Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTRIA

CAU ALMEIDA GALVO

OS MOVIMENTOS DE RESISTNCIA CONTEMPORNEOS: A VOZ DAS RUAS

NATAL 2012

RESUMO

O presente texto se debruar sobre a temtica das novas formas polticas de resistncia, as manifestaes de rua, os grupos de defesa e o conceito de Democracia real atravs da anlise de quatro captulos. O primeiro, relacionado a criao e as manifestaes a partir da criao da AGP(Ao Global dos Povos) em 1996, que iniciaram uma srie de protestos globais contra o capitalismo at a Batalha de Seattle no dia 30 de novembro de 1999. O segundo capitulo ser uma construo dos movimentos que iniciaram-se a partir da Primavera rabe, com o principal foco em Madrid com os #15M-Indignados e, em sequncia, outras aes de ocupao de praas pblicas pela populao no mundo, contra o capitalismo. Neste captulo preferi no incluir os eventos da Primavera rabe por se tratar de uma questo mais complexa que no envolve de forma to semelhante os movimentos do mundo ocidental, e que mereceria um texto especifico somente para esta temtica. O terceiro captulo mostrar a amplitude que esses Novos Movimentos tiveram no Brasil e qual seus impactos efetivos nas cidades. O quarto captulo finalizando o artigo ser o impacto desses movimentos no estado do Rio Grande do Norte.

HISTRICO

O ponto de partida da AGP inicia-se em 1996 quando os zapatistas convocaram um encontro internacional de ativistas e intelectuais em Chiapas para discutir estratgias contra o inimigo comum: o capitalismo. Seis mil pessoas atenderam a convocatria e comearam a fortalecer o que viria a ser a Ao Global dos Povos. No ano seguinte, na Espanha, de fato criada a AGP durante um encontro que contou com a presena de diversos movimentos sociais como o MST do Brasil, o Sindicato dos Agricultores do Estado de Karnataka(KRRS) da ndia, o Reclaim the Streets (RTS) de Londres, o London Greenpeace (que nada lembra o Greenpeace), entre outros. Deste encontro na Espanha foram propostos quatro pontos cruciais para a tentativa do ajuntamento de pessoas em prol de um princpio comum:

1. Rejeio explcita das instituies que as multinacionais e os especuladores construram para tomar o poder das pessoas, como a OMC e outros acordos de liberalizao do comrcio (como a APEC, a UE, o NAFTA, etc); 2. Uma atitude de confronto, uma vez que no achamos que tentar influenciar e participar possa ter um grande impacto nessas viciadas e antidemocrticas organizaes, nas quais o capital transnacional o nico verdadeiro orientador das polticas1; 3. Uma chamada para a desobedincia civil no-violenta e a construo de alternativas locais pelas comunidades locais, como resposta para a ao dos governos e das corporaes2; 4. Uma filosofia organizacional baseada na descentralizao e autonomia.

Na III Conferncia Internacional da AGP, realizada em setembro de 2001 em Cochabamba, alguns princpios da AGP, assim como o manifesto, foram modificados, dando-lhes um carter explicitamente anticapitalista. O princpio citado passou a ser desde ento: Uma rejeio explcita do feudalismo, do capitalismo e do imperialismo; de todos os acordos, instituies e governos que promovem a globalizao destrutiva. 2 Aps a III Conferncia da AGP este princpio foi modificado e passou a ser: Uma chamada ao direta e desobedincia civil, ao apoio as lutas dos movimentos sociais, propondo formas de resistncia que maximizem o respeito pela vida e pelos direitos dos povos oprimidos, assim como pela construo de alternativas locais ao capitalismo global. Foi retirado o termo no-violenta, uma vez que dizia respeito muito mais a uma cultura de ativismo influenciada por Ghandi e quase exclusivamente presente no Norte, tambm devido s diferentes concepes de no-violncia existentes em diferentes regies, e para evitar uma diviso no movimento e criminalizao de uma parte dele com base na dicotomia violncia/no-violncia.

Em fevereiro de 1998 a Ao Global dos Povos faz sua primeira conferncia e nasce de fato, pois nesse momento de forma indita os movimentos populares mundiais estavam em contato direto, sem mediao de ONGs. O primeiro encontro ocorreu na casa do inimigo, sediado no seio de Genebra (Sua), o lar da Organizao Mundial do Comrcio (OMC). Compareceram mais de 300 delegados de 71 pases, entre eles comunidades Uwa, ativistas Maori e Ogoni, Rede de Mulheres Indgenas da Amrica do Norte, ambientalistas ucranianos, Reclaim the Streets, militantes antinuclear, sindicalistas coreanos, todos reunidos para formar um instrumento global para comunicao e ao de todos aqueles que lutam contra as injustias sociais praticadas tanto pelas transnacionais quanto pelos governos de Estado. De concreto na conferncia os participantes tinham a organizao global de duas manifestaes em duas reunies que ocorreriam no mesmo ano, uma em maio na reunio do G8 em Birminghan (Gr-Bretanha) e outra um dia depois na prpria Genebra durante a segunda reunio ministerial da OMC. Em maio de 1998, durante quatro dias, atos de resistncia ocorreram por todo o planeta. Na ndia 200 mil agricultores, em Braslia 50 mil sem-terras e desempregados tomaram a capital do pas. O Reclaim the Streets fizeram mais de 30 festas mundo fora desde Finlndia, So Francisco (EUA), Toronto (Canad) at Lion (Frana), Berlim (Alemanha) e Praga (Rep. Tcheca). Em Praga no ocorria uma mobilizao to grande desde a Revoluo de Veludo de 1989. Em Praga, a festa terminou com alguns Mc Donald's em um novo design e com batalhas com a polcia. Enquanto isso em Birminghan 5 mil pessoas paralisavam o centro da cidade enquanto os lderes do G8 escapavam, como de praxe, para um resort local afim de continuar a rodada de discusses. No dia seguinte, explodiu em Genebra uma manifestao com mais de 15 mil pessoas de todo o mundo. O encontro do lado de dentro era para a celebrao do quinquagsimo aniversrio do Acordo Geral de Comrcios de Tarifas (GATT), precursor da OMC. Do lado de fora bancos tiveram suas janelas quebradas, o Mercedes do diretor-geral da OMC foi virado alm da extenso do protesto por mais 3 dias de forma ascensora. evidente que o movimento avanava, as duas manifestaes lograram xito e o movimento j passou ento a preparar uma nova ao direta como segue relato de um(a) manifestante: [...] porque no atacar a jugular desta vez? Por que no visar o corao da besta, o ncleo pulsante da economia global, os distritos financeiros e bancrios, a casa das mquinas de toda devastao

ecolgica e social? Dessa vez poderamos fazer a coisa ser maior, melhor e at mesmo mais diversa...o desejo de fazer alguma coisa nessa pequena milha quadrada de propriedade, na porta de nossas casas, em Londres, o principal centro financeiro da Europa, e uma das mais antigas capitais e das mais poderosas regies, provou ser forte. Tendo a tendncia em acreditar na realidade de nossos desejos, no tnhamos como resistir tentao.[...] (LUDD, 2002) Assim, em junho de 1998, ocorreu uma reunio entre ativistas do Reclaim the Streets e ativistas do London Greenpeace3 (LGP um coletivo anarquista que no vinculado ao Greenpeace Internacional). Desse encontro ficou evidente que a ideia entre os grupos sobre um evento na City4 reuniria todas as campanhas de temas especficos em torno do inimigo comum: o capital. Em meados de agosto, a primeira de muitas reunies pblicas sobre o 18 de junho teve lugar em um centro comunitrio no centro de Londres. Assim como o RTS e o LGP, vrios grupos estavam presentes, indo desde o Mexico Support Group, London Animal Action ao Mc Libel e ao Class War. A data definida de 18 de junho de 1999, coincidia com o encontro do G8, portanto, a City estaria em um dia de trabalho5.

() A resistncia no 18 de junho de 1999 mostrou-se, como era a proposta, to (ou quase to) transnacional quanto o capital. Ocorreram manifestaes em mais de 40 pases e 120 cidades. A data coincidiu ainda com a Caravana Intercontinental Contra a Organizao Mundial do Comrcio que saiu da ndia. Na Nigria mais de 10 mil pessoas protestaram. Em Colnia mais de 70 mil pessoas foram recepcionar o G8 (incluindo organizaes eclesisticas e outras ONGs). Em Florianpolis o relgio da Rede Globo, que comemora os quinhentos anos de invaso e genocdio nessas terras, amanheceu o dia 18 de junho com uma mancha vermelha em um dos seus lados, fazendo com que a figura do planeta l pintada parecesse estar sangrando. Foi pouco para o Brasil...Em Londres, mais de 20 mil pessoas participaram... (IDEM) O que chama ateno na manifestao do J18 em Londres a forma autnoma de organizao das atividades que formaram uma rede para que a liberdade e autonomia de cada grupo fosse mantida , o que deu um carter libertrio a forma de organizao do movimento, alm da conscincia poltica dos grupos.
3 4

O LGP ficou conhecido por se engajar nas manifestaes Stop the City durante os anos 80. Centro financeiro de Londres. 5 Trecho adaptado e resumido de uma carta informativa escrita logo aps o J18 e distribuda no meio libertrio brasileiro.

Os eventos em Londres aconteceram durante todo o dia. Pela manh cedo as bicicletas tomaram as ruas, depois continuou-se com msica, dana nas ruas, performances e marchas sempre de maneira bastante politizada. No fim da tarde um Mc Donald's foi destrudo, alguns carros de luxo danificados, alm de um showroom da Mercedes-Benz que foi destrudo pelos ativistas. A City foi coberta de pichaes. Carros de polcia tambm, porm, esses ainda serviram de palco de dana para os manifestantes. Portas de instituies financeiras foram sabotadas com cola nas fechaduras, alm das vidraas quebradas. A forma descentralizada como os manifestantes agiram causou confuso na polcia, que era acostumada a manifestaes e concentraes em apenas um local. A eficincia da ttica de descentralizao auxiliou a fase de organizao como vemos:

Durante a fase de organizao dos eventos a polcia londrina filmou os encontros dos grupos, os simpatizantes e at mesmo os shows para arrecadar fundos. Embora a polcia estivesse preocupada com os protestos, a forma de organizao e articulao fora dos padres bolcheviques (segundo palavras de uma participante) fez com que as tentativas de infiltrao de policiais nos grupos fossem frustradas. Como resultado, a polcia no fazia ideia da dimenso que tomaria os eventos. O que obviamente no impediu os confrontos com a polcia e a violncia dos defensores do capital.6 A partir do xito do J18, o prximo encontro ficaria marcado para a reunio ministerial da OMC no dia 30 de novembro de 1999 (N30), em Seattle, EUA. Embora no dia 30 de novembro tenha ocorrido manifestaes em mais de cem cidades ao redor do mundo, foi em Seattle que o desenrolar atingiu diretamente a OMC e seus delegados. No a toa foi a maior manifestao nos EUA desde os anos 60 quando houveram manifestaes contra a Guerra do Vietn. A ttica dos manifestantes foi muito bem planejada para que fossem bloqueados todos os cruzamentos do centro de Seattle, assim poderiam impedir os delegados de chegar ao local da reunio. No fim da tarde a polcia respondeu com balas de borracha, spray de pimenta e gs lacrimogneo. A violncia policial no respeitou mulheres, crianas ou transeuntes que saiam de seus trabalhos, isso deixou claramente a populao contra a ao policial.

Idem ao 5.

A reunio da OMC s teve incio no dia seguinte, porque os manifestantes impossibilitaram sua abertura no dia 30 de novembro, e suas vozes foram ouvidas. O encontro da OMC acabou resultando em quase nenhum acordo, e pela primeira vez se viu os economistas (liberais) na defensiva nos jornais. Apesar de tudo, o povo ganhou esta batalha. Os protestos em Seattle comearam dois dias antes do dia 30 e ainda duraram dias depois, transformando-se, aps o encontro, em protestos para soltar os presos polticos encarcerados por estarem nas manifestaes. Cogita-se inclusive uma greve geral para solt-los. Torturas e vrias outras formas de violao de direitos humanos e civis foram sofridas pelos detidos. Os tipos de brutalidade policial que estamos acostumados a ver e a ter notcia no Brasil e em governos ditatoriais foram o lugar-comum desses dias em Seattle.7 Entre outras coisas que ocorreram no N30, duas merecem reconhecimento. Uma foi a declarao de um homem de negcios que afirmou: Estamos realmente assustados com essas pessoas. Elas parecem no ter medo da autoridade. A outra foram as declaraes de Bill Clinton dizendo que apoiava os manifestantes e que o sistema deve ser aberto a todos, para que abrissem o encontro para as pessoas. Claramente Bill Clinton mostra a ttica bsica dos democratas de que a melhor forma de se defender dos dissidentes inclu-los no sistema. Outro ponto digno de nota do N30 foi a vitria nas ruas dos manifestantes, visto que o evento que ficou conhecido como a Batalha de Seattle devido ao massacre efetuado pelos policiais e a primeira formalizao de uma resistncia no movimento, que viria posterior ao ataque dos policiais a manifestantes pacifistas com spray de pimenta que bloqueavam uma das ruas do centro de Seattle. Centenas de jovens vestidos de pretos e proclamando-se anarquistas atraram as lentes das mdias quando iniciaram uma srie de ataques e depredaes a grandes bancos e corporaes como o Bank of America, Warnes Bros., Starbucks, Planet Hollywood, Mc Donalds, NikeTown, Levis entre outros. O mundo ouviria falar atravs das mdias pela primeira vez dos Black Blocks8. Para o N30 foi lanado em Seattle o Independent Media Center9, que no Brasil conhecido por CMI Centro de Mdias Independentes.

NOVOS MOVIMENTOS
7 8

Ibidem. Agrupamento livremente organizado, formado por grupos de afinidade e indivduos que perambulavam pelo centro da cidade, tomando uma determinada direo, ora por causa de uma fachada de loja significativa e vulnervel e ora por avistar um contingente policial. 9 www.indymedia.org

O movimento convocatrio cidado e apartidrio denominado Indignados foi construdo no calor da internet e das redes sociais, atravs de um grupo de discusso completamente informal denominado Plataforma de coordenao de grupos pr-mobilizao cidad, cujo nico fim era o de fomentar a discusso aberta entre todos aqueles que queriam envolver-se na preparao e coordenao de aes comuns. A ao comum coletiva retirada desse frum aberto de discusses foi uma manifestao ampla na Praa da Porta do Sol no dia 15 de maio de 2011 em razo da grave crise econmica que passava a Europa e a Espanha devido ao golpes do capital especulativo. Nessa ao reuniram-se diversos movimentos populares, mas no partidos, j que na Espanha o sistema bipartidarista compartilhado. Como veremos em alguns manifestos e documentos sobre o movimento, a grande crise para os manifestantes era a grave crise social gerada pelo envolvimento direto da poltica na economia e da manuteno de privilgios para as grandes fortunas e transnacionais, alm claro, da crise j crnica em todo sistema democrtico representativo da corrupo pelos partidos polticos e seus representantes diretos ou indiretos. O movimento Indignados parece assemelhar-se uma continuao da forma e estrutura de manifestaes que se iniciaram durante o ano de 1996 com os zapatistas at atingirem seu auge na Batalha de Seattle pautado sempre na autogesto, diversidade, apartidarismo e diferente de outras revolues no a tomada de poder, mas a distribuio de forma mais equitativa, o que fortalece o esprito coletivo de liberdade de uma sociedade, na tentativa de nos levar ao desenvolvimento social de fato, e no apenas tecnolgico, industrial ou agrotecnolgico, que enriquece poucos e escraviza muitos. Segundo o prprio movimento em manifesto produzido durante a ocupao da Praa da Porta do Sol:

Somos pessoas normais e grupos. Somos como voc: gente que se levanta pelas manhs para estudar, para trabalhar ou para buscar trabalho, gente que tem famlia e amigos. Gente que trabalha duro todos os dias para viver e dar um futuro melhor aos que nos rodeiam. Alguns de ns nos consideramos mais progressistas, outros mais conservadores. Alguns crentes, outros no. Alguns tem ideologias bem definidas, outros se consideram apolticos...Mas todos estamos preocupados e indignados pelo panorama poltico, econmico e social que vemos ao nosso redor. Pela corrupo dos polticos, empresrios, banqueiros... Pela impotncia do cidado comum. Esta situao causa danos diariamente a todos. Mas se todos nos unirmos, podemos mud-

la. hora de colocar-se em movimento, hora de construir entre todos uma sociedade melhor. Para isso, propuseram alguns pontos comuns: As prioridades de toda sociedade avanada tem de ser a igualdade, o progresso, a solidariedade, o livre acesso cultura, a sustentabilidade ecolgica e o desenvolvimento, o bem-estar e a felicidade das pessoas. Existem alguns direitos bsicos que deveriam estar cobertos nestas sociedades: direito moradia, ao trabalho, a cultura, a sade, a educao, a participao poltica, ao livre desenvolvimento pessoal e os bens necessrios para uma vida saudvel e feliz. O atual funcionamento de nosso sistema econmico e governamental no atende a essas prioridades e um obstculo para o progresso da humanidade. A democracia parte do povo (demo=povo; cracia=governo) , e por isso o governo deve ser do povo. Entretanto, neste pas a maior parte da classe poltica nem sequer nos escuta. Sua funo deveria ser a de levar nossa voz as instituies, facilitando a participao poltica cidad mediante causas diretas e procurando o maior benefcio para a maior parte da sociedade, no enriquecer-se e prosperar nas nossas costas, atendendo somente os mandamentos dos grandes poderes econmicos e mantendo-se no poder atravs de uma ditadura partidocrtica encabeada pelas imveis siglas do PPSOE. A nsia e acumulao de poder em alguns poucos gera desigualdade, tenso e injustia, o qual conduz a violncia, que rechaamos. O obsoleto e antinatural modelo econmico vigente bloqueia a maquinaria social em um espiral que consome a si mesmo, enriquecendo alguns poucos e deixando na pobreza e na escassez o resto. Basta de colapso. A vontade e o propsito do sistema a acumulao de dinheiro, priorizando isso acima da eficcia e do bem-estar da sociedade. Esbanjando recursos, destruindo o planeta, gerando desemprego e consumidores infelizes. Ns cidados formamos parte da engrenagem de uma mquina destinada a enriquecer uma minoria que no sabe nem de nossas necessidades. Somos annimos, mas sem ns nada disso existiria, pois, ns movemos o mundo. Se como sociedade aprendemos a no confiar nosso futuro a uma abstrata rentabilidade econmica que nunca retorna em benefcio da maioria, poderemos ento eliminar os abusos e carncias que todos sofremos. necessria uma Revoluo tica. Temos posto o dinheiro acima do Ser Humano e temos que coloc-lo a nosso servio. Somos pessoas, no produtos de mercado. Eu sou apenas o que compro, por que eu compro e para que compr-lo. Por todo o anterior, estou indignado. Creio que posso mudar Creio que posso ajudar Sei que unidos podemos Siga conosco. seu direito. O movimento entrou em confronto com a polcia durante o dia 15 de maio de 2011 onde novamente fizeram assembleias e decidiram continuar ocupando a Praa Porta do Sol.

Nesse momento, j estavam pautando a criao de assembleias nos bairros para o fortalecimento do movimento e no dia 20 de maio os manifestantes fizeram uma grande assembleia na Praa e com o acmulo durante os dias das reclamaes da populao decidiram divulgar a primeira relao de propostas ao pas e seus mandatrios. Lembramos que a Assembleia um processo aberto e colaborativo. Esta lista no deve ser entendida como fechada.

PROPOSTAS APROVADAS NA ASSEMBLEIA DE 20 DE MAIO DE 2011 EM ACAMPA SOL

Mudana na lei eleitoral para que as listas sejam abertas e com circunscrio nica. A obteno de cadeiras deve ser proporcional ao nmero de votos;

2 Ateno aos direitos bsicos e fundamentais garantidos na Constituio a saber: Direito uma moradia digna, articulando uma reforma da Lei Hipotecaria para que a entrega da casa em caso de inadimplncia seja cancelada. Sade pblica, gratuita e universal. Livre circulao de pessoas e reforo de uma educao pblica e laica. Abolio das leis e medidas discriminatrias e injustas como so a Lei do Plano Bolonia1 e o Espao Europeu de Educao Superior, a Lei Estrangeira e a conhecida como Lei Sinde2. Reforma fiscal favorvel s rendas mais baixas, uma reforma dos impostos de patrimnios e sucesses. Implantao da Taxa Tobin, a qual grava as transferncias financeiras internacionais, e a supresso dos parasos fiscais. Reforma das condies trabalhistas da classe poltica para que sejam abolidos seus saldos vitalcios. Que os programas e as propostas tenham carter vinculante. Rechaamos e condenamos a corrupo. Que seja obrigatrio pela Lei Eleitoral apresentar listas limpas e livres de suspeitos ou condenados por corrupo. Medidas plurais com respeito a banca e os mercados financeiros em cumprimento dor artigo 128 da Constituio, que determina que toda a riqueza dos pais em suas diferentes formas, e seja qual for sua titularidade, est subordinada ao interesse geral. Reduo do poder do FMI e do BCE3. Nacionalizao imediata de todas as entidades bancrias que tenham que ser resgatados pelo Estado. Endurecimento dos controles

3 4 5 6 7

http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/03F66B88-FB08-41E2-8532982517E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugues1.pdf 2 A Lei Sinde, uma disposio na Espanha da Lei de Economia Sustentvel,projetado para atender a pirataria na internet. A lei foi aprovada no ltimo obstculo legislativo e foi transformada em lei sexta-feira 30 de dezembro de 2011. A lei criou uma comisso nova propriedade intelectual concebida para analisar pedidos de detentores de direitos autorais sobre sites que eles afirmam infringir seus direitos autorais. A comisso tem autoridade para determinar se a tomar medidas contra os intermedirios site ou de contedo, como o provedor de servio de Internet (ISP) ou provedor de hospedagem.
3

BCE Banco Central Espanhol

8 9 10 11 12 13 14 15 16

sobre entidades e operaes financeiras para evitar possveis abusos em qualquer de suas formas. Desvinculao verdadeira entre a igreja e o Estado, como observa o artigo 16 da Constituio. Democracia participativa e direta em que a cidadania torne-se parte ativa. Acesso popular aos meios de comunicao que devero ser ticos e verdadeiros. Verdadeira regularizao das condies de trabalho e que se vigie o seu cumprimento por parte dos poderes do Estado. Fechamento de todas as centrais nucleares e a promoo de energias renovveis e gratuitas. Recuperao das empresas pblicas privatizadas Efetiva separao dos poderes executivo, legislativo e judicirio. Reduo do gasto militar, fechamento imediato das fbricas de armas e um maior controle das foras e corpos de seguranas do Estado. Como movimento pacifista acreditamos em No guerra. Recuperao da memria histrica e dos princpios fundadores da luta pela Democracia em nosso Pas. Total transparncia das contas e dos financiamentos dos partidos polticos como medida de conteno a corrupo poltica.

No dia 22, novamente lanaram novas propostas alm das mesmas mais detalhadas envolvendo economia, direitos fundamentais, gastos militares, etc. A forma como a polcia agiu tambm revelada pelos manifestantes que foram detidos durante a manifestao do dia 15 de maio abertamente atravs de um manifesto produzido pelos mesmos aps conseguirem sair dos momentos de tortura enquanto presos polticos:

COMUNICADO DOS PRESOS DA MANIFESTAO DE 15 DE MAIO DE 2011 (22/05/2011)

Com este comunicado queremos mostrar como nos tratou a polcia nacional e que as pessoas sabem qual so as atitudes dessas pessoas, cegas pelo poder. Queremos escrever essas linhas para expressar como nos sentimos diante do acontecido Somos pessoas muito diferentes, algumas se definem como anarquistas, outras como altermundista, feministas, ecologistas, gente que partidria de uma democracia real, etc, mas tod@s vimos e sofremos em nossas carnes o abuso policial desproporcional e injusto. Assumindo que algumas no participaram da manifestao, e os que estivemos podemos defender distintas formas de ao poltica, tod@s temos um sentimento em comum, o descontento com a situao atual de nossas vidas (a dificuldade de encontrar trabalho ou as condies precrias, no poder realizar nossos sonhos por culpa das desigualdades

econmicas e por toda esta educao baseada em consumir e consumir reprimid@s por nossas ideias polticas ou por querer ser diferente ao que nos rodeia). Nos encontramos frente a um panorama sem nenhuma esperana e sem um futuro que nos incite a viver tranquil@s e poder dedicar-nos ao que cada um de ns gosta. Por isso, a maioria voltamos a convocatria de 15 de maio para tentar mudar esse sistema por algum mais justo e equitativo, mas qual foi nossa experincia? REPRESSO por parte dos corpos de segurana do Estado. Foi vergonhoso ver como alguns homens exaltados, vestidos e dotados de toda a classe de armamento para assustar e atacar qualquer coisa que se movia ou a qualquer pessoa que era um pouco diferente ao ditado pela tendncias do mercados, ver como a polcia, que se supe estar para manter a ordem e e a paz social, pegava impunemente quem estava a seu alcance, com as caras cheias de dio e as pupilas dilatadas (pelos estimulantes que talvez tenham consumido), esse terror que utilizam para defender os banqueiros, polticos e grandes empresrios. [] Alm de todos estes mal tratos e humilhaes, esto nos denunciando pelo delitos de Desordem pblica com penas entre seis meses e trs anos de priso; Atentado contra a autoridade, com pena de um trs anos de priso, e Resistncia. O primeiro delito comum a todos os detidos e logo variam de dois a trs delitos. Estes so os testemunhos dos maiores de idade, havendo ainda outros cinco menores que foram levados ao GRUME (Grupo Especial de Menores) e cujo os testemunhos no conhecemos e a eles queremos desejar nossa solidariedade.Este foi o tratamento que recebemos, sem esquecer que tiveram que ficar deitados no cho com o rosto para baixo ou virado para a parede, com as amarras ou algemas apertadas ao mximo, durante duas ou trs horas. Com este comunicado queremos mostrar como nos tratou a polcia nacional espanhola e que a populao saiba qual a atitude destas pessoas, cegadas pelo poder que nos impem. Animamos a toda a populao a seguir participando dessas mobilizaes, ou como creiam conveniente, para mostrar a eles que no nos do medo e que estamos fartos de suas mentiras e seus roubos. Se lutas pode perder, mas se no luta est perdido. A rua nossa e nossas vidas tambm. J no acreditamos mais em suas mentiras. As mudanas se fazem na rua e no somente nas urnas. No nos representam. Que no, que no, que no nos representan!4
4

Todos os trechos foram extrados do livro de Fernando Cabal Indignados 15M e traduzidos livremente para a lngua portuguesa pelo autor.

Alm do movimento Indignados, em 17 de setembro de 2011 surge outro movimento no corao dos burgueses ladres, no Zuccotti Park, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York, o movimento ainda continua, denunciando a impunidade dos responsveis e beneficirios da crise financeira mundial. Desses, surgiram outros movimentos Occupy por todo o mundo, entretanto, em cada parte existe um movimento contra a globalizao e em prol da valorizao das culturas locais, mesmo que midiaticamente assim no o parea. Entre outros movimentos Occupy pelo mundo encontramos Occupy Together, Occupy South Africa, Occupy ArabLand, Occupy Europa, Occupy America Sur, Occupy UK, Occupy America Sur, Occupy Prishtina, Occupy Buenos Aires, Occupy Rosario, Occupy Australia, Occupy Armidale, Occupy Brisbane.

NOVOS MOVIMENTOS NO BRASIL

No Brasil, as bandeiras mais levantadas pelos movimentos de ocupao de ruas e praas foram as causas contra a corrupo e em prol de benefcios comuns a todos, alm de uma forte luta por uma democracia real momentnea, bastante semelhante ao movimento Indignados da Praa da Porta do Sol. Pelo pas, os movimentos de ocupao lograram xito em diversas cidades do pas, ocupando praas e prdios pblicos, alm de conseguirem dessa forma atingir de forma poltica as pessoas no pas, j que as mesmas so intensamente anestesiadas por televisores e outros produtos do entretenimento. Os Ocupas no Brasil tiveram bastante fora nas capitais, mas, como veremos, no foi apenas o movimento Occupy ou os Indignados que fortaleceram a luta dos brasileiros. No Rio Grande do Norte, por exemplo, os manifestantes foram mais influenciados pela Primavera rabe do que por conta dos dois movimentos ocidentais, at por conta da ocupao na Cmara Municipal de Vereadores da cidade do Natal ocorrer antes das ocupaes das praas em Madrid e por toda a Espanha. Porm, os movimentos de neo-manifestao ocidentais conseguiram atingir grande parte do pas como: Ocupa Rio, Ocupa Campinas, Ocupa Vitria, Ocupa Salvador, Ocupa Sampa, Ocupa Belo Horizonte, Ocupa Distrito Federal, Ocupa Sorocaba, Ocupa Porto Alegre, Ocupa Bauru, Ocupa Niteri, Ocupa Curitiba, Ocupa Uberlndia e Ocupa Fortaleza.

importante ressaltar nessas manifestaes o envolvimento de jovens que at ento abdicavam de seus direitos polticos e que passam agora a prestar mais ateno nas manobras efetuadas pelas transnacionais e governos de Estado para a manuteno do poder coercitivo na sociedade. Esses jovens indignam-se ao perceber que sua liberdade inexistente, que o conceito de democracia algo somente terico, e que a verdadeira democracia s se faz com manifestaes e cobrana no s dos representantes, mas de todos aqueles que deveriam prestar servios bsicos a populao como transporte pblico e educao bsica. O olhar desses jovens para uma democracia real causa receio em todo representante poltico, por isso, os partidos polticos tentam cooptar essa juventude ou mesmo anexar a luta a bandeira de seu partido, para que enfraqueam a fora de um movimento autnomo e sem lideranas, fugindo ao modelo caqutico dos partidos polticos e das grandes centrais sindicais.

IMPACTO DOS NOVOS MOVIMENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

No Rio Grande do Norte, o movimento mais assimilado pelos participantes era de fato a Primavera rabe e no os movimentos de contestao ocidentais, at por conta dos perodos. Quando houve a primeira ocupao no estado, que ocorreu na Cmara Municipal de Vereadores da cidade do Natal, o movimento Occupy ainda no existia. A ocupao da cmara se deu por conta das sucessivas denncias prefeita da cidade Micarla de Sousa sobre diversas irregularidades envolvendo a prefeitura e vrias empresas, a prefeitura e o Tribunal de Justia, alm de outros acordos celebrados pela Prefeitura. O caos comeou a ser instalado aps sucessivas reclamaes de lixo, buracos, alagamentos, falta de manuteno em prdios pblicos, entre outros, por parte dos moradores da cidade. Alm disso, a prefeitura envolveu-se diretamente no no-pagamento dos funcionrios de diversos quadros. Com isso, 16 categorias de trabalhadores entraram em greve, incluindo os motoristas de nibus, deixando a cidade em uma situao de stio. Os jovens estudantes e diversas outras pessoas indignadas com a situao marcaram pela internet via Facebook o primeiro protesto na rua, que seria realizado s 18h(hora de pico) no cruzamento das avenidas de entrocamento entre a regio norte e sul da cidade. (Avenida Senador Salgado Filho [BR101] Avenida Bernardo Vieira)

Nesta primeira manifestao, 25 de maio de 2011, houve a paralisao do trnsito por cerca de 5000 manifestantes, que alm de trancar o trnsito, gritavam e levavam faixas pedindo a sada da prefeita Micarla de Sousa alm da normalizao dos servios pblicos bsicos. Nesse momento at a Polcia Militar estava prestes a entrar em greve. A manifestao continuou at por volta das 22h at terminar em frente ao estdio Joo Machado (Machado), com os manifestantes fazendo uma grande roda em torno de um outdoor com a propaganda da prefeitura que foi queimado pela raiva dos participantes.Ali, marcaram uma nova manifestao para 01 de junho de 2011e nessa, encontram-se em frente ao estdio para continuar a marcha contra a prefeitura e seus representantes. Na plenria decidem seguir em direo a BR e depois seguir em marcha para o Bairro de Ponta Negra, na zona sul da capital. A manifestao conta com uma mdia de 3000 pessoas e aplaudido por todos que estavam nas paradas de nibus da BR-101. Ao sair da BR-101 que de responsabilidade da PRF, entraram na Avenida Engenheiro Roberto Freire j sob responsabilidade da PM-RN para seguir at o Praia Shopping no bairro de Ponta Negra. Entretanto, ao entrar na jurisdio da PM-RN os manifestantes foram surpreendidos com sprays de pimenta e gs lacrimognio. Isso no afastou os participantes da luta a ser vencida. Os policiais como estavam em minoria foram emparedados pelos participantes que gritavam para eles Polcia pra ladro, pra estudante no e No, No, No passaro. Em nenhum momento algum policial foi agredido. A manifestao continuou at o Praia Shopping, e de l, fizeram um Roletao pelos nibus da cidade contra a precariedade dos carros e o preo abusivo praticado pela prefeitura em coadunao com o sindicato dos empresrios do transporte de Natal o SETURN. Desses movimentos, no dia 07 de junho de 2011 pela manh, os manifestantes fizeram um protesto em frente a Cmara dos Vereadores pedindo que fosse reaberto o pedido de investigao da CEI dos aluguis, que investigaria os supostos casos de corrupo a partir de contratos de aluguis feitos pela prefeitura. Como os manifestantes no foram atendidos, muito menos recebidos, decidiram ali em assembleia ocupar a Cmara at que a CEI fosse reinstalada e os manifestantes pudessem ter a TV Cmara disposio para informar a populao sobre a grave condio que se encontrava o municpio. Alm claro, do impeachment da prefeita Micarla de Sousa do Partido Verde. Os manifestantes ocuparam a Cmara por um perodo de 11 dias, sob presso policial, sob presso da prefeitura, sob presso da bancada de situao da cmara, sob presso de

tentativas incriminatrias do movimento, sob presso dos guardas da cmara, sob presso da prpria sociedade que cobrava aes do Estado e da Justia. O TJ-RN por sua vez, apoiou os polticos e ordenou que a polcia desocupasse a cmara com o uso da fora, mesmo sabendo que l tinham diversas crianas, mulheres, jovens, grvidas, idosos e outros. Entretanto, no ltimo suspiro do dia 15 de junho de 2011, o movimento conhecido como #ForaMicarla que, aps ocupar a cmara de vereadores tambm adotou Acampamento Primavera sem Borboleta, conseguiu atravs da assistncia jurdica que era composta por estudantes de direito e advogados da OAB-RN, uma liminar no Supremo Tribunal de Justia STJ que garantia o direito de ocupar qualquer espao pblico. O movimento tinha conseguido quebrar toda a autoridade local e, no outro dia, a Cmara aceitou todos os pedidos de acordo dos manifestantes para que assim fosse feita a desocupao da Casa do Povo. Aps a desocupao, a prefeitura sofreu vrios golpes, entretanto, nenhum foi capaz de derrubar a prefeita Micarla de Sousa, que veio a cair somente no final de novembro de 2012, quando se comprovou praticamente todas as denncias feita pelos ocupantes. E a, fica a questo, porque que as pessoas que no participam do jogo especulativo da representao, no tem a mesma voz para denunciar?

CONCLUSES Os movimentos de manifestao de rua so extremamente importantes e devem continuar garantindo fora e contingente para que a luta no cesse. Entretanto, importante buscarmos formas de valorar e validar as decises do povo, sejam elas tomadas em praas pblicas ou via eleies formais. A deciso do povo a nica forma de fazer democracia. A democracia no a representao do meu poder, isso democratura. Democracia o poder do povo para o povo e pelo povo, porm infelizmente o que vemos hoje uma Democratura que a ditadura vestida de democracia para o favorecimento das transnacionais e a facilitao da corrupo por parte dos partidos polticos e centrais sindicais. Talvez devamos tambm pensar na estrutura de representao, a via eleitoral, ser que ela nos d condio de sermos cidados ou nos tira esse direito? O maior incentivo a certeza maior de que os movimentos de manifestao de rua no tm interesse em tomar o poder, e sim de distribu-lo para todos.

REFERNCIAS

LUDD, Ned (Org.). Urgncia das ruas: Black Block, Reclaim the Streets e os Dias de Ao Global. So Paulo: Conrad, 2002. AUG, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Macei: EDUFAL; UNESP. 2010.

CABAL, Fernando. Indignados 15M; Traduzido para o Brasil por Cau Almeida Galvo; 2011.

Vous aimerez peut-être aussi