Vous êtes sur la page 1sur 13

52

MANUTENO SEGURA INDSTRIA ALIMENTAR E DE BEBIDAS


A propsito de manuteno o que a manuteno?
A manuteno uma das actividades realizadas no local de trabalho que podem afectar a segurana e a sade no s dos trabalhadores directamente envolvidos, mas tambm de outros trabalhadores, caso os procedimentos de segurana no sejam respeitados e o trabalho no seja correctamente executado. Nas actividades de manuteno incluem-se a substituio de peas, o ensaio, a medio, a reparao, a afinao, a inspeco e a deteco de anomalias, entre outros procedimentos. As operaes de manuteno industriais implicam riscos especficos de segurana para os trabalhadores que as executam. Tais riscos resultam, por exemplo, da necessidade de trabalhar muito prximo de mquinas e processos, do facto de os trabalhos terem de ser executados vrias vezes e a qualquer hora do dia e de alguns deles serem pouco frequentes. Os dados do Eurostat relativos a vrios pases indicam que, em 2006, cerca de 10-15% dos acidentes mortais estavam relacionados com as operaes de manuteno (ver Figura 1). Os estudos cientficos indicam que as doenas profissionais e os problemas de sade relacionados com o trabalho (como a asbestose, o cancro, os problemas de audio e as leses msculo-esquelticas) tambm tm maior prevalncia entre os trabalhadores envolvidos nas actividades de manuteno.

Figura 1. Nmero de acidentes mortais relacionados com operaes de manuteno

1200
Valores do o nmero total de +

1000

876

800 564 600 422 36 400 137 23 43

200 76
Fonte: Eurostat, 2006

86

107

87 18

45

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho http://osha.europa.eu 1

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Pode considerar-se que as operaes de manuteno envolvem os mesmos factores de risco que outras operaes realizadas em ambientes de trabalho industriais, mas tambm aumentam alguns riscos especficos. Esses factores de risco relacionados com a manuteno (por exemplo, trabalhar sozinho ou de noite) devem-se, na maioria das vezes, necessidade de fazer reparaes urgentes e de corrigir avarias. Outros factores de risco tpicos so a frequncia dos trabalhos, o desleixo e a desordem do ambiente de trabalho, bem como os eventuais defeitos de equipamentos e ferramentas. Estes factores tambm podem aumentar o risco de erro humano, embora geralmente se considere que aumentam as probabilidades de ocorrncia de todo o tipo de acidentes de trabalho. Introduo A indstria alimentar e de bebidas abrange uma grande variedade de sectores, desde a transformao de frutas e produtos hortcolas s padarias e moagem de gros, e desde a produo de lacticnios at s refinarias de acar e aos matadouros. O fabrico de bebidas inclui a produo de cerveja, vinho e bebidas espirituosas, bem como de bebidas sem lcool e gua mineral. Apesar de o fabrico dos produtos alimentares e bebidas ser realizado num ambiente rigorosamente controlado, para garantir um elevado nvel de higiene e segurana, no se trata, de modo algum, de um sector de baixo risco no que respeita segurana e sade dos trabalhadores. A produo alimentar pode envolver operaes muito perigosas! Segundo o HSE, a indstria alimentar e de bebidas foi responsvel por 23,9% dos acidentes de trabalho ocorridos no sector da indstria em 2006/2007. Na verdade, este sector tem uma das taxas de acidentes 1,2 de trabalho mais elevadas da indstria transformadora. A anlise das leses investigadas pelo HSE neste sector ps a nu as suas principais causas. Os acidentes mais comuns so causados por mquinas e instalaes, sendo comunicados mais de 500 acidentes por ano, nos quais as correias transportadoras so responsveis por 30%, os empilhadores 4 por 12% e as serras de fita por 5%. Nada menos de 66% dos acidentes causados por mquinas na 5 indstria das bolachas e biscoitos ocorreram no decurso da sua limpeza e manuteno. A manuteno (de mquinas e instalaes) na indstria alimentar importante para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudvel um produo alimentar saudvel e higinica.
3

Imagem 1: Manuteno na indstria alimentar

Fonte BGN

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

O sector da indstria alimentar simultaneamente pressionado para aumentar a sua eficincia e para satisfazer a procura de produtos mais diversificados. A maioria das fbricas (57%) referiu gerir dois ou 6 trs produtos diferentes por linha e por dia , o que exige uma limpeza rpida entre cada um deles e constitui um grande desafio em termos de manuteno. Alm disso, as fbricas no podem, muitas vezes, dar-se ao luxo de parar a produo durante muito tempo, obrigando os trabalhadores da manuteno a trabalhar ao fim de semana ou durante a noite. A manuteno na indstria alimentar enfrenta as seguintes exigncias: eficincia em termos de custos, impacto mnimo na produo e 7 ausncia de impactos negativos na limpeza ou na qualidade dos produtos fabricados.

Perigos e medidas de preveno


A indstria alimentar emprega trabalhadores de muitos tipos e os perigos que ela implica variam consoante os sectores de produo alimentar e de bebidas. Todavia, h alguns perigos comuns a toda a indstria.

Substncias perigosas

Durante a limpeza ou a manuteno das mquinas utilizadas na produo, os trabalhadores podem ser expostos a substncias perigosas, tais como desinfectantes e lubrificantes (fluidos quentes e frios), bem como ao amonaco, nos sistemas de refrigerao. Os lubrificantes, gorduras, leos e fluidos hidrulicos so necessrios para proteger as mquinas e as peas mveis contra o desgaste e a corroso, bem como para evitar a ocorrncia de temperaturas elevadas devido ao atrito. Os lubrificantes podem pr em risco a sade dos trabalhadores envolvidos nos trabalhos de manuteno, provocando reaces alrgicas como a dermatite ou os problemas respiratrios. A segurana alimentar tambm pode ser afectada pela contaminao dos produtos alimentares com substncias qumicas, devido a uma manuteno deficiente: por exemplo, com resduos de produtos de limpeza ou desinfeco, atravs das ferramentas usadas na manuteno, de recipientes, equipamentos 8 ou utenslios metlicos enferrujados, ou com objectos estranhos de vidro ou de metal. Medidas de preveno: Sempre que possvel, as substncias perigosas devem ser substitudas por outras mais incuas. Os trabalhadores da manuteno devem receber formao e informao sobre as substncias qumicas com que esto a trabalhar. Devem estar disponveis equipamentos de proteco adequados. A utilizao, por exemplo, de desinfectantes e lubrificantes (fluidos de arrefecimento) ou de agentes de limpeza (por exemplo, soda custica, cido ntrico) pode causar leses oculares e exige que os olhos sejam protegidos. Devem estar previstos procedimentos de emergncia.

Agentes biolgicos

Os trabalhadores da manuteno na indstria alimentar podem ser expostos a agentes biolgicos como: Salmonelas. Estas bactrias podem estar presentes nas aplicaes de abate ou de transformao das carnes, nas centrais leiteiras, nas instalaes de transformao de peixe e alimentos de origem marinha, ou em locais onde sejam manipulados produtos hortcolas cultivados com adubos orgnicos. O vrus da hepatite A um perigo potencial em locais onde so produzidos mexilhes, ostras, 9 moluscos bivalves ou legumes cultivados com adubos orgnicos. Nos riscos de segurana microbiolgica incluem-se as bactrias patognicas, os vrus e os parasitas.

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Os trabalhadores envolvidos na manuteno tambm podem entrar em contacto com guas residuais. As guas residuais da indstria alimentar contm, entre outras substncias, matria orgnica como amido, acares e protenas, gorduras, leos, banhas e, normalmente, nutrientes como o azoto (incluindo o amonaco) e o fosfato. Tambm podem conter agentes biolgicos, cidos e lixvia, desinfectantes e outros produtos qumicos.

Medidas de preveno: As boas prticas de fabrico, as prticas de higiene eficazes e uma manuteno cuidadosa podem garantir a segurana microbiolgica dos produtos alimentares, bem como a segurana e a sade dos trabalhadores, por exemplo, uma correcta higiene dos trabalhadores, a sua adequada formao e 10 uma limpeza e desinfeco eficazes dos equipamentos industriais e do ambiente. H que assegurar a formao e a informao sobre os riscos biolgicos, equipamentos de proteco individual adequados, vacinas e exames mdicos.

Poeiras

Na indstria alimentar e de bebidas podem ocorrer exploses e incndios devido presena de poeiras inflamveis, com efeitos devastadores e irreversveis. As poeiras provenientes de farinhas, gros, creme de leite e ovos em p, caf instantneo, acar, leite em p, flocos de batata e sopa em p so 11 exemplos de poeiras altamente combustveis. Uma fonte de ignio apropriada, por exemplo uma fasca elctrica que ocorra quando se puxa uma ficha da tomada, ou uma superfcie quente (por exemplo, entre 300C e 600C), pode causar uma exploso. Medidas de preveno: O risco de exploso de poeiras pode ser eliminado ou minimizado pelas medidas seguintes: Como potenciais fontes de ignio, todos os equipamentos elctricos instalados nessas zonas tm de ser adequadamente protegidos e concebidos para funcionarem nessas condies Os intervalos de limpeza e manuteno dos equipamentos com risco de exploso de poeiras devem ser programados de modo a no se formarem camadas de poeira com espessuras superiores a 5 mm. Com depsitos superiores, a temperatura mnima de ignio (incandescncia) das poeiras significativamente reduzida. Devem utilizar-se instalaes elctricas, luzes, interruptores, fichas e tomadas prova de exploso, nas zonas de alto risco. Deve utilizar-se um sistema de autorizao de trabalhos para controlar o trabalho com temperaturas elevadas, de soldadura, etc.

As poeiras tambm podem causar problemas respiratrios como a asma profissional, bem como irritao ocular, nasal e drmica (dermatite profissional). Medidas de preveno: A exposio a poeiras pode ser controlada atravs de uma concepo adequada dos equipamentos manuteno dos equipamentos de produo em bom estado de funcionamento instalao de ventilao de exausto na fonte para reduzir as poeiras verificao, ensaios e manuteno regulares dos sistemas de extraco

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

utilizao de equipamentos adequados de proteco das vias respiratrias, durante a limpeza e a 12 manuteno dos sistemas de extraco

Acidentes relacionados com mquinas

Os trabalhadores podem sofrer ferimentos ao trabalharem com as mquinas, devido sua manuteno insuficiente ou deficiente, bem como durante a manuteno das mesmas. Entre os acidentes com mquinas tpicos figuram os seguintes: Ser atingido ou apanhado por peas mveis de uma mquina Ficar preso entre as partes mveis de uma mquina Ser atingido por materiais ou peas expelidas por uma mquina.

Os trabalhadores que esto a fazer a manuteno de uma mquina podem ficar feridos se esta for acidentalmente ligada. O risco aumenta se os dispositivos de segurana forem removidos, ou se os trabalhadores estiverem pressionados pela falta de tempo (omitindo procedimentos de segurana).

Esmagamento numa mquina: um tcnico ficou mortalmente ferido quando trabalhava na zona de perigo 13 numa mquina de paletizao. A mquina comeou a trabalhar inesperadamente. Um trabalhador ficou preso numa instalao de confeitaria enquanto desbloqueava uma mquina de 14 rebuados.

Medidas de preveno: A melhor preveno eliminar os factores de risco na fase de concepo das mquinas e instalaes. Se os riscos no puderem ser eliminados, devem adoptar-se e aplicar-se sistemas de trabalho seguros, incluindo procedimentos de bloqueio e sistemas de autorizao de trabalhos.

Espaos fechados

Os trabalhadores da manuteno no sector da indstria alimentar e das bebidas podem ser obrigados a entrar em espaos fechados, como tanques de armazenagem, tinas, cubas de fermentao, prensas e pises para uvas e equipamentos semelhantes, para procederem sua manuteno, inspeco, limpeza e reparao. O trabalho em espaos fechados pode ser muito perigoso: esses perigos podem ser 15 causados por falta de oxignio , por gases txicos, lquidos e slidos que encham subitamente o espao em causa (submerso), por poeiras (por exemplo, silos de farinha), ou ainda por calor ou frio 16 excessivos. As ms condies visibilidade aumentam o risco de acidentes em espaos fechados. Medidas de preveno: Em primeiro lugar, a entrada nos espaos fechados deve ser evitada, por exemplo executando os trabalhos a partir do exterior; se a entrada num espao fechado for inevitvel, deve aplicar-se um sistema de trabalho seguro e adoptar dispositivos de emergncia adequados antes de o trabalho comear. Os trabalhadores devem receber formao e informao sobre os perigos dos espaos fechados. O ar deve ser testado antes de entrarem. Deve prever-se tempo suficiente para os espaos arrefecerem ou aquecerem. Devem ser fornecidos equipamentos adequados, tais como equipamentos de proteco individual, por exemplo, mscaras respiratrias iluminao (aprovada para atmosferas explosivas) e aparelhos de comunicao.
17

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Uma boa concepo, nomeadamente das aberturas, coberturas e sistemas de fecho, pode melhorar o diagnstico e a acessibilidade para as operaes de manuteno.

Escorregamento, tropeamento e quedas ao mesmo nvel

O escorregamento, o tropeamento e as quedas ao mesmo nvel so as principais causas de acidente na indstria alimentar e das bebidas. As leses devido a escorregamento, em especial, so mais frequentes neste sector do que na maioria dos outros, sobretudo devido aos pavimentos 18 molhados, sujos e gordurosos (por exemplo, com comida). Medidas de preveno: A preveno dos derramamentos atravs da concepo dos equipamentos e da manuteno adequada dos mesmos, a limpeza e a secagem constantes dos pavimentos e superfcies de trabalho, e o fornecimento aos trabalhadores de calado antiderrapante, nos casos em que ainda seja necessrio, so fundamentais para evitar o escorregamento, o tropeamento e as quedas ao mesmo nvel.

Trabalhos fisicamente desgastantes

A manuteno na indstria alimentar e de bebidas pode implicar trabalhos fisicamente desgastantes. Os trabalhadores envolvidos na manuteno correm o risco de desenvolver doenas msculoesquelticas, porque tm frequentemente de trabalhar em posies incmodas quando fazem a manuteno de mquinas de difcil acesso ou entram em espaos fechados. Medidas de preveno: A boa concepo ergonmica das mquinas e dos equipamentos ajuda a minimizar o risco de leses msculo-esquelticas. Os trabalhadores podem contribuir activamente para a preveno dessas leses atravs da participao em aces de formao e do envolvimento no planeamento e na aplicao de alteraes dos trabalhos ou funes.

Calor e frio

Alguns subsectores da indstria alimentar e de bebidas obrigam a trabalhar em condies de temperatura extremas. Entre os locais de trabalho que podem atingir temperaturas muito elevadas figuram as padarias, as cozinhas industriais e os secadores-fumadores. Os locais de trabalho frios e hmidos so comuns no sector de transformao das carnes e aves de capoeira e na indstria dos lacticnios; h ambientes de trabalho extremamente frios no sector de produtos alimentares frescos e congelados, ou na produo de produtos liofilizados. O fabrico de caf solvel liofilizado exige uma manuteno e uma limpeza intensivas para assegurar uma produo 19 ininterrupta. Medidas de preveno: Os riscos associados ao trabalho em condies de temperatura extremas podem ser minimizados atravs da regulao do tempo de exposio, da previso de pausas peridicas e de um vesturio de proteco individual especializado, se necessrio vesturio trmico adequado. Nas unidades de refrigerao, cmaras frigorficas e cmaras de congelao, devem ser previstas vias de evacuao. As portas devem poder ser abertas do interior e estar equipadas com iluminao para serem visveis quando esto fechadas.

Factores de risco psicossociais

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Os trabalhadores da manuteno trabalham frequentemente sob a presso do tempo, em horrios especiais (trabalho por turnos), sem instrues suficientes, em condies incmodas e, no caso da 20 manuteno externalizada, por vezes em ambientes de trabalho com que no esto familiarizados Nestas condies, os trabalhadores da manuteno podem sofrer de stresse relacionado com o trabalho. Medidas de preveno: necessrio afectar tempo e recursos realistas ao trabalho de manuteno. Os trabalhadores devem receber formao e informao acerca do trabalho a executar e sobre mtodos de trabalho seguros.

Concepo das mquinas e das linhas de produo


Muitos acidentes ocorrem durante a manuteno das mquinas. Sobretudo na indstria alimentar, necessrio aceder frequentemente s mquinas para auxiliar o fluxo dos produtos, eliminar bloqueios ou 21,22 A segurana da manuteno comea pela concepo e o derramamentos e fazer limpezas. planeamento das mquinas e instalaes, que devem ser concebidas de forma a poderem ser mantidas e limpas com segurana. Os desafios colocados aos responsveis pela concepo das mquinas em termos de segurana da manuteno referem-se, por exemplo, facilidade de acesso s peas das mquinas que tm de ser inspeccionadas ou substitudas, facilidade de acesso a pontos que tm de ser periodicamente lubrificados e afinados, sem remoo dos sistemas de segurana, disposio clara de componentes complexos, evitando, por exemplo, a sobreposio de cabos elctricos, aos sistemas de bloqueio e de segurana. Ainda que as mquinas tenham sido concebidas de modo a poderem ser mantidas de forma segura, uma manuteno deficiente dos locais de trabalho pode eliminar os respectivos benefcios. Tambm essencial conceber os locais de trabalho adequadamente para evitar os acidentes e garantir uma 23 manuteno segura.

Legislao
Vrias directivas europeias estabelecem normas mnimas para proteger os trabalhadores. A mais importante a Directiva 89/391/CEE, de 12 de Junho de 1989, relativa aplicao de medidas destinadas a promover a melhoria da segurana e da sade dos trabalhadores no trabalho, que estabelece o processo de avaliao dos riscos e uma hierarquia das medidas de preveno que todas as entidades patronais so obrigadas a respeitar. A directiva-quadro complementada pelas directivas filhas, sendo a seguir referidas as especialmente relevantes para a manuteno segura no sector da indstria alimentar: Directiva 89/655/CEE relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho no trabalho. Esta directiva estabelece as referidas prescries mnimas e regulamenta o trabalho de manuteno seguro. Directiva 89/656/CEE, de 30 de Novembro de 1989, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de proteco individual no trabalho, estabelece as prescries mnimas para os equipamentos de proteco individual utilizados pelos trabalhadores no trabalho. Directiva 90/269/CEE, de 29 de Maio de 1990, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade respeitantes movimentao manual de cargas que comportem riscos, nomeadamente dorsolombares, para os trabalhadores. Directiva 98/24/CE, de 7 de Abril de 1998, relativa proteco da segurana e da sade dos trabalhadores contra os riscos ligados exposio a agentes qumicos no trabalho.

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Directiva 2004/37/CE, de 29 de Abril de 2004, relativa proteco dos trabalhadores contra riscos ligados exposio a agentes cancergenos ou mutagnicos durante o trabalho. Directiva 1999/92/CE, de 16 de Dezembro de 1999, relativa s prescries mnimas destinadas a promover a melhoria da proteco da segurana e da sade dos trabalhadores susceptveis de serem expostos a riscos derivados de atmosferas explosivas. Directiva 2000/54/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Setembro de 2000, relativa proteco dos trabalhadores contra riscos ligados exposio a agentes biolgicos durante o trabalho. Directiva 2003/10/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de Fevereiro de 2003, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade em matria de exposio dos trabalhadores aos riscos devidos aos agentes fsicos (rudo). Directiva 2006/42/CE do Conselho, relativa s mquinas. Esta directiva estabelece as prescries essenciais de sade e segurana em relao concepo e ao fabrico, a fim de melhorar a segurana das mquinas colocadas no mercado. A directiva dispe que as mquinas devem concebidas e construdas por forma a cumprirem a funo a que se destinam e a poderem ser postas em funcionamento, reguladas e objecto de manuteno sem expor as pessoas a riscos, quando tais operaes sejam efectuadas nas condies previstas, mas tendo tambm em conta a sua m utilizao razoavelmente previsvel. As directivas especficas adoptadas para proteger os jovens trabalhadores, as trabalhadoras grvidas e os trabalhadores temporrios tambm so aplicveis s actividades de manuteno. Para mais informaes sobre a legislao, consultar http://osha.europa.eu/en/legislation

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Gesto da SST na manuteno


Os aspectos especficos da manuteno variam em funo dos sectores industriais e consoante os trabalhos. Porm, h alguns princpios comuns da gesto da SST para garantir a segurana e a sade dos trabalhadores: Integrao da gesto da SST na gesto da manuteno Abordagem estruturada com base na avaliao dos riscos Funes e responsabilidades claras Sistemas de trabalho seguros e orientaes claras a observar Formao e competncias adequadas Envolvimento dos trabalhadores na avaliao dos riscos e no processo de gesto da manuteno Comunicao eficaz

H cinco regras bsicas a respeitar para garantir a segurana da manuteno (baseadas no modelo 24 adoptado pelas autoridades de SST suas SUVA. ). 1. Planear

A manuteno deve comear por um planeamento adequado. Deve realizar-se uma avaliao dos riscos, com o envolvimento dos trabalhadores nesse processo. As questes a tratar na fase de planeamento so as seguintes: O mbito do trabalho: o que necessrio fazer e como ir afectar os outros trabalhadores e actividades presentes no local de trabalho Avaliao dos riscos: os potenciais perigos devem ser identificados (por exemplo, substncias perigosas, espaos fechados, peas mveis das mquinas, poeiras presentes no ar) e necessrio desenvolver medidas para eliminar ou minimizar os riscos. Ver tambm http://osha.europa.eu/en/topics/riskassessment Tm de ser definidos sistemas de trabalho seguros (autorizaes de trabalhos, sistemas de bloqueio) O tempo e os recursos que a actividade ir exigir A comunicao entre o pessoal da manuteno e o da produo, e entre todas as outras partes envolvidas Competncia e formao adequada

Devem elaborar-se orientaes indicativas do que deve ser objecto de manuteno e com que frequncia.

2.

Garantir a segurana da rea de trabalho necessrio garantir a segurana da rea de trabalho impedindo o acesso de pessoas no autorizadas, por exemplo, atravs da utilizao de barreiras e sinais. Tambm necessrio manter a rea limpa e sem riscos, cortando a electricidade, fixando bem as peas mveis das mquinas, instalando ventilao temporria e criando vias seguras para os trabalhadores entrarem e sarem da rea de trabalho. O Health & Safety Executive for Northern Ireland (HSENI) (Departamento de Sade e Segurana da Irlanda do Norte) publicou uma orientao relativa a 25 um processo de bloqueamento seguro.

3.

Utilizar equipamentos adequados

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Devem ser fornecidos e utilizados equipamentos e ferramentas adequados, incluindo equipamentos de proteco individual quando os riscos no puderem ser eliminados. As entidades patronais devem assegurar a disponibilidade de ferramentas e equipamentos adequados para o trabalho a efectuar (juntamente com as respectivas instrues de utilizao, se necessrio) que eles esto em boas condies que so adequados para o ambiente de trabalho (por exemplo, no produzem fascas em atmosferas inflamveis) e que tm uma concepo ergonmica Todos os equipamentos de proteco pessoal devem: ser adequados para os riscos envolvidos, sem suscitarem eles prprios um maior risco corresponder s condies existentes no local de trabalho ter em conta as prescries ergonmicas e o estado de sade do trabalhador servir perfeitamente os seus utilizadores aps os ajustamentos necessrios.

4.

Trabalhar conforme planeado Os mtodos de trabalho seguros tm de ser comunicados, compreendidos pelos trabalhadores e os supervisores e correctamente aplicados. Os trabalhos devem ser acompanhados para garantir que os sistemas de trabalho seguros acordados e as regras aplicveis no local so respeitados. Este aspecto especialmente importante se a manuteno for efectuada por empresas subcontratadas. Os procedimentos de segurana tm de ser cumpridos, mesmo que haja presso do tempo: o seu incumprimento pode sair muito caro se causar acidentes, leses ou danos patrimoniais. necessrio prever procedimentos que permitam enfrentar os imprevistos. Uma das medidas do sistema de trabalho seguro deve ser a paragem dos trabalhos quando houver problema imprevistos ou que excedam as competncias do trabalhador.

5.

Efectuar verificaes no final necessrio que, no fim do processo de manuteno, sejam efectuadas verificaes para confirmar que o trabalho de manuteno ficou totalmente concludo e deixou o seu objecto em 26 condies de funcionamento adequadas e seguras. A capacidade funcional da instalao, das mquinas ou dos equipamentos tem de ser ensaiada e os dispositivos de proteco repostos no lugar. A etapa final inclui a elaborao de um relatrio em que se descreva o trabalho executado e se formulem observaes sobre eventuais dificuldades encontradas, bem como recomendaes relativas a melhorias.

Exemplos de boas prticas de preveno dos danos em operaes de manuteno na indstria alimentar e de bebidas
Software facilita a manuteno e melhora a segurana das instalaes na indstria alimentar As queijarias utilizam muitas instalaes e mquinas diferentes. A existncia de muitos intervalos para manuteno e substituio, bem como para reparaes ou verificaes, constitui um grande desafio para os tcnicos de manuteno no que diz respeito logstica e organizao (imagem 2). Uma queijaria necessitava de um programa que optimizasse a manuteno das suas instalaes e, por isso, desenvolveu um software adaptado s suas necessidades especficas. Foi criado um registo central

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

10

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

acessvel base de dados interna da empresa. O novo software permite que a empresa verifique quando as instalaes foram controladas pela ltima vez e se foram detectados problemas. Alm disso, ajuda a estabelecer o calendrio de manuteno e mostra o respectivo horrio, no s em relao s mquinas de produo mas tambm a outros equipamentos, gruas e veculos, e at aos extintores de 27 incndio.

Imagem 2: Queijaria

Fonte: BGN Ferros para waffles das linhas de produo substituio de substncias perigosas Os ferros para waffles usados nas linhas de produo tm de ser limpos regularmente. Normalmente, os ferros e as formas de waffles eram limpos com soda custica ou usando escovas de arame. Isto levava ao desgaste dos ferros (a massa lubrificante dos rolamentos era removida), obrigando a que a linha fosse desligada, e s vezes encontravam-se pedaos de arame das escovas na linha. Para substituir a soda custica e prevenir, assim, a ocorrncia de doenas e acidentes profissionais, bem como o impacto ambiental, os ferros de waffles das linhas de produo so agora limpos automaticamente durante as operaes de cozimento por um laser slido (imagem 3). No necessrio 28 agente de limpeza. Depois da limpeza, o processo de confeco pode continuar.

Imagem 3: Clean Lasersystem: laser slido usado em ferros para waffles

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

11

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

Fonte: CleanLASER
1

HSE, A recipe for safety, HSE guidance, pp.30, http://www.swale.gov.uk/media/adobepdf/recipe_for_safety_HS_fooddrink_industry.pdf 2 HSE, Food and drink manufacture, website, 2009, http://www.hse.gov.uk/food/ 3 HSE, Food and drink manufacture, website, 2009, http://www.hse.gov.uk/food/ 4 Processing & Packaging Machinery Association, Focus on accidents in the food industry, ppma news, issue 7, 2007 http://www.ppma.co.uk/News/spring2008/PPMA-News-Spring-2008-LR.pdf 5 HSE, Priorities for health and safety in the biscuit manufacturing industry, HSE information sheet, Food sheet No. 10, http://www.hse.gov.uk/pubns/fis10.pdf 6 Advantage Business Media, Equipment changeover, Food Manufacturing, http://www.foodmanufacturing.com/Scripts/Equipment-Changeover.asp 7 Smith, D.A., Keeler, L.J., Maintenance in a Food Manufacturing Facility Keeping a Sanitary Process Environment during Repairs, NebGuide, University of Nebraska, 2 pp, 2007, http://www.ianrpubs.unl.edu/live/g1815/build/g1815.pdf 8 Krol, S. Food grade lubricants: hygiene and hazard control, Food science and Technology Abstracts, 2009, http://www.foodsciencecentral.com/fsc/ixid15718 9 DuPont, Food industry - Protective clothing against chemicals, website accessed on 9 July 2009, http://www.dpp-europe.com/-Food-.html 10 GMPs are guidelines that outline the aspects of production that would affect the quality of a product. See: WHO good manufacturing practices http://www.who.int/medicines/areas/quality_safety/quality_assurance/production/en/ 11 HSE, Prevention of dust explosions in the food industry, guidance,updated in 2008, http://www.hse.gov.uk/food/dustexplosion.htm 12 HSE, Flour bagging, Flour control guidance sheet FL07, COSHH essentials, 4 pp. 2003, http://www.coshh-essentials.org.uk/assets/live/fl07.pdf 13 HSE, Food manufacture from experiences, 2009 http://www.hse.gov.uk/food/experience.htm#machinery 14 Processing & Packaging Machinery Association, Focus on accidents in the food industry, ppma news, issue 7, 2007 http://www.ppma.co.uk/News/spring2008/PPMA-News-Spring-2008-LR.pdf 15 CSIRO Division of food processing meat research laboratory, Hazardous atmospheres in confined spaces, Meat research news letter 1992, http://www.meatupdate.csiro.au/data/MEAT_RESEARCH_NEWS_LETTER_92-1.pdf

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

12

Manuteno segura Indstria alimentar e de bebidas

16

HSE, Safe work in confined spaces, leaflet INDG258, reprited 2006, http://www.hse.gov.uk/pubns/indg258.pdf 17 Work safe BC, Hazards of confined spaces for food and beverage industries, WorkSafeBC publication, 2004 20 pp., http://www.worksafebc.ca/publications/health_and_safety/by_topic/assets/pdf/confined_space_bk82.pdf 18 HSE, Food manufacture - Main causes of injury: Slips on wet and contaminated floors, guidance, website updated in 2009, http://www.hse.gov.uk/food/slips.htm 19 Waga, N.-C., Schutzbekleidung in extremer Klte, BGN, http://www.bgn.de/472/1752?highlight_search_words=k%C3%A4lte 20 Uhlig, D., Sicherheit und Gesundheitsschutz bei Instandhaltungsarbeiten, Die BG, March 2000, http://www.diebgdigital.de/aid/diebg_20000310/inhalt.html 21 HSE, Food manufacture Main causes of injuries: machinery, guidance, website updated in 2009, http://www.hse.gov.uk/food/machinery.htm 22 Procter, J., How to design guarding for food and drink machinery, Convenor of the European Standards Committee in machine building.net, 2007, http://www.machinebuilding.net/ta/t0039.htm 23 Lind, S., Nenonen, S., Occupational risks in industrial maintenance, Journal of Quality in Maintenance Engineering, Vol. 14, No. 2, p. 194204, 2008 24 SUVA, Richtiges Instandhalten: Die fnf Grundregeln, Merkblatt 44039d, 2009, https://wwwsapp1.suva.ch/sap/public/bc/its/mimes/zwaswo/99/pdf/44039_d.pdf 25 HSENI, Lock-out procedures, guideline, 2002, http://www.hseni.gov.uk/lock_out_procedures.pdf or http://www.hseni.gov.uk/lock-out_screen.pdf 26 Mller, J., Tregenza, T., The importance of maintenance work to occupational safety and health: a European campaign starting in 2010 casts its shadows, 2008 https://wwwsapp1.suva.ch/sap/public/bc/its/mimes/zwaswo/99/pdf/88154_d.pdf 27 Scholl, A., Wartung per Mausklick, Berufsgenossenschaft fr Nahrungsmittel und Gaststtten, Akzente, 4/2001, p. 8-9, http://www.bgn.de/files/572/AKZ4_01.pdf 28 Cleantool, database, process included in 2004, accessed June 2009, http://www.cleantool.org/suche/ergebnis_ts.php?sel_cp=222&idlan=2&sort0=costs&query_show=cp,cp class=39&cb_1=/Y///

Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

13

Vous aimerez peut-être aussi