Vous êtes sur la page 1sur 14

Tutorial para criar um Website mvel Google Sites Mobile Templates

Google Sites Mobile Com o Google Sites Mobile Templates possvel construir um Website profissional mvel em pouco tempo, aproveitando uma conta criada no Gmail. Basta aceder ao URL http://www.sites.google.com/mobilize/ e escolher um dos modelos apresentados ou ento escolher personaliz-lo. Se selecionar Custom deixa personalizar o site mvel ou a aparncia da pgina de destino ou ento usar template restaurante (figura 1). Pode escolher a cor do site e adicionar botes ou gadgets criados especificamente para dispositivos mveis.

Figura 1 - Google Sites Mobile

Clicar em Try this Template (em baixo esquerda) e pode ver a primeira pgina do site. Clicar em Utilizar Modelo (canto superior direito) para continuar (figura 2).

Figura 2 - Google Sites Mobile: aspeto do template escolhido

Abre uma janela como a da figura 3 para escrever o endereo do email e a senha que criou no Gmail (tambm pode usar a conta de email de outro fornecedor).

Figura 3 - Aceder conta do Google Sites

Depois disto abre uma janela, como a da figura 4, para escolher o modelo, o nome do Website, a localizao, o tema e descrio do site.

Figura 4 - Escolher o nome do site

Quanto ao modelo pode escolher o modelo em branco, procurar mais modelos na galeria ou deixar o modelo escolhido anteriormente (possvel personalizar o site todo). Depois de introduzir o cdigo clicar em CRIAR.

Figura 5 - Espao de edio

Como pode ver na figura 5 est visvel no canto superior direito o menu de edio do site que permite comear a constru-lo. O cone da seta 1 para editar pgina, o da seta 2 para criar pgina nova e o da seta 3 permite fazer mais aes relacionadas com a pgina, o modelo ou o site. Comece por clicar no cone editar pgina e surge a pgina pronta para ser editada (alterada), como na figura 6. No menu em cima esquerda encontra Inserir, Formatar, Tabela e Esquema. Alguns atalhos j aparecem visveis por baixo.

Figura 6 - Pgina para editar

Para mudar a informao que est no centro da pgina basta colocar o rato no texto e apagar ou escrever o contedo pretendido. Para eliminar as caixas basta clicar em cima das imagens e surge uma funcionalidade que permite remover o elemento (figura 7) ou ento preench-lo com informao a gosto, clicando em propriedades. Clicar em Guardar (canto superior direito) para salvar as mudanas realizadas.

Figura 7 - Remover elementos Para alterar os cones do rodap clicar em Mais > Gerir site > Esquema do site, abre uma janela como a da figura 8.

Figura 9 Editar contedo do rodap Clique em Editar contedo do rodap, abre uma janela como a da figura 9. Na janela de edio do rodap possvel alterar os cones clicando em cima de cada um para os remover podendo ser substitudos. Para isso basta clicar em Inserir > Imagem e procurar os botes no computador ou na Web. Por fim, clique em Ok > Guardar.

Figura 10 Editar cones do rodap Para criar uma pgina nova clique no segundo cone (+) do menu do topo direita. Abre uma janela como a da figura 11.

Figura 11 Criar pgina nova

Atribua um nome pgina, deixe ficar o modelo Pgina Web e selecione a localizao. Se quiser que seja uma subpgina da home selecione Colocar pgina sob Home, seno deixe estar a seleo apresentada. Pode criar tantas pginas quantas as necessrias. Pode inserir uma linha horizontal: Inserir > Linha horizontal e dividir a pgina em duas colunas: Tabela > Inserir tabela (selecione 2 colunas). A coluna da esquerda pode ser para inserir texto e a da direita para inserir um vdeo. Para isso clique em Inserir > Vdeo > YouTube, abre uma janela como a da figura 12. Cole o URL do vdeo e clique em Guardar.

Figura 12 Inserir vdeo do YouTube

possvel tambm inserir o URL de vdeos do Google vdeos e do Google Docs. Para que as pginas apaream no menu horizontal clique em Mais > Gerir site > Esquema do site > Editar contedos de barra horizontal, surge uma janela como a da figura 13.

Figura 13 Editar menu barra horizontal

As pginas podem no estar visveis nesta janela, por isso deve clicar em Adicionar pgina e selecionar as pginas que quer tornar visveis no menu. Com as setas da direita pode ordenar as pginas como deseja ou elimin-las. No final clique em Ok >

Guardar. Para alm do menu da barra horizontal tambm possvel criar um menu na barra lateral direita ou esquerda (figura 14).

Figura 14 Criar o menu na barra lateral

Para que o menu lateral fique visvel, clique em Mais > Gerir site > Esquema do Site > Alterar o esquema do site > Barra lateral. Pode escolher a posio e a largura. Para editar o menu da barra lateral clique em Mais > Gerir site > Esquema do Site > (Barra lateral Navegao) > Editar, abre uma janela como a da figura 15.

Figura 15 Configurar a navegao no menu lateral

Por defeito est assinalada a opo Organizar a minha navegao automaticamente, se a desmarcar surge algo parecido figura 13 (editar menu barra horizontal), onde poder escolher as pginas que pretende visualizar nesta barra e orden-las. Sempre que queira inserir algo nas pginas tem de as editar primeiro e no menu da esquerda clicar em Inserir, abre uma janela como a da figura 16. Para inserir miniaplicaes basta escolher
as que deseja inserir em cada pgina. Tem ainda a possibilidade de procurar outras miniaplicaes, basta clicar em Mais miniaplicaes.

Figura 16 Inserir miniaplicaes Pretendendo inserir outras miniaplicaes clique em Mais miniaplicaes, abre uma janela como a da figura 17. Pode procurar pelo nome por exemplo se pretende colocar um calendrio, um contador ou um leitor MP3.

Figura 17 Inserir mais miniaplicaes

Pode inserir diferentes documentos guardados no Google Docs. Para inserir um formulrio edite a pgina onde o deseja inserir, clique em Inserir > Formulrio de folha de clculo e abre uma janela como a da figura 18. Escolha o formulrio (inqurito) que pretende disponibilizar.

Figura 18 Inserir um formulrio (questionrio)

Abra uma janela onde pode configurar o formulrio. Pode mudar os valores da largura e altura se entender. No se esquea de clicar em Ok > Guarda Para configurar as pginas clicar em Mais > Definies de pgina e abra uma janela como a da figura 19.

Figura 19 Definies de pgina

Para que possa adicionar qualquer tipo de documentos em anexo deve selecionar Permitir anexos. Se pretende que algumas pginas tenham a possibilidade de escrever comentrios selecione Permitir comentrios. Pode aqui definir se pretende que a pgina aparea no menu da barra lateral ou alterar o modelo da pgina. No final s Guardar. Ao clicar no cone Mais abre uma janela como a da figura 20, onde pode realizar um conjunto de aes para personalizar o site.

Figura 20 Aes de pgina

Pode ver o histrico das revises realizada ao site; subscrever alteraes das pginas; alterar as definies da pgina; imprimir a pgina; eliminar a pgina; pr-visualizar a pgina como visitante; guardar a pgina como modelo; alterar o modelo da pgina; subscrever alteraes do site; editar o esquema do site; gerir site; inscrever-se no AdSense; partilhar e dar autorizaes a outros membros; solicitar ajuda do Google Sites; comunicar um problema. Para aceder aos cones que permitem gerir o site clique em Mais > Gerir site e abre uma janela como a da figura 21.

Figura 21 Gerir site

Em gerir site pode ver a atividade recente do site; as pginas criadas; os anexos inseridos; os modelos de pgina; os scripts para o Google apps; os itens eliminados; o geral; a partilha e autorizaes; o adsense; o endereo Web; o esquema do site; as cores e tipos de letra; os temas. Se selecionar Geral, como na figura 21 pode ver o nome do site; acrescentar uma descrio ao site; indicar que a pgina tem contedo para adultos; alterar a pgina de destino; acompanhar a cota de armazenamento do site; copiar o site; public-lo como modelo; eliminar o site; ativar as estatsticas; escolher o idioma do site; ajustar automaticamente o site para telemveis; definir o acesso ao site por outros utilizadores, como mostra a figura 22.

s
Figura 22 Editar partilha e autorizaes

Pode personalizar o site alterando as cores e o tipo de letra como mostra a figura 23.

Figura 23 Editar cores e tipos de letra

Para incorporar um formulrio vai ao gmail disco ou drive , procura o formulrio que criou, clica em form editar formulrio, mais aes - incorporar

Figura 24 para incorporar formlrio Copiar este cdigo.

Figura 25 copiar cdigo html Clicar em editar para abrir a pgina onde quer pr o formulrio e clicar no menu <html>

Figura 26 incorporar cdigo html Colar o cdigo html nesta janela (figura 27), sempre no fim de tudo, depois clicar em Atualizar.

Figura 27 Editar o cdigo html Para ir vendo como fica o website no telemvel clica em Mais aes clica em Pr-visualizar a pgina como visitante (figura 28).

Figura 28 Pr-visualizar pgina como visitante

Ver que a pgina est redimensionada para ecr de telemvel.

Figura 29 Aspeto da pgina no telemvel

Quando se trata de desenvolver um site para pequeno ecr h recomendaes importantes a levar em conta: simplicidade de navegao, rapidez de acesso, visibilidade, converso, redireccionamento, uso dos polegares e oferta de uma experincia de navegao perfeita.

Adelina Moura

Vous aimerez peut-être aussi