Vous êtes sur la page 1sur 5

Professor Luiz Palmeiro Direito Processual Penal

PRISO

1 Conceito: a supresso da liberdade individual mediante clausura por ordem estatal. A liberdade a regra e a priso a exceo.

2 - Espcies de priso: a) priso-pena b) priso disciplinar militar c) civil d) administrativa e) cautelar constitucional: 10dias - estado de stio (139, II CF). f) averiguao g) cautela processual: -flagrante (art. 301 a 310) -temporria (Lei n 7.960/89) -preventiva (art. 311 a 316)

A priso tem os seguintes fundamentos (art. 283): a) Flagrante delito; b) Deciso judicial escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente advinda de: b.1) sentena condenatria com trnsito em julgado. b.2) decretao de priso temporria. b.3) decretao de priso preventiva.

Momento:

Prof Luz Palmeiro Direito Processual Penal

Professor Luiz Palmeiro Direito Processual Penal


Priso em Perseguio: O que perserguio ? Perseguio de acordo com o art. 290, 1: a) tendo-o avistado, for perseguindo-o sem interrupo, embora depois o tenha perdido de vista; b) sabendo, por indcios ou informaes fidedignas, que o ru tenha passado, h pouco tempo, em tal ou qual direo, pelo lugar em que o procure, for no seu encalo.

- Se o ru, sendo perseguido, passar ao territrio de outra comarca ou municpio, o executor poder efetuar-lhe a priso no lugar onde o alcanar. - Porm a lavratura pelo APF ser feito pela autoridade local, que depois providenciar a remoo do preso.

7 - Priso Especial: As autoridades previstas no art. 295 CPP ou em leis especiais. Deve ficar preso e transportado separadamente dos demais presos. O direito at a sentena condenatria irrecorrvel. A cela poder ser coletiva, desde que com outros presos especiais.

8 Registro no CNJ (art. 289-A): Foi criado um banco de dados nacional, administrado pelo CNJ, contendo o registro de todos os mandados de priso expedidos, dando margem ao seu cumprimento por qualquer autoridade policial, esteja onde estiver o procurado.

Prof Luz Palmeiro Direito Processual Penal

Professor Luiz Palmeiro Direito Processual Penal

PRISO EM FLAGRANTE DELITO

1 Conceito: a priso cautelar, de natureza administrativa, realizada no momento em que se desenvolve ou termina de se concluir a infrao penal.

2 Sujeito Ativo: Art. 301

Flagrante

Obrigatrio

Facultativo

3 Sujeito Passivo:

Regra: Qualquer pessoa. No podem ser presos: Menor de 18 anos Diplomatas (imunidade) Presidente da Repblica Apresentao Espontnea

S podem ser presos em flagrante por crime inafianvel: - Parlamentares - Magistrados e membros do MP - Advogado no exerccio da funo.

Prof Luz Palmeiro Direito Processual Penal

Professor Luiz Palmeiro Direito Processual Penal


4 Espcies: art. 302 CPP

- Prprio ou Real ( I e II): a priso de quem est cometendo a infrao ou acaba de comete-la. A relao de imediatividade.

- Imprprio ou Quase-flagrante (III): a priso de quem perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao;

- Presumido ou Ficto (IV): a priso de quem encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos, papis que faam presumir ser ele autor da infrao.

5 Outras classificaes: Forjado Prorrogado ou Retardado Esperado Preparado ou Provocado

6 Auto de Priso em Flagrante: documento que substncia a priso de uma pessoa, dando legalidade coero liberdade de locomoo do agente do delito. Tem cabimento em todo tipo de ao penal.

7 Fases (art. 304): I Cincia dos direitos e garantias do preso; II Oitiva do condutor; III Oitiva das testemunhas e da vtima; IV Interrogatrio do conduzido; VI As assinaturas sero colhidas logo aps cada oitiva. VII - Entrega da nota de culpa em 24h

Prof Luz Palmeiro Direito Processual Penal

Professor Luiz Palmeiro Direito Processual Penal


VIII - Comunicao autoridade judicial, ao MP, a famlia do preso e caso o autuado no informe o nome do advogado a Defensoria Pblica (art. 306).

8 O juiz recebendo o APF dever fundamentadamente: I relaxar a priso. II converter a priso em flagrante em priso preventiva, quando presente os requisitos. III conceder liberdade provisria, com ou sem fiana.

Prof Luz Palmeiro Direito Processual Penal

Vous aimerez peut-être aussi