Vous êtes sur la page 1sur 18

Ventilmetro Ferraris

Wright / Haloscale

Instrues de Operaes

ndice
Instruo de ------------------------------------------------------------------Operao 3 3 4 4 5 6 7 7 8 9 9 9 11 11 12 13 15

Uso Clnico do Ventilmetro -----------------------------------------------------------Princpio de Operao ------------------------------------------------------------------Caractersticas do design --------------------------------------------------------------Especificaes Funcionais ------------------------------------------------------------Calibrao do Ventilmetro Wright / Haloscale ----------------------------------Checagem do Ventilmetro Wright / Haloscale ----------------------------------Instalao do Ventilmetro Wright / Haloscale -----------------------------------Operao do Ventilmetro Wright / Haloscale -----------------------------------Uso dos controles Liga/Desliga e Reset -------------------------------------------Medio de Volume ---------------------------------------------------------------------Instrues de Cuidado ------------------------------------------------------------------Reparo e Servio de Calibrao -----------------------------------------------------Responsabilidade do Usurio ---------------------------------------------------------Verses dos Ventilmetros ------------------------------------------------------------Certificados --------------------------------------------------------------------------------Garantia -------------------------------------------------------------------------------------

Ventilmetro Wright/Haloscale
Instrues de Operao
Todos os Ventilmetros Wright/Haloscale incorporam a inveno pelo Dr. B.M. Wright, UK Medical Research Council. Desde sua introduo em 1.958, a produo dos ventilmetros convencionais Wright pelos fabricantes originais, Ferraris Development e Engineering Company Ltd, continuou ininterruptamente com cada instrumento sendo calibrado com o padro exato de desempenho independentemente estabelecido pelo Nunn J.F. e Ezi-Ashi T.I.

Uso Clnico do Ventilmetro


Em anestesia geral

Na sala de cirurgia a medio dos volumes corrente e minuto indicam se a ventilao adequada foi alcanada tanto no circuito aberto quanto no fechado, na respirao espontnea ou em pacientes com ventilao mecnica. Para os pacientes com ventilao mecnica, o ventilmetro deve ser colocado no membro respiratrio do circuito. Durante a Recuperao

O julgamento mais simples e importante que deve ser feito antes do retorno do paciente ao seu quarto a ventilao adequada dos pulmes. O Ventilmetro Wright/Haloscale um instrumento conveniente para esse propsito. Terapia Intensiva

Na unidade de terapia intensiva h muito se tem dito que os resultados de s no sangue devem ser interpretados no somente pela referncia do FiO2, mas tambm pelo volume minuto. A adequao ventilatria nessas circunstncias muito rapidamente estabelecida usando um ventilmetro. Desmame

O Desmame de um ventilador requer o alerta de mudanas sbitas na condio do paciente. A anlise de gs no sangue ir indicar quando o paciente progrediu at o ponto quando o Desmame poder ser tentado. Esse ponto pode ser estabelecido usando um ventilmetro para determinar que o volume corrente e minuto so adequados para aquele paciente. As medies de volume corrente e minuto durante o Desmame so a melhor indicao do grau de sucesso do Desmame ou a necessidade de retorno do paciente para o ventilador, e reduz a freqncia de medio dos gases no sangue arterial.

Princpio de operao
Os Ventilmetros Wright/Haloscale usam uma turbina de ar extremamente sensvel para medir o fluxo de gs. As rotaes das ps da turbina so transferidas para as mos por meio de um mecanismo de engrenagem tipo relgio. A energia que guia a turbina derivada do prprio fluxo de ar, nenhuma outra fonte de energia necessria. Os Ventilmetros Wright/Haloscale respondem ao fluxo somente numa direo, o fluxo reverso ignorado.

Caractersticas de Design
Estojo: Controles: Todos os modelos dos Ventilmetros Wright/Haloscale tm um estojo de metal no ferroso (lato), com acabamento cromado. Todos os modelos tm os botes Liga/Desliga e Reset.

Mark 8 Wright e Mark 14 Disposio do indicador: Mark 8 Mark 14 Tamanho e peso: Dimetro do indicador: Dimenses: Peso: Conexes: 35 mm 70 mm x 60 mm x 45 mm (total) 130 g Taper 22 mm BS/ISO, entrada e sada Escala de dimetro largo separado e mini escala. Letras em branco e escalas em fundo azul. Ponteiros brancos. Letras em branco e escalas em fundo preto. Ponteiros laranjas.

Haloscale Standard Disposio do indicador: Tamanho e peso: Dimetro do indicador: Dimenses: Peso: Tamanho e peso: Dimetro do indicador: Dimenses: Peso: Conexes: Escalas concntricas brancas em fundo azul. Ponteiros brancos. Padro 57 mm 72 mm x 70 mm x 60 mm (total) 160 g Compacto 35 mm 72 mm x 60 mm x 45 mm (total) 135 g Cnico macho 22 mm BS/ISO, entrada e sada

Especificaes Funcionais os Ventilmetros Wright/Haloscale


Preciso: Sensibilidade: Resistncia ao fluxo de gs: Espao inativo: Gases permitidos: Temperatura mxima: Presses mximas interna para externa: Padro de desempenho: +/- 2% a 16.00 LPM (em fluxo contnuo) + 5% at + 10% a 60.00 LPM (em fluxo contnuo) Inicia o registro de volume a no mais que 2.5 LPM Proporcional ao quadrado da taxa de fluxo e no mais que 2 cm H2O a 100 LPM 22 ml Todos os gases respirveis 55 C 30 cm H2O (MX 100 cm H2O) 60 ml/min a 30 cm H2O (para ASTM F1208-89) Testado e calibrado segundo as especificaes da Ferraris edio 4 de 1 de Junho de 1976.

Calibrao dos Ventilmetros Wright/Haloscale


A preciso do instrumento deriva da repetio das caractersticas da variao do fator de calibrao com o fluxo contnuo (veja a Figura 1). Isso requer que a 16.00 LPM o volume deve ficar entre +/- 2%, enquanto a 60.00 LPM deve ficar entre + 5% at + 10% do total.

Os instrumentos so calibrados pelo fabricante ao nvel do mar a 20C. Para cada aumento de 3C acima de 20C aumenta 1% ao volume registrado. Para cada 101 mb de aumento no ambiente acima da presso normal (1014 mb) adiciona 0,6% ao volume registrado. Para o uso prtico, o fator de variao de calibrao (Figura 1) mais rapidamente expresso pelo volume minuto registrado versos o fluxo contnuo em LPM. Essa relao (Figura 2) a primeira lei de disposio em linha reta na qual, por exemplo, o volume minuto registrado abaixo de 7 LPM pode ser facilmente corrigido para volume total por estimativa como mostrado, ou por clculo do equivalente correspondente no eixo de fluxo contnuo, como segue: Volume corrigido: = 0.907 (volume minuto registrado) + 1.48 = 0.907 (6.00) + 1.48 = 6.92 l para o volume minuto registrado de 6.00 LPM A calibrao para o volume corrente foi determinada para dar uma boa compensao para as maiorias de formas correntes usadas na prtica.

Checagem do Ventilmetro Wright/Haloscale


Examine a parte externa do instrumento por danos bvios. Assegure-se de que os controles de Liga/Desliga e Reset estejam firmemente fixados e se movem suavemente. Olhe por dentro da entrada e sada e verifique se o interior do ventilmetro est limpo, livre de sedimentos e seco. unidade esteja ligada. Segure o ventilmetro na palma da mo aberta, deixando a entrada desobstruda e voltada para a base do dedo. Assopre gentilmente dentro da palma da mo (veja diagrama). Os ponteiros devem rodar suave e vagarosamente e o mecanismo deve funcionar silenciosamente com esse fluxo baixo. Nunca assopre um volume grande de ar rapidamente dentro dele j que isso pode danificar o mecanismo sensvel dentro do ventilmetro. Verifique os controles Liga/Desliga enquanto os ponteiros estiverem rodando. Pressione o boto Reset (Restaurar) para retornar os ponteiros para zero.

Para verificar o mecanismo: Restaure os ponteiros para zero e assegure-se de que a

Instalao do Ventilmetro Wright/Haloscale


O instrumento registra o volume de fluxo que passa por seu interior atravs da entrada e da sada (veja a seta gravada no estojo). No responder ao fluxo que passar na direo oposta. Escolha o ponto de insero no circuito de respirao o mais prximo e convenientemente possvel da conexo do paciente. Dois adaptadores diferentes so fornecidos com o ventilmetro permitindo que ele seja conectado a um ventilador, absorvente ou mscara anestsica. Curvas fechadas ou redues repentinas de bordas perto do eixo de sada do Ventilmetro no so desejadas. Um caminho reto de tubulao para a entrada vantajoso. Assegure-se de que todas as conexes no circuito, especialmente aquelas do ventilmetro sejam prova de vazamento.

Quando posicionado corretamente no circuito de respirao, a falha mecnica do ventilmetro no deve, por sua conta, impedir a respirao ou de qualquer forma prejudicar o paciente.

Operao dos Ventilmetros


Lendo o indicador Wright Mark 8 e Mark 14 O indicador compreende duas escalas separadas, uma escala maior externa e uma mini escala, cada uma dividida em unidades de volume. Os ponteiros indicam em litros e fraes de um litro o volume que passou atravs do instrumento. Sempre veja o indicador de frente para evitar erros de mudanas. Quando o ponteiro da escala de litro estiver perto da subdiviso de um litro completo, veja a posio do ponteiro da escala fracional para confirmar se o valor do litro completo est quase sendo alcanado ou foi passado. Lendo o indicador Haloscale Standard Nesses instrumentos o indicador compreende duas escalas separadas, uma maior externa e uma escala interna concntrica, cada uma dividida em unidades de volume. Os ponteiros indicam em litros e fraes de litros o volume que passou atravs do instrumento. Quando o ponteiro da escala de litro estiver perto de uma subdiviso de litro completo veja a posio do ponteiro na escala fracional para confirmar se o valor de litro completo est quase alcanado ou j foi passado.

Mark 8 O volume fica entre 0 100 l. A escala maior externa cobre 100 l subdividido em 1 l e marcado a cada 10 l. A mini escala cobre 1l subdividido em 0.05l e marcado a cada 0.1 l.

Mark 14 O volume fica entre 0 10 l. A escala maior externa cobre 1 l subdividido em 0.01 l e marcado a cada 10 l. A mini escala cobre 10 l subdividido em graduaes de 1 l.

Haloscale Standard O volume fica entre 0 100 l. A escala externa cobre 100 l subdividida em 1 l, com as graduaes maiores a cada 5 l. A escala fina (interna) cobre 1 l e subdividida em 0.01 l.

Uso dos Controles Liga/Desliga e Reset


Esses controles so operador com os dedos. O controle Liga/Desliga permite que o usurio determine o instante no qual o volume de um fluxo a ser registrado inicia e termina. O controle Reset retorna os ponteiros para a posio zero (situada na posio 12 hs do relgio na escala do indicador). Eles ficaro l durante o tempo em que o boto de controle Reset estiver pressionado, no entanto, to logo seja solto, o registro de fluxo comea. O boto Parar pra a rotao do ponteiro do indicador somente quando for pressionado manualmente, e a rotao retomada quando solto.

Medies de Volume
Volume corrente Com a unidade ligada, solte o controle Reset enquanto a fase inspiratria estiver em progresso. Como o instrumento registra o fluxo somente numa direo, a prxima expirao ser registrada. Para reter o registro de volume corrente na escala, pressione e segure o controle Liga/Desliga para travar a leitura to logo a prxima inspirao iniciar. Volume minuto O volume minuto medido com referncia de um cronmetro ou um relgio com visor de segundos. importante escolher um momento durante a pausa expiratria, ou quando os ponteiros estiverem rodando vagarosamente ou em descanso, para desligar a unidade. Retorne os ponteiros a zero com o controle Reset. Pressione e segure o controle Liga/Desliga. Solte controle Liga/Desliga para ligar a unidade e no mesmo instante inicie a contagem de 60 segundos no relgio. Pressione e segure o controle Liga/Desliga para travar a leitura no momento que os 60 segundos estiverem completos. O volume registrado no instrumento o volume minuto.

Instrues de Cuidado
Quando o ventilmetro no estiver em uso, deve ser mantido no estojo fornecido. A limpeza regular, como descrita abaixo, prolongar a vida til do seu ventilmetro. O uso de um filtro recomendado para manter o ventilmetro livre de secrees. Durante o uso Depois de perodos prolongados no circuito de vias areas e partes mveis do fluxo de ar, dentro do ventilmetro, pode ficar coberto com gua condensada e outras contaminaes. A correo imediata substituir por um ventilmetro limpo e seco em condio de funcionamento. Se isso no for possvel, agite gentilmente para se livrar de qualquer lquido. Depois do uso No intuito de manter o ventilmetro em bom estado de funcionamento, limpe os agentes anestsicos e umidades condensadas com ar esterilizado ou oxignio o mais rpido possvel depois do uso. (As taxas de fluxo devem ser limitadas de forma a no excederem 60.00 LPM, ou 30 LPM para o modelo Infanta).

Os materiais slidos presentes internamente devem ser deixados no local para um exame especialista e servio no instrumento antes do reuso. Esterilizao Os Ventilmetros Wright/Haloscale no suportaro a autoclave. Se for absolutamente necessrio, ou se for para a autoclave inadvertidamente, ele deve ser retornado ao representante ou fabricante para reparo e reconstruo. Esterilizao de xido Etileno Os Ventilmetros Wright/Haloscale podem ser esterilizados com xido Etileno, por exemplo, 100% de xido etileno por 155 minutos a 55 C (131 F). Depois da esterilizao, e antes de colocar a unidade de volta ao servio, o resduo de xido etileno deve ser removido por exposio a uma sala de ar em temperatura ambiente e umidade por 24 horas. recomendado que uma bolsa de esterilizao seja usada. Aviso Nunca mexa no interior do ventilmetro Nunca tente secar ou remover uma contaminao nas vias areas ou turbina usando ar comprimido. Nunca aplique lquidos solventes. Nunca faa gravaes no corpo do Ventilmetro Wright/Haloscale. As vibraes de alta freqncia iro danificar o mecanismo. As partes internas do Ventilmetro Wright/Haloscale no podem ser limpas pelo usurio. Se o ventilmetro se tornar altamente contaminado, deve ser retornado ao fabricante ou seu representante autorizado para servio. Inspeo Regular Tratado de forma apropriada, o ventilmetro no precisar de servio por um longo perodo de tempo; entretanto, verificaes regulares precisam ser feitas para assegurar que continue com seu funcionamento correto. Se for derrubado, o ventilmetro deve ser verificado imediatamente. Na dvida, o instrumento deve ser retornado ao fabricante ou seu representante autorizado para uma verificao de calibrao.

10

Reparo e Servio de Calibrao


No evento de um mau funcionamento, contate o fornecedor original que ser capaz de fornecer um servio de reparo aprovado e mantido pela Ferraris Respiratory Europe ou contate diretamente a Ferraris Respiratory Europe.

Responsabilidade do Usurio
Um ventilmetro com defeito jamais deve ser usado. A Ferraris Respiratory Europe no se responsabiliza por qualquer defeito que seja resultante do uso inapropriado, dano, falta de manuteno, reparos por outros indivduos ou organizaes no aprovadas pela Companhia, ou modificaes por qualquer um que no sejam dirigidas pela Ferraris Respiratory Europe. Quando estiver retornando um ventilmetro para reparos, sempre se assegure de que seja empacotado com o estojo fornecido. Nem a Ferraris Respiratory Europe nem seu representante sero responsveis por qualquer dano no trnsito do instrumento retornado com outros tipos de pacotes.

11

Verses dos Ventilmetros Wright/Haloscale


Mark 8 O Ventilmetro Wright/Haloscale original, dimetro pequeno, indicador azul. Para medio de volume minuto, com facilidade para medir volume corrente. Faixa de volume: 0 1 l e 0 100 l.

Mark 14 Ventilmetro de dimetro pequeno, indicador preto. Para medio de volume corrente, com facilidade para medir volume minuto. Faixa de volume: 0 1 l e 0 10 l.

Haloscale Standard Ventilmetro de dimetro grande, indicador azul com escalas concntricas. Tanto para medio de volume corrente quanto para volume minuto. Faixa de volume 0 1 l e 0 100 l.

Acessrios de uso exclusivo

Adaptadores

Wright-Guard - Capa protetora

12

Certificado de Teste

Ventilmetro Wright/Haloscale

Nmero de Srie do Instrumento:................................... Isso para certificar que esse instrumento foi inspecionado e testado em todos os processos apropriados durante sua manufatura pela Ferraris Repiratory Europe de acordo com as Instrues de Testes Edio 4 de 1 de Junho de 1976 e alcanou todos os requisitos ali descritos. Os registros desempenhados no final do teste foram: Teste 2.1.2 (Teste de sensibilidade Operao mximo)............................................................. LPM a 2.5 LPM de fluxo contnuo

Teste 2.2.4 (a) (Volume de 20.00 litros a 16 LPM de fluxo contnuo tolerncia de +/- 2%).....................................litros Teste 2.2.4 (b) (Volume de 60.00 litros a 60 LPM de fluxo contnuo tolerncia de + 5% at + 10%)...................... litros

Data do teste:..............................

Inspetor Ferraris Respiratory Europe Hertford, SG13 7NW, England

13

Certificado do Fabricante

Ventilmetro Wright/Haloscale

Nmero de Srie do Instrumento:...................................

Esse instrumento foi inspecionado e testado em todos os processos apropriados durante sua manufatura pela Ferraris Repiratory Europe de acordo com as Instrues de Testes Edio 4 de 1 de Junho de 1976 e alcanou todos os requisitos ali descritos.

Data: .................................

Inspetor Ferraris Respiratory Europe Hertford, SG13 7NW, England

Fornecido por:

14

Termo de Garantia e Responsabilidade 1. A Comercial Mdica Ltda., autorizada pela empresa INDUMED Indstria e
Comrcio Ltda. a prestar servios de Assistncia Tcnica durante e ps garantia dos equipamentos____________________________. 2. Os equipamentos tem a garantia pelo prazo de 01 (um) ano. Inicia-se contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do trmino da execuo dos servios (Lei n 8078 de 11 de Setembro de 1990-Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, art.26, seo IV 1), para o equipamento descrito abaixo, desde que os defeitos sejam devidamente constatados por pessoal tcnico autorizado.

3. A Comercial Mdica Ltda., obriga-se a prestar os servios de garantia nas localidades


onde existirem distribuidores autorizados, em sua matriz, sua central de Assistncia Tcnica em So Paulo e filial no Rio de Janeiro. Neste caso, o cliente ser responsvel pelas despesas e riscos de transporte da remessa do equipamento para a empresa ou a Autorizada, ficando o retorno da garantia por conta e risco da Comercial Mdica Ltda. 4. Nas demais localidades, o cliente dever conduzir o equipamento ao posto autorizado mais prximo, ficando responsvel pelas despesas e riscos de transporte da remessa do equipamento.

5. A Comercial Mdica Ltda., reserva-se no direito de, a seu critrio, reparar ou substituir
a parte do equipamento objeto da garantia. O reparo ou substituio de parte do equipamento no prorroga nem interrompe o prazo de garantia. 6. Para ter direito garantia, devero ser observadas as seguintes condies:

1. O equipamento dever ser assistido tecnicamente somente pela sua rede


credenciada de Assistncia Tcnica ou pela empresa Comercial Mdica Ltda. 2. O Cliente dever apresentar este Termo de Garantia e Responsabilidade, juntamente com a respectiva Nota Fiscal de venda.

3. O equipamento dever ser enviado Comercial Mdica Ltda., ou a sua rede


autorizada, em embalagem original de fbrica, tecnicamente apropriada para evitar danos ao equipamento. O cliente perder o direito garantia na hiptese do equipamento no ser encaminhado Assistncia Tcnica na referida embalagem e apresentar danos ocasionados pela falta da mesma.

4. A Comercial Mdica Ltda., se isenta de qualquer responsabilidade e garantia no


caso de violao do equipamento por terceiros no habilitados pela Comercial Mdica Ltda. 7. A garantia no se aplica na ocorrncia de uma das seguintes condies: 1. No forem cumpridas as recomendaes constantes no manual de operao do equipamento, concernentes aos cuidados, instalao, operao, armazenagem e outras devidamente explcitas. 2. Danos devido a quedas, batidas, mau uso, negligncia das condies normais de operao descritas no manual. 3. Danos devido ligao em rede eltrica com tenso fora dos limites suportados pelo equipamento, sujeita flutuao excessiva, ou instalaes eltricas sem aterramento de segurana. 8. O direito garantia cessa, definitivo e automaticamente se forem efetuadas alteraes nas caractersticas originais de fbrica do equipamento, sendo o cliente, neste caso, responsvel por violaes de direito autoral ou propriedade industrial de terceiros.

15

9. Esto excludas dessa garantia acessrios e materiais de consumo sujeitos a desgastes naturais pelo uso: estilete, cabea impressora, papis, eletrodos, produtos qumicos, pilhas, baterias, cabos de paciente e terminaes, cabos de interligao do paciente ao instrumento, sensores e captadores de sinais, transdutores, lmpadas, etc. 10. No esto includos nesta garantia qualquer indenizao de lucro cessante, acidentes pessoais e bens distintos. 11. Este termo de garantia vlido somente para produtos vendidos e instalados em territrio brasileiro. DISTRIBUIDOR AUTORIZADO ________________________________________________________

Nmero da Nota Fiscal:______________ Etiqueta de Identificao do Produto Data da Nota Fiscal: _____/_____/_____

16

Produzido no Reino Unido por: Ferraris Respiratory Europe Harforde Court, John Tate Road, Hertford. SG13 7NW Tel: Fax: email: Website: +44 (0) 1992 526 300 +44 (0) 1992 526 320 info@fre.ferrarisgroup.com www.ferrarisrespiratory.com www.ferrarismedical.com Informaes e Contato na Amrica do Norte Ferraris Respiratory 908 Main Street, Louisville, CO 80027 USA Tel: email: Website: 800-205-7187 sales@pds.ferrarisgroup.com www.ferrarisrespiratory.com

P/N: 100/765 Edio 1

17

Fabricado por: Ferraris Respiratory Europe, Ltd. Hertforde Court, John Tatte Road Hertford SG13 7 NW, UK. Reino Unido Distribudo por: Ferraris Respiratory, Inc. 908 Main Street Louisville, Colorado 80027 EUA Importado e Distribudo no Brasil por: Indumed Ind. e Com. Ltda Rua Laguna, 742 - Santo Amaro CEP: 04728-001, So Paulo - SP CNPJ: 01.985.366/0001-20 Resp. Tcnico: Paulo Sanches Gonalves CREA/SP: 144482d Registro ANVISA n: Servio de Atendimento ao consumidor (11)5041-2298

Responsvel Legal Roberto Nudelmann Gomes

Responsvel Tcnico Paulo Sanches Gonalves

18

Vous aimerez peut-être aussi