Vous êtes sur la page 1sur 5

1

CINCIA E CRIAO

1. O universo em expanso

A astronomia e a radioastronomia tornaram-se uma espcie de viagem ao passado atravs da descoberta das galxias e estrelas que emitem ondas de rdio permitindo medir a velocidade das estrelas, a intensidade da luz, os anos de distncia. Deste estudo surge a descoberta do universo em expanso. Em 1920 deu-se conta que as galxias (100 a 1000 milhes de estrelas reunidas) se afastam de ns com velocidades mensurveis. Em 1929 Hubble enunciou a lei que ficaria conhecida pelo seu nome: a velocidade do afastamento das galxias proporcional ao prprio afastamento. Ento, pelo afastamento das galxias pode considerar-se o universo em expanso.

1.2. A ideia do Big Bang

A partir da ideia de universo em expanso chegou-se ao Big Bang. Se pelo pensamento se faz viagem ao passado vemos o universo a contrair-se, todas as galxias se contraem at um ponto nico: o instante original de onde tudo partiu (10-43 seg.). A lei de Hubble permite-nos avaliar o tempo que nos separa desse momento: volta de 15 mil milhes de anos. Isto tambm pode ser confirmado pelo mtodo de avaliao baseado na idade de certas estrelas calculado a partir das suas cores e luminosidade. Assim, chega-se concluso de que o universo surge de um estado inicial extraordinariamente pequeno na sequncia de uma enorme exploso.

2. Esboo histrico do universo

No quadro desta teoria, resultado da observao dos astros e da fsica e qumica das partculas e ainda da radioastronomia, foi possvel determinar as grandes etapas do desenvolvimento do universo (Cf. Jean Guiton, Deus e a cincia), apesar das grandes lacunas:

2.1 O princpio antrpico

No meio de tudo isto existe o princpio antrpico. Diz Jean Guiton: "Se o universo existe tal qual o conhecemos para permitir vida e conscincia desenvolver-se. A nossa conscincia estava de algum modo misteriosamente programada desde o incio. Tudo o que me rodeia hoje, desde o espetculo das estrelas at s rvores que ornamentam o Jardim de Luxemburgo, existia j em grmen no universo minsculo dos incios. O universo sabia que o homem chegaria na sua hora." Este no um princpio propriamente cientfico mas adotado por muitos cientistas. Significa que tudo o que aconteceu foi no momento exato e em condies to exatas que se no fosse assim o universo no seria como o conhecemos e no teria surgido o homem: se a fora da gravidade tivesse sido mais forte a vida das estrelas seria demasiado breve para aparecerem os planetas; se tivesse sido mais fraca teria mudado a contrao da matria das estrelas (Hidrognio e Hlio), impedindo o desabrochar das realizaes nucleares que fornecem o carbono; se a interao forte tivesse tido uma intensidade diferente, o resultado seria quer a impossibilidade de se formar outros elementos para alm do Hidrognio quer a produo preponderante de elementos pesados e estveis do tipo ferro; se a fora eletromagntica tivesse sido diferente, as reaes qumicas necessrias para produzir as molculas no se teriam podido produzir. Logo, a existncia do homem imps ao universo condies necessrias. Este princpio foi formulado em 1974 pelo astrofsico Brandon Carter, segundo o qual o universo tem exatamente as condies requeridas para formar um ser capaz de inteligncia e de conscincia e as coisas so o que so porque no podiam ser de outra maneira, no havendo lugar para um universo diferente do que o que nos gerou nem lugar para o acaso.

2.2. Os modelos do universo

Sobre o universo existem quatro modelos:

* modelo de expanso limitada: o universo surge do Big Bang, iniciando-se um movimento de expanso pela exploso; esse movimento

lentamente travado pela fora gravitacional da matria (lei da entropia) at que um dia chegar de novo ao momento inicial;

*modelo de expanso ilimitada: parte do mesmo facto da exploso inicial que desencadeia o movimento de expanso, movimento de algum modo desacelerado pela fora gravitacional da matria, mas esta fora inferior energia da expanso, pelo que o movimento de expanso ser ilimitado;

* modelo do universo pulsante (fnix): o universo tem origem na exploso com a consequente expanso, travada pela fora gravitacional at chegar ao ponto de partida, renascendo ento (repete-se o movimento);

* modelo de universo estacionrio: o universo permanece eternamente estvel, a sua densidade mdia mantm-se eternamente, no se podendo falar nem de um incio nem de um fim. A fora gravitacional da matria trava a expanso, mas de vez em quando h uma injeco de energia. Este modelo foi proposto por Hoyle e Bondi mas ao fim de vinte anos foi abandonado, pelos dados fornecidos pela cincia.

A teoria da expanso , hoje, comummente aceite, restando apenas saber se a fora da matria ou no superior energia da expanso, para saber se a expanso ser ilimitada ou no.

3. Monogenismo e poligenismo

Outro problema ligado criao o de se o homem proveio de um s ou de vrios casais que transpuseram a fronteira da humanidade. A Bblia no pretende dizer que foi um s casal, mas Ado e Eva so uma forma de falar da humanidade. No campo dogmtico, at Pio XII defendia-se o monogenismo para explicar a transmisso do pecado original mediante a gerao. a Encclica Humani Generis diz: "No de facto evidente como tal opinio possa conciliar-se com o que ensinam as fontes da verdade revelada e com a declarao do magistrio a propsito do pecado original". Hoje, a

teologia tem outros modos de explicar a transmisso do pecado que no a gerao, no implicando o monogenismo, sendo possvel admitir o poligenismo. Do ponto de vista cientfico provvel que vrios seres tenham ultrapassado a barreira da humanidade.

4. O significado ecolgico da criao

A teologia da criao enfrenta hoje de maneira nica o desafio do possvel desastre ecolgico, fruto de um progresso incontrolado e de uma explorao desmedida da natureza csmica. Da que a f crist seja interpelada em ordem a tomar conscincia da unio do homem com a totalidade da criao de Deus. Etimologicamente ecologia o discurso sobre a casa: como a terra, cosmos se pode tornar casa, ambiente onde todos os homens de hoje e amanh possam viver de maneira saudvel e correspondente sua dignidade.

4.1. Crise de mltiplos aspectos

Em virtude do progresso descontrolado e da explorao desmedida, vivemos uma crise indita que se chama crise da criao e se manifesta em diferentes aspectos: *a crise do ambiente - o homem moderno enche o ambiente em que vive com os resduos do que produz e consome, tornando-se a natureza uma espcie de vazadouro do lixo txico, que est a atingir a saturao. Isto polui os elementos graas aos quais se desenvolve a vida (ar, gua) e deu-se-lhe o nome de crise do ambiente. Esta crise levou a descobrir a criao como um ecossistema, os ciclos naturais esto fundados num equilbrio profundo e complexo entre a energia solar, a atmosfera, as extenses de gua, a fauna, a flora e o ser humano. Todo o resduo absorvido e utilizado, provocando um desequilbrio quer a nvel fsico, vegetal, animal e humano. Temos trs fenmenos caractersticos provocados pela actividade humana e de que depende o equilbrio do ambiente: a poluio do ambiente; as chuvas cidas que fazem cair os combustveis fsseis, provocando o buraco do ozono que diminui a proteco em relao aos raios ultra-violetas; isto faz aparecer o efeito de estufa, o aumento gradual da temperatura e pe em causa a sobrevivncia da vida;

* a crise energtica - o homem vive dependente das fontes de energia e o uso desmedido dessas fontes leva questo de quanta energia pode consumir sem pr em

causa o ambiente vital (os dez pases mais industrializados consomem 75% da energia disponvel);

*a crise de matrias-primas - para satisfazer a exigncias de produo e de consumo, o homem recorre s fontes de matrias-primas que so limitadas e podem esgotar-se (5,6% da populao mundial nos EUA consome 40% das matrias-primas e provoca 50% da poluio atmosfrica e hdrica).

O homem v-se como vrtice da criao e o mundo como casa onde se procura realizar, mas procurando realizar o seu interesse corre o risco de estar a escavar o seu prprio tmulo. S por um comportamento responsvel e harmnico com as coisas o homem pode viver a longo prazo com dignidade.

Vous aimerez peut-être aussi