Vous êtes sur la page 1sur 6

Manual de utilizao do processo de averbao on-line www.terminal1rio.com.

br

ndice 1. Objetivos.............................................................................. Pgina 3 2. Pesquisa e seleo de BL (Bill of Ladin g)........................ Pgina 3...5 3. Possveis problemas ao efetuar a averbao...........................Pgina 5...6 4. Reimpresso do certificado de averbao..................................Pgina 6

1. Objetivos
Possibilitar ao cliente, por intermdio de um despachante, averbar o seu BL e obter assim o NIC (Nmero Identificador de Carga). Depois de concludo o processo de averbao on-line, o NIC estar disponvel no SISCOMEX em at 1 (uma) hora. Este processo est disponvel apenas para despachantes cadastrados no Armazm da Libra Terminal 1 Rio , e que possuem senha para acesso ao Sistema de Gerenciamento de Site Porturio (SGSP) conseguida atravs de requisio ao setor de TI da Libra em http://www.t1rio.com.br/cadsenha.aspx.

2. Pesquisa e seleo de BL (Bill of Lading)

Figura 1

Figura 2

Na tela de pesquisa de BL (figura 1), entrar com o nmero do BL e em seguida clicar em Aplicar. Caso o BL digitado esteja correto o usurio ser redirecionado para a tela de seleo de BL (figura 2). Como os BLs por vezes tem nmeros iguais, esta tela serve para a identificao do BL correto, relacionando-o com o armador , navio , porto e data de chegada. Note que somente BLs que possuem carga armazenada no Terminal 1 Rio sero visualizados. Depois de identificado o BL correto, clicar no armador correspondente para ser direcionado a tela de averbao (figura 3).

Figura 3

Na tela de averbao somente os itens em azul escuro so editveis, os outros servem para visualizao. O campo data BL deve conter a data do documento, no formato especificado ao lado do campo (dd-mm-aaaa). O campo tipo de documento a seleo entre DSI (Declarao Simplifi cada de Importao), DTA (Declarao de Trnsito Aduaneiro) e DI (Declarao de Importao).

O campo destino s ser preenchido em caso de DTA. Tratando-se de uma DTA e o campo no for preenchido, a averbao no ser permitida. Tratando -se de qualquer outro tipo de documento, o preenchimento deste campo no dever ser feito, e caso seja, ser ignorado. O campo despachante estar preenchido obrigatoriamente com o usurio que est logado no sistema (que deve ser obrigatoriamente o despachante autorizado a averbar para o cliente em questo), no podendo, portanto, ser alterado. As mercadorias do BL so listadas logo abaixo do despachante, contineres primeiro, logo depois os lotes. Caso no haja contineres ou lotes, ser exibida uma mensagem indicativa no lugar onde deveriam aparecer os contineres ou lotes. Depois de preenchidas data do BL, tipo de documento e destino (caso seja necessrio) , clica-se em averbar para concluir o processo. No havendo nenhum problema (os possveis problemas que impedem que uma averbao seja concluda com sucesso sero listados abaixo, com uma breve descrio e possvel soluo) o processo concludo com sucesso e o usurio direcionado a tela final (figura 4 ). O NIC (nmero identificador de carga) estar disponvel no SISCOMEX em at 1 hora da concluso da averbao.

Figura 4

Na tela final, basta clicar em Clique aqui para imprimir... para visualizar e/ou salvar o seu certificado de averbao. O certificado oferecido em formato PDF (Portable document format) e pode ser visualizado com o software Acrobat PDF Reader. Caso voc no possua o Acrobat Reader, ele pode ser obtido gratuitamente no link Pegue aqui o acrobat. Caso voc no conhea o formato de arquivos PDF nem o software Acrobat Reader, voc pode obter informaes detalhadas no link O que Adobe PDF?. 3. Possveis problemas ao efetuar a averbao Mensagem vinda do sistema O usurio logado no possui propriedade de despachante e no est autorizado a averbar. O despachante no est associado ao cliente no estando, portanto, habilitado a averbar para este cliente. Possvel soluo Se voc um despachante, contat e o setor de Armazm no Terminal 1 -Rio para regularizar sua situao. Para sanar este problema, envie uma cpia da procurao com a autorizao do cliente para que o Armazm na Libra Terminal 1-Rio regularize sua situao. A validade da associao do Para corrigir esta situao e estender a despachante com o cliente expirou. validade, contate o setor de Armazm na Libra Terminal 1-Rio.

Ao menos uma das mercadorias do BL j foi averbada. No possvel averbar este BL atravs deste site. No possvel averbar. A data do BL declarada difere da data que consta em nossos registros.

Para solucionar esta situao, contate o setor de Armazm na Libra Terminal 1-Rio. Caso tenha digitado corretamente a data e ainda sim esta mensagem aparea contate o setor de Prontificao da Libra Terminal 1-Rio. O BL possui avaria aduaneira. No momento, no possvel averbar Impossvel averbar. BLs que possuem avaria aduaneira desistindo das avarias pelo site do Terminal 1 Rio. Contate o setor de armazm para averbar essa BL. Outras mensagens de erro podem surgir no decorrer do processo, as listadas acima so as mais comuns encontradas, contudo as mensagens so auto-explicativas e a maioria dos erros encontrados poder ser contornado apenas seguindo as instrues da mensagem. Caso voc encontre um problema que no possa ser corrigido com as instrues da mensagem de erro, envie um e-mail com a descrio do problema para informatica@terminal1rio.com.br. 4. Reimpresso do certificado de averbao Um BL depois de averbado pode ter seu certificado de averbao reimpresso pelo mesmo despachante que efetuou o processo de averbao. apenas necessrio que se faa a consulta normal do BL, indo at a tela de averbao. Nesta tela o sistema identifica que o BL j foi averbado e no lugar do boto averbar aparece o boto Reimprimir certificado (figura 5). Com um simples clique visualiza-se o certificado e ele pode ser reimpresso.

Vous aimerez peut-être aussi