Vous êtes sur la page 1sur 24

  &,5&8,72 (/e75,&2

  &,5&8,72 (/e75,&2 6,03/(6 Um circuito eltrico um caminho fechado formado de, no mnimo, 3 componentes, ou seja, um componente que cria e mantm uma ddp (IRQWH); um outro que ir consumir a energia fornecida pela fonte (UHVLVWRU RX OkPSDGD) e um componente que ir interligar a fonte e a lmpada (FRQGXWRUHV).
Condutor G E R A D O R

Lmpada

V
I

+ I L

Fig.8.1 Constituio de um circuito eltrico simples No circuito acima, verificamos que a lmpada ir permanecer sempre acesa, consumindo energia eltrica permanentemente. Para podermos deslig-lo devemos introduzir no circuito uma chave ou interruptor .

V

chave aberta

+ L

Ch
circuito aberto

Fig.8.2 Circuito eltrico simples com interruptor Podemos acrescentar ainda um outro elemento ao circuito, que ter como objetivo efetuar a proteo contra aumentos indesejveis de corrente. Este elemento o IXVtYHO ()), que deve ser ligado em srie com o circuito. Dessa forma, o nosso circuito j se apresenta em condies muito boas, pois temos uma fonte, uma chave, um fusvel, uma lmpada e fios condutores.

+ I

&XUWRFLUFXLWR Ao lado, a corrente sai por um dos terminais da fonte, percorre o fio condutor de resistncia eltrica desprezvel e penetra pelo outro terminal. Ela percorre o circuito sem passar por nenhum aparelho ou instrumento que tenha alguma resistncia considervel. Quando isto ocorre, dizemos que h um curto-circuito. O mesmo acontece, por exemplo, quando os plos de uma bateria so unidos por uma chave de fenda, ou quando dois fios desencapados se tocam, conforme desenhos abaixo.

Fig.8.3 Circuito com fusvel Icc


R~0 Icc

Fig.8.4 Curto-circuito

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

Fig.8.5 Curto-circuito nos terminais de uma bateria Quando ocorre um curto-circuito, a resistncia eltrica do trecho percorrido pela corrente muito pequena (lembre-se de que a resistncia eltrica dos fios de ligao , praticamente, desprezvel). Assim, pela relao I =V/R, se V constante (ddp da pilha ou bateria) e R tende a zero, ento, necessariamente, I assume valores relativamente elevados (tende a infinito) e chamada de corrente de curto-circuito. Com o aumento da intensidade da corrente, ocorre tambm o aumento da temperatura (efeito Joule). Assim, o circuito em curto pode-se aquecer exageradamente e dar incio a um incndio. Para evitar que isto acontea, os fusveis do circuito devem estar em boas condies para que, to logo a temperatura do trecho em curto se eleve, o fusvel se funda e interrompa a passagem da corrente. Na primeira montagem ao lado, a lmpada tem um certo brilho. Mas, ao conectarmos com o resistor um fio de resistncia desprezvel, como se verifica no segundo desenho, a corrente eltrica se desvia por ele. Nesse caso, o resistor est em curto e, consequentemente, a resistncia do circuito diminui e a corrente atinge valores mais elevados, fazendo com que o brilho da lmpada seja exagerado.
!"#     
intensidade de corrente eltrica normal

+ -

!"#   $ 
intensidade de corrente eltrica elevada

resistncia desprezvel

Fig.8.6 Curto-circuito num componente   &,5&8,72 (/e75,&2 6e5,( Numa associao srie, os resistores ficam posicionados um aps o outro, sendo percorridos pela mesma corrente, conforme exemplos a seguir.
A R1 I R2 C A R1 I C A R1 I VAB
R2

R2

VAB

D B R3 D B

R3 B R3

Fig.8.7 Circuito eltrico srie com trs componentes

+ -

+ -

+ -

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Um circuito srie de resistores apresenta as seguintes caractersticas: O Num circuito srie, os componentes so dependentes entre si, ou seja, para que o circuito funcione perfeitamente, todos os elementos devem estar em boas condies de funcionamento. No caso de lmpadas, se uma queima (o filamento rompe) as outras iro apagar, pois o circuito ficar aberto.
A L1 C L2 D L3 B

I 220V

 Num circuito srie, a resistncia total ou equivalente (Rt) igual soma das resistncias do circuito. Rt = Rl + R2 +...+ Rn Por exemplo, no circuito ao lado, temos: Rt = Rl + R2 Rt = 4 + 5 = 9  No circuito srie a tenso aplicada ao circuito igual soma das tenses parciais sendo que estas so proporcionais s resistncias dos componentes. Costuma-se chamar a tenso em cada componente de 9V um circuito srie de queda de tenso . Vt = V1 + V2 + + Vn Onde: V1= I.R1; V2 = I.R2; Vn = I.Rn Pela lei de Ohm verificamos que o valor da intensidade da corrente que percorre o circuito depender da tenso aplicada ao mesmo e da resistncia total que o circuito oferece. V 9V I = AB = = 1A Rt 9
B A

 O circuito srie possui uma nica malha fechada (trajetria eltrica) por este motivo a intensidade da corrente a mesma em todos os pontos do circuito. I1 = I2 = = In = I ( 8.1 )

Fig.8.8 Circuito srie com lmpadas

( 8.2 )

R1 4

( 8.3 )

Os dois resistores do circuito so percorridos pela mesma corrente e, como tm resistncias diferentes, aparecero sobre eles quedas de tenso diferentes. VAC = I . Rl = 1A.4 = 4 V; VCB = I . R2 = 1A.5 = 4 V; VAB= VAC + VCB 4V + 5V = 9 V Assim sendo, a tenso aplicada ao circuito divide-se sobre os resistores associados, ficando a maior tenso sobre o resistor de maior valor.  A dissipao de potncia ser maior no resistor de maior resistncia. Como a intensidade da corrente a mesma em todos os resistores e, sabendo-se que P = R . I2, nota-se que a maior potncia ocorre no resistor de maior resistncia. Nota-se tambm que, somando-se as potncias individuais de cada resistor, obtm-se o valor da potncia total dissipada pela associao.

+ -

&
R2 5

Fig.8.9 Exemplo de circuito srie

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Pl = Rl . I2 = 4 x 1A2 P2 = R2. I2 = 5 x 1A2

P1 = 4W

4W

4 R1

5 R2 I = 1A

5W

P2 = 5W
Pt = 9W

Pt = Pl + P2 = 4W + 5W = 9W Pt = VAB x I = 9V x 1A
9V

Fig.8.10 Potncia no circuito srie ([HPSOR 5HVROYLGR  Dois resistores so ligados em srie. Sabendo-se que Rl = 47, R2 = 33 e que a associao alimentada por uma fonte de 8V, determine as quedas de tenso (ddp) sobre os resistores e a potncia dissipada em cada um. Como conhecemos os valores dos resistores do circuito, podemos calcular a resistncia total (Rt). Rt = Rl + R2 = 47 + 33 = :
A

47 R1

C I

33 R2

8V

Fig.8.11 Circuito para o exemplo

Pela relao I = V/R calculamos a corrente do circuito. I = VAB/Rt I=8V/80 , $ P$

De posse da corrente, podemos calcular as quedas de tenso. V = I . R VAC = I . Rl = 0,1A . 47 =  9 VCB = I. R2 = 0,1A . 33 =  9 Sabendo-se as tenses e as correntes, podemos calcular o valor da potncia dissipada em cada resistor. P = V . I Pl = VAC x I = 4,7V x 0,1A =  :; P2 = VCB x I = 3,3V x 0,1A=  : 5HVXPR GDV FDUDFWHUtVWLFDV GR FLUFXLWR VpULH Um componente depende do outro para que o circuito funcione. Todos os componentes so percorridos pela mesma corrente. A resistncia total do circuito obtida atravs da soma das resistncias do circuito. A tenso aplicada igual soma das quedas de tenso nos resistores associados. As quedas so proporcionais s resistncias dos resistores. A potncia dissipada em cada resistor proporcional sua resistncia.

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB &RPSURYDomR SUiWLFD QR ODERUDWyULR Materiais utilizados: - Fonte LABO (0-20V); - Multitester; - Resistores (47; 33).

)217( /$%2

Montagem 47 33 Executa-se a montagem conforme figura acima e R R aplica-se, atravs da fonte, uma tenso de 8V. Comprovaremos primeiro o valor da corrente atravs do circuito que a Fig.8.11 Fonte CC eletrnica mesma ao longo do mesmo.
1 2

Para medirmos a corrente, utilizaremos o multitester como miliampermetro, selecionando na escala de 250mA. Em qualquer ponto que se introduza o medidor de corrente (em srie), o mesmo dever indicar o valor de 100mA calculado, No interior de um ampermetro existem fios condutores que devem ser percorridos pela corrente eltrica, para que o aparelho indique o valor desta corrente. Estes fios apresentam uma certa resistncia eltrica, que denominada resistncia interna do ampermetro. Assim, ao introduzirmos um ampermetro em um circuito (figura ao lado), sua resistncia interna ser acrescentada resistncia do circuito. Para que a perturbao causada por esta introduo seja desprezvel, o ampermetro deve ser construdo de tal modo que sua resistncia interna seja a menor possvel. Portanto, XP DPSHUtPHWUR LGHDO WHULD UHVLVWrQFLD LQWHUQD QXOD Logo aps, verificaremos os valores das quedas de tenso, utilizando o multitester como voltmetro (em paralelo), na escala de 10V. O voltmetro V1 dever indicar 4,7V e o V2 indicar 3,3V. Observe a polaridade correta dos instrumentos. Compare a medio de V1 com V2 e justifique. *$/9$10(752  92/70(752 O instrumento bsico, medidor de corrente, denominado de JDOYDQ{PHWUR. Ele constitudo de um m permanente e de uma bobina (fios enrolados) acoplada a um ponteiro. Quando circula corrente pela bobina, surge um campo magntico (efeito magntico da corrente eltrica) que interage com o campo do m e, consequentemente, a bobina se movimenta, deslocando pois, o ponteiro do medidor. Esta bobina extremamente sensvel, ou seja, o fio que a constitui suporta apenas corrente e tenso extremamente baixas.
A 47 R1

A I

33 R2

8V

Fig.8.12 Medio das correntes


V1 A V2

R1 47

+ -

R2 33

0,1A 8V

Fig.8.13 Medio das quedas de tenso

Fig.8.14 Galvanmetro

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Vamos admitir, por exemplo, que a resistncia interna de um galvanmetro seja de 2 e que a galvanmetro corrente mxima que sua bobina suporta seja de 500A. Conseqentemente, deduz-se que a tenso * mxima que pode ser aplicada no instrumento vale 1mV (2x500A=1000V=0,001V). Este instrumento, de ponteiras A e B, pode ser utilizado para medir tenses (voltmetroescala graduada em $ % microvolts) de at 1000 V (1mV). Vamos supor que desejssemos transformar o Fig.15 Smbolo do galvanmetro nosso galvanmetro num voltmetro de 5V (5000 mV), ou seja, seu fundo de escala, em vez de 1mV (1000V), seria de 5V. Isto seria possvel atravs da introduo de um resistor conectado em srie (circuito divisor de tenso). Este resistor teria que originar uma queda de tenso de 4999mV, pois a bobina do instrumento admite, no mximo 1mV. Assim, teramos na bobina uma corrente de 0,5mA (mesma corrente no resistor em srie). Logo, podemos determinar o valor da resistncia que dever ter este resistor: R = 4999mV / 0,5mA R = 9998 Se for acrescentado, ento, um resistor de 9998 em srie com a bobina do galvanmetro, cada vez que o ponteiro do medidor se deslocar at o fundo da escala (limite mximo), significa que estamos efetuando a medio de uma tenso de 5V. voltmetro

* $

Fig.8.16 Construo de um voltmetro a partir de um galvanmetro 48(67(6 3523267$6

8.1. Um circuito constitudo de 3 resistores e os mesmos esto ligados em srie. O que dever ocorrer com a corrente e a resistncia total do circuito, se provocarmos um curto-circuito sobre um dos resistores? 8.2. Dez lmpadas ligadas em srie iluminam uma rvore de Natal. O que ocorrer com o circuito se alguma das lmpadas queimar? 8.3. Duas lmpadas de resistncias iguais, fabricadas para funcionar em 110V, podero ser ligadas em srie, formando um circuito alimentado por 220V? Justifique. 8.4. Duas lmpadas foram fabricadas para funcionarem, individualmente, numa rede de 220V, sendo que a primeira teria uma potncia maior do que a segunda. Considerando que elas foram ligadas em srie e que existe uma tenso de 220V entre as extremidades da associao, explique o que ir ocorrer com cada uma das lmpadas.

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.5. Um resistor de resistncia Rl que est conectado a uma fonte de tenso constante dissipa uma potncia Pl. Associando em srie um outro resistor de resistncia R2, o que acontecer com o valor da: a) resistncia total do circuito? b) corrente que circula no circuito? c) potncia dissipada por Rl ? 8.6. Um circuito srie formado por uma fonte de tenso constante (12V) e duas lmpadas iguais (L1=L2). a) considerando que em L1 passa 40mA, qual o valor da corrente em L2? b) qual o valor da tenso em cada uma das lmpadas? c) considerando que uma terceira lmpada L3 foi acrescentada em srie com as demais, a corrente em L1 ser igual, maior ou menor do que 40mA? 8.7. Analise as afirmativas a seguir e coloque V se verdadeiras ou F se falsas. a)( ) Para diminuirmos a corrente que percorre um circuito podemos ligar em srie com ele um resistor. b)( ) Num chuveiro com a chave no inverno, poderamos considerar como se fossem dois resistores ligados em srie e no vero seria apenas um nico resistor percorrido por corrente. c)( ) Sempre ligamos o fusvel em srie com o circuito, de modo que, se ele queimar, o circuito ficar aberto. d)( ) No circuito srie, o resistor de maior resistncia aquece mais. 8.8. Um resistor de 4 e um de 2,5 so associados em srie e, associao, aplica-se uma tenso de 19,5V. a) Qual a resistncia total da associao ? b) Qual a corrente que percorre o circuito ? c) Qual a queda de tenso existente sobre cada resistor ? d) Qual a potncia dissipada em cada resistor ? 8.9. Um circuito srie constitudo de 3 resistores Rl, R2 e R3, que valem, respectivamente, 2, 4 e 6. Sabe-se que a queda de tenso sobre R2 vale 10V. Determine a corrente que percorre o circuito, as quedas de tenso sobre os resistores e as potncias em cada resistor. 8.10. Ligam-se em srie, trs resistores com resistncias eltricas, respectivamente, de 200, 500 e 300. Sendo a corrente no circuito 100mA, calcule a tenso aplicada associao e a potncia total dissipada pela associao. 8.11. Trs resistores so associados em srie e o circuito alimentado por 30V. Sabendo-se que a potncia total dissipada pelo circuito 60W, e que Rl= 5 e R2 = 7, determine as tenses nos resistores o valor de R3. 8.12. No circuito eltrico ilustrado ao lado, a tenso da fonte vale 25V, enquanto que as resistncias eltricas valem Rl=7, R2=8 e R3= 5. Determine: a) a corrente que atravessa o circuito e a potncia dissipada em Rl; b) a corrente que circula no circuito, se for provocado um curto-circuito sobre R3 e a nova potncia em Rl.
A I R1 C R2 R3 D

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.13. No circuito ao lado, os voltmetros V1 e V2 medem, respectivamente, 5V e e 3V, respectivamente. Determine: a) a corrente no circuito; b) o valor da resistncia Rl.
V2
A

V1 R2 2,5
D

R1

R3 4

8.14. So associados trs resistores em srie. Sendo Rl=10, R2 =15 e R3=5 e a potncia dissipada em R2 igual a 33,75W, determine: a) a corrente do circuito; b) a queda de tenso sobre cada resistor; c) a tenso aplicada ao circuito. d) a potncia total do circuito. 8.15. Temos um circuito srie formado por dois resistores R1=22 e R2=68, sendo que na associao aplicada uma tenso de 9V. Sabendo-se que as potncias mximas que podem ser dissipadas pelos resistores so, respectivamente, 1/8W e 1W, determine se os resistores iro queimar ou no, justificando sua resposta com clculos. 8.16. Uma fonte de alimentao de 10V / 20W deve alimentar 5 lmpadas pequenas e coloridas de 1V / 200mW para enfeitar uma rvore de Natal. Sabendo que as lmpadas queimam, caso a tenso sobre elas seja maior do que a especificada, resolver este problema usando um resistor em srie com o conjunto de lmpadas. Qual o valor do resistor e de sua potncia dissipada? 8.17. Para uma fileira de lmpadas de Natal foram escolhidas lmpadas de 20. Tal fileira est dimensionada para uma intensidade de corrente igual a 300mA. Quantas lmpadas deste tipo devem ser ligadas em srie para que seja possvel fazer a conexo uma rede de 220V ? 8.18. Um jovem comprou um aparelho eltrico com os seguintes valores nominais: 55W 220V. Como a rede eltrica em sua casa era 380V, pensou em utilizar um resistor em srie com o aparelho para limitar a corrente e provocar uma queda de tenso. Calcule o valor da resistncia que dever ter o resistor e da potncia que ele dissipar de modo que o aparelho funcione corretamente. 8.19. Admita que um galvanmetro tem resistncia eltrica 10 e a intensidade da corrente de fundo de escala vale 20mA. Que modificao deve ser introduzida no galvanmetro para que possa medir uma tenso de at 60V, ou seja, que ele se transforme num voltmetro de fundo de escala 60V? (Obs.: para transformar o galvanmetro num voltmetro, teremos que associ-lo em srie a um resistor) 8.20. A resistncia de um galvanmetro de 1 e a corrente mxima que ele pode medir 1mA. Em que condies ele poderia ser utilizado como voltmetro num circuito submetido a uma ddp de 500V?

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB   &,5&8,72 (/e75,&2 3$5$/(/2 Temos uma associao em paralelo de resistores quando todos os resistores associados ficam ligados aos mesmos pontos, portanto, submetidos a uma mesma tenso eltrica, conforme exemplos a seguir.
A A A A A A R1 B A R1 B B B B A B R2 A R3 B B A

R3
R
2

+
B

R1

R2

R3

Fig.8.17 Algumas formas apresentao do circuito paralelo  No circuito paralelo, os componentes no dependem uns dos outros para funcionar, ou seja, queimando a lmpada L3 no circuito abaixo, apenas ela se apaga, sendo que L1 e L2 permanecem acesas, pois esto em bom estado de funcionamento e continuam recebendo a tenso da rede (220V). O exemplo desse tipo de ligao verificado em nossa instalao eltrica residencial. Em casa verificamos que, se uma lmpada queima, as outras permanecem acesas e tambm os eletrodomsticos ficam funcionando normalmente.  No circuito paralelo, como os resistores esto ligados nos mesmos pontos, recebem a mesma tenso. V1 = V2 = V3 = ... Vn = VAB (8.4)  $ corrente total do circuito a soma das correntes parciais as quais, por sua vez, so inversamente proporcionais s respectivas resistncias.
,1 = ; ,2 = ; ,3 = ; 51 52 53 It = I1 + I2 + + In 9&(' 9&(' 9&(' ,% = 9&(' 5%

Um circuito paralelo apresenta as seguintes caractersticas:


A It 220V It B I1 I2 I3

Fig.8.18 Lmpadas em paralelo


A It VAB It B B B B I1 R1 I2 R2 I3 R3 A A A

Fig.8.19 Circuito paralelo de resistores


A N

(8.5) (8.6) 6V 6V

It 2 R1 It
B

R 2 3

No exemplo temos: 9)(0 9)(0 69 69 ,1 = = = 3 $; , 2 = = = 2$ 51 2 52 3

I1
N

I2

Fig.8.20 O circuito paralelo possui ns

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Como a tenso a mesma, a resistncia de maior valor ser atravessada por menor valor de corrente, e vice-versa. Por exemplo, como R1 < R2 , temos I1 > I2. No circuito paralelo, a corrente total do circuito igual a soma das correntes que percorrem os resistores, portanto, no exemplo acima, It = I1 + I2 = 3A + 2A ==> It = 5A  Vamos agora obter as relaes que nos permitem calcular o valor da resistncia total de um circuito paralelo. Pela lei de Ohm tem-se para cada resistor: I1 = VAB /R 1 ; I 2 = VAB /R 2 ; I n = VAB /R n ; It = VAB /R t

No n tem-se a seguinte relao: I t = I1 + I 2 + ... + I n

VAB VAB VAB V = + + ... + AB Rt R1 R2 Rn

1 VAB 1 1 = 9AB . + + .. + Rt Rn R1 R 2


( 8.7 )

Simplificando VAB nos dois lados tem-se: 1 1 1 1 1 1 = + + + ..... + Rt = ou 1 1 1 1 R t R1 R 2 R 3 Rn + + + ..... + R1 R 2 R 3 Rn No caso de apenas GRLV UHVLVWRUHV, temos o seguinte:

Rt =

R .R R .R 1 1 = = 1 2 Rt = 1 2 1 1 R 2 + R1 R1 + R 2 R1 + R 2 + R1 R 2 R 1 .R 2
Rt = 2 x 3 6 2 = = 1,2 2 + 3 5

( 8.8 )

No exemplo dado temos:

Se tivermos Q UHVLVWRUHV LJXDLV ( R1=R2=Rn ) obtemos a resistncia equivalente por:

Rt =

 Como no circuito paralelo a tenso a mesma sobre todos os resistores e, sabendo-se que P = V2/R, podemos concluir que o resistor de maior resistncia ir dissipar menor potncia. Isto facilmente observado na frmula citada. Como P = V2/R e R1< R2 logo P1 > P2.

R 1 1 1 = = = 1 1 1 1 1 1 1 n n + + ... + + + ... + R1 R 2 R n R1 R1 R1 R1

Rt =

R1 n
2 R1 R2 3

( 8.9 )

18W A

12W

V 62 P1 = AB = = 18: R1 2
V 62 P2 = AB = = 12: R2 3
2

6V

Fig.8.21 Exemplo de circuito paralelo

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB ([HPSOR UHVROYLGR  Um circuito paralelo constitudo de dois resistores, sendo Rl=150 R2=100 e alimentado por 12V. Determine a corrente e a potncia dissipada em cada resistor. Como conhecemos os valores dos resistores, podemos calcular Rt.
A

It 150 R1 R2 100 I1 A I2 A

12V

Fig.8.22 Exemplo de circuito paralelo

Rt =

R 1 .R 2 150.100 15000 2 Rt = = = 60 R1 + R 2 150 + 100 250


Pela relao I = V/R, determinamos as correntes.

It =

VAB 12V = 0,2 $ = 200P$ It = Rt 60 V 12V I1 = AB I1 = = 0,08 $ = 80P$ R1 150

I2 =

VAB 12V I2 = = 0,12 $ = 120P$ R2 100

No circuito paralelo It se divide, ento : It = I1 + I2 = 0,08A+ 0,12A = 0,2 A Para se obter as potncias, faz-se o seguinte: 2 2 VAB VAB 129 2 129 2 P1 = = = 0,96: P2 = = = 1,44: R1 150 R2 100
V 129 2 Pt = AB = = 2,4: Rt 60
2

Podemos comprovar a potncia total atravs da soma das potncias em cada um dos resistores: Pt = P1 + P2 = 0,96 W + 1,44W Pt = 2,4 W 5HVXPR GDV &DUDFWHUtVWLFDV GR &LUFXLWR 3DUDOHOR - Os componentes so eletricamente independentes entre si. - A tenso a mesma para todos os resistores, pois os mesmos so ligados aos mesmos pontos. - A corrente total igual soma das correntes dos resistores. - A corrente divide-se na razo inversa das resistncias. - A resistncia total do circuito menor do que a menor das resistncias associadas. - A potncia dissipada por cada resistor inversamente proporcional sua resistncia.

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB &RPSURYDomR 3UiWLFD Materiais Utilizados: - Fonte LABO (0 - 20V); Multmetro - Resistores (150; 100) Montagem Executa-se a montagem conforme figura dada e aplica-se, atravs da fonte, uma tenso de 12V. Comprovaremos primeiro o valor da ddp sobre o circuito que, como sabemos, tem o mesmo valor sobre os resistores. Para medirmos a ddp, utilizaremos o multmetro como voltmetro (em paralelo), selecionado para a escala de 50V. Sobre qualquer resistor que se coloque o instrumento, o mesmo sempre indicar os 12V da fonte. O voltmetro possui uma resistncia interna, que deve ser a maior 12V possvel para que a corrente que se desvia para o mesmo seja desprezvel, no causando perturbao no circuito. A corrente do voltmetro ser tanto menor B quanto maior for a sua resistncia. 8P YROWtPHWUR LGHDO WHULD UHVLVWrQFLD LQWHUQD LQILQLWD
A

)217( /$%2

150 100

Fig.8.23 Aspecto da montagem

It
150 R1 V 100 R2 V

It

I1

I2

Fig.8.24 Medio das tenses

1 A Ao lado, verificaremos os valores das A correntes que percorrem o circuito (It, I1 e I2) It utilizando o multmetro como ampermetro (em 150 R1 100 R2 srie), na escala de 250mA. O medidor 1 deve 12V indicar 200mA, que a corrente total do 2 A I It I2 A 3 1 circuito. Os medidores 2 e 3 indicaro 80mA e 120mA que correspondem s correntes I1 e I2. B Compare a medio de I1 com I 2 e diga porque Fig.8.25 Medio das correntes I1 < I2. *$/9$10(752  $03(50(752 No galvanmetro analisado no circuito srie, tnhamos admitido que sua resistncia interna fosse de 2, que a corrente mxima que sua bobina suporta seja de 500A e que a tenso mxima que pode ser aplicada no instrumento vale 1mV . Este instrumento, de ponteiras A e B, pode ser usado como micro-ampermetro com fundo de escala de at 500A. (0,5mA). galvanmetro Fig.8.26 Descrio do galvanmetro

* $ %

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Vamos supor que desejamos transformar o nosso galvanmetro num ampermetro de 10mA, ou seja, com fundo de escala de 500A em vez de 10mA. Isto possvel atravs da introduo de um resistor em paralelo (resistor shunt Rs). Este resistor tem que desviar uma corrente de 9,5mA, pois a bobina do instrumento admite, no mximo, 0,5mA. Como a tenso mxima na bobina de 1mV (mesma tenso no resistor), podemos determinar o valor da resistncia que dever ter este resistor (Rs =1mV/9,5mA= 0,105). Com um resistor de 0,105 em paralelo com a bobina do galvanmetro, cada vez que o ponteiro do medidor se deslocar at o fundo da escala (limite mximo), significa que est circulando pelo circuito externo, onde est se efetuando a medio, uma corrente de 10mA.

ampermetro Fig.8.27 Ampermetro montado a partir de um galvanmetro 51

* %

mA

8.21. Duas lmpadas e uma 48(67(6 3523267$6 estufa esto todas ligadas em paralelo e recebem uma tenso de 220V. Considerando que a primeira lmpada queimou, diga o que ocorrer com a segunda lmpada? E com a estufa? Justifique. 8.22. Um circuito paralelo composto de um ferro eltrico, um forno eltrico e uma lmpada. Para medirmos as correntes It, I1, I2 e I3, A A introduzimos ampermetros no circuito, conforme 1 figura dada. It L Se queimar a lmpada L, o que dever acontecer: I3 Fe I1 Fo I2 -com a medio do ampermetro 1? - com a medio dos ampermetros 2 e 3? 4 A - com a medio do ampermetro 4? 3 A 2 A - com a resistncia total do circuito? 8.23. Dispe-se de duas lmpadas Ll e L2 sendo Ll: 100W-220V e L2: 40W - 220V. Desejando-se o mximo de potncia e dispondo-se tambm de uma fonte de 220V, devemos montar um circuito srie, paralelo ou o resultado o mesmo nos dois circuitos ? Justifique. 8.24. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F). a) ( ) No circuito paralelo, teremos uma maior dissipao de potncia no resistor de menor resistncia. b) ( ) Num circuito com dois resistores, sempre teremos uma maior dissipao de potncia no resistor de maior resistncia, independentemente, se o circuito srie ou paralelo. c) ( ) Os circuitos srie e paralelo, constituem-se, respectivamente, em circuito divisor de tenso e circuito divisor de corrente. d) ( ) No circuito paralelo a resistncia total sempre menor do que o menor valor de resistncia associada. e) ( ) Num circuito paralelo de resistores iguais, basta dividirmos o valor da resistncia de um deles pelo n de resistores, para obtermos o valor de Rt .
B

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.25. Dispondo-se dos cinco terminais existentes no bloco ao lado, faa as ligaes necessrias de L1 3 modo que as lmpadas funcionem corretamente. 1 + 4 Considere que as lmpadas so iguais, cujos valores nominais so 12V - 5W e que a tenso 5 entre o positivo e o negativo da fonte vale: 2 a)24V b)12V L2 8.26. Tendo somente dois resistores, usando-os um por vez, ou em srie, ou em paralelo, podemos obter resistncias de 3, 4, 12 e 16. As resistncias dos resistores so: a)3 e 4 b)4 e 8 c)12 e 3 d)12 e 4 e)8 e 16 8.27. Quando ligamos em paralelo, dois resistores, cada um com resistncia igual a R, o resistor equivalente da associao : a) R/2 b) R/4 c) 2 R d) 4 R e)NDR 8.28. Analise as afirmativas a seguir e coloque V se verdadeiras ou F se falsas. a)( ) Conforme aumentamos o nmero de aparelhos ligados numa residncia, aumenta o valor da potncia eltrica total instalada no circuito. b)( ) Ns so pontos de um circuito onde se unem 3 ou mais condutores havendo neles uma diviso de corrente. c)( ) Sempre ligamos o fusvel em paralelo com o circuito , de modo que, se ele queimar, o circuito ficar aberto. d)( ) Um circuito paralelo formado por um resistor de 55 e uma lmpada de 440W 220V, poderia ser protegido por um fusvel de 5A quando a associao for ligada em 220V. 8.29. Um circuito paralelo constitudo de Rl =12 e R2=8 sendo alimentado por uma tenso de 24V. Calcule a corrente total do circuito, as correntes que circulam atravs de Rl e R2 e a potncia em cada resistor. 8.30. Trs resistores (Rl = 9, R2 = 6, R3 =18 ) so associados em paralelo, sendo que, atravs de R2, circula uma corrente de l,5A. Determine a tenso da fonte, as correntes atravs de Rl e R3 e as potncias dissipadas nos resistores. 8.31. Trs resistores de resistncias eltricas iguais a Rl=10, R2=15 e R3=30, esto associados em paralelo e ligados a uma fonte que fornece uma corrente total de 900mA. Determine o valor da: a) corrente que percorre cada um dos resistores; b) potncia dissipada em cada resistor; c) potncia total dissipada pelo circuito; d) potncia total dissipada pelo circuito, se Rl queimar (abrir). 8.32. Trs aparelhos iguais, com resistncia de 480 cada um, esto ligados em paralelo numa rede de 110V. Determine: a) a corrente total do circuito; b) o valor de It, se introduzirmos em paralelo com os aparelhos duas lmpadas iguais, com resistncia de 220 cada uma.

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.33. Trs aparelhos com resistncias de 18, 100 e 32 so ligados em paralelo em 220V. a) Para o funcionamento deste circuito, mais indicado utilizar-se um fusvel de 5A, 15A ou 30A? Justifique. b) Se, no lugar da resistncia de 18, introduzirmos uma lmpada de 100, deveremos utilizar no circuito um fusvel de 10A, 15A ou 30A? Justifique. 8.34. Numa indstria onde a rede 220V, utilizado um fusvel de 50A para controlar a entrada de corrente. Nesta indstria existem 100 mquinas, todas ligadas em paralelo. Se a resistncia eltrica de cada mquina de 330, qual o nmero mximo de mquinas que podem funcionar simultaneamente? 8.35. Temos um circuito paralelo formado por dois resistores R1=1k e R2=330, onde se aplica 15V. Sabendo-se que as potncias mximas que podem ser dissipadas pelos resistores so, respectivamente, 1/2W e 1/4W, determine se os resistores iro queimar ou no, justificando sua resposta com clculos. 8.36. Em uma residncia (circuito paralelo) so usados eventualmente diversos aparelhos eltricos, nos quais encontra-se especificada a potncia nominal de cada um. So eles: televisor (220W), lmpadas (100W cada uma), aquecedor (lkW), liqidificador (300W) e chuveiro (5.000W). A ddp nominal de todos os aparelhos 220V e a ddp da rede eltrica da casa 220V, sendo que existe um fusvel geral de 25A. Diga e justifique com clculos se o fusvel queimar ou no quando forem ligados simultaneamente: a) o televisor, o aquecedor, o liqidificador e vinte lmpadas; b) o chuveiro e o aquecedor; c) o chuveiro, cinco lmpadas e o aquecedor. 8.37. No circuito dado, considerando que It=250mA, determine as correntes que indicam os ampermetros 1, 2 e 3, e o valor de R3.
A It 10V R1 100 I1
1

R2 150 A
2

R3 I3 A

0,25A A B A

I2

8.38. No circuito ao lado determine Rt e It nas seguintes condies: a) Ch1, Ch2 e Ch3 fechadas. b) Chl e Ch2 fechadas; Ch3 aberta. c) Chl e Ch3 fechadas; Ch2 aberta. d) Ch2 e Ch3 fechadas; Chl aberta.

It
110V

I1
100 Ch1 Ch 2

I2
220

I3
55 Ch3

It

8.39. Admita que um galvanmetro tem resistncia eltrica l0 e a intensidade da corrente de fundo de escala vale 20mA. Que modificao deve ser introduzida no galvanmetro para que possa medir uma intensidade de corrente eltrica de at 1020mA, ou seja, para que ele se transforme num ampermetro de fundo de escala 1020mA? 8.40. A resistncia de um galvanmetro de 1 e a corrente mxima que ele pode medir 1mA. Em que condies ele poderia ser utilizado como ampermetro num circuito em que passe uma corrente de 11mA?

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB   &,5&8,72 (/e75,&2 0,672 Circuitos compostos de trs ou mais resistores podem ser ligados num arranjo complexo, com partes em srie e partes em paralelo. Tal arranjo denominado de circuito misto ou circuito srie-paralelo. Nenhuma frmula nova necessria para determinar a resistncia total de uma associao mista de resistores. Voc divide o circuito complexo em partes compostas de elementos em srie e em paralelo. Neste tipo de associao se verificam caractersticas do circuito srie (corrente a mesma) e do paralelo (tenso a mesma). Os dois tipos bsicos de circuitos mistos esto indicados na figura abaixo.
R2 A R1 C R3 R1 C R2 B R3

I2 I3

I12 I3

It

It

Fig.8.28 Exemplos de circuitos srie-paralelo ou mistos ([HPSOR UHVROYLGR  Calcule a resistncia total nos circuitos abaixo. a) Primeiramente determinamos a resistncia equivalente do paralelo de Rl e R2, que poderemos chamar de R4, pois no existe R4 no circuito.
A 6 R1 4 R3 R2 4
A 2 4

R .R 6 .3 1 o 2 circuito Ficamos equivalente ao lado. R = com = =2 4 R +R 6 +3 1 somar 2 Basta agora R4 com R3 e encontrar Rt pois as duas esto em srie.
Rt = R4 + R3 Rt = 2 + 4 Rt=6

R4
8 R1

R3

b) Neste novo circuito, vamos primeiro resolver a srie de R2 com R3, que podemos chamar de R4.
A

R4 = R2 + R3 = 8 + 4

R4=12
R2 8 R3 4

Ficamos com um circuito equivalente ao lado. Para finalizar, utilizamos a frmula para calcular Rt, para resistores em paralelo.
A

8 R1 B R4 12

Rt =

R1 . R 4 8 .12 = = 4,8 R 1 + R 4 8 + 12

([HPSOR UHVROYLGR

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB  No circuito dado, calcule It, I2, I3 e VAC. Como conhecemos todas as resistncias do circuito, podemos calcular Rt. Antes, porm, calculamos R4. R .R 150 . 100 R4 = 2 3 = = 60 R2 + R3 150 . 100 Assim: Rt = R1 + R4 Rt = 100 + 60 = 70 Pela relao I = V/R , podemos calcular as incgnitas.
I= V V 7V I t = AB = = 0,1$ = 100P$ R Rt 70
A 10 R1 C 150 R2

It

R3 100

I2 I3

7V

V = I . R VAC = It . R1 = 0,1A .10

= 1V

Para calcularmos I2 e I3, primeiro devemos determinar VCB, pois a ddp existente sobre R2 e R3. VAB = VAC + VCB VCB = VAB VAC = 7V-1V ou VCB = 6V VAB = It . R4 = 0,1A . 60 Teremos, ento, para I2 e I3, os seguintes valores: VCB 6V I 2 = R = 150 2 V I= R V 6V I 3 = CB = R 3 100 I2=0,04A=40mA I2=0,06A=60mA

Observamos, ento, que a soma de I2 com I3 deu exatamente o valor de It. Isso prova que a corrente eltrica, ao chegar a um n, divide-se pelos resistores associados em paralelo. &RPSURYDomR 3UiWLFD

Materiais Utilizados:
Fonte LABO (0 - 20V), Multmetro ; Resistores (10; 100; 150) Primeiramente, vamos esquematizar o circuito, introduzindo o multmetro utilizado como miliampermetro (em srie), para comprovarmos a corrente total do circuito.

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB


150 10

Fig.8.29 Medio da corrente total

100
- +

It

It

7V

Comprovaremos agora, as correntes I2 e I3, introduzindo o multmetro, utilizado como miliampermetro (em srie), na escala de 250mA.
40mA

- +

150

Fig.8.30 Medio das correntes parciais


It

10

I2 I3
60mA 100
- +

It

7V

Comprovaremos a seguir, as quedas de tenso e, para tal, utilizaremos o multmetro como voltmetro (em paralelo), na escala de 10V.
6V

Fig.8.31 Medio das quedas parciais


-

- +

1V

- +

150

10

I2 I3

It

100

It
7V

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 48(67(6 3523267$6 8.41. De acordo com o circuito abaixo, diga: a) qual das lmpadas tem o brilho maior. b) o que acontecer com o brilho de cada uma das lmpadas se queimar L3. L2 L1

L3

8.42. No circuito ao lado, quando se fecha a chave S, provoca-se: a)aumento da corrente em R2 b)diminuio do valor de R3 c)aumento da corrente em R3 d)aumento de tenso em R2 e)aumento da resistncia total do circuito

S R1 R2 R3

8.43. Na figura, as lmpadas 1, 2 e 3 so idnticas e o circuito alimentado por uma fonte de tenso contnua. O que acontece com o brilho das lmpadas 1 e 2 ao se fechar o interruptor da lmpada 3? /03$'$  a) aumenta b) aumenta c) diminui d) no varia e) no varia /03$'$  diminui aumenta no varia diminui aumenta

L2

L3

L1

8.44. Cada resistor da figura ao lado possui uma resistncia R. O resistor equivalente associao da figura entre os pontos A e B igual a: a) R/4 b) R/2 c) R d) 4R e) 2R

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.45. No circuito abaixo, existem trs lmpadas iguais, trs chaves, um fusvel e uma fonte. Sabendo-se que existem vrios tipos de circuitos (simples, srie, paralelo e misto), responda as seguintes perguntas: a)Com as trs chaves abertas, qual L2 o tipo de circuito obtido? ______. ch2 ch1 b) Fechando-se apenas ch2, o circuito se transforma? ________. ch3 Em caso afirmativo, qual o novo circuito? __________________. L1 c)Se apenas ch1 e ch2 estiverem fechadas, qual o circuito obtido? L3 _________________. F d) Quais as chaves que devem ser fechadas de modo que o fusvel queime? _____________. 8.46. Determine a resistncia total ou equivalente das associaes seguintes.

a) b)
A

1 R1

5 R2

30 R1 15 R2

2 R3 7 R4 60 R5 B

2 R3

4 R4

4 R5

c)

A B R 4 3

3 R1

d)

5 R1

4 R2

R 2 6

R 3 6 B 5 R5

R3 10 3 R6

R4 3

8.47. O fio $ de um circuito telefnico se rompeu e caiu sobre um outro fio %, fazendo contato com ele, conforme figura ao lado. Os dois fios $ H % so iguais e cada um tem uma resistncia de 340. Sabe-se tambm que a resistncia do fio $, desde a estao 1 at o ponto [ vale 260 e que a resistncia do fio % desde a mesma estao at o mesmo ponto tem, praticamente, o mesmo valor. Admitindo-se que os fios esto em contato entre si na estao 1, determine o valor da resistncia total entre as estaes 1 e 2.

(67$d2 

(67$d2 

$ %

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.48- Determine o que se pede. Pl =? I2 = ? I3 = ? VAC= ? P4=?
20 R2 R3 5

8.49.Calcule o que se pede. I1 = ? P2 = ? It = ? VCB = ?


40 R1

3 R1 It

I I2 1 D I I3 2

8 R4 It

60 R2

I1
C

R3 24

I2 I3

13 R4 It

VAB = 45 V

10V

8.50- Determine: VAB = ? Pt = ? Ix = ? R3 = ?


5 R1
A

8.51- Calcule: Ix = ? VCD = ? P1 = ? R4 = ? P4=?


100 R2 I2 = 0,4A Ix R3 20 D R4

7 R2 I4 It = 1A

I1 = 0,6A
C

A
B

Ix R4 20

R3

10 C R1

It

VAB

60V

30

8.52- Calcule: I1 = ? P1 = ? R3 = ? P4 = ? Pt = ?

R2

I2 I3
B

R1

I1

R3 R4 I4

It = 0,5A

10

3V

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.53- Determine: Iy = ? Ix = ? R1 = ? P4 = ? VCB= ?


&
Ix Iy R3 It = 1A
25 25

R1

R2

'

15

R4

24V

8.54- Calcule It e Pt, se: a) todas as lmpadas estiverem em bom estado; b) queimar apenas L2; c) queimar apenas L5. Dados: RLl = 8; RL2 = 2; RL3=4; RL4 = 3; RL5 = 15.

L2 L1
A C

L3 I23 I4 L4
B

I1 I5 L5 It
12V

It

8.55- No circuito abaixo, dispe-se dos seguintes elementos: dois resistores idnticos (100 cada um), uma fonte de tenso (28V), um ampermetro, uma lmpada (3V 1,5W) e fios de ligao. Pretende-se montar um circuito em que a lmpada funcione de acordo com as suas especificaes, e o ampermetro acuse a corrente que passa por R1 ela. a) Qual a corrente que o ampermetro R2 indicar? b) Monte o circuito, A incluindo os elementos   necessrios. 8.56- Para o circuito de corrente contnua ao lado, temos:V=34V, R1=4, R2=4, R3=3,2, R4=2, R5=6 e R6=2. Determine o valor da queda de tenso indicada pelo voltmetro V4. V R5 R3 R1 R2 R4
V4

R6

&LUFXLWRV (OpWULFRV 9,,,   BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 5HVSRVWDV GRV SUREOHPDV QXPpULFRV &,5&8,72 6e5,( 8.8- a) Rt = 6,5; b) I = 3A; c) VAC = 12V; VCB = 7,5V; d) Pl =36W; P2 = 22,5W 8.9- a) I = 2,5A; b)VAC = 5V; VCD =10V; VDB = l5V; c)Pl = l2,5W; P2=25W; P3=37,5W 8.10- VAB = 100V; Pt = 10W 8.11- a) VAC = l0V; VCD = 14V; VDB = 6V; b) R3=3 8.12- a) I = 1,25A; P = 10,93W; b) I = 1,67A; P=19,52W 8.13- a) I = 0,5A; b) Rl = 3,5

8.14- a) I = 1,5A; b) VAC = 15V; VCD = 22,5V; VDB = 7,5V; c) VAB = 45V; d) Pt = 67,5W 8.15- P1= 0,22W (queima); P2=0,68W (no queima); 8.16- R = 25; P=1W 8.17- n = 37 lmpadas 8.18- R = 640; P=40W 8.19- R = 2990 em srie com o galvanmetro. 8.20- R = 499.999 em srie com o galvanmetro. &,5&8,72 3$5$/(/2 8.29- a) It = 5A; b) I1 = 2A; I2= 3A; c) Pl = 48W; P2 = 72W 8.30- a) VAB = 9V; b) I1 = lA; I3 = 0,5A; c) Pl = 9W; P2 = 13,5W; P3 = 4,5W 8.31- a) I1 = 0,45A; I2 = 0,3A; I3 = 0,15A; b) Pl = 2,025W; P2 = 1,35W; P3 = 0,675W c) Pt = 4,05W; d) Pt = 2,025W 8.32- a) I = 0,6875A; b) I = 1,6875A 8.33- a) Fus ==> 30A, pois a corrente que circula vale, aproximadamente, 21,3A . b) Fus ==> 15A, pois a corrente que circula vaie, aproximadamente, 11,3 A . 8.34- n =75 mquinas 8.35- P1 = 0,225W (no queima); P2 = 0,682W (queima);

9,,,   (OHWULFLGDGH %iVLFD BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 8.36- a) No; I = 16A; b) No; I = 27A; c) Sim; I = 32,7A 8.37- I1 = 0,1A; I2 = 0,067A; I3 = 0,083A; R3 = 120 8.38- a) Rt = 30,56; It = 3,6A; b) Rt = 68,75; It = 1,6A c) Rt = 35,48; It = 3,1A; d) Rt = 44; 8.39- R=0,2 em paralelo com o galvanmetro. 8.40- R=0,1 em paralelo com o galvanmetro. &,5&8,72 0,672 8.46- a) Rt = 2,4; b) Rt = 17; c) Rt = 9; d) Rt = 15 8.47- Rt = 210 8.48- Pl = 27W; I2 = 0,6A; I3 = 2,4A; VAC= 9V; P4 = 72W 8.49- I1 = 0,12A; P2 = 0,384W; It = 0,4A; VCB= 5,2V It = 2,5A

8.50- VAB= 3V; Pt = 3W; Ix = 0,25A; R3 = 5 8.51- Ix = 1,6A; VCD = 32V; Pl = 40W; R4 = 5; P4 = 12,8W 8.52- I1 = 0,2A; Pl = 0,12W; R3 = 20; P4 = 0,9W; Pt = 1,5W 8.53- Iy = 0,6A; Ix = 0,4A; Rl = 35; P4 = 5,4W; VCB= 10V 8.54- a) It = 2A; Pt = 24W 8.55- I = 0,5A R1 R2  8.56- V4 = 1V A  b) It = 1,89A; Pt = 22,68W c) It = 1,2A; Pt = 14,4W

Vous aimerez peut-être aussi