Vous êtes sur la page 1sur 2

Lista de Exerccios

03)

Entende-se

como

sendo

propriedades

peridicas, aquelas que variam regularmente ao 01) Durante uma aula de qumica o professor pediu que o aluno identificasse o elemento que representasse as seguintes caractersticas: O subnvel mais energtico o p . um ametal. Apresenta o segundo nvel completo.
3

longo da tabela peridica seguindo a ordem crescente do nmero atmico. O grfico a seguir mostra a variao do raio atmico para diferentes elementos na tabela peridica.

O ELEMENTO que o professor estava se referindo a) Nitrognio.

b) Bismuto. c) Fsforo.

d) Silcio.

02) Este grfico apresenta as quatro primeiras energias de ionizao de tomos de um metal pertencente ao terceiro perodo da tabela peridica: Com base na ilustrao, podemos afirmar, EXCETO: a) A carga nuclear o fator determinante do raio para os elementos de um mesmo perodo. b) Os metais alcalinos so os elementos de menor energia de ionizao. c) necessrio elevado valor de energia para formar ction com os gases nobres. d) Quanto maior o raio atmico, menor ser o carter metlico do elemento. Em relao a esses dados podemos afirmar, EXCETO: a) o elemento que corresponde a esse grfico possui 3 eltrons de valncia. b) o grfico corresponde a um elemento com trs nveis de energia preenchidos. c) a energia de ionizao cresce com o aumento da carga inica. d) o quarto eltron retirado ocupa o terceiro nvel de energia. 04) A Alquimia uma tradio antiga que combina astrologia, elementos arte, de qumica, fsica,

metalurgia,

medicina,

misticismo, e religio. Existem dois objetivos principais na sua prtica. Um deles a transmutao dos metais inferiores em aurum o outro a obteno do Elixir da Longa Vida. Considere a charge a seguir:

Com base na posio de cada elemento representado pelas letras, responda:

a)

Qual(is) corresponde(m) a um elemento representativo?

b) Qual tomo, L ou C, apresenta maior raio atmico? Justifique. HARRIS, S. A cincia ri: o melhor de Sidney Harris. So Paulo: Editora UNESP, 2007. c) Qual elemento do quarto perodo apresenta maior energia de ionizao? Justifique. A respeito da charge, CORRETO afirmar que: a) cita dois elementos qumicos metlicos de transio. b) apresenta um ambiente tpico de laboratrios de qumica. c) retrata um dos principais objetivos da alquimia. d) trata de uma transformao fsica de elementos. 07) Quando um ou mais eltrons so removidos de um tomo, a partcula resultante um on positivo. Explique. 08) D o nmero total de eltrons presentes nos seguintes tomos ou ons: O2-, K+, P3-, Ba2+, Al3+, Ti4+. 09) Quantos eltrons esto presentes na camada de valncia de: 10) Coloque os seguintes ons em ordem decrescente de raio inico: S2-, Cl-, P3-. Justifique sua resposta. 05) Todas as opes correspondem a propriedades peridicas, EXCETO a) Nmero de nutrons. b) Carter metlico. c) Energia de ionizao. d) Afinidade eletrnica. 11) As energias de ionizao (E.I.) sucessivas do alumnio so as seguintes: Al + 5,98 eV Al+ + eAl+ + 18,82 eV Al2+ + eAl2+ + 28,44 eV Al3+ + eAl3+ + 119,96 eV Al4+ + e-

06) Observe a tabela peridica:

Qual a razo de o alumnio ter a 4 E.I. to elevada em relao s demais?

A B D K L I C J H G

Vous aimerez peut-être aussi