Vous êtes sur la page 1sur 22

PTICA

1. Introduo
O sentido da viso nos proporciona a percepo do mundo nossa volta. por meio desse sentido que, em um relance, recebemos inmeras informaes especficas e minuciosas. Dessa maneira, a luz o agente que nos permite ver os objetos. , tambm, uma forma de energia radiante, que se propaga pelo espao. A parte da Fsica que estuda o comportamento da luz a ptica geomtrica.

2. Fontes de luz e velocidade da luz


Para que possamos ver um objeto, por exemplo, necessrio que este seja uma fonte de luz, que pode ser: Primria so primrias as fontes que emitem luz prpria, como o Sol, uma chama, uma lmpada acesa etc. Secundria apenas refletem a luz de fontes primrias. Todos os objetos iluminados so fontes secundrias. Uma fonte luminosa chamada puntiforme quando suas dimenses podem ser desprezadas em relao s distncias que a separam de outros corpos; caso contrrio, chamada extensa. A lmpada acesa de um poste, vista por um passageiro
190
Captulo 14

atravs da janela de um avio, uma fonte puntiforme, ao passo que a mesma lmpada, vista por algum que atravessa a rua, por exemplo, uma fonte extensa. A luz se propaga com uma velocidade muito grande. A velocidade da luz funo do meio de propagao. Para o vcuo, a velocidade de propagao da luz vale: c 3,0 10 8
m s

ou

c 300.000

km s

Em um meio material, a velocidade da luz menor que no vcuo e seu valor depende do tipo de luz que se propaga. E x e mp l o s
a) A Terra dista 15 10 7 km do Sol. Qual o tempo de percurso da luz do Sol at a Terra?

Soluo

15 1010 d d Vc t t t c 3, 0 10 8 t = 500 s ou 8 min 20 s

b) Qual a durao do percurso da luz de uma fonte at um objeto que est a 10 m da mesma?

Soluo
t
d 10 t t 3,3 10 8 s 8 c 3, 0 10

c) Um ano-luz definido como sendo a distncia que a luz percorre em um ano no vcuo. Essa unidade usada para medir distncias muito grandes, como as astronmicas. Determine a distncia da Terra at a estrela Alfa-Centauri, sabendo-se que a luz de AlfaCentauri chega at a Terra em quatro anos e meio.

Soluo
Um ano-luz vale: d 365 24 3.600 3 10 8 m d 9,46 10 12 km 191
Captulo 14

Assim, Alfa-Centauri est distante da Terra: x 4,5 9,46 10 12 km x 4,26 10 13 km

3. Cores
Se a luz branca for dispersa em um prisma de vidro, podemos verificar que ela decomposta em luzes, conforme mostra a figura a seguir.

luz branca

vermelho alaranjado amarelo verde azul anil violeta

A luz vermelha a que se propaga mais rapidamente; a violeta aquela que tem propagao mais lenta. Toda luz que sofre disperso em um prisma chamada policromtica , pois contm vrias cores. A luz que no sofre disperso chamada monocromtica , ou seja, contm apenas uma cor.

4. Meios de propagao
Um meio chamado transparente luz quando nele a luz se propaga por distncias considerveis e segundo trajetrias bem definidas, com formas geomtricas determinadas. O vcuo, o ar, pequenas espessuras de gua ou vidro, por exemplo, so transparentes. Denomina-se translcido o meio no qual a luz se propaga atravs de distncias considerveis, mas segundo trajetrias estatisticamente irregulares, de formas imprevisveis. O vapor dgua, o vidro leitoso e o papel vegetal so alguns exemplos de meios translcidos.
192
Captulo 14

Quando a luz praticamente no consegue se propagar atravs de um meio, ele denominado opaco . A madeira e os metais so exemplos de materiais opacos, a no ser que apresentem espessura muito pequena.

5. Princpios da ptica 5.1. Princpio da propagao retilnea da luz


Nas situaes analisadas, podemos considerar que em um meio homogneo e transparente a luz se propaga sempre em trajetrias retilneas. Para representar a propagao da luz entre dois pontos, utilizamos, em nossos estudos, raios de luz a idia do raio de luz.

5.2. Princpio da independncia dos raios de luz


Um raio de luz no interfere na propagao de outro.

5.3. Princpio da reversibilidade dos raios de luz


Quando o sentido de propagao da luz invertido, sua trajetria no muda.
espelho

espelho

6. Sombra e penumbra
A formao das sombras a prova do princpio da propagao retilnea da luz. A seguir, apresentamos uma representao geomtrica da sombra. No caso de uma fonte de luz puntiforme, temos:
193
Captulo 14

sombra corpo opaco

fonte puntiforme

anteparo

No caso de uma fonte extensa, ocorre uma regio de sombra e outra de penumbra:
penumbra corpo opaco sombra

fonte extensa anteparo

Leia sobre Eclipses no Encarte Colorido.

7. Reflexo, refrao e absoro


Quando uma poro de luz, que se propaga em um determinado meio, atinge a superfcie de outro meio, podem ocorrer vrios fenmenos simultneos: a reflexo, a refrao e a absoro.

7.1. Reflexo
Quando a luz que se propaga em um determinado meio atinge uma superfcie e retorna para o meio em que estava, dizemos que a luz sofreu reflexo .
194
Captulo 14

Considere uma superfcie perfeitamente polida, plana e regular, atingida por um feixe incidente de raios paralelos de luz. Este feixe ir se refletir tambm em raios paralelos. Nesse caso, chamamos a reflexo de regular ou especular . Caso a superfcie no seja regular, quando atingida por um feixe incidente de raios paralelos, haver raios de luz refletidos em vrias direes. Nesse caso, chamamos a reflexo de difusa .

regular

difusa

7.2. Refrao e absoro


Uma parcela de um feixe de luz monocromtica, atingindo uma superfcie de fronteira entre dois meios homogneos e transparentes, como o ar e a gua, sofre reflexo; outra parcela absorvida pelo meio; o restante muda seu meio de propagao e chamado luz refratada . Essa poro de luz refratada muda sua velocidade de propagao em funo do novo meio e pode ter sua direo alterada.

8. Estudo da reflexo da luz


A reflexo da luz regida por duas leis: Primeira O raio incidente, a reta normal superfcie de fronteira entre os dois meios, e o raio refletido esto no mesmo plano, ou seja, so coplanares. Segunda O ngulo de reflexo igual ao ngulo de incidncia.
normal

ir

195
Captulo 14

E x e mp l o
a) Um raio luminoso incide sobre uma superfcie plana e polida, segundo um ngulo de 30 com a normal, conforme a figura ao lado. Determine o ngulo de reflexo quando a superfcie gira no sentido horrio em 10 em relao ao ponto O e o ngulo de giro do raio refletido aps o movimento.
normal

30

Soluo

Quando a superfcie sofre o giro, o mesmo se d com a reta normal; logo, o novo ngulo de incidncia ser:
N N r 10 30 r

i 30 10 40 i r 40

10

situao inicial situao final

Na situao inicial, o ngulo formado entre o raio incidente e o refletido vale: 2 30 60 Aps o giro, o raio incidente e o refletido formam um ngulo de: 2 40 80 O raio incidente se mantm inalterado; logo, o ngulo de giro ser dado por: 80 60 20
O i r r
i 30 r

196
Captulo 14

9. Espelho plano
Chamamos espelho plano uma superfcie regular que tem a capacidade de refletir intensamente a luz. Se um ponto luminoso disposto diante de um espelho plano, os raios de luz oriundos do ponto sero refletidos pelo espelho. Caso um observador esteja olhando para o espelho, ter a impresso de que a luz observada por ele tem origem no ponto P (saindo do espelho).
d P d P

O ponto P chamado ponto imagem virtual e o ponto luminoso P, de ponto objeto real . A distncia d do ponto objeto real ao espelho e d, do ponto imagem virtual ao espelho, so iguais. Quando o objeto posto diante do espelho for extenso, a imagem ser igual ao objeto (I O). Para o caso de um objeto extenso, apesar de a imagem e o objeto serem iguais, o lado direito do objeto ser o esquerdo da imagem e vice-versa. Se voc observar sua imagem no espelho, ver que, ao movimentar a mo direita, a imagem movimentar a esquerda. E x e mp l o s
a) Um homem se coloca diante de um espelho plano a uma distncia de 5 m. Qual ser a velocidade de afastamento da imagem caso o m homem se afaste do espelho a 1 ? s 197
Captulo 14

Soluo
O movimento de afastamento da imagem ser simultneo ao de afastamento do homem, porm em sentido contrrio. Considerando positiva a velocidade de afastamento do homem, a velocidade de afastamento da imagem ser de: v1
m s

b) Uma pessoa de 1,70 m est em p diante de um espelho plano disposto verticalmente. Qual a altura mnima que deve ter o espelho para que a pessoa veja sua imagem de corpo inteiro?

Soluo
Na figura a seguir, temos a representao do enunciado:
d O he h d A

Para que a imagem possa ser vista por inteiro, os segmentos AO e BO tm que passar pelo espelho. Sendo h e a mnima altura do espelho, temos: 1,70 h h h e he he h e 0,85 m 2 d 2d 2 c) De que forma deve ser pintada a palavra AMBULNCIA na frente de um veculo, para que um motorista de um automvel que esteja trafegando na frente da ambulncia possa olhar no espelho retrovisor de seu automvel e ler a palavra refletida corretamente?

Soluo
AICNLUBMA
198
Captulo 14

10. Espelhos esfricos


Espelho esfrico uma calota esfrica espelhada em uma face. Quando a superfcie refletora a parte interna da calota, o espelho chamado cncavo . Quando a superfcie refletora a parte externa da calota, o espelho chamado convexo .

convexo

cncavo

Na figura abaixo, vemos os elementos geomtricos mais importantes de um espelho esfrico: V vrtice ou centro da calota esfrica; C centro de curvatura; R raio de curvatura; ngulo de abertura.

espelho eixo principal R C V

Os espelhos esfricos de pequeno ngulo de abertura fornecem imagens ntidas; conforme o ngulo vai aumentando, menos ntida vai ficando a imagem. O foco de um espelho esfrico um ponto do eixo principal pelo qual passam os raios refletidos ou seus prolongamentos, quando incidem raios luminosos paralelos ao eixo principal do espelho, nas proximidades do vrtice.
199
Captulo 14

Para o espelho convexo, o foco um ponto imagem virtual, j que definido pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos. Para o espelho cncavo, o foco um ponto imagem real, definido pelo cruzamento dos raios luminosos refletidos. A distncia entre o foco (F) e o vrtice (V) do espelho denominada distncia focal (f).

espelho cncavo

espelho convexo

Para os espelhos esfricos, podemos definir a relao R 2f sendo R o raio de curvatura do espelho.

10.1. Estudo das imagens nos espelhos esfricos


Para que seja possvel estudar as imagens formadas por um espelho esfrico a partir de um ponto objeto, apresentamos algumas particularidades: Situao 1 Espelho cncavo Espelho convexo

Todo raio que incide passando pelo centro de curvatura reflete-se sobre si mesmo.
200
Captulo 14

Situao 2 Espelho cncavo

Espelho convexo

Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal reflete passando pelo foco. Situao 3 Espelho cncavo Espelho convexo

Todo raio que incide no vrtice de um espelho reflete de tal modo que o ngulo de incidncia e o ngulo de reflexo so iguais em relao ao eixo principal. Situao 4 Espelho cncavo Espelho convexo

201
Captulo 14

Todo raio que incide passando pelo foco reflete paralelamente ao eixo principal. E x e mp l o s
a) A figura ao lado apresenta um sistema com um espelho esfrico cncavo e um objeto localizado entre o foco e o vrtice do espelho. Represente a construo grfica da imagem.
B

Soluo
Para representar a imagem de B, utilizamos a representao de um raio de luz incidente, com direo que contm o centro de curvatura, que reflete sobre si mesmo. Tambm usamos a representao de um raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal e reflete passando pelo foco.
B B

Obtivemos uma imagem virtual em B . Para obter a imagem de A (A ), s traar uma perpendicular ao eixo principal, passando B por B .
B

202
Captulo 14

O espelho formou uma imagem direita (no-invertida), virtual e ampliada. Para corpos situados entre o foco e o vrtice, o espelho cncavo produz uma imagem com dimenses maiores que o objeto. O espelho cncavo pode ser usado como espelho de aumento. b) A figura abaixo apresenta um sistema com um espelho esfrico convexo e um objeto. Represente a construo grfica da imagem formada.
B

Soluo
Usaremos o mesmo mtodo descrito no exemplo a.
B B A

A imagem formada direita, virtual e reduzida. O espelho convexo usado em retrovisores de motocicletas, pois, diminuindo as imagens formadas, ele aumenta o campo visual do usurio. c) A figura a seguir apresenta um sistema com um espelho esfrico cncavo e um objeto. Represente a construo grfica da imagem formada. 203
Captulo 14

Soluo
B A A C B F

A imagem real, invertida e reduzida. Resumindo o que foi visto, temos: A imagem fornecida por um espelho convexo de um objeto real sempre uma imagem virtual, direita e menor que o objeto. No espelho cncavo, conforme a posio do objeto em relao ao centro de curvatura e foco principal, podemos ter imagens reais, virtuais, direitas e invertidas. Uma situao particular digna de nota ocorre quando um objeto real colocado com sua base no foco principal de um espelho cncavo, conforme a figura abaixo.

V F

Neste caso, os raios de luz que partem de qualquer ponto do objeto, aps a reflexo, so paralelos entre si. A imagem, para este caso, chamada de imprpria , ou seja, no se forma. 204
Captulo 14

10.2. Relaes algbricas para imagens nos espelhos esfricos


possvel determinar algebricamente as caractersticas das imagens em espelhos esfricos. Para relacionar as posies do objeto e da imagem em relao ao espelho esfrico, comum adotar-se o sistema de referncia de Gauss, conforme mostra o esquema abaixo:
0, i luz luz 0, i

p, p

p, p

Para exemplificar, apresentamos os seguintes esquemas com todas as dimenses referentes ao objeto e imagem, e os valores das abscissas e das ordenadas, de acordo com o sistema de referncia de Gauss.

6 cm 2 cm 10 cm

20 cm 40 cm

60 cm

20 cm

20 cm

p 60 cm p 20 cm o 6 cm i 2 cm

p 20 cm p 40 cm o 10 cm i 20 cm
205
Captulo 14

Observe que a imagem real tem abscissa positiva e a imagem virtual, negativa. imagem real: p 0 imagem virtual: p 0 Admitindo-se p e o como sempre positivos, a abscissa da imagem p e sua ordenada i tm sempre sinais contrrios. Logo: imagem real invertida: p 0; i 0 imagem virtual direita: p 0; i 0 Sendo R o raio de curvatura do espelho, temos: espelho cncavo: f
R 2 R 2

espelho convexo: f

Para as abscissas p e p e as ordenadas o e i, vale a relao:

p i o p
A relao entre as ordenadas i e o chamada aumento linear transversal da imagem (A). A
i o

Nas condies apresentadas, vlida a equao:

1 1 1 f p p
Essa equao chamada equao de Gauss ou equao dos pontos conjugados. A equao relaciona as abscissas com a distncia focal do espelho.
206
Captulo 14

E x e mp l o s
a) Um espelho convexo tem 40 cm de raio de curvatura. Caso um objeto de 5 cm de altura seja colocado a 30 cm do espelho, onde se formar sua imagem e com que tamanho?

Soluo
O valor da distncia focal f dado por: f

R (espelho convexo). Sendo R 40 cm: 2 40 f 20 cm 2 O valor de p 30 cm. Aplicando a equao de Gauss para os valores apresentados, temos:
1 1 1 1 1 1 p 12 cm f p p (20 ) 30 p A imagem virtual, pois est localizada atrs do espelho (p 0).

Para o clculo do tamanho da imagem, aplicamos a equao do aumento linear transversal: p i i (12) i 2 cm o p 5 30 A imagem direita em relao ao objeto, pois i e o tem o mesmo sinal. b) Um objeto de 10 cm de altura colocado a 20 cm do vrtice de um espelho cncavo, cujo raio mede 50 cm. Qual a distncia da imagem ao vrtice do espelho e o tamanho dessa imagem?

Soluo
Aplicando a equao de Gauss, temos:
50 R 50 cm f 25 cm 2 1 1 1 p 100 cm 25 20 p A imagem est a 100 cm do vrtice e virtual. p 20 cm

207
Captulo 14

Aplicando a equao do aumento linear transversal, temos: p i i (100 ) i 50 cm o p 10 20 A imagem direita e tem altura de 50 cm.

1. (UFPA) Na manh do dia 3 de novembro de 1994, uma grande sombra em forma de crculo, com 200 km de dimetro, cobriu uma parte da regio sul do Brasil. Em torno deste crculo de sombra formou-se um gigantesco anel de penumbra, estendendo-se at o norte do pas. A formao destas regies de sombra e penumbra, que correspondem respectivamente aos eclipses total e parcial do Sol, deve-se principalmente : a) difrao da luz do Sol em torno da Lua; b) independncia dos raios luminosos; c) reflexo e refrao da luz do Sol, respectivamente; d) interferncia luminosa; e) propagao retilnea da luz. 2. (UFPB) A distncia entre uma pessoa e sua imagem, formada por um espelho plano, 200 cm. Se esta pessoa se aproximar 60 cm do espelho, a distncia entre ela e sua imagem passar a ser de: a) 60 cm b) 80 cm c) 100 cm d) 120 cm e) 140 cm 3. (UFSCAR-SP) Os refletores das antenas parablicas funcionam como espelhos esfricos para a radiao eletromagntica emitida por satlites retransmissores, localizados em rbitas estacionrias, a cerca de 36.000 km de altitude. As figuras representam uma miniantena parablica, onde E o refletor e F o receptor, localizado num foco secundrio do refletor. 208
Captulo 14

a) Copie o esquema e represente o traado da radiao eletromgntica proveniente do satlite retransmissor que incide no refletor E e se reflete, convergindo para o foco secundrio F (faa um desenho semelhante ao traado dos raios de luz). Coloque nessa figura uma seta apontando para a posio do satlite. b) Nas miniantenas parablicas o receptor colocado no foco secundrio e no no foco principal, localizado no eixo principal do refletor, como ocorre nas antenas normais. Por qu? Sugesto: Lembre-se de que a energia captada pelo refletor da antena diretamente proporcional rea atingida pela radiao do satlite. 4. Utilizando-se de um espelho plano retrovisor, um motorista v um caminho que trafega atrs de seu carro. Observando certa inscrio pintada no pra-choque do caminho, o motorista v a seguinte imagem: CARINA. Pode-se concluir que a inscrio pintada no pra-choque : a) A N I R A C d) C A R I N A CARINA b) e) c) CARINA 5. Construa graficamente a imagem do objeto AB, classificando-a em real ou virtual e em direita ou invertida. a) b)
B V C A F
C F A B V

c)
B V A C F

d)
B V C A F

CARINA

209
Captulo 14

e)

B V A F C

6. A imagem no-invertida formada por um espelho cncavo de um objeto real : a) virtual e menor que o objeto; b) virtual e maior que o objeto; c) real e maior que o objeto; d) real e menor que o objeto; e) do mesmo tamanho que o objeto e no plano focal. 7. (UFMG) O farol de um automvel constitudo de um espelho cncavo e de uma lmpada de dois filamentos I e II. Nas figuras 1 e 2, V, F e C so, respectivamente, o vrtice, o foco e o centro de curvatura do espelho. Quando o farol est em luz baixa, apenas o filamento I est ligado, e a luz refletida no espelho paralelamente ao seu eixo ptico, como na figura 1. Quando o farol est em luz alta, apenas o filamento II est ligado, e o feixe de luz refletido um pouco divergente, como na figura 2.
V

F C figura 1

V F C figura 2

210
Captulo 14

Para que o farol funcione de acordo com estas descries, a posio dos filamentos deve ser: a) o filamento I em C e o filamento II direita de C; b) o filamento I em C e o filamento II entre C e F; c) o filamento I em F e o filamento II entre F e C; d) o filamento I em F e o filamento II entre F e V; e) o filamento I em V e o filamento II entre V e F. 8. (UFSC) Com os dados fornecidos na figura ao lado (espelho cncavo), calcule a que distncia do vrtice (V) se encontra a imagem do objeto (O). C Centro de curvatura 9. (UFSE) Um espelho esfrico cncavo (E) de distncia focal 30,0 cm, bem como o objeto (O) e a respectiva imagem (I), conjugada pelo espelho, esto representados no esquema abaixo.

O C

30 cm V 20 cm

I O 10,0 cm X

Pelas indicaes do esquema, o valor absoluto de X, em cm, igual a: a) 3,00 b) 7,50 c) 10,0 d) 15,0 e) 20,0

10. Um espelho cncavo de raio de curvatura 20 cm, fornece a imagem de um objeto colocado entre o centro de curvatura e o foco principal. Se afastarmos o objeto 5 cm do espelho, sua imagem real se formar a 20 cm do vrtice. Determine a distncia inicial do objeto ao espelho. 211
Captulo 14

Vous aimerez peut-être aussi