Vous êtes sur la page 1sur 14

Oficina de Edio de Vdeo

Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

Este tutorial tem por objetivo complementar e ilustrar as aulas prticas que ocorreram com os 2 grupos de comunidade e o grupo de professores. Qualquer dvida que restar podem lab.neusa.macellaro@saobernardo.sp.gov.br entrar em contato pelo e-mail:

IMPORTANTE
Tanto a oficina quanto o tutorial foram desenvolvidos com o sistema operacional Windows 7 e o programa Movie Maker, tendo uma certa diferena de interface, ferramentas e recursos deste programa em relao aos sistemas operacionais anteriores (Windows XP e Windows Vista).

Movie Maker Windows XP

Movie Maker Windows Vista

Movie Maker Windows 7

Porm as possibilidades bsicas, como trabalhar com foto/vdeo, inserir transies, animaes, efeitos, textos e outros esto presentes em todas as verses. O que houve foi um aprimoramento do programa tornando mais fcil e intuitivo.

Vamos agora para a parte que interessa!!!

1. Planejamento e Organizao
Para um projeto bem elaborado e realizado em um tempo considervel, necessrio antes de tudo o planejamento do vdeo. interessante que antes de iniciar voc rascunhe o que pretende fazer (uma retrospectiva de vida, um vdeo romntico, recordao de aniversrio, presente para algum... entre outras possibilidades), assim ficar mais fcil pensar no comeo meio e fim. Depois desta etapa fundamental que voc organize todo o material que pretende utilizar em uma nica pasta acessvel para o trabalho. No tem problema que nela voc coloque fotos, vdeos ou musicas que talvez voc no use, ou se com o decorrer do projeto voc se lembre que quer usar

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

algum material a mais, o importante sempre colocar dentro desta pasta e adicionar ao Movie Maker a partir dela.

ATENO: No recomendvel buscar arquivos em vrios lugares diferentes ou de dispositivos


mveis (pendrive, carto de memria, CD/DVD, outros), pois podemos resolver organizar o computador e remanejar estes arquivos ou esquecer o dispositivo em algum momento. Se isso ocorrer o Movie Maker no encontra o caminho, e coloca um X no lugar do arquivo.

1.1.

Criando uma pasta

Para criar a pasta de trabalho escolha o local onde ir deixa-la (rea de trabalho/Desktop, meus documentos, Disco C) e escolha a opo mais fcil: Clique com o boto direito/Novo/Pasta Apague o nome nova pasta e d o nome desejado.

Se for abrir em outro local diferente da rea de Trabalho/Desktop pode apenas clicar em Nova Pasta e renomear (somente para Windows 7)

1.1.1.Copiando e colando arquivos


Vamos colocar nesta pasta tudo o que pretendemos utilizar (fotos, animaes, gifs, musicas e vdeos) mesmo que sobrem alguns itens ao final. Para tanto aprendemos aqui algumas tcnicas para copiar e colar de forma mais fcil, vamos lembr-las: Para copiar e colar usando o teclado: Aperte as teclas Ctrl+C para copiar e Ctrl+V para colar.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

Para selecionar tudo o que tem na pasta: Aperte a tecla Ctrl+A e depois Ctrl+C (copiar) e clique na pasta de destino (pasta do vdeo) aperte Ctrl+V (colar). Para selecionar alguns itens seqenciais: Aperte Ctrl+Shift e com as setas de

navegao prximo ao teclado numrico v descendo ou subindo at selecionar todos que precisa. Para selecionar alguns itens isolados: Segure o Ctrl e com o mouse v clicando nos itens escolhidos. Ateno: Enquanto decide qual item ir utilizar solte o Ctrl, pois caso contrrio ele faz diversas cpias do que j est selecionado.

Visualizao
Quando abrimos uma pasta com arquivos temos a possibilidade de escolher a forma de visualizao, assim podemos escolher por: Tamanho do arquivo ou data de criao; Lista contendo todos os arquivos; Miniaturas em 3 tamanhos diferentes. Qualquer uma destas possibilidades pode ser escolhida quando selecionamos na parte superior da pasta o cone, no abre lista a opo que queremos.

Agora que j criamos a pasta e copiamos e colamos l dentro tudo o iremos utilizar (musicas, fotos, gifs, vdeos, etc) j podemos iniciar o nosso trabalho.

Renomeando
Para facilitar a hora de trabalhar com as fotos no programa WMM podemos renomear as imagens e vdeos. Para isso, depois de colarmos todos os arquivos na pasta e imaginarmos a seqncia do filme ou a histria que queremos contar com as imagens, clique na imagem com o boto direito renomear e acrescente o numero ou a descrio desejada. Para facilitar eu procuro utilizar a seqncia numrica ordenando as imagens de acordo com o planejado. Ao final basta apertar a tecla F5 que fica na parte superior do teclado para atualizar a pasta e organizar de acordo com o que foi feito.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011
O restante so fotos

Segue um exemplo de pasta organizada para o trabalho

Vdeos

Musica

2. Abrindo o Windows Movie Maker (WMM)


O Windows Movie Maker um aplicativo que faz parte do pacote Windows a partir da verso XP. No Windows 7 ele geralmente vem dentro do pacote Windows Live (onde se encontra o Messenger e outros), mas dependendo da instalao que foi feita do sistema (bsica ou avanada) ser necessrio baix-lo, mas isto feito de forma gratuita e rpida. Segue alguns links que auxiliaro: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm http://www.superdownloads.com.br/download/20/windows-movie-maker/ Basta clicar em baixar ou em downloads para ter o programa no seu computador. Depois de instalado ou para que j possui o WMM hora de abri-lo. Ele pode ser encontrado: Solto no Menu Iniciar, seja assim a que abri-lo ou quando clicamos em todos os programas logo acima, antes das pastas;

Windows Movie Maker

Menu Iniciar

Dentro da pasta do Windows Live (Menu iniciar Todos os programas Windows Live)

Windows Live Windows Movie Maker

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

Depois de localiz-lo s clicar em cima do programa para ele abrir.

2.1.

Conhecendo o Movie Maker


Abas com ferramentas para edio e criao do filme.

Quando abrimos o programa temos a seguinte tela.

Tela de visualizao do filme

Painel de trabalho onde ordenamos e ajustamos as fotos, vdeos e a musica.

Ateno: muito importante sempre salvar as ultimas modificaes para no perder nenhum passo. Dependendo do desempenho do computador o WMM pode travar a qualquer momento colocando em risco todo o trabalho realizado. Ento, para no corrermos o risco iremos antes de tudo salvar com nome e local escolhido. Na parte superior, prximo aba Pgina inicial existe um cone branco com um abre lista clique nesta seta branca e nas opes que surgirem clique em Salvar Projeto Como Aparecer uma caixa para voc selecionar o local de salvamento e o nome do arquivo. Procure salvar na mesma pasta onde est guardando os arquivos para edio ou em uma pasta nica onde ir salvar todos os projetos e filmes criados. Renomeie com o nome desejado.

Navegue pelas pastas at encontrar onde deseja salvar. Perceba que o ultimo item que aparecer na barra acima, ser onde voc ir salvar

Nomeie seu aquivo e clique em Salvar.

Depois de salvar o nome que foi escolheu aparecer na parte superior do arquivo.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

2.2.

Iniciando a criao do filme

Na aba pagina inicial clique no boto adicionar vdeos e fotos. Abrir a caixa para voc determinar ao local onde esto os aqrquivos que utilizar. D o caminho da sua pasta do projeto, selecione as fotos (Crtl+A para todas ou Ctrl+setas para algumas) e clique no boto abrir.

Repare que as imagens selecionadas esto azuladas e os 2 vdeos que no usarem agora esto brancos

Se a imagem estiver virada voc pode usar as ferramentas para gira-las no prprio MM, mas ela s aparecer arrumada na exibio do filme, no storyboard ficara do jeito que foi carregada.

2.2.1.Animaes e Transies
Ao clicar em abrir as imagens so inseridas no Movie Maker na ordem em que voc organizou na pasta. Se precisar trocar alguma imagem de lugar s clicar nele e arrastar para onde quiser. Agora vamos inserir as animaes e transies. As transies como o nome j diz, do efeito entre a sada e a entrada das imagens. O ideal que se escolha entre no mximo 3 transies para serem alternadas entre as imagens ou etapas no vdeo, muito alem disso deixa cansativo e foco acaba sendo no tipo de transio e no no contedo do vdeo. No h problema em se utilizar uma transio apenas. Para inserir as transies, clique na aba Animaes, selecione as imagens (1 por uma ou todas de uma vez) e clique na transio que deseja. Para visualizar antes de clicar basta colocar o mouse em cima. Quando a transio inserida na imagem aparece um triangulo esbranquiado.
Clique na seta para visualizar outras transies
Aba Animaes Determina o tempo da transio

Transio inserida

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

Repare que o primeiro slide no tem transio, pois havia selecionado tudo e o programa est considerando que este o inicio do filme, assim no possvel iniciar j com transio. Depois que colocarmos a tela inicial com a abertura ser possvel inserir transio neste primeiro slide. Aps as transies tambm podemos acrescentar as animaes que esto nesta mesma aba. Estas animaes so os movimentos que a imagem faz durante sua apresentao, deixando de ser uma imagem esttica. Para inserir seguimos a mesma orientao, selecionar as imagens e clicar na animao desejada. Neste caso podemos colocar uma grande variedade deixando o movimento sem direo. Caso queria colocar as animaes variadas e de forma involuntria pode-se selecionar todas as imagens e clicar na primeira animao que possui uma varinha, mas caso deseje escolher a direo do movimento da foto, ento clique nas imagens e na animao escolhida.
Animao diversificada Clique na seta para escolher mais animaes

2.2.2.Efeitos visuais
Na aba efeitos visuais possvel adicionar efeitos diferentes nas fotos, como desbotar, deteco de borda, tremor, ondulaes, negativo e outros. Basta clicar no slide escolhido e no efeito desejado. Uma dica para quem ir adicionar um efeito que distora muito as cores ou formas da imagem duplicar a mesma e adicionar o efeito apenas em uma. Assim, no filme a imagem ir aparecer primeiramente normal e depois modificado, ou vice-versa. Aba Efeitos visuais.
Clique no slide e no efeito.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

2.2.3.Ttulo, Legendas e Crditos

Na aba Pgina Inicial existem as ferramentas para acrescentar textos no meio do filme. A ferramenta Ttulo insere um slide limpo, geralmente preto com letras brancas como a abertura do filme, mas tambm possvel inserir este slide no meio do filme, como uma diviso do mesmo ou comentrios antes de uma sequncia de fotos. Para tanto s selecionar slide que voc quer e clicar em ttulo, o mesmo vai aparecer antes do slide selecionado. Repare que ao inserir o Titulo abre uma aba de ferramentas de texto, nela voc pode definir tipo de letra, cor, tamanho, tempo de execuo e a cor do plano de fundo. Tambm possvel definir como este texto ir aparecer no filme entre outras coisas. OBS: Se voc acrescentou um slide de ttulo e depois de um tempo verificou algum erro ou a falta de informao s clicar nele 2 vezes que abrir a possibilidade de edio.

A ferramenta legenda possibilita que voc insira o texto em cima da imagem, como uma legenda mesmo. No indicado inserir textos longos, pois pode prejudicar a visualizao da imagem. Para inserir basta selecionar o slide que receber o texto e clicar em legenda, automaticamente abrir a caixa de texto para digitao com as mesmas ferramentas para edio que o anterior, apenas o plano de fundo no ser possvel modificar, pois o mesmo j uma imagem.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

A ferramenta crdito ao ser selecionada envia o slide para o final, como ultimo item a ser visualizado. Tambm abre a possibilidade de edio e a animao que sugerida apropriada para crdito (aquelas letrinhas que vo subindo), mas possvel mudar se assim preferir. O interessante informar sempre: quem produziu, que ano, de quem so as imagens e o nome da msica e do intrprete.

Ateno: Se depois de inserir o texto, seja ele na legenda ou ttulo no meio do filme, voc acrescentar algum slide ser preciso clicar no texto abaixo do slide e arrast-lo para o local certo, pois o storyboard se movimenta e o texto no. Por isso indicado organizar todo o material com antecedncia evitando estes transtornos.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

2.2.4. Inserindo Som


Para inserir msica no projeto existem 2 possibilidades:
Musica direta Musica em um ponto especfico.

Clicando na seta ao lado do cone Adicionar Msica abre a possibilidade de: Adicionar uma msica automaticamente do incio. Adicionar uma msica em um ponto especfico. Esta possibilidade para quando queremos adicionar mais de uma msica diferentes em pontos determinados, ou por exemplo, quando queremos que um trecho do filme estaje mudo e a msica se inicie depois de tantos slides. Para isso, clique no slide em que deseja que a msica inicie e clique em adicionar uma musica ao ponto atual.

Logo ao clicar abrir a caixa para buscar a msica. Se voc organizou tudo em uma nica pasta, como o indicado no incio, basta dar o caminho desta pasta e clicar na msica desejada. Ela entra como uma faixa verde acima dos slides.

2.2.5.

Cortando e ajustando a msica

Quando voc clica na linha verde, ou seja, na musica que acrescentou, na parte superior da tela abre uma aba ferramentas de musica para fazemos as edies necessrias. Vamos conhec-las.
1-Ajuste do volume ou cortar o som
2-Iniciar ou finalizar abaixando ou aumentando o som. 3-Cortar a msica em determinado ponto

4- Definir ponto inicial ou final

5-Definir inicio ou final da msica

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

Entendendo cada item: 1. Volume: Neste item possvel ajustar o volume do udio ou anula-lo completamente. Neste caso s interessante quando voc quer usar a msica e em determinado trecho quer que ela silencie para execuo de um vdeo ou narrao (exemplo). Para isso necessrio cortar a msica antes e silenciar somente o trecho especfico. Veremos isso mais para frente, quando iserirmos um vdeo.

2. Esta ferramentas possibilitam voc iniciar uma msica (fade in) mais baixa e ir aumentando o som aos poucos, ou finalizar uma msica (fade out) e ir abaixando os poucos. Quando podemos este recurso? Exemplos: 2.1. Fade in: Se voc cortou uma musica no meio do vdeo para a execuo de um filme ou narrao e aps a mesma quer que a musica continue, mas no quer que ela inicie no mesmo volume para no assustar os usurios. Assim voc determina se quer que inicie mais baixa e vai aumentando e qual a velocidade que isso acontecer. 2.2. Fade out: Da mesma forma que o anterior. Se a musica grande demai para o seu video e voc no quer que ela encerre secamente, pode selecionar esta ferramenta para ir abaixando aos poucos. Ou se usou um corte no meio do video (filme e narrao) e no quer que encerre abruptamente, tambem pode escolher esta opo. 3. Dividir a msica: Esta ferramenta permite que voc corte a musica em varias partes de acordo com a necessidade (quer encerrar para comear outra, quer abaixar o volume apenas de um trecho etc). Para isso basta clicar no slide onde deseja ou arrastar o cursor (linha preta que acompanha) at o ponto desejado e clicar em cortar. Se quer fazer em outra parte, clique no local e repita a ao.
Ferramenta Dividir
Local onde cortei a primeira vez. A msica aparece separada, mas na execuo se eu no mudar o volume, no ser perceptvel.

Esta linha preta (cursor) que podemos arrast-la at o ponto desejado.

4. Definir ponto inicial ou final: esta ferramenta corta automaticamente para iniciar ou finalizar no ponto determinado. 1- Definir o inicio ou fim: Neste caso a definio na msica. Se voc quer que a msica inicie direto no refro, por exemplo, ou que pule a introduo, basta voc aumentar o valor do inicio. Exemlo: O refro se inicia na msica 37 segundos depois que ela comea. Ento determine este

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

tempo no ponto inicial e seu vdeo comear tocando j o refro da msica. O ponto final segue a mesma lgica.

2.2.6. Inserindo vdeos


Geralmente inserimos vdeos para animar mais o filme. Pode ser trecho de desenhos, vdeo-clip, filmagem particular, entre outros. Trabalhar com os vdeos segue praticamente a mesma orientao da msica. possvel cortar, abaixar, imudecer, determinar o ponto inicial, final e outros itens semelhantes. Vejamos: Antes de tudo, clique no slide que ser o ponto onde voc deseja que seu vdeo esteja. Na aba pagina inicial voc ir clicar na ferramenta adicionar videos e fotos, a mesma que utilizou para subir as imagens. Tambem ir determinar a pasta e se for a mesma organizada anteriormente, tome cuidado para subir apenas o vdeo e no as fotos novamente.

Perceba que os vdeos tm uns quadradinhos entorno dele, diferente das imagens que aparecem abaixo.

Depois de carregar o vdeo ele entra no storybord ao lado dos slides, diferente da msica que fica acima. Ateno: Pode ser que ao subir o vdeo, algumas legendas e textos fiquem bagunados. Ento, depois de ajustar o vdeo totalmente voc ter que arrasta-los para o devido lugar.

Vejam que as ferramentas so muito parecidas com as da msica. Seu modo de utilizao tambm segue o mesmo padro, apenas citarei abaixo.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

a. b. c. d.

Volume: da mesma forma que a msica, tambem podemos aumentar, dimunuir ou imudecer o vdeo. Fade in e Fade out: Funciona da mesma forma. Aumentar ou abaixar gradativamente o inicio ou final do vdeo. Dividir: Escolha em qual parte voc quer cortr o vdeo, deixe o curso parado e clique em dividir. Ele separar o vdeo e a parte que voc no quiser, poder deletar. Ferramenta de corte (definir ponto inicial e ponto final) tem a mesma funo: Voc tereminar em qual parte o vdeo se iniciar, se ir pular a introduo ou ir direto para uma parte especfica. A diferena entre elas que na ferramenta de corte voc coloca o cursor onde quer e seleciona a ferramenta para cortar. J no definir ponto... voc faz inserindo o tempo em segundos. Exemplo: quer iniciar o vdeo 10 segundos depois.

Ateno: Percebam que a msica continua acima do vdeo, ento se voc quiser que a pessoa escute o que passa nele ter que abaixar a msica ou cancelar neste ponto, ou se voc quer priorizar a msica, ter que abaixar o vdeo ou cancelar seu som. Para abaixar o volume da msica enquanto executa o vdeo:
Observe que eu cortei a msica em 2 pedaos para ficar acima do vdeo e fiz 3 coisas: 1- Usei Fade Out no final do primeiro pedao. 2- Abaixei o volume da msica acima do vdeo. 3- Usei Fade In no comeo do restante da msica. No optei por deletar este trecho para no bagunar a ordem e para a msica ficar baixinha de fundo, voltando depois normalmente, dando assim, uma sequncia ao vdeo.

2.3.

Finalizando o vdeo.

Depois de todas estas etapas concludas e hora de finalizar o vdeo. Antes de mais nada, passa o vdeo clicando no boto de executar e assista para ter a certeza que no falta mais nada. possvel que haja diferena entre a visualizao nesta tela e o vdeo pronto, mas se houver voc pode arrumar enquanto estiver com o projeto salvo e criar quantos vdeos precisar.

Oficina de Edio de Vdeo


Emeb Neusa Macellaro Pape Vernica Comunidade e professores 2011

Depois de tudo acertado, clique no boto do Movie Make, depois em salvar filme e escolha o tamanho. Quanto maior o nmero entre parentses (1080p) maior a qualidade, o tamanho e a visualizao. O que define a escolha o que voc ir fazer com este vdeo. Se for reproduo na web, enviar por e-mail ou similar, ent a escolha tem que ser por um aruivo menor. Se for executar no computador ou gerar um DVD com alguns filmes, pode ser maior.
Boto Movie Maker

Ao parar o mouse em cima da configurao escolhida ele apresenta uma caixa com as informaes de tamanho, pixels e outros para auxiliar na escolha.

Depois de escolher s clicar em cima. Abrir uma caixa para escolha do local. Sugiro que voc salve na mesma pasta do projeto ou que crie ou utilize a pasta prpria para vdeo, assim concentrar todos em um mesmo local. Depois de definir o local, clique em salvar. Aguarde o tempo necessrio, mesmo que demore. O que determina o tempo para salvar o tamanho do arquivo, quanto maior mais demorado.

Assista ao vdeo assim que concluir o processo para ver se o mesmo est tudo correto. DICA IMPORTANTE: Se em algum momento voc abrir o projeto e algum item estiver com um X vermelho no local por que alguma imagem, msica ou vdeo foi movido do lugar. Por isso no recomendado fazer o vdeo pegando materiais de pastas diferentes ou dispositivos mveis (pendrive, CD, DVD e outros), o melhor organizar tudo no mesmo lugar. Mas se por ventura isto acontecer, e voc souber onde est este arquivo, clique com o boto direito em cima do local do X, depois em corrigir item. Abrir uma tela para voc localizar. D o caminho de onde o arquivo est e clique em cima dele 2 vezes. Se for em dispositivo mvel preciso coloc-lo no computador. Pronto, tudo certo.

Vous aimerez peut-être aussi