Vous êtes sur la page 1sur 13

ET ESPECIFICAO TCNICA

TTULO

ESTUDOS HIDROLGICOS
TIPO SISTEMA LINHA KM

ET
TRECHO

O
SUBTRECHO

X
SUBSISTEMA/CONJUNTO

99
REA N CONTRATO

99
ETAPA

99
CLASSE/SUBCLASSE SEQUENCIAL

99 99
N CONTROLE

GEE AK7804-0
VERIFICAO/DATA Osvaldo Basso / / APROVAO/DATA Fernando Gusmo / SUPERVISORA VERIFICAO/DATA

6
IDENTIFICAO

C99 ET-O-X-99-99-9999/6-C99-999

999

REVISO

PGINA

APROVAO/DATA /

APROVAO/DATA

1/13

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

DOCUMENTOS DE REFERNCIA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

CPTM AK7802-3: Levantamento Topogrfico

DOCUMENTOS RESULTANTES

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.
OBSERVAES

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

E. D. C. B. A.
REV. TEM MOTIVO RESP. TCNICO APROVAO DATA

7122

Esta folha propriedade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e seu contedo no pode ser copiado ou revelado a terceiros sem autorizao expressa. A liberao ou aprovao deste Documento no exime o projetista de sua responsabilidade sobre o mesmo

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

2/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

1.

FINALIDADE
A presente especificao tem por objetivo estabelecer os procedimentos e rotinas para elaborao de estudos hidrolgicos e aplicvel a todos os projetos bsicos, projetos executivos e adequao de projetos, nos empreendimentos a cargo da CPTM.

2.

CONSIDERAES GERAIS
Para a elaborao de projeto de drenagem, obras-de-arte correntes e de obras-de-arte especiais, estes estudos devero ser concludos com antecedncia e submetidos anlise antes de sua aplicao no detalhamento daqueles projetos. Quando se tratar de trabalho a ser desenvolvido em nica etapa, como no caso de projeto bsico, sua apresentao para anlise poder coincidir com a entrega da minuta do mesmo, o que, contudo, no implica na tcita aceitao dos parmetros utilizados.

2.1.

Definies
Particularmente, no escopo dos estudos hidrolgicos, devero ser consideradas as seguintes designaes:

2.1.1.

Pequenas Bacias Consideram-se pequenas bacias hidrolgicas as reas afluentes a dispositivos de drenagem cuja superfcie inferior ou igual a 1km.

2.1.2.

Bacias Intermedirias So as bacias hidrogrficas a montante do dispositivo de drenagem cuja rea superior a 1 km e inferior ou igual a 20 km.

2.1.3.

Grandes Bacias Correspondem s bacias hidrogrficas, em geral afluentes a bueiros celulares ou pontes cujas reas so superiores a 20 Km.

3.

PLANO DE LEVANTAMENTOS
Para a realizao dos estudos hidrolgicos que buscam a definio das descargas de projeto a serem adotadas nas obras de drenagem, devero ser desenvolvidos trabalhos preliminares de campo e escritrio, aqui designados sob a forma geral de levantamentos. Consistem estes levantamentos na pesquisa, coleta e tratamento dos seguintes dados: Interpretao cartogrfica ou aerofotogramtrica; Coleta e tratamento de dados hidrolgicos; Coleta e anlise das imagens do radar meteorolgico do DAEE referentes s preciptaes que deram origem as ocorrncias, quando disponveis;

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

3/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

Verificao e interpretao das caractersticas locais e regionais na formao dos deflvios, caracterizando e localizando as ocorrncias de inundaes com indicao das datas e horrios das mesmas, quando disponveis; Coleta e anlise de estudos, projetos e outros existentes sobre cada bacia hidrogrfica; Levantamentos especiais de bacias contribuintes de forma a definir a bacia hidrogrfica a montante e a jusante dos locais de ocorrncias possibilitando a elaborao do respectivo estudo hidrolgico com determinao de vazes para vrios perodos de recorrncia, de acordo com as necessidades e concluses dos estudos, bem como levantamento e anlise das estruturas existentes.

3.1.

Interpretao Cartogrfica ou Aerofotogramtrica


Sempre que possvel a definio das caractersticas fsicas das bacias hidrogrficas, tais como, rea e forma das bacias, comprimentos e alinhamentos dos talvegues tributrios e desnvel ou declividade dos talvegues, dever ser executada sobre restituies estereoscpicas de pares aerofotogramtricos, desde que estes sejam confiveis e atuais. Para grandes bacias, cujas dimenses possam envolver um nmero excessivo de fotografias, conduzindo a distores dos resultados, ou mesmo no caso de pequenas reas, quando no se dispuser de levantamentos aerofotogramtricos aceitveis, as caractersticas fsicas das bacias hidrogrficas envolvidas podero ser determinadas por cartas hipsomtricas de qualidade e preciso confiveis. Sobre estes elementos de consulta, cartas ou levantamentos aerofotogramtricos, sero definidas as bacias de contribuio atravs das linhas dos divisores de gua, devendo sua representao em desenho ser obrigatoriamente encaminhada anexa ao Relatrio dos Estudos Hidrolgicos. Para as bacias assim definidas sero indicados tambm os talvegues principais, atravs das linhas de fundo de vales, determinando-se para o mais importante a sua extenso total, o desnvel a montante da transposio prevista e, conseqentemente, a sua declividade mdia.

3.2.

Levantamentos Locais
Para bacias com reas diminutas para as quais a definio dos divisores de gua e dos talvegues, nos moldes do que foi exposto no item anterior, se tornar pouco explcita, suas reas devero ser definidas sobre restituies em escala compatvel com suas dimenses. Na ocorrncia de bacias hidrogrficas com reas inferiores a 5ha, cujas descargas no exigiro para transposio do curso dgua seno os dispositivos com seo de vazo mnima, ser permitida a execuo do projeto sem a necessidade de clculo desta descarga, bastando para tanto a identificao da rea. Para os locais onde sero previstas obras-de-arte especiais ou obras-de-arte correntes para transposio de cursos dgua, bem como nos casos em que tal transposio

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

4/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

envolva conexo ou aproveitamento de sistemas j implantados, a CPTM, a seu critrio, poder solicitar um levantamento especial da rea (inclusive estado estrutural dos dispositivos existentes) de acordo com a Especificao Tcnica AK7802-3: Levantamento Topogrfico, tendo em vista melhor definir as condies de implantao daquelas obras.

4.

DETERMINAO DAS DESCARGAS DE PROJETO


Para a determinao das descargas de projeto que se constitui no objetivo final dos estudos hidrolgicos, devero ser seguidas sistemticas metodolgicas adequadas a cada tipo de obra e importncia hidrolgica da bacia envolvida. Neste sentido devero ser cumpridas as seguintes fases de trabalho: Coleta de dados; Processamento dos dados coletados; Anlise dos dados processados. Para locais onde j existam expresses definidoras de descargas ou da intensidade pluviomtrica, suficientemente testadas, podero estas serem adotadas sem a necessidade de novas formulaes.

4.1.

Coleta de Dados
Compreende pesquisa, junto aos rgos oficiais responsveis, de informaes que processadas e analisadas se constituiro em subsdios para avaliao e indicao dos parmetros a serem utilizados no clculo das descargas de projeto. Estes dados a serem pesquisados e processados so: Dados climticos; Dados pluviomtricos; Dados fluviomtricos.

4.1.1.

Coleta de Dados Climticos Consiste na obteno de informaes junto aos rgos oficiais, estudos existentes, etc., que possam indicar para a regio envolvida no projeto as caractersticas fundamentais das variaes sazonais, bem como possam permitir a identificao de micro-climas que particularizem, dentro do segmento em estudo, trechos com sensveis diferenciaes. Incluem-se entre os dados a serem levantados para o cumprimento dessa atividade, as seguintes informaes: Temperaturas; Presso; Estudo de ventos; Higroscopia; Etc.

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

5/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

A apresentao dos resultados obtidos dever ser feita atravs de texto explicativo no qual, obrigatoriamente, dever ser citada a origem dos dados, o perodo a que se referem e anexados grficos, mapas ou desenhos que ilustrem de forma concreta a concluso a que se tenha chegado quanto ao comportamento climtico regional. 4.1.2. Coletas de Dados Pluviomtricos Os dados pluviomtricos que melhor fornecem os parmetros para os clculos hidrolgicos, devero ser apresentados destacados dos demais parmetros pesquisados. Os dados indicadores da pluviosidade regional devero ser pesquisados junto aos rgos oficiais ou estudos existentes, dando-se preferncia s sries de leituras mais longas e completas. Sempre que possvel, devero ser utilizadas informaes consistentes, disponveis no DNAEE Departamento Nacional de guas e Energia Eltrica, ou rgos locais que, por instrumentos legais, tenham as atribuies de coleta e anlise de dados pluviomtricos. Esses dados consistem nas leituras dirias de chuva para os postos localizados na rea de interesse do projeto, devendo ser sempre indicada a sua procedncia e os respectivos perodos de observao. Em funo da anlise dos dados obtidos dever ser escolhido o posto caracterstico do trecho ou, no caso de ocorrncia de micro-climas restritos a determinados segmentos do trecho total, este fato tambm dever ser explicitamente indicado. A apresentao dos dados pluviomtricos se far atravs de texto descritivo, acompanhado de grficos, diagramas e desenhos que envolvem: Mapeamento da rede hidrogrfica bsica comprometida pelo projeto, localizando-se sobre esta rede os postos consultados, bem como o instrumental disponvel, tal como: pluvimetro, pluvigrafo, rgua linimtrica, lingrafo, etc; Diagramas e tabelas das variaes mensais das precipitaes mdias, mximas e dias de chuva. Alm destas informaes devero ser indicados os valores obtidos para: Mdia anual de chuvas na regio; Alturas de chuva mximas absolutas; Outras informaes atinentes aos pluviogramas compostos.

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

6/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

4.1.3.

Coleta de Dados Fluviomtricos Atravs de consulta a rgos oficiais, entre os quais se destaca em nvel federal, o DNAEE e rgos de administraes estaduais e similares, proceder-se- coleta de dados que permitam a definio das alturas de guas mdias, mximas e mnimas para os principais cursos d gua da regio. Para estes postos, desde que apresentem sries de leituras confiveis, sero organizados fluviogramas que indiquem as variaes das descargas mdias, mximas e mnimas mensais. Com o tratamento dos dados fluviomtricos disponveis devero ser elaborados grficos e tabelas que contenham: Curvas-chave dos cursos dgua para os quais se disponha de leituras linimtricas ou linigrficas; Tabelas dos valores extremos das mdias dirias, em m/s, em funo das curvaschave, anteriormente definidas; Tabelas dos nveis mximos observados nos cursos dgua de importncia, para os quais no se disponha de leituras. Para este ltimo caso, isto , nos cursos dgua desprovidos de postos de leitura, devero ser organizadas curvas-chave a partir dos levantamentos caracterizados definindo-se da forma mais aproximada possvel, a variao da descarga em funo da elevao do nvel dgua.

4.2.

Processamento dos Dados Coletados


Compreende a anlise, crtica e consideraes particulares do que se exps anteriormente, para a fixao dos parmetros e procedimentos que sero adotados na determinao das descargas de projeto. De forma a atender a este objetivo devero ser realizados: - processamento dos dados pluviomtricos; - processamento dos dados fluviomtricos.

4.2.1.

Processamento dos Dados Pluviomtricos A partir dos dados pluviomtricos anteriormente obtidos, o seu processamento conduzir determinao das curvas de variao da intensidade-durao-perodo de recorrncia e altura de chuva-durao-perodo de recorrncia, bem como composio dos histogramas das precipitaes pluviomtricas mensais. curvas de variao de intensidade-durao-perodo de recorrncia e altura de chuvadurao-perodo de recorrncia. Estas curvas, de extraodinria importncia para o desenvolvimento dos clculos hidrolgicos a partir da precipitao, podero ser obtidas atravs da interpretao direta de leituras pluviogrficas, bem como por via indireta atravs de sistemtica que envolva

a.)

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

7/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

a extrapolao para a regio em anlise, de expresses existentes para postos prximos a esta regio. Desta forma, para projetos em reas que disponham de pluvigrfos instalados e cujos resultados ofeream grau de confiabilidade razovel, as curvas de variao da intensidade pluviomtrica e da altura de chuva, devero ter suas frmulas de definio estabelecidas atravs da anlise estatstica dos valores registrados, projetadas para perodos de recorrncia mais extensos que as sries de leituras disponveis. As expresses a serem obtidas para a intensidade e para a altura de chuva devero sempre ser definidas para suas variaes, em funo da durao do evento pluvial e para o perodo de recorrncia adequado, indicando-se os resultados nas seguintes unidades: Intensidade pluviomtrica: mm/h; Altura de chuva: mm. No se dispondo de pluvigrafo no trecho em anlise, a definio destas curvas ser feita por via indireta, o que consiste em se adotar para o segmento em estudo expresso definida para outro ponto prximo que j disponha desta informao. Com esta considerao permitida a adoo, para a rea do projeto, de equaes de chuva determinadas por rgos oficiais que as tenham estudado, ou por anlise estatstica de chuvas dirias, transformando estes valores para variaes em intervalos de tempo menores que 24 horas. Sempre que possvel, entretanto, devero ser adotadas expresses que se apiem, pela vasta credibilidade oferecida, nos estudos desenvolvidos pelo Eng. Otto Pfafstetter, publicados na obra Chuvas Intensas no Brasil. Os resultados obtidos nesta fase dos estudos devero ser apresentados com texto explicativo dos conceitos, sistemticas e parmetros utilizados, acompanhando as tabelas e curvas caractersticas destas variaes. Histogramas das Precipitaes Pluviomtricas Mensais. Concluindo o processamento dos dados pluviomtricos sero apresentados, para o trecho em estudo, os histogramas das precipitaes mensais, tanto no que se refere s mdias como tambm s mximas ocorrncias e dias de chuva mensais. Processamento dos Dados Fluviomtricos Os dados obtidos para as leituras fluviomtricas, uma vez analisados e processados, permitiro o estabelecimento das condies predominantes para as descargas dos cursos dgua de maior importncia na regio envolvida pelo projeto. Tanto quanto possvel os valores a serem processados devero ser resultantes de leituras diretas de descargas, as quais aplicadas s curvas-chave dos rios envolvidos, permitiro o estabelecimento das relaes cota-descarga. No dispondo o posto fluviomtrico consultado de dados relativos a leituras diretas de descargas mas, desde que disponha de sries histricas confiveis, a relao cota-

b.)

4.2.2.

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

8/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

descarga poder ser obtida atravs de via indireta, calculando-se a descarga para diversos nveis de cheias, estabelecendo-se deste modo a sua curva-chave. Qualquer que seja a sistemtica adotada para o processamento dos dados coletados, os resultados obtidos devero ser conduzidos de forma a se estabelecer: tabelas e grficos das mdias das mximas, mnimas e mdias vazes, expressas em m/s, no caso de se dispor de aparelhagem medidora nos cursos dgua prximo aos locais das obras. Tabelas e grficos indicando as mximas cheias observadas na regio, no caso de no se dispor de posto fluviomtrico nas proximidades dos locais das obras.

a.)

b.)

4.3.

Anlise dos Dados Processados


Consiste no desenvolvimento sistemtico dos clculos hidrolgicos que permitem o estabelecimento das descargas de projeto, para as quais sero dimensionados os dispositivos de drenagem, compreendendo:

4.3.1.

Perodo de Recorrncia Os perodos de recorrncia para os quais devero ser dimensionados os dispositivos de drenagem e, conseqentemente as descargas de projeto, sero fixados em funo de: Importncia e segurana da obra; Estimativa de custos de restaurao na hiptese de sua destruio; Comparativo de custo entre a obra para diversos perodos de recorrncia. Em princpio, desde que no haja recomendao especfica no edital ou carta-convite que indique outros valores, os perodos de recorrncia a serem adotados so: Dispositivos de drenagem superficial: 25 anos; Bueiros: 50 anos operando hidraulicamente como canal e 100 anos operando como orifcio; Pontes: 100 anos. Para bacias hidrogrficas superiores a 1000 km, ou para cursos dgua para os quais se pretendam aproveitamentos mltiplos como barragens e navegao, por exemplo, considerar-se- perodos de recorrncia diversos daqueles fixados, os quais devero ser definidos atravs de estudos particulares e apriori sempre considerar os tempos de retorno iguais a 2, 10 e 25 anos pelo menos. Nos sistemas de drenagem onde houver interligao a coletores urbanos, para os quais tenham sido adotadas normas ou regulamentos locais, podero ser considerados os perodos de recorrncia fixados pelos rgos sob cuja jurisdio se encontram aqueles coletores a serem conectados, desde que devidamente justificados.

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

9/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

4.3.2.

Tempo de Concentrao O tempo de concentrao das bacias, dever ser determinado por metodologia e modelos usuais, atravs de expresses que considerem: rea da bacia; Comprimento e declividade do talvegue principal; Forma da bacia; Recobrimento vegetal. A metodologia a ser adotada na determinao do tempo de concentrao das bacias hidrogrficas ser de livre escolha da projetista, salvo quando for recomendado pela CPTM a adoo de sistemtica especfica. Dentre os mtodos de clculo se destaca a frmula do CALIFORNIA HIGHWAY AND PUBLIC WORKS, que pela sua aplicabilidade, principalmente nos casos de pequenas reas, permite o clculo do tc atravs da seguinte expresso: tc = 57 (L/H) 0,385 tc = tempo de concentrao em minutos; L = comprimento do talvegue principal em km; H = desnvel do talvegue principal em m. Qualquer que seja o mtodo, o tempo de concentrao mnimo a ser considerado ser de 5 minutos.

4.3.3.

Coeficiente de Deflvio O coeficiente de deflvio ou de escoamento superficial (run-off) C, da expresso do mtodo racional, que representa o percentual da precipitao efetivamente transformado em descarga, dever ser estabelecido pelo projetista considerando-se as seguintes condicionantes: Caractersticas geotopogrficas das bacias; Declividade e recobrimento vegetal das bacias; Forma e dimenso dos talvegues; Porosidade e permeabilidade dos solos; Utilizao prevista para as reas de contribuio; Urbanizao das reas de contribuio.

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

10/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

Tendo em vista a pretendida uniformizao de critrios recomendvel a utilizao dos valores para os coeficientes de deflvio fixados pela obra HANDBOOK OF APLLIED HIDROLOGY de Ven Te Chow e/ou pelos rgos de administrao pblica locais, aos quais estejam afetas as regies envolvidas. 4.3.4. Curvas CN As curvas CN (Curve Number, curvas indicativas da influncia do complexo solovegetao na definio da precipitao efetiva), a serem adotadas na determinao de descargas atravs dos mtodos do Hidograma Unitrio, devero ser obtidas das tabelas apresentadas pela obra DESIGN OF SMALL DAMS do Bureau of Reclamation of the United States Soil Conservation. Entretanto, caso se disponha dos resultados de leituras diretas de descargas em postos fluviomtricos prximos ao trecho estudado, dever ser feita a avaliao da curva mais representativa para a bacia envolvida. 4.3.5. Determinao das Descargas de Projeto As descargas de projeto para as quais sero dimensionados hidraulicamente os dispositivos de drenagem sero determinadas atravs de mtodo apropriado obra envolvida e rea de contribuio avaliada. a.) Com este objetivo devro ser adotados os seguintes mtodos: Pequenas Bacias Para pequenas bacias, ou seja, aquelas cuja rea contribuinte igual ou inferior a 1Km ser adotada na determinao da descarga o Mtodo Racional, no sendo permitida a utilizao, neste caso, de coeficiente de distribuio. Bacias Intermedirias Para as bacias intermedirias, ou seja, aquelas cujas reas se situam entre 1 e 20 km, sero adotados dois procedimentos metodolgicos a saber: reas menores que 10 Km Para as bacias intermedirias cujas reas se situam entre 1 e 10 km, o clculo da descarga de projeto ser efetuado pelo Mtodo Racional utilizando-se um coeficiente de distribuio, cujo significado busca corrigir a precipitao pontual para a precipitao uniformemente distribuda pela rea, dado pela expresso: n = A - 0,1 , onde: n coeficiente de distribuio A rea da bacia em km reas Maiores que 10 km Para as bacias intermedirias cuja rea se situa, entre 10 e 20 Km, as descargas de projeto sero determinadas pelo Mtodo do Hidrograma Sinttico Triangular, considerando-se no caso o hidrograma formado por uma nica ordenada.

b.)

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

11/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

c.)

d.)

Neste caso a precipitao efetiva ser determinada a partir da curva CN adequada bacia (item 4.3.4), e da precipitao real obtida para durao igual ao tempo do hidrograma. Grandes Bacias As descargas de projeto para bacias cujas reas so superiores a 20km sero determinadas atravs do Mtodo do Hidrograma Unitrio, sendo permitido a utilizao do Hidrograma Triangular. Neste caso o clculo ser sempre efetuado para hidrogramas complexos, adotando-se procedimentos analticos ou grficos que devero ser apresentados para verificao e anlise. Caso se disponha dos resultados de leituras fluviomtricas ou outros elementos informativos que permitam a avaliao das descargas atravs de suas curvas-chave, ser realizada comparao entre a descarga determinada a partir dos dados acima referidos e o mtodo do hidrograma, adotando-se, em favor da segurana, o maior dos dois valores encontrados. Obras de Drenagem Superficial Para a determinao das vazes de clculo das obras de drenagem superficial ser dotado o procedimento metodolgico conhecido por descarga especfica, que representa a descarga afluente ao dispositivo de coleta por unidade de comprimento. Nestas condies, nas quais se enquadra a maioria das obras de drenagem superficial, as descargas sero calculadas atravs do Mtodo Racional para a precipitao mnima de 5 minutos. Para situaes em que os dispositivos de drenagem superficial venham a coletar deflvios de bacias significantes, como ocorre nos casos de ravinas ou talvegues interceptados por cortes, a determinao das descargas ser realizada, conforme o caso, para bacias pequenas ou intermedirias.

5.

APRESENTAO
Os resultados dos estudos hidrolgicos devero ser apresentados de forma detalhada e conclusiva para avaliao da CPTM devendo constar dos mesmos, entre outros, os seguintes documentos: Memria justificativa pormenorizada explanando toda a metodologia, sistemtica e desenvolvimento dos clculos efetuados; Relao dos resultados obtidos, atravs de listagem ou tabelas que contenham os parmetros de clculo; Mapeamento das bacias hidrogrficas significativas, que devero estar referidas ao estaqueamento ou quilometragem do projeto, configurando nas mesmas os valores adotados para clculo das descargas; Curvas, bacos e tabelas auxiliares utilizados no desenvolvimento dos estudos; Diagnstico das ocorrncias definindo suas causas e as responsabilidades sob o aspecto institucional;

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

12/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

Indicao de intervenes estruturais e no estruturais para a soluo do problema, abrangendo pr-dimensionamentos, avaliao de custos, estudos e projetos complementares e outras aes que caibam; Nos casos em que a soluo exigir a construo de reservatrios de reteno dE guas (piscines), que impliquem em estudos especiais, a avaliao de custos s ser feita mediante solicitao expressa da CPTM.

6.

ANEXO
Anexo I Clculo de Vazo

ET ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

IDENTIFICAO

N CONTROLE

REVISO

PGINA

ET-V-X-99-99-9999/6-C99-999
REA

AK7804-0 GEE

VERIFICAO/DATA

13/13
APROVAO/DATA

Osvaldo Basso
VERIFICAO/DATA

Fernando Gusmo
APROVAO/DATA

PROJETISTA

N CONTRATO

SUPERVISORA

N CONTRATO

VERIFICAO/DATA

APROVAO/DATA

ANEXO I Clculo de Vazo


CLCULO DE VAZO
N I 10 I 25 I 50 I 100 Q 10 Q 25 Q 50 Q 100 Localizao rea L Tc C Observao (Est. ou km) (ha) (km) (min) (mm/h) (mm/h) (mm/h) (mm/h) (m/s) (m/s) (m/s) (m/s)

O quadro apresentado, embora reduzido para adaptao ao padro da Especificao, devr ser confeccionado em tamanho A-4.

Vous aimerez peut-être aussi