Vous êtes sur la page 1sur 2

Case Com Seu Terceiro Namorado/a

Um livro que li h 30 anos sobre estatstica e matemtica apresentava este conselho frio e calculista, que funcionava mais ou menos assim: Case com o seu terceiro namorado e ponto final. Embora este conselho parea ridculo, do ponto de vista estatstico no uma regra to descabida assim. Sua primeira namorada ou namorado, provavelmente foi escolhido/a de uma amostra de seres humanos, algo entre 20 e 50 amigos. Ela ou ele a/o melhor deste seu grupo de amigos, mas por ser uma amostra de um grupo pequeno, ela ou ele obviamente poder no ser a melhor ou melhor que se tem no mundo como um todo. Mas estatisticamente podemos dizer que o escolhido/a est bem acima da mdia dos homens e mulheres, algo em torno do 95% percentil. Seu segundo namorada/o, se voc de fato fez a sua lio de casa, dever ser um pouco melhor do que o primeiro, j que voc fez um upgrade. Seu segundo namorado ou namorada agora melhor do que 97% de tudo que voc poderia ter. Assim sendo, voc deve ter melhorado a sua amostragem estatstica, para algum digamos no 97% percentil. Grfico 2: Faa isto mais uma vez, uma terceira namorada, que apesar de todos os seus defeitos estar no 99% percentil ou algo prximo disto.

Grfico 3: Voc nunca poder namorar todo mundo do mundo, antes de decidir, e portanto o 100% ou 99% normalmente uma meta impossvel. Alm do mais neste grupo que se encontram a Cameron Diaz e George Clooneys. Portanto diz a teoria, case-se com sua terceira namorada. At porque no tem algo muito melhor dando sopa por a.

Mas tem outra razo para esta regra. A melhoria que voc poderia almejar continuando a sua busca pela mulher perfeita, no uma melhora to significante assim. Depois da terceira escolha, as chances de voc piorar sua situao grande, porque elas e eles no ficam dando sopa eternamente e seu universo poder comear a diminuir medida que todos forem se casando. As chances de voc ficar com nenhuma esposa ou marido so maiores do que continuar sua procura. Este o atual problema de muitas mulheres de carreira que decidem se casar aos 34. Elas acabam tendo a sensao de que os homens no so como antigamente, e no aceitam casar com algum inferior a algum antigo namorado. No, os homens no esto se deteriorando, os melhores simplesmente esto se casando e saindo do mercado dos disponveis. Eu s estou escrevendo isto, porque muitos leitores do meu artigo O Contrato de Casamento, publicado na Veja, ficaram com a impresso que eu estava sugerindo casamento sem fazer muita escolha, e concentrar em melhorar o relacionamento. Escolha sim, mas no exagere, o prncipe perfeito no existe, nem a princesa, e trabalhar no relacionamento a sada correta, quanto antes melhor. Concentre-se em melhorar o relacionamento com a pessoa que j est ao seu lado, do que gastar a mesma energia tentando achar algum perfeito. Estatisticamente d na mesma.

Vous aimerez peut-être aussi