Vous êtes sur la page 1sur 9

INVESTIGAO LITEROCINEMATOGRFICA DO OPRIMIDO EM SO BERNARDO DE GRACILIANO RAMOS E LEON HIRSZMAN

Fbio Wesley Santos PAIXO (UFS) Diego Menezes de ARAUJO (UFS / PPGL) Tatiana Cntia da SILVA (UFS / PPGL / CAPES)

RESUMO O romance S. Bernardo (1932) de Graciliano Ramos e o filme homnimo (1972) de Leon Hirszman servem como estudo comparativo entre literatura e cinema no vis da condio do oprimido. O presente objeto analisa trs pontos essenciais ao tema: o poder centralizado do opressor em Paulo Honrio, o silenciamento da mulher em Madalena e a explorao do trabalhador em Padilha e Marciano. Averiguar-se- concomitantemente a receptividade de cada obra no cosmo das identidades concernentes s personagens acima apresentados.

Palavras-chave: Oprimido; Literatura; Cinema.

Graduado em Letras Portugus Francs pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente desenvolvendo paralelamente trs pesquisas: I. Anlise literocinematogrfica do oprimido mulher/trabalhador em So Bernardo. II. A representao feminina e subalterna em A Hora da Estrela; III. Estudo e anlise de obras machadianas. (E-mail: f.wesley84@hotmail.com) Graduado em Letras Portugus pela Universidade Federal de Sergipe, Aluno especial do Mestrado em Letras Literatura pela mesma instituio. Atualmente desenvolvendo paralelamente trs pesquisas: I. A representao feminina e subalterna em A Hora da Estrela; II. Anlise literocinematogrfica do oprimido mulher/trabalhador em So Bernardo; III. Estudo e anlise de obras machadianas. (E-mail: menezes-araujo@hotmail.com) Especialista em Lingustica e Mestranda em Literatura pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente desenvolvendo paralelamente quatro pesquisas: I. Estudo e anlise de obras machadianas; II. O dilogo entre o medievo e o serto na lrica de Elomar Figueira Mello; III. A representao feminina e subalterna em A Hora da Estrela; IV. I. Anlise literocinematogrfica do oprimido mulher/trabalhador em So Bernardo. (E-mail: tatiana.cintia@hotmail.com)

Introduo O presente artigo abordar em seu corpus uma comparao entre o romance S. Bernardo de Graciliano Ramos (1932) e o filme homnimo de Leon Hirszman (1972) nas perspectivas das significaes sociais imagticas de seus personagens. O romance considerado pela crtica literria como uma referncia representativa do meio social interiorano nordestino. Apesar de a obra ser reconhecida pelo vis da literatura engajada, nela poder-se- perceber certo desvio esttico comparada a outras de sua gerao. Deste modo, a linguagem seca e direta, estilo peculiar a literatura de denncia, est acompanhada de uma introspeco complexa no tempo/espao das personagens. No bojo das informaes, o que se observa de modo geral : o poder centralizador e opressor em Paulo Honrio, a sufocao da mulher em Madalena e a explorao do trabalhador em Padilha e Marciano. Homonimamente e utilizando o mesmo texto de Graciliano Ramos, Leon Hirszman aproveitou-se da fase do engajamento cinematogrfico brasileiro, denominado de Cinema Novo, para denunciar conforme a arte flmica. O filme foi rodado em Viosa, municpio de Alagoas, cenrio da obra, assim sendo, um dos seus objetivos era de se aproximar do espao na tentativa de representar a fico como veracidade, apresentando a situao do oprimido mulher/trabalhador no campo. A comparao entre literatura e cinema fomenta a este projeto um olhar crtico no contexto social em relao abordagem dos anos 30 (obra literria) e 70 (cinema). Por fim, o projeto explicitar por meio da anlise literocinematogrfica o que houve de confluncia e alterao na representao identitria de suas personagens para que a fico se aproximasse do real.

Definio do tema: no cosmo do oprimido.

A oba literria de carter denunciativo ser contraposta ao filme como forma de evidenciar o ser social oprimido, o que tornar necessria a entrada no campo sociocultural na tentativa de explicar a explorao do homem pelo homem. Adentrando ao campo das personagens tratar-se- dos assuntos relativo mulher e ao trabalhador (homem) ambos conexos com a temtica do oprimido. O vocbulo oprimido, do latim opprimo, que significa est sob o peso de uma opresso ou est sob efeito de uma tirania, de certo a palavra mais adequada s mulheres e aos empregados da Fazenda S. Bernardo. Desta maneira, serve como forma de situar ao menos trs das personagens que sero analisadas nesse projeto: Madalena (mulher/trabalhadora/esposa), Padilha (professor) e Marciano (zelador), representantes da parte oprimida em contraposio a Paulo Honrio o opressor! O ser oprimido tende em sua condio no aceitar o que lhe imposto, ele reconhece e critica conforme o seu nvel de conhecimento intelectual. Contundo, a fora opressora dominante faz o desfavorecido silenciar de forma abrupta. Em face, o opressor impe a sua autoridade atravs de situaes que coloca o explorado numa conjuntura desvantajosa, a qual inibi e coagi para que o oprimido aceite a casta vexatria. Para se perceber melhor a relao dominador/dominado Paulo Freire (2005), no livro Pedagogia do Oprimido, coloca que: Se a humanizao dos oprimidos subverso, sua liberdade tambm o . Da a necessidade de seu constante controle. E, quanto mais se controlam os oprimidos, mais o transformam em coisa, em algo como se fosse inanimado. Utilizando a interveno para dialogar com a obra percebe-se que as humilhaes eram justificadas pelo fato do poder est centralizado em Paulo Honrio, que reprimia por meio do silenciamento todos aqueles que fossem de encontro com as suas ideias. Sabe-se que a questo da represso feminina dialoga diretamente com a temtica do oprimido, se para a sociedade ps-moderna a luta da mulher

confronta-se com o machismo ainda em vigor, h de se imaginar a barbrie moral que era nos anos 30. A violncia simblica imposta mulher est incutida na sociedade de modo universal. Hbitos, atos e at mesmo a maneira de enxergar as questes femininas passam normalmente pelo crivo da represso. Pierre Bourdieu (1999) em sua obra A dominao masculina, no captulo A masculinidade como nobreza, colocou de modo sucinto e de forma contundente a imposio mulher.
As injunes continuadas, silenciosas e invisveis, que o mundo sexualmente hierarquizado no qual elas so lanadas lhes dirige, preparam as mulheres, ao menos tanto quanto os explcitos apelos ordem, a aceitar como evidentes, naturais e inquestionveis prescries e proscries arbitrrias que, inscritas na ordem das coisas, imprimem-se insensivelmente na ordem dos corpos. (BOURDIEU, 1999, p.71)

Como observado, a mulher acaba sendo vista como um produto da sociedade patriarcal, essa no admite a liberdade feminina de forma integral. Analogamente com o romance S. Bernardo encontramos em Madalena a figura da mulher colocada por Bourdieu, pois o seu opressor/marido ditava as regras do seu matrimonio no a deixando ter voz ativa, apesar de alguns atos de revelia. Ela em si um retrato do silenciamento feminino poca, onde o cime doentio e o egocentrismo de Paulo Honrio no admitiam: o trabalho, a sua forma de pensar e agir humanitariamente. Assim sendo, a personagem configura a pluri-opresso feminina: mulher, esposa e trabalhadora. A segunda parte de anlise das personagens dedicada opresso do trabalhador em Padilha e Marciano. O dever do dominador reprimir veementemente para se manter no controle da situao, Simone Weil (2001) em seu livro Opresso e Liberdade expe que conservar o poder , para os poderosos, uma necessidade vital, ou seja, a opresso deve est na ordem do dia para que o oprimido renove sempre a sua condio de desfavorecido. Paulo Freire (2005) explica mais a fundo as consequencias de fazer parte desta casta desfavorecida, vejamos o fragmento abaixo:

Enquanto se encontra ntida sua ambiguidade, os oprimidos dificilmente lutam, nem sequer confiam em si mesmos. Tm uma crena difusa, mgica, na invulnerabilidade do opressor. No seu poder de que sempre d testemunho. Nos campos, sobretudo, se observa a fora mgica do poder do senhor. preciso que comecem a ver exemplos da vulnerabilidade do opressor para que, em si, v, operando-se convico oposta anterior. Enquanto isto no se verifica, continuaro abatidos, medrosos, esmagados. (FREIRE, 2005, p.115)

A citao de Freire (2005) denncia a obrigao imposta aos abnegados e o seu processo de aceitao. No obstante, indica o caminho ao desfavorecido para dirimir a questo da dominao atravs dos pontos de fragilidade do opressor. No romance Marciano e Padilha so anlogos pela condio do explorado, pois ambos sofreram os mais variados tipos humilhaes que avassalam as questes da moral e da dignidade humana advinda do personagem Paulo Honrio. Apesar dos dois personagens se encontrarem no ponto da condio do desprovido, existe entre eles certa diferena de grau na aplicao da represso, ou seja, Padilha por ter um posicionamento social/intelectual tinha mais privilgios que Marciano. Numa passagem do romance em que o professor e o zelador conversavam no horrio do expediente, Paulo Honrio chamou a ateno de Padilha verbalmente, j Marciano foi espancado em pblico. Tendo uma reflexo do exposto, entende-se que o trabalhador com determinado nvel de conhecimento deixa o seu oponente vulnervel na hora da aplicabilidade da punio. Comparando cinema/literatura far-se- dois recortes: O silenciamento da mulher em Madalena e o julgamento punitivo em Padilha e Marciano. O primeiro recorte analisado se passa durante o jantar onde estavam presentes: Paulo Honrio, Madalena, D. Glria, Padilha e Seu Ribeiro (bibliotecrio). Madalena preocupada com o ordenado do bibliotecrio disse-lhe que o valor recebido era insignificante, mas logo foi discordada pelo mesmo, em seguida, Paulo Honrio no gostando do assunto agiu severamente contra a sua esposa e a tia dela. Vejamos a cena acalorada no romance:

Madalena empalideceu: - No preciso zangar-se. Todos ns temos as nossas opinies. - Sem dvida. Mas tolice querer uma pessoa ter opinio sobre assunto que desconhece. Cada macaco no seu galho. Que diabo! Eu nunca andei discutindo gramtica. Mas as coisas da minha fazenda julgo que devo saber. E era bom que no me viessem dar lies. Vocs me fazem perder a pacincia. Joguei o guardanapo sobre os pratos, antes da sobremesa, e levantei-me. (RAMOS, 2008, p.115)

Observa-se claramente a imposio do opressor em no admitir nenhuma opinio relativo a sua fazenda ou a seus empregados e

consequentemente o emudecimento da sua esposa que ousou ter voz ativa. No quesito cinematografia constata algumas re-configuraes do texto original para dar mais consideraes aos argumentos referidos a opresso feminina em Madalena. A primeira montagem est no empalidecer de Madalena que substitudo pelo olhar perplexo para D. Glria, sua tia, logo depois da fala de interveno observado um olhar estupefato a Paulo Honrio que em seguida a responde com rigor fazendo-a: direcionar a cabea para baixo de modo acabrunhada e passar a mo suavemente em seu cabelo, caracterizando uma situao de medo. Outro ponto foi a forma brusca em que o seu marido se levanta da cadeira lhe dando um susto, talvez por pensar que a fala se transformasse numa agresso fsica. Ao final, o silncio de Madalena termina o ciclo opressivo da cena. A segunda parte que concerne ao trabalhador oprimido expe o modo de como Paulo Honrio ver aos seus empregados, bem como o tratamento diferenciado. Lembrando que a questo j foi previamente discutida acima como fortuna crtica do emudecido, e agora ser tratado na comparao romance/filme enxergando na prtica a adaptao. Observemos a parte escolhida do romance:
- Marciano! Gritei em vo. Desci a ladeira, com raiva. L embaixo, porta da escola, descobri Marciano escanchado num tamborete, taramelando com Padilha.

- J para as suas obrigaes, safado. - Acabei o servio, Seu Paulo, gaguejou Marciano perfilando-se. - Acabou nada! - Acabei, senhor sim. Juro por esta luz que nos alumia. - Mentiroso. Os animais esto morrendo de fome, roendo a madeira. Marciano teve um rompante: - Ainda agorinha os cochos estavam cheios. Nunca vi gado comer tanto. E ningum agenta mais viver nesta terra. No se descansa. Era verdade, mas nenhum morador me havia ainda falado de semelhante modo. - Voc est se fazendo besta, seu corno? Mandei-lhe o brao ao p do ouvido e derrubei-o. Levantou-se zonzo, bambeando, recebeu mais uns cinco trompaos e levou outras tantas quedas. A ltima deixou-o esperneando na poeira. Enfim ergueu-se e saiu de cabea baixa, trocando os passos e limpando com a manga o nariz, que escorria sangue. Estive uns minutos soprando. Depois voltei-me para o Padilha: - O culpado voc. - Eu? - Sim, voc, que anda enchendo de folhas ventas daquele semvergonha. Padilha defendeu-se, plido: - No ando enchendo nada no, Seu Paulo. injustia. Ele veio de enxerido, acredite. No chamei, at disse: "Marciano, melhor que voc v dar comida aos bichos". No escutou e ficou a, lesando. Eu estava enjoado, por Deus do cu, que no gosto da cara desse moleque. (RAMOS, 2008, p. 126-127)

O fragmento configura uma possvel desobedincia ao dominador. Observa-se o autoritarismo de Paulo Honrio em agredir fsica e moralmente o seu empregado, apesar de reconhecer que na sua propriedade no se h trguas no trabalho. O narrador por sua vez conta todo o ocorrido de forma irnica e vantajosa, o que evidencia o seu prazer em espancar sequencialmente Marciano. Quanto ao Padilha, cuja agresso fica restrita ao campo moral, percebe-se explicitamente o sentimento de medo, que o faz concordar com o seu opressor na inteno de alimentar o ego dele. Na transposio para o cinema ocorrem mudanas significativas que favorecem a identificao dos oprimidos e a condenao do opressor. O romance narrou que Marciano respondera com rompante (arrogncia), mas, no filme, o que se observa o zelador com uma voz em tom baixo, com um chapu nas mos demonstrando ao opressor respeito, parado na posio ereta e lamentando-se de cabea baixa. Porm, Paulo Honrio chega pronunciando palavras de baixo calo

e golpeando Marciano, que por sua vez no esboa reao. Desta maneira, a cena incrimina o repressor que diferentemente do texto no foi privilegiado pelo artifcio da ironia. O personagem Padilha, que na literatura aparenta ser um covarde, na sua adaptao para o cinema demonstra certo nervosismo, pois na cena a postura a de sempre olhar para o cho, manuseando o chapu nas mos e depois batendo em retirada pela tangente. O comportamento em questo coloca tambm o professor na condio de dominado, porm, a sua pena foi abrandada pelo protagonista Paulo Honrio.

Consideraes Finais.

A apresentao dos arcabouos tericos pertinentes ao tema do oprimido, mulher/trabalhador, em comparao com a literatura e o cinema em S. Bernardo, faz um dilogo com o objetivo principal dos estudos culturais que interdisciplinar as cincias em prol de um bom relacionamento social. Certo de que existem tericos gabaritados no assunto proposto, tais com: Foucault, Michelle Perrot, Terry Eagleton, Jacques Aumont e Arlindo Machado, o projeto prioriza estudiosos que nortearam pedagogicamente. Por fim, comparar literatura/cinema torna o presente artigo um objeto pertinente a temtica do oprimido.

Referncias.

BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 1999. EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introduo. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes,2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 30. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2001.

HIRSZMAN, Leon. S. Bernardo. DVD. 2009. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi