Vous êtes sur la page 1sur 4

AS INSTALAES ELTRICAS DE UM A RESIDNCIA Texto retirado do livro Fsica para o ensino mdio, pgina 302. Ed. Scipione.

Ligar aparelhos (TV, aparelho de som, luminria, etc.) uma ao corriqueira na vida de todos ns. Entretanto, nem de longe lembramos que ao fazer isso estamos fechando um circuito eltrico, alimentado por uma tomada de 110 V ou 220 V.

A energia eltrica comumente gerada em uma usina, passa por um transformador, que eleva a tenso gerada (normalmente de 10 000 V at 300000 V), e transportada atravs de grossos fios de ligao - cabos de alta tenso - a outro transformador na subestao rebaixadora de tenso. Da subestao, ela segue para os transformadores dos postes e chega at as residncias. Esta parte do circuito eltrico, em geral desconsiderada por ns, fundamental para o funcionamento dos aparelhos eltricos de uma residncia. Geralmente, estes transformadores abaixam a tenso de 13 800 V para 110 V ou 220 V. O objetivo de elevar a tenso para transmiti-Ia reduzir a perda de energia por efeito Joule na fiao que conduz a corrente eltrica. Ou seja, utiliza-se alta tenso e baixa corrente para que a potncia dissipada (P = R.i2) seja pequena. O rebaixamento da tenso para 110 V e 220 V tem como propsito diminuir os riscos do consumidor. A tenso gerada numa usina hidreltrica alternada. Note no grfico (figura 61) que seu valor varia rapidamente, numa freqncia de 60 Hz; isto , em 1/60 s, a tenso atinge o valor mximo, decresce, inverte de sentido, atinge outra vez o valor mximo e volta situao inicial. Esse tipo de tenso gera nos circuitos uma corrente tambm alternada. J a tenso gerada por pilhas e baterias origina uma corrente que se mantm constante em mdulo e sentido, denominada contnua. O que significam ento os 110 V que consideramos como tenso gerada nas tornadas domiciliares? Esse valor refere-se a uma tenso contnua que faria um resistor, por efeito Joule, dissipar a mesma potncia caso estivesse submetido a uma certa tenso alternada. Ele denominado valor eficaz da tenso alternada e calculado em mdulo da seguinte maneira: Ueficaz = Ude pico / 2 ; Quando Ueficaz = 110 V 110 = Ude pico / 2 Ude pico = 156 V Isso significa que a tenso na tomada varia de + 156 V a -156 V e provoca num resistor o mesmo aquecimento de uma tenso contnua e de 110 V. Na maioria das instalaes eltricas residenciais, trs fios ligam o poste da rua caixa de luz. Dois desses

fios passam pelo relgio medidor e, se tocados em sua parte metlica, provocam choque, o que no acontece com o terceiro. Os fios que do choque so chamados fases e devem possuir fusveis para proteger a instalao de sobrecargas externas. Ou seja, caso entre no circuito uma corrente eltrica muito elevada, ele ser interrompido pela queima dos fusveis. O terceiro fio chamado neutro e, em geral, entra diretamente no circuito, sem passar pelo relgio. Quando os trs fios chegam caixa de distribuio (figura 63), passam pela chave geral, que possui trs pontos de contato e serve como interruptor de toda a instalao. Esta caixa geralmente fica dentro da casa.

Passando pela chave geral, esses fios se combinam (dois a dois) para fornecer as tenses eficazes (110 V e 220 V), originando um conjunto de chaves de distribuio. Repare, na figura 63, que trs fios entram na chave geral e quatro saem da chave de distribuio para o forro ou a laje da residncia. As chaves de 110 V e 220 V so separadas, para a instalao mais segura. No caso de ocorrer um curto-circuito no chuveiro, ente ligado em 220 V, o fusvel desta chave queimar, no afetando o funcionando do resto da instalao. Nas chaves de distribuio, costumam-se substituir os fusveis por disjuntores cuja funo tambm proteger circuitos da instalao eltrica da residncia, abrindo-os h uma sobrecarga eltrica na instalao. Como determinamos o tipo de fio e de fusvel que devem ser utilizados numa instalao eltrica? A escolha da fiao adequada para uma instalao deve em conta a corrente que os fios suportam. A tabela 2 ao lado fornece a corrente mxima que pode ser estabelecida em fios de cobre de diferentes dimetros sem danific-Ios. A corrente mxima num circuito pode ser determinada pela expresso i = P/U. Basta somar a potncia dos aparelhos eltricos e dividir pela tenso eficaz, geralmente 110 V (no caso do chuveiro, a chave independente, e a tenso eficaz 220 V). Para aumentar a segurana do circuito da instalao, acrescentam-se ao valor dessa corrente 25% do resultado obtido. Com esse valor final, recorre-se dada e escolhem-se o fio e o fusvel adequados. O fusvel deve fundir quando nele se estabelecer uma corrente menor que a mxima que o fio suporta. Ao fundir, ele abre o circuito e protege a instalao eltrica, a residncia e as pessoas. Como instalamos tomadas e lmpadas na tenso eficaz 110 V Analisando o funcionamento das lmpadas e aparelhos eltricos o de resistncia, possvel perceber que as ligaes so independentes: se a lmpadas da cozinha for desligada ou queimar, nada acontece no funcionamento da sala ou no aparelho de som. Isso significa que eles esto associados em paralelo.

Agora veja, nas figuras 65a e b, a forma correta e a incorreta de instalarmos uma lmpada e seu interruptor. No primeiro caso (figura 65a), o fio neutro ligado a um dos pontos de contato do soquete da lmpada e o fio fase, a um de contato do interruptor. Depois, outro fio liga o segundo ponto de contato do interruptor ao segundo ponto do soquete. Essa a maneira correta de instalar a lmpada e seu interruptor, uma vez que, com o circuito aberto, no h perigo de tomarmos choque no soquete da lmpada. A figura 65b mostra a maneira incorreta de instalar uma lmpada e seu interruptor. Observe que o fio neutro conectado ao interruptor e a fase, ao soquete. A lmpada funciona normalmente, mas, se algum tocar a parte metlica do soquete, tomar um choque, mesmo que o circuito esteja aberto, porque servir de fio neutro e fechar o circuito no seu prprio corpo. Por que em algumas residncias as lmpadas acesas passam a brilhar menos quando um ferro eltrico ou um aquecedor so ligados? Apesar de as ligaes numa residncia serem independentes, o brilho das lmpadas menor ao ligarmos aparelhos de alta potncia porque a resistncia eltrica dos fios de ligao consome parte da tenso do circuito. Vamos analisar o que acontece numa instalao com fiao de cobre com 2,5 mm 2 de rea da seco transversal, 25 m de comprimento e resistividade 1,7 x 10 -8 .m. Fazendo os clculos, descobre-se que a resistncia eltrica dessa fiao de 0, 17. Se a corrente eltrica nessa fiao for de 0,5 A, a tenso ser de 0,085 V. Assim, os aparelhos que estiverem funcionando estaro submetidos tenso 109,915 V (110 V - 0,085 V), uma vez que podemos considerar aparelhos e fiao associados em srie. Neste caso, a tenso nos aparelhos no sofre alteraes significativas, porque est muito prxima de 110 V. E que acontecer se um aquecedor de alta potncia for ligado tomada? Se a corrente eltrica na fiao for 10 A, a tenso ser de 1,7 V e a tenso nos aparelhos, de 108,3 V. Note que, medida que a corrente no circuito aumenta, a tenso nos aparelhos diminui o que explica a diminuio do brilho da lmpada. Isso tambm ocorre quando a mquina de lavar ou o motor do compressor da geladeira esto funcionando. Nesses casos, alm da perda de brilho nas lmpadas, a tenso nos outros aparelhos do circuito passa a ser menor que 110 V.
QUESTES 1. Por que os cabos de alta tenso devem ser grossos? 2. Qual a tenso de pico para o valor eficaz de tenso alternada 220 V? 3. Por que, numa residncia, existem vrias chaves ou disjuntores? 4. Suponha que numa residncia exista um circuito em que esto associados em paralelo e submetidos tenso eficaz de 110 V os seguintes aparelhos: duas lmpadas de 150 W, quatro de 100 W, cinco de 60 W, trs de 40 W, duas de 5 W, uma geladeira de 450 W, um rdio de 50 W, um televisor de 200 W e na mquina de lavar de 880 W. a) Qual a fiao adequada para esse circuito? b) Se houver fusveis que suportem correntes eltricas mximas de 10 A, 20 A e 30 A, qual dever ser usado nessa instalao? Observao: Para maior segurana, acrescente 25% do resultado obtido ao Jr final da corrente eltrica. 5. Faa um circuito mostrando como voc instalaria uma lmpada de 220 V. Voc tem como evitar um choque eltrico ao tocar no soquete numa instalao de 220 V? 6. Numa residncia foram utilizados dois benjamins para ligar cinco aparelhos eltricos. Colocando-os para funcionar ao mesmo tempo, o fusvel da instalao

"queimou". Explique o que provocou a "queima".

Vous aimerez peut-être aussi