Vous êtes sur la page 1sur 9

CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

A tica da Responsabilidade de Hans Jonas

GABRIEL AUGUSTO, LEANDRO DOMINGUES

Coronel Fabriciano, 25 de Abril de 2011.

SUMRIO
1 2 3 INTRODUO REVISES BIBLIOGRFICAS A tica tradicional ultrapassada diante das chamadas transformaes tecnolgicas 4 O Princpio Responsabilidade 5 A Heurstica do Medo 6 O Fim e o Valor 7 O Bem, o Dever e o Ser 8 A interao da Responsabilidade Paterna, e a Poltica e Total 9 Concluso 10 Referncias

1 INTRODUO
O presente trabalho uma reflexo sobre a principal obra do filsofo alemo contemporneo Hans Jonas. Apresenta um pouco de sua vida, o estopim que o leva a refletir e analisar a sociedade na poca, tais discusses como o desenvolvimento tecnolgico presente,a tica tradicional, a ausncia da preocupao em relao a natureza, a ampliao do pensamento individualista ao mais coletivista, a importncia do ser, da essncia, da responsabilidade paterna, poltica, dentre outros. Este trabalho permitiu o maior entendimento a respeito dos conceitos de Hans Jonas, tendo em vista o perodo em que viveu, acontecimentos que presenciou, acarretando assim a produo de sua obra.

3 A tica tradicional ultrapassada diante das chamadas transformaes tecnolgicas


Hans Jonas (1903-1993) fora um filsofo nascido na Alemanha que vivenciou perodos como a crise europeia nas dcadas de 20 e 30, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o advento do Nazismo e o triunfo da sociedade tecnolgica. Presenciar tais acontecimentos o fez analisar a sociedade com base no desenvolvimento tecnolgico, que fora grande parte das destruies em grande escala da poca. Nos anos de 1940 e 1945, Jonas se afasta das bibliotecas e universidades e alista-se no Exrcito Britnico a fim de lutar contra Hitler: eu fiz um juramento sagrado, uma promessa: no regressarei jamais, a no ser como soldado de um exrcito invasor (JONAS, 2005, p.142). E, no ano de 1945, Jonas cumpre seu juramento vitorioso: No voltarei a pr os ps neste pas a no ser como membro de um exrcito armado (JONAS, 1995, p.7). Hans Jonas aponta para o choque causado pelas bombas atmicas de Hiroshima e Nagasaki como o marco inicial do abuso do domnio do homem sobre a natureza causando sua destruio. O sobressalto do estado atual das coisas fizeram com que Jonas refletisse sobre a origem do universo, sobre as formas de vida e, acima de tudo, sobre a natureza e o abuso da tcnica. Na chamada tica tradicional, a natureza no fazia parte da responsabilidade humana, j que somente emergia os problemas do aqui e o agora. Porm para Hans, tal tica deveria demandar reflexes e anlises, visto que foram originadas como certas no perodo da Modernidade. Ele no nega as premissas da tica tradicional, mas diferencia-se ao buscar uma ponderao sobre o significado dessas mudanas para a nossa condio moral. Ou seja, [...] nenhuma tica anterior tinha de levar em considerao a condio global da vida humana e o futuro distante e at mesmo a existncia da espcie. Com a conscincia da extrema vulnerabilidade da natureza interveno tecnolgica do homem surge a ecologia [...]. Repensar os princpios bsicos da tica. Procurar no s o bem humano, mas tambm o bem de coisas extrahumanas, ou seja, alargar o conhecimento dos fins em si mesmos para alm da esfera do homem e fazer com que o bem humano inclusse o cuidado delas. (16 JONAS, Hans. tica, medicina e tcnica. Lisboa: Veja 1994). No perodo Moderno, imperava-se o exemplar kantiano que era baseado no seguinte propsito: Age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal (KANT, 1980, p.129). O imperativo de Kant obedece ao individual, ou seja, a consistncia do ato consigo mesmo. J que as ticas tradicionais j no eram mais capazes de responder aos desafios da modernidade tecnolgica, Jonas reflete a respeito da insuficincia dos imperativos ticos tradicionais diante das novas dimenses do agir coletivo. Assim, prope o Princpio Responsabilidade, como sendo um princpio tico para a civilizao tecnolgica.

O Princpio Responsabilidade

Hans prope um novo imperativo categrico, agora relacionado a um novo tipo de ao humana: Age de tal forma que os efeitos de tua ao sejam compatveis com a permanncia de uma vida humana autntica sobre a terra (JONAS, 1995, p.40). Diferente de Kant, que obedecia a uma ao individual, o imperativo proposto por Hans era direcionado para um agir coletivo como um bem pblico. Hans Jonas determinou o Princpio Responsabilidade como sendo uma tica em que o mundo animal, vegetal, mineral, biosfera e estratosfera passam a fazer parte da esfera da responsabilidade. O questionamento da vida futura resultante de um equvoco cometido ao isolar o ser humano do restante da natureza. Somente uma tica acoplada no ser, poderia ter um significado verdadeiro: Ser

necessrio existir, e para existir necessrio viver e ter deveres, porm, (...) somente uma tica fundada na amplitude do Ser pode ter significado (JONAS, 2006, p. 17). Segundo Hans, quanto mais se pressente o perigo do futuro, mais nos mobilizamos para agir no presente. Jonas associa o Princpio Responsabilidade com algumas teorias, tais quais: Heurstica do Medo, Fim e o Valor, o Bem o Dever e o Ser, a relao entre a Responsabilidade Paterna, Poltica e Total.

A Heurstica do Medo

Consiste na capacidade humana de solucionar problemas imprevistos; Conter tal progresso deveria ser visto como nada mais do que uma precauo inteligente, acompanhada de uma simples decncia em relao aos nossos descendentes. O medo que faz parte da responsabilidade no aquele que nos aconselha a no agir, mas aquele que nos convida a agir. Trata-se de um medo que tem a ver com o objeto da responsabilidade. Trata-se de assumir a responsabilidade pelo futuro do homem (JONAS, 2006, p. 353). Para Hans, o medo essencial, j que a partir dele que a sociedade poder agir e refletir. Ou seja, quanto mais prximo do futuro estiver algo temido, mais a Heurstica do Medo torna-se necessria. No se trata de um medo impactante, mas um medo que desperta o humano a pensar e agir. Segundo o professor Loureno Zancanaro; A heurstica do temor no seguramente a ltima palavra na busca do bem, mas, um veculo extraordinariamente til. Deveria ser aproveitada para o empreendimento de preservao do planeta, podendo, dessa forma, acordar para a possibilidade de uma catstrofe, assim que provocando a necessidade do limite e da renncia em relao ao uso de certas tecnologias. O medo seria uma forma de frear a compulso e a onipotncia prometeana de considerar o conhecimento cientfico ilimitado (ZANCANARO, 1998, p. 57).

O fim e o Valor

Baseado no Fim, Jonas prope: O martelo tem o fim do poder-se-martelar-com-ele: foi criado com esse fim e para ele; esse fim faz parte do seu Ser, produzido para tal, de um modo totalmente diferente do fim momentneo que tem a pedra h pouco recolhida e arremessada ou o galho que se quebra para alcanar algo. O fim podemos dizer, faz parte do conceito do martelo, e esse conceito precedeu sua existncia, como acontece com todos os artefatos; foi a causa do seu devir (JONAS, 2005, p. 109). Tal forma de se pensar ocorre com todos os artefatos, que por si s no tm finalidade. Atribui-se ento um Valor de uso. O fim aquilo em vista do qual existe uma coisa e para cuja produo ou conservao se realiza um processo ou se empreende uma ao (SVE, 1990, p. 80). Para Jonas, tudo tem um prprio fim, ou seja, sua devida participao no ciclo natural da vida. As aes humanas esto direcionadas por uma cadeia de atos e Fins, que do cumprimento a um dever. J os animais seguem o esquema de estimulaes instintivas. Na natureza os Fins seriam a prpria vida. Sendo assim, o fim da natureza seria o fim da continuidade da existncia. Ou seja, a vida passa a ser objeto da responsabilidade.

O Bem, o Dever e o Ser

O conceito do Bem, Dever e o Ser est fundamentado em hipteses ontolgicas. Para Jonas, a compreenso cientfica do fato no decisiva, pois o Ser resulta em um Dever. O Bem se torna um Dever quando existe vontade na transformao da ao, j que com isso, torna-se um dever, desde que seja uma vontade que assuma essa exigncia e trate de realiz-la (JONAS, 2006, p. 149).

Hans Jonas demonstra que, do mesmo modo que o ser humano tm suas finalidades, todos os outros seres tm a sua, mesmo que seja desconhecida. Ou seja, mostra assim uma preocupao a favor da vida, quando ressalta a importncia da biodiversidade presente em toda a natureza: Mais do que uma extenso do espectro genrico, o interesse se manifesta na intensidade dos fins prprios dos seres vivos, nos quais a finalidade da natureza se torna cada vez mais sugestiva (JONAS, 2006, p. 251). O Dever est implcito no Ser, j que se existem deveres, existem direitos. Logo, se somos responsveis pelo Ser, somos responsveis pelo que vir a frente projetado pela continuidade do direito de ser e estar no mundo.

A interao da Responsabilidade Paterna, e a Poltica e Total

Para Hans Jonas, o ser humano tem uma vantagem em relao aos outros seres por poder assumir responsabilidades, garantindo assim seus prprios Fins. Surge ento a ideia de toda a responsabilidade do homem, baseada em fatores como a natureza das coisas, e a relao do sujeito e objeto ocorrendo somente com a existncia do tempo e do espao, como diz Hans: A marca distintiva do ser humano, de ser o nico capaz de ter responsabilidade, significa igualmente que ele deve t-la pelos seus semelhantes, eles prprios, potenciais sujeitos de responsabilidade, e que realmente ele sempre a tem, de um jeito ou de outro: a faculdade para tal a condio suficiente para a sua efetividade. Ser responsvel efetivamente por algum ou por qualquer coisa em certas circunstncias (mesmo que no assuma e nem reconhea tal responsabilidade) to inseparvel da existncia do homem quanto o fato de que ele seja genericamente capaz de responsabilidade da mesma maneira que lhe inalienvel a sua natureza falante, caracterstica fundamental para a sua definio, caso deseje empreender essa duvidosa tarefa (JONAS, 2006, p. 175176). Sendo assim, percebemos um Dever implcito no Ser, com obrigaes objetivas tais como a Responsabilidade Paterna. Esta uma seleo incondicional, natural sem necessidade de aprovao prvia. J a Responsabilidade Poltica passvel de escolha, ambicionando o poder para exercer a responsabilidade suprema. Hans escreve a respeito das Responsabilidades citadas: A essa altura, pode ser do maior interesse terico examinar como essa responsabilidade nascida da livre escolha e aquela decorrente da menos livre das relaes naturais, ou seja, a responsabilidade do homem pblico e a dos pais, que se situam nos extremos do espectro da responsabilidade, so as que tm mais aspectos em comum entre si e as que, em conjunto, mais nos podem ensinar a respeito da essncia da responsabilidade (JONAS, 2006, p. 173). A Responsabilidade Poltica ampla, por trabalhar espaos maiores, ao mesmo passo que Responsabilidade Paterna mais centrada, por se voltar ao desenvolvimento individual do ser. Tais responsabilidades tem o poder de executar decises ao longo do presente e futuro, e no podem ser ausentes nem interrompidas; As assistncias paterna e governamental no podem tirar frias, pois a vida do seu objeto segue em frente, renovando as demandas ininterruptamente. Mais importante e a continuidade dessa existncia assistida como uma preocupao, que ambas as responsabilidades aqui analisadas necessitam considerar em cada oportunidade de atuao. As responsabilidades particulares no se limitam apenas a um aspecto, mas tambm a um perodo determinado de uma existncia (JONAS, 2006, p. 185). Para termos a total responsabilidade das situaes, devemos ter como base tais questes: O que vem agora? Para onde vamos? E em seguida, o que houve antes? Como se liga o que est ocorrendo agora com o desenrolar da existncia? Em uma palavra, a responsabilidade total tem de proceder de forma histrica, aprender seu objeto na sua historicidade. Esse o sentido preciso do elemento que caracterizamos aqui como continuidade (JONAS, 2006, p. 185).

Assim percebemos a dimenso da Responsabilidade Poltica, j que est voltada ao futuro, implicando diretamente na responsabilidade coletiva. Entretanto, a Responsabilidade Paternal tem seu individualismo, j que a pessoa adquire uma identidade histrica a partir de sua jornada individual. E essa identidade que para Jonas, pode ser desenvolvida e garantida pela Educao, ocorrendo uma passagem da Responsabilidade Paterna ao mundo histrico, como em: Todo educador sabe disso. Mas, alm disso, e de forma inseparvel encontra-se a comunicao da tradio coletiva, com o seu primeiro som articulado e a preparao para a vida em sociedade. Com isso, o horizonte da continuidade amplia-se no mundo histrico; uma se sobrepe outra, e assim impossvel responsabilidade educativa deixar de ser poltica, mesmo no mais privado dos mbitos (JONAS, 2006, p. 186). Logo, conclumos que a Responsabilidade total dirige-se ao futuro, enquanto que a Responsabilidade Paternal prioriza a educao a tornar o filho adulto e responsvel.

Concluso

Podemos concluir que Hans prioriza de forma geral uma tica baseada na magnitude do ser, levando em conta as diversificaes do Princpio Responsabilidade, como a Heurstica do Medo, Fim e valor, Bem, o Dever e o Ser, e a interao da Responsabilidade Paterna, Poltica e Total. Alm disso deve seguir a singularidade do homem, evitando a perda de sua identidade histrica. Hans Jonas foi um filsofo pensador que decidiu remeter seus estudos a humanidade, tanto com a vida presente quanto futura afim de ilustrar conceitos e preocupaes que nos cercam at a hoje.

REFERNCIAS

O PRINCPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS: UM PRINCPIO TICO PARA OS NOVOS TEMPOS. Disponvel em: http://sites.unifra.br/Portals/1/ARTIGOS/numero_06/battestin_5.pdf Acesso: 29/09/2012. UMA TICA PARA A CIVILIZAO TECNOLGICA. Disponvel em: http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT09/mario_alencastro.pdf Acesso: 20/10/2012. SIQUEIRA , Jos Eduardo de . Hans Jonas E A tica Da Responsabilidade. Disponvel em: http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/hansjonas_siqueira.pdf . Acesso: 29/09/2011.

Vous aimerez peut-être aussi