Vous êtes sur la page 1sur 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Anlise de Investimentos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Joo Jos Ferreira de Aguiar


Faculdades Anhanguera de Campinas Unidade 3

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: Demonstrar viso sistmica e interdisciplinar da atividade contbil. Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informao contbil e de controle gerencial, revelando capacidade crtico-analtica para avaliar as implicaes organizacionais com a Tecnologia da Informao.

Produo Acadmica

Elaborao de um Projeto de Investimento com a seguinte estrutura: Introduo. Captulo 1 Descrio do investimento pretendido. Captulo 2 Elaborao do Fluxo de Caixa Relevante. Captulo 3 Mtodos para Avaliao de Investimentos. Captulo 4 O Efeito da Inflao na Anlise de Investimentos. Captulo 5 O Imposto de Renda e a Depreciao. Concluso.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e emails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 3 de 3

DESAFIO
A equipe elaborar um Projeto de Investimento em um negcio, no qual ser analisada a viabilidade econmica por meio dos critrios estudados na disciplina (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favorveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestes de aperfeioamento das prticas. Este desafio importante para que voc adquira a competncia necessria para a avaliao de projetos e negcios empresariais.

Objetivo do Desafio
Elaborao de anlise de um Projeto de Investimento.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc possa reconhecer os tipos de investimentos e visualizar oportunidades de negcios. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre Tipos de Investimento. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido, para compor o relatrio desta etapa. Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las. Passo 2 (Equipe) Identificar o tipo de negcio com que pretendem trabalhar. Alguns exemplos: lanchonete, sapataria, loja de perfumes, loja de roupas, autocenter. Utilizar os textos a seguir como fonte de consulta e anotar as principais informaes.

SIMES, Katia; TAUHATA, Srgio; GOTARDELLO FILHO, Wilson. 50 Ideias de Negcios. Revista Pequenas Empresas Grandes Negcios. Disponvel em: <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI149404-17192,00IDEIAS+DE+NEGOCIOS.html>. Acesso em: 29 set. 2012. Modelos de Negcios na Internet. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zYjJhMjI3YzgtZDcxMy00MDE1 LTllYTMtMmJiNjU3MzJmZjA4&hl=pt_BR&authkey=CMjG3uAO>. Acesso em: 29 set. 2012.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 4 de 4

NUNES, Flvia Furlan. Oportunidades de Negcios: Novo negcio: saiba em qual ramo investir em 2007. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zYjM3YzA4ZTMtNmQ5Yy00O GRjLTgxNDAtYWFkODA5ODExOTgw&hl=pt_BR&authkey=CO2lzsYO>. Acesso em: 29 set. 2012 Blog do Empreendedor. Diversos textos, a escolha do grupo. Disponveis em: <http://blogdoempreendedor.com/blog/?cat=3>. Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Definir o produto (ou servio) que a empresa comercializar. importante que o grupo defina poucos produtos (ou servios) para que o trabalho no fique extenso. Passo 4 (Equipe) Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com no mnimo trs pginas (este forma o Captulo 1 do Desafio). Salvar o arquivo em formato .doc e reserv-lo para compor o relatrio final, na Etapa 4.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc tenha todos os elementos necessrios para efetuar o clculo de viabilidade econmica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre Fluxo de Caixa Relevante. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido, para compor o relatrio desta etapa. Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las.

Passo 2 (Equipe) 1 Obter uma planilha-modelo disponvel em:

<https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zNjA2MGYxYmUtODY0OS00Z DlhLWI3ZDUtOTQ1OGMyYTJmY2Qz&hl=pt_BR&authkey=CMSI95AI>. Acesso em: 8 out. 2012.

Elaborar os clculos e estimativas a seguir.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 5 de 5

a) b) c) d) e) f)

Estimar o preo unitrio de venda e a quantidade mensal a ser comercializada. Calcular o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12. Estimar o faturamento da empresa para os prximos cinco anos, repetindo os valores anuais obtidos no item anterior. Estimar os custos e despesas mensais, com base na quantidade definida no item a). Estimar os custos e despesas anuais, multiplicando por 12 o valor obtido no item anterior. Estimar os demais valores solicitados na planilha, como: lista de investimento inicial, insumos (se for o caso), valor da mo de obra com os respectivos encargos trabalhistas, tributos e contribuies, contas do Balano Patrimonial etc.

Elaborar o fluxo de caixa relevante, colocando todas as informaes anteriores sob forma de um diagrama de Fluxo de Caixa.

Passo 3 (Equipe) Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com no mnimo trs pginas (este forma o Captulo 2 do Desafio). Salvar o arquivo em formato .doc e reserv-lo para compor o relatrio final, na Etapa 4.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc tenha os elementos necessrios para a deciso a respeito da viabilidade. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, na internet ou em jornais, a respeito do valor atual da taxa SELIC - Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (taxa anualizada). Como fontes das informaes, utilizar os sites indicados a seguir:

BRASIL. Banco Central. Histrico das Taxas de Juros. Disponvel em: <http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS>. Acesso em: 29 set. 2012. BRASIL. Banco Central. Disponvel em: <http://www3.bcb.gov.br/selic/consulta/taxaSelic.do?method=listarTaxaDiaria>. Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre Tcnicas de Investimentos. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes e concluses. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 6 de 6

Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las. 1.1 Complementar o estudo com informaes dos seguintes sites:

Deciso de investimento, o que usar: TIR, payback ou VPL? Disponvel em: <www.vendamuitomais.com.br/site/artigo.asp?Id=149&Categoria=Lucro>. Acesso em: 29 set. 2012. MARTINS, Carlos. Anlise de Investimentos (Payback, VPL, TIR). Disponvel em: <http://www.carlosmartins.com.br/_bizplan/bizplan24.htm>. Acesso em: 29 set. 2012.

Elaborar os clculos da TIR, VPL e Payback para o Fluxo de Caixa relevante. Utilizar como Taxa Mnima de Atratividade (TMA) o valor da SELIC anualizada lquida descontado o Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda. Para saber sobre o valor do IOF e do Imposto de Renda, consultar o site da Receita Federal, disponvel em:

<http://www.receita.fazenda.gov.br>. Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Avaliar os resultados obtidos (viabilidade do projeto). Se o VPL ficar negativo, reavaliar: o preo de venda, os custos e as despesas (verificar qual valor possvel alterar). Passo 4 (Equipe) Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com no mnimo trs pginas (formando o Captulo 3 do Desafio). Salvar o arquivo em formato .doc e reserv-lo para compor o relatrio final, na Etapa 4.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc verifique os efeitos da inflao na anlise de investimentos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre O Efeito da Inflao na Anlise de Investimentos; O Imposto de Renda e a Depreciao. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa.
Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 7 de 7

Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las.

Passo 2 (Equipe) Avaliar quais seriam os efeitos da inflao (formando o Captulo 4 do Desafio), do imposto de renda e depreciao (formando o Captulo 5 do Desafio) sobre o projeto elaborado pelo grupo. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa. Passo 3 (Equipe) Fazer a anlise de risco do projeto, por meio da Anlise de sensibilidade, procedendo da seguinte forma: recalcular o VPL do projeto incrementando a TMA de 1% em 1%, at que o VPL fique negativo. Avaliar quanto de variao na TMA mantm o projeto vivel (formando a Concluso do Desafio). Passo 4 (Equipe) A equipe dever elaborar o relatrio final contendo todas as etapas desta ATPS (seguir a estrutura solicitada no Item Produo Acadmica e Padronizao desta ATPS), e post-lo individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro-Texto da Disciplina
OLIVIO, Rodolfo Leandro de Faria. Anlise de Investimento. Campinas: Alnea, 2011.

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Anlise dos Investimentos. Utilizao de bibliografia sugerida. Estrutura do trabalho.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Vous aimerez peut-être aussi