Vous êtes sur la page 1sur 17

01

TCNICO ADMINISTRATIVO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o tema da Redao (com valor de 100 pontos) e o enunciado das 70 (setenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar , no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente preferencialmente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, o candidato dever assinalar tambm, no espao prprio, a cor correspondente s suas provas: . Se assinalar uma cor que no corresponda de suas provas ou deixar de assinal-la, ser eliminado. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente preferencialmente de tinta na cor preta , de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTORESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO desta Seleo Pblica o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular , bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 60 (sessenta) minutos contados a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, o candidato s poder levar oCADERNO DE QUESTES, se permanecer dentro da sala at 60 (sessenta) minutos antes do horrio estabelecido para o encerramento das provas.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES, ressalvado o disposto na Obs. do item 08, e a FOLHA DE REDAO grampeada ao CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA REALIZAR ESTA PROVA E A REDAO DE 4 HORAS E 30 MINUTOS. . 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas encontram-se no final deste caderno de provas, no endereo eletrnico do CASA DO CONCURSEIRO (www.acasadoconcurseiro.com.br)

GABARITO 1 - AMARELA

TCNICO ADMINISTRATIVO

Capacidade de indignao Antnio Mesquita Galvo * A palavra indignao tem sua origem em uma reao diante de algo indigno. Trata-se de um sentimento de revolta experimentado frente a uma indignidade, injustia, afronta ao bem comum ou desprezo tica social. A indignao sempre aponta para uma reao tica contra atitudes, sejam do cotidiano sociofamiliar, sejam das relaes polticas, em que os juzos de valor revelam a ilicitude e/ou a impropriedade de algum tipo de comportamento. A indignao tica desencadeia necessariamente um tipo de reao em que a pessoa toma conscincia de algum ilcito e parte para uma demonstrao, formal, pacfica ou at violenta de inconformidade. H dias, escutei um programa em uma rdio de Porto Alegre em que o assunto indignao foi enfocado, a partir da agresso sofrida por Silvio Berlusconi, quando um cidado italiano, abalado por tanta corrupo moral, botou para fora toda a sua revolta contra aquele homem pblico. Revendo alguns fatos, passados e no to passados, recordei a revolta da torcida do Coritiba; a mulher que quebrou os vidros de um hospital que deixou de atender sua filha de dois anos; a sapatada que um jornalista iraquiano deu em Bush, e outras tantas passeatas frente casa de polticos que se veem por a. Essas agresses, todas elas injustificveis, denotam a que ponto chega a exasperao das pessoas. Quando no se bota para fora a indignao, ela vai se comprimindo num processo de recalque, qual uma mola pressionada. Um dia, o disparo inevitvel. perigoso o estouro de uma indignao. No terreno das indignaes com os descaminhos polticos, alguns ingnuos costumam citar o voto como ferramenta de faxina na sociedade. Trata-se de um ledo engano. Primeiro, porque a mudana vai levar quatro anos; depois, porque muitos conseguem se reeleger, e, por ltimo, no raro a gente eleger algum que parecia srio e competente e depois se revela um desastre. A indignao nasce do sentimento de impotncia que temos diante de fatos que contrariam o bom senso, a tica e a decncia. * ESCRITOR E FILSOFO zerohora.com (adaptado)

Tomando como ponto de partida essas reflexes, elabore um texto dissertativoargumentativo, em que se responda seguinte pergunta: INDIGNAR-SE TEMPO PERDIDO? Justifique sua posio com argumentos. INSTRUES: Sua redao valer 40,0 pontos. Ser eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuao da prova de redao em que se avaliar a capacidade de o candidato expressar-se com clareza, conciso, preciso, coerncia e objetividade, atendendo norma padro da Lngua Portuguesa. O texto definitivo dever ser passado para a folha de desenvolvimento da Redao, pois no ser considerado o que for escrito na Folha de Rascunho. A Redao definitiva dever ser feita com caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. O texto dever ter, no mnimo, 25 linhas e, no mximo 30 linhas, mantendo-se no limite de espao para a Redao. A Redao dever ser feita com letra legvel, sem o que se torna impossvel a sua correo. No desenvolvimento do tema, o candidato dever demonstrar domnio da escrita padro; manter a abordagem nos limites da proposta; redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo. No sero aceitos textos narrativos nem poemas; demonstrar capacidade de seleo, organizao e relao de argumentos, fatos e opinies para defender seu ponto de vista. Aspectos avaliados: uso dos mecanismos de coeso (referenciao, sequenciao e demarcao das partes do texto); capacidade de selecionar, organizar e relacionar, de forma coerente, argumentos pertinentes ao tema proposto; domnio da modalidade escrita da norma padro (adequao vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordncia, de regncia e de colocao). Ser atribuda nota ZERO Redao do candidato que fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; fugir ao tema proposto; apresentar texto sob forma no articulada verbalmente em lngua portuguesa (apenas com desenhos, nmeros e palavras soltas ou em forma de verso); for produzida com menos de 15 (quinze) linhas; for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; for escrita a lpis, em parte ou na sua totalidade.

LINGUA PORTUGUESA - PROFESSOR ZAMBELI -Instrues: as questes 01 a 14 referem-se ao texto que segue. 01. Aprender a norma culta importante, porque essa a variante da elite, porque 02.essa a lngua do Direito, porque todas as leis so redigidas usando-se o padro culto, porque 03.as reparties pblicas a empregam. Em ltima anlise, deve-se domin-lo para termos 04.___________ social. 05. importante para o indivduo conhecer esse padro para us-lo no momento 06.oportuno e com a pessoa certa.Trata-se de um recurso a mais. Esse tambm o caso do 07.engenheiro, no momento de atender ___ um cliente ou de proferir um discurso em um 08.congresso. 09. Afirmar que a lngua culta facilita a comunicao falacioso, como provamos no 10.discurso da publicidade norma culta, muitas vezes, cria o que chamamos de rudo de 11.comunicao. 12. Lembram-se das eleies presidenciais entre Collor e Lula? A diferena em favor de 13.Collor foi pequena. Muitas pessoas no votaram em Lula, porque ele falava poblema e 14.menas vezes. A falta do domnio dessa variante impediu o candidato do PT de 15.conseguir seu objetivo final. Afinal, Collor falava cinco idiomas. Duela a quiem duela. Zero Hora. I - Caso substitussemos o verbo aprender (l. 01) por obedecer, criaramos contexto para o emprego da crase. II - Caso substitussemos a forma verbal facilita (l. 09) por favorece, criaramos contexto para o emprego da crase. III - Caso substitussemos a preposio em (l.12) por a, criaramos contexto para o emprego da crase. Quais esto corretas? (A) Todas. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas I. (E) Apenas III.

1 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto. (A) ascenso a (B) asceno a (C) ascenso (D) acenso a (E) aceno

2 Assinale a alternativa cujas expresses listadas poderiam substituir proferir (l. 07) e falacioso (09), sem que houvesse alterao de significado. (A) prever fantasioso. (B) pronunciar enganoso. (C) preferir falso. (D) falar dispendioso. (E) fazer custoso.

3 De acordo com a leitura atenta do texto, infere-se que (A) todas as situaes comunicacionais requerem o uso da norma culta da lngua. (B) s se ascende socialmente se a norma culta formal da lngua for totalmente dominada e utilizada nas situaes conversacionais. (C) o autor comprovou, por meio de exemplo, no ltimo pargrafo, a tese exposta nas linhas 03-04. (D) aos polticos cobrado o domnio de, no mnimo, cinco idiomas. (E) a lngua padro de uso exclusivo do Direito.

5 Assinale a alternativa em que, caso a substituio proposta fosse feita, ocorreria alterao na estrutura da orao em questo. (A) empregam (l. 03) utilizam. (B) dominar (l. 03) conhecer. (C) cria (l. 10) gera. (D) chamamos (l. 10) damos o nome. (E) Lembram-se (l. 12) Recordam.

4 Observe as afirmativas que seguem a respeito do uso da crase.

6 Assinale a alternativa em que feita uma afirmao incorreta quanto concordncia. (A) A substituio da expresso o padro culto (l. 02) por os nveis cultos provocaria alterao no pronome a da linha 03. (B) A substituio da expresso esse padro (l. 05) por padres provocaria alterao no pronome lo da linha 05. (C) A substituio da expresso um recurso (l. 06) por recursos no provocaria outra alterao na orao em questo.

(D) A substituio da expresso a lngua culta (l. 09) por as regras provocaria alterao em apenas uma forma verbal do perodo em questo. (E) A substituio da expresso dessa variante (l. 14) por variantes no provocaria outra alterao na orao em questo.

(D) impeas impeas (E) impede impea

7 Considere as afirmativas que seguem. I As vrgulas das linhas 01 e 02 marcam uma enumerao de oraes que exprimem causa. II - O nexo ou (l. 07) poderia ser substitudo por e, sem que isso provocasse erro ou alterao de significado. III O nexo que (l. 09) introduz uma orao cuja funo a mesma do termo seu objetivo final (l. 15). IV O nexo que (l. 10) retoma nome enunciado anteriormente. Quais esto corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas II e III. (C) Apenas III e IV. (D) Apenas I, III e IV. (E) Apenas I e IV. 8 Assinale a opo em que no se encontram corretamente relacionados a forma verbal e ncleo de seu sujeito. (A) empregam (l. 03) reparties (l. 03) (B) trata-se (l.06) recurso (l. 06) (C) proferir (l.07) engenheiro (l. 07) (D) cria (l.10) norma (l.10) (E) foi (l.13) diferena (l.12)

11 Assinale a opo em que est incorreta a relao PRONOME/EXPRESSO SUBSTITUDA. (A) essa (l.01) norma culta (l. 01) (B) a (l.03) norma culta (l. 01) (C) lo (l.03) padro culto (l. 02) (D) lo (l.05) esse padro (l. 05) (E) o (l.10) discurso da publicidade (l. 10)

12 Assinale a opo em que a proposta de reescrita preserva o significado original do texto e a correo segundo o padro culto formal da lngua. I substituir deve-se (l. 03) por se deve. II substituir a empregam (l. 03) por empregam-na. III substituir o elemento sublinhado em conhecer esse padro (l. 05) por conhecer-lhe. (A) Todas. (B) Apenas III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II (E) Apenas II E III

9 Na linha argumentativa do texto, Afirmar que a lngua culta facilita a comunicao falacioso, como provamos no discurso da publicidade... (linha 09) o nexo destacado indica: (A) conformidade. (B) consequncia. (C) finalidade. (D) causa. (E) comparao.

13 Assinale a opo em que a proposta de reescrita no preserva o significado e a correo originais do texto. (A) Substituir todas as leis so redigidas (l. 02) por se redigem todas as leis. (B) Substituir deve-se domin-lo (l.03) por ele deve ser dominado. (C) Substituir todas as leis so redigidas (l.02) por redigem todas as leis. (D) Substituir as reparties pblicas a empregam (l.02) por ela empregada pelas reparties pblicas. (E) Substituir para us-lo (l.05) por para ele saber usar.

10 Caso conjugssemos o verbo impediu (l. 14) na 2 pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e Negativo, respectivamente, obteramos (A) impedes impeas (B) impedes impedes (C) impede impeas

14 Assinale a opo em que o verbo destacado do texto NO pode ser apassivado. (A) conhecer (l. 05). (B) atender (l. 07). (C) proferir (l. 07). (D) facilita (l. 09). (E) falava (l.15).

Instruo: as questes de nmeros 15 a 20 referem-se ao texto que segue. Novo caso de polcia Fraudador preso por emitir atestado com erros de Portugus 01. Mais um erro de Portugus leva um criminoso __ mos da polcia. Desde 2003, 02.Marco de Oliveira Prado, de 37 anos, administrava a empresa MM, que falsificava 03.boletins de ocorrncia, carteiras profissionais e atestados de _____, tudo para 04.anular multas de infratores do trnsito. Amparado pela documentao fajuta de 05.Prado, um motorista poderia alegar ____ Juntas Administrativas de Recursos de 06.________ que ultrapassara o limite de velocidade para transportar um parente 07.que passara _____ e que morrera ____ caminho do hospital. 08. O esquema funcionou at setembro, quando Prado foi indiciado. Atropelara a 09.gramtica. Havia emitido, por exemplo, um atestado de abril do ano passado em 10.que estava escrito aneurisma celebral (com l no lugar de r) e insulficincia 11.mltipla de rgos (com um l desnecessrio em insuficincia alm do fato de a 12.expresso mdica adequada ser falncia mltipla de rgos). 13. Marco de Oliveira Prado foi indiciado pela 2 Delegacia de Diviso de Crimes 14.de Trnsito. Na casa do acusado, em So Miguel Paulista, zona leste de So Paulo, 15.a polcia encontrou um computador com moldes de documentos. Revista Lngua

15 Assinale a alternativa em que se encontram as palavras que preenchem corretamente as lacunas das linhas 01, 05 e 07 (segunda lacuna). (A) s s a (B) s as a (C) s s (D) as s (E) as as - a

(E) ignoram as regras ortogrficas da lngua. 18 Considere as afirmaes que seguem. I A forma verbal falsificava (l. 02) exprime ao continuada no passado. II A locuo verbal poderia alegar (l. 05) denota certeza por parte do articulista do texto. III A forma verbal passara (l. 07) exprime ao passada anterior a outra ao tambm passada. IV Caso a forma verbal Atropelara (l. 08) fosse substituda por Havia atropelado, ocorreria alterao de significado no texto. Quais esto corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas II e III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas I, III e IV. (E) Apenas IV.

16 Assinale a alternativa na qual se encontram as palavras que preenchem corretamente as lacunas das linhas 03, 06 e 07 (primeira lacuna). (A) bito Infrao mal (B) bito Inflao mal (C) bto Infrao mal (D) hbito Inflao mau (E) bito Infrao mau

17 Pode-se depreender que a polcia descobriu que o atestado era falso porque os verdadeiros mdicos (A) acham difcil escrever o nome de certas doenas. (B) utilizam o padro escrito formal da lngua. (C) confundem os fonemas /r/ e /l/ do Portugus. (D) desconhecem o nome de algumas doenas.

19 Assinale a alternativa em que feita uma afirmao incorreta: (A) O nexo por (ttulo) exprime ideia de causa. (B) A orao introduzida pelo nexo que (l. 02) explica nome anteriormente enunciado. (C) A expresso em que (l. 09-10) poderia ser substituda por onde, sem que isso provocasse erro, segundo a norma culta formal.

(D) O nexo alm do (l. 11) estabelece relao de soma. (E) De acordo com a norma culta formal, no seria possvel substituir a expresso de a (l. 11) pela combinao da.

(C) infindveis e voc. (D) guaran e srie. (E) hfen e sada.

20 Considere as afirmaes que seguem. I A palavra fajuta (l. 04) integra o vocabulrio coloquial da lngua. II O vocbulo celebral (l. 10) deriva de clebre. III O prefixo da palavra insuficincia (l. 11) exprime negao. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

25 Na casa do acusado, em So Miguel Paulista, zona leste de So Paulo, a polcia encontrou um computador com moldes de documentos. (linhas 14 e 15). No fragmento acima, a vrgula empregada para separar o adjunto adverbial de lugar. Outro exemplo em que a vrgula utilizada com a mesma funo encontra-se em: (A) Quando ns estudamos, tudo fica mais fcil! (B) Nesta sala, alguns alunos revisaram tudo! (C) Hoje, estaremos atendendo s a partir das 13h. (D) Durante muito tempo, ele estudou conosco. (E) Sairemos, se for desejo de todos, s depois da reviso.

21 Assinale a opo cuja classe gramatical do que difere da dos demais. (A) ... administrava a empresa MM, que falsificava boletins de ocorrncia (l. 02 e 03) (B) ... transportar um parente que passara (l. 06 e 07) (C) ... um atestado de abril do ano passado em que estava escrito (l 09 e 10) (D) O atestado que foi escrito em Portugus... (E) Ele declarou que no sabia escrever.

MATEMTICA PROF. Z MOREIRA

22 H erro de concordncia em: (A) A letra era meio feia. (B) Havia bastantes erros nos bilhetes. (C) Existia uma opo errada. (D) Ocorreu alguns erros notrios. (E) Restaram vrios bilhetes na mesa.

26 Dispomos de 168 rosas brancas e 140 rosas vermelhas. Se quisermos fazer ramalhetes contendo rosas brancas e vermelhas, qual o maior nmero possvel de ramalhetes e quantas rosas cada um poder conter, respectivamente, sem sobrar rosas? (A) 5 e 6 (B) 6 e 5 (C) 11 e 28 (D) 24 e 7 (E) 28 e 11

23 Assinale a opo cuja regncia do verbo apresentado a mesma do verbo destacado na passagem O esquema funcionou at setembro... (linha 08) (A) Comprei neste mercado algumas frutas. (B) Cabiam cem pessoas nesta sala. (C) Estudei Portugus com o Zambeli (D) Preciso de dicas para o concurso. (E) Este simulado est cansativo, n?

27 Trs irmos receberam uma herana. O mais velho recebeu 1/3 da herana, o mais jovem recebeu 3/4 do resto e o terceiro recebeu R$ 150.000,00. Qual o valor da herana? (A) R$ 900.000,00 (B) R$ 600.000,00 (C) R$ 200.000,00 (D) R$ 262.500,00 (E) R$ 1.800.000,00 28 5 operrios fazem 3/5 de um servio em 25 dias, trabalhando 8h/dia. Ento, so contratados 5 novos operrios e o nmero de horas dirias de trabalho passou a ser de 10 h/dia. Em quanto tempo o servio ser concludo? (A) 10 dias (B) 15 dias (C) 2,5 dias

24 As palavras que se acentuam pela mesma regra de Portugus (linha 01) e insuficincia (linha 11), respectivamente, so (A) razes e s. (B) intil e ba.

(D) 20 dias (E) 18 dias 29 Dividindo o nmero 1716 em partes diretamente proporcionais a 2, 3 e 5 mas ao mesmo tempo em partes inversamente proporcionais a 3,4 e 12, a MENOR parte ser: (A) 110 (B) 132 (C) 120 (D) 390 (E) 168 30 Duas torneiras, funcionando juntas, enchem um reservatrio em 24 min. Se funcionarem isoladamente, a segunda gastar 36 min a mais que a primeira para encher o mesmo tanque. Podemos afirmar que a mais lenta encher o tanque em: (A) 36 min (B) 1h 12 min (C) 108 min (D) 60min (E) 96 min 31 Seja N o menor nmero inteiro e positivo que multiplicado por 9 d um nmero em que todos os algarismos so iguais a 1. Nesse caso, a soma dos algarismos de N : (A) 18 (B) 36 (C) 37 (D) 24 (E) 9

(A) (B) (C) (D) (E)

R$ 80,00 R$ 120,00 R$ 250,00 R$ 180,00 R$ 150,00

34 Vendi dois celulares por preos iguais. Em um deles lucrei 200% sobre o preo de custo. No outro perdi 25% sobre o preo de custo. Obtive lucro ou prejuzo de quanto por cento em relao ao preo de custo? (A) Empatei (B) Lucro de 175% (C) Prejuzo de 1% (D) Lucro de 20% (E) Lucro de 150%

35 Considerando os 10 algarismos do sistema decimal e as 26 letras do alfabeto, quantas senhas distintas, de 8 caracteres podemos formar, contendo letras e nmeros? 8 (A) 36 36 (B) 8 8 8 8 (C) 36 10 + 26 8 8 8 (D) 36 10 26 8 8 8 (E) 36 26 + 10

32 Um nmero inteiro e positivo A formado por dois algarismos distintos x e y, nessa ordem. Ao invertermos a ordem dos algarismos para y e x , respectivamente, o nmero passa a ser B. Ento podemos afirmar que a soma de A + B necessariamente: (A) Menor que 100 (B) Mltiplo de 11 (C) Um nmero mpar (D) Um nmero PAR (E) Mltiplo de 9

36 Determine os infinitos termos da PG: 8, 4, 2, 1 , 1/2, 1/4 , 1/8: (A) infinito (B) 8 (C) 8 (D) 4 (E) 16

33 Um sapato e uma cala custam juntos R$ 200,00. Um sapato e um casaco custam juntos R$ 330,00. Um casaco e uma cala custam juntos R$ 370,00. Qual o preo do casaco?

37

ANO 1 PRODUTO 1 -- PREO 30 e QUANTIDADE 10 PRODUTO 2-- PREO 25 e QUANTIDADE 8 ANO 2 PRODUTO 1 PREO 40 e QUANTIDADE 6 PRODUTO 2 -- PREO 20 e QUANTIDADE 12 Com base nos dados apresentados, em relao ao nvel de preos dos dois produtos, os ndices de Paasche e de Laspeyres, respectivamente indicam: (A) (B) (C) (D) (E) A sua manuteno e uma reduo de 12% A sua manuteno e um aumento de 12% Uma reduo de 12% e um aumento de 12% Uma reduo de 12% e sua manuteno Um aumento de 12% e a sua manuteno

O grfico representa uma funo do tipo: (A) y = x 20x + 8 (B) y = 8x 20 (C) y = 20x+8 (D) y = 3x + 20 (E) y = 3x+20

CONTABILIDADE PROF. FERNANDO APRATO

38 Qual a probabilidade de um casal que planeje ter 3 filhos, tenha pelo menos uma filha mulher? (A) 87,5% (B) 37,5% (C) 62,5% (D) 12,5% (E) 25%

39 Doze fichas de funcionrios de uma empresa foram selecionadas ao acaso. Ao pegar as fichas selecionadas de forma aleatria, foram sendo anotados os nmeros de DEPENDENTES de cada funcionrio como mostram os seguintes dados: 3 ; 0 ; 5 ; 2 ; 3 ; 6 ; 4 ; 1 ; 3 ; 2 ; 4 ; 3 Para a varivel NMERO DE DEPENDENTES, resolva a expresso: mdia + moda + mediana + varincia + 1,5 (A) 15 (B) 13 (C) 18 (D) 12 (E) 24

41 Segundo a Resoluo n 750/1993, do Conselho Federal de Contabilidade, levando-se em considerao as modificaes promovidas pela Resoluo n 1.282/2010 do mesmo Conselho, o Princpio da Contabilidade que se refere ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas, denominado Princpio (A) do Registro pelo Valor Original. (B) da Competncia. (C) da Prudncia. (D) da Oportunidade. (E) da Entidade.

40 A tabela a seguir apresenta dados sobre a evoluo de preos e quantidades de dois produtos, em dois anos consecutivos:

42 A Cia. Varginha iniciou suas atividades em janeiro de 2011 com um capital totalmente integralizado pelos scios em numerrio no valor de R$ 1.370.000,00. As nicas mutaes sofridas pelo patrimnio lquido da entidade no decorrer do ano foram um aumento de capital de R$ 220.000,00 que, entretanto, no foi integralizado no exerccio e o ingresso de lucros correspondentes a 40% do capital inicial. No final do exerccio, o patrimnio bruto da companhia montava a R$ 2.850.000,00. O Passivo da companhia, na mesma data, foi equivalente, em reais, a (A) 932.000,00. (B) 1.480.000,00. (C) 712.000,00. (D) 1.206.000,00. (E) 1.140.000,00.

43 Na estrutura das contas contbeis, o ativo igual: (A) Aos recursos fornecidos por capital de terceiros, subtraindo-se o capital prprio. (B) Aos recursos de valor sobre os quais a empresa no tem direito de uso. (C) Ao patrimnio lquido. (D) Ao somatrio do passivo e do patrimnio lquido. (E) aos recursos fornecidos por capital de terceiros.

MATEMTICA FINANCEIRA PROF. EDGAR ABREU

44 Regime de competncia : (A) Aquele em que apenas a despesa do exerccio pertence ao exerccio. (B) Aquele em que a receita reconhecida no perodo em que arrecadada e a despesa paga nesse mesmo perodo. (C) O que compreende, exclusivamente, todos os recebimentos e pagamentos efetuados no exerccio, mesmo aqueles relativos a perodos contbeis anteriores. (D) Aquele em que apenas a receita do exerccio pertence ao exerccio. (E) Aquele em que toda receita e despesa do exerccio pertencem ao prprio exerccio.

46 Notando uma queda nas vendas, um empresrio decidiu reduzir os preos de suas mercadorias em 40%. Aps uma melhoria em seu resultado, decidiu aumentar os preos em 60% sobre o valor das mercadorias com desconto. Logo, podemos afirmar que o preo das mercadorias aps o aumento ser: (A) 14% maior que o preo inicial (B) Igual ao preo inicial (C) 20% maior que o preo inicial (D) 4% maior que o preo inicial (E) 4% menor que o preo inicial

Instrues: Para responder questo de nmero 45, considere as contas listadas a seguir: Aes em Tesouraria Amortizao Acumulada Disponvel Participaes Societrias Permanentes Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa Impostos a Recolher Emprstimos a Coligadas e Controladas Marcas e Patentes Duplicatas a Receber Reserva de gio na Emisso de Aes Capital Social Fornecedores Reserva de Lucros a Realizar Salrios a Pagar Estoques Imobilizado Depreciao Acumulada Emprstimos Recebidos de Longo Prazo Despesas do Exerccio Seguinte 45 Sabendo-se que determinada pessoa jurdica no efetua vendas com prazo de recebimento superior a 120 dias, existem (A) trs contas classificadas no Patrimnio Lquido. (B) cinco contas classificadas no Ativo Circulante. (C) cinco contas classificadas no Ativo No Circulante. (D) quatro contas classificadas no Passivo Circulante. (E) duas contas classificadas no Passivo No Circulante.

47 Professor Zambeli aplicou 30% de seu dinheiro em um fundo e obteve rentabilidade de 11,3%, o restante em um CDB que teve como rentabilidade 14,48%. Considerando que a inflao no perodo foi de 6%, qual a rentabilidade real total dessa aplicao? (A) 6,4% (B) 7% (C) 7,1% (D) 7,5% (E) 8%

48 Qual a taxa efetiva semestral correspondente a taxa nominal de 5% ao ms com capitalizao bimestral? I - O BNDES uma autarquia federal. II - O BNDES sujeito a superviso do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. III - O BNDES exercitar suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuzo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor pblico. correto afirmar: (A) Somente I (B) Somente II (C) I e II (D) ll e lll (E) I, II e III

49 Qual o montante aproximado, gerado por uma aplicao no valor de R$ 12.000,00 aps 4 meses a uma taxa de 5% ao ms? (A) 14.074,00 (B) 14.125,00 (C) 14.350,00 (D) 14.400,00 (E) 14.586,00

10

50 O valor atual de uma duplicata com valor nominal de R$ 23.320,00, descontada a 60 dias antes do seu vencimento a uma taxa de 3% ao ms, considerando que o desconto utilizado foi o Racional Simples, ser de: (A) R$ 21.920,80 (D) R$ 22.230,00 (B) R$ 22.000,00 (E) R$ 22.340,00 (C) R$ 22.105,00

LINGUA ESTRANGEIRA PROF. RAFAEL DUPONT Instruo: As questes de nmero 51 a 54 referem-se ao texto abaixo. Not Just Sex and Sangria 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 It's just after sunset on a recent Friday, a quiet time in the off season on the island of Ibiza. The $200a-week package tours from the north of England have not begun to descend on San Antonio Bay, which resembles a mini-Miami Beach on the Spanish Mediterranean. Ibiza owes its life to tourism. When holiday makers from Europe began flocking to the arid and impoverished island 30 years ago, they saved it from collapse. Their dollars helped compensate for the stagnant salt, fishing and agriculture industries. But tourism grew too much, too fast. Ibiza became synonymous with sun, sex and sangria. Thousands of young Europeans descended upon the island each summer, threatening to destroy the local culture and the people's peaceful life. Now the island is fighting back. The government is desperately trying to take tourism in a new direction, by inviting more capital from up-market tourists and promoting cultural tourism to attract selected groups of culture-hungry tourists so as to avoid the damaging effects of uncontrolled tourist trade. It is also setting high standards for hotels and restaurants, and forbidding new construction close to the water.
extracted and reduced from a report by Stryker McGuire in NEWSWEEK, May 12,1997

51 Ibiza is located (A) near Miami Beach (B) on the Spanish Mediterranean (C) on San Antonio Bay (D) in the north of England (E) on the Continent 52 Ibiza owes its life to tourism because (A) tourists invested their dollars in fishing (B) it contributed to develop Ibiza's culture (C) in the past, tourists worked in the arid fields (D) it compensated for the weakness of the industry (E) the island can only live on agriculture

53 But tourism grew too much and too fast". The growth of mass tourism in Ibiza is described as (A) a necessary and agreeable occurrence (B) a policy established by the government (C) a danger for the local people's life-style (D) a problem for the young European tourists. (E) a desirable thing for everyone on the island

54 Now, the Government intends to (A) promote a better kind of controlled tourism (B) change the directors of the tourism industry (C) increase the constructions near the bay (D) send tourists to several other places (E) forbid the entrance of culture-hungry people

11

Instruo: As questes de nmero 55 a 60 referem-se ao texto abaixo. Development, democracy, and village telephone 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 I was born in 1942 and raised in a poor village in one of the poorest areas of rural India, a place with kerosene lamps and no running water. In 1980, at 38, I was a U.S. citizen and a self-made telecommunications millionaire. By 1990, I was 47 years old and nearing the end of nearly a decade back in India as leader of a controversial but largely successful effort to build an Indian information industry and begin the immense task of extending digital telecommunications to every corner of my native country, even to villages like the one where I was born. That effort persists today at an increased pace, but it remains controversial. Some of the controversy has centered on me and my methods. Most of it focuses on the efficacy and logic of bringing information technology to people who are in global terms the poorest of the poor. Common sense and accepted thinking about economic development have long held it ridiculous to supply Third-World villages with modern technology. What subsistence farmers need is not high-tech science and complex systems, the argument goes, but basic literacy, disease resistant cereals and oilseeds, that is, all the "appropriate" technologies that the unsophisticated rural poor can use and understand. For me, modern telecommunications and electronic information systems are appropriate technologies even in those regions of the world that still lack adequate water, food, and power. The reason is simply that modern telecommunications is an indispensable a id in meeting basic needs. Wouldn't a telephone help a poor community if a natural calamity, like fire or flood, happened? Technology can eliminate cultural barriers, affect economic inequalities, even compensate for intellectual disparities. In short, high technology can put unequal human beings on an equal footing, and that makes it the most potent democratizing tool ever devised. extracted and reduced from an article by Sam Pitroda

55 The writer's life has (A) always been poor and difficult (B) gone from poverty into richness (C) never changed in any way. (D) shown a very poor development (E) become a sad and dull one

58 Technology can eliminate cultural barriers... (L. 18) In this sentence, the modal verb can indicates that the writer considers the elimination of cultural barriers (A) doubtful (B) impossible (C) hypothetical (D) unconvincing (E) probable

56 Some years after having become an American citizen, the writer (A) didn't even think about his village in India (B) decided to become a farmer in his village (C) chose not to think about the poor people's needs (D) decided to work only for the poor areas in the U.S. (E) began fighting for telecommunications in India 57 From the writer's viewpoint, telecommunications is (A) an ineffective tool for the villagers' work. (B) a superfluous economic tool for poor farmers. (C) a disaster for democratic systems of government. (D) a basic aid for socio-cultural and economic equality. (E) a ridiculous element in the life of poor communities.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS PROFESSOR EDGAR ABREU

59 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela Lei 4.595/1964, constitudo pelas instituies abaixo, com exceo de: (A) Secretaria do comercio Exterior (B) Conselho Monetrio Nacional (C) Banco Central do Brasil (D) Banco do Brasil S. A (E) Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social

12

60 A autorizao para o funcionamento de uma instituio financeira estrangeira no pas, segundo a Lei 4.595/1964, poder ser dado por: (A)Resoluo do Conselho Monetrio Nacional (B)Circular do Banco Central do Brasil (C)Decreto do Poder executivo (D)Decreto do Poder Legislativo (E)Decreto do Poder Judicirio 61 A Agncia Especial de financiamento Industrial FINAME um(a) (A) Empresa Pblica Federal (B) Empresa de Economia Mista (C) Autarquia Federal (D) Empresa Pblica Estadual (E) Organizao no governamental

aceitao de riscos naturais ou no esteja sujeita a reembolso. Ill - a seu critrio, apurao da eventual existncia de restries idoneidade da empresa postulante e dos respectivos titulares e administradores. correto afirmar: (A) Somente I (B) Somente II (C) I e II (D) ll e lll (E) I, II e III

ATUALIDADES PROF. CASSIO ALBERNAZ

62 A respeito do estatuto do BNDES, julgue os itens abaixo: l. O BNDES uma autarquia federal. ll. O BNDES sujeito a superviso do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. lll. O BNDES exercitar suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuzo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor pblico. correto afirmar: (A) Somente I (B) Somente II (C) I e II (D) II e III (E) I, II e III

65 Recentemente, foi divulgado que 2,7 milhes de brasileiros mudaram o perfil de renda, deixando as classes D e E para fazer parte da classe C. Alm disso, 230 mil pessoas saram da classe C e entraram para as classes mais ricas (A e B). Entre os fatores desencadeadores dessa mudana de perfil de renda possvel afirmar que I esse incremento de renda disponvel para consumo se d por uma maior sobra de ganhos descontando as despesas; II Houve aumento da capacidade de consumo da populao brasileira; III O aumento da renda disponvel indica uma maior conteno de gastos. Est (o) Correta (s): (A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas I e II (D) Apenas II e III (E) I, II e III

63 Segundo o estatuto do BNDES, o mesmo poder efetuar aplicaes no reembolsveis, destinadas especificamente a apoiar projetos, investimentos de carter social, nas reas abaixo, com exceo de: (A) gerao de emprego e renda (B) servios urbanos, sade (C) educao e desportos, justia (D) recursos hdricos (E) crescimento da exportao

64 Para a concesso de colaborao financeira, o BNDES proceder exigindo: I - ao exame tcnico e econmico-financeiro de empreendimento, projeto ou plano de negcio, incluindo a avaliao de suas implicaes sociais e ambientais; II - verificao da segurana do reembolso, de todas as operaes, por sua natureza, envolva ou no a

66 A Medida Provisria 579, de 11 de setembro de 2012, que dispe sobre a reduo das tarifas de energia eltrica e a prorrogao de concesses de gerao, transmisso e distribuio visa uma reduo mdia de 20% na tarifa final em 2013, variando entre 16% para o consumidor residencial e 28% para a indstria. correto afirmar que com essas medidas o governo busca, principalmente, I estimular o setor tercirio da economia; II ampliar o consumo atravs do aumento do poder aquisitivo da populao; III estimular a produo industrial e a gerao de empregos. Est (o) correto (s) (A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas I e II (D) Apenas II e III (E) I, II e III

13

67 TROPAS FRANCESAS NA OPERAO CERVAL

III - a votao um claro recado da comunidade internacional no sentido de que a situao atual no tolervel; Est (o) correta(s): (A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas I e III (D) Apenas II e III (E) I, II e III.

Revista Exame, 06 de fevereiro de 2013. O principal argumento francs para o auxlio militar a esse pas africano o combate aos jihadistas islmicos na regio. O pas em questo faz fronteira com oito pases e est entre os mais pobres da regio, dos cerca de 12 milhes de habitantes, mais de 50% vivem abaixo da linha da pobreza. Incertezas polticas e histrico de golpes de Estado fazem parte do seu cotidiano. Nos ltimos anos, a instabilidade aumentou com a ao de grupos extremistas islmicos que tentam combater o governo do pas. O pas de que trata o texto (A) Tunsia (B) Lbia (C) Qunia (D) Mali (E) (E)Gabo

69 Os principais objetivos so a coordenao poltica, econmica e social da Amrica do Sul, tambm busca avanar na integrao fsica, energtica, de telecomunicaes e ainda nas reas de cincia e de educao, alm da adoo de mecanismos financeiros conjuntos. Esse texto melhor se refere s caractersticas do seguinte acrnimo (A) Aladi (B) Unasul (C) Mercosul (D) Ibas (E) Alba

68

70 A internet tem sido apontada como o grande vetor tecnolgico aproximando as distncias, reduzindo as fronteiras, massificando a informao, e at mesmo transformando a noo da escala tempo. Na internet tudo instantneo. O processo que melhor descreve essa realidade o de (A) Neocolonialismo (B) Neoliberalismo (C) Nacionalismo (D) Globalizao (E) Culturalismo

A charge acima trata do recente reconhecimento por parte da Organizao das Naes Unidas (ONU) da Palestina como Estado Observador No-Membro. A esse respeito correto afirmar que I - pela primeira vez na histria as fronteiras de 1967 da Palestina (composta pelo territrio da Cisjordnia e da Faixa de Gaza) reconhecida como Estado pela ONU e no mais como entidade; II- essa deciso mostra um crescente isolamento de Israel na comunidade internacional, inclusive pelo voto favorvel dos EUA ao reconhecimento do Estado Palestino;

14

15

Gabarito - BNDES 1A 2B 3C 4D 5E 6A 7D 8B 9A 10 C 11 E 12 D 13 E 14 B 15 A 16 A 17 B 18 C 19 C 20 D 21 E 22 D 23 B 24 D 25 B 26 E 27 A 28 A 29 D 30 B 31 C 32 B 33 C 34 D 35 D 36 E 37 E 38 A 39 B 40 B 41 D 42 A 43 D 44 E 45 B 46 E 47 C 48 C 49 E 50 B 51 B 52 D 53 C 54 A 55 B 56 E 57 D 58 E 59 A 60 C 61 A 62 D 63 E 64 D 65 C 66 D 67 D 68 C 69 B 70 D

Retificao: 48 Qual a taxa efetiva semestral correspondente taxa nominal de 5% ao ms com capitalizao bimestral? (A) 30% (B) 32% (C) 33,1% (D) 36% (E) 37% Gabarito C

Vous aimerez peut-être aussi