Vous êtes sur la page 1sur 9

PONTO 03 Direito Processual do Trabalho 2010/1 FARN Professor Marcelo de Barros Dantas Tema: Justia do Trabalho: Organizao e competncia

ia (parte I). AULA 6 12.03.2010 (continuao) ORGANIZAO DO JUDICIRIO TRABALHISTA CF de 88. Mudanas tendo em vista as Emendas Constitucionais de n 24/99 (extino dos classistas) e 45/04 (reforma do judicirio). rgos da Justia do Trabalho: art. 111 da CF Neste ponto iremos conhecer os rgos que compem a Justia do Trabalho, competentes para processar e julgar as demandas trabalhistas. Quem dispe sobre a Organizao Judiciria Trabalhista a Unio. Nas provas este assunto sempre cobrado, ou nas de Processo do Trabalho ou nas de Constitucional, toda prova de concurso cai isso! No h como falar em estrutura judiciria trabalhista sem falar em duas Emendas Constitucionais (EC 24/99 e EC 45/04). As regras de organizao judiciria esto dispostas na CF, e essas duas emendas alteraram alguns dispositivos sobre a organizao judiciria trabalhista. A EC 24 promoveu a excluso das Juntas de Conciliao e Julgamento do rol de rgos da JT. A EC 45 veio para mudar a competncia e a prpria organizao da Justia do Trabalho, veio para moralizar o Judicirio. O art. 111 redigido luz da EC 24/99 e da EC 45/04. Sendo hoje os rgos da Justia do Trabalho:
Art. 111. So rgos da Justia do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juizes do Trabalho.

Em prova observar se o rgo VT ou Juiz do Trabalho. Tem se admitido os dois entendimentos, tendo em vista que o Juiz do Trabalho exerce sua jurisdio na Vara do Trabalho (art.116 CF). Se a questo se referir ao posicionamento da Constituio, considerar como rgos os Juzes do Trabalho. DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO: rgo de cpula da organizao judiciria trabalhista. Criado pela necessidade de unificar a jurisprudncia.

36

Nmero de Ministros: Redao inicial da CF 88, 27 ministros no TST, 17 togados e 10 classistas. Ps EC 24/99? Artigo 111-A CF, ps EC 45/04. - Idade mnima e mxima para ser Ministro: 35 e 65 anos de idade; - quinto constitucional - O TST e sua composio. O TST composto por 27 ministros. Historicamente: 17 de carreira e 10 classistas (5 representando os empregados e 5 representando os empregadores). Hoje 21 so de carreira e 6 decorrentes do 5 constitucional. Os Ministros so escolhidos entre brasileiros entre 35 e 65 anos de idade, sendo todos eles nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao do seu nome por maioria absoluta do Senado Federal. Todos tm que passar por esse processo, inclusive os de carreira. Os 21 ministros de carreira so escolhidos da seguinte forma: o TST analisa os membros de TRTs, juzes dos Tribunais que por antiguidade ou merecimento viraram desembargadores. O pleno do TST com base nessa anlise far uma lista trplice, que ser enviada ao Presidente da Repblica que escolhe um dos nomes, e aps aprovao do Senado haver a nomeao. Quanto ao 5 constitucional, no 1/5 para cada instituio. 1/5 pra OAB+MPT. Assim, dos 6 ministros decorrente do 5 Constitucional, 3 sero oriundos da OAB e 3 sero oriundos do MPT. (Quando sai membro da OAB, a vaga ser novamente ocupada por membro da OAB. Assim tambm acontece quanto ao MPT). A indicao feita da seguinte forma: uma lista sxtupla indicada pelo rgo de classe para o TST. (O conselho federal da OAB ou a Procuradoria Geral do Trabalho sero responsveis pela elaborao da lista, a depender da vaga em questo). O TST transforma a lista sxtupla em trplice e remete para o Presidente da Repblica que ir escolher 1 dos 3, com posterior aprovao do Senado e conseqente nomeao. A lista pode ser composta por brasileiro nato ou naturalizado, escolhido entre exercentes com 10 anos de efetivo exerccio dentro do MP, ou 10 anos de atividade profissional (no caso de advogado), devem ter ainda notrio saber jurdico e reputao ilibada.
Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territrios ser composto de membros, do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. Pargrafo nico. Recebidas as indicaes, o tribunal formar lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo,

37

que, nos vinte dias subseqentes, escolher um de seus integrantes para nomeao.

Regimento Interno, Resoluo Administrativa n 1295/08. Art. 59. So rgos do Tribunal Superior do Trabalho: I - Tribunal Pleno; II rgo Especial; III - Seo Especializada em Dissdios Coletivos; IV - Seo Especializada em Dissdios Individuais, dividida em duas subsees; e V Turmas; Pargrafo nico. So rgos que funcionam junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I - Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT; e II Conselho Superior da Justia do Trabalho CSJT. Hoje os rgos internos do TST esto elencados no art. 59 do seu regimento interno. O TST composto de rgos judicantes e administrativos. O pleno composto por 27 ministros, tem cunho administrativo e judicante, podendo editar smulas, etc. O rgo especial discute questes administrativas internas e questes constitucionais. A EC 45/04 veio para moralizar o Judicirio. Ela estabeleceu que funcionassem junto ao TST o CSJT- Conselho Superior da Justia do Trabalho e a ENAMAT Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento dos Magistrados Trabalhistas. No confundir o CSJT com o CNJ, que est vinculado ao STJ. As decises do CSJT tm carter vinculante.
Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo prprio Tribunal Superior. 1 A lei dispor sobre a competncia do Tribunal Superior do Trabalho. 2 Funcionaro junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira; II o Conselho Superior da Justia do Trabalho, cabendolhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial

38

da Justia do Trabalho de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema, cujas decises tero efeito vinculante.

AULA 7

15.03.2010 DOS TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO

Hoje so 24 TRTS ou Regies. Alguns estados no possuem TRTs (RR, TO, AC, AP) artigo 112 previa tal criao por unidade da federao. Hoje no mais subsiste tal determinao. TRTs em Cmaras Regionais, descentralizadamente (art. 115 2 da CF). Composio: n e idade (no mnimo 07 juzes = 30/65 anos); Dever ser respeitado o quinto constitucional (MPtrab e OAB local). TRT 21 regras de tratamento e criao de turmas. Arts. 5; 7; 8 e Resoluo 0012/2008 de 02.02.2008. No esquecer idade e processo de nomeao! o que mais cai em concurso. No necessariamente existir um TRT por Estado. A obrigatoriedade constitucional de um TRT por unidade da federao s existiu at a EC 45/04. Hoje, alguns Estados no tm TRT na sua base, mas tem TRT que responde por ele. A EC 45/04 criou medidas para suprir a no existncia de TRT em todos os estados. Possibilitou que os TRTs atuassem descentralizadamente, por meio da criao de Cmaras Regionais. Autorizou tambm a atuao da JT por meio da justia itinerante. Ex.: Pauta do pleno executada em Mossor, visando dar acessibilidade Justia. Marcaram um dia para julgamento dos recursos de processos originrios de Mossor e regio. Tal julgamento aconteceu na cidade de Mossor, facilitando o acesso ao poder judicirio. Lembrar dos termos: DESCENTRALIZAR / CMARAS REGIONAIS / ITINERANTE
Art. 115 - Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo. 2 Os Tribunais Regionais do Trabalho podero funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo.

Compostos de no mnimo 7 juzes. Os membros so chamados de Desembargadores porque o Regimento Interno (TRT 21) manda tratar por Desembargador Federal do Trabalho. O mesmo Regimento Interno estabeleceu que aqui sero 8 desembargadores. 39

O Regimento Interno trs caractersticas diferentes do geral. Aqui so 8 desembargadores porque se fosse adotado o mnimo de sete, (dois deles seriam provenientes do quinto constitucional), como o Presidente e o Vice tm atribuies diferenciadas, as duas turmas no teriam o mnimo exigido (3 juzes). Os desembargadores so nomeados pelo Presidente da Repblica sem necessidade do crivo do Senado. O TRT obedece os critrios de antiguidade e merecimento. Vai aferir quem preenche esses requisitos, mas quem nomeia o Presidente. Aqui no h a lista trplice. No que se refere ao quinto constitucional, h a lista sxtupla, mas com o enfoque regional, feita pela OAB e procuradoria regional. Obedece os mesmo requisitos da lista do TST. JUZES DO TRABALHO o rgo de base da Justia do Trabalho. Ele atua na Vara do Trabalho. EC 24/99 JCJ X Varas do Trabalho. Com a EC 24 houve a extino da representao classista. O artigo 112 da CF (ps EC45).
Art. 112 - A lei criar varas da Justia do Trabalho, podendo, nas comarcas no abrangidas por sua jurisdio, atribu-la aos juzes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.

Lei 10.770/2003 = TRT organizar a jurisdio das varas do trabalho. Tal lei disps sobre a criao das Varas do Trabalho. Enumerou quais seriam as varas criadas. A lei outorga o poder para o prprio TRT organizar a jurisdio das varas do trabalho. Lei 6.947/81 - dispunha critrios para a criao de novas varas: - anlise pelo TST dois em dois anos. 24.000 empregados na localidade; 240 reclamaes anuais nos ltimos 3 anos; - Novas varas onde j existe VT acrscimo de 1500 processos por ano nas existentes; Essa lei criou critrios para criao de novas varas. formulado requerimento ao TST. A dificuldade maior na dotao oramentria. DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA DO TRABALHO So 5 os servios auxiliares. CLT, 710 e seguintes (artigos transcritos ao final do roteiro) So considerados servios auxiliares da justia do trabalho:

40

1. Secretarias das Varas do Trabalho - ter um diretor, designado pelo Juiz, gratificado (art. 710). - Competncia da secretaria = artigo 711. - Competncia do chefe de secretaria = artigo 712. - Penalidade aos servidores no cumprir atos no prazo, desconto de seus vencimentos em dias do excesso (art. 712 Pargrafo nico). Isso inconstitucional, em virtude do princpio da intangibilidade salarial. No foi recepcionado pela CF, mas a FCC e a CESPE cobraram numa prova em 2009. Eles cobram mais em prova o que no acontece na prtica. 2. Dos Distribuidores - Atribuies de sua competncia no artigo 714. O que mais cobram quem nomeia o diretor de secretaria nomeado pelo presidente do TRT. 3. Cartrio dos Juzos de Direito: S funciona como servio auxiliar na hiptese do juiz de direito atuar com jurisdio trabalhista. (nos casos em que se aplica o 112 CF). 4. Secretarias dos Tribunais Regionais do Trabalho: - TRT ter uma com um diretor designado e gratificado. - Mesmas atribuies das secretarias das varas, acrescendo, atos de remessas aos Desembargadores (Presidente e Relatores), bem como organizao de fichrio jurisprudencial (artigo 719). A mantena do fichrio tem muita utilidade prtica. A divergncia jurisprudencial necessria para o Recurso de Revista encontrada nesse Fichrio. 5. Dos oficiais de justia: - Nomenclatura. - Na CLT: Oficial de Justia e Oficial de Justia Avaliador. - Prazos para a prtica de seus atos (art. 721 2 e 3). - Pode TRT solicitar cumprimento a qualquer oficial. - Na falta ou impedimento dos oficiais: os atos podero ser exigidos de qualquer servidor. Executante de mandado nomenclatura usada em provas. Pode atuar cumprido ordens, atos deprecados em geral (prazo de 9 dias!) e pode tambm atuar como oficial de justia avaliador (prazo de 10 dias). O oficial de justia no atua em segundo grau. Mas, o Desembargador, caso necessite de diligncia, pode acionar qualquer oficial ou enviar solicitao central.
CAPTULO VI DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA DO TRABALHO

41

SEO I DA SECRETARIA DAS JUNTAS DE CONCILIAO E JULGAMENTO Art. 710 - Cada Junta ter 1 (uma) secretaria, sob a direo de funcionrio que o Presidente designar, para exercer a funo de secretrio, e que receber, alm dos vencimentos correspondentes ao seu padro, a gratificao de funo fixada em lei. Art. 711 - Compete secretaria das Juntas: a) o recebimento, a autuao, o andamento, a guarda e a conservao dos processos e outros papis que lhe forem encaminhados; b) a manuteno do protocolo de entrada e sada dos processos e demais papis; c) o registro das decises; d) a informao, s partes interessadas e seus procuradores, do andamento dos respectivos processos, cuja consulta lhes facilitar; e) a abertura de vista dos processos s partes, na prpria secretaria; f) a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos; g) o fornecimento de certides sobre o que constar dos livros ou do arquivamento da secretaria; h) a realizao das penhoras e demais diligncias processuais; i) o desempenho dos demais trabalhos que lhe forem cometidos pelo Presidente da Junta, para melhor execuo dos servios que lhe esto afetos. Art. 712 - Compete especialmente aos secretrios das Juntas de Conciliao e Julgamento: a) superintender os trabalhos da secretaria, velando pela boa ordem do servio; b) cumprir e fazer cumprir as ordens emanadas do Presidente e das autoridades superiores; c) submeter a despacho e assinatura do Presidente o expediente e os papis que devam ser por ele despachados e assinados; d) abrir a correspondncia oficial dirigida Junta e ao seu Presidente, a cuja deliberao ser submetida; e) tomar por termo as reclamaes verbais nos casos de dissdios individuais; f) promover o rpido andamento dos processos, especialmente na fase de execuo, e a pronta realizao dos atos e diligncias deprecadas pelas autoridades superiores; g) secretariar as audincias da Junta, lavrando as respectivas atas; h) subscrever as certides e os termos processuais; i) dar aos litigantes cincia das reclamaes e demais atos processuais de que devam ter conhecimento, assinando as respectivas notificaes; j) executar os demais trabalhos que lhe forem atribudos pelo Presidente da Junta. Pargrafo nico - Os serventurios que, sem motivo justificado, no realizarem os atos, dentro dos prazos fixados, sero descontados em seus vencimentos, em tantos dias quantos os do excesso. SEO II DOS DISTRIBUIDORES Art. 713 - Nas localidades em que existir mais de uma Junta de Conciliao e Julgamento haver um distribuidor. Art. 714 - Compete ao distribuidor: a) a distribuio, pela ordem rigorosa de entrada, e sucessivamente a cada Junta, dos feitos que, para esse fim, lhe forem apresentados pelos interessados; b) o fornecimento, aos interessados, do recibo correspondente a cada feito distribudo; c) a manuteno de 2 (dois) fichrios dos feitos distribudos, sendo um organizado pelos nomes dos reclamantes e o outro dos reclamados, ambos por ordem alfabtica;

42

d) o fornecimento a qualquer pessoa que o solicite, verbalmente ou por certido, de informaes sobre os feitos distribudos; e) a baixa na distribuio dos feitos, quando isto lhe for determinado pelos Presidentes das Juntas, formando, com as fichas correspondentes, fichrios parte, cujos dados podero ser consultados pelos interessados, mas no sero mencionados em certides. Art. 715 - Os distribuidores so designados pelo Presidente do Tribunail Regional dentre os funcionrios das Juntas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente subordinados. SEO III DO CARTRIO DOS JUZOS DE DIREITO Art. 716 - Os cartrios dos Juzos de Direito, investidos na administrao da Justia do Trabalho, tm, para esse fim, as mesmas atribuies e obrigaes conferidas na Seo I s secretarias das Juntas de Conciliao e Julgamento. Pargrafo nico - Nos Juzos em que houver mais de um cartrio, far-se- entre eles a distribuio alternada e sucessiva das reclamaes. Art. 717 - Aos escrives dos Juzos de Direito, investidos na administrao da Justia do Trabalho, competem especialmente as atribuies e obrigaes dos secretrios das Juntas; e aos demais funcionrios dos cartrios, as que couberem nas respectivas funes, dentre as que competem s secretarias das Juntas, enumeradas no art. 711. SEO IV DAS SECRETARIAS DOS TRIBUNAIS REGIONAIS Art. 718 - Cada Tribunal Regional tem 1 (uma) secretaria, sob a direo do funcionrio designado para exercer a funo de secretrio, com a gratificao de funo fixada em lei. Art. 719 - Competem Secretaria dos Conselhos, alm das atribuies estabelecidas no art. 711, para a secretaria das Juntas, mais as seguintes: a) a concluso dos processos ao Presidente e sua remessa, depois de despachados, aos respectivos relatores; b) a organizao e a manuteno de um fichrio de jurisprudncia do Conselho, para consulta dos interessados. Pargrafo nico - No regimento interno dos Tribunais Regionais sero estabelecidas as demais atribuies, o funcionamento e a ordem dos trabalhos de suas secretarias. Art. 720 - Competem aos secretrios dos Tribunais Regionais as mesmas atribuies conferidas no art. 712 aos secretrios das Juntas, alm das que lhes forem fixadas no regimento interno dos Conselhos. SEO V DOS OFICIAIS DE DILIGNCIA Art. 721 - Incumbe aos Oficiais de Justia e Oficiais de Justia Avaliadores da Justia do Trabalho a realizao dos atos decorrentes da execuo dos julgados das Juntas de Conciliao e Julgamento e dos Tribunais Regionais do Trabalho, que lhes forem cometidos pelos respectivos Presidentes. 1 Para efeito de distribuio dos referidos atos, cada Oficial de Justia ou Oficial de Justia Avaliador funcionar perante uma Junta de Conciliao e Julgamento, salvo quando da existncia, nos Tribunais Regionais do Trabalho, de rgo especfico, destinado distribuio de mandados judiciais. 2 Nas localidades onde houver mais de uma Junta, respeitado o disposto no pargrafo anterior, a atribuio para o comprimento do ato deprecado ao Oficial de Justia ou Oficial de Justia Avaliador ser transferida a outro Oficial, sempre que,

43

aps o decurso de 9 (nove) dias, sem razes que o justifiquem, no tiver sido cumprido o ato, sujeitando-se o serventurio s penalidades da lei. 3 No caso de avaliao, ter o Oficial de Justia Avaliador, para cumprimento da ato, o prazo previsto no art. 888. 4 facultado aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho cometer a qualquer Oficial de Justia ou Oficial de Justia Avaliador a realizao dos atos de execuo das decises desses Tribunais. 5 Na falta ou impedimento do Oficial de Justia ou Oficial de Justia Avaliador, o Presidente da Junta poder atribuir a realizao do ato a qualquer serventurio.

44

Vous aimerez peut-être aussi