Vous êtes sur la page 1sur 27

Mapa

Resumo das Inspees - Caldeira n 01 Cliente: -

Caldeira: Modelo: Fabricante: Presso de Trabalho: 21,0 Kgf/cm Presso de Projeto: 28,0 Kgf/cm Produo de Vapor: 270Tv/h Temperatura do vapor: 300C Ano de fabricao: 1989 (Ampliao 2005)

Linha do Tempo Caldeira 02


ANO BASE 1989 Informao. Ano fabricao 1989, caldeira entrou em operao em outubro de 1989. Substituio de 380 tubos do feixe . Recuperado 1680 tubos que apresentaram corroso acentuada.

Mapa

1. Foram substitudas 17 vlvulas de controle,. 2. Substituda bomba de alimentao da caldeira. 3. Substitudos 160 tubos das paredes laterais ASTM 178 Gr A 4. Substitudos 26 tubos da parede traseira. 5. Substitudo 800 tubos do pr-ar DIN 2448.

Data

1989

2000

2001

Ocorrncia

Linha do Tempo Caldeira 02


ANO BASE 2005 Caldeira passou por reforma realizada pela empresa Equipalcool onde foram substitudos; 1. PLF- 79 tubos 76,2 mm x3,05 mm ASTM 178 Gr A. 2. PLT 53 tubos ( com curva) 76,2 mm x3,05 mm ASTM 178 Gr A. 3. PLE e PLD 164 tubos 76,2 mm x3,05 mm ASTM 178 Gr A. 4. Raisers 32 tubos , 76,2 mm x3,05 mm ASTM 178 Gr A. 5. Coletores PLF e PLT 02 unidades - 10 Pol x 15,09 x 12.000 mm. 6. Coletor da PL 02 unidades - 10 Pol x 15,09 x 8.000 mm. 7. Suporte de amarrao das paredes de gua a36. 8. Foram instalados tubos de Irrigao de 6 e 8 polegadas dos coletores das paredes de gua. 9. Feixe de conveco 1342 tubos 63,5 x 3,05 mm com ponta rebaixada para 50,8 mm.

Mapa

Data

Informao.

2005

Ocorrncia

Linha do Tempo Caldeira 02


ANO BASE 2010 Na entressafra foi realizado ensaio de Metalografia para verificao da integridade dos tubos. Foi realizado alterao do projeto de irrigao das paredes da fornalha pela empresa CBSERV. Caldeira passou por manuteno de rotina , e limpeza.

Mapa

Data

Informao.

Foi acionado o Consultor de caldeiras Ney Prieto (CEBSERV) para perecer do ocorrido, onde mesmo evidenciou a necessidade de inspeo interna dos tubos. Foi acionada empresa para realizao da vdeoscopia e avaliao estrutural dos tubos.

2010

2011

2012

Ocorrncia

Na safra 2009 foram registradas 03 paradas da caldeira devido estouro dos tubos paredes laterais.

Na safra 2011 ocorreram vazamentos nos tubos da parede traseira , onde j havia sido realizado o remendo no local com fluncia trmica

Na safra 2012 o tubo n 56 do teto da fornalha , rompeu faltando aproximadamente 20 dias para o final da safra, foi realizado reparo paliativo para o termino da safra. Ao final da safra foi observado novo vazamento na mesma regio.

Resultados das Inspees

Caldeira n 01

Mapa

ndice de Resumos e Discusses.


Parede Frontal / Teto Parede Traseira e Laterais Feixe Tubular

Click nos links para ver os resultados


PLF- Tubos do Teto da Fornalha

Mapa

Duto Sada de Gases, infiltrao

Feixe Tubular Tubos descendentes Tubulo inferior, corroso. PLT- Tubos do Screen FEIXE - Vdeoscopia Aleta de fechamento Screen PLD Eroso 1 Tubo da parede

PLF- Vdeoscopia

PLT- Corroso Externa Prximo ao coletor inferior

PLT,PLD e PLE- Vdeoscopia Feixe Tubular Tubos descendentes Tubulo inferior, corroso.

Legenda: PLT Parede lado Traseiro PLF Parede Lado Frontal PLD Parede Lateral Direita PLE Parede lateral Esquerda

Mapa da Caldeira

Mapa do Feixe Caldeira 02

Mapa

PLF - Teto da Fornalha


Tubo n 56 ruptura durante a safra, amostra retirada para anlise em laboratrio para verificar a evidncia de superaquecimento localizado.

Mapa

Realizada a anlise metalogrfica da amostra para verificao do alongamento dos gros evidenciando a fluncia trmica superaquecimento localizado.

Regio A

Regio B

PLF - Teto da Fornalha


Regio A e B, local onde ocorreram as rupturas. Nota-se alterao microestrutural provocada por influncia de superaquecimento. Pde-se observar que ocorreu alongamento dos gros (deformao plstica) antes do rompimento.

Mapa

Regio oposta s rupturas. Nota-se que a microestrutura constituda de matriz frrica com presena discreta de perlita lamelar. Microestrutura tpica de ao baixo carbono laminado a quente

PLF - Teto da Fornalha


Tubo n 56 parede frontal est obstrudo pelo desprendimento de incrustao observadas no interno dos tubos, onde foi percebido nova fluncia trmica no tubo novo.

Mapa

Tubo n 58 sofreu desgaste por eroso caracterstico de desgastes causados por jato de vapor do tubo n 56.

PLF - Teto da Fornalha


Exame de medio de espessura por ultrassom por "spot", mostrou que as espessuras dos tubos esto prximas das nominais de projeto .

Mapa

Espessura Nominal= 3,05 mm Espessura Encontradas = min.:2,98 / mx.: 3,22 mm.

Nota: Marcas de abraso no tubo causadas provavelmente pelo vapor dos tubos que romperam.

PLF - Teto da Fornalha - Vdeoscopia


Tubos em geral apresentam alto ndice de incrustao, deve ser providenciada a limpeza mecnica do interno tubos. Tubos obstrudos evidenciados na inspeo: n 26, 55 e 56 (Ver mapa do feixe).

Mapa

Em muitos pontos onde a camada de incrustao se desprendeu possvel visualizar a presena o de pitting no interno dos tubos.

PLT Parede Traseira - Screen


PLT- 79 tubos 76,2 mm x3,05 mm ASTM 178 Gr A, tubo n 26 apresenta deformao plstica na altura de formao do screen.

Mapa

Foi observado deformao plstica com formao de bolha no dimetro externo do tubo.

PLT Aleta de Vedao - Screen


Aleta de vedao lado Direto, caiu onde foi observado fluxo preferencial de gases, deve ser recomposta a chapa de vedao do screen.

Mapa

Devido fluxo preferencial no local, foi observado desgaste por eroso com espessura remanescente de 1,63 mm no tubo n 01 da PLD altura do superaquecedor, deve ser realizado reparo no local.

PLT Parede Traseira Screen


PLT- 79 tubos 76,2 mm x3,05 mm ASTM 178 Gr A, uma faixa de aproximadamente 3.650 mm de extenso deve ser substituda devido o ndice de deteriorao dos tubos.

Mapa

Durante a inspeo foi evidenciada a necessidade de 100% dos tubos com uma altura mnima de 3650 mm de extenso partindo do coletor inferior.

Corroso sob isolamento.

Corroso sob isolamento.

PLT Parede Traseira


Tubos da parede traseira apresentam degradao avanada devido corroso sob isolamento.

Mapa

Em alguns pitting puntiformes foi possvel romper o tubo com uma ponta de eletrodo de solda.

PLT Parede Traseira


Medio de espessura mostrou perdas de espessuras (1,64 / 2,10 mm) localizadas prximas as mnimas operacionais, algumas curvas foram substitudas devido histrico de vazamento.

Mapa

Tubos sob alvenaria apresentam pitting perfurantes em toda sua extenso, mecanismo de degradao do tubos causa falhas por vazamento onde a medio de espessura pontual no necessariamente avaliou a regio com maior perda de espessura.

PLT ,PLD , PLE - Vdeoscopia


Tubos em geral apresentam alto ndice de incrustao, deve ser providenciada a limpeza mecnica do interno tubos.

Mapa

Deve ser coletada Incrustao de cor esbranquiada de fcil de desprendimento dos tubos para anlise e definio de sua origem para otimizao do tratamento de gua da caldeira.

Feixe Desc - Invlucro


Foi observado processo corrosivo ativo no externo dos tubos descendentes do feixe na quatro (04) ultimas carreiras (T, U, V) devido selagem do invlucro.

Mapa

LD da caldeira foi observada ponto onde possivelmente existe infiltrao de gua no alvenaria do invlucro dos dutos de sada de gases da caldeira.

Feixe Desc - Sada dos Gases


Exame de medio de espessura por ultrassom randmica, mostrou que as espessuras dos tubos esto na mdia de projeto com perdas de espessura localizadas, porm a medio de espessura pontual no necessariamente avaliou a regio com maior perda de espessura.

Mapa

Espessura Nominal= 3,20 mm Espessura Encontradas = min.:2,20 / mx.: 3,68 mm.

Nota: Existe corroso alveolar em grande parte dos tubos com presena em pontos isolados de pitting perfurantes.

Feixe Desc - Cinzeiro


Tubos apresentam carepas no seu externo, onde foram avaliadas e constatadas como produto de corroso, evidenciando a perda de massa dos tubos.

Mapa

Espessura Nominal= 3,20 mm Espessura Encontradas = min.:2,20 / mx.: 3,68 mm.

Nota: Existe corroso alveolar em grande parte dos tubos com presena em pontos isolados de pitting perfurantes.

Feixe Tubular - Vdeoscopia


Tubos em geral apresentam ndice moderado de incrustao, e presena de pitting no interno dos tubos.

Mapa

No foi observado obstruo dos tubos por acumulo de slidos suspensos, deve ser realizada anlise da incrustao aderida ao interno dos tubos, para otimizao do tratamento de gua.

Mapa

Resumo e Discusses Parede Frontal / Teto


1. Tubos com deformao plstica caracterstico de superaquecimento devem ser substitudos seco ou integral (Teto n 56 e 58)

2. Deve ser prevista remoo da incrustao por meio mecnico e desobstruo dos tubos integralmente.

Mapa

Resumo e Discusses Parede Traseira e Laterais


3. Deve ser prevista remoo da incrustao por meio mecnico dos tubos integralmente. 4. Tubos com deformao plstica caracterstico de superaquecimento devem ser substitudos seco ou integral (Screen n 26) 5. Extenso de 3650 mm dos tubos da PLT a partir do coletor inferior deve ser substituda integralmente, para execuo deste servio deve ser prevista a substituio dos tubos no p do coletor, deve ser previsto o Tratamento Trmico para alivio de Tenses do coletor, conforme norma de referncia.

Mapa

Resumo e Discusses Feixe Tubular


5. Devido a presena de pitting no interno dos tubos e corroso acentuada no externo dos tubos descendestes , sada dos gases e cinzeiro, deve ser planejado a execuo do ensaio IRIS, para mapeamento integral das espessuras do feixe e definio de vida remanescente dos tubos. 6. Invlucro sada dos gases deve ser melhorada a vedao junto ao tubulo superior onde existe evidencias de selagem da chapa e infiltrao de gua. 7. Caldeira deve passar por inspeo de integridade no ano de 2014.

Mapa

FIM.
PROWR Equipamentos Industriais LTDA. Rua Jos Furtado 355, Jardim Athenas, Sertozinho SP, CEP 14161-040. CREA SP 0799847 Tel: +55(016) 3041-9558 Site: www.prowr.com.br

Vous aimerez peut-être aussi