Vous êtes sur la page 1sur 2

H um consenso entre a diferena do urbano e rural na atualidade?

No, pois h o inevitvel problema das limitaes de qualquer tipo de definio que se pretenda precisa de noes tais como a de cidade, de urbano, de campo, ou de rural. Este um problema que no pode ser resolvido. Porm, importante notar que os esforos de caracterizao foram levados a considerar pelo menos uma situao intermediria.

Urbanizao confunde-se com o processo de aglomerao em metrpoles? Segundo o texto indicado para leitura, pode-se afirmar que a acelerada urbanizao no Brasil no s foi coexistente com o processo de concentrao da populao urbana, como, tambm, com a sua metropolizao.

Esse processo de aglomerao aconteceu de maneira organizada no Brasil? O rpido processo de urbanizao, fenmeno recente, tem seu auge medido pelo crescimento da populao urbana. A grande concentrao espacial do desenvolvimento da economia brasileira, comandada pelo processo de industrializao no Rio de Janeiro e, principalmente, em So Paulo, ampliou os desequilbrios regionais e sociais. Como consequncia, tivemos uma ocupao populacional do territrio nacional irregular, com desenvolvimento desigual. 1.Explique no que consiste a diversidade dos municpios brasileiros Consiste o uso de metodologias alternativas de estratificao municipal, que captem com mais eficincia a imensa diversidade dos municpios brasileiros, essencial para que a configurao territorial brasileira no permanea na obscuridade. Nesse sentido, diversas tipologias podem ser obtidas empregando diferentes dimenses de anlise, sendo que a eficincia de cada uma delas depende dos propsitos da pesquisa.

2. H um consenso sobre o conceito de urbano e rural entre os acadmicos. Em caso afirmativo, diga qual a distino entre ambos, e em caso negativo quais so os diferentes pontos de vistas. No, porm entender o sentido dos extremos ajuda bastante nesta tentativa de clarificao conceitual, mas no resolve inteiramente o problema. Principalmente porque se sabe que entre os dois extremos existem inmeros graus de artificializao dos ecossistemas.

O entendimento do processo de urbanizao do Brasil atrapalhado por uma regra que nica no mundo. Considera-se urbana toda sede de municpio (cidade) e de distrito (vila), independentemente de suas caractersticas estruturais ou funcionais. No Brasil, de um total de 5.507 sedes de municpio existentes em 2000, havia 1.176 com menos de 2 mil habitantes, 3.887 com menos de 10 mil, e 4.642 com menos de 20 mil, todas com estatuto legal de cidade idntico ao que atribudo aos ncleos que formam as regies metropolitanas ou centros urbanos regionais. Segundo essa classificao o Brasil teria atingido 81,2% em 2000. Muitos estudiosos procuraram contornar esse obstculo pelo uso de outra regra. Para efeitos analticos, no se deveriam considerar urbanos os habitantes de municpios pequenos demais, com menos de 20 mil habitantes. Por tal conveno, que vem sendo usada desde os anos 1950, seria rural a populao dos 4.024 municpios que tinham menos de 20 mil habitantes em 2000, o que por si s j derrubaria o grau de urbanizao do Brasil para 70%.

3. Qual impacto na gesto e planejamento urbano da concentrao populacional aproximadamente 12 metrpoles e 70 capitais regionais? O impacto a grande reduo da capacidade de insero da populao no mercado de trabalho nos aglomerados metropolitanos, a falta de oportunidades econmicas e sociais, com os conflitos sociais inerentes segregao social e espacial, assim como a ampliao da seletividade do mercado imobilirio, servindo, ambas, como "freio" tendncia que se anunciava, na dcada de 1970, de uma "hipermetropolizao".

Vous aimerez peut-être aussi