Vous êtes sur la page 1sur 17

Citologia

A fronteira das clulas

No mundo de hoje, comum pensarmos em um pas como sendo uma poro de terra delimitada espacialmente das demais pela presena de uma fronteira. Vamos pensar no caso do Brasil. Estamos rodeados de mar em metade do nosso territrio e, na outra metade, fazemos fronteira terrestre com outros nove pases da America do Sul. Em suas fronteiras, todos os pases instalam uma alfndega, que uma repartio governamental de controle do movimento de entradas e sadas das pessoas e de mercadorias para o exterior ou deles provenientes. Com as clulas no diferente. Cada uma delas tem uma rea de fronteira, representada pela membrana plasmtica e, nesta rea, as clulas tambm possuem o seu posto alfandegrio, as protenas. Assim como nas aduanas das fronteiras entre os pases, essas protenas so as responsveis pelo reconhecimento de substncias vindas de dentro ou de fora da clula como, por exemplo, hormnios. O trabalho realizado por uma clula semelhante ao que acontece em uma fbrica, como a de televisores, por exemplo. Atravs de portes, d-se a entrada de diversos tipos de peas destinadas as linhas de montagem. Para a fabricao e a montagem dos aparelhos, so necessrios energia e operrios habilitados. preciso, ainda, um setor de embalagem para preparar a expedio do que produzido e uma diretoria para comandar todo o complexo fabril e manter o relacionamento com o mundo externo. Tudo dentro dos limites representados pelo muro da fbrica.

A clula possui setores semelhantes aos de uma fbrica. Um limite celular, representado pela membrana plasmtica, separa o contedo da clula, o citoplasma, do meio externo. O citoplasma, constitudo por organides e hialoplasma (ou citosol), um material viscoso representa o setor produtivo. Um ncleo contendo o material gentico representa a diretoria da clula.

Membrana celular
(ou membrana plasmtica ou membrana citoplasmtica ou plasmalema)
Toda a clula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmtica. A membrana plasmtica to fina (entre 6 a 9 nm) que os mais aperfeioados microscpios pticos no conseguiram torn-la visvel. Foi somente aps o desenvolvimento da microscopia eletrnica que a membrana plasmtica pode ser observada. Nas grandes ampliaes obtidas pelo microscpio eletrnico, cortes transversais da membrana aparecem como uma linha mais clara entre duas mais escuras, delimitando o contorno de cada clula.

Constituio qumica da membrana plasmtica

Estudos com membranas plasmticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes so fosfolipdios, colesterol e protenas. por isso que se costumam dizer que as membranas plasmticas tm constituio lipoprotica.

A organizao molecular da membrana plasmtica


Uma vez identificados os fosfolipdios e as protenas como os principais componentes moleculares da membrana, os cientistas passaram a investigar como estas substncias estavam organizadas.

O modelo do mosaico fludo


A disposio das molculas na membrana plasmtica foi elucidada recentemente, sendo que os lipdios formam uma camada dupla e contnua, no meio da qual se encaixam molculas de protena. A dupla camada de fosfolipdios fluida, de consistncia oleosa, e as protenas mudam de posio continuamente, como se fossem peas de um mosaico. Esse modelo foi sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido. Os fosfolipdios tm a funo de manter a estrutura da membrana e as protenas tm diversas funes. As membranas plasmticas de um eucaricitos contm quantidades particularmente grande de colesterol. As molculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipdica e devido a seus rgidos anis planos de esterides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipdica menos fluida.

Funes das protenas na membrana plasmtica


As protenas da membrana plasmtica exercem grandes variedades de funes: atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros tneis que permitem a passagem de substncias para dentro e para fora da clula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substncias que levam alguma mensagem para a clula, favorecem a adeso de clulas adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.

Protenas de adeso: em clulas adjacentes, as protenas da membrana podem aderir umas s outras. Protenas que facilitam o transporte de substncias entre clulas. Protenas de reconhecimento: determinadas glicoprotenas atuam na membrana como um verdadeiro selo marcador, sendo identificadas especificamente por outras clulas. Protenas receptoras de membrana. Protenas de transporte: podem desempenhar papel na difuso facilitada, formando um canal por onde passam algumas substncias, ou no transporte ativo, em que h gasto de energia fornecida pela substncia ATP. O ATP (adenosina trifosfato) uma molcula derivada de nucleotdeo que armazena a energia liberada nos processos bioenergticos que ocorrem nas clulas (respirao aerbia, por exemplo). Toda vez que necessria energia para a realizao de uma atividade celular (transporte ativo, por exemplo) ela fornecida por molculas de ATP. Protenas de ao enzimtica: uma ou mais protenas podem atuar isoladamente como enzima na membrana ou em conjunto, como se fossem parte de uma linha de montagem de uma determinada via metablica. Protenas com funo de ancoragem para o citoesqueleto.

Transporte pela Membrana Plasmtica

A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substncias e no por outras define suapermeabilidade. Em uma soluo, encontram-se o solvente (meio lquido dispersante) e o soluto(partcula dissolvida). Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos: a) Permevel: permite a passagem do solvente e do soluto; b) Impermevel: no permite a passagem do solvente nem do soluto; c) Semipermevel: permite a passagem do solvente, mas no do soluto; d) Seletivamente permevel: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto. Nessa ltima classificao se enquadra a membrana plasmtica. A passagem aleatria de partculas sempre ocorre de um local de maior concentrao para outro de concentrao menor (a favor do gradiente de concentrao). Isso se d at que a distribuio das partculas seja uniforme. A partir do momento em que o equilbrio for atingido, as trocas de substncias entre dois meios tornam-se proporcionais.

Citosol, Citoplasma ou hialoplasma

Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da clula viva era preenchido por um fludo homogneo e viscoso, no qual estava mergulhado o ncleo. Esse fluido recebeu o nome de citoplasma (do grego kytos, clula, e plasma, aquilo que d forma, que modela). Hoje se sabe que o espao situado entre a membrana plasmtica e o ncleo bem diferente do que imaginaram aqueles citologistas pioneiros. Alm da parte fluida, o citoplasma contm bolsas e canais membranosos e organelas ou orgnulos citoplasmticos, que desempenham funes especficas no metabolismo da clula eucarionte.

O fluido citoplasmtico constitudo principalmente por gua, protenas, sais minerais e aucares. No citosol ocorre a maioria das reaes qumicas vitais, entre elas a fabricao das molculas que iro constituir as estruturas celulares. tambm no citosol que muitas substncias de reserva das clulas animais, como as gorduras e o glicognio, ficam armazenadas.

Na periferia do citoplasma, o citosol mais viscoso, tendo consistncia de gelatina mole. Essa regio chamada de ectoplasma (do grego, ectos, fora). Na parte mais central da clula situa-se o endoplasma (do grego, endos, dentro), de consistncia mais fluida.

Clula Vegetal

Ciclose

O citosol encontra-se em contnuo movimento, impulsionado pela contrao rtmica de certos fios de protenas presentes no citoplasma, em um processo semelhante ao que faz nossos msculos se movimentarem. Os fluxos de citosol constituem o que os bilogos denominam ciclose. Em algumas clulas, a ciclose to intensa que h verdadeiras correntes circulatrias internas. Sua velocidade aumenta com elevao da temperatura e diminui em temperaturas baixas, assim como na falta de oxignio.

Movimento amebide

Alguns tipos de clulas tm a capacidade de alterar rapidamente a consistncia de seu citosol, gerando fluxos internos que permitem clula mudar de forma e se movimentar. Esse tipo de movimento celular, presente em muitos protozorios e em alguns tipos de clulas de animais multicelulares, chamado movimento amebide.

Como so os organides?

Alguns dos organides (tambm chamados de orgnulos ou organelas) do citoplasma so membranosos, isto , so revestidos por uma membrana lipoprotica semelhante a membrana plasmtica. Estamos nos referindo a retculo endoplasmtico, mitocndrias, sistema golgiense (ou complexo de golgi),lisossomos, peroxissomos, glioxissomos, cloroplastos e vacolos. Os organides no membranosos so os ribossomos e os centrolos.

CITOLOGIA

CONSULTA wikipedia

1. Do tomo clula A Fsica experimental valendo-se de instrumentos delicados e complexos penetrou a fundo no mundo submicroscpico, removendo camada aps camada da matria na busca dos blocos de construo primordiais. Dessa forma, verificou-se a exist~encia do tomo e seus componentes: o ncleo e os eltrons; dos componentes do ncleo os prtons e nutrons; e de inmeras outras partculas subatmicas, ainda em pesquisa. Verificou-se tambm que os tomos de uma mesma substncia possuem sempre o mesmo nmero de prtons, e que esse nmero diferente para cada substncia, tornando-se especfica chamou-se elemento qumico a cada substncia constituda portomos com a mesma carga atmica. Atualmente existem cerca de cem elementos qumicos conhecidos, dos quais noventa e dois se encontram na natureza e os demais so produzidos artificialmente. Entretanto apenas quatro desses elementos formam mais de95% do nmero total de tomos do corpo humano: carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio respectivamente C,H,O,N. A combinao de dois ou mais tomos de diferentes elementos qumicos formam um composto. A menor unidade que conserva as propriedades de um composto uma molcula, que pode ser simples como a molcula de gua (H20) e de gs carbnico (CO2), ou grande e complexa (macromolcula) como uma molcula de protena ou de cido nuclico. Os compostos podem ser orgnicos:os primeiros so os compostos que contm carbono, e constituem a grande maioria dos compostos encontrados no corpo humano. O ramo da Qumica que estuda a Qumica Orgnica. Os compostos inorgnicos so compostos de todos os demais elementos qumicos e so estudados pela qumica inorgnica. Cadeias de tomos de carbono associados a hidrognio, oxignio,nitrognio e pequenas quantidades de enxofre (s), e fsforo (P), formam a maioria dos compostos orgnicos encontrados na matria viva. Grande parte desses compostos so classificados em quatro grupos: protenas, glicdios, lipdios e cidos nuclicos, que constituem a matria

prima para a formao das estruturas supramoleculares que compem as clulas, como as membranas e organelas. Alm das substncias orgnicas, encontramos no corpo humano substncias inorgnicas comon a gua (H20) e os sais minerais. Os sais minerais apresentam-se nos seres vivos sob duas formas bsicas cristais e ons. Os cristais como o Fosfato de clcio, so compostos estveis, com carga eltrica neutra, que participam da matriz dos ossos. Os ons so tomos de determinados elementos qumicos como clcio (Ca), o sdio (Na) e o potssio (K) que quando dissolvidos em gua, tornam-se instaveis, isto , eletricamente carregados (Ca++, Na-, K+). Os ons, embora em pequena quantidade no organismo, so de grande importncia para o equilbrio das clulas,para a transmisso do impulso nervoso, a contratibilidade dos msculos e a regulao do msculo cardaco. Uma pequena variao ao equilbrio eletrltico pode levar o organismo a morte. As clulas dos animais so formados quimicamente pelos compostos orgnicos e substncias inorgnicas, em diferentes propores: 17,8 % de protenas 6,2% de glicdios ( ou aucares) 11,7% de lipdeos (ou gordura) 60,0% de gua 4,3% de sais minerais. 1- Protenas As protenas so macromoleculares constitudas por muitas molculas menores, os aminocidos, compostos por carbono, hidrog~enio, oxig~enio e nitrognio; alguns possuem ainda pequenas quantidades de enxofre (CHONS). Vinte aminocidos diferentes participam da estrutura das protemnas, doze so sintetizadas pelas clulas humanas e os oito restantes devem ser obtidos pelos alimentos ricos em protenas como a soja, os feijes e as carnes. Uma protena pode conter de setenta a alguns milhares de aminocidos, porm o nmero de arranjos desses aminocidos na molcula protica praticamente infinito, j que elas variam quanto ao nmero total de aminocidos, quanto aos tipos que entram na composio de uma a uma, e quanto as sequ~encias possveis desses aminocidos na macromolcula. A mudana de apenas um aminocido na seqncia de uma determinada protena pode causar alteraes funcionais graves. Por exemplo, a hemoglobina humana, uma

protena das hemcias (glbulos vermelhos) que transporta oxignio; ela contm 574 aminocidos e a substituio de um nico aminocido chamado cido glutmico, por outro chamado valina, provoca alterao na forma da hemcia, que se arqueada como a foice, carcterizando um tipo de anemia grave, a anemia falciforme. Assim, as seqncias de aminocidos determinam diferentes formas de protenas, e a forma de cada protena determina seu papel biolgico, ou seja, a funo que desempenha no organismo: -funo estrutural elas constroem muitos elementos estruturais das clulas, e so essenciais arquitetura celular. Algumas protenas estruturais importantes so: o colgeno e a elastina, abundante nos tendes, cartilagens e ossos. A primeira confere resistncia a essas estruturas e a sugunda elasticidade. A queratina uma protena presente nas unhas ena superfcie da pele e a actina e miosina so as protenas contrteis do tecido muscular que atuam na contrao muscular. -funo enzimtica certas protenas funcionam como catalisadores, acelerando a realizao de reaes qumicas. Embora participem da reao modificando a molcula reagente, no participam da composio qumica do produto e so especificas para um determinado substrato propiciando um encaixe do tipo chave-fechadura, ou para um determinado tipo de reao. Por exemplo, a enzima amilase secretada pelas glndulas salivares permite que o inicio da digesto dos aucares ocorra na boca durante a mastigao, e a pepsina e a enzima que inicia a digesto das protenas no estmago. -funo de transporte a membrana celular que o revestimento externo da clula, no permevel a molculas grandes. O transporte dessas substncias para dentro e fora vale-se de protenas chamadas protenas canais. O oxignio transportado no sangue pela hemoglobina, uma protena das hemcias. -Defesa quando umaprotena estranha penetra no organismo (antgeno), ocorre a produo de uma protena de defesa chamada anticorpo que se liga com o antgeno, neutralizando o seu efeito. - fonte de energia (em ultimo caso) somente sero usadas como fonte de energia nos casos graves de desnutri~ao e simboliza um processo autofgico. 2- Glicdios

Os glicdios ou carboidratos so molculas orgnicas formadas por carbono, hidrognio e oxignio (CHO). Os mais simples so os monossacardeos. A reunio de vrios monossacardeos (aucares simples), formam molculas maiores chamadas de oligossacardeos e polissacardeos. As funes dos glicdios consistem em fornecer energia para as atividades

do crebro, dos msculos e de outros tecidos, participar da estrutura das paredes celulares, com atuao na funo imunolgica e constitui o principal componente da substncia intercelular dos tecidos conjuntivos. Os carboidratos queo hoem ingere em maior quantidade so, amido e celulose, fornecidos pelos alimentos vegetais e glicognio contido nos alimentos de origem animal. A digesto do amido, glicognio e outros aucares comea na boca durante a mastigao pela ao da enzima amilase salivar e se completa no intestino delgado pela ao da enzima amilase pancretica, quando se obtm o acar simples conhecido como glicose (C6HI2O6), que atua como um dos principais combustveis do corpo. A celulose no pode ser enzimticamente digerida pelo ser humano e fornece a massa ou fibra, necessria para a motilidade adequada dos intestinos. Quando a glicose est presente em abundncia no organismo, como logo aps as refeies, suas molculas condensam-se para formar o glicognio que se localiza nos msculos e no fgado, constituindo uma reserva alimentar. Ao necessitar de energia o organismo regulado pela insulina e o glucagon, hormnios produzidos pelo pncreas. A insulina promove o armazenamento de glicose e lipdeos no fgado e nos tecidos e o glucagon estimula o fgado a liberar a glicose derivada do glicognio armazenado, para o sangue. A deficincia na secreo de insulina pelas clulas do pncreas ou alteraes nos receptores insulnicos, causa o diabetes mellitus que se no for controlado produz deversos distrbios metablicos graves. 3- Lipdeos Os lipdeos so compostos orgnicos que no se disolvem em gua. Os elementos qumicos que entram em sua composio so o carbono, hidrognio e oxignio (CHO). Podem ser agrupados em quatro categorias: -triglicerdeos constituem a principal reserva de energia no corpo. Formam as gorduras armazenadas no tecido adiposo que fornecem a maior parte da energia necessria aps uma refeio ser completamente absorvida (exceto para o encfalo, que em condies normais usa somente como alimento). O tecido adiposo serve tambm para proteo e suporte dos rgos e isolamento da superfcie corporal. -fosfolipideos juntamente com as protenas, so os principais constituintes das membranas, que incluem a membrana plasmtica e as membranas internas que envolvem o ncleo e certas organelas. -esfingolipdeos so encontrados principalmente no sistema nervoso, formando as bainhas de mielina, a capa isolante que envolve as fibras nervosas. -esterides incluem o colesterol que o precursor para a sntese biolgica de outros esterides essenciais, como os hormnios cortisol e aldosterona do crtex supra-renal.

4- cidos nuclicos Os cidos nuclicos so o DNA e o RNA, molculas relacionadas com a transmisso de informaes para a sntese de protenas e a preservao da espcie. Bioquimicamente consistem de longas cadeias de nucleotdeos, molculas formadas por um acar, um redical fosfato e uma base nitrogenada (CHONP). No DNA o aucar e a desoxirribose e as bases so edenina (A), guanina (G), citosina(C) e tiamina (T), no RNA o acar e a ribose e as bases so adenina (A), guanina (G), citosina (C), e uracil (U). O DNA, acido desoxuribonucleico, e a substncia genrica da clula, contm informao codificada para a sntese de todas as protenas que o organismo utiliza. formado duas por cadeias de nucleotdeos unidas entre si por pontes de hidrognio entre suas bases, assumindo a forma de dupla hlice. Localiza-se no ncleo da clula, combinando com protenas histonas formando os cromossomos (46 para a espcie humana), que so as estruturas que abrigam os gens, segmentos de DNA que contm a informao em cdigo para a sntese de uma determinada protena. Um segmento de uma das cadeias de DNA serve de molde para a formao do RNA, acido ribonuclico. O RNA, ao contrrio do DNA, sai do ncleo onde foi sintetizado e migra para o citoplasma, levando consigo as informaes copiadas dos gens com a finalidade de executar a sntese de protenas. 5- gua A gua a substncia mais abundante do corpo representando de 60 a 70% de seu peso. Suas propriedades qumicas a tornam indispensveis vida. - solvente universal faz com que diversos compostos sejam solubilizados nas clulas de modo a participar de reaes qumicas. - alto calor especfico estabiliza a temperatura corporal. - alto calor de evaporao a evaporao da gua resfria o corpoe meio importante para a regulao da temperatura corporal. - alta condutividade trmica permite a rpida transferncia da energia trmica. 6- Sais minerais Incluem os ons de eletrlitos presentes nos lquidos corporais e os sais de depsito nos dentes e ossos. Os ons de eletrlitos so elementos qumicos que dissociados em gua, tornam-se eletricamente carregados devido ao desequilbrio que ocorre na sua relao prtons/eltrons. Alguns so de gr5ande importncia para o funcionamento dos organismos vivos, como os ons de sdio (Na+), de potssio (K+), e de clcio (Ca++).

O sdio (Na+) e outros ons esto envolvidos na regulao dovolume de lquidos corporais. Os ons de clcio (Ca++) regulamuma srie de funes celulares incluindo odesencadeamento da contrao muscular. O equilbrio entre os meios intra e extra celular, a excitabilidade dos nervos e a transmisso do impulso nervoso ao tecido muscular depende desses ons. Os sai de clcio depositados nas matrizes sseas e na dentina dos dentes so estimulados em 65% do peso desses tecidos. II.

A Clula.

O corpo humano constitudo por clulas, substncias intercelular e lquidos corporais. Entretanto, somente as clulas realizam o ciclo vital, isto , possuem as caractersticas de crescimento, metabolismo, reproduo e morte que as tornam a unidade estrutural e funcional do corpo. Cada ser humano provm de uma nica clula, o ovo ou zigoto, cujas divises aumentariam o nmero de clulas que sediferenciam e especializam, para formar os diferentes tecidos. A manuteno do meio ambiente celular, o meio liquido no qual as clulas se encontram embebidas, em equilbrio, essencial para a realizao de suas funes queincluem o movimento de substncias atravs das membranas celulares, o metabolismo energtico e a sntese protica. II.1 Elementos

da Clula

-Ncleo organela que contm os cidos nuclicos, DNA e RNA, responsveis pela sntese protica e diviso celular. O nucleoplasma (gel protico), onde esto imersos os componentes do ncleo, encontra-se envolto por uma membrana nuclear chamada carioteca, que comunica-se com o retculo endoplasmtico. O RNA-ribossmico forma um corpsculo chamado nuclolo, tambm presente no ncleo. - Citoplasma uma suspenso coloidal onde ocorrem a maioria dos processos metablicos da clula atravs das organelas celulares a localizadas. -Membrana celular uma membrana que envolve a clula Glicoliprotica, possui permeabilidade seletiva e eletricamente carregada. II.2 Organelas citoplasmticas So estruturas especializadas que exercem funes especficas na clula. -Mitocndrias casa de mquinas daclula, o local onde a clula degrada a glicose e produz energia (ATP) para os processos celulares. - Lisossomos vesculas contendo enzimas que atuam na digesto de materiais englobados pela clula por fagocitose.

- Retculo endoplasmtico conjunto de vacolos ou cisternas membranosas em constante movimento no citoplasma onde se d a que sero excretadas pela clula. O retculo endoplasmtico pode ser liso ou rugoso; o liso aua na sntese de lipdeos, nas clulas musculares armazena os ons de clcio, e nas clulas da retina, substncias fotosensveis. O retculo endoplasmtico rugoso contm ribossomos aderidos sua superfcie e atua na sntese protica. -Ribossomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou presos as membranas do retculo endoplasmtico. So constitudos por RNA e protenas. Quando se encontram unidos uns aos outros por uma fita de RNA-mensageiro, so chamados de polirribossomos. - Aparelho de Golgi faz parte do retculo endoplasmtico liso. Armazena substncias produzidas no retculo at sua excreo. -Microtubulos ou microfilamentos constituem o citoesqueleto e so responsveis pelo formato celular.No caso de clulas que se movimentam por pseudpodos (prolongamentos emitidos pela clula para que se possa se movimentar), os microtubulos e microfilamentos constituem o mecanismo de modificao da forma celular. -Microvilosidades prolongamentos celulares cilndricos que servem para aumentar a superfcie de contato da clula com o meio extracelular. Ocorre nas clulas de absoro do intestino delgado. -Clios e flagelos estruturas mveis atreladas membrana celular cuja funo movimentar a clula (flagelo nos espermatozides), ou criar um sentido de movimento na superfcie celular (clio no epitlio respiratrio). - Centrolos orientam o processo de diviso celular. III- Fisiologia

Celular

O corpo humano formado por cerca de um trilho de clulas agrupadas em tecidos para desempenhar funes muito especializadas como o suporte esqueltico, a contrao muscular e a conduo do impulso nervoso. Entretanto, a maioria dessas clulas realiza funes vitais semelhantes, tais como trocas com o meio extracelulares atravs da membrana celular, a sntese de protenas, a produo orgnica de energia e a diviso celular. III.1 Transporte de substncias atravs da membrana celular. Os mecanismos de troca entre as clulas e seu meio ambiente so fundamentais para a fisiologia global da clula e a interao de muitas clulas nos organismos complexos. Todas as trocas ocorrem na superfcie da clula atravs da membrana celular. O transporte de substncias pode ser passivo, isto , ocorrendo espontaneamente, sem gasto energtico como a difuso e a osmose, ou ativo, demandando gasto energtico. Ocorrem ainda os processos ativos de ingesto pela clula de substncias presentes no lquido extracelular conhecidos como pinocitose e fagocitose.

O objetivo das trocas que as clulas realizam e a manuteno do equilbrio no meio intra e extra celular. -Difuso o fenmeno fsico que ocorre a favor de um gradiente de concentrao. Por exemplo, se pingarmos algumas gotas de tinta na gua, logo toda a gua estar tingida, pois h uma passagem de molculas de uma regio de maior concentrao para outra de menor concentrao at que as concentraes se equilibrem. Esse evento chama-se gradiente de concentrao. Na membrana celular, as molculas de O2, CO2 e H2O passam por difuso de onde esto em maior abundncia para onde so mais escassas. Por exemplo, o oxig~enio passa do sangue arterial para as clulas e o CO2 das clulas para o sangue. Molculas maiores, como a glicose ou os aminocidos, tambm so transportados a favor de um gradiente de concentrao, sem gastoenergtico, como da difuso simples. Porm necessrio ainterveno de uma protena transportadora. Esse processo se chama difuso facilitada. -Osmose uma forma especial de difuso. Tomemos um recipiente separado do meio por uma membrana semipermevel que permite a passagem de gua por difuso, mas que impede a passagem de outras molculas. Coloca-se nesse recipiente, num dos lados, uma soluo mais concentrada e no outro uma menos concentrada. A soluo mais concentrada exercer uma presso osmtica, puxando a gua de soluo mais diluda at que as solues se igualem em concentrao. Assim, se mergulharmos uma clula numa soluo hipertnica, cuja presso osmtica maior do que a da clula, esta encolher, pois perder gua para o meio. Ao contrrio, se a mergulharmos numa soluo hipotnica, inchar. Nenhuma alterao ocorrer se a soluo for isotnica de mesma concentrao. -Transporte ativo a clula usa energia para transportar substncias contra um gradiente de concentrao, isto , de uma regio menos concentrada para outra mais concentrada. Por exemplo, todas as clulas mantm externamente uma alta concentrao de sdio, comparada com a concentrao interna muito maior do que a externa. H, naturalmente, uma tendncia ao equilbrio das solues, porm isso causaria a morte celular, por essa razo, o sdio mantido fora da clula e o potssio dentro, contra o gradiente de concentrao, com gasto de energia (ATP). A essemecanismo chamamos de bomba de sdio e potssio.O transporte ativo ocorre tambm para outra substncias, alm do sdio e do potssio. -Pinocitose e fagocitose So processos que demandam gasto energtico e consistem na captura, pela clula, de substncias existentes no meio extra-celular, por movimento dos psudpodos, prolongamentos da clula formados a partir da invaginao da membrana celular. Aps a captura, ocorre a unio das bordas dos psuudpodos, formando uma vescula contendo o material englobado. Essa vescula vai se unir ao lisossoma, organela que contm enzimas digestivas, formando o vacolo digestivo onde as substncias sero degradadas. O que no for utilizado pela clula

ser eliminado por exocitose para o meio extracelular. O termo fagocitose refere-se ingesto de particulasslidas como bactrias, matria orgnica coaguladae outras clulas, enquandto que pinocitose aplicaca-se ingesto de substncias dissolvidas. III-2 Sntese de protenas: arquitetura celular A sntese de protenas um dos trabalhos mais importantes realizados pelas clulas do nosso corpo, que todo protico. Oprocesso depende da informao gentica armazenada no ncleo da clula, na molcula da hereditariedade, o DNA. O Cdigo gentico copiado pelo RNA e levado ao citoplasma, possibilitando a reunio e combinao de aminocidos na seqncia e forma determinada pelos genes para elaborao das protenas. Existem trs tipos de RNA: o RNA-mensageiro que transporta a informao gentica codificada do DNA ao local da sntese protica no citoplasma, o RNA-transportador que atua como meio de transporte dos aminocidos at os ribossomos que esto sintetizando aprotena; o RNA-ribossmico que promove a unio entre os aminocidos de acordo com a informao do RNA-mensageiro, formando uma nova protena. III-3 Processo de Produo Orgnica de Energia Alimento + oxignio Sangue etc... As clulas necessitam de energia para realizar suas mltiplas funes, como a sntese de novas molculas, o transporte ativo de substncias atras da membranae trabalhos mecnicos. Para produzir essa eneria, possuem um sistema especializado formado pelas mitocndrias e suas enzimas. A produo orgnica deenergia ocorre da seguinte forma o corpo obtm os nutrientes de que necessita, por meio do processo digestivo, que conduz as macromolculas a molculas bsicas para absoro no duodeno; monossacardeos, aminocidos e cidos graxos. O oxignio obtido por meio da respirao. Uma boa parte das molculas dos nutrientes utilizada como suprimento energtico, pricipalmente a glicose e os cidos graxos, outras, como os aminocidos servem de matria-prima para a construo de novas molculas para o organismo, como osaminocidos ( ver sntese de protenas), e somente em condies de fome prolongada so utilizados na produo de energia. Os nutrientes e o oxignio atingem os tecidos por meio da circulao sangunea e so transportados atravs da membrana celular por

difuso(02), ou difuso facilitada (molculas grandes), para dentro da clula. No citoplasma das clulas, as mitocndrias com suas enzimas especializadas, fazem reagir as molculas dos nutrientes com o oxignio. Essa reao desencadeia a quebra da molcula do nutriente em seus constituintes bsicos, liberando a energia aprisionada na ligaes qumicas entre os tomos da molcula. O produto da reo gs carbnico (CO2), e gua (H2O). O CO2 ser devolvido circulao sangunea para ser trocado por oxignio, e a gua aproveitada em outras reaes qumicas. Uma parte da energia qumica liberada coma a quebra da molcula orgnica se transforma em calor para a manuteno da temperatura corporal, a outra parte utilizada para a fabricao de uma molcula altamente energtica chamada ATP trifosfato de adenosina pela adio de um fosfato de ADP difosfato de adenosina presente no citoplasma. O ATP armazena, transporta e libera a energia proveniente do composto orgnico, para os trabalhos celulares, funcionando como elo de ligao entre as fontes energticas e as reaes celulares, desempenhando o papel de moeda energtica da clula ESSE PROCESSO... Quando as protenas so utilizadas na produo de ATP, o subproduto da reao alm de conter gs carbnico e gua conter a amnia, devido presena do nitrog~enio nas molculas dos aminocidos. Tanto a amnia, devido presena do nitrog~enio nas molculas dos aminocidos. Tanto a amnia como o gs carbnico so produtos txicos e devem ser eliminados do organismo. Parte do gs carbnico e a amnia reagem no fgado formando a uria, produto final do metabolismo das protenas que vo ser filtrada pelos rins e eliminada via urina. possvel obter energia por um processo anaerbico, isto , na aus~encia de oxignio. Nesse caso, a quebra da glicose no se completa e subprodutos como cido ltico so gerados. Esse processo chama-se fermentao. H ganho de somente duas molculas de ATP para cada molcula de glicose quabrada, enquanto que na respirao celular h ganho de 38 molculas de ATP para cada molcula de glicose oxidada. A fermentao ltica ocorre nos msculos quando diminui ou cessa o suprimento de oxig~enio, o que pode occorrer em exerccios prolongados, quando a oferta de oxignio se torna insuficiente. O cido ltico intoxica o msculo provocando dor e fadiga muscular. Somente quando o nvel de oxignio nas clulas volta ao normal, o cido ltico degradado. A massoterapia possui tcnicas muito eficientes para aumentar o aporte sanguneo para os msculos, contribuindo para a degradao do cido ltico e nutrio adequada dos tecidos.

III-4 Metabolismo e Homeostase Metabolismo o conjunto de todas as reaes qumicas que ocorrem na matria viva com a finalidade de manter a homeostase, o equilbrio dinmico do ambiente interno do organismo. Existem duas fases no metabolism: anabolismo e catabolismo. Anabolismo o processo de produzir molculas maiores, a partir de unidades menores, como ocorre na sntese de protenas. Esse processo consome energia, pois a fase construtiva do metabolismo celular, quando as substncias necessrias para o crescimento e manuteno da clula so produzidas. Catabolismo a quebra de substncias maiores em substncias menores provocando liberao de nergia que pode ser armazenada em molculas especiais menores provocando liberao de energia que pode ser armazenada em molculas especiais para uso em outra reaes, como a contrao muscular ou a produo de calor. Anabolismo e catabolismo ocorrem simultnea e continuamente nas clulas. As reaes que liberam energia so compensadas por reaes que consomem energia, para que a homeostase seja mantida. A homeostase o estado dinmico de fluxo do ambiente interno, envolve o controle de fatores como composio e volume do lquido extracelular, presso sangunea, temperatura corporal e outros. Se houver variaes nesse estado, a regulao ser efetuada por feedback negativo, um sistema de controle que compara a varivel controlada, por exemplo, a temperatura corporal, a um valor fixo. Alteraes da varivel controlada desencadeiam respostas orgnicas que atuam no sentido oposto, devolvendo a varivel aseu valor de equilbrio. Uma das responsabilidades do profissional de sade a manuteno da homeostase. III-5 Diviso celular - Mitose - No processo de mitose, cada clula se divide originando duas clulas-filhas exatamente iguais entre si e iguais clula-me, quanto a qualidade equantidade de material orgnico, 46 cromossomos na espcie humana 22 pares somticos e um par sexual. Isso possvel devido a capacidade de duplicao do DNA no momento em que se inicia a diviso celular. As duas cadeias que formam a molcula de DNA se separam, a cada uma serve de molde para uma nova cadeia de DNA. o que se chama de duplicao semiconservativa do DNA, o que garante a manuteno do mesmo numero de cromossomos nas clulas-filhas. A mitose permite que o organismo cresa por aumento do nmero de clulas e produz clulas em substituio as clulas mortas ou danificadas em tecidos como a pele, as paredes do tubo digestivo, as clulas sseas no

caso das fraturas, etc. Certas clulas altamente especializadas, como os neurnios no sofrem mitoses. - Meiose ( S ovrios e testculos) A meiose s ocorre nas clulas dos ovrios e testculos que produzem as clulas reprodutivas, os vulos e espermatozides. O processo de meiose envolve duas divises, produzindo como resultado final quatro clulas com exatamente a metade do nmero de cromossomos da clula-me. Cada vulo ou espermatozide possui 23 cromossomos, porm, aps a fertilizao, o ncleo do espermatozide funde-se ao vulo, restaurando os 46 cromossomos da espcie humana.

Vous aimerez peut-être aussi