Vous êtes sur la page 1sur 6

A TEMPERATURA E SUAS ESCALAS

Inicialmente, importante destacar dois importantes conceitos fsicos, que so: a temperatura e o calor. Temperatura uma grandeza fsica que mede o estado de agitao das partculas de um corpo, caracterizando o seu estado trmico. Calor a energia trmica em trnsito entre dois corpos ou sistemas, decorrente apenas da existncia de uma diferena de temperatura entre eles. Os primeiros termmetros de lquido em vidro, de boa preciso, foram construdos por volta de 1720 por po Daniel G Fahrenheit (1686-1736). 1736). Outros tipos de termmetro foram construdos desde ento, porm o primeiro a utilizar pontos fixos facilmente reprodutveis foi inventado por Anders Celsius (1701-1744). (1701 1744). Contudo, foi Willian Thomson (1824-1907), 1907), Lorde Kelvin, Kelvin, o primeiro a utilizar uma escala absoluta de temperatura. Sempre que dois corpos a diferentes temperaturas se encontram em contato, o corpo que se encontra a uma temperatura mais elevada transfere energia para o corpo que se encontra a uma temperatura mais baixa. A esta transferencia de energia, chamamos de calor. Na imagem seguinte, seguinte os dois corpos esto a diferentes temperaturas:

FIGURA 1 O corpo de temperatura mais elevada transfere calor para o corpo de temperatura mais baixa.

FIGURA 2

Esta transferncia de energia decorre at atingir o equilbrio trmico, ou seja, os dois corpos atingirem temperaturas iguais. Para medir a temperatura de um corpo, utilizam-se utilizam se aparelhos chamados termmetros. metros. O termmetro mais comum (termmetro clinico) o de mercrio contido num recipiente de vidro graduado que tem um tubo de paredes finas ligado a um tubo capilar, como mostra a figura abaixo:

Uma escala termomtrica corresponde a um conjunto de valores numricos, numricos onde cada um desses valores est associado a uma temperatura. As escalas mais famosas e utilizadas so: Celsius, Kelvin e Fahrenheit, que formam o conjunto das escalas termomtricas. So representadas pela equao:

Onde: Tc - Representa a temperatura medida em graus Celsius Tf- Representa a temperatura em graus Fahrenheit Tk- Representa a temperatura em graus Kelvin.

Para a graduao das escalas, foram escolhidos para pontos fixos, dois fenmenos que se reproduzem sempre nas mesmas condies: a fuso do gelo e a ebulio da gua, ambas sob presso normal.

O primeiro ponto fixo corresponde temperatura de fuso do gelo, chamado ponto do gelo. O segundo ponto fixo corresponde temperatura de ebulio da gua chamado ponto de vapor. Uma breve explicao a respeito das escalas termomtricas pode ser encontrada atravs do endereo http://www.youtube.com/watch?v=jAaaVIHn7zU, que esclarece passo a
passo a construo das escalas. Como um tema vasto e interessante que a termologia, e podendo associar-se a outros contedos complementares, sugere-se uma visita ao endereo: http://www.fisicainterativa.com/vestibular/termometria/player.html nele, atravs de slides explicado o contedo acompanhado de animaes, que ajuda a melhor compreenso do contedo que est sendo abordado. Exerccios Resolvidos: Questo 1- Um turista brasileiro, sente-se mal durante uma viajem a Nova York. Ao ser examinado em um hospital local a enfermeira lhe diz que a sua temperatura no momento era 105 graus, mas que ele deveria ficar tranqilo, pois j havia baixado 4 graus. Aps o susto, o turista percebeu que a sua temperatura havia sido medida em uma escala Fahrenheit. Qual era a sua temperatura anteriormente e qual a sua temperatura atual?

Anterior: 105+4=109F

Atual: 105F

Questo 2- Um astrnomo analisa um buraco negro no espao. Aps muitos estudos ele chegou a concluso que este corpo celeste tinha temperatura de 10 k. Qual a temperatura do buraco negro na escala Celsius?

Bibliografia: [1] FTD volume nico, fsica completa. [2] www.aulas-fisica-quimica.com [3]www.fisicainterativa.com

Vous aimerez peut-être aussi