Vous êtes sur la page 1sur 4

Espiritualidade Cisterciense 07 de julho, 1992

AFFECTUS
Affectus, palavra que aparece muito frequentemente na literatura monstica medieval, muito difcil de ser traduzida porque apresenta uma ampla gama de significados; e nenhuma outra palavra capaz de exprimir suas muitas nuances. Aqui darei uma definio de um dicionrio latino, vrias palavras que podero ser usadas para traduzila, uma definio de Aelred, uma de Guilherme de St. Thierry, e uma explanao do uso que Guilherme dela faz. Dicionrio de Latim, ed. por Lewis & Short (Oxford: Clarendon Press, 1879, 1958). affectus (adf-), us, m. (afficio). I. Um estado de corpo, e especialmente de mente produzido em algum por qualquer influncia, um estado ou disposio espiritual, afeio, disposio. II. Amor, desejo, inclinao, boa vontade, compaixo, simpatia.

- Possveis tradues: disposio, inclinao, tendncia, atrao, propenso, afeio, paixo, sentimento, apego, atrao, dedicao, desejo, atitude, ou, s vezes = amor. - Elredo de Rievaulx, O Espelho da Caridade, Parte III, Captulo 11, 1a sentena. Latim Est igitur affectus spontanea quaedam ac dulcis ipsius animi ad aliquem inclinatio. (De Speculo Caritatis, in Aelredi Rievallensis Opera Omnia I, ed. A. Hoste & C. H. Talbot (Turnholt, 1971) p. 119) Traduo Uma atitude uma certa inclinao espontnea e amvel da prpria alma por algum. (minha traduo).

- Guilherme de Saint-Thierry, em sua obra A Natureza e Dignidade do Amor, pargrafo 14. Guilherme apresenta aqui o significado de affectus contrastando-o com affectio, uma palavra similar.

Latim Aliud quippe est affectus, aliud affectio. Affectus est qui generali quadam potentia et perpetua quadam virtute firma et stabili, mentem possidet, quam per gratiam obtinuit. Affectiones vero sunt quas varias varius rerum et temporum affert eventus. (Guilherme de St-Thierry, De natura et dignitate amoris)

Traduo Uma atitude (affectus) uma coisa, um sentimento (affectio) outra. Uma atitude prende a alma com um certo poder generalizado e fora permanente, firmes e estveis, atravs da graa. Sentimentos, porm, so arrastados pelos variados acontecimentos e mudanas no curso dos eventos. (minha traduo).

- Numa reviso de dois artigos sobre o conceito de affectus em Guilherme de St. Thierry por W. Zwingmann, Eugene Manning escreve: O termo utilizado aproximadamente 250 vezes e engloba vrios diferentes significados, mas pode-se dizer que indica o mais profundo aspecto de nossa inclinao em direo a Deus. Por um lado, affectus refere-se ascenso da alma para Deus (o homem ativo); por outro, ela tambm serve para designar a condescendente graa de Deus, que se inclina para a alma que O procura (assim o homem, neste sentido, passivo). Devese notar que no segundo caso o affectus est ligado ao do Esprito Santo. Pode-se dizer que no affectus Deus opera em ns e ns cooperamos nesta ao divina. (Cist. Studies, Boletim de Espiritualidade Monstica 1967-69, p. 230, # 419.)

IMAGEM E SEMELHANA
Se o amor o tema central na espiritualidade cisterciense e de fato ento a pessoa humana feita imagem e semelhana de Deus o tema central na antropologia cisterciense, ou seja, o ensinamento dos Cistercienses do sculo XII no que diz respeito estrutura da pessoa humana. Basicamente, ser criado imagem de Deus ter a capacidade de estar unido a Deus no amor, ter esta habilidade como uma capacidade fundamental que nunca se perde. Obtm-se a semelhana de Deus quando esta capacidade bsica atualizada. A semelhana pode ser perdida pelo pecado, mas recuperada pela graa do arrependimento e converso a Deus. Tudo isto est baseado numa incorreta interpretao de Gnesis 1, 26 a: Ento Deus disse: Faamos o homem nossa imagem, e segundo nossa semelhana. Para o autor bblico, as palavras imagem e semelhana eram mais ou menos sinnimas. Mas alguns

do primitivos Padres da Igreja fizeram vrias distines entre a imagem e a semelhana, e isto foi transmitido aos Cistercienses do sculo XII e aos Escolsticos do sculo XIII. Aqui esto algumas anotaes de minha leitura sobre como vrios autores abordam este tema: Padres da Igreja: - Orgenes: A dignidade da imagem est na primeira criao; a realizao da semelhana est reservada para a consumao final. - Tertuliano: O homem um ser livre, dotado da capacidade de escolha. A imagem a forma do homem. A semelhana sua eternidade, quando recebe de volta o Esprito no batismo. - Santo Agostinho: A imagem da Trindade existncia, conhecimento, e amor. A semelhana de Deus o dom da razo, pela qual o homem pode compreender a verdade de Deus; seu domnio sobre os animais um smbolo disso. Padres Cistercienses: Os Padres Cistercienses compartilham a mesma noo de que a imagem de Deus a capacidade de estar unido com Deus no amor, e a semelhana a efetiva realizao dessa unio no amor. Mas h algumas nuances. Assim: - Bernardo: imagem: liberdade de escolha, no perdida pelo pecado de Ado. semelhana: liberdade em relao s idias e prazer, perdida com o pecado de Ado. - Elredo: imagem: marca profunda da Santssima Trindade na alma do homem, no perdida pelo pecado dos primeiros pais. semelhana: regozijo em Deus, perdido com o pecado. - Guilherme: imagem: capacidade de se parecer com a Trindade criadora. semelhana: o homem um s esprito com Deus, e deseja o que Deus deseja. Escolsticos do Sculo XIII: - So Boaventura: A imagem divina a semelhana de Deus na mente: memria, intelecto, e vontade. restaurada pelas trs virtudes teologais.

- Santo Alberto Magno: A imagem de Deus na alma o intelecto agente, atravs do qual ns ativamente adquirimos conhecimento.

Vrios Cistercienses acerca do Amor


- Elredo de Rievaulx: O Espelho da Caridade, Livro 3, Captulos 1-6. Os trs sbados, as 3 formas de amor: amor a si mesmo, amor ao prximo, amor a Deus. - Guerrico de Igny: Sermo 24: O Terceiro Sermo sobre So Bento. Como amar num mosteiro. - Isaac de Stella: Sermo 25: O Oitavo Sermo para a Sexagsima. A alegria do amor monstico contemplativo. - Guilherme de Saint Thierry: Exposio sobre o Cntico dos Cnticos, pargrafos 15. A cano de amor do Esprito. - Bernardo de Claraval: Sermo 83 sobre o Cntico dos Cnticos.: Amo porque amo! - Beatriz de Nazar: Os Sete Caminhos do Amor. (em Cistercian Studies 19 [1984:1] 31-42). Crescimento no amor para o Amor. - Conrado de Eberbach: Exordium magnum Cisterciense. A experincia orante do amor. H muito sobre o amor espalhado ao longo das narrativas dessa obra, mas difcil encontrar trechos distintos que usem a palavra amor repetidas vezes.

Vous aimerez peut-être aussi