Vous êtes sur la page 1sur 24

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor

Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

10 males causados pelo orgulho

"O que a Bblia diz sobre o orgulho?" H uma diferena entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Pv 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos prprios olhos pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximao dEle. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos esto to cheios de si que seus pensamentos esto longe de Deus: Pela altivez do seu rosto o mpio no busca a Deus; todas as suas cogitaes so que no h Deus. Esse tipo de orgulho arrogante o contrrio do esprito de humildade que Deus procura: Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus (Mateus 5:3).

Os pobres de esprito so aqueles que reconhecem sua falncia espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se no fosse por Sua divina graa. Os orgulhosos, por outro lado, so to cegos por causa de seu orgulho que acham que no precisam de Deus ou pior, que Deus deve aceit-los do jeito que so porque eles

merecem a Sua aceitao.

Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as conseqncias do orgulho. Pv 16:18-19 nos diz: A soberba precede a runa, e a altivez do esprito precede a queda. Melhor ser humilde de esprito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. Satans foi expulso do cu por causa de seu orgulho (Is 14:12-15).

Ele teve a audcia egosta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satans ser lanado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelio a Deus, h nada mais em seu futuro a no ser desastre: Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exrcitos, e extirparei de babilnia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR (Is 14:22). Orgulho j impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar a admitir o prprio pecado e que no podemos fazer nada com nossos prprios esforos para merecer a vida eterna tem sido uma pedra de tropeo para muitas pessoas. No devemos ter orgulho de ns mesmos, mas se queremos nos gloriar, ento devemos proclamar as glrias de Deus. O que dizemos sobre ns mesmos no significa nada no trabalho de Deus. o que Deus diz sobre ns que faz a diferena (2 Co 10.13).

Por que orgulho um pecado? Orgulho dar a ns mesmos o crdito por algo que Deus realizou. Orgulho dar a ns mesmos a glria que pertence s a Deus. Orgulho , em essncia, louvor prprio. Nada que realizamos nesse mundo seria possvel se no fosse Deus nos capacitando e sustendo. Por isso que devemos dar a Deus a glria por que s Ele digno de receb-la.

1. O orgulho conduziu a Lcifer do cu ao inferno.

Na Bblia, Deus nos mostra que toda reao de orgulho tem sua punio. A maior demonstrao de orgulho e a maior queda de todas a do anjo Lcifer, uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer "portador de luz". Da ordem dos querubins, Lcifer era um anjo poderoso. Seu poder e sua beleza, entretanto, levaram-no a se achar igual ou melhor que Deus. Em Ezequiel, captulo 28, versos de 1 a 19, o orgulho do rei de Tiro comparado ao de Lcifer. Diz o texto:

Tu s o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estava no den, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, at que se achou iniqidade em ti. Elevou-se o teu corao por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei. Em Isaas, cap. 14.12- 20, a queda de Nabucodonosor tambm comparada queda de Lcifer:

Como caste do cu, estrela da manh, filha da alva! Como foste lanado por terra, tu que debilitavas as naes! E tu dizias no teu corao: Eu subirei ao cu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altssimo.

2. O orgulho levou ao rei Ezequias mostrar as riquezas, ouro e armas aos inimigos babilnicos

A profecia que vamos estudar neste programa est registrada em 2 Re 20: 17-18 Eis que vm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais at ao dia de hoje, ser levado a Babilnia; no ficar coisa alguma, disse o Senhor. E ainda at de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomar, para que sejam eunucos no pao do rei de babilnia.

Esta profecia foi feita por Isaas, nos dias que Ezequias era rei de Jud, mais ou menos no ano de 713 AC. Ezequias reinou em Jerusalm de 716 a 687 AC. Para entendermos o porqu desta profecia, devemos voltar um pouco na histria. O rei Ezequias estivera doente. Chorou e pediu a Deus para viver um pouco mais e acabou ganhando mais quinze anos de vida. Ezequias pediu um sinal da parte de Deus, como confirmao, de que sararia, e este sinal envolvia o recuo da sombra do relgio de Acaz em dez graus. Em Babilnia, sbios que estudavam os astros, notaram este fenmeno na natureza e descobriram que isto era fruto de um sinal favorvel de Deus a Ezequias.

Uma comisso foi enviada para cumprimentar o rei de Jud pela cura e oferecer presentes. Os Babilnicos no estavam em evidncia no mundo nessa poca, mas sim os Assrios. Muitos comentaristas dizem que os presentes tinham provavelmente a inteno de encorajar Ezequias a tambm se revoltar contra os Assrios. Merodaque-Balad, que era o rei de Babilnia, ao enviar os mensageiros esperava entregar presentes e buscar apoio poltico para as suas novas conquistas. Os embaixadores, porm, foram surpreendidos com a postura do rei de Jud. (2 Re 20.13) conta que Ezequias recebeu os mensageiros e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, e os melhores ungentos, a sua casa das armas, e tudo o que havia nos seus tesouros; coisa alguma houve que no lhe mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domnio.

Sem dvida um dos objetivos de Merodaque-Balad era buscar mais informao sobre o Deus com poder de fazer a sombra de o sol regredir dez graus. Ezequias perdeu a grande chance de mostrar a grandeza do seu Deus. A oportunidade estava ali, diante de seus olhos, para mostrar aos viajantes do outro lado do Jordo as maravilhas do Deus do cu. Mas o orgulho e a vaidade tomaram posse do corao de Ezequias e esqueceu por completo o milagre recebido.

Ah! Amigo ouvinte, como fcil, aps sermos grandemente beneficiados, esquecermos do nosso benfeitor. Muitos j estiveram beira da morte e ali, no desespero, fizeram muitos propsitos, muitos votos, muitas promessas. S que, aps a recuperao, foram esquecendo aos poucos da bno recebida.

Para Ezequias era mais fcil e interessante falar das conquistas, dos armamentos, dos tesouros e de sua corte. Como fcil para o ser humano destacar seus feitos, suas riquezas, seu poder, sua inteligncia. Em resumo: falar de si mesmo e esquecer-se de Deus.

O profeta Isaas, que viveu em Jerusalm nos dias dos reis Uzias, Joto, Acaz e Ezequias, profetizou que esse mesmo povo voltaria, no para trazer presentes, mas para levar toda a riqueza que foi mostrada, inclusive os filhos do prprio Ezequias que seriam levados como escravos. Esta profecia demorou mais de um sculo para ser cumprida. Tanto Ezequias, como Isaas, no presenciaram o cumprimento. Mas no ano de 605 AC, Nabucodonosor, rei de Babilnia invadiu Jud. 2 Re 24:1,13 e 14 relata: Nos dias de Jeoaquim subiu Nabucodonosore invadiu a terraTirou dali todos os tesouros da casa do rei e despedaou a todos os vasos de ouro, que fizera Salomo, rei de IsraelDeportou de toda a Jerusalm, como tambm todos os prncipes, todos os homens valentes, dez mil presos, e todos os artfices e ferreiros; ningum ficou seno o povo pobre da terra. Todo o relato est nos captulos 24 e 25 de II Reis. Perceba que cerca de cem anos antes o profeta Isaas tinha profetizado sobre este momento. A primeira invaso dos babilnicos ocorreu em 605 AC. Em 589 Nabucodonosor voltou e cercou Jerusalm. O sitio comeou no nono ano de Zedequias e s terminou no dcimo primeiro ano, no quarto ms. Pelos nmeros, foi um longo perodo de cerco. A fome foi apertando e, ento, numa noite, o muro foi arrombado e os homens de guerra de Jud fugiram, inclusive o rei. Mas no tiveram sucesso na fuga, o exrcito inimigo os alcanou e o que aconteceu foi de uma verdadeira chacina. 2 Re 25:6-7 diz: Ento prenderam o rei e o fizeram subir ao rei de Babilnia, a Ribla, onde foi pronunciada a sentena contra ele. Aos filhos de Zedequias degolaram na presena dele, e a ele lhe furaram os olhos, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram para Babilnia. O que chama a minha ateno foi o que motivou esta profecia. Na minha maneira de ver foi o orgulho. O rei Ezequias, aps ter uma das maiores bnos de Deus, a da sade, no aproveitou para testemunhar do Deus do cu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

3. Nabucodonosor virou um animal irracional por causa do orgulho

Nabucodonosor era um homem, orgulhoso, vaidoso, arrogante e prepotente, ao ponto de olhar para as construes magnficas em Babilnia, dentre elas os jardins suspensos, e achar que tudo aquilo foi feito atravs do seu poder. E que aquilo tudo era para sua glria. Que coisa terrvel! O homem exaltando-se a si mesmo e querendo usurpar o lugar de Deus. Mas como o Deus Vivo no divide a Sua Glria com homem algum, declarou a Sua sentena a Nabucodonosor.

Primeiro Deus o alertou dando-lhe um sonho. Daniel o interpretou atravs do ministrio que recebera de Deus. Daniel revelou ao rei, que a sentena dele, dada por Deus, seria viver como um animal. Mas Nabucodonosor fez pouco caso da Palavra de Deus e pagou muito caro por isso. Hoje, quantos faz pouco caso da Palavra de Deus! Deus os avisa em sonhos, como fez com Nabucodonosor; usa profetas, e eles no acreditam. Dizem at que o profeta no de Deus. Preferem ter as suas vidas fundamentadas na mentira. Enchem-se de orgulho e vaidade, exaltando seus nomes e a si mesmos e deixando de lado o Nome que sobre todos os nomes - JESUS.

Quantos, por causa de seus ttulos so orgulhosos! Abrem a boca, e vaidosos dizem: Sou Bacharel em Teologia, Doutor em Divindade, Apstolo Primaz, PHD em Teologia, e tantos outros ttulos ridculos e inteis, ao quais os homens inventaram para se destacar dentre os outros.

Eu nunca vi Jesus se preocupando com ttulos e nem dando ttulos a ningum. O maior ttulo que um homem pode ter o de SERVO, e esse o maior de todos. Ele disse: Basta ao servo ser igual ao seu Senhor. Se voc um servo, deixa que Ele aparea. Joo Batista disse: Importa que Ele cresa e eu diminua. Quantos esto se exaltando

a si mesmos a ponto de querer aparecer mais do que Deus!

Observe que quando Deus decreta a sentena de Nabucodonosor, Ele lhe d um tempo para se arrepender. Deus lhe deu um ano para que se arrependesse e ele no se arrependeu. Deus jamais pune um inocente, mas ao culpado Ele no tem por inocente. E logo foi cumprida a sentena de Nabucodonosor. Essa sentena no foi como muitos afirmam: Que ele ficou louco, e pensava que era um animal. Assim est registrado na Bblia: No mesmo instante, se cumpriu Palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do cu, at que lhe cresceram os cabelos como as penas da guia, e as suas unhas, como as das aves. (Dn 4:33). Est claro que Nabucodonosor virou um animal durante sete anos. At que reconheceu a soberania de Deus. E entendeu que nesse mundo nada temos e nada somos, se o Senhor dos senhores no estiver no controle das nossas vidas.

Deus falou para Nabucodonosor: Passou de ti o teu reino (v. 31). E na mesma hora ele foi tirado dentre os homens, e foi humilhado, zombado e escarnecido por todos. Quem diria, o grande rei Nabucodonosor virou um bicho! Teve que engolir seu orgulho, vaidade, arrogncia, prepotncia e ao invs de estar comendo as mais finas iguarias do palcio, foi comer capim. assim que Deus faz: abate os soberbos de tal maneira que causa espanto aos que esto ao seu redor. Deus mostrou atravs da vida de Nabucodonosor o que Ele faz com os homens arrogantes, prepotentes, soberbos, vaidosos e orgulhosos. Ele faz com que comam esterco, at que aprendam a humilhar-se diante da Sua face.

Hoje, atravs desse estudo, Deus fala para ti: se no te arrependeres, passar de ti o teu reino, passar de ti o ministrio que um dia Eu te dei; pois Eu dou e Eu tiro. Passar de ti a vida e morrers e no vivers.

Se no te arrepender Deus te humilhar, te abater e te transformar em um bicho. Pois nisso que o homem se transforma se no tiver a presena de Deus em sua vida. Ser como um animal que no tem esprito, e no tendo esprito perder a comunho com Deus. Pois o Esprito Santo testifica com o nosso esprito, que somos filhos de Deus.

Arrepende-te! D a Deus toda a Glria que Lhe devida. Pois o teu orgulho j chegou at aos cus, j subiu at as narinas de Deus, e se no reconheceres e confessares o teu pecado, tua sentena ser decretada e executada. Muitos se mascaram de uma falsa humildade. Mas quando o assunto dinheiro, posio e justia colocam-se em um pedestal e pisam em todos os que esto em sua frente. Quantos esto na posio de liderana, usufruindo do bom e do melhor, e os membros de sua igreja esto, muitas das vezes, passando necessidades. O dinheiro dos dzimos e das ofertas somente para cumprir o capricho da esposa, e dos filhos e os seus prprios caprichos. Mas cuidado, o teu reino ser tirado de ti, se no te arrependeres!

O Deus da Bblia no dorme e no tosqueneja, pois Ele o Fiel Guarda de Israel. Ele age na hora certa e no tempo certo. Ele abate os soberbos e d graa aos humildes. Como est o teu corao? Est cheio de orgulho, inveja, soberba, arrogncia? Voc bate no peito e diz: Eu sou eu tenho, eu fao! Cuidado, Nabucodonosor tambm agia assim! E olha qual foi a sua sentena! Voc acha que tudo o que tem acontecido na sua igreja por mrito seu? Cuidado, Esse foi o grande pecado de Nabucodonosor! Ele quis uma glria que no era dele. Voc acha que s voc est certo, que todos tm que se curvar a voc? Cuidado, voc ser abatido e humilhado!

Quantos esto atrs dos plpitos, cheios de orgulho, vaidade, se acham estrelas, cobram para pregar, cobram para cantar. Enquanto Jesus disse: De graa recebei de graa da.

O que rege as suas igrejas no mais a Bblia, mas sim os seus prprios conceitos e interesses. Fazem amizades com polticos para usufrurem dos bens que esses podem trazer para suas igrejas. Os tais que assim pensam e agem so miserveis e hipcritas, pois Cristo Jesus nunca fez e nem ordenou que os seus discpulos fizessem alianas com nenhum poltico. Ele disse: O meu reino no desse mundo.

O Senhor est te dando chance de se humilhar debaixo da sua potente mo. Deixe de lado o orgulho, e reconhea que tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. O que voc hoje por misericrdia de Deus. Depois que Nabucodonosor reconheceu que Deus o nico Senhor, Ele fez vrias declaraes a respeito de Deus, uma delas foi: Deus pode humilhar aos que andam na soberba (v. 37b). No se esquea de que Ele no mudou, Ele ainda o mesmo, e resiste aos soberbos.

4. O orgulho causou a lepra em Naam

A histria de Naam comea com o seu herosmo. Era heri de guerra. Um homem com muitas condecoraes.

No entanto, em sua prpria casa, para os que o conheciam na intimidade, sabiam que por baixo daquela roupagem de aparncias, havia uma deficincia grave - lepra. Era um heri l fora, mas para os ntimos um leproso. Para os de fora um homem conceituado, para os seus, um homem derrotado na intimidade.

Quantos que conhecemos que no esto na mesma situao?

Ostentam uma aparncia de espirituais, mas interiormente esto imundos. So heris por fora, mas interiormente deficientes, e por isso derrotados. A lepra aqui simboliza o pecado.

Dizem que Naam sofria de duas enfermidades, uma no corpo e outra na alma a lepra e o orgulho.

O Senhor Deus tratou destas enfermidades curando a principal o orgulho.

Quando chegou na casa de Eliseu, pensava o comandante que seria saudado com pompa, todavia o profeta apenas mandou um recado dizendo a ele que se banhasse sete vezes no rio Jordo. O tratamento recebido feriu o orgulho do velho comandante que se negava a descer humildemente de sua carruagem e obedecer a direo dada pelo homem de Deus.

Depois de ser convencido pelos seus companheiros, por fim aceitou. Seu processo de cura comeou:

Desceu de sua carruagem de orgulho, despiu-se da roupagem da falsa aparncia, acatou a orientao do homem de Deus, submergindo no rio Jordo, saiu de l com uma pele nova, mais principalmente com um corao novo.

5. O orgulho do rei Uzias o conduziu morte fsica e espiritual

O rei Uzias no soube valorizar o seu reinado e nem a riqueza do seu conhecimento, e quando isso acontece o individuo termina sendo ofuscado pela insensatez. Todavia o homem que est em honra no permanece; antes como os animais, que perecem. ... . (Sl 49:12).

Enquanto ele foi fiel a Deus, ele foi vitorioso em vrias praticamente todo o seu reinado

Diz a palavra que ele: - venceu vrias guerras

- o povo recolhia os impostos fielmente

- edificou torres em Jerusalm

- edificou torres no deserto

- cavou muitos poos

- tinha muitos gados

- tinha muitos lavradores

- investia na agricultura

- possua um exercito numeroso e de homens capacitados que sabiam usar bem as armas

- eram 397.500 homens, todos com escudos, lanas, couraas, capacete, arco e flechas

- mandou inventar e fabricar mquinas para atirar flechas - era um rei que investia em seu reinado

Deus o prosperou, o progrediu tanto, que o rei Uzias se tornou muito poderoso e sua fama correu muito longe diz a palavra.

E essa histria verdica que tinha tudo para ter um final feliz, teve um final desastroso. Diz a palavra (versculo 16 ), que depois de se tornar poderoso, o orgulho tomou conta do seu corao e veio a sua queda ( Ler v 16-20) Quando deus nos prospera, seja em que rea for de nossa vida ( secular, ministerial, afetiva), devemos vigiar de todas as formas, porque justamente quando estamos no auge de nossa carreira, no topo da nossa felicidade e realizando os nossos maiores sonhos, que o diabo vai fazer de tudo para tentar nos destruir.

Quando voc est levando uma vida de meio-crente, sem compromisso com a obra de Deus, sem dar oportunidade a deus de te prosperar, voc no incomoda tanto o diabo, mas quando voc comea a buscar ao Senhor, a se santificar, comea a ar frutos, a o diabo vem com determinao para de derrubar. nessa hora que nossa vigilncia deve ser redobrada.

Temos visto muitos homens de Deus, que so empresrios, polticos, profissionais liberais, que chegaram ao topo como chegou o rei Uzias, deixando o orgulho tomar conta de seu corao e inevitavelmente vem a queda.

O rei Uzias ficou marcado pela lepra e terminou seus dias sozinhos, isolado, separado de sua famlia. Muitos tem ficado marcado pela vergonha, pela corrupo, pelo escndalo e terminam seus dias esquecidos, pobres, cativos aos diabos.

O orgulho tem sido a causa da derrota de muitos servos de Deus. Porque o orgulho um sentimento que muitas vezes no percebemos, mas o alimentamos em nossa alma com nossas atitudes e pensamentos altivos, e se no o arrancamos de ns, ele nos destri.

Deus no tem condescendncia com aqueles que ferem seus princpios e tenta usurpar o lugar o outro, principalmente se o lugar o lugar do sacerdote. O rei Uzias tentou usurpar as funes sacerdotais e Deus o feriu e no o poupou Muitos tem sido feridos por deus e acham que o diabo que os tem atingido, mas em muitos casos o prprio Deus quem nos fere.

6. O orgulho do Rei Davi causou uma grande destruio em Israel.

A histria de Davi proporciona um dos mais impressionantes testemunhos que j foram dados quanto aos perigos que ameaam a alma, provenientes do poderio, das riquezas e da honra do mundo coisas estas que so as mais avidamente desejadas entre os homens. Poucos j tm passado por uma experincia mais bem adaptada a prepar-los para suportarem tal prova. A primeira parte da vida de Davi, como pastor, com suas lies de humildade, trabalho paciente e terno cuidado pelos seus rebanhos; a comunho com a natureza na solido das colinas, desenvolvendo o seu gnio para a msica e poesia, e dirigindo seus pensamentos ao Criador; a longa disciplina de sua vida no deserto, pondo em exerccio a coragem, constncia, pacincia e f em Deus, foi designada pelo Senhor como preparo para o trono de Israel.

Davi desfrutara experincias preciosas do amor de Deus, e fora ricamente dotadas do Seu Esprito; na histria de Saul vira a completa inutilidade da mera sabedoria humana. E, todavia, o xito e a honra mundanos de tal maneira enfraqueceram o carter de Davi que ele foi repetidos vezes vencidas pelo tentador.

Relaes com os povos pagos determinaram o desejo de seguir seus costumes nacionais, e despertaram a ambio das grandezas mundanas. Como o povo de Jeov, Israel deveria ser honrado; mas, aumentando o orgulho e a confiana em si mesmos, os israelitas no estavam satisfeitos com essa distino.

Preocupavam-se de preferncia com sua posio entre as outras naes. Tal esprito no poderia deixar de convidar tentao. Com o objetivo de estender suas conquistas entre as naes estrangeiras, Davi resolveu aumentar seu exrcito, exigindo trabalho militar de todos os que estivessem em idade conveniente.

Para levar isto a efeito, tornou-se necessrio fazer o censo da populao. Foram o orgulho e a ambio que motivaram esse ato do rei. A contagem do povo mostraria o contraste entre a fraqueza do reino quando Davi subiu ao trono, e sua fora e prosperidade sob seu governo. Isso teria a tendncia de fomentar ainda mais a confiana em si mesmo, que j era grande, tanto do rei como do povo.

As Escrituras dizem: "Ento Satans se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel."( 1 Cr 21). A prosperidade de Israel sob o governo de Davi fora devida bno de Deus, em vez de atribuvel habilidade do rei ou fora de seus exrcitos. Mas o aumento dos recursos militares do reino daria s naes circunvizinhas a impresso de que a confiana de Israel estava em seus exrcitos, e no no poder de Jeov.

Embora o povo de Israel tivesse orgulho de sua grandeza nacional, no olhavam com aprovao o plano de Davi, de estender to grandemente o servio militar. O alistamento proposto causou muito descontentamento; conseqentemente, julgou-se necessrio empregarem-se os oficiais militares em lugar dos sacerdotes e magistrados, que haviam anteriormente levantado o censo. O objetivo deste empreendimento era diretamente contrrio aos princpios de uma teocracia. Mesmo Joabe objetou, embora sem escrpulos como at ali se houvesse mostrado.

Ele disse: "O Senhor acrescente ao Seu povo cem vezes tanto como ; porventura, rei meu senhor, no so todos servos do meu senhor? Por que procura isto o meu senhor?

Por que seria isso causa de delito para com Israel? Porm a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; pelo que saiu Joabe, e passou por todo o Israel; ento voltou para Jerusalm." A contagem no estava terminada quando Davi se convenceu de seu pecado. Condenando-se a si mesmo, "Davi disse a Deus: Gravemente pequei em fazer tal coisa; porm agora s servido tirar a iniqidade de Teu servo, porque obrei mui loucamente". (1 Cr 21:1-8)

.Na manh seguinte uma mensagem foi levada a Davi pelo profeta Gade: "Assim diz o Senhor: Escolhe para ti, ou trs anos de fome, ou que trs meses te consumas diante de teus adversrios, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que trs dias a espada do Senhor, isto , a peste na terra, e o anjo do Senhor destruam todos os termos de Israel: v, pois, agora", disse o profeta, "que resposta hei de levar a quem me enviou."( 1 Cr 21:10-12). A resposta do rei foi: "Estou em grande angstia; porm caiamos nas mos do Senhor, porque muitas so as Suas misericrdias; mas nas mos dos homens no caia eu." 2 Sam. 24:14.

A terra foi ferida com pestilncia, que destruiu setenta mil em Israel. O aoite ainda no havia entrado na Capital, quando "levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o cu, com a espada desembainhada na sua mo estendida contra Jerusalm. Ento Davi e os ancios, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos". O rei pleiteou com Deus a favor de Israel: "No sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! Senhor, meu Deus, seja a Tua mo contra mim, e contra a casa de meu pai, e no para castigo de Teu povo." O levantamento do censo causara descontentamento entre o povo; todavia eles prprios tinham acariciado os mesmos pecados que determinaram a ao de Davi. Assim como o Senhor pelo pecado de Absalo trouxe juzos sobre Davi, assim pelo erro de Davi Ele puniu os pecados de Israel.

O anjo destruidor detivera-se em seu caminho fora de Jerusalm. Ele ficou sobre o Monte Mori, "na eira de Orn, jebuseu". Por indicao do profeta, Davi foi ao monte, e ali construiu um altar ao Senhor, "e ofereceu nele holocaustos e sacrifcios pacficos; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do cu sobre o altar do holocausto". 1

Cr 21.16-26. "Assim o Senhor Se aplacou para com a terra, cessou aquele castigo de sobre Israel." 2 Sm 24.25. [1]

7. O orgulho causou a destruio do exrcito de Fara.

Fara Mas Fara respondeu: Quem o Senhor para que eu oua sua voz, e deixe ir Israel? No conheo o Senhor, nem tampouco deixarei Israel partir ( Ex 5.2). O Senhor sabia, de antemo, que o corao do Fara era extremamente duro, resistente, insensvel, orgulhoso, arrogante e prepotente. Deus quis que Moiss soubesse previamente o que, ou quem, enfrentaria no Egito, mas f-lo saber tambm que o corao do Fara estava em Suas mos soberanas. A resistncia do Fara seria to intensa quanto Deus permitisse e cessaria quando Deus dissesse: "Agora basta!". Deus permitiria a intensidade e a durao da resistncia do Fara para mostrar o Seu poder e a Sua glria. Na histria do xodo, dez vezes se diz "Fara endureceu o seu corao" e dez vezes se diz que "o Senhor endureceu o corao do Fara".

Deus endureceu o corao do Fara: x 4:21 - 7:3 - 9:12 - 10:1 - 10:20 - 10:27 - 11:10 - 14:4 - 14:8. Fara endureceu o seu corao: x 7:13 - 7:14 - 7:22 - 8:15 - 8:19 - 8:32 - 9:7 - 9:35 - 13:15. Algumas pragas realmente assustaram o Fara. Repetidas vezes ele prometeu deixar sair os hebreus e pediu a Moiss para que orasse ao Senhor pedindo-lhe o fim daquelas calamidades. Porm, cessada a praga, o Fara endurecia o seu corao e voltava atrs na sua palavra (x 8:8-15; 8:29-32; 9:27-35; 10:16-20).

Gsen, o distrito dos hebreus, foi atingido pelas trs primeiras pragas, mas a partir da quarta foi separado e protegido por Deus.

O Fara s deixou o povo partir quando, meia-noite, o anjo destruidor ceifou a vida de todos os primognitos do Egito. Apenas aqueles que estavam no interior das casas com a marca do sangue do cordeiro foram poupados. Deus, assim, aplacou o corao do Fara; o seu prprio filho morreu e o seu corao ficou destroado pela dor. Ento, ele finalmente deixou Israel partir.

Os egpcios tinham centenas, talvez milhares de deuses: a terra, o rio, o touro, a r, o gato e, inclusive, o prprio Fara... Quanta ignorncia! Com as dez pragas, Deus destruiu os seus deuses mostrando, assim, que s o Senhor Deus!

8. O orgulho deixou o fariseu de fora do Reino de Deus.

O fariseu, posto em p, orava consigo desta maneira: Deus, graas te dou porque no sou como os demais homens, roubadores, injustos e adlteros, nem ainda como este cobrador de impostos (Lc 18.11).

A vida de um fariseu normal era caracterizada pela altivez e soberba, principalmente no que tangia religio. Estudiosos acreditam que os rabinos se instruam a agradecer a Deus por no terem sido criados como um gentio, um plebeu ou uma mulher. Eles eram gratos a Deus por pertencerem uma classe "superior" de pessoas. Uma das parbolas do livro de Lucas torna esta idia mais evidente:

O fariseu, de p, assim orava consigo mesmo: Deus, graas te dou que no sou como os demais homens, roubadores, injustos, adlteros, nem ainda com este publicano. (Lc 18.11)

Indubitavelmente, a falta de modstia ou insuficincia de coragem dos fariseus para assumir seus pecados publicamente, fazia deles falsos adoradores. No texto acima vimos que o fariseu simulou qualidades de personalidade, julgando a si mesmo algum de elevado nvel espiritual. muito provvel que os fariseus se autodenominavam seres quase perfeitos, intocveis e superiores aos demais.

Os cristos de hoje devem cuidar para no perpetrar tal transgresso. Confesso que em muitas ocasies j senti orgulho e vergonha de declarar diante das pessoas que sou pecador e de reconhecer que tambm erro. Ser dirigente de louvor e servir em cima de uma plataforma por alguns anos me fez esquecer que sou imperfeito, cheio de falhas. Em quase todas as igrejas, existem pastores e lderes que tm cado com freqncia nesta armadilha. Eles no querem ferir sua reputao e passam a imagem de homens perfeitos aos seus discpulos, com o medo de que suas fachadas espirituais sejam desgastadas. Chegam ao cmulo de no reconhecer perante o povo que so totalmente dependentes de Deus, devido ao seu horrendo orgulho e soberba. Segundo os nossos dicionrios bblicos, a hipocrisia consiste em fingir algum ser aquilo que no como se estivesse representando ser melhor do que, na realidade, o . Essa a base do falso orgulho.

Algum gostaria de ser algo significativo. No sendo isso, o indivduo apresenta ao pblico uma fachada de bondade que falsa ou exagerada. Os sinnimos so a dissimulao, o farisasmo, o fingimento e a falsa pretenso. O ludbrio sempre faz parte da vida ou dos atos hipcritas.

Como vimos acima, o orgulho est sutilmente ligado hipocrisia. Os "fariseus" de hoje se acham superiores aos outros e no querem ser humilhados, devido a sua altivez. A propsito, o vocbulo fariseus significa separado. Na poca de Cristo, eles no somente se separavam dos outros povos, como tambm dos outros israelitas, afinal de contas, eles tinham uma imagem a zelar. Mas mesmo sustentando aquela imagem de santos e sbios no conseguiram enganar a Jesus. Como j esclareci anteriormente, no h possibilidade alguma de conseguirmos enganar a Deus. Ele sonda os nossos coraes e conhece o nosso ntimo. No h como se esquivar de Deus. Nenhum tipo de orgulho, hipocrisia e engano, prevalecero em sua presena

9.O pastor da Igreja de Laodicia foi severamente censurado por Jesus

E ao anjo da igreja que est em Laodicia escreve: Isto diz o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus: Conheo as tuas obras, que nem s frio nem quente; quem dera fora frio ou quente! Assim, porque s morno, e no s frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e no sabes que s

um desgraado, e miservel, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueas; e roupas brancas, para que te vistas, e no aparea a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colrio, para que vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; s, pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em

sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. (Ap 3.14-22)

Em 62 dC. a cidade de Laodicia foi totalmente arrasada por um terremoto, e logo foi reconstruda pelos esforos do seu prprio povo, rejeitando, orgulhosamente a qualquer ajuda de Roma. Portanto, Simboliza a Igreja atual, dos nossos dias, A Igreja Orgulhosa. A ltima das sete cartas dirigida a Laodicia na qual Jesus Cristo se apresenta como o Amm e testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus. O Amm, Assim Seja uma palavra inaltervel e imutvel, descreve o carter de Cristo, o mesmo ontem, hoje e eternamente. Hebreus 13:8.

Cristo atravs desta carta repreende a mornido espiritual da igreja de Laodicia dividida entre a carnalidade e a espiritualidade buscando contato com Deus, mas em conexo com o mundanismo, se contaminando com as pecaminosidades carnais do mundo. Ainda repreende o orgulho e a vida de aparncia, mostrando estar rico quando na verdade pobre, miservel, cego e nu.

O Perodo histrico proftico desta carta corresponde a Era da Apostasia ano 1900 d.C at os dias atuais, a igreja dos ltimos dias, a atualidade, a poca do formalismo e da mornido espiritual. Uma poca que a igreja se desviou das verdades bblicas se entregando as falsas interpretaes e sofrendo com os falsos mestres e falsos profetas. A igreja de Filadlfia

Este perodo ir at o arrebatamento da igreja, quando os mornos (Falsos servos de Deus) ficaro na face da terra, pois sero vomitados por Cristo, mas aquele que abrir a porta do corao, Cristo entrar e cear com ele. A ceia uma janta, ou seja, ocorre noite, isto significa que quando tudo estiver escuro sobre a face da terra Cristo arrebatar sua igreja para a grande ceia no reino celestial.

A dura repreenso de Cristo ao anjo da Igreja de Laodicia continua, ainda destaca a cegueira, sugerindo o uso de colrio para os olhos a fim de restabelecer a viso espiritual atravs da palavra de Deus. Cristo ainda Aconselha a compra de ouro provado no fogo para o enriquecimento e roupas brancas para que no aparea a nudez. A compra sem dinheiro, sendo realizada atravs da renncia ao mundanismo, a si mesmo e ao pecado. As roupas brancas significam viver uma nova vida, uma nova natureza em Cristo, com vestes espirituais de justia.

10. Por causa do orgulho Pedro negou a Jesus.

Pedro no era somente orgulhoso, ele no tinha domnio prprio, era impulsivo e imaturo. Quando Pedro declara que jamais trair Jesus, ele acredita em si mesmo. Ele acredita que, diferentemente dos demais, bom o suficiente para permanecer fiel a Cristo mesmo diante de toda a presso poltica e religiosa que os discpulos de Jesus estavam sofrendo

. O que curou Pedro? Como Jesus curou Pedro de seu orgulho, para poder us-lo? Jesus fez Pedro reconhecer seu orgulho e seu amor por Cristo. Quando Pedro disse: Senhor, estou pronto para ir contigo at priso e morte (Lc 22:33), ele estava centrando suas palavras e seus sentimentos sobre si mesmo e acreditando em suas prprias foras. Isso orgulho. Por que Jesus perguntou a Pedro: Simo, filho de Jonas, tu me amas? Essa era a cura do orgulho de Pedro.

O orgulho de Pedro, centrado na iluso de sua prpria auto-suficincia, levou-o a afirmar que jamais negaria Cristo e a neg-lo pouco tempo depois. No tenho dvidas de que Pedro, realmente, acreditava em si mesmo quando afirmava que jamais negaria

a Cristo. Um dos problemas do orgulho que ele leva as pessoas a acreditarem em si mesmas, negando a Deus o seu lugar em suas vidas.

Ele deixava de centrar seu discurso em si mesmo e passava a colocar Cristo no centro de suas palavras: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Entre estou pronto e tu sabes existe uma grande diferena: na primeira frase, o eu assume papel central. Na segunda, o tu *que Jesus+ que relevante.

A humildade Fundamental para nossa comunho com Deus

Quando Jesus pregou o sermo que define o carter do verdadeiro discpulo, suas palavras iniciais foram diretas ao corao: "Bem aventurados os humildes de esprito, porque deles o reino dos cus" (Mateus 5:3). Ele continuou a pregar durante mais trs captulos, mas muitos ouvintes no o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que no querem mesmo reconhecer a posio de Jesus como Senhor.

Mas Jesus no reduziu os padres. Ele no abriu uma porta extra para entrarem os arrogantes ou os "quase" humildes. Ele manteve intacto o seu requisito fundamental porque ele reflete a exigncia eterna de Deus. Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu prprio modo. Ao contrrio de toda a sabedoria dos homens carnais, tendentes a adquirir poder e posio, Deus aceita exclusivamente os humildes.

Uma gerao depois de Uzias, o profeta Miquias pegou perfeitamente a idia quando ele citou as palavras de Deus: "Ele te declarou, homem, o que bom e o que que o Senhor pede de ti: que pratiques a justia, e ames a misericrdia, e Andes humildemente com o teu Deus" (Mq 6.8). As Escrituras deixam perfeitamente claro que

no h outra maneira de caminhar com Deus. Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou no andamos de modo nenhum com ele!

Jesus andou no meio de homens carnais e enfrentou tremendo desafio. Como poderia ele capturar seus coraes para mold-los como os servos humildes que o Pai quer? No foi uma tarefa fcil. Ele falava freqentemente de humildade, e mostrava em sua vida de servio o que significa elevar os outros acima de ns mesmos. Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntria do que o prprio Deus, que deixou sua habitao celestial para servir e mesmo morrer pelos homens pecadores? (Esta a essncia do apelo irresistvel de Paulo em Fp 2:3-8).

Dois exemplos mostram claramente como Jesus ressaltava a humildade para seus apstolos. O primeiro est em Mt 18:1-4. Os apstolos freqentemente disputavam entre si sobre a grandeza. Dois deles uma vez foram to ousados a ponto de pedir que fossem colocados acima de seus colegas no reino. Jesus respondeu atitude deles chamando uma criana. Enquanto estes homens crescidos olhavam, Jesus comeou a pregar um sermo memorvel: "Em verdade vos digo que, se no vos converterdes e no vos tornardes como crianas, de modo algum entrareis no reino dos cus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criana, esse o maior no reino dos cus" (Mateus 18:3-4).

O segundo exemplo, ainda mais tocante, registrado em Jo 13:1-17. Quando se preparavam para partilhar a refeio da Pscoa, Jesus aproveitou o momento para ensinar uma lio necessria. Os apstolos jamais esqueceriam esta noite, e Jesus no perdeu a oportunidade para ensinar. Ele tomou uma toalha e gua e foi, de discpulo em discpulo, lavando seus ps. Isto era, por costume, servio dos servos mais humildes, mas aqui o Criador do universo estava se humilhando diante de simples galileus. Quando terminou, ele voltou-se para os apstolos e perguntou? "Compreendeis o que vos fiz? Vs me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm. Em verdade, em verdade vos digo que o servo no maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas cousas, bemaventurados sois se as praticardes" (Jo 13:12-17).

No de se admirar que outros homens inspirados falassem da importncia da humildade. Tiago disse: "Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugir de vs... Humilhai-vos na presena do Senhor, e ele vos exaltar" (Tg 4:6-10).

Como a arrogncia impede a salvao

Podemos tirar algumas concluses claras e importantes do ensinamento da Bblia, mostrando o porqu a falta de humildade impede a salvao. Considere como o orgulho absolutamente oposto s qualidades e comportamentos que Deus quer que demonstremos.

Sem humildade, no serviremos outros como deveramos, porque aqueles que so arrogantes e egostas querem ser servidos, e no servir.

Sem humildade, no seremos seguidores. Os orgulhosos querem ser chefes e cobiam a posio e a influncia de outros. Este foi o problema que Aro e Miri tiveram em Nmeros 12, e o mesmo pecado que custaram as vidas de quase 15.000 pessoas, em Nmeros 16.

Sem humildade no buscaremos realmente a verdade. O homem orgulhoso pensa que j conhece as respostas, e no quer depender de quem quer que seja, nem mesmo do prprio Deus. A arrogncia tambm impede nosso entendimento da verdade. Se no queremos admitir a necessidade de mudana, ou no queremos aceitar o fato que alguma outra pessoa sabe mais do que ns, nosso orgulho ser um bloqueio fatal para o estudo eficaz da Bblia.

Sem humildade, no reconheceremos nossos prprios defeitos. Somos at capazes de enganar nossos prprios coraes para no vermos nosso prprio pecado. Saul fez isto quando defendeu sua desobedincia na batalha contra os amalequitas. Ele argumentou que tinha obedecido o Senhor e que o povo tinha errado (1 Sm15:20-21). Deus no aceitou esta desculpa esfarrapada, e no aceita a nossa.

Outro problema relacionado com a arrogncia a dificuldade em aceitar a correo. Pv 15:31-33 mostra a conseqncia de tal orgulho: "Os ouvidos que atendem repreenso salutar no meio dos sbios tm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porm o que atende repreenso adquire entendimento. O temor do Senhor a instruo da sabedoria, e a humildade precede a honra." Pv 12:1 mais direto: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreenso estpido."

O outro lado deste problema que a pessoa arrogante tambm no perdoa o erro dos outros. O orgulho inerentemente egosta, e nos torna facilmente ofendidos e lentos a perdoar. Isto cria uma tremenda barreira para a salvao. Jesus ensinou claramente que a pessoa que no perdoa no ser perdoada por Deus (Mt 6:12,14-15).

A ltima linha muito clara. Se no aprendemos como ser humildes, no entraremos no cu. Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes (Tg 4.6,10).

Como desenvolver a humildade

Uma vez que a humildade obviamente essencial nossa salvao, deveremos estar preocupados em acrescentar esta qualidade a nossas vidas. Aqui esto umas poucas sugestes simples que nos ajudaro:

Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Rm 12.10; Ef 4.2-3; Fp 2.3-4).

No devemos pensar que somos importantes (Lc 17.10). Cada um deve usar sua capacidade, porm no devemos pensar que somos melhores do que outros (Rm 12:38).

"Humilhai-vos na presena do Senhor, e ele vos exaltar" (Tg 4.10).

Vous aimerez peut-être aussi