF, art. 236), no descaracteriza a natureza essencialmente estatal dessas atividades de ndole administrativa. As serventias extrajudiciais, institudas pelo Poder Pblico para o desempenho de funes tcnico-administrativas destinadas a garantir a publicidade, a autenticidade, a segurana e a eficcia dos atos jurdicos (Lei n. 8.935/94, art. 1), constituem rgos pblicos titularizados por agentes que se qualificam, na perspectiva das relaes que mantm com o Estado, como tpicos servidores pblicos. 2 (grifo nosso)

O Pleno do Supremo Tribunal Federal deixou positivado que os notrios pblicos e os oficiais registradores so rgo da f pblica institudos pelo Estado e desempenham, nesse contexto, funo eminentemente pblica, qualificando-se, em conseqncia, como agentes pblicos. certo afirmar que tais atividades so diretamente ligadas Administrao Pblica e reconhecidas como o poder certificante dos rgo da f pblica, por envolver o exerccio de parcela de autoridade do Estado (poder certificante que goza de presuno juris tantum). Assim sendo, indene de dvidas, que o notrio e o

1 2

STF ADC 5 MC/DF Rel. Min. Nelson Jobim Tribunal Pleno DJ 19.09.2003. STF ADIN 1.378-5 Esprito Santo - Rel. Min. Celso de Mello DJ 30.05.1997. 8

registrador sujeitam-se a um estrito regime de direito pblico, em decorrncia da prpria natureza de suas atividades e da permanente fiscalizao do Poder Judicirio.

Assim, restou consolidado o entendimento de que os emolumentos possuem natureza tributria, qualificando-se como taxas remuneratrias devidas em virtude da contraprestao do servio pblico prestado ao usurio-contribuinte. oportuno lembrar que a taxa, espcie de tributo, reger-se- pelas regras do Direito Pblico.

Em obra clssica, intitulada Curso de Direito Tributrio Brasileiro, in verbis, o professor e mestre em Direito Tributrio - Sacha Calmon Navarro Coelho - pondera que:
Aceite-se, sem disceptao, que as custas e os emolumentos so taxas pela prestao dos servios pblicos ora ligados certificao dos atos e negcios, ora conectados ao aparato administrativo e cartorial que serve de suporte prestao jurisdicional. Nada impede que o legislador cobre taxas pela prestao dos servios pblicos, especficos e divisveis, ligados certificao de atos e negcios ou ligados prestao jurisdicional. Nada o impede de destinar a outros fins o produto arrecadado. O Estado no est obrigado a aplicar apenas no setor pblico que a gerou o produto da arrecadao da taxa e, desde que a lei permita, poder direcion-lo at mesmo para pessoas (tabelies) ou instituies, com o fito de cooperar em fins assistenciais e previdencirios (fins pblicos). que para a caracterizao jurdica da taxa irrelevante o destino de sua arrecadao.3

Portanto, conforme j exposto, verifica-se que os servios de registros pblicos so prestados, mediante procedimento de Direito Pblico, para a satisfao de interesses coletivos, ou seja, de interesse geral uti universi.

A natureza dos emolumentos remuneratrios dos atos praticados pelos servios notariais e de registros, como j mencionado, encontra-se pacificada, por fora de uma srie de decises do Supremo Tribunal Federal (v.g., na ADIN 1444-7 PR). Como o tema,
3

Sacha Calmon Navarro Coelho, Curso de Direito Tributrio Brasileiro, 4 edio, Ed. Forense, RJ, 1999, pg. 424 e 425. 9

hodiernamente, incontroverso e conta com o prestigioso abono da jurisprudncia da Suprema Corte, aqui esgotamos o seu desenvolvimento.

1.2 A relao jurdica de direito pblico, de natureza tributria existente entre o titular da serventia notarial e de registro e o usurio do servio.

Consoante a natureza tributria dos emolumentos notariais e de registros, qualificando-se como taxas remuneratrias de servio pblico, passo a analisar a relao jurdica existente entre tais atividades e os usurios dos servios.

Primeiramente, oportuno mencionar o entendimento dos autores responsveis pela elaborao do anteprojeto do Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor, entre eles: Ada Pellegrini Grinover, Antnio Herman de Vasconcellos e Benjamin, Daniel Roberto Fink, Jos Geraldo Brito Filomeno, Kazuo Watanabe, Nelson Nery Jnior e Zelmo Denari, in verbis:
E, efetivamente, fala o 2 do art. 3 do Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor em servio como sendo qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, (..) Importante salientar-se, desde logo, que a no se inserem os tributos, em geral, ou taxas e contribuies de melhoria, especialmente, que se inserem no mbito das relaes de natureza tributria. No se h de confundir, por outro lado, referidos tributos com as tarifas, estas, sim, inseridas no contexto dos servios ou, mais particularmente, preo pblico, pelos servios prestados diretamente pelo Poder Pblico, ou ento mediante sua concesso ou permisso pela iniciativa privada. O que se pretende dizer que o contribuinte no se confunde com consumidor, j que no primeiro caso o que subsiste uma relao de Direito Tributrio, (..) Quando aqui se tratou do conceito de fornecedor, ficou consignado que tambm o Poder Pblico, enquanto produtor de bens ou prestador de servios, remunerados no mediante a atividade tributria em geral (impostos, taxas e contribuies de melhoria), mas por tarifas ou preo pblico, se sujeitar s normas ora estatudas, em todos os sentidos

e aspectos versados pelos dispositivos do novo Cdigo do Consumidor, sendo, alis, categrico o seu art. 22.4

Logo, visto que os emolumentos so taxas e que o servio prestado tpico servio pblico, conclui-se que a relao jurdica existente entre o titular da serventia notarial e de registro e os usurios de tais servios de Direito Pblico, de natureza tributria.

Afora isso, cumpre salientar que no de clientela a relao entre o titular da serventia notarial ou de registro e o usurio do servio, conforme j decidiu o Superior Tribunal Federal (RE n. 178.236). Na verdade, a relao entre ambos formada pelo carter de autoridade, revestida pelo Estado, reconhecida como o poder certificante dos rgos da f pblica.

Tambm, percebe-se que o usurio do servio notarial ou registral sequer caracteriza-se como consumidor, haja vista a natureza tributria (taxa) da contraprestao do servio. Neste caso, diante do poder certificante dos rgos da f pblica, por envolver o exerccio de relevante parcela de autoridade do Estado, ousamos afirmar que o usurio do servio qualifica-se como mero contribuinte de taxa remuneratria do servio pblico prestado.

Em estudo intitulado Responsabilidade Civil de Notrio e Registradores: a aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor em suas atividades e a sucesso trabalhista na delegao, Sonia Marilda Pres Alves apresenta o seguinte entendimento, a respeito da matria:

Ada Pellegrini Grinover e outros - Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto 8 edio, Ed. Forense Universitria, Rio de Janeiro, 2004, Pg. 49 e 153.

A simples essncia dos servios notariais e de registro exclui qualquer possibilidade jurdica de identific-los como relao de consumo, uma vez que tais atividades, diretamente ligadas Administrao Pblica, so reconhecidas como o poder certificante dos rgos da f pblica. A natureza pblica dos atos notariais e registrais impe permanente fiscalizao pelo Poder Judicirio e subordinao disciplina e instrues da Corregedoria de Justia de cada Estado. A atpica atividade notarial e registral subordina-se legislao especial, algumas promulgadas aps o Cdigo de Defesa do Consumidor, no podendo com ele coexistir em face da incompatibilidade de seus preceitos.5

Outro no o entendimento do douto professor WALTER CENEVIVA, seno vejamos, in verbis:


Apesar do amplo espectro abarcado pela lei do consumo, meu entendimento o de que no se aplica aos registradores. Sendo embora delegados do Poder Pblico e prestadores de servio, sua relao no os vincula ao mercado de consumo ao qual se destinam os servios definidos pelo Cdigo do Consumidor (art. 3, 2). Mercado de consumo o complexo de negcios realizados no Pas com vistas ao fornecimento de produtos e servios adquiridos voluntariamente por quem os considere teis ou necessrios. O servio registrrio, sendo em maior parte compulsrio e sempre de predominante interesse geral, de toda sociedade, no se confunde com as condies prprias do contrato de consumo e a natureza do mercado que lhe corresponde.6

No que pertine a matria, o Supremo Tribunal j se manifestou da seguinte maneira:


STJ - TRIBUTRIO CONCEITOS DE CONTRIBUINTE E CONSUMIDOR EQUIPARAO IMPOSSIBILIDADE CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR INAPLICABILIDADE. A relao de consumo no guarda semelhana com a relao tributria, ao revs, dela se distancia, pela constante supremacia do interesse coletivo, nem sempre encontradio nas relaes de consumo. O estado no exerccio do jus imperii que encerra o Poder Tributrio subsume-se s normas de Direito Pblico, constitucionais, complementares e at ordinrias, mas de feio

Sonia Marilda Pres Alves Responsabilidade Civil de Notrio e Registradores: a aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor em suas atividades e a sucesso trabalhista na delegao, Revista de Direito Imobilirio, IRIB, n. 53, ano 25, julho-dezembro de 2002, Ed. Revista dos Tribunais, pg. 99. 6 Walter Ceneviva Lei dos Registros Pblicos Comentada Ed. Saraiva, 2003, 15 edio, pg. 57. 1

jurdica diversa da do Cdigo de Defesa do Consumidor. Sob esse ngulo, CTN lex specialis e derroga a lex generalis que o CDC. 7

STJ - ADMINISTRATIVO E DIREITO CIVIL PAGAMENTO DE SERVIO PBLICO PRESTADO POR CONCESSIONRIA. Os servios pblicos prestados pelo prprio Estado e remunerados por taxa devem ser regidos pelo CTN, sendo ntido o carter tributrio da taxa. Diferentemente, os servios pblicos prestados por empresas privadas e remunerados por tarifas ou preo pblico regem-se pelas normas de Direito Privado e pelo CDC. 8

STF CONSTITUCIONAL REGISTROS PBLICOS. A atividade que desenvolvem os titulares das serventias, mediante delegao, e a relao que estabelecem com o particular so de ordem pblica. Os emolumentos so taxas remuneratrias de servios pblicos.9

No mesmo sentido, o posicionamento do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo:


MEDIDA CAUTELAR INOMINADA PRETENDIDA ALTERAO DE PRTICA DE CARTRIO EXTRAJUDICIAL INDEFERIDA IRRESIGNAO NO DEMONSTRADA DESOBSERVNCIA DA LEI N. 9.492/97 QUE REGE OS SERVIOS DE PROTESTOS DE TTULOS CORRETAMENTE NEGADA A LIMINAR. Os cartrios, como o so os Tabelionatos de Protesto, no se submetem s regras do Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Especificamente no caso de protestos h lei especfica, a saber, Lei n. 9.492, de 10 de setembro de 1997, que determina as regras sobre os servios concernentes ao protesto de ttulos.10

Acrescente-se, tambm, o entendimento da brilhante professora Cludia Lima Marques, quanto ao servio pblico prestado a sociedade (uti universi):

7 8

STJ RESP n. 478958/PR, Rel. Ministro Luiz Fux, Primeira Turma, 24/06/2003. STJ RESP n. 463331/RO 2 Turma, Rel. Min. Eliana Calmon, 06/05/2004. 9 STF ADC 5 MC/DF, Tribunal Pleno, Rel. Min. Nelson Jobim, 17/11/1999. 10 TJ/SP Agravo de Instrumento n. 236.218.4/6, Comarca de Osasco, 5 Cmara de Dir. Privado, Rel. Desembargador Silveira Neto, 23.05.2002. 1

Servios pblicos sob incidncia do CDC: Segundo a definio de servio do art. 3 do CDC, somente queles servios pagos, isto , como afirma o 2, mediante remunerao, sero aplicadas as normas do CDC. Em uma interpretao literal da norma, os servios pblicos uti universi, ou seja, aqueles prestados a todos os cidados com os recursos arrecadados em impostos, ficariam excludos da obrigao de adequao e eficincia prevista pelo CDC. (...) servio pblico uti universi no includo no campo de aplicao do CDC, relao de cidadania (remunerao por tributos em geral e por algumas taxas, como a taxa judiciria, etc..)11

Como se pode do todo inferir, a relao jurdica existente entre os cartrios extrajudiciais e os usurios-contribuintes do servio de ordem pblica, de Direito Pblico e de interesse coletivo uti universi, no havendo qualquer possibilidade de aplicao das normas gerais contidas no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Alm disso, verifica-se que o servio prestado pelo titular da serventia notarial e registral no gera nenhum vnculo contratual, entre ele e o usurio do servio, fato que torna ainda mais evidente a inaplicabilidade das normas de consumo.

11

Cludia Lima Marques Comentrios ao Cdigo de Defesa do Consumidor 2 edio RT - pg. 381 e 391. 1

2. A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO NO CDC

O art. 22 do Cdigo de Defesa do Consumidor trata da responsabilidade do poder pblico, tendo em vista que as pessoas jurdicas de direito pblico podem figurar no plo ativo da relao de consumo, como fornecedoras de servios.

Ocorre que o mencionado art. 22 do CDC faz remisso expressa s empresas pblicas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos, administrativos com personalidade jurdica prpria, seno vejamos:
Art. 22 Os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias, ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Pargrafo nico Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Cdigo. (grifo nosso)

entes

No que pertine ao servio notarial e de registro, o entendimento predominante de nossa doutrina e jurisprudncia de que os cartrios extrajudiciais, entes despersonalizados, desprovidos de patrimnio prprio, no possuem personalidade jurdica e no se caracterizam como empresa ou entidade. Cumpre frisar que, hodiernamente, os servios notariais e de registro passaram a ser delegados pelo Poder Pblico, por meio de concurso pblico, e exercidos, em carter privado, consoante o disposto no art. 236 da Constituio Federal/88. Assim sendo, os
1

cartrios extrajudiciais constituem, em decorrncia de sua prpria natureza, funo revestida de estatalidade e sujeita, por isso mesmo, a um regime de direito pblico. Todavia, preciso frisar que os notrios e registradores no exercem cargo pblico, so classificados como agentes pblicos delegados, os quais agem como se fossem o prprio Estado, dotados de autoridade (poder certificante da f pblica). O notrio e o registrador exercem uma funo pblica delegada sui generis, exercida no interesse da sociedade e que tm o escopo de garantir a segurana jurdica, a paz social, o bem comum e o desenvolvimento econmico do Pas.

certo afirmar que as serventias notariais e de registro no so pessoa jurdica no so empresa. A afirmao torna-se inequvoca pela anlise da relao jurdica existente entre o titular da Serventia e o Estado ou mesmo porque a organizao regulada por lei e os servios prestados ficam sujeitos ao controle e fiscalizao permanente do Poder Judicirio. Ainda, como j mencionado, o cartrio no possui personalidade jurdica, a qual s se adquire com o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

Nesse sentido, REGNOBERTO MARQUES DE MELO JR., em obra intitulada - Da Natureza Jurdica dos Emolumentos Notariais e Registrais - pondera que:
Vale ponderar de logo que os servios notariais e registrais (cartrios) no possuem personalidade jurdica. So meras divises administrativas nas quais os notrios e registradores exercem o seu mister, atravs de delegao estatal. (..) manifesto que no h atos praticados pelos servios notariais e de registro. Os servios notariais e de registro no praticam atos. Quem os pratica, prescinde referir, so os notrios e registradores e seus prepostos, contratados pelo regime celetista.12

12

Regnoberto Marques de Melo Jr . Da natureza jurdica dos emolumentos notariais e registrais . Jus Navigandi, Teresina, a. 9, n. 591, 19 fev. 2005. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=6313>. 1

Ainda, quanto interpretao do art. 22 do CDC, pondera Zelmo Denari, in verbis:


O art. 22 faz remisso s empresas rectius empresas pblicas concessionrias de servios pblicos, entes administrativos com personalidade de Direito Privado.13

Com efeito, por todas as razes apresentadas, entende-se no estar incluso no pargrafo nico, do art. 22 do CDC, o servio pblico delegado pelo Estado pessoa fsica do notrio ou registrador. Ocorre que tal dispositivo legal abrange, exclusivamente, as empresas pblicas, dotadas de personalidade jurdica prpria, tais como as concessionrias e permissionrias de servios pblicos.

Por fim, ante a inaplicabilidade das regras gerais do Cdigo de Defesa do Consumidor s atividades atpicas prestadas pelos cartrios, verifica-se que a responsabilidade do titular do servio notarial e de registro dotada de regulamentao especfica, tendo em vista a previso especial contida na Lei 8.935, de 18.11.1994, que regulamenta o art. 236 da Constituio Federal. A Lei n. 8.935/94, disciplina a responsabilidade civil e criminal dos Notrios, Oficiais de Registro, Tabelies e de seus prepostos (Lei 8.935/94 art. 22 e, 24). Por sua vez, cumpre frisar que, anteriormente, o art. 28 da Lei n. 6.015/73 j havia fixado a responsabilidade subjetiva dos Oficiais de Registro. Posteriormente, a Lei 9.492/97 consagrou, mediante o art. 38, a responsabilidade subjetiva dos tabelies de protesto de ttulos, os quais so pessoalmente responsveis por todos os prejuzos causados, por dolo ou culpa, pelos substitutos designados ou escreventes autorizados, assegurado o direito de regresso. Portanto, conclui-se que a atividade notarial e de registro subordina-se legislao especial, algumas promulgadas aps o Cdigo de Defesa do Consumidor.

13

Zelmo Denari Cd. Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos autores do anteprojeto, 8 edio, Ed. Forense Universitria, 2004, pg. 214. 1

CONCLUSO

O Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor um importante microssistema jurdico que visa harmonizar as relaes de consumo, alm de oferecer segurana e proteo aos consumidores hipossuficientes. Todavia, tais normas no podem ser aplicadas indistintamente, conforme verificou-se no desenvolvimento deste trabalho. Assim sendo, passamos a arrolar as principais concluses:

1. A natureza jurdica dos emolumentos remuneratrios de atos praticados pelos servios notariais e de registro encontra-se pacificada, por fora de uma srie de decises do Supremo Tribunal Federal, o qual definiu, indene de dvidas, que os emolumentos tm natureza tributria, qualificando-se como taxas remuneratrias de servios pblicos.

2. Os notrios e os oficiais registradores so rgo da f pblica institudos pelo Estado e desempenham, nesse contexto, funo eminentemente pblica, qualificando-se, em conseqncia, como agentes pblicos delegados. Tambm, certo afirmar que tais atividades so diretamente ligadas Administrao Pblica e reconhecidas como o poder certificante dos rgo da f pblica, por envolver o exerccio de parcela de autoridade do Estado (poder certificante). Portanto, entende-se que o notrio e o registrador sujeitam-se a um estrito regime de direito pblico, em decorrncia da prpria natureza de suas atividades e da permanente fiscalizao do Poder Judicirio.

3. O servio notarial e registral prestado para a satisfao de interesses coletivos, de interesse geral uti universi.

4. Dessa forma, visto que os emolumentos so taxas e que o servio prestado tpico servio pblico, conclui-se que a relao jurdica existente entre o titular da serventia notarial e de registro e os usurios de tais servios de Direito Pblico, de natureza tributria.

5. Afora isso, cumpre salientar que no de clientela a relao entre o titular da serventia notarial ou de registro e o usurio do servio, conforme j decidiu o Superior Tribunal Federal (RE n. 178.236). Na verdade, a relao entre ambos formada pelo carter de autoridade, revestida pelo Estado, reconhecida como o poder certificante dos rgos da f pblica.

6. Conclui-se que a relao jurdica existente entre os cartrios extrajudiciais e os usurios-contribuintes do servio de ordem pblica, de Direito Pblico e de interesse coletivo uti universi, no havendo qualquer possibilidade de aplicao das normas gerais contidas no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Alm disso, corroborando com tal entendimento, verifica-se que o servio prestado pelo titular da serventia notarial e registral no gera nenhum vnculo contratual entre ele e o usurio.

7. Com efeito, entende-se no estar incluso no pargrafo nico, do art. 22 do CDC, o servio pblico delegado pelo Estado pessoa fsica do notrio ou registrador. Ocorre que o dito dispositivo legal abrange, exclusivamente, as empresas pblicas, dotadas de personalidade jurdica prpria, tais como as concessionrias e permissionrias de servios pblicos.

8. Por fim, verifica-se que a responsabilidade do titular do servio notarial e de registro regulada por legislao especial, dotada de normas especficas, nos termos das Leis 8.935/94, 6.015/73 e 9.492/97.

BIBLIOGRAFIA ALVES, Sonia Marilda Peres. Responsabilidade Civil de Notrio e Registradores: a aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor em suas atividades e a sucesso trabalhista na delegao. Revista de Direito Imobilirio. IRIB. n. 53. ano 25. Ed. RT, julhodezembro de 2002. CENEVIVA, Walter. Lei dos Notrios e dos Registradores comentada (Lei n. 8.935/94). 4 edio, rev., ampli. e atual. at 10 de julho de 2002. So Paulo. Saraiva, 2002. _______________. Lei dos Registros Pblicos Comentada. 15 edio. atual. at 1 de outubro de 2002. So Paulo. Saraiva, 2003. COLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributrio Brasileiro. 4 edio. Rio de Janeiro. Ed. Forense, 1999. GRINOVER, Ada Pellegrini. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 8 edio. Rio de Janeiro. Ed. Forense Universitria, 2004. MARQUES, Cludia Lima. Comentrios ao Cdigo de Defesa do Consumidor. 2 edio. So Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 2006. MELO JNIOR, Regnoberto Marques de. Da Natureza Jurdica dos Emolumentos Notariais e Registrais. Jus Navigandi. Teresina. a. 9. n. 591. 19 fev. 2005. Disponvel em:
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6313>.

(*) O autor assessor jurdico dos Servios de Registros Pblicos e Tabelionato de Protesto de Ttulos de Cachoeirinha/RS. Ps-graduado em Direito Imobilirio, Direito Tributrio e Ps-graduando em Direito Registral Imobilirio.

Vous aimerez peut-être aussi