Vous êtes sur la page 1sur 4

O Anti-Semitismo

O anti-semitismo tem afligido a humanidade por milnios. Pergunte aos anti-semitas por que eles odeiam o povo judeu e voc logo ouvir uma grande nmero de desculpas desgastadas, ilgicas e que no podem ser comprovadas com fatos. Para os cristos que crem na Bblia, o anti-semitismo to estranho s Escrituras que no devemos dar-lhe acolhida nem por um momento. Mesmo reconhecendo a oposio dos judeus ao Evangelho, o apstolo Paulo nos lembra claramente que no temos o direito de odiar o povo escolhido de Deus. Ele escreveu: Quanto ao evangelho, so eles inimigos por vossa causa; quanto, porm, eleio, amados por causa dos patriarcas (Romanos 11.28). Alm da coleo de desculpas sem fundamento e muitas vezes absurdas apresentadas pelas pessoas para justificarem seu dio ao povo judeu, existe outra explicao para a existncia do anti-semitismo. Trata-se de algo que realmente pode ser encontrado na Bblia. Mesmo assim, esse texto bblico no servir para confortar os anti-semitas. A passagem pertinente das Escrituras Apocalipse 12.1-6: Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea, que, achando-se grvida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar luz. Viu-se, tambm, outro sinal no cu, e eis um drago, grande, vermelho, com sete cabeas, dez chifres e, nas cabeas, sete diademas. A sua cauda arrastava a tera parte das estrelas do cu, as quais lanou para a terra; e o drago se deteve em frente da mulher que estava para dar luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varo, que h de reger todas as naes com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus at ao seu trono. A mulher, porm, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias. Os personagens envolvidos so a mulher, seu filho e o drago. Ao comparar a descrio da mulher com o sonho de Jos (Gn 37.9-10), podemos ver que ela representa Israel. O filho, obviamente, Jesus, um judeu de nascimento. O drago, claro, Satans (veja Ap 12.9). O drago tenta devorar o filho da mulher, mas no consegue faz-lo porque a criana tem sua vida milagrosamente preservada, at ao ponto de ser levada para o cu (a ascenso). A passagem continua: Quando, pois, o drago se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera luz o filho varo; e foram dadas mulher as duas asas da grande guia, para que voasse at ao deserto, ao seu lugar, a onde sustentada durante um tempo, tempos e

metade de um tempo, fora da vista da serpente. Ento, a serpente arrojou da sua boca, atrs da mulher, gua como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porm, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o drago tinha arrojado de sua boca. Irou-se o drago contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendncia, os que guardam os mandamentos de Deus e tm o testemunho de Jesus; e se ps em p sobre a areia do mar (Ap 12.13-17). Frustrado em sua tentativa de destruir o Salvador, Satans dirige sua ira contra a mulher (Israel). De acordo com essa passagem, ele far tudo o que puder para destru-la. No final, ele sair derrotado, mas durante o processo far tanto estrago quanto puder. Essa passagem nos fornece a explicao melhor e bblica para a existncia do antisemitismo. De forma simples, poderamos dizer: o dio a Israel tem sua origem em Satans. Odiar o povo judeu participar do plano que Satans estabeleceu contra ele. Outras explicaes, mesmo as que defendem o povo judeu, ignoram esse ensino claro das Escrituras. Opor-se aos judeus fazer a obra do Diabo.

Satans, na verdade, usa muitas mscaras em sua tentativa de opor-se a Deus.

A viso panormica que nos mostrada em Apocalipse 12 apresenta o conflito de todas as eras: o plano redentor de Deus, centrado no Messias, e o plano satnico de opor-se a ele com todo o seu poder. A Bblia toda poderia ser resumida nesse captulo. A derrota certa e inevitvel do Diabo no diminui seu desejo de manter a oposio. Israel, inegavelmente, est no centro desse conflito. Mas como Satans executa seu plano maligno? Outra passagem do Novo Testamento nos d a resposta. Satans sabe que precisa atrair as pessoas ao invs de repeli-las. Caso se apresentasse com a imagem caricata familiar, de uma criatura vermelha, com chifres, cascos e cauda, ele faria com que as pessoas se afastassem ao invs de serem atradas. Assim, ele usa mscaras que lhe do uma aparncia mais benigna que perversa. Pense um pouco a respeito de 2 Corntios 11.14: E no de admirar, porque o prprio Satans se transforma em anjo de luz. Satans, na verdade, usa muitas mscaras em sua tentativa de opor-se a Deus. Algumas podem, inclusive, parecer nobres e no malvolas.

As Cruzadas
Para um observador casual da histria, as Cruzadas talvez lembrem imagens de cavaleiros que deixaram para trs damas virtuosas e se engajaram em nobres misses de combate ao mal, em nome de Deus. Um exame mais minucioso das Cruzadas, contudo, revela uma realidade completamente diferente.

Quando os cruzados finalmente chegaram a Jerusalm e derrubaram suas muralhas em 1099, eles reuniram os judeus em sua sinagoga e colocaram fogo nela.

As Cruzadas foram iniciadas com o que parecia ser um propsito nobre reconquistar a Terra Santa das mos dos infiis muulmanos. Durante o processo, os cruzados massacraram quase 100.000 judeus. Havia uma grande distncia entre a Frana e a Terra Santa em 1098, o ano em que a Primeira Cruzada teve incio. Alm disso, durante meses no foi encontrado nenhum muulmano. Porm, quando os exrcitos marchavam pelo vale do Reno, depararam-se com muitas comunidades judaicas importantes.

Por que esperar para encontrar os inimigos do cristianismo no Oriente Mdio, pensaram eles, se h outros inimigos bem aqui, perto de ns? Por isso, eles atacaram e dizimaram as comunidades judaicas que no tinham como se defender. Tais atrocidades foram cometidas em toda a Europa. Quando os cruzados finalmente chegaram a Jerusalm e derrubaram suas muralhas em 1099, eles reuniram os judeus em sua sinagoga e colocaram fogo nela. Portanto, independentemente do que a palavra cruzada significa para os cristos quando usada como sinnimo de encontros evangelsticos, ela tem uma conotao completamente diferente para os judeus. Essa a histria de Satans usando uma mscara de cruzado.

Os Monarcas Espanhis
Os nomes Fernando e Isabel, monarcas da Espanha no final do sculo XV, freqentemente lembram imagens das corajosas viagens de Cristvo Colombo ao Novo Mundo. Mesmo sendo verdade que esses monarcas financiaram tais viagens, eles tambm tiveram um outro papel na histria. Fernando e Isabel eram reis catlicos fanticos e deram sustentao Inquisio Espanhola. Ao mesmo tempo em que expulsavam os mouros da Espanha, eles tambm queimavam na estaca a evanglicos e judeus, acusados de envolvimento em prticas diferentes das ensinadas por Roma. No dia 1 de janeiro de 1492, quando os monarcas entraram vitoriosos em Granada o ltimo local de resistncia dos mouros eles tambm assinaram o dito de Expulso da grande e prspera comunidade judaica do pas. O dito tornou-se efetivo em agosto daquele mesmo ano. Os historiadores contam: na poca em que Colombo partiu para o mar, dezenas de navios enchiam o porto, repletos de refugiados judeus que preferiam fugir da Espanha a se converterem ao catolicismo. Por fim, cerca de 150.000 judeus espanhis abandonaram sua terra natal ou simularam converter-se ao catolicismo para salvar suas vidas e pertences. Segundo uma cantiga popular, Colombo navegou pela mar bravia. Poderamos acrescentar: Fernando e Isabel perseguiram a raa judia. Essa a histria de Satans usando a mscara dos famosos monarcas espanhis.

Na Rssia
A lista de mscaras satnicas poderia encher vrios livros. Durante o sculo XIX, as maiores comunidades judaicas do mundo se encontravam na Europa Oriental, especialmente na Polnia e na Ucrnia. Os czares que governavam o O czar Nicolau II. Imprio Russo eram devotos da Igreja Ortodoxa Russa. Desde 1881 at a segunda dcada do sculo XX, eles patrocinaram uma srie de pogroms ataques violentos de camponeses e cossacos contra as comunidades judaicas. O objetivo declarado de um desses czares era que um tero dos judeus se convertesse, um tero deixasse o pas e um tero morresse. Na poca da I Guerra Mundial, dois milhes de judeus russos desembarcaram sem um tosto no mundo ocidental, especialmente nos Estados Unidos. Os pioneiros judeus que chegaram Terra Prometida eram judeus russos buscando uma vida melhor do que os sofrimentos sob o governo dos czares. Nessa ocasio, Satans apareceu usando a mscara do Imprio Russo.

Na Alemanha Nazista
Infelizmente, hoje em dia um nmero crescente de pessoas admira o mal cometido por Hitler e seu Terceiro Reich entre 1933 e 1945. A loucura satnica do nazismo causou tanta devastao

no mundo inteiro que podemos apenas classific-la como um dos piores crimes da histria. O povo judeu estava no centro daquele horror. Freqentemente se diz que morreram mais nojudeus do que judeus durante esse perodo. Mesmo que isso seja verdade, no serve para diminuir o horror sem igual do Holocausto. Nele, de maneira cruel e sistemtica, foram selecionadas e exterminadas seis milhes de pessoas apenas por serem judias. O que faz do Holocausto algo singular que Hitler no matou os judeus por suspeitar que eram comunistas ou que estavam envolvidos em algum movimento poltico traidor. Ele os matou mesmo sabendo que se tratava de cidados alemes fiis ao Estado. Ele os assassinou simplesmente porque haviam nascido judeus. Para as pessoas que viveram nos primeiros dias daquela insanidade, o nmero crescente de restries impostas aos judeus alemes era defendido com o mais nobre dos propsitos: o nacionalismo. O discurso foi simples. Era necessrio encontrar um bode expiatrio sobre o qual pudesse ser colocada a responsabilidade da derrota sofrida na Grande Guerra. Hitler convenceu os alemes de que um elemento estranho, os judeus, devia ser responsabilizado. Eles foram acusados de ser internacionalistas e no nacionalistas fiis ptria alem. Contudo, o povo judeu estava vivendo na Alemanha h 900 anos e at mesmo tinha lutado pelo Kaiser (imperador alemo) na I Guerra Mundial. Muitas pessoas engoliram a mentira de que acabar com os judeus seria o melhor para a nao alem. Essa a histria de Satans usando a mscara do nacionalismo na Alemanha nazista.

No Presente
Hoje em dia, o anti-semitismo continua se multiplicando em todo o mundo. Mais uma vez, Satans est espalhando seu engano. Enquanto os israelenses tentam desesperadamente defender-se do terrorismo islmico, Satans est enganando o mundo: ele faz com que todos acreditem que os judeus so os agressores e os muulmanos, as vtimas.

Hitler no matou os judeus por suspeitar que eram comunistas ou que estavam envolvidos em algum movimento poltico traidor. Ele os assassinou simplesmente porque haviam nascido judeus.

O apstolo Paulo nos alertou a respeito dos mtodos e artifcios usados por Satans: que Satans no alcance vantagem sobre ns, pois no lhe ignoramos os desgnios (2 Co 2.11). Ele tambm nos incentiva a lutar contra os estratagemas do maligno: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo (Ef 6.11). Pedro tambm nos alertou sobre as manobras do Diabo: Sede sbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversrio, anda em derredor, como leo que ruge procurando algum para devorar; resisti-lhe firmes na f, certos de que sofrimentos iguais aos vossos esto se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo (1 Pe 5.8-9). Enquanto o anti-semitismo fica cada dia mais forte, urgente que consigamos perceber esse plano do Diabo. Conhecer algumas das mscaras que Satans utiliza em seu dio ao povo judeu nos ajudar a ficarmos alertas contra os seus esquemas nefastos para impedir tambm a obra de Deus em nossas vidas.

Vous aimerez peut-être aussi