Vous êtes sur la page 1sur 46

Desenho Tcnico Aula 1

William Blake (1757-1827)

Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos


Instituto de Cincia e Tecnologia So Jos dos Campos

Professor Doutor Eduardo Ferro dos Santos


Doutorado em Engenharia de Produo Mestrado em Engenharia de Produo Mestrado em Engenharia Mecnica Especialista em Qualidade e Produtividade Especialista em Ergonomia Ergonomista Snior Certificado pela ABERGO Graduao em Engenharia Mecatrnica Graduao em Fisioterapia Contatos: eduardo.ferro@unifesp.br Sala: 237

Apresentao da Disciplina

Objetivos
Objetivos gerais: Desenvolver habilidades ligadas visualizao espacial e ao uso de tcnicas e interpretao de representaes grficas, utilizando o desenho tcnico como forma de linguagem. Objetivos especficos: Desenvolver habilidades do aluno ligadas visualizao espacial e representaes grficas bi e tridimensional, alm da prtica de desenho assistida por computador; Fomentar a criatividade e o raciocnio; Incentivar e desenvolver a capacidade de trabalho em equipe; Desenvolver as expresses oral, escrita e grfica.

Metodologia
Metodologia de Ensino: Exposio de cada assunto pelo professor Discusso e resoluo de exerccios pelos alunos Avaliao: O rendimento ser avaliado em trs (3) provas, sendo: Prova Terica, Prova Prtica, Atividades em Sala, Trabalho de Concluso. Ser considerado aprovado o aluno que obtiver mdia final igual ou superior a 7. Frequncia: Ser reprovado o aluno que tiver faltado a mais de 25% das aulas. O controle de frequncia ser por chamada, em cada aula.

Bibliografia
Bibliografia bsica: LEAKE, J; BORGERSON, J. Manual de Desenho Tcnico para Engenharia, LTC, 2010. SILVA, A et al. Desenho Tcnico Moderno. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. MICELI, M.T.; FERREIRA, P. Desenho Tcnico Bsico. 2 ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milnio, 2008. RIBEIRO, C.P.B.V. Desenho Tcnico para Engenharias. 1 ed. Curitiba: Juru, 2010, v.1. SCHNEIDER, W. Desenho tcnico industrial: introduo aos fundamentos do desenho tcnico industrial. So Paulo: Hemus, 2008.

Ponte de Macarro

Instrumental
Embora a mo e a mente controlem o desenho acabado, materiais e equipamentos de qualidade tornam o ato de desenhar agradvel, facilitando a longo prazo a obteno de um trabalho de Qualidade. CHING, Francis D. K.

Lpis ou Lapiseiras
Lapiseira Tradicional Devido ao seu grafite relativamente espesso, ela facilita o traado de diversos pesos de linhas ntidos. Deve ser mantida sempre bem apontada. Lapiseira Mecnica Utiliza uma mina de grafite, que no necessita ser apontada. Ela utilizada para o traado de linha ntidas e finas. Para linhas relativamente espessas e fortes, voc tem que usar uma srie de linhas, ou uma lapiseira com minas de grafite mais espessas. As principais minas so as de 0,3 mm, 0,5mm, 0,7mm e 0,9mm.

Lpis O lpis comum de madeira e grafite tambm pode ser usado para desenho. Deve ser apontado, afiado com uma lixa pequena e, em seguida, ser limpo com algodo, pano ou papel. De maneira geral, costuma se classificar o lpis atravs de letras, nmeros, ou ambos, de acordo com o grau de dureza do grafite (mina). Classificao por nmeros N 1 macio, geralmente usado para esboar e para destacar traos que devem sobressair; N 2 mdio, o mais usado para qualquer traado e para a escrita em geral; N 3 duro, usado em desenho geomtrico e tcnico.

Classificao por letras A classificao mais comum H para o lpis duro e B para lpis macio. Esta classificao precedida de nmeros dar a gradao que vai de 9B (muito macio) a 9H (muito duro), sendo HB a gradao intermediria.

A dureza de um grafite para desenho depende dos seguintes fatores: Tipo e acabamento do papel (grau de aspereza): quanto mais spero um papel, mais duro deve ser o grafite que voc usar; A superfcie de desenho: quanto mais dura a superfcie, mais macio parece o grafite; Umidade: condies de alta umidade tendem a aumentar a dureza aparente do grafite. Atualmente mais prtico o uso de lapiseira. Recomendamos a de 0,5mm e a de 0,9mm, com grafite HB.

Borracha e Esquadros
BORRACHA Sempre use borracha macia, compatvel com o trabalho para evitar danificar a superfcie do desenho. Evite o uso de borrachas para tinta, que geralmente so mais abrasivas para a superfcie de desenho.

ESQUADROS o conjunto de duas peas de formato triangular-retangular, uma com ngulos de 45 e outra com ngulos de 30 e 60. So denominados de jogo de esquadros quando so de dimenses compatveis, ou seja, o cateto maior do esquadro de 30/60 tem a mesma dimenso da hipotenusa do esquadro de 45. Utilizados para o traado de linhas verticais, horizontais e inclinadas, sendo muito utilizado em combinao com a rgua paralela.

Ainda com a combinao destes esquadros torna-se possvel traar linhas com outros ngulos conhecidos. Os esquadros devem ser de acrlico e sem marcao de sua gradao.

Escalmetro
ESCALMETRO Instrumento destinado marcao de medidas, na escala do desenho. Pode ser encontrado com duas gradaes de escalas, mas a mais utilizada e recomendvel o que marca as escalas de 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100 e 1:125. No deve ser utilizado para o traado de linhas.

Compasso
o instrumento que serve para traar circunferncias, arcos de circunferncia, crculos de quaisquer raios. Deve oferecer um ajuste perfeito, no permitindo folgas. Recomenda-se Trident, Staedtler, linha 9000, 9001, 9010, a gosto.

Gabaritos
So chapas em plstico ou acrlico, com elementos diversos vazados, que possibilitam a reproduo destes nos desenhos. O gabarito de crculos til para o traado de pequenos crculos de raios pr disponveis. Outros gabaritos teis: formas geomtricas, equipamentos sanitrios/hidrulicos e mobilirio.

Outros
Rgua Transferidor Fita Crepe Papel A4 (margeado / milimetrado) Paqumetro Micrometro

Normas Tcnicas

Conceito de Desenho

Classificao

Histria do Desenho Tcnico

E o que falar do Gnio?

Qual a importncia do desenho?

Quando falta ...

Quando falta ...

Quando falta ...

Quando falta ...

Quando adotado com seriedade ...

Quando adotado com seriedade ...

Quando adotado com seriedade ...

Quando adotado com seriedade ... e viso ...

Quando adotado com seriedade ... e viso ...

Quando adotado com seriedade ... e viso ...

Presente em tudo ... Sem ele ... no h progresso ... no h engenharia ... no h comunicao ...

O futuro precisa de pessoas com a competncia ...

Eles tinham ...

Vamos ento aprender, vamos precisar ... do manual ... aos recursos de apoio tecnolgico ...

Desenho, Modelagem e Simulao ...

Desenho Eletrotcnico

Desenho Otimizado ...

Atividades
Desenho Universal: Casa Desenho Artstico: Professor Desenho Tcnico: Objeto Pessoal Registro (foto) de m concepo

Vous aimerez peut-être aussi