Vous êtes sur la page 1sur 4

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 780.406 - RS (2005/0150129-4) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO : : : : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA UNIO JOO MARCELO OLIVEIRA ROCHA STELA MAURA FERRARI MOREIRA RELATRIO MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA: Trata-se de recurso especial interposto pela UNIO, com fundamento no art. 105, III, "a", da Constituio Federal. Insurge-se a recorrente contra acrdo do Tribunal Regional Federal da 4 Regio que reconheceu ao autor o direito de prosseguir no concurso para provimento de cargo de Juiz Federal Substituto, por entender ter sido comprovada a prtica forense exigida no edital. O aresto recorrido restou assim ementado (fl. 87):

ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANA. CONCURSO PBLICO. JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO. PRTICA FORENSE. CONCEITO. A prtica forense exigida como requisito para o ingresso nas carreiras jurdicas compreende qualquer atividade prtica relacionada atividade jurdica, mesmo que desenvolvida anteriormente graduao em Direito.

A recorrente alega, preliminarmente, ofensa ao art. 47 do CPC, porquanto seria necessria a participao dos demais candidatos no feito, na qualidade de litisconsortes passivos necessrios. No mrito, sustenta contrariedade aos arts. 78 da LC 35/79, 21, V, da Lei 5.010/66, 3, 2, da Lei 8.906/94 e 1 da Lei 1.533/51, ao argumento de que as atividades desenvolvidas pelo recorrido no se caracterizam como prtica forense. Contra-razes s fls. 139/140. O recurso especial foi admitido pelo Tribunal de origem (fl. 148). o relatrio.

Documento: 3129604 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 1 de 4

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 780.406 - RS (2005/0150129-4) EMENTA ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. PRTICA FORENSE. CONCEITO. INTERPRETAO ABRANGENTE. PRECEDENTES. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E IMPROVIDO. 1. O Superior Tribunal de Justia firmou entendimento no sentido de que, para provimento de cargos pblicos mediante concurso, o conceito de "prtica forense" deve ser compreendido em um sentido mais amplo, no comportando apenas as atividades privativas de bacharel em direito, mas todas aquelas de natureza eminentemente jurdica. 2. Recurso especial conhecido e improvido. VOTO MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA (Relator): A recorrida pretende, com fundamento nos arts. 78 da LC 35/79, 21, V, da Lei 5.010/66, 3, 2, da Lei 8.906/94 e 1 da Lei 1.533/51, a reforma de acrdo que entendeu ter sido suficientemente comprovada a prtica forense necessria ao regular prosseguimento do recorrido no concurso para provimento do cargo de Juiz Federal Substituto da 4 Regio. Inicialmente, quanto alegada ofensa ao art. 47 do CPC, firme a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia no sentido de que, no havendo entre o recorrido e os demais candidatos inscritos no certame comunho de interesses, mostra-se desnecessria a citao destes para integrarem a lide como litisconsortes passivos. Nesse sentido:

ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. MANDADO DE SEGURANA. LITISCONSRCIO NECESSRIO. CITAO DOS DEMAIS CANDIDATOS. DESNECESSIDADE. PRECEDENTES. DECADNCIA. NO OCORRNCIA. TERMO. CINCIA DO FATO IMPUGNADO. PRECEDENTES. ........................................................................................................................ . II - Consoante entendimento desta Corte, no havendo entre o recorrente e os demais candidatos inscritos no certame comunho de interesses, mostra-se desnecessria a citao destes para integrarem a lide como litisconsortes passivos. Precedentes. III - Agravo interno desprovido. (AgRg no REsp 683.202/AL, Rel.

Min. GILSON DIPP, Quinta Turma, DJ 28/2/05)


AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONCURSO PBLICO. LITISCONSRCIO NECESSRIO. CITAO DOS DEMAIS CANDIDATOS. DESNECESSIDADE. PRECEDENTES.
Documento: 3129604 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 2 de 4

Superior Tribunal de Justia


SMULA N 83/STJ. 1. A jurisprudncia desta Corte firme no sentido de ser desnecessria a citao dos demais concursandos como litisconsortes necessrios, eis que os candidatos, mesmo aprovados, no titularizariam direito lquido e certo nomeao, mas to-somente expectativa de direito, no se aplicando o disposto no artigo 47 do Cdigo de Processo Civil. 2. "No se conhece do recurso especial pela divergncia, quando a orientao do Tribunal se firmou no mesmo sentido da deciso recorrida." (Smula do STJ, Enunciado n 83). 3. Agravo regimental improvido. (AgRg no Ag 474.838/PI, Rel. Min.

HAMILTON CARVALHIDO, Sexta Turma, DJ 1/7/05) No que tange ao mrito, firme a jurisprudncia no sentido da possibilidade de exigncia de experincia profissional para ingresso no servio pblico, nos termos da Lei Complementar 73/93. O conceito de prtica forense deve ser, todavia, interpretado de forma abrangente, no devendo limitar-se s atividades privativas de bacharel em direito. Com efeito, relevante, na delimitao da experincia profissional, a natureza das funes desenvolvidas, de forma que deve ser levada em conta toda e qualquer atividade eminentemente jurdica. Destarte, no apenas o exerccio da advocacia ou dos cargos do Ministrio Pblico e Magistratura esto includos no conceito de prtica forense, mas todas as atividades relacionadas ao contato com processos judiciais e legislao, tais como: o manuseio de processos e legislao no meio forense, os estgios profissionais nas faculdades, o pronunciamento em consultas sobre questes s diversas reas do Direito, a orientao jurdica, entre outros. Nesse sentido:

RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. CONCURSO PBLICO. MAGISTRATURA DO ESTADO DA BAHIA. EXERCCIO DE ATIVIDADE JURDICA POR TRS ANOS. COMPROVAO. 1. legtima, legal e constitucional a exigncia de tempo de exerccio de atividade jurdica pelo perodo mnimo de trs anos para o ingresso na magistratura, mas o seu conceito deve ser interpretado de forma ampla, de modo a compreender no apenas o exerccio da advocacia e de cargo no Ministrio Pblico, Magistratura ou outro qualquer privativo de bacharel de direito, como tambm as atividades desenvolvidas perante os Tribunais, os Juzos de primeira instncia e at estgios nas faculdades de Direito, doadoras de experincia jurdica. Precedentes. 2. Recurso provido. (RMS 18.513/BA, Rel. Min. HAMILTON

CARVALHIDO, Sexta Turma, DJ 10/10/05)


Documento: 3129604 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 4

Superior Tribunal de Justia


MANDADO DE SEGURANA. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO NA ADVOCACIA-GERAL DA UNIO. LEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM DA AUTORIDADE TIDA POR COATORA. PRTICA FORENSE. CONCEITUAO QUE NO DEVE SER RESTRITIVA. PRECEDENTES. Na hiptese dos autos, legtimo se afigura o Advogado-Geral da Unio como autoridade coatora. Nos termos do firme posicionamento jurisprudencial desta Corte, legtima a exigncia de prtica forense, no devendo a mesma ser restritiva mas, nos termos de dispositivo da LC n 73/93, deve abranger ...quaisquer atividades que impliquem o manuseio permanente de processos e de legislao no meio forense, seja como servidor de Tribunal ou Varas, ou mesmo nos estgios acadmicos... (RESP 545.286/AL, DJ 21.06.2004, Rel. Min. Felix Fischer) Liminar ratificada; ordem concedida. (MS 10.122/DF, Rel. Min. JOS

ARNALDO DA FONSECA, Terceira Seo, DJ 14/9/05)

In casu , consoante asseverado no acrdo recorrido, e nos termos da declarao de fl. 19, restou comprovado o exerccio de atividades de natureza eminentemente jurdica pronunciamento em consultas acerca da legislao tributria federal, prestao de informaes em mandados de segurana, orientao jurdica a rgos subordinados, soluo de processos administrativos envolvendo questes jurdicas diversas pelo perodo legalmente exigido. Destarte, deve ser mantida a deciso do Tribunal de origem que reconheceu ao recorrido o direito de prosseguir no certame para ingresso na magistratura federal. Ante o exposto, conheo do recurso especial e nego-lhe provimento. o voto

Documento: 3129604 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 4 de 4

Vous aimerez peut-être aussi