Vous êtes sur la page 1sur 23

AMRICA LATINA

GEOGRAFIA PROF. EDUARDO

REGIONALIZAES DA AMRICA
Existem 2 tipos principais: 1 Regionalizao: Leva em considerao a localizao geogrfica: Amrica do Norte, Amrica Central e Amrica do Sul. 2 Regionalizao: Leva em considerao as caractersticas linguisticas e influncia cultural (influncia espanhola, portuguesa, francesa e inglesa), essa regionalizao divide a Amrica em: Amrica Anglo-saxnica (influncia principal dos ingleses) e Amrica Latina (influncia principal de espanhis e portugueses).

A ORIGEM
A diviso da Amrica em duas regies, Amrica Anglo-saxnica e Amrica Latina parte de um conceito tnico-lingstico, isto , a influncia dominante em uma parte da Amrica de colonizadores de origem saxnia (EUA e Canad) e na outra de povos de origem latina. Mas, na realidade, essa diviso expressa as diferenas profundas do ponto de vista scioeconmica. Sim, temos duas Amricas, uma desenvolvida e outra subdesenvolvida. este o aspecto relevante dessa diviso.

A diferena entre a Amrica Anglo-Saxnica e a Amrica Latina


Decorrem do processo histrico de ocupao humana e econmica da Amrica. O tipo de colonizao determinou, em grande parte, a situao scioeconmica atual.

Colonizao de povoamento
Predominante na Amrica Anglo-saxnica. Baseava-se na pequena e mdia propriedade agrcola de base familiar; sua produo estava destinada satisfao das necessidades do mercado interno; desenvolvimento da indstria domstica, para depender cada vez menos dos artigos produzidos na metrpole; presena de imigrantes em grupos familiares, que buscavam livrar-se de perseguies religiosas ou crises econmicas em seus pases de origem, fixando-se na nova terra, a fim de comear uma vida nova.

Colnias de explorao
Aconteceu predominantemente na Amrica Latina. Produo voltada para atender as necessidades do mercado Europeu; Estruturao de grandes propriedades (Plantation); utilizao da mo de obra escrava.

Os pases da Amrica Latina, do ponto de vista socioeconmico


Integram o mundo subdesenvolvido; Apresentam altas taxas de crescimento vegetativo; altos ndices de mortalidade infantil; Apresentam baixa expectativa de vida ; Apresentam elevado ndice de analfabetismo.

MAPA POLTICO DA AMRICA LATINA

Caractersticas do Subdesenvolvimento
Forte dependncia cientifica e tecnolgica; Forte interferncia de capital estrangeiro; Economia dependente de emprstimo externo; Relaes comerciais muito desfavorveis, pois exportam produtos primrios (minerais e vegetais) e importam produtos industrializados. Populaes vivendo em pssimas condies de vida; Baixa renda per-capita; Elevadas taxas de natalidade, mortalidade infantil; Alto ndice de crescimento vegetativo.

No plano social
Pssima distribuio da renda e a distribuio desigual da terra geram uma estratificao social onde existe uma minoria muito rica e uma maioria da populao muito pobre, vivendo miseravelmente. Descaso com a sade pblica como a falta de gua tratada e de esgotos sanitrios e a poluio dos rios e do meio ambiente em geral produzindo doenas endmicas (clera, dengue, malria, etc.) que j foram extintas no mundo desenvolvido.

No plano poltico
Embora a grande maioria dos pases latino americanos tenham alcanado a independncia poltica formal no sculo XIX, a influncia dos pases ricos se mantm. A ao imperialista da Inglaterra substituiu os vnculos colnia-metrpole no perodo at as Grandes Guerras. A partir da a presena poltica e econmica dos EUA passou a ser avassaladora, com intervenes diretas ou indiretas nas questes internas desses pases.

No plano econmico
Predomnio de exportao de produtos agrcolas e de matrias-primas e importao de produtos industrializados, gerando assim uma desvantagem nas trocas comerciais, pois vendem seus produtos a um preo baixo e compram a um preo alto. Alm do mais, a economia dominada e dependente das grandes empresas, corporaes poderosas e blocos econmicos.

No plano cultural
Existe uma grande diversidade cultural, porm com a dependncia econmica dos pases subdesenvolvidos e o baixo nvel de instruo levam as naes latino-americanas a transplantar e a imitar os modelos culturais impostos pelos pases desenvolvidos. Dessa forma surgiu um vazio cultural dessas comunidades, onde o nacional e o local so desprezados pela criao da indstria cultural dos pases desenvolvidos.

A Amrica da miscigenao
Amrica branca (Argentina, Uruguai, Cuba e Costa Rica) Amrica indgena (Peru, Paraguai, Bolvia e Guatemala) Amrica mestia (Brasil, Colmbia, Mxico, Chile, Venezuela, Equador, El Salvador, Honduras, Nicargua e Panam). Amrica mulata (Repblica Dominicana, Porto Rico, Jamaica, Haiti e Cuba)

Fornecedora de matrias-primas
A economia da Amrica Latina, em geral, considerada subdesenvolvida e do tipo dependente. Baseada na exportao de matrias-primas (baseado no setor primrio: extrativismo, agropecuria), depende, bastante, do exterior, principalmente dos Estados Unidos, ainda que a situao vem melhorando. Alguns pases vem se desenvolvendo em sua indstria (setor secundrio) e nos servios (sertor tercirio), dentre esses pases podemos destacar: Mxico, Brasil, Chile, Argentina. Indstrias dependentes das transnacionais.

UMA GEOGRAFIA MOMUMENTAL


Estendendo-se da Amrica do Norte (Mxico) ao Cabo Horn (Argentina), este continente, com mais de 17 milhes de quilmetros quadrados, relativamente pequeno. No entanto, possui a maior floresta tropical do planeta, a Amaznia, que vai do Atlntico aos Andes.Uma das mais espetaculares biodiversidades do planeta. A Amaznia compreende quase metade da superfcie do Brasil, embora abrigue um percentual reduzido da populao do pas.

Terra de contrastes
Ao longo da costa ocidental, por onde se estende o ssmico cinturo de fogo do Pacfico, existem zonas de verdadeiros desertos, como o Atacama, no norte do Chile. A Amrica do Sul dispe de todos os tipos de formaes campestres: as vastas pastagens dos pampas que, avanando em direo ao norte, vo se transformando gradativamente nas savanas do Chaco, enquanto no sul terminam como os planaltos secos da Patagnia. Nas plancies intertropicais, que recebem chuva principalmente durante o vero tropical, como os planaltos do Orinoco (Venezuela) e do Brasil Central, desenvolve-se a savana (Puno e cerrado).

Chaco

Atacama

Patagnia

AMAZNIA

PRAIAS DO CARIBE

Andes

Vous aimerez peut-être aussi