Vous êtes sur la page 1sur 42

1) REGRAS DE SEGURANA

Regras de segurana para o correto manuseio de armas de fogo: a) Ao manusear uma arma, mantenha a mesma apontada para uma direo segura (controle de cano); b) Ao sacar ou coldrear uma arma, mantenha o dedo acionador do gatilho ao longo da armao at que voc esteja realmente apontando para o alvo e pronto para o disparo; c) Trate uma arma de fogo como se ela estivesse sempre carregada; d) Certifique-se de que seu alvo e a zona que o circunda capaz de receber os impactos com segurana; e) Jamais aponte uma arma para qualquer coisa ou pessoa que voc no pretenda atingir; f) Nunca atire em superfcies planas e duras, pois os projteis podem ricochetear; g) As travas de segurana de uma arma so apenas dispositivos mecnicos sujeitos a falhas; h) Drogas e bebidas alcolicas no se misturam com armas de fogo; i) Cuidado com obstrues no cano. Caso oua ou sinta algo de anormal com o recuo ou a detonao, interrompa imediatamente os disparos; j) Nunca puxe uma arma em sua direo segurando-a pelo cano; k) Nunca abandone sua arma.

2) FUNDAMENTOS DO TIRO
Bons resultados na execuo do tiro s podem ser obtidos com a estrita observncia dos fundamentos do tiro, os quais so destacados a seguir: a) Base: a base deve ser feita com as pernas ligeiramente abertas e um pouco flexionadas, a fim de permitir uma posio estvel para o disparo, observando-se sempre o centro de gravidade do corpo. Pernas juntas e corpo muito ereto devem ser evitados.

b) Empunhadura: a empunhadura deve ser alta, ou seja, as mos devem estar posicionadas o mais alto possvel, a fim de minimizar a ao do ferrolho durante o disparo. Mo forte: o dedo indicador fica sempre ao longo da armao e serve apenas para o acionamento do gatilho. O dedo polegar apenas descansa sobre a trava de segurana, caso ela exista. Os outros trs dedos que seguram o punho da arma devem fazer fora suficiente para manter a mesma bem firme na mo. Mo fraca: o polegar fica ao lado da armao, apontando em direo ao alvo, e os outros quatro dedos fecham a empunhadura por baixo do guarda-mato da arma. c) Visada: a visada consiste no perfeito alinhamento do aparelho de pontaria com o alvo. O aparelho de pontaria de uma arma (mira no-eletrnica) composto de ala-de-mira (parte de trs) e massa-de-mira (parte da frente). Na realidade, a visada correta o perfeito alinhamento do AMA (ala-massa-alvo).

d) Acionamento do gatilho: o acionamento do gatilho deve ser feito de forma gradativa e com presso constante do dedo sobre o mesmo. No se deve esquecer que enquanto se aciona o gatilho, no se descuida do alinhamento do AMA. Ambos os fundamentos (c e d) andam de mos dadas. e) Respirao: o controle de respirao aplicado apenas para tiros de preciso extrema. Ela no empregada no tiro rpido policial, portanto, no ser feita a abordagem deste fundamento neste caderno.

3) POSIES DE TIRO
As posies preliminares para o tiro adotadas pela Polcia Federal so as seguintes: 3.1 POSIES DE TIRO PARA ARMA CURTA (PISTOLA) POSIES PARA O TIRO COM ARMA CURTA (PISTOLA) a) Posio inicial: de frente para o alvo, um passo retaguarda da linha do cabo de ao ou da linha que marca a distncia do atirador ao alvo, os ps ficam em paralelo e os braos relaxados e ligeiramente estendidos ao longo do corpo.

b) Posio 1: d-se um passo frente com a perna fraca, ao mesmo tempo em que se leva a mo tambm fraca na altura do abdome, empunhando-se a arma com a mo forte, sem retir-la do coldre.

c) Posio 2: saca-se a arma do coldre e, imediatamente, sem lev-la frente, posiciona-se a mesma em um ngulo de 45, ao lado do abdome1. Nessa posio possvel realizar o chamado tiro de entrevista, que se caracteriza pelo disparo de emergncia para cessar a eventual agresso, logo que a arma sai do coldre, onde no h tempo para o policial terminar a empunhadura e ir at a posio 4.

d) Posio 3: leva-se a arma frente do abdome, em um ngulo de 45, completando a empunhadura com a mo fraca. A arma deve ficar junto ao corpo e o dedo acionador do gatilho deve ficar sempre ao longo da armao.
1

O ngulo da arma se d em relao ao corpo em p do operador.

e) Posio 4: leva-se a arma frente dos olhos, apontando-se a mesma em direo ao alvo. O dedo indicador colocado na tecla do gatilho durante a transio da posio 3 para a posio 4. Vale lembrar que no a cabea que se posiciona na altura da arma, e sim a arma que se posiciona na altura da cabea.

3.2.) POSIES PARA O TIRO COM ARMA LONGA a) Posio inicial: os ps ficam em paralelo e os braos relaxados e ligeiramente estendidos ao longo do corpo. A arma fica suspensa pela bandoleira, com a coronha aberta ou estendida a 4 dedos do queixo, logo frente do corpo.

b) Posio 3: leva-se a arma frente do abdome, em um ngulo de 45, mo forte segurando o punho, dedo indicador ao longo da armao e mo fraca segurando as placas do guarda-mo. A arma deve ficar junto ao corpo, de forma um pouco lateralizada, a fim de permitir o acesso mais fcil ao registro de segurana pelo polegar da mo forte e possvel identificao de panes.

c) Posio 4: leva-se a arma frente dos olhos, em um ngulo de 90 em relao ao corpo, apontando-se a mesma em direo ao alvo. Vale lembrar que no a cabea que se posiciona na altura da arma, e sim a arma que se posiciona na altura da cabea.

OBSERVAO: note-se que para as armas longas no existem as posies 1 e 2.

4 - ARMAS E ARMAS DE FOGO


4.1 - Armas Genericamente, armas so instrumentos de ataque ou defesa, que tm por objetivo causar dano, permanente ou no, a seres vivos ou coisas.2 Qualquer objeto pode ser considerado arma, desde uma simples pedra, um jornal dobrado de forma apropriada, uma simples caneta, um veculo, um avio ou at mesmo o mais complexo mssil. No entanto, so considerados armas os instrumentos criados com o objetivo especfico de causar cortes ou transformaes a algum objeto, animal ou pessoa. Logo, existem diferentes tipos de armas, tais como: a) Armas brancas (punhais, navalhas, espadas, sabres, etc.); b) Armas de fogo (pistolas, revlveres, espingardas, metralhadoras, canhes, etc.); c) Armas qumicas (gs mostarda, gs sarn, etc.); d) Armas biolgicas (vrus, antraz, etc.); e) Armas no-letais (arma de eletrochoque taser, munies de borracha, etc.); f) Armas de efeito moral (emitem barulhos, luzes, e outros efeitos em intensidade altssima, testando os limites humanos). 4.2 - Armas de fogo HISTRICO: Com a inveno da plvora pelos chineses houve uma verdadeira revoluo na fabricao das armas. Foi possvel construir armas que arremessavam objetos a distncias maiores que as armas de energia mecnica, tais como as antigas catapultas. Surgiram desde
2

Definio dada pelo decreto n 3.665, de 20 de novembro de 2000 R105.

ento os canhes, mosquetes, pistolas, etc., que conseguiam lanar projteis a velocidades e distncias antes inimaginveis pelo homem. 4.2.1 Definio de arma de fogo Arma de fogo a arma que arremessa projteis impulsionados pela fora expansiva dos gases gerados pela combusto de um propelente confinado em uma cmara que, normalmente, est solidria a um cano, que tem a funo de, alm de propiciar continuidade combusto do propelente, dar tambm direo e estabilidade ao projtil.3 4.2.2 Raiamento de arma de fogo Raias so estriamentos paralelos usinados no interior do cano, em formato espiral ou helicoidal, que tm por objetivo dar movimento de rotao ao projtil, em torno de seu prprio eixo, visando preciso e a estabilidade dinmica do mesmo. Os raiamentos das armas podem ser do tipo convencional, que so aqueles formados pelas estrias cavadas no metal, e tambm do tipo poligonal, onde o raiamento formado dentro do cano por uma figura geomtrica espiralada (pentagonal, hexagonal, heptagonal, etc.).

Figura 1: viso em corte do cano de arma raiada. Note-se os estriamentos no interior do cano, causando o movimento rotacional no projtil.

Figura 2: viso em corte de um cano de canho. Atentese para o tipo de raiamento, do tipo convencional, onde se destacam os altos e os baixos relevos.

Definio dada pelo decreto n 3.665, de 20 de novembro de 2000 R105

Figura 3: outro exemplo de raiamento em cano de arma longa.

As raias de armas de fogo podem tambm ter orientao esquerda (sinistrgiro) ou direita (destrgiro). Essa particularidade (orientao) no afeta o desempenho do projtil. Os fabricantes que definem como fabricam os canos de suas armas, os quais so geralmente feitos apenas para serem diferentes de outras marcas e/ou fabricantes.

Figura 4: viso do interior de um cano com raiamento de orientao sinistrgiro (esquerda).

Figura 5: viso do interior de um cano com raiamento de orientao destrgiro (direita).

4.2.2.1 Passo do raiamento Passo do raiamento a distncia que o projtil tem que percorrer para completar uma volta completa em torno de seu prprio eixo. Essa distncia comumente expressa em polegadas, mas tambm pode ser exibida em centmetros ou milmetros. A volta completa do projtil necessariamente no precisa se completar dentro do cano, pois existem passos de raiamento que ultrapassam o tamanho do mesmo, como, por exemplo, o passo 1:16 (l-se 1 por 16), onde o projtil percorre 16 polegadas para completar uma volta completa. Se o cano possui

4 ou 5 polegadas, que geralmente o caso das armas curtas, o projtil sai do cano muito antes de executar essa volta.

Figura 6: passo do raiamento.

Vale ressaltar que os passos de raiamentos podem ser simples e mistos (ou progressivos), conforme as figuras abaixo:

Figura 7: raiamento simples.

Figura 8: raiamento misto.

No caso dos passos de raiamento simples, as distncias entre cada volta completa dada pelas raias so iguais. No raiamento de passo misto, a distncia de uma volta completa inicial diferente da distncia das revolues subsequentes. Um exemplo de raiamento misto encontrado nos canos Schullmann AET para pistolas modelo 1911. Nesse caso o raiamento inicia quase em paralelo com o cano e vai gradualmente se acentuando at o passo final. Essa tecnologia foi desenvolvida visando a minimizar o efeito de toro que a arma sofre quando o projtil sai da cmara de exploso e imediatamente entra pelo raiamento. 4.2.3 Classificaes das armas de fogo As armas de fogo, no decorrer do processo evolutivo de fabricao, foram projetadas e construdas nos mais diversos tipos, voltadas a diferentes empregos. Nesse contexto, as mesmas podem ser classificadas conforme segue: a) Quanto ao tamanho: curtas e longas. Arma curta: arma de pequenas dimenses, que pode ser empregada utilizando-se apenas uma das mos;

Arma longa: arma cujas dimenses requerem, primariamente, o emprego de ambas as mos, e geralmente se utilizam do apoio do ombro para melhor aproveitamento e eficincia do disparo.

b) Quanto portabilidade: portteis e no-portteis. Arma porttil: arma cuja caracterstica aquela que pode ser transportada e/ou empregada por apenas uma pessoa. Arma no-porttil: arma que no pode ser empregada e/ou transportada por uma s pessoa. c) Quanto alma do cano: raiadas e no-raiadas. Arma de cano raiado: arma que possui como caracterstica, estriamentos em forma de espiral na parte interna do cano, cujo objetivo prover rotao ao projtil. Arma de cano no-raiado: arma que tem por caracterstica a ausncia dos estriamentos espiralados no interior do cano, sendo tambm conhecida como arma de alma-lisa. Ex.: Espingardas de caa.

Figura 9: diferena entre cano raiado e cano no-raiado.

d) Quanto ao sistema de funcionamento: automticas, semiautomticas, monotiro e repetio: Arma automtica: arma que se utiliza do aproveitamento dos gases da plvora em queima para alimentar os cartuchos na cmara e que tem por caracterstica disparar mltiplos cartuchos com um nico acionamento de gatilho (rajada). Arma semiautomtica: arma que se utiliza do aproveitamento dos gases da plvora em queima para alimentar os cartuchos na cmara e que necessita ter seu gatilho acionado para cada disparo a ser efetuado. Arma monotiro: arma que tem por caracterstica a insero manual de um novo cartucho para cada disparo a ser realizado.

Arma de repetio: a arma que pode ser carregada com vrios cartuchos e que necessita de uma interveno manual a cada vez que um cartucho precisar ser disparado.

e) Quanto alimentao: antecarga e retrocarga. Arma de antecarga: arma que tem por caracterstica o carregamento do projtil pela boca do cano. Arma de retrocarga: arma que tem por caracterstica o carregamento da munio pela parte traseira do cano, em um local denominado de cmara. Note-se que em sua maioria, principalmente nas armas baseadas em projetos mais modernos, a alimentao sempre se d pela parte traseira do cano. Como a alimentao de antecarga est restrita, em sua maioria, a armas antigas (mosquete) e tambm a exemplares de modelos de caa em pases como Estados Unidos, esse tipo de classificao, quanto alimentao, est caindo em desuso. Exemplificando, uma arma do tipo revlver teria a seguinte classificao: arma curta, porttil, raiada, de repetio e retrocarga; J uma espingarda poderia ter a seguinte classificao: arma longa, porttil, no-raiada (ou alma-lisa), monotiro e retrocarga; Uma pistola: arma curta, porttil, raiada, semiautomtica e retrocarga; Fuzil-de-assalto: arma longa, porttil, raiada, automtica e retrocarga.

5- MUNIES

5.1 - Definio

Munio o artefato completo, pronto para carregamento e disparo de uma arma, cujo efeito desejado pode ser: destruio, iluminao, ocultao de alvo, efeito moral sobre pessoal, exerccio, manejo ou outros efeitos especiais.4

5.2 Componentes dos cartuchos (munies)

Os cartuchos de armas de fogo modernas so construdos com a utilizao de vrios componentes, que so: projtil ou ponta, cpsula ou estojo, propelente ou plvora e por ltimo a espoleta. Vejamos a seguir: a) Projtil ou ponta: parte que lanada atravs do cano. Cartuchos de fogo central e de fogo circular so carregados, via de regra, com um nico projtil, alojado total ou parcialmente no interior do estojo. Entretanto, as munies do tipo glaser, embora carregadas com um nico projtil, contm mltiplos projteis em seu interior.

Figura 10: munies do tipo glaser.

Figura 11: interior de uma munio do tipo glaser.

Definio dada pelo decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000 R105.

O projtil pode ser dividido em trs partes bsicas, conforme figura a seguir:

(A) Ponta: parte superior do projtil que, quase sempre, fica exposta. (B) Corpo: de forma cilndrica, geralmente possui canaletas para receber lubrificante slido (cera especial) e para auxiliar na fixao do projtil ao estojo. (C) Base: parte inferior do projtil. Fica totalmente dentro do estojo e recebe a ao dos gases resultantes da combusto do propelente. Existem muitos tipos de projteis disponveis no mercado mundial, com vrias finalidades e emprego, sendo os mesmos distribudos em trs grandes grupos, que so: projteis de chumbo, projteis encamisados (ou jaquetados) e projteis especiais. A seguir, alguns exemplos desses projteis e suas utilizaes:

Projtil encamisado: feito normalmente com um ncleo de chumbo revestido com uma jaqueta metlica, geralmente feita de uma liga de cobre e lato. Este tipo de projtil amplamente utilizado na grande maioria das munies fabricadas atualmente, desde armas curtas at armas longas, em munies militares, civis e esportivas.

Projtil de chumbo: feito unicamente de uma liga de chumbo com antimnio ou estanho a fim de aumentar sua dureza. O chumbo por si s muito mole e no apropriado para ser utilizado em projteis destinados a canos raiados. O projtil com liga de chumbo no deve ser usado em projteis de alta velocidade, sob pena de causar acmulo de chumbo nas raias do cano, tendo como consequncia a perda imediata da preciso e da estabilidade do projtil. comumente utilizado em armas esportivas em virtude do custo muito menor que os dos projteis encamisados.

Projteis especiais: so aqueles de emprego especfico, tanto na rea civil quanto na rea militar. Na construo civil, por exemplo, os cartuchos especiais, geralmente no calibre .22, possuem pinos de ao ao invs de projteis convencionais. A detonao da carga de plvora projeta esses pinos de ao que so cravados em concreto e em estruturas de metal. So utilizados para fixar tubulaes de gua, de esgoto, de eletricidade, de ar-condicionado, tetos de gesso, etc. J na rea militar e policial existe uma ampla variedade desses projteis, que podem ser dos tipos traante, perfurante, incendiria, perfurante-incendiria, perfurante com ncleo de metal duro, etc.

b) Cpsula ou estojo: termo frequentemente aplicado para cartuchos vazios. feito de uma liga de cobre e zinco que tem por finalidade reunir todos os demais elementos do cartucho em um s corpo, formando a munio propriamente dita. O estojo tambm pode ser fabricado com outro material, como por exemplo, o plstico, alumnio, etc. c) Propelente ou plvora: um agente qumico que queima com rapidez e gera grandes quantidades de gases quentes sem a necessidade do oxignio atmosfrico. o material que, aps iniciada a sua queima, permite a propulso do projtil pela expanso dos gases resultantes. As plvoras so divididas em dois tipos bsicos: Plvora sem fumaa, que so as plvoras qumicas modernas, utilizadas na maioria das armas de fogo e, a plvora negra que utilizada em armas antigas, especialmente aquelas de carregar pela boca do cano. As plvoras so produzidas em uma ampla variedade de tipos, formas e marcas, voltadas para aplicaes especficas, variando entre elas no que diz respeito velocidade de queima. As plvoras de queima rpida so usadas em projteis leves, canos curtos e baixas velocidades. Por outro lado, plvoras de queima lenta so usadas em canos compridos, em maior quantidade, para impulsionar projteis mais pesados em velocidades mais altas. A maioria das plvoras contm maior porcentagem de nitrocelulose em sua frmula, com pequenas quantidades de outros componentes que tm por objetivo controlar a velocidade da queima e prevenir sua deteriorao. A essas plvoras d-se o nome de BASE SIMPLES, podendo ser encontradas em munies de armas longas e tambm de armas curtas. Plvoras que contm uma aprecivel porcentagem de nitroglicerina so chamadas de BASE DUPLA e so encontradas

basicamente em munies de armas curtas, onde a capacidade volumtrica dos estojos reduzida. Por ltimo, plvoras que contm quantidades substanciais de outros nitratos orgnicos, como por exemplo, a nitroguanina, so chamadas de plvoras MULTI-BASE (ou BASE TRIPLA) e so encontradas em munies militares de canhes, morteiros, etc. As plvoras tambm podem ser classificadas pelo seu formato, que so: tubular, floco e esfrica. d) Espoleta: o reservatrio que contm a mistura iniciadora que usada para dar ignio ao propelente. A mistura iniciadora comumente utilizada nas espoletas de armas de fogo atuais o estifinato de chumbo. No passado, as espoletas continham fulminato de mercrio, que ao contrrio do que se pensa, no so corrosivas. Na realidade, elas formam um amlgama como reao qumica do contato com o lato do estojo, dando uma aparncia muitas vezes de munio velha e defeituosa. Espoletas corrosivas so aquelas que contm clorato de potssio na formulao de sua mistura iniciadora. Como essa substncia higroscpica, seus resduos deixados no cano da arma absorvem a umidade, possibilitando o aparecimento de ferrugem e, consequentemente, danificando-o. As espoletas podem ser de trs tipos: boxer, berdan e bateria. Espoleta boxer: a espoleta boxer caracteriza-se por possuir uma bigorna montada dentro da cpsula que contm a mistura. A bigorna d apoio ao percussor da arma, que comprime e esmaga a mistura, provocando chamas que passam pelo evento (pequeno furo para sada da chama) do estojo da munio. Dessa forma, tem incio a queima da plvora. A espoleta tipo boxer montada no bolso dos estojos tipo boxer que no possuem bigorna. Espoleta berdan: a espoleta berdan constituda apenas por uma cpsula com a mistura iniciadora. Ela utilizada apenas nos estojos do tipo berdan, isto , estojo com bigorna. Sua iniciao ocorre no momento em que o percussor da arma massa o culote da cpsula da espoleta contra a bigorna existente no estojo.

Espoleta bateria: a espoleta bateria caracteriza-se por ser constituda por cpsula, bigorna e estojo prprio, com evento (pequeno furo). A espoleta do tipo bateria montada no alojamento existente nos cartuchos de caa. Observao importante: a espoleta do tipo boxer possui bigorna colocada na prpria espoleta enquanto a bigorna do tipo berdan parte integrante do estojo.

5.3 - Tipos de munies

As munies modernas podem ser divididas nos seguintes tipos: a) Fogo central: o cartucho composto de projtil, estojo, propelente e espoleta. A espoleta fica localizada na base do cartucho, exatamente no centro de seu dimetro, onde ocorre a percusso.

Figura 12: munio de fogo central.

b) Fogo circular: o cartucho composto, assim como o cartucho de fogo central, de projtil, estojo, propelente e espoleta mistura iniciadora (explosivo). Entretanto, a espoleta no um elemento independente. A mesma parte integrante do cartucho, no estando situada no centro deste, mas sim, concentrada internamente, em toda a extenso da extremidade de sua borda, como um crculo. O composto iniciador est depositado nas reas externas do aro, como um crculo. (O cartucho de fogo circular percutido quando o percussor da arma atinge qualquer parte de sua borda.

Figura 13: munio de fogo circular.

c) Cartucho de caa: um cartucho similar ao de fogo central, porm possuindo caractersticas internas que o diferenciam deste por ser destinado para o uso em armas de cano no raiado. composto, geralmente, por projteis mltiplos, uma bucha plstica (utilizada para separar o propelente dos projteis), propelente e espoleta. Este tipo de cartucho pode conter apenas um nico projtil (balote).

Figura 14: cartucho de caa.

6 FUNCIONAMENTO DE UM CARTUCHO DE ARMA DE FOGO


Para se entender corretamente o funcionamento de uma arma de fogo, necessrio observar a seguinte seqncia de eventos, conforme as figuras ilustrativas abaixo 5: a) Ao se acionar o gatilho de uma arma de fogo, libera-se um conjunto de mecanismos que far com que uma pea metlica, de forma semelhante a uma agulha, chamada de percussor, atinja a espoleta do cartucho.

b) O percussor, por sua vez, deflagra a espoleta iniciando a combusto da plvora. c) Os gases expandem-se emergindo velozmente da plvora em queima. d) A presso e a temperatura na cmara da arma aumentam muito rapidamente.

e) Ao atingir uma presso de 2 a 10 mil PSI (pounds per square inch), o projtil comea a se mover, deixando o estojo ou alojamento inicial. f) O projtil ento se encrava no raiamento (note-se as marcas no projtil em si), causando uma resistncia ao movimento inicial, que por sua vez aumenta a presso atrs do projtil. g) Devido presso e temperatura muito altas, a taxa de combusto da plvora aumenta rapidamente. h) O movimento do projtil aumenta, assim como o volume de gases dentro da cmara. Esses gases tendem a se expelir pelo lado que oferece menos resistncia, que o lado do projtil...
5

HAKULINEN, Esko. Vihtavuori Reloading Manual. 3rd edition. 2002.

i) O raiamento do cano fora a rotao do projtil. A presso mxima ocorre logo aps a entrada do projtil no raiamento. j) O projtil expelido, juntamente com os gases, deixando o cano em altssima velocidade.

Figura 15: projtil sendo expelido.

7 - AS NOMENCLATURAS DOS CALIBRES DE ARMAS DE FOGO


O calibre de uma munio a bitola ou dimetro do projtil utilizado em uma arma de fogo. Normalmente ele expresso em centsimos de polegadas ou ento em milmetros. Essas medidas diferem por questes culturais, j que muitos pases do mundo fabricam armas e do as designaes conforme seus sistemas de medidas. Os dois sistemas de medidas mundialmente utilizados so o Sistema Mtrico Decimal, que utilizado em quase todos os pases do mundo, e o Sistema Imperial, que utilizado, basicamente, nos Estados Unidos e Inglaterra.

O sistema mtrico utiliza como unidades o metro (m), o grama (g), o litro (l) etc. J o sistema imperial utiliza a jarda (yd), a libra (lb), o p (ft), o galo (gal), etc. importante observar que os calibres nem sempre expressam exatamente as medidas referentes ao projtil. Alguns calibres utilizam nomes comerciais que podem no ser indicadores das medidas exatas. Esses calibres, muitas vezes, so conhecidos pelas suas medidas nominais, j que as medidas reais podem no coincidir. Como exemplos de calibres expressos em medidas no sistema imperial, tem-se o .38 Special, cujo projtil possui medida nominal (ou designao comercial) de 0,380 da polegada e medida real de 0,357 da polegada. O calibre .223 REM possui projtil com medida nominal de 0,223 da polegada e real de 0,224 da polegada. O calibre .44 Magnum possui projtil com medida nominal de 0,440 da polegada e medida real entre 0,429 e 0,432 da polegada. J para os calibres expressos em medidas no sistema mtrico decimal, pode-se citar o 9mm, o 10mm, o 5,56mm, o 7,62mm, o 7,65mm, etc. Para o caso das armas de cano raiado (exceto espingardas), o calibre do projtil dado pelo dimetro entre os fundos6, isto , a medida entre um baixo relevo e seu oposto (maior dimetro interno desse cano)7. Para melhor entendimento dessa questo, observe-se as ilustraes abaixo:

Figura 16: exemplo de raiamento convencional (esquerda) e raiamento poligonal (direita). Note-se que o dimetro dado pela linha tracejada denota o calibre do projtil (baixos
6

Disponvel em <http://www.cbc.com.br/maiscbc/faq/DuvidasTecnicas.php?acao3_cod0=43eeb61d2267328d2abbfbedafd0f4b2>. Acesso em 4 de janeiro de 2010. 7 Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Calibre>. Acesso em 4 de janeiro de 2010.

relevos). Em complemento, o dimetro dado pela linha slida denota o calibre do cano (altos relevos).

Figura 17: exemplo de calibres.

Os conceitos sobre a nomenclatura dos calibres dados anteriormente so vlidos para a maioria das armas de fogo, porm, para as espingardas (armas de canos longos de alma-lisa), o conceito de calibre um pouco diferente. Para essas armas, o calibre obtido da seguinte forma: para o calibre 12, por exemplo, toma-se 1 libra (453,6 gramas) de chumbo e divide-se a mesma fazendo 12 esferas iguais. O dimetro obtido com apenas uma dessas esferas ser exatamente o dimetro do calibre pretendido, no caso o calibre 12. Para o calibre 20, faz-se o mesmo procedimento com diferena que a libra de chumbo deve ser dividida de forma a fazer 20 esferas iguais.

Visualizando-se as ilustraes abaixo, pode-se ter um perfeito entendimento sobre essa particularidade da nomenclatura desses calibres.

Figura 18: clculo de calibre.

Por obedecerem a essa lgica diferente, segue abaixo tabela para os calibres de espingarda de canos no-raiados (alma-lisa) com suas respectivas medidas em milmetros.

Ainda em complemento aos sistemas de medidas internacionais apresentados, vale ressaltar que, para se aferir a massa dos projteis, utiliza-se o grama e o grain. muito comum os fabricantes de projteis se utilizarem das duas unidades acima mencionadas. A unidade de medida mais comumente utilizada para se medir massa do projtil e tambm a massa da plvora, no Brasil, o grain. J para se medir a velocidade, a unidade de medida utilizada o p por segundo. Veja-se o equivalente na tabela abaixo: TABELA DE CONVERSO 1 grama 1 grain 1 m/s 1 pps (fps) 15,432 grains 0,0648 gramas 3,2808 pps (fps) 0,3048 m/s

8 - OS TIPOS DE ENERGIA GERADOS PELAS ARMAS DE FOGO


As armas de fogo, ao serem empregadas, geram alguns tipos de energia, a saber: a) Energia cintica: a energia mecnica adquirida por um corpo quando em movimento. A energia cintica depende de dois fatores: massa e velocidade. A fim de exemplificar a energia cintica, pode-se citar o exemplo do carro de passeio que, a 1km/h, bate contra uma parede. Se esse mesmo carro bater contra a mesma parede a 100 km/h o resultado ser totalmente diverso. De outra forma, um caminho (muito maior massa) empreendendo a velocidade de 100 km/h e atingindo a parede em questo, ter um resultado muito diverso que o do carro de passeio. Com essa breve anlise, percebe-se que quanto maior o peso e/ou quanto maior a velocidade, maior energia cintica ter o corpo. Assim sendo, um projtil de arma de fogo que imprime certa velocidade e possui certa massa, tambm pode ter a energia cintica calculada. Observa-se que, quanto maior a energia cintica, maior o dano que ser causado contra o obstculo.

b) Energia inercial: em Dinmica (Fsica) estudamos as Leis de Newton, tambm conhecidas como leis do movimento. A primeira Lei de Newton o do princpio da inrcia. Essa lei diz que, quando a resultante de uma fora sobre um corpo for nula e ele estiver em repouso, continuar em repouso; se ele estiver em movimento, continuar em movimento (MRU movimento retilneo uniforme). Quando um projtil est em movimento, se no encontrar obstculo, sofre apenas a ao da resistncia do ar como fora contrria ao seu deslocamento, at que o mesmo venha a cair em solo e parar totalmente. Vale lembrar aqui, que a ao da gravidade sobre o projtil independe de sua velocidade e da ao da resistncia do ar. Assim, como na energia cintica, quanto maior a massa e maior a velocidade empreendida por um corpo, mais inrcia este ter. Um exemplo: um carro de passeio, sem freios, em um declive leve, iniciar a mover-se. Se uma pessoa aplicar sua prpria fora para cessar esse movimento, provavelmente ter sucesso. No entanto, se um caminho na mesma situao do carro de passeio comear a mover-se, dificilmente uma pessoa poder par-lo. Fica patente neste exemplo que, quanto maior a inrcia (resultante da massa e da velocidade), mais energia contrria ter que ser aplicada para fazer parar esse corpo em movimento. c) Energia trmica: uma forma de energia que est associada temperatura de um determinado corpo. Em armas de fogo essa energia adquirida de vrias formas, que vo desde a exploso da espoleta, a queima do propelente e tambm atravs do prprio atrito do projtil dentro do cano. Em dias de muito calor, dependendo do nmero de disparos efetuados e do calibre utilizado, a arma pode atingir elevados nveis de temperatura, podendo at mesmo causar queimaduras graves ao operador da mesma, se este no tomar os devidos cuidados. d) Energia sonora: o som uma forma de energia provocada pela agitao das molculas do ar ou dos slidos. Ela produzida sempre que um disparo efetuado. Dependendo da munio disparada, essa energia pode ser muito forte, a ponto de prejudicar os tmpanos, ou ento muito fraca, podendo vir a ser imperceptvel.

9 - CALIBRES RESTRITOS E CALIBRES PERMITIDOS As armas de uso restrito so reguladas pelo exrcito brasileiro, por meio do Decreto n 3.665, de 20 de Novembro de 2000, o qual define o Regulamento para Fiscalizao de Produtos Controlados (R-105). Produtos controlados so aqueles que s podem ser utilizados pelas Foras Armadas ou, desde que autorizadas pelo Exrcito, por instituies de segurana, pessoas jurdicas e fsicas devidamente habilitadas.

9.1 - A Energia Cintica

Como j visto anteriormente, energia cintica a energia mecnica adquirida por um corpo quando em movimento. A mesma est diretamente relacionada massa e velocidade do corpo que, nesse caso especfico, o projtil. A frmula genrica para o clculo da energia cintica a seguinte: E = m x v2 2 Onde: E = energia cintica m = massa do projtil em quilogramas v = velocidade do projtil em metros por segundo Pela definio da frmula genrica para o clculo da energia cintica, a massa do projtil dada em quilogramas e a velocidade dada em metros por segundo. Essas unidades de medida no so muito desejveis quando se utiliza essa frmula para o clculo de energia dos projteis das armas de fogo, j que os pesos desses projteis so expressos em gramas (ou grains). A fim de se trabalhar com grandezas especficas, ou seja, com as unidades de medida utilizadas especificamente em balstica exterior8, necessrio converter essa frmula genrica para qualquer das duas opes que sero expostas a seguir, dependendo da unidade de medida que se deseja obter. A energia cintica, para os pases que adotam o sistema imperial de medidas, medida em libra/p, e a frmula correspondente a seguinte:

Estudo do comportamento dos projteis quando em deslocamento no ar.

Clculo para resultado em libra/p: Eft/lb = m x v2 450240 Onde: E = energia cintica em libra/p m = massa do projtil em grains v = velocidade do projtil em ps por segundo No Brasil, especificamente para os praticantes do tiro esportivo, a energia cintica calculada dentro de uma pequena variao do que feito nos pases de lngua inglesa, sendo apenas o resultado desejado expresso em Joules, tendo-se como frmula correspondente a seguinte: Clculo para resultado em Joules: EJ = m x v2 332040 Onde: E = energia cintica em Joules m = massa do projtil em grains v = velocidade do projtil em ps por segundo 9.2 - Clculo da Energia dos Projteis Para se proceder ao clculo da energia dos projteis, alm, claro, da arma de fogo e da munio correspondente, so necessrios trs equipamentos, conforme mostrado no captulo 7. Esses equipamentos se resumem em uma balana de preciso que, preferencialmente, possa expressar o peso em grains, um crongrafo para medio de velocidade de projteis, onde se possa obter a velocidade em ps por segundo e, por ltimo, um martelo de inrcia, utilizado para a desmontagem do projtil sem ter que deflagr-lo. 9.3 - Armas de Uso Restrito So determinadas pelo exrcito brasileiro como armas de calibre restrito as armas que possuam as seguintes caractersticas: 9

Decreto n 3.665, de 20 de novembro de 2000 R105 Cap. III Art. 16.

a)

So aquelas iguais ou que possuam alguma caracterstica no que diz

respeito aos empregos ttico, estratgico e tcnico do material blico usado pelas Foras Armadas nacionais. b) So tambm aquelas, que no sendo iguais ou similares ao material blico usado pelas Foras Armadas nacionais, possuam caractersticas que s as tornem aptas para emprego policial ou militar. c) Armas de fogo curtas, cuja munio comum tenha, na sada do cano, energia superior a trezentas libras/p ou quatrocentos e sete Joules, como por exemplo os calibres .357 Magnum, 9mm, .38 Super Auto, .40 S&W, .44 Magnum, .45 Colt, .45 Auto, etc. d) Armas de fogo longas raiadas, cuja munio comum tenha, na sada do cano, energia superior a mil libras/p ou mil trezentos e cinquenta e seis Joules, como por exemplo, os calibres .22-250, .223 Remington, .243 Winchester, .270 Winchester, 7mm Mauser, 30-06, .308 Winchester, 7,62 x 39, .375 Winchester, .44 Magnum, etc. e) f) g) h) Armas de fogo automticas de qualquer calibre. Armas de fogo de alma lisa de calibre 12, com comprimento de cano Armas de fogo de alma lisa de calibre superior ao calibre 12. Armas de presso por ao de gs comprimido ou por ao de mola,

menor que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milmetros.

com calibre superior a seis milmetros, que disparem projteis de qualquer natureza. i) Armas de fogo dissimuladas, conceituadas como tais, os dispositivos com aparncia de objetos inofensivos, mas que escondem uma arma, tais como bengalas-pistola, canetas-revlver e semelhantes. j) k) l) Armas de ar comprimido, simulacro do Fuzil 7,62mm, M964, FAL. Armas ou dispositivos que lancem agentes de guerra qumica ou gs Dispositivos que constituam acessrios de armas e que tenham por

agressivo e suas munies. objetivo dificultar a localizao da arma, como os silenciadores de tiro, os quebra-chamas e outros, que servem para amortecer o estampido ou diminuir a chama do tiro, e tambm os que modificam as condies de emprego, tais como bocais lana-granadas e outros. Logo, qualquer arma que se encaixe em qualquer das descries acima, ser considerada arma de calibre restrito.

Estas no se resumem apenas a armas de fogo. H o caso de armas de ar comprimido tambm. 9.4 - Armas de Uso Permitido So determinadas pelo exrcito brasileiro como armas de calibre permitido as armas que possuam as seguintes caractersticas: 10 a) Armas de fogo curtas, de repetio ou semiautomticas, cuja munio comum tenha, na sada do cano, energia at trezentas libras/p ou quatrocentos e sete Joules, como por exemplo, os calibres .22LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL, .380 Auto, etc. b) Armas de fogo longas raiadas, de repetio ou semiautomticas, cuja munio comum tenha, na sada do cano, energia at mil libras/p ou mil trezentos e cinquenta e seis Joules, como por exemplo, os calibres .22LR, 32-20, .38-40, 44-40, etc. c) Armas de presso por ao de gs comprimido ou por ao de mola, com calibre igual ou inferior a seis milmetros e suas munies de uso permitido. d) Armas de fogo de alma lisa, de repetio ou semiautomticas, de calibre 12 ou inferior, com comprimento de cano igual ou maior que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milmetros. As de calibre inferior ao 12 podero ter cano de qualquer tamanho. e) Armas que tenham por finalidade dar partida em competies desportivas e que utilizem cartuchos contendo unicamente plvora. f) Armas para uso industrial. g) Armas que utilizem projteis anestsicos para uso veterinrio. 9.5 - Como determinar se o Calibre Restrito ou Permitido Para se determinar se um calibre restrito ou permitido, primeiramente recorre-se s caractersticas de cada calibre, conforme descrito no R-105. Na eventualidade de no se ter certeza sobre uma determinada munio, como o caso de munies pouco conhecidas, h a necessidade de se seguir alguns procedimentos para calcular a energia cintica do referido projtil. Nesse caso, utilizando-se de um crongrafo, de uma balana de preciso e de um martelo de inrcia, segue-se o seguinte procedimento:
10

Decreto n 3.665, de 20 de novembro de 2000 R105 Cap. III Art. 17.

a) b) c)

Toma-se uma munio intacta e faz-se a desmontagem da mesma Ao separar o projtil do estojo, toma-se aquele e faz-se a pesagem, Na sequncia, toma-se outra munio intacta, e procede-se ao

utilizando-se do martelo de inrcia; tomando-se nota do peso do mesmo; disparo da mesma, com a arma correspondente, atravs dos sensores do crongrafo, registrando-se a velocidade, a qual ser utilizada para o clculo mais tarde; d) e) Aplica-se a frmula j descrita anteriormente para se determinar qual Compara-se o resultado com os critrios ditados pelo exrcito e a energia cintica produzida pela munio/arma; verifica-se ento se o calibre restrito ou permitido. Nota-se nesse contexto que o que permitido no Brasil apenas uma pequenssima frao das armas e calibres existentes no mundo afora. 10 PODER DE PARADA (STOPPING POWER) Poder de parada a capacidade que uma arma tem de interromper as aes ofensivas de um adversrio com um s disparo, em decorrncia da combinao ideal entre calibre e munio. No relevante se tal disparo ocasiona a morte ou no. O que significativo o poder de interromper as aes do oponente antes que este cause danos ou leses.

10.1 Fatores e Variveis H de se considerar, entretanto, que existem muitos fatores que compem as variveis dessa complicada equao chamada poder de parada. Abaixo, relacionam-se alguns dos fatores que interferem diretamente nessa questo: a) Ponto de impacto do projtil; b) Quantidade de energia dissipada no corpo; c) Condies fsicas do oponente; d) Condies psquicas do oponente; e) Conhecimento, por parte do oponente, dos efeitos de um disparo com arma de fogo;

f) Calibre utilizado; g) Tipo de projtil utilizado.

10.2 Energia Dissipada A energia dissipada nos tecidos dada pela seguinte frmula: Ed = Ei - Edef - Er Onde: Ed energia dissipada nos tecidos, que pode resultar em leses. Ei energia cintica inicial do projtil. Edef energia consumida na deformao do projtil. Er energia cintica residual, aps transpor o corpo atingido.

10.3 Energia Aplicada ao Tiro

A unidade de medida JOULE (smbolo: J) a unidade de energia e trabalho no Sistema Internacional de Unidades, e definida como:

Logo, entre vrios exemplos, 1 joule igual energia potencial de uma massa de 1 kg posta a uma altura de 1 m sobre um ponto de referncia, num campo gravitacional de 1 m/s. Como a gravidade terrestre de 9,81 m/s ao nvel do mar, 1 kg a 1 m acima da superfcie da Terra tem uma energia potencial de 9,8 joules relativa a ela. Ao cair, esta energia potencial gradualmente passar de potencial para energia cintica11, considerando-se a converso completa no exato instante em que a massa atingir o ponto de referncia12.

11 12

Energia cintica a energia mecnica adquirida por um corpo quando em movimento. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Joule>. Acesso em 5 de janeiro de 2010.

Figura 19: demonstrao da energia aproximada de 1 Joule.

JOULES 1J 10 J 100 J 500 J 1.000 J 5.000 J 10.000 J 50.000 J 100.000 J

PESO 100 gramas 1 kg 10 kg 50 kg 100 kg 500 kg 1.000 kg 5.000 kg 10.000 kg

ALTURA

01 metro

Tabela de Equivalncia de Energia

Toda munio gera uma determinada quantidade de energia a ser disparada e essa energia varia em funo da massa do projtil (peso) e tambm da sua velocidade (que aferida na sada do cano).

Levando-se em considerao as leis da fsica, vale a pena lembrar que, aumentandose o peso do projtil (massa) se ganha maior energia. Nesse caso a energia ganha ser de ordem linear, ou seja, se aumentar a massa do projtil em 50% por exemplo, desde que se mantendo a mesma velocidade, o aumento de energia ser tambm de 50%. Exemplo: Massa projtil 1: 100 grains Velocidade: 1.000 pps (ps por segundo) Energia: 301 joules Massa projtil 2: 150 grains (aumentou-se o peso em 50%) Velocidade: 1.000 pps (ps por segundo) Energia: 452 joules (houve aumento de energia na proporo de 50%) O aumento de energia tambm ocorre quando aumentamos a velocidade do projtil. Porm, quando se aumenta a velocidade, mantendo-se o mesmo peso de projtil, o ganho de energia ser exponencial de ordem quadrtica, ou seja, se aumentarmos a velocidade em 50%, mantendo a mesma massa de projtil, o aumento de energia ser da ordem de 125%. Exemplo: Massa projtil 1: 100 grains Velocidade: 1.000 pps (ps por segundo) Energia: 301 joules Massa projtil 2: 100 grains Velocidade: 1.500 pps (aumento de velocidade em 50%) Energia: 678 joules (houve aumento de energia na proporo de 125%)

Tabela Demonstrativa de Energia Cintica com o aumento da massa do projtil:


Massa (grains): Velocidade (pps): Massa (grains): Energia Cintica: Velocidade (pps): Aumento de Massa (%): Energia Cintica: Ganho de Energia (%): Aumento Velocidade (%): Ganho de Energia (%): 100 1000 100 301 1000 301 110 331 1100 10 364 10 10 21 120 361 1200 20 434 20 20 44 130 392 1300 30 509 30 30 69 140 422 1400 40 590 40 40 96 150 452 1500 50 678 50 50 125 160 482 1600 60 771 60 60 156 170 512 1700 70 870 70 70 189 180 542 1800 80 976 80 80 224 190 572 1900 90 1087 90 90 261 200 602 2000 100 1205 100 100 300

Tabela

Demonstrativa de Energia Cintica com o aumento da velocidade do projtil:

10.4 As Munies e suas energias e equivalncias

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 01 METRO DE ALTURA 26,8 a 38,9 kg

.22 LR

268 a 389 J

Peso equivalente a um galo de 20 litros com gua.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 25,6 a 30 kg 26,8 a 38,9 kg

.380 .38 Special

256 a 300 J 268 a 389 J

Peso equivalente a um botijo de gs/ um ar condicionado de 10.000 BTUs.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 49,2 a 61 kg 55,5 a 66,5 kg

9 mm .40 S&W

492 a 610 J 555 a 665 J

Peso equivalente a um saco de cimento de 50kg / um freezer horizontal.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 60 a 71,2 kg 71 kg

.45 .357 Magnum

600 a 712 J 710 J

Peso equivalente a um refrigerador duplex.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 166 a 174 kg

5.56 NATO / 1.660 a 1.740 J .223 REM

Peso equivalente a uma motocicleta esportiva.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 300 kg 15,7 a 76 kg

Calibre 12 SG Calibre 12 No letal

3.000 J 157 a 760 J

Peso equivalente a um tambor de 230 litros de leo lubrificante.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 338,8 kg

7.62 NATO / 3.388 J .308 WIN

Peso equivalente a um cavalo puro-sangue.

CALIBRE

ENERGIA (mn. / mx.)

EQUIVALNCIA EM PESO SUSPENSO A 1 METRO DE ALTURA 1.723,4 kg

.50 BMG

17.234 J

Peso equivalente a uma camionete S-10 Cabine Dupla.

11 Inspeo de arma Para a correta inspeo da pistola Glock segue-se obrigatoriamente os seguintes passos: a) Retirar o carregador, atuando no retm do carregador com a mo forte; pode ser necessrio um pequeno giro da arma na mo a fim de permitir que o polegar alcance o retm do carregador; b) Verificar se o carregador est vazio, e coloc-lo no bolso;

c) Com a mo fraca, em forma de concha, puxa-se o ferrolho retaguarda, atuando no retm do ferrolho com o polegar da mo forte e mantendo a arma aberta;

d) Executar a inspeo visual, inicialmente olhando-se o alojamento do carregador, por cima do ferrolho, tendo a mo fraca fazendo luz na base do punho e na sequncia olhando para dentro da cmara de exploso, verificando se a mesma est vazia;

e) Realizar a inspeo ttil, colocando o dedo indicador da mo fraca na entrada da cmara para confirmar se a mesma no possui nenhum cartucho alojado em seu interior;

f) Proceder ao fechamento do ferrolho e, na posio 4, fazer a inspeo material, acionando o gatilho com a arma apontada para o alvo.

11.1 Desmontagem e manuteno de 1 escalo Para proceder desmontagem de qualquer arma sempre necessrio manter a mesa de desmontagem limpa e sem nenhum outro objeto a no ser as ferramentas necessrias e o material para anotaes, atentando-se para: a) Fazer inspeo de arma antes de iniciar a desmontagem;

b) Desmontar a arma e manter uma sequncia lgica de peas. Isso vai ajudar na montagem; c) Chamar o instrutor que estiver mais prximo diante de qualquer dvida na desmontagem ou montagem; d) No se adiantar na instruo. O colega ao lado pode no acompanhar sua experincia anterior; e) Manter o silncio. Ser mais fcil para sanar eventuais dvidas.

11.2- Passo-a-passo da desmontagem Passo 1: retirar o carregador pressionando o retm do carregador; Passo 2: destravar o ferrolho, puxando-o levemente retaguarda com a mo forte, e, ao mesmo tempo, com os dedos polegar e indicador da mo fraca, baixar a trava do ferrolho em ambos os lados da arma;

Passo 3: separar o ferrolho da armao, levando o mesmo frente, deslizando pelos trilhos da armao;

Passo 4: atuando na parte posterior do conjunto da mola recuperadora, retirar a mesma, pressionando para frente e para cima;

Passo 5: retirar o cano, puxando-o para cima.

Vous aimerez peut-être aussi