Vous êtes sur la page 1sur 28

1

Acadmica: Olmpia Tainara P. Alves Rocha Salomo. Matricula: 224352

Modulo: Ecologia e Conservao da Natureza

Data: 07-02-2013 Aula Magna de Gesto Ambiental


Criamos coletivamente resultados que ningum deseja. Otto Scharmer

Desafios ambientais deste sculo Poluio


Poluio tem afetado a reproduo de peixes, jacars e ursos polares e tambm de pessoas. Quarenta e seis estados americanos proibiram o consumo de pescado local contaminado por dioxinas, e na Europa o contedo de dioxina no leite materno superior ao permitido no leite de vaca. A quantidade de inseticidas espalhada em nossas plantaes aumentou 26 vezes nos ltimos 50 anos.

Mudanas Climticas
O aquecimento global ir afetar as espcies que vivem na Terra de diversas maneiras. Recifes de coral j so afetados e os ursos polares tm sofrido, tanto com a poluio qumica, quanto com o aquecimento global.

Perda de Habitats / Extino


Cerca de 50% das florestas que cobriam o mundo j desapareceram. A taxa de perda de florestas atual supera em 10 vezes a taxa de recuperao desses ambientes. 120 das 620 espcies de primatas devem desaparecer nos prximos dez a vinte anos.

Fragmentao
Fragmentar um ambiente natural separ-lo em ilhas e pequenas reas entremeadas por reas ocupadas por gente. reas fragmentadas no conseguem abrigar a mesma populao de animais e plantas de antes, que vo diminuindo gradualmente. Quanto maior o animal maior a rea de habitat necessria. Como nenhuma espcie existe isoladamente, se uma espcie desaparece todas as espcies a elas associadas iro desaparecer. Quando a populao remanescente muito pequena ele poder no sobreviver.

Introduo de espcies
Introduo de espcies pragas na economia dos EUA causa U$123 bilhes/ano de prejuzo. Danos a fauna so causados por ces e gatos domsticos e tambm recentemente, cobras. Pessoas so afetadas pela introduo de cupim, abelhas, insetos pragas e vetores de doenas. A tilpia do Nilo introduzida no Lago Vitria j extinguiu 200 espcies de peixes. A cobra marrom da Papua, introduzida na Ilha de Guam, eliminou 12 das 14 espcies de pssaros locais.

Esgotamento de recursos naturais


Nos ltimos trinta anos a humanidade usou 1/3 dos recursos mundiais em benefcio prprio. Clculos mostram que em 50 anos precisaremos de outro planeta Terra. A populao do 1 mundo usa 30 vezes mais recursos que a do 3 mundo. Cerca de 70% dos estoques de peixe do mundo so super explorados. A quantidade de papel usada aumentou seis vezes desde 1961. Consumo de gua doce triplicou desde 1950 e est se tornando um recurso escasso: um bilho de pessoas no tem acesso a gua limpa. Cerca de metade das plantas que germinam a cada ano no planeta para consumo humano.

Meio Ambiente e o Mundo Preocupao com meio ambiente.


US$ 400 bilhes gastos com meio ambiente em todo o mundo. Ampla rea de atuao para profissionais de diversas reas. Os prximos 50 anos sero decisivos para a evoluo de carreiras profissionais na rea ambiental: prevenir ao invs de remediar.

Data: 14-02-2013 Conceitos Bsicos de Ecologia e Ciclos Biogeoqumicos

Ecossistema Definindo Ecossistema:


Unidade bsica no estudo da ecologia. Eco-sistema: pensando em sistemas e no pontualmente

Fatores Biticos
Todos os efeitos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populaes que o formam. Por exemplo, a existncia de uma espcie em nmero suficiente para assegurar a alimentao de outra condiciona a existncia e a sade desta ltima. Muitos dos fatores biticos podem traduzir-se nas relaes ecolgicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predao, j referida, o parasitismo ou a competio. Podem ser classificados em:

Produtores: Organismos vivos autotrficos (produzem o prprio alimento). Conseguem produzir matria orgnica a partir de matria inorgnica ou mineral, utilizando-se de uma fonte de energia externa. Os seres fotossintetizantes como as plantas, as algas e algumas bactrias so exemplos de produtores. Representam o primeiro nvel trfico. Consumidores: Organismos vivos heterotrficos (no produzem alimento), que dependem das substncias orgnicas produzidas por outros organismos. So divididos em: o Consumidores Primrios: Herbvoros (alimentam-se dos produtores). o Consumidores Secundrios: Carnvoros (alimentam-se dos herbvoros).

o Consumidores Tercirios: Carnvoros (alimentam-se dos carnvoros). Decompositores: Organismos vivos que decompem matrias orgnicas em inorgnicas para obter energia. Este grupo inclui alguns fungos e bactrias.

Fatores Abiticos
Em ecologia, denominam-se fatores abiticos todas as influncias que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos fsicos, qumicos ou fsico-qumicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.

Temperatura - d origem a alguns fenmenos:

Seres homeotrmicos - apresentam temperatura corprea constante, pois no variam com as modificaes do meio ambiente.

Ex.: Aves e mamferos.

Seres heterotrmicos - apresentam temperatura corprea que varia de acordo com o ambiente.

Ex.: Repteis anfbios.

Seres estenotrmicos - so aqueles que no suportam grande variao de temperatura. Seres euritrmicos - so aqueles que suportam grandes variao de temperatura.

hibernao - a diminuio da atividade vital de um indivduo devido ao frio. Ex.: urso, morcego. Estivao - a diminuio da atividade vital de um indivduo devido ao calor. Ex.: quelnios. Migraes anuais de aves e outros animais para regies mais quentes. Vida latente - a morte aparente observada em determinadas estruturas dos seres vivos. Ex.: esporos e sementes.

Lei de Bergman - "indivduos que se desenvolvem em reas frias so maiores, mas apresentam crescimento lento, enquanto que indivduos que se desenvolvem em reas quentes so menores, mas apresentam crescimento rpido." Presso - divide os seres vivos em:

Seres euribricos - so aqueles que suportam grande variao de presso.

Seres estenobricos - so aqueles que no suportam grandes variaes de presso. Salinidade - divide os seres em grupos e d origem a alguns fenmenos:

Seres eurialinos - so aqueles que suportam grandes variaes de salinidade. Seres estenoalinos - so aqueles que no suportam grandes variaes de salinidade. Halfitas - vegetais que vivem em reas com muito sal. Piracema - migrao de peixes com finalidade reprodutiva.

Rio mar - catdromo mar rio - andromo

Humidade - divide os seres vivos em:

Xerfitas - seres vivos que vivem em reas secas.

Mesfitas - seres vivos que vivem em reas mais ou menos hmidas. Hidrfitas - seres vivos que vivem na gua. Luz - divide os seres vivos em alguns grupos e d origem a alguns fenmenos:

Seres eurifticos - so aqueles que suportam grandes variaes de luz. Seres estenofticos - so aqueles que no suportam grandes variaes de luz. Vegetais umbrfitas - vegetais adaptados sombra.

Fotossntese - processo pelo qual seres autotrficos produzem seu prprio alimento. Solo - nele pode-se encontrar o hmus, matria orgnica em decomposio, que faz o solo ser frtil. Chuva - promove a lixiviao (lavagem do solo pelas guas da chuva). Vento - importante na disperso de esporos e sementes. Ph - conforme o pH, pode haver condies ou no de sobrevivncia dos seres vivos. Clima - um conjunto de fatores abiticos, sendo constiudo basicamente pela temperatura, presso, umidade e chuvas. Divide os seres em:

Seres euribiontes - suportam grandes variaes de climticas.

Seres estenobiontes - no suportam grandes variaes climticas. Substncias inorgnicas - ciclos dos materiais. Compostos orgnicos - ligam o bitico-abitico. Oxignio e outros gases.

Exemplos de Ecossistemas
Conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, e todas as interaes desses organismos com o meio e entre si. So exemplos de ecossistema uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. A prpria camada ao redor da Terra onde vivem todos os organismos vivos, chamada de biosfera, considerada por alguns cientistas um nico e enorme ecossistema.

Homeostase: o estado de equilbrio dinmico por meio de mecanismos de autocontrole e autoregulao, que entram em ao assim que ocorre qualquer mudana. Resilincia: o termo usado para designar a capacidade que um ecossistema tem de se recuperar aps sofrer um desequilbrio.

Definindo: Habitat: um conceito usado em ecologia que inclui o espao fsico e os fatores
abiticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuio das populaes de determinada comunidade.O conceito de habitat , normalmente, usado em referncia a uma ou mais espcies, no sentido de estabelecer os locais e as condies ambientais onde o estabelecimento de populaes desses organismos vivel. Por exemplo, o habitat da truta so os cursos de gua bem oxigenados e com baixa salinidade das zonas temperadas.

Nicho ecolgico: Espcies que possuem nichos semelhantes, em regies distintas, so


denominadas de equivalentes ecolgicos.

Populao: A populao a unidade de analise da ecologia de populaes. Uma populao


consiste nos indivduos de uma espcie que vive, interagem e migram atravs do mesmo nicho e habitat .

Comunidade: a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e
interagem entre si, corresponde, no apenas reunio de indivduos (populao) e/ou sua organizao social (sociedade) e sim ao nvel mais elevado de complexidade de um ecossistema. Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com caractersticas que signifiquem algo para ns, investigadores humanos. Mas ela tambm pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trfica, fluxo de energia, diversidade de espcies, processos de sucesso, entre outros componentes e propriedades.

Paisagem: Considera-se paisagem a imagem resultante da sntese de todos os elementos


presentes em determinado local. Outra definio, tradicional, de paisagem a de um espao territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domnio do visvel, aquilo que a vista abarca. formada no apenas por volumes, mas tambm por cores, movimento, odores, sons etc. A paisagem no espao, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espao no deixar de existir.

Bioma: um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nvel de


homogeneidade. So as comunidades biolgicas, ou seja, as populaes de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo tambm com o ambiente fsico chamado bitopo. Biosfera ou Ecosfera: O conjunto de todos os biomas da Terra constitui a biosfera da Terra. Biosfera Bioma Paisagem Ecossistema Comunidade Populao Indivduo

Cadeia alimentar
A cadeia alimentar uma seqncia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. a maneira de expressar as relaes de alimentao entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbvoros e seus predadores, os carnvoros) e os decompositores.

Capim produtor cobra consumidor tercirio

Produtores: os produtores so os organismos auttrofos, ou seja, aqueles que produzem o prprio alimento atravs da fotossntese. Consumidores Decompositores grilo consumidor primrio sapo consumidor secundrio Abutre consumidor quaternrio

Cadeias alimentares formam na verdade teias alimentares.


Teias alimentares so um tipo de mapa conceitual que ilustra os caminhos ecolgicos reais, usualmente comeando com a energia solar sendo usado pelas plantas durante afotossntese. As plantas crescem acumulando carboidratos que so consumidos pelos herbvoros. Passo a passo as linhas ou relaes so elaboradas at uma teia de vida ser ilustrada. 1 Lei da Termodinmica: Energia no pode ser criada ou destruda. S pode ser convertida de uma forma em outra. 2 Lei da Termodinmica: Sempre que a energia convertida de uma forma para outra, certa quantidade perdida sob a forma de calor. A maioria das converses tem de 20 a 40% de eficincia

Plantas convertem 1% da luz que recebem em energia. Certo elo da cadeia transfere para o elo seguinte apenas cerca de 10% da energia til que recebeu. A energia apresenta um fluxo decrescente ao longo da cadeia alimentar. Um consumidor tercirio recebe 0, 001% da energia solar.

Pirmides Trficas
uma representao grfica que mostra, mediante retngulos horizontais sobrepostos, a biomassa em cada nvel trfico de um determinado ecossistema. As pirmides ecolgicas apresentam, em sua base, os produtores (tais como as plantas) e seguem em uma seqncia de vrios nveis trficos (tais como os herbvoros que comem as plantas, sucedido pelos carnvoros que comem herbvoros, seguidos pelos carnvoros que comem carnvoros, e assim por diante). O nvel mais alto o topo da cadeia alimentar.

Pirmides: Biomassa e Energia


Uma pirmide ecolgica de biomassa mostra a relao entre biomassa e nvel trfico atravs da quantificao do total de biomassa presente em cada nvel trfico de uma comunidade ecolgica em um determinado perodo de tempo. A unidade-padro de uma pirmide de biomassa g/m2 (grama por metro quadrado) ou kcal/m2 (calorias por metro quadrado). A pirmide de biomassa pode ser invertida. Por exemplo, em um ecossistema de lagoa, o peso seco total do fitoplncton, principais produtores, em qualquer ponto ser menor do que a massa dos hetertrofos, como peixes e insetos. Isto porque o fitoplncton se reproduz muito rapidamente, mas apresenta um tempo de vida individual muito mais curto. Um problema com as pirmides de biomassa que eles podem fazer um nvel trfico parecer conter mais energia do que realmente possui. Por exemplo, todas as aves possuem bicos e esqueletos que, apesar de possurem massa, no so consumidos pelo nvel trfico seguinte.

Pirmides Etrias
Tambm conhecida como pirmide demogrfica ou pirmide populacional, uma ilustrao grfica que mostra a distribuio de diferentes grupos etrios em uma populao (tipicamente de um pas ou regio do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirmide. Esse grfico constitudo de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. baseado numa estrutura etria da populao, ou seja, a repartio da populao por idades.

Amplificao Biolgica O Caso do DDT


A passagem de um contaminante de um organismo para o outro. De acordo com que vai acontecendo a passagem de determinada substncia de um indivduo para o outro, sua quantidade se eleva. digamos que foram lanados em um corpo hdrico, uma determinada quantidade de uma substncia qumica nociva para os organismos que ali vivem - os primeiros a receber essa carga contaminante so os microrganismo (Plnctons), em seguida um animal de pequeno porte se alimentar destes plnctons, mais frente outro maior se alimentar deste e assim sucessivamente. Cada animal tem necessidade por uma quantidade maior de alimento, fazendo com que receba uma carga maior dessa substncia nociva.

Os Ciclos Biogeoqumicos
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O trajeto das substncias do ambiente abitico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abitico completam o que chamamos de ciclo biogeoqumico. O termo derivado do fato de que h um movimento cclico de elementos que formam os organismos vivos (bio) e o ambiente geolgico (geo), onde intervm mudanas qumicas. Em qualquer ecossistema existem tais ciclos.

Quatro Compartimentos: Biosfera: compreende toda a parte viva do planeta. Litosfera: composta pela camada slida mais externa do planeta, constituda por rochas e solo, pode ser tambm chamada de crosta terrestre. Hidrosfera: composta por toda gua livre do planeta, compreendendo todos os rios, lagos,
lagoas, mares, guas subterrneas, guas glaciais, lenis de gelo e vapor de gua. Atmosfera: a camada de gases que envolvem o planeta. Todas estas divises esto intimamente relacionadas entre si. Ciclo completo de um elemento qumico, atravs da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Para compreender melhor, consideremos as perguntas: 1.De onde vm os nutrientes que o ecossistema utiliza? 2.O que acontece com os nutrientes dentro do ecossistema? 3.O que acontece com os nutrientes quando eles deixam o ecossistema? 4.Quando os nutrientes ciclam atravs do ecossistema, como eles voltam? 5.Qual a velocidade de troca de nutrientes entre os diferentes compartimentos?

Os ciclos podem ser classificados em dois tipos bsicos:


Reservatrio gasoso, com ciclagem mais rpida (hidrosfera ou atmosfera); Reservatrio sedimentar, com ciclagem mais lenta (litosfera ou crosta terrestre)

Dos 92 elementos qumicos conhecidos na natureza, cerca de 40 so essenciais para a manuteno da vida. Os elementos so classificados como: Macronutrientes 95% da matria viva: carbono, hidrognio, nitrognio, oxignio, fsforo, enxofre, clcio, sdio, magnsio e potssio. Micronutrientes ferro, mangans, cobre, zinco, boro, silcio, molibdnio, cloro, vandio, cobalto, selnio, cromo, nquel, flor, iodo e estanho. Todos estes elementos so continuamente reciclados na natureza, embora se conhea em detalhes apenas alguns ciclos.

Ciclo da gua
Componente mais abundante da matria viva, a gua necessariamente reciclada, para garantir a vida no planeta. Existe uma imensa quantidade de gua na superfcie terrestre: cerca de cinco quatrilhes de toneladas, sendo o oceano o seu maior reservatrio. Os principais processos envolvidos no ciclo da gua so: Precipitao, Evaporao e Transpirao e todos envolvem o calor do sol. O vapor de gua na atmosfera do planeta, que forma as nuvens, por exemplo, essencial para a manuteno da vida na Terra. Isso porque, em conjunto com outros gases, como dixido de carbono, metano, xido nitroso e oznio, a gua tambm responsvel pelo efeito estufa, hoje lembrado apenas como vilo do aquecimento global. A radiao solar que chega ao solo absorvida e, em seguida, emitida novamente na forma de radiao infravermelha. Essa radiao se perderia no espao se no fosse pela presena das nuvens, em conjunto com estes outros gases, que absorvem e reemitem de volta a radiao infravermelha (o calor) para a superfcie da Terra. O problema atual com o efeito estufa que est ocorrendo um aumento da emisso de gases. Esses gases esto absorvendo calor alm do necessrio para manter a temperatura da Terra e permitir a existncia das todas as formas de vida que conhecemos. Dentre os exemplos de gases emitidos esto o dixido de carbono - proveniente da queima de combustveis fsseis - e o metano, liberado pela decomposio de lixo e pelo gado e outros animais que criamos. Uma conseqncia direta do aquecimento global ser o derretimento das calotas polares e do gelo das montanhas, liberando para os rios e oceanos a gua presa no segundo maior compartimento; Outra conseqncia a alterao do ciclo da gua, das correntes ocenicas e conseqentemente do clima da Terra como um todo.

Ciclo do Carbono
O elemento qumico carbono o quarto elemento mais abundante na Terra e um dos constituintes bsicos da vida. Ele existe em todas as substncias orgnicas: desde o DNA, carboidratos, protenas, gorduras, at os combustveis fsseis.

Seu ciclo dividido em duas fases: O ciclo biolgico, que relativamente rpido, com renovao do carbono
atmosfrico a cada 20 anos e O ciclo geolgico, extremamente lento, com tempo de renovao contado em milhes de anos.

O ciclo biolgico do Carbono envolve principalmente os processos de fotossntese e respirao. A fotossntese usa a energia solar para, a partir de dixido de carbono, sintetizar oxignio e acares, como a glicose, substncia altamente energtica. Os animais, as plantas e os fungos utilizam os acares, assim produzidos, como fonte de energia, liberando parte da energia presa nestas ligaes atravs da respirao celular. A decomposio, que representa a respirao de microrganismos como bactrias e fungos, tambm devolve dixido de carbono atmosfera. O ciclo geolgico do carbono tem como seu maior reservatrio a litosfera. Encontra-se armazenado em rochas calcrias, em sua maioria, mas tambm em combustveis fsseis. O dixido de carbono, presente na atmosfera, combina-se com a gua formando cido carbnico (H2CO3). Este cido reage com o clcio preso nas rochas e acaba formando carbonato de clcio (CaCO3). Este carbonato de clcio dissolvido na gua acaba chegando aos oceanos e pode ser capturado pelos organismos para a construo de envoltrios e conchas ou depositar-se no fundo do oceano. A maioria dos organismos que capturam este carbonato microscpica, mas esses microorganismos so to abundantes que podem ser vistos em imagens de satlites.

10

Litoral da Inglaterra numa foto de satlite, onde a parte mais clara corresponde os microorganismos:
Com a morte destes bilhes de microorganismos, seus envoltrios se depositam no fundo dos oceanos. Aps milhares de anos, podem formar rochas sedimentares calcrias. Em milhes de anos tambm, essas rochas calcrias podem se mover para camadas mais profundas, com altas presses e temperaturas, transformando-se em magma e liberando CO2 atravs de erupes vulcnicas. O carbono preso no petrleo, carvo e gs natural tambm estava dentro desta escala geolgica do ciclo do carbono, com liberao ocorrendo naturalmente em milhes de anos, H cerca de 200 anos, passamos a us-los como combustveis e a liberar para a atmosfera um estoque de dixido de carbono, resultante da queima desses combustveis, que no estaria disponvel de outra forma. Os incndios naturais e provocados, assim como a decomposio de biomassa morta, so outros elementos do ciclo rpido e que tambm adicionam CO2 a atmosfera.

DATA: 21-02-2013 Ciclo do Nitrognio, Relaes Ecolgicas, Sucesso Ecolgica e Biodiversidade Ciclo do Nitrognio
O Nitrognio (N2) o gs mais abundante da atmosfera e representa 78% dos gases nela existentes. A atmosfera o maior reservatrio deste elemento e tambm a vlvula de segurana deste ciclo. O passaporte de sada e volta do nitrognio para a atmosfera so as bactrias.

As bactrias nitrificantes fixam o nitrognio no solo em forma de sais de nitrognio. J as bactrias desnitrificantes, devolvem o nitrognio para a atmosfera na forma gasosa. Existe tambm um ciclo curto do nitrognio, no qual os organismos heterotrficos degradam as protenas e excretam o nitrognio excedente, normalmente pela urina, na forma de amnia, uria ou cido rico. O nitrognio, naturalmente, sempre foi escasso e sua fixao e liberao so reguladas por bactrias, muitas simbiontes de plantas. So elas que fazem com que nitritos, nitratos e amnia sejam rapidamente absorvidos. O uso indiscriminado de adubos pelo homem est alterando o ciclo natural do nitrognio. O adubo usado na agricultura acaba dissolvido pela gua e assim atinge o lenol fretico, os rios e mares. A liberao de esgotos em corpos dgua tambm libera grande quantidade de compostos nitrogenados. Esse excesso de nitrognio, presente nos adubos e esgotos, acaba favorecendo a florao de algas (tapete de algas) e de outros organismos oportunistas. Essas floraes podem ser to grandes que consomem todo o oxignio do corpo dgua e provocam a morte de organismos aerbicos, como os peixes.

11

Processo de Eutrofizao
Proliferao excessiva de algas em um lago devido introduo de nutrientes. As principais fontes de eutrofizao so as atividades humanas industriais, domsticas e agrcolas por exemplo, os fertilizantes usados nas plantaes podem escoar superficialmente ou dissolver-se e infiltrarem-se nas guas subterrneas e serem arrastados at aos corpos de gua mencionados.

Interaes ou Relaes Ecolgicas


Acontecem quando duas ou mais espcies que convivem em um mesmo habitat podem desenvolver relaes mtuas favorveis ou desfavorveis para uma ou para todas as espcies participantes da relao.

As Relaes ecolgicas podem ser classificadas


Relaes intra-especficas Harmnicas Colnia: formado por indivduos iguais entre si, da mesma espcie, e que os indivduos associados se acham unidos por um substrato comum. Sociedade: neste tipo de relao, os indivduos cooperam uns com os outros, apresentando profundo grau de interdependncia e diviso de trabalho entre si. Podem existir castas.

Relaes interespecficas Harmnicas Mutualismo: uma relao em que uma espcie ajuda a outra, numa relao
ntima, no podendo uma viver sem a outra. Se houver separao, ambas morrem.

Protocooperao: ocorre quando uma espcie ajuda a outra e ambas tiram igual
benefcio da associao, porm uma espcie pode viver separadamente da outra. Comensalismo: ocorre quando uma espcie (comensal) se alimenta dos restos alimentares de outra espcie. Inquilinismo: ocorre quando uma espcie usa a outra apenas como moradia. O inquilino obtm abrigo (proteo) ou suporte no corpo da hospedeira.

12

Relaes intra- especificas Desarmnicas So relaes entre espcies iguais, na qual h um prejuzo para pelo menos um dos lados. Competio: ocorre quando dois indivduos disputam por algum fator ambiental, como alimento, territrio, luminosidade, parceiros. A competio pode ser intra-especfica ou interespecfica, ou seja, entre indivduos da mesma espcie ou de espcies diferentes, respectivamente. A competio, assim como o predatismo, o parasitismo e outras relaes desarmnicas favorecem o processo seletivo, que culmina na preservao de formas de vida mais bem adaptadas ao ambiente e com extino dos indivduos com baixo poder adaptativo. Alm de controlar o nmero de indivduos das populaes. Canibalismo: ocorre quando um indivduo captura e destri fisicamente outro da mesma espcie para se alimentar. Relaes nterespecficas Desarmnicas Amensalismo ou Antibiose: quando existe competio entre espcies e uma delas inibe o crescimento da outra. Predatismo: quando uma espcie (predador) se beneficia da outra (presa), usando-a como alimento. Parasitismo: parasita aloja-se externa ou internamente no hospedeiro, causando-lhes leses, deformaes, intoxicaes e eventualmente a morte. Herbivorismo: Herbivorismo uma relao desarmnica entre um animal e uma planta, que ocorre quando o animal (herbvoro ou onvoro) alimenta-se de plantas.

Sucesso Ecolgica
Os ecossistemas naturais esto em constante modificao. A sucesso ecolgica ocorre em um ecossistema desde sua fase inicial at atingir o seu equilbrio e estabilidade. Ou seja, durante o processo de sucesso, o ecossistema passa por vrios estgios, desde a juventude at a maturidade. Quando a sucesso ecolgica comea em um ambiente totalmente abitico ou que sofreu um distrbio cataclsmico, ela dita Sucesso Primria. Neste caso, podem ser exemplos: Uma rea que sofreu um perodo de vulcanismo; Um campo de lava; Uma superfcie de rocha ou areia recm exposta.

Sucesso Ecolgica Primria


Ocorre em ambientes desprovidos de vida anteriormente, como dunas de areia, rochas varridas pela eroso, um fluxo de lava, um lago recm-formado, etc. De acordo com as condies de gerao deste novo substrato, seu desenvolvimento pode ser classificado como:

Hidrossere: comunidades em gua doce

Lithosere: comunidades sobre rochas Psammosere: comunidades em areia Xerosere: comunidades em reas secas Halosere: comunidades em corpo salino (ex: pntanos)

13

Sucesso Ecolgica Secundaria


Ocorrem num ambiente que foi anteriormente ocupado por outras comunidades, e que sofreu algum tipo de perturbao, como foras naturais (vendavais, inundaes, deslizamentos, furaces, etc), ou perturbaes provocadas pelo homem ou animais (fogo, reas cultivadas, corte de florestas, etc). A sucesso tambm pode ser classificada como: Sucesso autognica: Ocorre quando as mudanas sucessionais so determinadas, em grande parte, por interaes internas entre espcies e/ou com o ambiente fsico; Sucesso alognica: Ocorre quando foras externas ao ambiente afetam, controlam e determinam regularmente as mudanas, por exemplo: tempestades, incndios e inundaes. Na sucesso ecolgica, a comunidade age sobre o meio fsico, tornando-o propcio para o aparecimento e desenvolvimento de novas espcies. Tambm ocorre competio entre as espcies que se desenvolvem, o que culmina numa coexistncia de populaes. Uma substituio contnua de espcies ocorre ao longo da sucesso, que pode ser dividida em estgios ou sries (sere): inicial, intermediria, tardia e clmax. No estgio inicial surgem seres vivos tipicamente pequenos, com ciclos de vida curtos (anuais) e com rpida disperso de sementes. Esses seres, considerados estabilizadores ambientais, constituem a comunidade pioneira ou ecese. Exemplos de seres vivos pioneiros so: cianobactrias, liquens, musgos, insetos diversos, aranhas, gramneas, ervas pequenas e outros vegetais rasteiros.

Estgio Inicial: Pioneiros


So as primeiras espcies vegetais que conseguem se estabelecer. Sua taxa de disseminao alta e sua disperso facilitada por ao do vento ou de outros fatores ambientais (rios, correntes martimas). Toleram altos nveis de radiao solar para germinar e se desenvolver e criam condies para o desenvolvimento de outras espcies vegetais denominadas intermedirias e tardias.

Interaes interespecficas:

Facilitao: Uma ou mais espcies permitem o estabelecimento, crescimento e desenvolvimento


de outras espcies. Inibio: Uma ou mais espcies dificultam ou prejudicam o estabelecimento de futuras espcies. Isto pode ocorrer por competio pelo espao e nutrientes, sombreamento ou produo de substncias alelopticas que inibem a germinao de outras sementes. Tolerncia: Espcies que no afetam o estabelecimento das demais espcies

Comunidade Seral
No estgio intermedirio, as espcies de vida curta so substitudas por espcies de ciclo de vida um pouco mais longo, com lenta disperso de sementes e de maior porte (herbceas e arbustivas), no caso de vegetais. J na comunidade tardia, surgem plantas e animais associados a ecossistemas maduros com maior diversidade de nichos. A comunidade considerada clmax quando a sua estabilidade e sua biodiversidade chegam ao seu ponto mximo.

Comunidade Clmax
Clmax o ltimo estgio alcanado por comunidades ecolgicas ao longo sucesso ecolgica. Na sucesso, primeiramente tm-se ambientes desprovidos de vegetao, seguidos por populaes pioneiras (ou ecesses), posteriormente as intermedirias (ou seres), at que alcance o clmax. Com relao bioenergtica, ocorrem as seguintes transformaes durante a sucesso ecolgica autognica: A biomassa (B) e os detritos orgnicos tendem a aumentar; A produo primria bruta (P) e a respirao (R) tendem a aumentar, assim como a eficincia na utilizao da energia; A produo primria lquida tende a diminuir; A razo P/R tende a diminuir, aproximando-se de 1 (um); A razo B/P tende a aumentar; A composio de espcies tende a mudar; A diversidade aumenta e tende a ficar uniforme; Seres vivos instveis tendem a ser substitudos por seres estveis; O ciclo de vida dos seres vivos tende a aumentar inclusive sua complexidade; O tamanho dos organismos e/ou seus propgulos tende a aumentar; As relaes de simbiose tendem a ter maior freqncia; As cadeias alimentares tendem a ficar mais longas; Os nichos ecolgicos tendem a ser mais estreitos; O ecossistema tende a ficar mais estvel e resistente, porm com uma elasticidade menor; Os ciclos biogeoqumicos tendem a ficar mais fechados; O ndice de ciclagem dos elementos tende a aumentar, assim como a taxa de armazenamento e reposio; Aumentam a reteno e conservao de nutrientes, cuja utilizao se torna mais eficiente; As taxas de mortalidade, natalidade, imigrao e emigrao fazem variar o nmero de indivduos e, conseqentemente, a densidade de uma populao. Esses fatores ecolgicos, biticos e abiticos que interferem no sucesso de uma espcie em ocupar um ambiente so conhecidos como fatores limitantes. O nmero de indivduos de uma populao pode ser controlado pelas interaes ecolgicas que a espcie possui com os outros organismos da comunidade. Alm disso, a limitao de outros componentes ambientais, como luminosidade, temperatura, gua, fsforo, nitrognio, oxignio e salinidade, podem impedir que uma populao cresa com o seu potencial mximo. O potencial bitico a capacidade mxima de crescimento de uma populao. Dificilmente uma espcie atinge seu potencial bitico, pois os fatores limitantes raramente esto em condies timas, desfavorecendo, assim, seu crescimento. A diferena entre o potencial bitico e o crescimento real de uma espcie chamada de resistncia ambiental ou resistncia do meio. A capacidade suporte o potencial de um meio em suprir todas as necessidades de uma comunidade. Os fatores limitantes, o potencial bitico, a capacidade suporte e tambm as relaes ecolgicas so fundamentais para se compreender e estudar a dinmica da populao de uma espcie e tambm o processo da sucesso ecolgica.

14

Ecologia de Populaes

A populao a unidade de analise da ecologia de populaes. Uma populao consiste nos indivduos de uma espcie que vivem, interagem e migram atravs do mesmo nicho e habitat .

15

Fatores limitantes: fatores ecolgicos, biticos e abiticos que interferem no sucesso de uma espcie
em ocupar um ambiente. Potencial bitico: capacidade mxima de crescimento de uma populao. A diferena entre o potencial bitico e o crescimento real de uma espcie chamada de resistncia ambiental. Capacidade suporte o potencial de um meio em suprir todas as necessidades de uma comunidade.

Biodiversidade
A diversidade biolgica a riqueza de vida do Planeta, os milhes de espcies de plantas, de animais e outros organismos, os genes que eles possuem e o emaranhado de ecossistemas que estes seres vivos contribuem para formar no meio ambiente. O termo diversidade biolgica, ento, pode ser analisado sob enfoques diferentes: A variedade gentica dentro de uma espcie; A diversidade de espcies e A variedade de comunidades biolgicas ou ecossistemas. Existe uma tendncia geral de distribuio da biodiversidade segundo alguns fatores. A biodiversidade tende a aumentar: Com o tempo evolutivo e de sucesso ecolgica; Dos plos para o Equador, ou seja, com a diminuio da latitude;

A biodiversidade tende a aumentar:


Com a menor freqncia de distrbios e ambientes menos severos, ou seja, menor variao climtica; Com a diminuio da altitude; Com a menor profundidade, em ambientes aquticos; Com o tamanho da rea; Com a heterogeneidade ambiental; Com a variedade de nichos; Com a produtividade, ou seja, disponibilidade de recursos. Riqueza considerada como o nmero total de espcies de uma rea, ou seja, a densidade de espcies. J a uniformidade est relacionada ao grau de dominncia de uma espcie numa determinada rea, ou seja, a abundncia relativa de espcies.

Quando uma determinada espcie importante para a persistncia de muitas outras espcies em uma comunidade e conseqentemente para o equilbrio de um ecossistema, ela chamada de espcie-chave. Uma espcie considerada endmica quando sua ocorrncia se restringe a certa rea geogrfica. Atravs das atividades tecnolgicas e do aumento da demanda das populaes humanas que cresce rapidamente, tem ocorrido uma intensa modificao do ambiente natural e com isso a perda de um nmero significativo de espcies. A extino de espcies faz parte do processo evolutivo. O que traz preocupao sobre a extino nos dias atuais so suas taxas. Devido ao predatria do homem sobre o meio ambiente, as taxas de extino de espcies nunca foram to altas.

Uma espcie dita extinta quando j no existe nenhum exemplar vivo, ou quando os indivduos restantes encontram-se apenas em cativeiro. Muitas caractersticas determinam que uma espcie esteja mais vulnervel extino, dentre elas esto: Ocorrncia em rea limitada; Ocorrncia de apenas uma ou poucas populaes; Necessidade de grandes habitats (com grande rea dinmica mnima - ADM); Populaes pequenas ou com baixa densidade populacional; Muitas caractersticas determinam que uma espcie esteja mais vulnervel extino, dentre elas esto: Baixa capacidade de disperso; Ter grande porte; Ser migrante sazonal; Ter pouca variabilidade gentica; Requerer nicho especial; Muitas caractersticas determinam que uma espcie esteja mais vulnervel extino, dentre elas esto: Ser espcie de ambiente estvel (clmax); Ocorrer em formaes permanentes ou temporrias (grupos, bandos); Ser caada ou consumida por humanos. Dependendo da sua origem, a extino pode ser classificada como de fundo, macia ou antrpica. A extino de fundo ocorre quando uma espcie desaparece sutilmente devido s mudanas ambientais e sua incapacidade de adaptao. J a extino macia ocorre quando uma variedade de espcies desaparece de uma s vez, devido a catstrofes naturais, como grandes erupes vulcnicas, furaces e at quedas de meteoros. A extino antrpica ocorre quando o desaparecimento de espcies acontece em conseqncia de aes humanas diversas, como: Destruio e fragmentao de habitats; Degradao de habitats atravs da poluio atmosfrica, das guas e do solo; Introduo de espcies exticas; Disperso de doenas; Explorao excessiva de espcies de interesse humano. A populao humana est crescendo numa velocidade muito grande desde ltimo sculo. Isso fez com que o uso dos recursos naturais aumentasse para sustentar toda essa gente e, conseqentemente, a destruio, degradao e fragmentao de habitats naturais. E isto tem sido a principal causa da extino de espcies.

16

Data: 28-02-2013 Conservao da Natureza

Criando Parques e Reservas


5,9% da rea dos continentes protegidos Distribuio desigual

17

Porque criar reas protegidas?


Preservao de um ecossistema. Preservao da biodiversidade. Proteo de espcies.

GIS
Planejamento de reservas Lacunas de Conservao

Parques e reservas: Problemas


reas pequenas Remanescentes de ecossistemas maiores; Influenciados pelo entorno; Influenciados por eventos externos, de escala local ou global; Insuficientes para conservar a diversidade biolgica do ecossistema.

Fragmentao e Efeito de Borda


A fragmentao de habitat um processo de alterao do meio ambiente de relevo para a evoluo e para a Biologia da Conservao. Como o nome implica, descreve a aparecimento de descontinuidades (fragmentao) no meio ambiente de um organismo (habitat). A fragmentao de habitat pode ser causada por processos geolgicos que lentamente alteram a configurao do meio ambiente fsico, ou por atividades humanas, como por exemplo, a converso de terras, as quais podem alterar o meio ambiente de uma forma muito mais rpida na escala de tempo. Considera-se que os processos geolgicos sejam uma das principais causas de especiao, ao invs das atividades humanas, que estariam implicadas na extino de muitas espcies. A fragmentao de habitat freqentemente causada pelos humanos quando a vegetao nativa removida para instalar produo agrcola, desenvolvimento rural ou planejamento urbano. Os habitats que alguma vez formaram uma unidade ficam separados em fragmentos isolados. Depois de uma limpeza intensiva do terreno, os fragmentos de habitat tendem a ficar como ilhas isoladas entre si por caminhos, estradas, pastagens, etc. A terminologia fragmentao de habitat pode considerar seis processos distintos:

Reduo na rea total do habitat. Aumento na quantidade de delimitaes. Diminuio na quantidade de habitats interiores. Isolamento de um fragmento do habitat de outras reas do habitat. Ruptura de um sector do habitat em subsectores menores. Diminuio do tamanho mdio dos sectores de um habitat.

Efeito de borda uma alterao na estrutura, na composio e/ou na abundncia relativa de espcies na parte marginal de um fragmento. Tal efeito seria mais intenso em fragmentos pequenos e isolados. Esta alterao da estrutura acarreta em uma mudana local, fazendo que plantas que no estejam preparadas para a condio de maior estresse hdrico, caracterstico das regies de borda, acabem perecendo, acarretando em mudanas na base da cadeia alimentar e causando danos fauna existente na regio.

Regras bsicas para o planejamento de reservas


Reservas maiores melhores que menores Proteo integral do ecossistema Reservas pouco fragmentadas

18

Corredores
o nome dado faixa de vegetao que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservao separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira, etc.), proporcionando fauna o livre trnsito entre as reas protegidas e, conseqentemente, a troca gentica entre as espcies.

Corredores biolgicos no Brasil

rea binacional O Corredor Binacional Itnez-Guapor foi o primeiro a ser criado,


em 2001. Ele nasce com uma rea de 23 milhes de hectares (quase do tamanho do estado de So Paulo), na bacia dos rios Guapor-Mamor e Itnez, na fronteira do Brasil com a Bolvia. O corredor binacional est na rea de maior diversidade de peixes do planeta, com 174 espcies de grande interesse comerciais j catalogadas. No lado brasileiro existem 30 reas protegidas. No territrio boliviano h oito unidades de preservao. Tambm devero ser criados corredores nas fronteiras com Peru, Colmbia, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa. Existem atualmente sete corredores ecolgicos em fase de implementao ou estudo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama). Os investimentos, porm, esto concentrados em trs deles, dois com financiamento do programa piloto para a Proteo das Florestas Tropicais do Brasil: o Corredor Central da Mata Atlntica e o Corredor Central da Amaznia.

Prioridades Segundo o IBAMA, o corredor amaznico tem 245,5 mil quilmetros quadrados,
70% dos quais so de unidades de conservao e terras indgenas, o que facilitar sua implantao. J o da mata Atlntica, que mede 77,5 mil quilmetros quadrados, difcil de concretizar, pois 95% de sua rea ocupada esto em propriedades privadas. No cerrado est sendo implementado o Corredor Ecolgico Araguaia - Bananal, que abrange 10 milhes de hectares nos estados de Gois, Tocantins, Mato Grosso e Par. O corredor interligar nove unidades de conservao e reveste-se de importncia por representar uma regio de contato do cerrado com a Amaznia. Vem sendo executado pelo IBAMA, em parceria com diversas universidades da regio Centro-Oeste e com a organizao no governamental Conservation Internacional.

Regras bsicas para o planejamento de reservas


Maior nmero de reservas Heterogeneidade tanto espacial quanto temporal reas tampo Manejo integrado de reservas

Planejamento flexvel
Mudanas Climticas Populao Tradicional

Planejamento de reservas
Populao Vivel Mnima ... a menor populao isolada que tenha 99% de chances de continuar existindo por 1000 anos...

19

rea Dinmica Mnima Conservao de espcies com pequenas populaes Problemas Genticos:
Perda de variabilidade gentica Endogamia Exogamia Deriva gentica

Flutuaes demogrficas:
Variaes ao acaso nas taxas de nascimento e mortalidade Predao Competio Doenas e escassez de Alimentos

Catstrofes naturais:
Incndios Terremotos Erupes vulcnicas Enchentes ou secas

Vrtice de extino
o total desaparecimento de espcies, subespcies ou grupos de espcies. O momento da extino geralmente considerado sendo a morte do ltimo indivduo da espcie. Em espcies com reproduo sexuada, extino de uma espcie geralmente inevitvel quando h apenas um indivduo da espcie restando, ou apenas indivduos de um mesmo sexo. A extino no um evento incomum no tempo geolgico - espcies so criadas pela especiao e desaparecem pela extino.

Para conservar uma espcie preciso saber:


Sua exigncia de habitats Sua distribuio com capacidade de deslocamento Interaes com outras espcies Aspectos estruturais, fisiolgicos e de comportamento Caractersticas genticas e demogrficas

METAPOPULAO
Uma metapopulao consiste em uma populao formada por sub-populaes ou populaes locais. Em outras palavras, uma populao espacialmente estruturada. Uma vez que as condies e os recursos no se encontram homogeneamente distribudos ao longo da paisagem (ou do habitat) os organismos tendem a viver em pores do ambiente onde as condies e os recursos so as mais apropriadas para a sobrevivncia e reproduo. Alm do mais se tem que considerar a falha de

indivduos em colonizar pores de habitat favorveis a existncia. Desta forma, quando de fato tratamos de uma metapopulao, teremos a configurao de populaes locais heterogeneamente distribudas no habitat em conformidade com a distribuio de recursos. A quantidade total de habitat na paisagem freqentemente um bom indicativo da persistncia da metapopulao em longo prazo. O objetivo primrio da conservao deve ser simplesmente preservar a maior rea possvel de habitas. Ao se fazer planos de manejo tm que lembrar que habitats desocupados so crticos para a persistncia a longo termo. O espaamento timo de fragmentos de habitats preservados advm de uma relao entre a necessidade de t-las suficientemente prximas para permitir a recolonizaro, mas distante o bastante para reduzir os impactos da estocasticidade regional.

20

Estratgias de Conservao in situ


Re-estruturao ampla do setor ambiental do governo, buscando o seu fortalecimento poltico no mbito do Estado, aliado a capacitao tcnica de pessoal, a diviso de responsabilidades com os estados e municpios, ampliao dos sistemas de co-gesto com a sociedade civil organizada, e insero da conservao de biodiversidade nos demais setores do governo, tanto no nvel de planejamento como no de execuo; Elaborao e manuteno de bancos de dados mutuamente compatveis, e de um mecanismo sistemtico de disseminao de informaes sobre a rede de unidades de conservao, pertinentes aos aspectos que dizem respeito diversidade biolgica das reas protegidas, sua composio, ameaas e os dados gerais sobre as unidades. Desenvolvimento de um programa de pesquisa de longo prazo nas unidades de conservao para a elaborao e implementao de planos de manejo, que incluam aspectos biolgicos, geolgicos, socioeconmicos e uso sustentvel de recursos naturais; Apoio e orientao s comunidades indgenas para delinear planos de manejo, incorporando a preservao da biodiversidade como prioridade no uso racional de seus recursos naturais; Desenvolvimento de programas de educao ambiental e apoio (sade, educao, infraestrutura e emprego) s comunidades na circunvizinhana das unidades de conservao.

Estratgias de conservao ex situ


A melhor estratgia para a conservao, em longo prazo, da biodiversidade a preservao das populaes e das comunidades em condies naturais: conservao in-situ. O declnio das espcies em condies naturais resulta de: -destruio de habitats -fragmentao de habitats -espcies exticas -caa (ou colheita) excessiva, etc. Populaes demasiado pequenas para assegurar a preservao da espcie, populaes fora de reas protegidas. Atualmente, a conservao ex-situ muitas vezes a nica opo vivel para evitar a extino de algumas espcies. Assim, indivduos de populaes ex-situ devem ser utilizados para: Aumentar as populaes alvo de conservao in-situ (ex. panda) Investigao sobre a biologia da espcie Evitar a captura de indivduos selvagens para estudo e exibio Educao e sensibilizao do pblico para a necessidade de preservao

Data: 07-03-2013
Ecologia e Conservao da Natureza Aplicada

21

O que agricultura orgnica?


Agricultura orgnica ou agricultura biolgica o termo freqentemente usado para designar a produo de alimentos e outros produtos vegetais que no faz uso de produtos qumicos sintticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princpios da agricultura sustentvel.

Agricultura orgnica
Controle com medidas preventivas e produtos naturais O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos Uso de adubos orgnicos de baixa solubilidade O solo considerado um organismo vivo, e dele deve ser retirado o mnimo possvel

E agro floresta?
um sistema que rene as culturas agrcolas com as culturas florestais. So a reproduo no espao e no tempo da sucesso ecolgica verificada naturalmente na colonizao de reas novas ou deterioradas. No a reconstruo da mata original porque inclui plantas de interesse econmico desde as primeiras fases, permitindo colheitas sucessivas de produtos diferentes ao longo do tempo.

Quais os conceitos ecolgicos aplicados


Ciclo de Vida Comensalismo, predador, parasitismo e outras relaes ecolgicas Conservao do solo e ciclos biogeoqumicos Teia alimentar e sucesso ecolgica.

Agronegcio e fragmentao de Habitat


A fragmentao do habitat reduz reas contnuas de floresta a pequenas pores isoladas, diminuindo o nmero efetivo de rvores de uma populao, o nmero de doadores de plen e a quantidade provvel de plen compatvel depositado nos estigmas das flores, levando a reduo na taxa de frutificao. Esses fatores podem ainda diminuir as populaes dos agentes polinizadores, aumentar a taxa de auto fecundao e mudar a composio das espcies de polinizadores. Para manter a sustentabilidade do manejo florestal, fundamental levar em conta informaes sobre a biologia reprodutiva, para preservar a reproduo e manuteno da diversidade gentica das espcies arbreas nas reas manejadas. Alm disso, sabendo-se que nas florestas tropicais existem espcies que compartilham os mesmos polinizadores, estratgias adequadas de manejo deveriam considerar tambm como as populaes de polinizadores seriam influenciadas pelas modificaes na freqncia e composio das espcies florestais. O avano da fronteira agrcola, a explorao de madeira, a abertura de estradas e os incndios florestais representam os principais fatores de fragmentao da floresta.

Proposta de Criao de Corredores


Os Corredores Ecolgicos so considerados atualmente uma das principais estratgias de conservao da biodiversidade em todo o mundo. O objetivo reduzir a fragmentao dos remanescentes florestais, atravs do aumento da conectividade entre eles favorecendo o deslocamento de animais e a disseminao de sementes, contribuindo para o fluxo gentico entre diferentes populaes.

22

Mata Ciliar como corredor


A mata ciliar uma das formaes vegetais mais importantes para a preservao da vida e da natureza. O prprio nome j indica isso: assim como os clios protegem nossos olhos, a mata ciliar serve de proteo aos rios e crregos. Simplificadamente podemos dizer que a mata ciliar a formao vegetal que cresce s margens dos cursos d'gua. No entanto, a mata ciliar mais que isso. Ela forma uma comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que interage com outros componentes no vivos, como os rios. Essa interao benfica a todos. Ou seja, a mata ciliar parte fundamental de um ecossistema. A formao da mata ciliar favorecida pelas excelentes condies dos terrenos prximos dos rios. Os rios fornecem a gua e os nutrientes, que so levados atravs deles, se depositam em suas margens e ajudam as plantas a crescer. Nas margens dos rios mais fundos, mais comum observarmos rvores. Os rios mais rasos formam vrzeas, reas planas que alagam com freqncia. Essas vrzeas no tm o solo firme, sendo mais comum encontrar nelas arbustos e vegetao rasteira. No entanto, a mata ciliar se espalha por uma rea maior nos rios mais rasos. Mais importante que os rios para a sobrevivncia dessa vegetao, a mata ciliar para a conservao dos rios e dos animais. A mata ciliar funciona como um obstculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela no caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espcies que vivem no fundo dos cursos d'gua ou torn-los barrentos, dificultando a entrada da luz solar, necessria para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes.

Corredores artificiais
A construo de passagens subterrneas tem como justificativa, a necessidade de garantir a proteo da vida dos animais silvestres que habitam o cerrado.

Cdigo florestal
O Cdigo Florestal muito importante porque sua inteno avanar na legislao ambiental de forma a defender recursos naturais imprescindveis a qualidade de vida da populao, ou seja, reas comuns que prestam servios ambientais a sociedade. As florestas atuam na conservao do solo, na conservao dos mananciais, da fauna e da flora. E a sua devastao tem como conseqncia danos ao clima, a agricultura e a economia como um todo. Afeta tanto o morador do campo, quanto da cidade.

23

24

Quais os conceitos ecolgicos aplicados?


Fragmentao, biodiversidade, corredores ecolgicos Habitat e nichos Estratgias de conservao ex situ e in situ Conservao do solo e ciclos de vida Sucesso Ecolgica

A histria da Interface Flor Interface Flor Viso


Ser a primeira companhia que mostre ao mundo todo, o que sustentabilidade em todas as suas dimenses social no processo; no produto; no local e no lucro, e fazendo isto, tornar-se exemplo pelo poder da influncia (Ray Anderson). Diminuio da pegada ecolgica Produto Cultura

Como

Carpetes da Interface Flor


Processos de fabricao inovadores: reduzir desperdcios; eliminar toxinas dos produtos e instalaes novas formas de reutilizao de recursos. Solues inovadoras permitem reciclar a base e o fio dos carpetes, permitindo a eliminao de matria prima virgem e fechando o ciclo.

7 METAS DE SUSTENTABILIDADE
Eliminar Desperdcios Emisses Benignas Energia Renovvel Fechar o Ciclo Recursos Eficientes para o Transporte Sensibilizar a Comunidade Redesenhar o Comrcio

25

Reduo da Pegada Ecolgica


Detalhes Eficincia energtica Energia renovvel Impactos climticos Eliminao de resduos Construes verdes Transportando pessoas e produtos de forma eficiente

Produto Design Processo


Biomimtica: Inspirada pelos processos da natureza, a empresa desenvolveu vrios produtos tactiles, que usa os exemplos na natureza que mostram adeso sem cola para aderir placas de carpete sem col-las, usando pequenas placas adesivas presas as laterais de cada placa. Estudo do Ciclo de vida uma ferramenta para avaliar aspectos ambientais associados ao produto e ao processo. Captura os materiais, energia e resduos de cada fase do ciclo de vida do produto, desde a fase inicial de produo at a reciclagem ou disposio final.

Desmaterializao
Desmaterializao o processo de fazer um produto com a mesma qualidade usando menos material. Este objetivo pode ser atingido usando materiais de forma mais eficiente ou substituindo-o por materiais alternativos. Desmaterializao permite economizar no custo de materiais, reduzirem a extrao de matria prima, o uso de energia, as emisses, o custo de transporte e resduos.

Produo
Materiais: achar alternativas para a matria virgem no proveniente de petrleo parte da meta de Emisso Zero. O carpete consiste de trs camadas de fibras. Explorar formas de usar materiais reciclados e renovveis em todo os componentes do produto. ReEntryIn 2007, permite separar as fibras de nylon do carpete de modo a reutiliz-las em novos produtos com o mnimo de contaminao. Cadeia de Suprimento: educar e engajar os demais elos da cadeia de suprimentos para a sustentabilidade. Uso de gua reduzido em todo o processo de fabricao. Inovao Transparncia

Bero a Bero

um novo conceito de materiais e de fluxos de materiais. Da mesma forma que ocorre no mundo natural, onde o resduo de um organismo circula atravs de um ecossistema, proporcionando alimento para outras criaturas vivas, os materiais de bero a bero circulam em ciclos fechados, fornecendo nutrientes para a natureza ou indstria. Esse modelo reconhece dois metabolismos: Primeiro, os ciclos nutrientes da natureza constituem o metabolismo biolgico. Materiais destinados a um fluxo timo no metabolismo biolgico so nutrientes biolgicos. Produtos concebidos com esses nutrientes, como embalagens biodegradveis, so destinados a serem utilizados e devolvidos com segurana ao meio ambiente, para alimentar sistemas vivos. Segundo, o metabolismo tcnico, destinado a refletir os ciclos bero-abero do planeta, um sistema fechado, em que recursos sintticos e minerais de alta tecnologia, e valiosos nutrientes tcnicos circulam num ciclo perptuo de produo, recuperao e refabricao. Idealmente, todos os sistemas humanos que compem o metabolismo tcnico so movidos pela energia renovvel do sol.

26

Quais os conceitos ecolgicos aplicados?


Resilincia No desperdcio Ciclagem e reciclagem Uso de energia

Data: 14-03-2013 Mdulo: Construo do conhecimento Cientfico A Filosofia, o mundo e a conscincia crtica A Filosofia e o Filosofar
Filosofar: uma atitude natural do homem. O conhecimento filosfico: um instrumento utilizado para a leitura do mundo. Objetivo da filosofia: problematizar o mundo. Uma leitura crtica da sociedade.

27

A CULTURA
A cultura como construo humana em resposta aos desafios da existncia. Caractersticas da cultura. A cultura e a construo social da realidade.

A CONSCINCIA
Conscincia Mtica: uma verdade intuda. Conscincia Religiosa: a explicao das origens a partir da crena numa divindade. Conscincia Intuitiva: um saber imediato que no depende de mediaes. Insigt. Conscincia Racional: a filosofia e a critica.

O SENSO COMUM
um conjunto de concepes geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social. Caracterstica bsica: a falta de fundamentao sistemtica as pessoas no sabem o porque dessa concepes. Conhecimento cotidiano e conhecimento cientfico.

CONCEPES IDEOLOGICAS Destutt de Tracy: o estudo cientfico das idias. Idias como resultado da interao entre
o organismo vivo e a natureza (meio ambiente). Karl Mannheim: Ideologia e Utopia. As ideologias legitimam e reproduzem a ordem estabelecida. As utopias so sempre idias revolucionrias.

Filmes
Nome: Ilha da Flores www.portacurtas.com.br

Ideologia e Marxismo
Karl Marx e a ideologia como um conjunto de idias que dissimulam a realidade. uma conscincia parcial e ilusria da realidade que garante o domnio de uma classe social sobre a outra. Conhecimento e ideologia. Formas ideolgicas: A poltica.

A religio. A moral. O direito. A educao.

28

Alienao
Conceituao de alienao. Alienao na produo: o taylorismo. Alienao no terceiro setor (servios). Alienao no consumo. Alienao no lazer.

ATIVIDADE EM GRUPOS POEMA


Ns vos pedimos com insistncia: Nunca digam Isso natural! Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa poca em que reina a confuso, Em que corre sangue, em que o arbitrrio tem fora de lei, Em que a humanidade se desumaniza... Nunca digam: isso natural! A fim de que nada passe por ser imutvel. (Bertold Brecht) ATIVIDADE GRUPOS: Expliquem se o poema legitima ou denuncia a alienao e a ideologia?

TEORIA DO CONHECIMENTO
A questo do conhecimento. A teoria do conhecimento. O sujeito e o objeto: os dois elementos do processo de conhecimento.

Possibilidades do Conhecimento Ceticismo: tudo ilusrio e passageiro. Dogmatismo: a certeza da verdade Fontes do conhecimento Empirismo: nada vem mente sem ter passado pelos sentidos. Racionalismo: a confiana exclusiva na razo. FILOSOFIA DA CINCIA
O mtodo cientfico. Teorias cientficas. A cincia e o reordenamento do mundo.

O MITO DA CINCIA
A sacralizao do conhecimento cientifico. O conhecimento cientfico como instrumento de poder: cincia para que e para quem.

Filosofia e Meio Ambiente


- A filosofia, as questes ambientais e o gestor ambiental. - O conhecimento cientfico e a sustentabilidade do planeta.

Vous aimerez peut-être aussi