Vous êtes sur la page 1sur 7

geometria e medidas

Guia do professor

Experimento
Estradas para estao
Objetivos da unidade 1. Interpretar problemas de natureza geomtrica; 2. Estudar relaes entre pontos e retas experimental eanaliticamente.

licena Esta obra est licenciada sob uma licena Creative Commons

Secretaria de Educao a Distncia

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Ministrio da Educao

Guia do professor

Estradas paraestao

Sinopse Este experimento trata de um problema de otimizao que envolve a escolha da localizao de uma estao ferroviria e a construo de estradas. Asquestes sero apresentadas aos alunos, que devero discutir e chegar a um consenso sobre suas solues. Aps a discusso, os alunos resolvero os problemas experimentalmente, descobrindo, posteriormente, como encontrar as mesmas solues de forma analtica. Contedos Geometria Analtica: Estudo do Ponto, Reta e Circunferncia; Geometria Plana: Problemas de Otimizao no Plano.

Objetivos 1. Interpretar problemas de natureza geomtrica; 2. Estudar relaes entre pontos e retas experimental eanaliticamente. Durao Uma aula dupla.

Introduo
A otimizao est sempre presente no nosso dia-a-dia, at mesmo em questes simples como escolher um caminho para ir ao mercado. Porm, na maioria dos problemas do cotidiano, existem muitas variveis a serem otimizadas, por exemplo: melhor ir pelo caminho mais curto ou pelo mais seguro? Neste experimento apresentamos a seguinte situao: numa linha de trem, onde a estao deve ser construda de modo que se gaste a menor quantidade possvel de material em duas estradas que liguem a estao e duas cidades A e B, isto , o objetivo obter o traado das estradas de forma que o comprimento total seja o menor possvel. Em seguida, de outra forma, almejamos que duas estradas de mesma extenso liguem as cidades estao. Esta situao no a ideal para uma construo real, mas permite estudos matemticos e discusses interessantes. As resolues desses problemas sero desenvolvidas em trs nveis, experimental, geomtrica e analiticamente.

O experimento
Etapa 1 Material mnimo
Para encontrar qual o menor gasto possvel com material na construo das estradas, a estao de trem deve ser colocada num local onde a soma das distncias dela s cidades seja a menor possvel. Resoluo Geomtrica Na resoluo geomtrica proposta pelo experimento, zemos uma reexo de uma das cidades em relao reta que representa o trilho do trem:
B
Reexo da cidade B

= 90 Trilho do Trem E
Estao

T = 90

Motivao
Este experimento aborda tanto a Geometria Euclidiana quanto a Geometria Analtica atravs de um problema de otimizao. Nos dois casos em que ele dividido, podemos mostrar aos alunos as relaes que essas duas geometrias possuem. No Experimento, j abordamos passo a passo asdemonstraes necessrias, sendo que este Guia retomar rapidamente as etapas do experimento e se aprofundar numa das variaes possveis dele.
Cidade A

Cidade B

fig. 1

Chamamos a cidade B de B, sua reexo de B , a cidade A de A e a estao de E. Vamos mostrar que o o segmento BE congruente ao segmento EB, representados na figura 1. Quando reetimos o ponto B com relao ao trilho do trem, o segmento BB forma um ngulo de 90 com o trilho e os segmentos BT e T B so

Estradas para estao

Guia do professor

2/6

congruentes. Portanto, pelo caso de congruncia LAL, os tringulos BT E e BT E so congruentes, implicando a congruncia dos lados BE e BE. Como queremos a menor soma, basta traar um segmento de A a B (a menor distncia entre dois pontos um segmento de reta) e onde esse segmento interceptar o trilho do trem deve ser o local da estao. Resoluo Analtica A resoluo analtica est bem desenvolvida no Experimento e no necessrio seu aprofundamento neste Guia.

Como, por denio a mediatriz de um segmento AB o lugar geomtrico dos pontos equidistantes de A e de B, temos que o tringulo ABC issceles de base AB. Portanto, para resolver o problema da estao de trem, basta traar a mediatriz do segmento que liga as cidades A e B, e ento a estao car na interseco da mediatriz com a linha do trem:

Trilho do Trem

Estao

Etapa 2 Distncias iguais


Nesta etapa, queremos construir a estao de maneira que ela que mesma distncia das cidades da etapa 1.
Cidade B

Resoluo Geomtrica Para construir a estao, vamos vericar o seguinte enunciado: dado um segmento AB, qualquer ponto C na mediatriz de AB forma um tringulo issceles ABC de base AB.

Cidade A

fig. 3

Pelo resultado anterior, temos que AE = BE e, portanto, as distncias das cidades estao so as mesmas. Resoluo Analtica A resoluo analtica desta etapa est bem desenvolvida no Experimento e no necessrio seu aprofundamento neste Guia.

= 90 A D B

fig. 2

Estradas para estao

Guia do professor

3/6

Fechamento
B

Alm do Fechamento proposto no Experimento, uma tima concluso seria utilizar a variao proposta abaixo para que os alunos percebam que as solues obtidas podem ser ampliadas para um nmero maior de cidades, do qual pode ser obtido um algoritmo para n cidades.

F Trilho do Trem

Variaes
fig. 4

D B C

E se, ao invs de duas cidades, fossem trs? Como caria a resoluo da questo para encontrar o menor comprimento de estrada que devemos fazer? Perceba que, se reetirmos duas das cidades na reta que representa o trilho, como zemos durante o experimento usando o espelho, no obteremos a soluo tima, j que dessa maneira no ligaremos uma das cidades estao. Ento, vamos supor que as cidades estejam nos pontos B, C e D da figura 4. Seguem alguns passos para resolver essa questo: 1. Realizamos o mesmo procedimento utilizado no experimento perceba que obtemos dois pontos: um ligando C reexo de B e outro ligando D reexo de B. Note que o ponto que procuramos deve estar entre os pontos E e F j que se formos para a esquerda de E ou para a direita de F o valor de todas as estradas aumenta.

2. Vamos realizar a mesma operao reetindo agora a cidade C. O segmento BC tambm cruza o trilho no ponto E , e o segmento DC determina o pontoG. Perceba que o ponto que queremos est no segmento EG, mas, como queremos que ele tambm esteja em EF, ele continua restrito a esse segmento.

G Trilho do Trem

D B C

fig. 5

Estradas para estao

Guia do professor

4/6

3. Realizemos o mesmo procedimento reetindo a cidade D.

Bibliograa
Lima, E.L. Et al;. A Matemtica do ensino mdio, volume 1. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira da Matemtica, 2003

G Trilho do Trem

D B C

fig. 6

O segmento BD tambm cruza o trilho no ponto F, e o segmento CD no ponto G. Perceba que o ponto que queremos deve estar agora FG, mas pelos itens anteriores, conclumos que ele deve estar em EF, e o nico ponto que satisfaz essas duas condies o ponto F. Por meio de um raciocnio anlogo a este, possvel encontrar o ponto em que a estao deve ser construda levando em considerando 4 ou mais cidades.

Estradas para estao

Guia do professor

5/6

Ficha tcnica
Autor Kauan Pastini Paula Leite Revisores Matemtica Antnio Carlos Patrocnio Lngua Portuguesa CarolinaBonturi Pedagogia ngela Soligo Projeto grfico e ilustraes tcnicas Preface Design Fotgrafo Augusto Fidalgo Yamamoto Universidade Estadual deCampinas Reitor Fernando Ferreira Costa Vice-Reitor Edgar Salvadori de Decca Pr-Reitor de Ps-Graduao Euclides de Mesquita Neto Matemtica Multimdia Coordenador Geral Samuel Rocha de Oliveira Coordenador de Experimentos Leonardo Barichello Instituto de Matemtica, Estatstica e Computao Cientfica (imecc unicamp) Diretor Jayme Vaz Jr. Vice-Diretor Edmundo Capelas de Oliveira

licena Esta obra est licenciada sob uma licena Creative Commons

Secretaria de Educao a Distncia

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Ministrio da Educao

Vous aimerez peut-être aussi